You are on page 1of 3

Beneficiamento e armazenamento do feijão

Autor(es): Jaime Roberto Fonseca

Buscar

Busca Avançada

Basicamente, devido à fragilidade do feijoeiro, o seu beneficiamento é feito por duas máquinas principais: a máquina de ar e peneira e a mesa densimétrica, além de outros equipamentos complementares. A máquina de ar e peneira funciona de forma similar à máquina de pré-limpeza, porém, com mais recursos para separar sementes quebradas e outras impurezas de tamanho e densidade próximos da semente. Ela possui um número maior de opções de peneiras e um melhor controle da ventilação. A mesa densimétrica classifica por peso específico, separando as sementes leves, atacadas por insetos, das sementes inteiras e bem formadas e, portanto, de alta qualidade. É importante frisar que ao contrário do beneficiamento do feijão para consumo, que sempre é escovado numa máquina para adquirir uma aparência limpa e atraente, o beneficiamento da semente busca melhorar sua qualidade para o plantio, pois a operação melhora a pureza física pela retirada de impurezas, e a qualidade fisiológica, pela separação das sementes leves e pela uniformização do tamanho da semente. Para pequenas propriedades, quando as máquinas beneficiadoras mais sofisticadas não estão ao alcance dos produtores, a Embrapa Arroz e Feijão desenvolveu uma abanadora para feijão como alternativa importante para limpeza de grãos. É uma máquina eficiente, acionada a pedal, de bom desempenho, fácil manuseio, de construção relativamente simples, rústica e pode ser fabricada em pequenas oficinas. Em testes realizados, a abanadora limpou 900 kg/hora de feijão. No produto final, as impurezas foram reduzidas para menos de 1% em relação ao peso de grãos e com perdas desprezíveis em torno de 0,01%. A máquina serve também para a limpeza de outros produtos, como arroz, milho e soja.

Abanadora de sementes Foto: Francisco Lins Embrapa Arroz e Feijão

Após o beneficiamento, quando o produto se destina ao plantio, as sementes precisam ser armazenadas por um período de tempo maior (máximo 12 meses) após a embalagem e antes de serem comercializadas. Por essa razão, alguns cuidados devem ser dispensados durante o armazenamento, visando manter a qualidade fisiológica das sementes, levando ao mínimo sua deterioração e redução do poder germinativo. Assim,

Armazenamento a granel Foto: Embrapa Arroz e Feijão Armazenamento em saca Foto: Embrapa Arroz e Feijão É importante mencionar que durante o tempo em que o . mudanças no sabor e escurecimento do tegumento (casca ou cobertura protetora) em algumas cultivares. caracteriza-se pelo aumento no tempo necessário para cozimento (cocção). A deterioração do feijão. durante a estocagem ao ar. aumento no grau de dureza. evitando sua deterioração. Ambientes ventilados.dentre vários fatores. A semente de feijoeiro deve ser armazenada com umidade ao redor de 13%. cuja velocidade depende do ambiente de estocagem do produto em si e de sua condição no início da armazenagem. Trabalhos de vários autores revelam que a secagem até que o conteúdo de umidade do grão esteja em equilíbrio com 65-70% de umidade relativa do ar. tem proporcionado resultados satisfatórios para períodos de armazenamento de até 12 meses. Quando o produto se destina ao consumo atenção especial deve ser dada para a conservação tecnológica do feijão. Essas mudanças são aceleradas pelo armazenamento em condições de alta temperatura e umidade. devem-se evitar ambientes de armazenamento com umidade relativa e temperaturas altas. frios e secos proporcionam melhores condições de preservação das sementes. aliada ao armazenamento numa temperatura inferior a 20º C. Valores acima desse percentual diminuem o tempo em que a semente consegue manter-se viva.

na qualidade alimentícia e no poder germinativo. utilizando-se produtos à base de fosfina na dose de 1-2 pastilha . ovos e excrementos. Os prejuízos são verificados na redução do peso. além da depreciação do valor comercial devido à presença de insetos mortos. recomenda-se o expurgo. seja ele para semente ou consumo. deve-se ter cuidados com as pragas de armazenamento (carunchos).feijão estiver dentro do armazém. Em caso de infestação.