You are on page 1of 33

CONTROLE DE QUALIDADE Definição
¤ Deming
* Definiu a qualidade como conformidade de um produto com as especificações técnicas que lhe foram atribuídas.

¤ Juran
* Definiu qualidade em termos da adequação de um produto à sua utilização pretendida.

CONTROLE DE QUALIDADE

Definição
¤ Qualidade dos alimentos
* O conjunto de características, que diferenciam as unidades individuais de um produto, e tem relativa importância na determinação do grau de aceitabilidade daquela unidade pelo comprador (consumidor). Em sentido amplo, essas características são as que tornam o produto agradável ao consumidor, nutritivo, isento de susbtâncias estranhas e inócuas ao organismo humano.

Os beneficiários da qualidade externa são os clientes de uma empresa e os seus parceiros externos. os fidelizar e assim melhorar a sua parte de mercado. Este tipo de estratégia passa assim por uma necessária escuta dos clientes mas deve permitir igualmente ter em conta necessidades implícitas. correspondendo à satisfação dos clientes. não expressas pelos beneficiários. a qualidade declina-se em duas formas: ¤ A qualidade externa.CONTROLE DE QUALIDADE Na prática. Trata-se de fornecer um produto ou serviços conforme às expectativas dos clientes. .

correspondendo à melhoria do funcionamento interno da empresa. Os beneficiários da qualidade interna são a direção e o pessoal da empresa. localizar e limitar os disfuncionamentos. graças a uma diligência participativa. . O objetivo dessa é implementar meios que permitem descrever o melhor possível a organização.CONTROLE DE QUALIDADE Na prática. A qualidade interna passa geralmente por uma etapa de identificação e formalização dos processos internos realizados. a qualidade declina-se em duas formas: ¤ A qualidade interna.

CONTROLE DE QUALIDADE .

CONTROLE DE QUALIDADE .

CONTROLE DE QUALIDADE .

CONTROLE DE QUALIDADE .

CONTROLE DE QUALIDADE .

Verificar: Comparar os resultados C Medir D com os objetivos desejados. a qualidade pode ser representada por um ciclo de ações corretivas e preventivas.CONTROLE DE QUALIDADE Roda de Deming ¤ Um dos princípios básicos da qualidade é a prevenção e a melhoria contínua. e colocar o plano em ação. Agir: Identificar as causas dos desvios e agir corretamente. Executar: Treinar e educar o pessoal. Assim. . chamado “roda de Deming”: A Agir Verificar Planejar Executar P Planejar: Definir as metas e os meios para atingi-los.

Pela educação permanente. Pela prevenção de erros.CONTROLE DE QUALIDADE Pela atenção aos clientes. Cultivando o trabalho em equipe em todos os postos de trabalho. Pelo comprometimento de todos . Usando a criatividade dos trabalhadores. Construindo parcerias estratégicas. Pela melhoria contínua.

CONTROLE DE QUALIDADE PNQ QT ISO 14000 ISO 9000 Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Boas Práticas de Fabricação Implantação Voluntária Implantação Obrigatória .

.

CONTROLE DE QUALIDADE Origem ¤ O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950. inspirado na necessidade. provavelmente. de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. . até hoje. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que. é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. no Japão do pós-guerra. que havia então.

¤ Aumentar a produtividade da instituição. diminuindo desperdícios e reduzindo custos. transformando o ambiente das empresas e a atitude das pessoas. .CONTROLE DE QUALIDADE Objetivos ¤ Melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

.

¤ Sensibilização e conscientização de todos os níveis hierárquicos. ¤ Comprometimento de todos com o programa. ¤ Adaptação de programas para a cultura organizacional. .CONTROLE DE QUALIDADE O que é necessário para a implantação do 5S ¤ Mudança de cultura e comportamento.