You are on page 1of 14

Álbum

Ilustrado de
Brincadeiras

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA (EaD)

ANA MARIA OLIVEIRA MOTTA CIRLENE SIMÕES PEREIRA MOTA ELIETE PEREIRA DA MOTA CUNHA MARIA TATIANE LIMA PEREIRA VANUZA PEREIRA MOTA

ÁLBUM ILUSTRADO DE BRINCADEIRAS
Trabalho apresentado a disciplina de Formação Pessoal e Social na Infância como Pré-requisitos para nota parcial, referente à etapa 1 da atividade Teórico-Prática. Orientadora: Irena P. dos S. de Santana

BARROCAS 2010

AMARELINHA
Amarelinha: Risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.

INFORMAÇÕES
A função dessa brincadeira é desenvolver noções espaciais, estimular a comparação entre as ações dos jogadores, exige a estruturação dos movimentos corporais da criança e a memorização da sequência numérica.

BATATA QUENTE
Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser 'queimou', é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

INFORMAÇÕES
Essa Brincadeira estimula a concentração, percepção auditiva e coordenação.

CABRA-CEGA
Formação inicial: ficar em círculo. um participante fica no centro, com os olhos vedados é a ‘‘cabra-cega’’. Desenvolvimento dando o sinal para começar, as crianças da roda iniciam um diálogo com o jogado do centro: - ‘‘Cabra-cega’’, de onde vieste? - ‘‘Do moinho do vento’’. - ‘‘Que trouxeste’’? - ‘‘Fubá e melado’’. - ‘‘Dá-nos um pouquinho’’? - ‘‘Não’’. - ‘‘Então afasta-te As crianças do círculo largam as mãos e correm da ‘‘cabra-cega’’, desafiando-a, sem tocá-la. está, ouvindo as vozes, tentará pegá-las. Quando conseguir tocar um dos participantes, este passará a ser a ‘‘cabra-cega’’

INFORMAÇÕES
O objetivo dessa brincadeira é desenvolver a atenção, agilidade e a colaboração tão necessária nos dias de hoje.

BOLINHA DE GUDE
Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.

INFORMAÇÕES
Essa brincadeira estimula a interação entre o grupo, desenvolve o raciocínio numérico, coordenação motora, além de estimularem os jogadores a elaborarem estratégias de arremesso e desenvolver com precisão seus movimentos de maneira eficiente.

CANTIGA DE RODA
Palma é Palma é Palma / Pé é Pé é Pé. Você gosta de mim ô fulano (dizer o nome de quem está dentro da roda). Eu também de você ô fulano Vou pedir a seu pai ô fulano Pra mim casar com você ô fulano Se ele dizer que sim ô fulano Tratarei as papeis ô fulano Se ele disser que ô fulano Morrerei de paixão ô fulano Palma é Palma é Palma ô fulano Pé é Pé é Pé ô fulano Roda é Roda é Roda ô fulano Abraçarás quem quiser ô fulano Desenvolvimento: Faz-se uma roda todos de pé. Escolhe uma criança para ficar no centro da roda. As crianças começam a girar a roda, cantar e fazer gestos, no último verso a criança abraça alguém que deverá vir para dentro.

INFORMAÇÕES
Essa brincadeira exige o desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o grupo, socialização e afeto e muitas outras habilidades.

CINCO MARIAS
Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém desta vez pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pe g a - se t o d a s a s q u e f i c a r a m n o c h ã o .

INFORMAÇÕES
Essa brincadeira é basicamente um jogo de coordenação motora eraciocínio rápido. Fácil de ser jogado, pode ser praticado em qualquer lugar.

COELHO NA TOCA
As crianças formam uma grande roda, mantendo uma distância grande entre si. Dentro da roda fica um jogador chamado "o coelho sem toca". Depois forma-se um grupo de três crianças que deverá ficar dentro de um arco - a toca. Ao sinal dado pelo apito/palmas da educadora, todos os coelhos saem das suas tocas (arcos) para procurar outra casa. O coelho sem toa irá tentar entrar numa das tocas que está desocupada. Ao segundo sinal (apito ou palmas) o que fica sem toca vai para o centro e fica o novo coelho sem toca. Atenção! Só podem ficar três coelhos em cada toca e os coelhos nunca podem utilizar a m e s m a t o c a d u a s v e z e s se g u i d a s.

INFORMAÇÕES
A importância dessa brincadeira é desenvolver a coordenação, concentração, velocidade, capacidade oculo-espacial.

CORRE COTIA
Formação inicial: sentar em círculo, um participante fica fora do círculo com um lenço na mão. O jogador que estiver segurando o lenço corre em volta do círculo, deixando-o cair atrás de uma criança. Quando esta perceber deve apanhar o lenço e correr atrás do jogador que o deixa cair, tentando pegá-lo antes que ele atinja o lugar vago no círculo. Se a criança perseguida for alcançada irá sentar-se no meio do círculo, permanecendo até o final. A criança que estiver de posse do lenço da continuidade ao jogo, correndo ao redor do círculo e deixando cair atrás de outro jogador.

INFORMAÇÕES
A função dessa brincadeira é desenvolver a criatividade, a percepção o raciocínio das crianças tornando as aulas mais divertidas e com uma maior aprendizagem.

PASSA ANEL
Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.

INFORMAÇÕES
Estimula a coordenação motora e criatividade.

PIÃO
Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.

INFORMAÇÕES
Ao brincar de pião há uma interação com o grupo e diversas habilidades como: Concentração, coordenação motora, noções de ritmos e do desenvolvimento.

PULAR CORDA
Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora põe a mão no chão; senhora, senhora pule de um pé só; senhora, senhora dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.

INFORMAÇÕES
Essa brincadeira treina, o exercício físico, faz bem para o corpo e para a mente. A gente aprende cedo e, quanto mais faz, mais sabe. Sozinho ou em grupo, da para brincar de várias formas e até invertar competições.

REFERÊNCIAS
Amarelinha, disponível em http://barrolandiaonline.blogspot.com Amarelinha, disponível em http://homuludens.arteblog.com.br/ BARROS, Jussara de: Resgatando brincadeiras antigas. Disponível em: HTTP://www.search?hl+pt_brincadeiras+antifas&meta+&aq+fiace Bata quente, disponível em http://brincadeiras.pbworks.com/ Batata quente, disponível em http://pontinhosdesaber.blogspot.com Bolinha de gude, disponível em http://homodulens.arteblog.com.br/ 106519/bola_de_gude/ Bolinha de gude, disponível em http://www.pca.org.br/ Cabra cega, disponível em http://educonectando1.pbworks.com/ como+resgatar+brincadeiras+infantis Cabra-cega, disponível em http://trabalhinhos.blogspot.com Cantiga de roda, disponível em http://imaginacaonocabecao.blogspot.com Cantiga de roda, disponível em http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/ do_fundo_bau.htm Cinco marias, disponível em http://alexandrasmoreira.blogspot.com Cinco marias, disponível em http://jogos_e_brincadeiras.blogspot.com/ 2008102/5_marias.html Coelho na toca, disponível em http://redescola.com.br/ Corre cotia, disponível em http://educonectando1.pbworks.com (como+resgatar+as+brincadeiras+infantis Corre cotia, disponível em http://www.portalibahia.com.br Passa anel, disponível em http://http://www.minerva.uevora.pt/ Passar Anel, disponível em http://marraioferidosourei.blogspot.com Pião, disponível em http://www.uma.pt/ Pula corda, disponível em http://pedagogiadoafeto.blogspot.com

Related Interests