You are on page 1of 7

Motricidade, Cognio e Analfabetismo Motor

Paradoxo educacional 9

DISCUTINDO COMPETNCIAS E PRERROGATIVAS Primeiramente, falemos um pouco sobre graduao e especializao, cursos que se diferenciam bastante em muitos aspectos. A esse respeito, vamos recorrer aos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, do Ministrio da Educao, que visam a sintonia da educao superior com as demandas sociais e econmicas, sistematizando denominaes e descritivos, identificando as efetivas formaes de nvel superior no Brasil. Tambm recorreremos s Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de formao nas reas diretamente relacionados com o contexto abordado, alm da respectiva legislao profissional, que define prerrogativas e campos de atuao especficos de cada profisso. Os Referenciais Curriculares Nacionais, com sua ltima edio atualizada em maro de 2010, visam facilidade de identificao de cursos e vocaes para os jovens que buscam o ensino superior; para os pais, professores e gestores educacionais, uma melhor compreenso do alcance da educao superior; para o mundo do trabalho, uma melhor identificao de profissionais e suas formaes. Portanto, as competncias de cada rea so definidas pelo Ministrio da Educao por meio do documento em questo. Assim, estes referenciais tm como uma de suas finalidades identificar perfis formativos sintonizados realidade social e econmica do pas, dando a cada curso de graduao um conjunto de descritivos que apontam o perfil do egresso, os temas abordados na formao, os ambientes em que o profissional poder atuar e a infraestrutura mnima recomendada para a oferta. Ento, na equipe multiprofissional da escola, quem seria responsvel pela avaliao e diagnstico de casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem? Para respondermos a este questionamento, faamos uma pequena abordagem sobre as reas que esto relacionadas diretamente com este contexto educacional, definidas pelos referenciais em questo e garantidas pelas respectivas legislaes profissionais. No entanto, no abordaremos os aspectos legais relacionados a esta discusso na ntegra, pois tambm no nosso objetivo.

Recordemos: a avaliao direcionada aos aspectos motores e psicomotores, cognitivos e pessoais-sociais.

A seguir, os referenciais das quatro profisses diretamente relacionadas com a avaliao em necessidades educacionais especiais, na educao escolar, justificando a equipe multiprofissional base que, naturalmente, reforada por outros profissionais e especialistas.

Fonte: www.familyclinic.org.uk/dyslexias_4.html O Bacharel em Psicologia ou Psiclogo atua no estudo dos problemas da mente e do comportamento do indivduo e sua interao com a comunidade. [...] Trabalha em diferentes contextos, na promoo da sade, do desenvolvimento da qualidade de vida de indivduos, grupos, organizaes e comunidades. Em sua atividade gerencia o trabalho, os recursos materiais, de modo compatvel com as polticas pblicas de sade. Atua na promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade do indivduo e da comunidade, primando pelos princpios ticos e de segurana (Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, 2010).

A Resoluo CNE/CES N 5, de 15 de maro de 2011, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao em Psicologia, em seu artigo 4, define as competncias e habilidades gerais adquiridas na formao do psiclogo:

I - Ateno sade: os profissionais devem estar aptos a desenvolver aes de preveno, promoo, proteo e reabilitao da sade psicolgica e psicossocial, tanto em nvel individual quanto coletivo, bem como a realizar seus servios dentro dos mais altos padres de qualidade e dos princpios da tica/biotica; II - Tomada de decises: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidncias cientficas; III - Comunicao: os profissionais devem ser acessveis e devem manter os princpios ticos no uso das informaes a eles confiadas, na interao com outros profissionais de sade e o pblico em geral; IV - Liderana: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais devero estar aptos a assumirem posies de liderana, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade; V - Administrao e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administrao da fora de trabalho, dos recursos fsicos e materiais e de informao, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lderes nas equipes de trabalho; VI - Educao permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formao, quanto na sua prtica, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educao e o treinamento das futuras geraes de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadmica e profissional, a formao e a cooperao atravs de redes nacionais e internacionais.

O Decreto n 53.464, de 21 de janeiro de 1964, no artigo 4, definiu as funes do profissional psiclogo, dentre elas, a orientao psicopedaggica.

Decreto N 53.464, de 21 de janeiro de 1964:


Art. 4- So funes do psiclogo: 1) Utilizar mtodos e tcnicas psicolgicas com o objetivo de: a) diagnstico psicolgico; b) orientao e seleo profissional; c) orientao psicopedaggica; d) soluo de problemas de ajustamento. ......................................

Fonte: www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/fonoaudiologia/

O fonoaudilogo outro profissional componente da equipe multiprofissional que deveria ser oferecida normalmente na escola. Agora voltamos questo dos equvocos de competncias, como afirmamos anteriormente, ao citarmos a dimenso do contexto de termos como dislexia, dislalia, discalculia ou disgrafia. Este profissional normalmente desconhecido na escola como o especialista competente para questes de linguagem oral e escrita, sendo estas habilidades, principalmente a escrita, normalmente associadas ao psicopedagogo. Vejamos:
O Bacharel em Fonoaudiologia ou Fonoaudilogo atua na preveno, diagnstico e terapia da voz, linguagem oral e escrita, motricidade e funes orofaciais e audio e equilbrio. [...] Realiza avaliao da audio e equilbrio, sendo o profissional especializado na audio e na reabilitao de voz, linguagem oral e escrita, motricidade e funes orofaciais. Atua na promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade do indivduo e da comunidade, primando pelos princpios ticos e de segurana (Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, 2010).

A Resoluo CNE/CES 5, de 19 de fevereiro de 2002, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduao em Fonoaudiologia, define, em seu artigo 5, as competncias e habilidades gerais adquiridas na referida graduao. Neste caso, como o referido artigo possui 15 incisos, citaremos apenas aqueles diretamente relacionados com o contexto educacional escolar:

O Fonoaudilogo atua na preveno, diagnstico e terapia da voz, linguagem oral e escrita, motricidade e funes orofaciais e audio e equilbrio.

I - compreender e analisar criticamente os sistemas tericos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiolgico, que abrange o estudo da motricidade oral, voz, fala, linguagem oral e escrita e da audio, e os mtodos clnicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distrbios da linguagem (oral e escrita), audio, voz e sistema sensrio motor oral; II - compreender a constituio do humano, as relaes sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem. O estudo deste processo como condio para a compreenso da gnese e da evoluo das alteraes fonoaudiolgicas; III - apreender as dimenses e processos fonoaudiolgicos em sua amplitude e complexidade; IV - avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distrbios pertinentes ao campo fonoaudiolgico em toda extenso e complexidade; V - apreender e elaborar criticamente o amplo leque de questes clnicas, cientfico- filosficas, ticas, polticas, sociais e culturais implicadas na atuao profissional do Fonoaudilogo, capacitando-se para realizar intervenes apropriadas s diferentes demandas sociais; VI - possuir uma formao cientfica, generalista, que permita dominar e integrar os conhecimentos, atitudes e informaes necessrios aos vrios tipos de atuao em Fonoaudiologia; VII - reconhecer a sade como direito e atuar de forma a garntir a integralidade da assistncia entendida como conjunto articulado e contnuo de aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema; VIII - desenvolver, participar e/ou analisar projetos de atuao profissional disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares;

Em legislao federal, o fonoaudilogo tem suas atribuies e prerrogativas definidas pela Lei 6.965, de 09 de dezembro de 1981, que prev:
Art. 4 da competncia do Fonoaudilogo e de profissionais habilitados na forma da legislao especfica: a) desenvolver trabalho de preveno no que se refere rea da comunicao escrita e oral, voz e audio; b) participar de equipes de diagnstico, realizando a avaliao da comunicao oral e escrita, voz e audio; c) realizar terapia fonoaudiolgica dos problemas de comunicao oral e escrita, voz e audio; ..................... l) participar da Equipe de Orientao e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiolgicos; m) dar parecer fonoaudiolgico, na rea da comunicao oral e escrita, voz e audio; ..................... Pargrafo nico Ao Fonoaudilogo permitido, ainda, o exerccio de atividades vinculadas s tcnicas psicomotoras, quando destinadas correo de distrbios auditivos ou de linguagem, efetivamente realizado.

Chamamos a ateno do leitor para o cuidado e a preocupao em resguardar as competncias de outros profissionais, no pargrafo nico do artigo 4 desta Lei. Isto mostra o reconhecimento dos limites de atuao e das competncias profissionais definidas, como j visto, nos cursos de graduao. Conhecendo um pouco mais sobre as profisses que tm relao direta com o processo educativo, conclumos que at mesmo a atribuio educacional mais comumente associada ao professor (linguagem oral e escrita), no que diz respeito preveno, avaliao, diagnstico e interveno em casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem, so competncias e prerrogativas do fonoaudilogo.

You might also like