Apostila basica sobre o 555. O 555 é um circuito integrado dedicado, projetado para aplicações de temporizador e oscilador.

Características elétricas: Tensão de alimentação entre 5 e 18 volts. Corrente de saída ou dreno de, no máximo, 200mA. Consumo aproximado de 10mA no estado alto e 1mA no estado de repouso. Circuitos Básicos: Monoestável (temporizador). Astável (oscilador). Características mecânicas: Geralmente o 555 é apresentado em invólucro de plástico com 8 pinos em linha dupla (dual in line). Circuito interno:

Pinagem:

Ela ficará em estado alto por um tempo determinado pela constante RC. que estava em estado baixo.tensão de saída próxima a tensão de alimentação. Destes dois estados apenas um é permanente .tensão da saída próxima a zero. Quando a temporização se iniciar a saída. Para sairmos desta situação é necessário acionar a entrada de disparo (pino 2). na qual deve sempre ser aplicado um potencial positivo através da colocação de um resistor de 10k entre ela e o positivo. apresentará sempre zero volts em sua saída. . Isto pode ser feito através do push-botton. Esta entrada.Funcionamento e características do principais componentes internos: Operação monoestável (temporizador): Um temporizador apresenta em sua saída apenas dois estados: -Alto . passará para estado alto (próximo a Vcc). desta forma o circuito. quando estiver em repouso. -Baixo . deve ser levada a um valor próximo a zero volts para que o 555 comece a temporizar.

A 5v o L555 vai consumir cerca de 900 microwatts. a saída passa para o estado baixo. A versão CMOS vem com diferentes identificações de acordo com o fabricante. e melhor sistema de redução de ruídos.11xRxC T = segundos R = ohms C = farads O 7555 onde: 7555 é uma versão CMOS do 555. Embora a pinagem e a funcionalidade sejam compatíveis. Ele é exatamente igual ao 555 mas consome menos energia. A característica principal a notar-se é a inclusão do algarismo “7” ou da letra “C” para identificar a versão CMOS. neste momento AO1 (veja a configuração interna) recicla o flipflop. Eles usam menos energia do que as versões antigas (555. O 555 consome 10mA. O timer Exar XR-L555 é uma versão de micro-energia do 555 padrão. pino-a-pino. LMC555 ou LM555CN é feito pela National Semiconductors. enquanto que o 7555 consome 80µA (1/120). LM555) e não necessitam de um capacitor no pino de controle. ICM7555 é fornecido pela Philips. TLC555 é feito pela Texas Instruments. com a vantagem do funcionamento com menos energia. O esquema interno do L555 é similar ao do 555 padrão mas com filtragem contra picos de corrente.7 a 18v. NE555. . altas impedâncias nas junções.Circuito temporizador: Funcionamento interno: A entrada de disparo aciona o flip-flop e a saída passa a ser alta. Este período de temporização pode ser calculado pela expressão: T=1. ZSCT1555 vem da Zetex e ICM7555 é feito pela Maxim. os valores dos componentes podem diferir entre a versão CMOS e as mais antigas. Podemos perceber que o período de temporização é o tempo gasto para que o capacitor C se carregue através do resistor R até o valor da tensão de controle. O transistor entra em corte e o capacitor C começa a se carregar através do resistor R. tornando-o idealmente adequado para circuitos operados a bateria. Ele é capaz de operar de 2. oferecendo um substituto direto. Isto ocorre até que a tensão em C atinja o valor da tensão de controle.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful