You are on page 1of 15

Escola Secundária do Monte de Caparica

O computador
Micro e Macro electrónica

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09.06.2011 Página 2 de 15 Índice Impacto do computador na sociedade O que é hardware e software? Características de um computador Fontes Página 3 Página 6 Página 9 Página 15 .

televisão. foi popularizando-se. . o facto é que numa sociedade pobre o computador é um instrumento caro. A função do homem será alimentar o cão. desporto. a resposta é sem dúvida o computador. domesticando-se e infiltrando-se nos assuntos do dia-a-dia do cidadão.2011 Página 3 de 15 O impacto do uso do computador na sociedade A fábrica do futuro terá apenas dois empregados: um homem e um cachorro. Esta máquina instalou-se como elemento na vida nacional. telefones. qualificar. tudo que nos rodeia é informação desde a política. como extensão do próprio trabalhador a executador o atendimento publico. ciência. tecnologia e computadores… Tornou-se claro que esta é uma Era que necessita da tecnologia voltada para armazenar. Há pouco tempo o computador entrou na linguagem. Warren Bennis (autor de livros sobre negócios) Vivemos na era do excesso de informação. A do animal impedir o homem de tocar no computador". Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. Esta tecnologia tornou-se tão fenomenal que quando entramos em uma superfície comercial podemos ver que o computador esta lá.06. Porém.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. nem todos tem acesso aos computadores. somente uma parcela da população tem acesso contínuo e permanente desta máquina. Em termos de posse. educação. na cultura e na vida de todas as classes sociais. comparar e exibir as informações em alta velocidade.

do trânsito e ate da cultural. para que assim nasça a consciencialização da população. os progressos da saúde. industrial. As alterações na sociedade são visíveis. que hoje substitui o próprio homem.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. O uso desta tecnologia como outras tem sido banalizadas. talvez seja o mais certo pois o futuro caminha rumo a tecnologia ramificada a todas as áreas possíveis. E á que referir que para alem do acesso a formação tecnológica não é gratuita e acessível a todos os jovens. pelo que o seu uso inicia-se cada vez mais cedo. Mas á que garantir que o computador é instrumento de intrusão e não do inverso. e o que tem correspondido a desemprego para os mais velhos para os mais novos veio subcarregar pois as exigências para a inserção no mercado de trabalho cada vez são maiores.2011 Página 4 de 15 Infelizmente esta modernização. Profissões como a olaria foram substituídas pelo fabrico em massa. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. as empresas exigem conhecimentos que só através de formação se adquire e as escolas não conseguiram ate agora fornecer resposta a este problema. A máquina chegou ao nível de valorização tal. o uso do computador facilitou as transacções bancárias. Naturalmente por ser mais eficaz! Mas os usos computorizados trouxeram a desvalorização assim como ate a própria extinção.06. veio deixar á margem toda uma geração de trabalhadores desabituados aos usos computorizados. . Á que nascer a noção dos benefícios e dos malefícios. Maquinas e computadores aliados contribuíram para a perda de pequenas coisas que marcam a nossa identidade cultural. comercial. O uso generalizado e exagerado do computador. do mundo empresarial. e dos bons hábitos em relação ao nosso PC. Para isso tem que existir mais resposta á educação. de outros métodos de trabalho. Conhecimentos específicos ficam á margem da mera utilização do MSN e afins. tem contribuído para uma sociedade cada vez mais fechada e preguiçosa. da educação.

Pessoas acham que podem gerênciar melhor a própria vida tendo um computador em casa. . Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09.  83% .ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof.    86% . 77% . 76% .Pessoas que acham que o computador mudou o mundo para melhor.Pessoas acham que o computador traz novas possibilidades de trabalho e lazer.   89% .Pessoas acham que o computador faz parte apenas do mundo dos jovens.Pessoas acham que o computador transforma as pessoas em máquinas.Pessoas acham que ter um computador é semelhante a ter uma máquina de escrever sofisticada.Pessoas acham que hoje é tão importante iniciar a criança no mundo da Informática quanto aprender a ler e escrever.  81% . 38% .Pessoas acham que o computador foi a maior invenção do século.  55% .Pessoas acham que o computador interfere mais na forma do que no conteúdo dos trabalhos. 92% .Pessoas acham que o para ser um bom profissional é necessário o uso do computador.06.2011 Página 5 de 15 Pesquisa acerca do uso do computador   88% .

Linux.2011 Página 6 de 15 O que é o hardware e software? A parte física do computador é designada por Hardware A programação do computador é designada por Software O software subdivide-se em: Software de sistema Software aplicativo Qual o significado de software de sistema e de aplicação? Software de sistema é um termo genérico referente aos programas de computador usados para iniciar e executar redes e sistemas de computador. Exemplos: Windows. MAC… . Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. ME.06.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof.

utilizados para traduzir e combinar código-fonte e bibliotecas em programas executáveis (programas que vão pertencer a uma destas categorias).) ou específico (contabilidade.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof.. Exemplos: MSN.2011 Página 7 de 15 Software aplicativo é a designação geral de programas de computador para realizar tarefas do utilizador. cabeçalhos e rodapés. navegadores de rede. Software aplicativo podem possuir propósito geral (processamento de textos. skype… Principais diferenças entre softwares de aplicação: Word VS Notepad Características do Word Transferência de informação entre vários documentos. Office.. Correcção de estilos . Contém os elementos comuns a qualquer janela Windows Manipulação de blocos de texto Formatação de caracteres Formatação de parágrafos Formatação de páginas Inserção de múltiplas colunas. como compiladores e ligadores.06. controle de carga. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. etc. Nero.. Criação e manipulação de tabelas Inserção e manipulação de imagens e outros “objectos” Configuração da impressora Utilização de correctores ortográficos e dicionários Inserção autónoma de texto.. Torrent. Madie Player..) e (3) ferramentas de programação.

é um editor de texto como o Word. Assim o WORD e a INTERNET são os meus suportes de trabalho.2011 Página 8 de 15 Documentos-modelo ou “templates” Forma de trabalho com destaques ou “outine” Documentos intercalados Características do Noteped Noteped ou mais conhecido por bloco de notas. O uso do computador no quotidiano profissional No meu dia-a-dia não faço uso do computador como suporte.06. MM DD / MM / AA" Inserção automática da hora e data em que o documento começa. Mas o facto de estar a frequentar o curso EFA. . Nos restantes campos pessoais da minha vida o PC não está muito presente sendo apenas instrumento de distracção/entretenimento. faz com que durante um período do dia faça o uso desta tecnologia. no formato "HH:. Wrap. pressionando F5.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. "LOG". Principais características: Inserir data e hora. mas muito mais simples e com muito menos funcionalidades. que usa o computador como material de trabalho. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. Através dela realizo os meus trabalhos.

Não obstante. ou seja uma diagonal de cerca de 53 cm . cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. 17 Polegadas. ou seja uma diagonal de cerca de 48 cm . As dimensões standard dos ecrãs são as seguintes (lista não exaustiva): 14 Polegadas. 21 Polegadas.06. tela (ou monitor) ao periférico de afixação do computador. Com efeito. O monitor é um dispositivo de saída do computador. . É necessário não confundir a definição do ecrã e a sua dimensão.54 cm). ou seja uma diagonal de cerca de 38 cm . ou seja uma diagonal de cerca de 36 cm . um ecrã de uma dimensão dada pode afixar diferentes definições.2011 Página 9 de 15 Características de um computador O que é um monitor de computador? Chama-se ecrã. estimulando assim a visão. 19 Polegadas. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. 15 Polegadas. O que caracteriza um computador: A dimensão: Calcula-se medindo a diagonal do ecrã e é exprimida em polegadas (uma polegada equivale a 2.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. ou seja uma diagonal de cerca de 43 cm . de maneira geral os ecrãs grandes possuem uma melhor definição.

os aparelhos foto numérico. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. este número de pontos é compreendido geralmente entre 640x480 (640 pontos em comprimento. equipando a maioria dos computadores de escritório.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. possuindo um consumo eléctrico elevado. traduz-se como pontos por polegada). bem como um número cada vez maior de computadores de escritório. os assistentes pessoais (PDA). A resolução de referência de 72 dpi dá-nos um pixel de 1 " /72 (uma polegada dividida por 72) ou seja 0. Os ecrãs planos que equipam a totalidade dos computadores portáteis. Ângulos de visão Contraste Que género de monitores existe? Os monitores de computador Distinguem-se habitualmente em duas famílias de ecrãs: Os ecrãs catódicos (notados CRT para Cathod Ray Tube). quanto mais antigo o modelo mais pesado será. Trata-se de monitores volumosos e pesados. leves e possuindo um fraco consumo eléctrico. Resolução: Determina o número de pixéis por unidade de superfície (pixéis por polegada linear (em inglês DPI: Dots Per Inch. mas resoluções superiores são tecnicamente possíveis. Trata-se de ecrãs que ocupam pouco espaço atrás (daí o seu nome). Uma resolução de 300 dpi significa 300 colunas e 300 alinhamentos de pixéis sobre uma polegada quadrada que daria por conseguinte 90000 pixéis sobre uma polegada quadrada.2011 Página 10 de 15 Definição: é o número de pontos (pixel) que o ecrã pode afixar. Consumo energético: O monitor costuma ser um dos principais consumidores de energia. a sua classe de consumo também está relacionada com o modelo.353mm. . correspondente um ponto pica (unidade tipográfica anglo-saxónica). Peso: varia conforme os modelos. 480 pontos em amplitude) e 2048x1536.06.

Activando o campo magnético. ou seja. Este varrimento não é percebido pelo olho humano graças à persistência da retina. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09.06. A ciência por detrás do ecrã CRT O canhão de electrões é constituído por um cátodo. Um campo magnético é encarregado de desviar os electrões da esquerda para a direita e de baixo para cima. É criado graças a duas bobineis X e Y sob tensão (chamados deflectores) que servem respectivamente para desviar o fluxo horizontal e verticalmente. ou seja têm um tubo de vidro vazio no qual um canhão de electrões emite um fluxo de electrões dirigidos por um campo eléctrico para um ecrã coberto de pequenos elementos fosforescentes. tente por exemplo agitar a sua mão na frente do seu ecrã para visualizar este fenómeno: vê a sua mão em vários exemplares! . O ânodo age assim como um acelerador e um concentrador para os electrões a fim de constituir um fluxo de electrões dirigido para o ecrã. significa cathode ray tube. é possível criar um varrimento da esquerda para a direita. O cátodo emite electrões atraídos pelo ânodo.2011 Página 11 de 15 Ecrãs CRT CRT. um eléctrodo metálico carregado negativamente. seguidamente para baixo uma vez chegado à extremidade de linha.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. de um ou vários ânodos (eléctrodos carregados positivamente).

Os CRT têm uma vasta gama de cores e de contrastes. São versáteis pois permitem o funcionamento em várias resoluções sem que haja perda da qualidade de imagem. Uma corrente eléctrica passa pelo líquido e faz com que os cristais se alinhem para que a luz não . São mais baratos pois o seu custo de produção é baixo.2011 Página 12 de 15 Graças a este varrimento. Os Displays LCD utilizar duas folhas de material de polarização com uma solução de cristal líquido entre eles. Prós e contras dos ecrãs CRT Vantagens.06. a tecnologia referida é usada nos portáteis e também em relógios digitais.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. Este é um género de ecrã mais moderno. assim a exposição constante/prolongada pode gerar danos Cintilação Ecrãs LCD lcdLCD. ou seja estes ecrãs usam cristais líquidos. é possível fazer “crer” ao olho que só certos pixéis “são acesos” no ecrã. combinado com a activação ou não do canhão de electrões. Os CRT são ecrãs resistentes e assim tem uma longa vida útil. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. são as siglas para Liquid Crystal Display. Desvantagens: Consome mais energia em relação aos modelos mais recentes Estes aparelhos podem emitir radiação.

primeiramente no colesterol. uma equipa de engenheiros e cientistas liderados por George Heilmeier com Louis Zanoni e Lucian Barton. Prós e contras dos ecrãs LCD Vantagens: Consome menos energia Os ecrãs sapo mais leves e mais pequenos Este género de ecrãs não emite radiações apesar de os cristais líquidos serem produtos químicos.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof. De acordo com o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers. Assim dá-se a possibilidade de desenvolvimento desta nova tecnologia a posterior concepção deste gênero de monitores. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09. como um obturador ou promissor da passagem de luz. o que é atualmente chamado "Williams domínios" dentro do cristal líquido. Estes ecrãs possibilitam um melhoramento da imagem . Este efeito é ocorrência de uma instabilidade eletro-hidrodinâmica. Cada cristal é. Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos). Em 1962. concebeu um método de controle eletrônico da luz refletida através de cristais líquidos e demonstrou o primeiro ecrã de cristais líquidos. Os cristais líquidos (LC) são produtos químicos que foram descobertos em 1888. Friedrich Reinitzer. gerou padrões numa fina camada de material de cristal líquido. extraído da cenouras pelo químico e botânico austríaco.06. ou seja.2011 Página 13 de 15 possa passar por eles. o pesquisador da RCA (Radio Corporation of America a primeira grande empresa americana de telecomunicações) Richard Williams. na RCA. "Entre 1964 e 1968. portanto. através da aplicação de uma tensão.

06. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09.2011 Página 14 de 15 Desvantagens: O preço destes é mais elevado já que a sua produção é mais dispendiosa O sistema perde qualidade na imagem quando usado em resoluções diferentes O tom escuro que este ecrã cria gera pontos de luz que geram aspectos acinzentados ou azulados Na danificação do computador e exposição dos cristais líquidos ao ar. podem a emissão de resíduos tóxicos que apesar de não serem letais não são bons para a saúde humana. .ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof.

php3 http://alumni.2011 Página 15 de 15 Fontes http://www. Denise Torrão Micro e macro electrónica Marlene Lourenço 09.kioskea.ipt.google.org/wiki/Computador http://pt.06.htm .br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.1l4 http://pt.pt/search?um=1&hl=ptPT&biw=1024&bih=585&tbm=isch&sa=1&q=computador&oq=computador&aq=f &aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=2109l5641l0l6031l10l8l0l2l1l1l500l1735l3-1.net/contents/histoire/ordinateur.htm http://www.ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD Formador Tema Realizado por Data STC 5 Prof.wikipedia.com.2.chaves.pt/~sandrina/trabalhos/como_funciona_um_computador.