You are on page 1of 3

Ser o violino uma inveno dos judeus? Bom dia.

Gostaria de agradecer aos amigos e os diversos e-mails recebidos em virtude do 100 artigo. O texto de hoje versa sobre a intimidade dos israelitas com um belo instrumento melanclico e solitrio: o violino. O violino est sempre associado histria dos judeus. O romance de Sholem Aleichem (Pereiaslav, Ucrnia, 2 de maro de 1859 Nova Iorque, 13 de maio de 1916), Um violino no telhado, filmado em 1972, e as obras do pintor judeu Marc Chagal apontam a presena constante do instrumento no modus vivendi judaico, que nutre a arte musical do mundialmente famoso violinista Itzhak Perlman. A razo desta ligao incerta, todavia estudiosos acreditam que os laos dos judeus ao violino datam dos tempos remotos. Portanto, no se acredita que o violino tenha origem italiana, como diversos instrumentos, mas seja realmente judaico. A partir dessa ideia, pesquisadores tm teorizado que a viola, inventada na Espanha na segunda metade do sculo XV antes da expulso dos Judeus, foi a precursora do violino. Pouco depois da sada dos israelitas da Pennsula Ibrica em 1492, a viola rapidamente se transformou no violino, j na Itlia, local muito procurado pelos sefaraditas1. No entanto, o mistrio em descobrir o responsvel por transportar a viola rumo Itlia e por transform-la em violino ainda persiste. No sculo XX, tericos encontraram documentos e imagens raros que corroboram para que os msicos judeus sejam de fato os inventores do violino, principalmente porque a poca da expulso israelita da Espanha e do seu estabelecimento na Itlia a mesma. Interessante que alguns destes documentos se referem a um episdio curioso da Histria Inglesa, anterior Expulso Judaica da Espanha e Portugal. Em 1541, o rei Henrique VIII recebeu informaes de que havia marranos, ou seja, judeus portugueses convertidos sob pena de morte ao Cristianismo que ainda praticavam secretamente o Judasmo, vivendo em Londres. Embora Sua Majestade nunca tivesse interesse de persegui-los, expediu-lhes um mandando de priso. Havia uma necessidade particular uma vez que Henrique VIII estava tentando ganhar o apoio do rei espanhol Carlos V e, agindo assim, demonstraria ser catlico. Atravs de um documento, o embaixador ingls provou as prises dos cristos novos ao rei espanhol. Contudo, em associao, a princesa irm de Carlos, o rei e a rainha de Portugal escreveram ao embaixador ingls como defensores dos prisioneiros marranos portugueses, que acabaram por serem libertados.
1

Sefaradita: judeu cuja ascendncia remonta s comunidades judaicas ibricas, Espanha e Portugal, estabelecidas na Idade Mdia e dispersas por vrias regies, como Europa ocidental, Norte da frica, Turquia, Blcs e Amricas, aps a expulso da Espanha em 1492.

Apesar deste fato ser deveras conhecido, todavia a identidade destes judeus portugueses convertidos sempre foi um mistrio. At que se encontraram os documentos que ligassem estas pessoas aos msicos da corte de Henrique VIII. Tais registros de apoio da priso dos portugueses partiram de Milo, onde muitos tocadores de viola viviam antes de seguirem para Londres. Uma interessante carta escrita em 1542 pelo embaixador ingls ao monarca espanhol, referindo-se priso dos judeus portugueses, narra: (...) apesar do quo bem eles cantam, no conseguiro fugir das suas gaiolas sem que deixem algumas das suas penas para trs. Destarte, a metfora pssaros que o diplomata cita , indubitavelmente, os msicos do conjunto na corte inglesa. Por conseguinte, no por acaso que entre os maiores violinistas do mundo os grandes nomes so judeus como Henryk Wieniawski (Lublin, Polnia, 1835 1880), Mischa Elman (Talnoye/Talne, Regio Administrativa de Kiev, Imprio Russo, 1891 1967), Jascha Heifetz (Vilna, Litunia, 1901 1987), Nathan Milstein (Odessa, Ucrnia, 1903 1992), David Fjodorowitsch Oistrach (Odessa, Ucrnia 1908 1974), Yehudi Menuhin (Nova Iorque, EUA, naturalizado Ingls, 1916 1999), Isaac Stern (Kremenetz, Ucrnia, 1920 2001), Leonid Borisovitch Kogan (Dnepropetrosk, Ucrnia, 1924 1982), Itzhak Perlman (Tel Aviv, Israel, 1945 ), Pinchas Zukerman (Tel Aviv, Israel, 1948 ) entre outros. Consequentemente, a histria do violino, como elemento da cultura hebraica to central quanto a prpria sinagoga, est intrinsecamente arraigada mobilidade do povo judeu. admirvel que a cultura israelita lega contribuies impressionantes e insofismveis no mundo da cincia e das artes. Portanto, tambm irrefutvel que a caracterstica mpar do violino encontre razes nas riquezas imateriais de um povo tambm nico na Histria e na Cultura da Humanidade. Para finalizar, o renomado violinista Isaac Stern certa vez explicou: (...) na ltima metade do sculo XIX e no incio do XX, na Rssia e na Europa Oriental havia severa perseguio aos judeus. Como lhes era proibido expandir-se no campo profissional, mas no em palcos e concertos, eram considerados artistas livres e gozavam da proteo direta do czar. (...) Os judeus no tinham tanta liberdade para se deslocar dentro da Rssia e, em consequncia disso, todas as mes judias passaram a colocar um violino sob o queixo de seus filhos mal tivessem robustez para aguentar o instrumento. O sonho de qualquer famlia judia era ter um filho no conservatrio, o que significava passaporte para o mundo livre. Uma semana de Presena Divina a todos. No sincero SHALOM,

Prof. Renato Dasg2 renatodasg@msn.com e www.facebook.com/linguahebraicaeculturajudaica

Formado em Portugus-Hebraico pela UFRJ, professor de Hebraico Bblico, Cultura Judaica, Cabal e Meditao Cabalstica. Autor de publicaes no Brasil e em Israel sobre Judasmo, Cabal, Cultura Judaica e Ensino de Lngua Hebraica.

You might also like