You are on page 1of 4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA

PROCESSO TC N. 02.454/04 (Proc. TC n 07.169/07 anexado)


Objeto: Relator: Entidade: Interessados: Aposentadoria e Penso Especial Conselheiro Umberto Silveira Porto Assemblia Legislativa Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia Sra. Ana Berenice Massa Mariz Maia (Pensionista) Responsveis: Sr. Jacy Fernandes Toscano de Brito (ex-Secretrio de Finanas) Sr. Antnio Nominando Diniz Filho (ex-Presidente da Assemblia)

EMENTA: PODER LEGISLATIVO ADMINISTRAO DIRETA ASSEMBLIA LEGISLATIVA ATO DE GESTO DE PESSOAL PENSO VITALCIA APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE REGISTRO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, INCISO III, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA, E NO ART. 1, INCISO VI, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/1993 EXAME DA LEGALIDADE Regularidade na fundamentao do ato e nos clculos do peclio Preenchidos os requisitos constitucionais e legais para aprovao do feito. Concesso de registro do ato aposentatrio e manuteno dos pagamentos decorrentes da penso especial concedida viva, em respeito ao direito constitucional de proteo aos idosos.

ACRDO AC1 TC 02.766/12


Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima caracterizado, referente anlise da legalidade da aposentadoria do Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, exparlamentar, concedida nos termos do Ato n 650, decorrente da Mesa da Assemblia Legislativa do Estado, de 22/02/99 e da anlise da regularidade da penso especial concedida por ato do Secretrio de Estado das Finanas Sra. Ana Berenice Massa Mariz Maia (viva do ex-Deputado), com base na Lei Estadual n 4.191/80 com alteraes das Leis n 4.627/84 e n 4.650/84, ACORDAM os membros Conselheiros integrantes da 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso realizada nesta data, na conformidade do voto do relator, em: 1) JULGAR LEGAL o ato aposentatrio, do ex-Parlamentar, j falecido, Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, CONCEDENDO o respectivo REGISTRO, com base nas fundamentaes expostas pela Auditoria; 2) NEGAR REGISTRO ao ato concessivo de penso viva do Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, Sra. Ana Berenice Massa Mariz Maia, dada sua natureza no previdenciria (penso especial), mantendo, porm, os pagamentos dela derivados, em respeito ao direito constitucional de proteo aos idosos;

3) DETERMINAR a remessa dos presentes autos ao rgo de origem para arquivamento.


Presente ao julgamento a representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB. Publique-se e cumpra-se. TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 13 de dezembro de 2.012.

CONS. ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA PRESIDENTE DA 1 CMARA

CONS. UMBERTO SILVEIRA PORTO RELATOR

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO ESPECIAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA


PROCESSO TC N. 02.454/04 (Proc. TC n 07.169/07 anexado)

RELATRIO
Tratam os presentes autos da anlise da legalidade da aposentadoria do Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, ex-parlamentar, concedida nos termos do Ato n 650, decorrente da Mesa da Assemblia Legislativa do Estado, de 22/02/99 e da anlise da regularidade da penso especial concedida por ato do Secretrio de Estado das Finanas Sra. Ana Berenice Massa Mariz Maia, com base na Lei Estadual n 4.191/80 com alteraes das Leis n 4.627/84 e n 4.650/84, em decorrncia do falecimento do ex-Parlamentar, j mencionado, conforme Certido s fls. 12, emitida pela Assemblia Legislativa do Estado, tendo exercido o mandato do cargo eletivo no perodo de 01/02/91 a 31/01/03. Em sede de anlise, a Auditoria especializada (102/3) sugeriu a concesso do registro ao ato aposentatrio, formalizado pelo Ato da Mesa da Assemblia Legislativa n 650/99 com fundamento na aplicao da regra transitria contida no art. 2 da Lei Estadual n 6.718/99: Art. 2 - O titular de mandato eletivo que, ao trmino do exerccio do atual mandato, preencher os requisitos previstos na legislao vigente data da publicao desta Lei, fica assegurado o direito aposentadoria Em seguida o rgo ministerial, s fls. 104/108 ao emitir parecer n 559/10, da lavra da procuradora Ana Teresa Nbrega, em sntese, opinou pelo deferimento do registro do ato aposentatrio do Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, ratificando o posicionamento do rgo de instruo. A Auditoria deste Tribunal, em sede de anlise da penso especial, com base na documentao encartada aos autos, emitiu relatrio de fls. 137/140, entendeu que ao conceder tal benefcio sob a gide da Lei Estadual n 4.121/80 interpreta-se isoladamente a norma, posto que, alm de no considerar a revogao por normas posteriores de mesma hierarquia, desconsidera-se total afronta as regras constitucionais que disciplinam especificamente matria de ordem previdenciria, logo, trata-se de norma no recepcionada pela atual Carta Magna, sendo inadmissvel a concesso da referida penso, sugerindo, ao final, pela notificao da autoridade competente (Secretrio das Finanas) para apresentar as justificativas ou providncias que entender cabveis. Devidamente notificada a autoridade responsvel, Sr. Jacy Fernandes Toscano de Brito, apresentou esclarecimentos a respeito da matria, s fls. 147/165. Por sua vez, o rgo de instruo, s fls. 167/9 dos autos, ao analisar a defesa, entendeu, ser inconstitucional a concesso da penso especial a cidados por terem exercido funo pblica, a exemplo de ex-Governador, ex-Prefeito e ex-Vereador, j que, nesse caso, afronta aos princpios constitucionais da Administrao Pblica e da Responsabilidade dos Gastos Pblicos, conforme o entendimento do STF (ADI n 3.853/MS), desse modo, concluiu pela negativa do registro do ato e conseqente revogao do benefcio.

O Ministrio Pblico para junto ao TCE-PB emitiu cota da lavra do procurador Marclio Toscano Franca Filho, opinou pelo envio dos presentes autos Auditoria para a verificar, se h, ou no, acumulao de benefcios. Em sede de complementao de instruo, s fls. 180/3 dos autos, visando atender cota ministerial, a Auditoria concluiu que no h qualquer bice, uma vez que a percepo simultnea da penso e remunerao de cargo efetivo no se encontra vedada, ao contrrio do que ocorrera com relao aos proventos de aposentadoria, conforme disposto no artigo 37, 10 da Constituio Federal e pela necessidade de separao dos processos (aposentadoria e penso), uma vez que o objeto e a causa de pedir no so as mesmas, devendo ser julgados separadamente. Instado a se manifestar, o rgo ministerial, atravs do Parecer n 956/12, simultneo em ambos Processos, em sntese, opinou: 1. em relao ao Processo TC n 02.454/04, por no se manifestar no mrito, em funo da existncia de pronunciamento legtimo de outro membro do parquet; 2. no tocante ao Processo TC n 07.169/07, opinou, no mrito, pela ilegalidade da penso aqui examinada, todavia pela excepcional continuao do pagamento da referida penso em funo do amparo constitucional ao idoso. o relatrio.

VOTO
Diante do que foi exposto, e CONSIDERANDO os termos do Relatrio da Auditoria, dos Pareceres do Ministrio Pblico Especial e o mais que dos autos consta, VOTO para que os senhores Conselheiros, Membros da 1 Cmara deste Tribunal de Contas do Estado da Paraba: 1) JULGAR LEGAL o ato aposentatrio, do ex-Parlamentar, j falecido, Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, CONCEDENDO o respectivo REGISTRO, com base nas fundamentaes expostas pela Auditoria; 2) NEGAR REGISTRO ao ato concessivo de penso viva do Sr. Gervsio Bonavides Mariz Maia, Sra. Ana Berenice Massa Mariz Maia, dada sua natureza no previdenciria (penso especial), mantendo, porm, os pagamentos dela derivados, em respeito ao direito constitucional de proteo aos idosos; 3) DETERMINAR a remessa dos presentes autos ao rgo de origem para arquivamento. o voto. TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 13 de dezembro de 2012. Cons. UMBERTO SILVEIRA PORTO - Relator

You might also like