You are on page 1of 10

8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Cód.

08

QUESTÃO 17 Homem de 60 anos é acometido de reação anafilática grave caracterizada por urticárias, edema labial e palpebral, dispnéia, aperto no tórax e dificuldade para deglutir. A pressão e o pulso estão normais. Qual das medicações abaixo pode atuar nos diversos aspectos da reação caracterizada? a) b) c) d) Anti-histamínico. Corticóide intravenoso. Adrenalina intramuscular. Salbutamol em nebulímetro.

QUESTÃO 18 O padrão mais comum de utilização de drogas que provocam reação alérgica é: a) b) c) d) uso injetável. uso esporádico. uso diário e prolongado. uso intermitente, alguns dias de uso e longos períodos sem uso.

QUESTÃO 19 Com relação às células T NK, é CORRETO afirmar: a) b) c) d) Não expressam receptores de células T (TCR) Constituem uma população homogênea de linfócitos. Em camundongos, são mais encontradas em linfonodos. Semelhantes aos linfócitos T tradicionais, as células NK podem ser tanto CD4+ quanto CD4- CD8-.

QUESTÃO 20 O tratamento profilático mais indicado para um paciente adulto com episódios recorrentes de angioedema hereditário acometendo face e pescoço é: a) corticosteróides. b) plasma fresco congelado. c) androgênio atenuado (danazol).

.9 d) concentrado de C1-INH purificado em doses diárias. diminuindo a produção de colágeno. QUESTÃO 23 Na urticária aguda. b) A via intramuscular apresenta menos efeitos colaterais que a oral. melhorando a reatividade brônquica. é CORRETO afirmar: a) Não há estudos sistematizados que avaliem a eficácia da corticoterapia no tratamento da dermatite atópica grave. EXCETO: a) b) c) d) reduzindo o infiltrado celular. c) O uso crônico dos corticosteróides sistêmicos reduz a gravidade da doença em longo prazo. melhorando a morfologia epitelial. c) a causa da urticária aguda é sempre estabelecida em função da brevidade dos sintomas. é CORRETO afirmar que: a) as causas mediadas por IgE são mais comuns nesse tipo de urticária e podem ser diagnosticadas pelo teste cutâneo ou por dosagem de IgE específica (RAST) devendo sempre os resultados ser valorizados. QUESTÃO 21 No remodelamento que ocorre na asma brônquica. d) urticária aguda está quase sempre relacionada à reação por algum medicamento usado pelo paciente. os corticosteróides agem na reversão do processo do seguinte modo. b) as causas mediadas por IgE são mais comuns nesse tipo de urticária e podem ser diagnosticadas pelo teste cutâneo ou por dosagem de IgE específica (RAST). porém o resultado deve ser correlacionado ao contexto clínico. QUESTÃO 22 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave. d) O efeito rebote somente ocorre nos casos que a dose ultrapassa 1 mg/kg/dia de prednisona.

3. diminuindo.10 QUESTÃO 24 Quanto à fisiopatologia da urticária. 2. RGE pode ser facilmente diagnosticado pela prova terapêutica com os bloqueadores da bomba de prótons. é CORRETO afirmar que: a) a urticária aguda é aquela que tem menos de 6 meses de duração. Estão CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) 1. d) os mediadores secretados pelos mastócitos ativados iniciam uma resposta imediata na urticária. apenas. com liberação apenas da histamina. pode haver reação sistêmica anafilática. b) a degranulação dos mastócitos ocorre pela ligação da IgE ao receptor de alta afinidade. assinale a afirmativa CORRETA: a) b) c) d) RGE é raramente encontrado em asmáticos. Ainda não está claro se o tratamento do RGE melhora a asma. apenas. porém isto é raro. c) os mediadores secretados pelos mastócitos ativados iniciam uma resposta imediata na urticária. os efeitos adversos. o que não é capaz de desencadear uma resposta de fase tardia. 2 e 3. Devido à pequena porção não humanizada do anticorpo. Adalimumabe. apenas. a ação é mais específica. . Omalizumabe. 1 e 3. denominado de resposta de fase tardia da urticária. e podem ser capazes de desencadear estado mais persistente de inflamação. 2 e 3. Trastuzumabe são anticorpos humanizados. Alemtuzumabe. Devido à humanização do anticorpo. RGE pode ser secundário ao uso de altas doses de corticosteróides inalados. QUESTÃO 25 Analise as seguintes afirmativas em relação aos anticorpos monoclonais humanizados: 1. porém o estímulo é insuficiente para desencadear um estado mais persistente da inflamação. QUESTÃO 26 Em relação à associação entre asma e RGE. assim. 1 e 2.

Asma persistente moderada a grave que não tem parasitose intestinal associada. QUESTÃO 29 O uso de anti-IgE está indicado em qual situação? a) b) c) d) Asma persistente grave associada à DPOC. Infiltração peribrônquica. QUESTÃO 31 Em relação aos linfócitos B. 70 – 80% do total dos linfócitos circulantes do sangue. QUESTÃO 28 Qual achado tomográfico NÃO é usualmente relacionado com asma grave? a) b) c) d) Encarceramento aéreo. 50 – 60% do total dos linfócitos circulantes do sangue. Estreitamento do lúmen brônquico.600 UI/ml. Asma persistente grave. b) são células secretoras de interleucinas. é CORRETO afirmar que representam: a) b) c) d) 10 – 20% do total dos linfócitos circulantes no sangue. com Ige total acima de 1. Espessamento brônquico. d) Beclometasona inalada na dose de 500 mcg/dia associada a agente ß2 agonista de longa duração.11 QUESTÃO 27 Qual dos tratamentos abaixo está corretamente indicado para um adulto com asma persistente grave? a) Teofilina de liberação lenta associado à prednisona oral (1 mg/kg/dia). 30 – 40% do total dos linfócitos circulantes no sangue. . c) são células apresentadoras de antígenos. Asma persistente grave. alérgica. c) Antagonista de receptor de leucotrieno associado a agente ß2 agonista de longa duração. é INCORRETO afirmar que: a) se localizam nos folículos do baço. com Ige total de 600 UI/ml. b) Corticosteróide em altas doses associado a ß2 agonista de longa duração. QUESTÃO 30 Em relação aos linfócitos B circulantes.

12 d) sua maturação depende de estímulo antigênico. Existem infiltrados celulares perivasculares com edema. A IgA alcança cifras normais de adulto na adolescência. . Os valores de IgG aumentam de forma progressiva durante o primeiro ano de vida. QUESTÃO 35 Qual das seguintes características é própria das reações de hipersensibilidade imediata e NÃO é própria das reações de hipersensibilidade retardada/ a) b) c) d) Pode ser transferida por linfócitos. IL-1. QUESTÃO 32 Em relação aos valores normais das imunoglobulinas séricas. IL-3. QUESTÃO 33 Qual das seguintes funções NÃO é própria dos leucotrienos C4. Existem edema. Os níveis de IgM se normalizam ao redor dos 6 anos. dilatação vascular e contração de músculo liso. Vasodilatação. e E4? a) b) c) d) Ação quimiotáxica sobre os macrófagos. Broncoconstrição. Aumento de edema da mucosa. D4. As citocinas são os principais mediadores. os níveis de IgD são muito baixos. QUESTÃO 34 Qual dos seguintes mediadores de origem linfocitária é o mais importante para recrutamento de células mononucleares fagocíticas na reação de hipersensibilidade do tipo IV? a) b) c) d) INF-γ. IL-4. é INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Ao nascer.

Aumento dos aditivos alimentares. QUESTÃO 37 Qual dos seguintes mediadores é o mais abundante nos mastócitos? a) b) c) d) Triptase. Aumento de exposição aos aeroalérgenos. Prostaglandina. Histamina.13 QUESTÃO 36 Qual das seguintes células é importante para que o organismo se sensibilize contra um antígeno e se induza a produção de anticorpos IgE específicos? a) b) c) d) Linfócito T CD3 + CD8 + com fenótipo Th2. QUESTÃO 39 Em relação com a história natural da asma infantil. Linfócito T CD3 + CD4 + com fenótipo Th1. Linfócito T CD3 + CD4 + com fenótipo Th2. Heparina. . Exposição à fumaça de cigarro. d) As crianças com dermatite atópica e asma têm mais probabilidade de continuar sendo asmáticas na vida adulta. QUESTÃO 38 Qual dos seguintes fatores se demonstrou ter a maior importância para o aumento da incidência e prevalência da Rinite Alérgica nos últimos anos? a) b) c) d) Aleitamento artificial. Linfócito T CD3 + CD8 + com fenótipo Th1. é INCORRETO afirmar: a) Uns 30-50% das asmas desaparecem ao se alcançar a puberdade. c) As crianças com asma leve têm menos probabilidade de continuar sendo asmáticas na vida adulta. b) Mais da metade dos pacientes não terá a enfermidade ao chegar à idade adulta.

Capacidade residual funcional. Capacidade pulmonar total. Afeta a pelo menos 10% da população em algum momento da vida. é INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Associa-se a outras enfermidades atópicas. c) São linhas pálido-azuladas que se observam na mucosa nasal mediante rinoscopia anterior. Aproximadamente 90% das crianças com DA se vêem livres da doença na vida adulta. b) São níveis líquidos que se observam na radiologia dos seios paranasais. é CORRETO afirmar: a) São pregas situadas abaixo das pálpebras inferiores. QUESTÃO 43 Em relação às linhas de Dennie. Fluxo expiratório máximo no primeiro segundo. QUESTÃO 41 Qual dos seguintes quadros clínicos NÃO se relaciona a uma reação adversa à droga de aparecimento imediato? a) b) c) d) Erupções exantemáticas.14 QUESTÃO 40 Em relação à epidemiologia e à história natural da dermatite atópica. Edema laríngeo. QUESTÃO 42 Nas provas de função respiratória. qual dos seguintes parâmetros permite classificar melhor o grau de gravidade da asma? a) b) c) d) Capacidade vital forçada. . A maioria dos pacientes desenvolve a doença antes dos 7 anos de vida. Broncoespasmo. Urticária.

Clonidina (inibidor alfa agonista). Radiografia com contraste iodado. Atensina (bloqueador ganglionar). Depósito de colágeno na membrana basal. Endoscopia. QUESTÃO 46 Qual dos seguintes fármacos anti-hipertensivos pode ser indutor de aumento de hiperreatividade brônquica no asmático? a) b) c) d) Furosemida (diurético). Descongestionantes orais. Manometria. Hiperplasia do músculo liso. Atenolol (ß bloqueador). Vasoconstrictores tópicos. Proliferação celular.15 d) São rugas que se observam no 1/3 anterior das narinas e produzidas por freqüentes coçaduras. QUESTÃO 45 Qual dos seguintes achados histopatológicos NÃO é especialmente relevante no remodelamento da asma brônquica? a) b) c) d) Dano epitelial. Anticolinérgicos tópicos. . QUESTÃO 47 Qual das seguintes provas diagnósticas seria a mais confiável ante a suspeita de refluxo gastroesofágico em um paciente asmático? a) b) c) d) PH-metria. QUESTÃO 44 Qual dos seguintes tratamentos médicos da rinite vasomotora é o mais eficaz? a) b) c) d) Corticóides tópicos.

Corticosteróides orais. QUESTÃO 50 Qual dos seguintes fatores desencadeantes de crises de asma é o mais freqüente em lactentes? a) b) c) d) alérgenos alimentares. tabagismo passivo. qual dos tratamentos seguintes se considera o mais acertado para um paciente de 12 anos de idade que sofre de crises leves. b) ß2 inalados de longa duração. de acordo com a necessidade. ser capaz de diminuir as taxas de mortalidade por asma brônquica em adolescentes? a) b) c) d) Cromonas. c) ß2 inalados de curta duração. de acordo com a necessidade. Broncodilatadores ß2 inalados de longa duração.16 QUESTÃO 48 Segundo o GINA 2005. infecções virais. com mais evidência. de acordo com a necessidade. e antileucotrienos como tratamento de manutenção. . com freqüência de 1 vez por semana e sem sintomas noturnos? a) ß2 orais de curta duração. como tratamento de manutenção. QUESTÃO 49 Qual dos seguintes grupos terapêuticos tem sido demonstrado. alérgenos ambientais. d) Corticosteróides inalados em baixa dose e ß2 inalados de curta duração. Corticosteróides inalados. para se evitar as crises.

17 AE ÇO T NÃ COM SUA ESCRITA HABITUAL. PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO. . NA FOLHA DE RESPOSTAS. TRANSCREVA. A SEGUINTE FRASE: Os cristais e as pedras preciosas são a expressão mais pura da energia e da luz.