You are on page 1of 22

TOXICOLOGIA DOS

PESTICIDAS AES TXICAS E TRATAMENTO


Dra. Dulcidia da C. Palheta Laboratrio de Toxicologia Animal ISPA-UFRA ISPA-

AGROTXICOS USO NO CAMPO

PESTICIDAS E SADE ANIMAL


1. EXPOSIO A AGROTXICOS 1. 1. Pesticidas diversas classes qumicas 1.2. BIOACUMULAO NA CADEIA
TRFICA E INTOXICAO NOS ANIMAIS DOMSTICOS E SILVESTRES

CLASSIFICAO QTO. A PRAGA CONTROLADA

Inseticidas

CLASSIFICAO QTO AO GRUPO QUMICO Inorgnicos Organoclorados Organofosforados

EXEMPLOS (SUBSTNCIA,AGENTES) Fosfato de Al, Arsenato de Clcio Aldrin, DDT, BHC Fenitrotion, Paration, Malation Carbofuran, Aldicarb, Carbaril Deltametrina, Permetrina Calda bordalesa, Enxofre Mancozeb, Metiram Binapacril Tiram,

Pesticidas diversas classes qumicas


Fungicidas

Carbamatos Piretrides Inorgnicos Ditiocarbamatos Dinitrofenis Organomercuriais Antibiticos Fentalamidas

Acetato de fenilmercrio Estreptomicina Captafol, Captam Arsenito de sdio, NaCl Bromofenoxim, Dinoseb 2,4-D; 2,4,5-T Diquat, Paraquat

Herbicidas

Inorgnicos Dinitrofenis Fenoxiacticos Dipiridilos

Desfoliante

Dipiridilos Dinitrofenis Fenoxiacticos

Diquat, Paraquat Dinoseb 2,4-D; 2,4,5-T

Rodenticidas

Hidroxicumarinas Indationas

Cumetetralil, Difenacum Fenil-metil-Pirozolona

HISTRICO - ontem
1950 - ps-guerra ps COMBATE A PRAGAS, AUMENTO DA
PRODUTIVIDADE ANIMAL E VEGETAL
AUSNCIA DE PROGRAMAS DE QUALIFICAO DA FORA DE TRABALHO RISCOS DESCONHECIDOS AOSSERES VIVOS

Atualmente, cerca de 2,5 a 3 milhes de


toneladas de agrotxicos so utilizados a cada ano na agricultura, envolvendo um comrcio de cerca de 20 bilhes de dlares; Atualmente o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos pases consumidores de agrotxicos; O consumo de agrotxicos na regio sudeste do Brasil est estimado em 12kg de agrotxico/trabalhador/ano podendo atingir valores bem superiores a este em algumas reas produtivas.

HISTRICO - hoje

AGROTXICOS
Quais os principais utilizadosutilizadosINSETICIDAS

1. ORGANOCLORADOS os mais
persistentes 2. ORGANOFOSFORADOS (O.F.) mais (O.F.) reativos (ao imediata) 3. CARBAMATOS semelhante aos OF. 4. PIRETRIDES menos persistentes 5. OUTROS - inespecficos

AGROTXICOS AES TXICAS


1. ao aguda- sistema nervoso aguda
central e perifrico 2. ao generalizada outros sistemas como o reprodutor, glandular, heptico, renal

Agrotxicos SNC

AGROTXICOS

SISTEMA
NERVOSO CENTRAL (SNC)

Sistema Somato Sensorial MECANORECEPTORES: presso na pele, nos


rgos, nos vasos sanguneos

NOCICEPTORES: estmulos danosos TERMORECEPTORES: temperatura PROPRIOCEPTORES: posio do corpo QUIMIORECEPTORES: respondem a ao de
substncias qumicas

MECANORECEPTORES DA PELE

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO

ALTERAO NA VOCALIZAO E ATENO


APRENDIZADO crtex estriado

RECONHECIMENTO VISUAL

CONTROLE MOTOR DA VOCALIZAO

DISCURSO

NEUROTRANSMISSORES
Neurnios Colinrgicos a ACh (acetilcolina o Neur Colin
neurotransmissor nas junes neuromusculares, junes sintetizada por todos os motoneurnios na medula motoneur espinhal). A suplementao de COLINA nos alimentos suplementao ajuda a manter os nveis de acetilcolina nos n neur neurnios.

Neurnios Catecolaminrgicos o aminocido Neur Catecolamin amino


TIROSINA o precursor de trs DIFERENTES AMINAS tr que contm a estrutura CATECOL. cont DOPAMINA, NORADRENALINA E ADRENALINA -

ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS TOXICIDADE E SINAIS CLNICOS so anticolinestersicos. anticolinestersicos. Geralmente os sinais so observados dentro de minutos at uma
hora aps a exposio. exposio. Os animais podem absorver o composto aps lambedura das patas, focinhos, pelagem em geral. geral. Os principais sintomas so: salivao, lacrimejamento, mico so: e defecao. defecao. As fasciculaes so evidentes e as pupilas esto em estenose (miose). (miose). PodePode-se observar convulses em casos graves, depresso, fraqueza e paralisia. paralisia. Broncoconstrio, congesto pulmonar e edema contribuem para a angstia respiratria. respiratria. A morte sobrevem muitas vezes em decorrncia da paralisia da respirao e do edema pulmonar, acompanhados de choque circulatrio. circulatrio.

ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS

DIAGNSTICO histria de exposio,


sinais patognomnicos e a resposta ao tratamento do sustentao ao diagnstico. diagnstico. confirmao laboratorial dos nveis plasmticos de colinesterase. colinesterase. Em casos de bito, colher contedo gstrico, fgado, urina e plo/pele para anlise qumica por cromatografia gasosa (CG). (CG).

ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS TRATAMENTO TRATAMENTO uma resposta atropina, AGE0NTE BLOQUEADOR MUSCARNICO sustenta o diagnstico. Animais gravemente envenenados podem necessitar de oxigenao suplementar antes da atropinizao.
A ATROPINA deve ser lentamente administrada na dose de 0,2 a 0,4 mg/Kg I.V. lentamente durante cinco minutos. Em alguns casos, fazer dose adicional de atropina, sempre monitorando os batimentos cardacos. A resposta atropina pode ser observada dentro de 3 a 5 minutos, com visvel alvio do broncoespasmo e ressecamento das membranas mucosas orais. Em geral, na intoxicao por CARBAMATOS, inibidor REVERSVEL da COLINESTERASE, o uso do sulfato de atropina eficaz como antdoto, e o tratamento de suporte garante a eliminao sistmica do agente txico.

INSETICIDAS PIRETRIDES
Exemplos - deltametrina, cipermetrina, outros TOXICIDADE E SINAIS CLNICOS so neurotxicos, sendo
que a gravidade depender sempre da dose de exposio. OS exposio. SINAIS SO TREMORES, AUMENTO DA SALIVAO, ATAXIA, DEPRESSO,. DEPRESSO,.TABILIDADE, HIPERATIVIDADE, CONVULSO, DISPNIA E MORTE. MORTE.
DIAGNSTICO observar a histria de exposio, ocorrncia dos sinais clnicos, anlise qumica de amostras de sangue e contedo gstrico, principalmente.

TRATAMENTO controlar as convulses ou hiperatividade. Remover o pesticida da pele e trato digestivo, proporcionando os cuidados auxiliares. Em geral os animais recuperam-se dentro de 72 horas.

INSETICIDAS ORGANOCLORADOS
BAIXA VOLATILIDADE, ESTABILIDADE QUMICA, LIPOSSOLUBILIDADE, BAIXA TAXA DE BIOTRANSFORMAO E DEGRADAO conferem sua persistncia no meio ambiente como BIOCONCENTRAO E BIOMAGNIFICAO dentro da cadeia biolgica. biolgica.

TOXICIDADE E SINAIS CLNICOS Os organoclorados interferem com o fluxo de ctions atravs das membranas das clulas nervosas excitabilidade neuronal. contraes mioclnicas, envolvendo plpebras, orelhas e membros. Os sinais podem persistir durante dias, principalmente se o animal for manipulado constantemente. A temperatura corporal pode estar mais elevada que o esperado.

INSETICIDAS ORGANOCLORADOS
TRATAMENTO DA INTOXICAO 1. anticonvulsivantes 2. reposio de eletrlitos, hidratao 3. SUPORTE HEPTICO 4. CARVO ATIVADO

CADEIA DE BIOACUMULAO DE AGROTXICOS


Fontes Naturais e Antropognicas
CLNICA

ALIMENTOS

Meio Ambiente

You might also like