You are on page 1of 7

O Desenvolvimento do Desenho (Gráfico) Estágio Sensório-motor – Rabiscação – 0 a 2 anos Idade: 1 ano e 8 meses Data de nascimento: 06 de agosto de 2009

1- Descrição: Ofereci várias opções de lápis, no começo ficou um pouco envergonhado, mas
depois foi se soltando, foi pegando os lápis escolhendo as cores. Resmungando e desenhando fez muitas rapisqueira.

2- Conclusão: Ele não tava entendendo nada, aquilo ali foi passageiro.
Eu perguntava o que ele estava fazendo, meio errado ele falava que era a mãe e o pai. Com a ajuda da mãe dele fui entendendo o que ele dizia. Para a criança aquilo não tinha significado nenhum, apenas vontade de rabiscar.

Estágio da Garatuja – 2 a 4 anos Idade: 4 anos Data de nascimento: 6 de fevereiro de 2006

1- Descrição: Ofereci varias opções de lápis.
No começo fez uma cara de bravo, mas concordou que ia desenhar. Fez um pequeno desenho, e falou que não ia desenhar mais. Não forcei e ele voltou a desenhar. Não teve dificuldade alguma. Perguntei quais eram os desenhos que ele tinha desenhado, disse que era o desenho que estava a sua camisa, e era também sua família, mãe, pai, avó. 2- Conclusão: Pelo que eu percebi a dele é a garatuja controlada, porque ele usou a sua imaginação, e começou a representar coisas de sua realidade.

Estágio Pré-esquemático - 4 a 6 anos Idade: 6 anos Data de nascimento: 22 agosto de 2003

1- Descrição: Ofereci varias opções de lápis. Logo no começo ela já disse o que ia desenhar
e durante a atividade ela ia dizendo o que ia desenhar. Aceitou na hora fazer o desenho. Estava animada mostrando para todos o seu desenho. Perguntei para ela porque ela desenhou aquele desenho, ela disse que é porque ela adora flores.

2- Conclusão: Como o estágio mesmo diz, que a criança começa a descobrir a relação entre
desenho, pensamento e realidade. Primeiramente essa criança adora desenhar, e em momento algum deu a impressão de que não estava gostando pelo contrário, mostrou que estava gostando e mostrou interesse naquilo.

Estágio Esquemático – 6 a 9 anos Idade: 7 anos Data de Nascimento: 10/07/2004

1- Descrição: Ofereci varias opções de lápis, nesta idade já esta mais madura, gosta de fazer
com mais capricho, usando mesmo a imaginação. Usava os lápis que eu ofereci, e os que ela tinha. E não esquecia nenhum detalhe. Durante o trabalho ela ia conversando comigo, pedindo minha opinião. Perguntando se ela podia desenhar borboletas, flores e uma menina. Perguntei porque ela tinha desenhado aquele desenho ela enrolou e disse que adora fazer desenhos com meninas.

2- Conclusão: Vi que estava interessada em fazer um desenho bem lindo.
Disse que estava demorando para fazer o desenho porque era eu que ela esta desenhando. Usava objetos para que seu desenho saísse bem caprichado. Percebi que é muito inteligente e prestativa com tudo que faz. Será uma ótima desenhista no futuro.

Estágio do Inicio do Realismo – 9 a 11 anos Idade: 11 anos Data de Nascimento: 09 de outubro de 1998

1- Descrição: Fiz a atividade com crianças gêmeas, no começo um queria a opinião do outro.
Mas acabaram fazendo desenhos diferentes. Um teve o auxilio de um compasso e o outro de uma régua. Aceitaram na hora fazer o desenho. Um ia conversando com o outro, senti uma certa disputa de quem acabava mais rápido. Mas um desenho muito caprichado. Perguntei para eles porque eles desenharam aquilo, um respondeu porque era um símbolo de um time que ele gostava. E o outro desenhou uma cidade, ai eu perguntei porque ele desenhou, ele falou que é porque ele nunca tinha desenhado aquilo.

2- Conclusão: Não teve muito o que comentar, eles foram muito diretos no desenho que ia
fazer. Um ia trocando o lápis com o outro. Percebi que eles adoram desenhar. E são muito maduros também.

Introdução Neste trabalho foi feita uma pesquisa de campo com crianças de 0 a 11 anos. Mostrando com detalhes as fases do desenvolvimento do desenho infantil gráfico.

Conclusão Este trabalho foi importante fazer, pois aprendemos as fases do desenvolvimento da criança de todas as idades, esta pesquisa de campo, nos ajudará como futuros professores para compreender mais a realidade de cada um.

Related Interests