You are on page 1of 8

Uruguaiana, 29 de outubro de 2012.

Segunda feira Contedos: Portugus: compreenso e interpretao, leitura, expresso oral, literatura infantil, produo textual, nmero de slabas Matemtica: multiplicao Educao Artstica: pintura Cincias: experimentao, cores Objetivos: Apreciar a hora do conto interagindo com colegas e professora. Compreender e interpretar a histria ouvida. Expressar-se oralmente com clareza. Expressar sentimentos e conhecimentos na produo artstica. Evidenciar raciocnio lgico matemtico ao realizar clculos de multiplicao. Ouvir com ateno. Trabalhar em grupo de forma cooperativa. Vivenciar situaes em que produzam o prprio material de pintura utilizando materiais diversos. Demonstrar ateno e identificar o segredo da experimentao das cores. Produzir um pequeno relato sobre a experincia feita em sala de aula. Procedimentos: 1. Orao Conversa informal Chamada A chamada ser realizada da seguinte maneira: a professora chegar minutos antes na sala e escrever no quadro negro os nomes de todos os alunos. Ao chegarem, os alunos sero motivados a sentarem em crculo; a professora chamar um aluno de cada vez para vir at o quadro negro e circular seu nome ou o nome de um colega; para isto, a professora ir dando dicas como, por exemplo: comea com a letra K, tem 9 letras, trisslabo, e assim por diante. 2. Hora do conto: Ser contado o conto Contra feitio, feitio e meio, de Elo Elisabet Bocheco.

a) Motivao:

A professora separar a turma em dois grupos. Cada grupo dever pensar em uma prenda que o outro grupo dever pagar. Com sua varinha mgica, a professora dir em voz alta Contra feitio, feitio e meio, isto , o feitio virou contra o feiticeiro. O grupo dever pagar a prenda que iria propor ao outro grupo. b) Hora do conto: A histria ser contada com o auxlio do prprio livro, de uma varinha mgica e um chapu de bruxinha feitos em EVA. A professora levar os alunos para baixo de uma rvore e contar a histria. c) Questionamentos orais:

Os questionamentos orais estaro dentro de um ba. A professora com um chapu de bruxa e uma varinha passar na frente dos alunos, que estaro em um crculo de testa, colocar o chapu e entregar a varinha para um aluno e este dever sortear uma pergunta e respond-la. E assim sucessivamente at que todos tenham participado. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) Tu tens alguma caixa cheia de guardados? Diz alguma coisa de estimao que tu tenhas. Tu j foste a alguma exposio? (Como foi?) Tu s amigo(a) dos animais? Ser que podemos ser amigos de uma aranha? O que seria transformar graa em desgraa? Quem transformava a graa em desgraa? Por que ela fazia isto? Imite o ronco de um trovo. Tu sabes o que urtiga? Sabes o nome de algum pssaro?

11) Tu sabes tocar flauta? 12) Tapetes podem voar? 13) Conheces alguma histria em que os tapetes voavam?

14) Tu j brincaste de telefone sem fio? 15) Tu j colheste frutas na mata? (Como foi?) 16) Tu sabes onde fica o Japo?

17) 18)

O que so carpas, lambaris e dourados presentes no texto? Rodopia que nem pio.

19) Tu j fizeste alguma mgica? 20) 21) 22) 23) 24) Quem era Alcina? O que Alcina fazia? Quem era Tita? Como o nome do teu animal de estimao? Quem era a dona do ba?

25) Tu j viste uma joaninha de perto? 26) Quem era Elisa? 3. Mgica das cores Os alunos e a professora confeccionaro tintas com ovos, barras de giz coloridas e pigmentos (corantes). Cada aluno receber uma folha sulfite. A professora far o seguinte questionamento: Se tu tivesses uma varinha de condo, que mgica farias?. A partir deste questionamento, os alunos iro desenhar sobre a folha a mgica que fariam. Ser realizada uma conversa. Depois de secos, os desenhos sero colados no caderno. 4. Hora da experincia: o segredo das cores da canetinha Material: canetinhas de hidrocor de diferentes cores, lcool, filtro de caf, copo, fita crepe, tesoura. Desenvolvimento: pega o filtro de caf e corta em retngulos, formando tiras. Enche o fundo do copo com o lcool. Pega a tira de papel filtro e desenha sobre ela uma bolinha com caneta hidrocor (um dedo de distncia da ponta), prende a tira com fita crepe na canetinha e pe dentro do copo. A parte da bolinha deve ficar perto, mas no diretamente em contato com o lcool, assim formando um T. Deixa o lcool ser sugado pelo papel. Aguarda cerca de 15 minutos enquanto o lcool sobe pelo papel. Quando perceberes que o lcool deixou de subir, tira o papel e deixa-o secar. Aps analisa o resultado da experincia.Irs perceber que, quando o lcool passou por algumas cores, elas foram decompostas. Por exemplo, a cor preta mostrou que era formada por pigmentos rosa, verde e azul. 5. Jogo da memria rpida As crianas ficaro dispostas em crculo. A professora ficar no meio com uma bola nas mos, jogar a bola para um dos alunos e falar um clculo de multiplicao. O aluno que receber a bola, dever dar a resposta do clculo proposto. Se ele acertar, ocupa o lugar no centro do crculo e escolhe outro colega para jogar a bola e responder outro clculo de multiplicao.

6. Livro de magia A professora dar para cada criana uma folha sulfite para que faam o relato da experincia do segredo das canetinhas. Cada criana ter que relatar como foi feita a experincia do segredo das canetinhas, contando como foi feito, qual o material utilizado, o que ela achou, qual era o segredo. (A professora far junto com os alunos os modelos desta experincia na atividade nmero 4. Cada aluno ter o seu comprovante). Recursos: corantes, giz, ovos, papel pardo, bola, pincel, tintura de iodo, limo, gua, folhas sulfite, ba, varinha, chapu de bruxa, canetinhas de hidrocor de diferentes cores, lcool, filtro de caf, copo, fita crepe, tesoura. Avaliao: Apreciao da hora do conto e interao. Compreenso e interpretao. Expresso oral. Expresso de sentimentos na produo artstica. Evidncia de raciocnio lgico matemtico na realizao de clculos. Escuta atenta. Trabalho cooperativo. Vivncia de situaes de produo de materiais. Demonstrao de ateno na hora da experimentao. Produo textual. Observao:

Uruguaiana, 30 de outubro de 2012. Tera-feira Contedos: Potugus: compreenso e interpretao, leitura oral e silenciosa Educao artstica: produo de livro, desenho Ensino Religioso: alteridade Cincias: experimento, estados fsicos Educao fsica: flexibilidade, equilbrio, agilidade, lateralidade Objetivos: Escutar com ateno a histria. Ler o texto de forma coletiva e organizada. Interpretar a histria ouvida. Trabalhar em grupo de forma cooperativa. Expressar os sentimentos de forma criativa. Utilizar os movimentos adequados na realizao das atividades. Controlar gradualmente o prprio movimento. Desenvolver o equilbrio. Ampliar as possibilidades de deslocamento. Explorar a agilidade e a ateno na realizao das atividades. Vivenciar experincias que possam explorar o estado slido e lquido de uma mistura.

Procedimentos: 1. Orao Conversa informal Chamada A chamada ser realizada da seguinte maneira: a professora dar um pedao de papel para cada aluno. Estes estaro sentados em duplas. A professora pedir que cada aluno escreva o nome de seu colega do lado, isto , de sua dupla e coloque dentro de uma caixinha que ter o nome: Presena mgica. 2. Texto : Contra feitio, feitio e meio, de Elo Elisabet Bocheco

3. Leitura do texto. Cada aluno dever ler um trecho do texto. A professora ter uma caixinha com os nomes dos alunos. Ela sortear um nome e este aluno dever ler um trecho do texto. O mesmo aluno, aps terminar de ler, retirar outro nome de dentro da caixinha e este ser o prximo a dar continuidade leitura. 4. Questionamentos escritos: 1) Tu tens alguma caixa cheia de guardados? 2) Diz alguma coisa de estimao que tu tenhas. 3) Se tivesses uma varinha mgica, o que farias? 4) Se pudesses dizer algo para Alcina, o que dirias? 5. Ba das recordaes A professora organizar os alunos sentados no cho em crculo de testa. Cada aluno receber um pedao de papel colorido e escrever um momento que tenha gostado ao longo de sua vida, relembrando um momento marcante, alegre, divertido, que trouxe felicidade. Aps todos escreverem, de forma clara e organizada, cada um ler o que escreveu e colocar dentro de um ba. A professora dar outro papel, de cor escura , para que os alunos possam escrever um momento no to bom que eles lembrem, que trouxe choro, dor, sofrimento ou algo que eles considerem errado e que deve ser mudado no bairro, na cidade, no pas. O aluno que quiser ler poder, de forma organizada, realizar a leitura. A professora passar com uma caixinha feita em dobradura e pedir que os alunos ponham dentro dela os papis. Aps todos terem colocado os papis na caixa, de mos dadas diro: Com estes papis, vo as mgoas de um passado sombrio e escuro. A professora pegar a caixa e na hora do recreio, juntamente com os alunos, enterrar em um canto do ptio da escola, simbolizando que foram jogadas fora todas as energias negativas. 6. Hora da experincia: O lquido que quer ser slido Material: gua, amido de milho, pote, colher, corante Desenvolvimento: A professora pegar um pote e colocar o amido de milho. Adicionar gua e misturar tudo at formar uma mistura homognea, isto , at o ponto ideal. Esta mistura ora ficar mole, ora ficar dura; tudo depende do ponto ideal e da forma como a professora colocar a mo. Os alunos podero fazer com tranquilidade essa experincia.

7. Educao Fsica Parte inicial Atividade 1 Nome da atividade: Alongamento Formao: em crculo de testa Desenvolvimento: seguindo as orientaes da professora os alunos devero realizar os movimentos indicados para alongar seus membros superiores e inferiores. Variao: em duplas. Parte Principal Atividade 2 Nome da atividade: Cabo de teias Formao: em equipes dispostas em filas indianas Desenvolvimentos: a professora dividir a turma em duas equipes. Pegar uma corda e dar uma ponta para cada equipe. Ao sinal da professora, os alunos devero puxar a corda para o lado de sua equipe. Ganha a equipe que fizer a equipe concorrente ultrapassar a linha demarcada no centro da corda. Variao: no h variao Atividade 3 Nome da atividade: Corrida das bruxinhas com obstculos Formao: em equipes dispostas em filas indianas. Desenvolvimento: A professora separar a turma em equipes. Para cada equipe, ela dar uma vassoura e um chapu. O aluno que estiver na frente da fila, dever por o chapu, montar na vassoura e sair voando. A professora espalhar pela quadra obstculos por onde os alunos tero que ultrapassar e voltar entregando seu chapu e a vassoura ao prximo colega que est na fila. Variao: no h variao Parte Final Atividade 4 Nome da atividade: Telefone sem fio Formao: sentados em crculo de testa

Desenvolvimento: a professora pedir que os alunos sentem em crculo de testa. Falar no ouvido de um aluno uma mensagem e este dever repass-la aos demais. Cada um ter sua vez de repassar uma mensagem. Variao: no h variao. Atividade 5 Nome da atividade: Suspiro de aranha Formao: sentados em crculo de testa. Desenvolvimento: a professora pedir que os alunos faam exerccios de respirao. Aps, a professora explicar como o modo correto de respirao e pedir que todos se acalmem e alonguem novamente seus membros. Variao: no h variao. Recursos: folhas sulfite, papel colorido, caixinha de dobradura, presena mgica, vassouras, chapus, corda, textos impressos, lpis de cor, hidrocor, gua, amido de milho, potes, colher, corante, obstculos para a corrida Avaliao: Escuta atenta. Leitura oral. Interpretao da histria. Trabalho cooperativo. Expresso de sentimentos. Utilizao de movimentos adequados. Controle gradual do movimento. Desenvolvimento do equilbrio. Ampliao das possibilidades de deslocamento. Explorao da agilidade e da ateno . Vivncia de experincias que possam explorar o estado slido e lquido de uma mistura. Observao:

You might also like