You are on page 1of 4

1 DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 1 PARTE 5 PODERES ADIMINSTRATIVOS PODER DE POLÍCIA Poder de Polícia Muitíssimo exigido em provas e concursos públicos

. Poder de Polícia Administrativa É diferente da polícia judiciária que é repressiva, investigativa, ostensiva, objetiva coibir infrações criminais. Poder de Polícia Administrativa está positivado no CTN artigo 78 porque, ele possibilita a cobrança da taxa. Conceito: é o poder que a Administração Pública tem em restringir as liberdades e o uso da propriedade privada para adequá-las ao interesse público decorre da supremacia do interesse público sobre o privado. No poder de polícia não decorre de nenhum vínculo especial entre o particular e a Administração Pública. É o poder geral de aplicar penalidades e restringir condutas para adequá-las ao interesse público. Exemplo: restrição de exercício de propriedade em João Pessoa PB somente pode construir na beira mar até 04 quatro andares decorre do poder de polícia. Exemplo 2: Licença para construir decorre do poder de polícia. Poder de Polícia quanto ao exercício das liberdades públicas: ocorre na situação de realizar passeatas, portar arma depende de autorização.

1

Doutrina tradicional quando fala de poder de polícia estabelecem a idéia que o poder de polícia é discricionário. autorização para porte de arma. -Polícia Administrativa repressiva (passar no sinal do semáforo vermelho implica na infração administrativa aplicada ao infrator). proibições de construir até determinada altura). Exemplo 4: Estacionar em determinada rua é proibido porque. De Regra o Poder de Polícia é ato discricionário. 2 . -Polícia Administrativa preventivas: licença. -Poder de Polícia pode se manifestar por atos discricionários ( autorização porte de arma.2 DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 1 PARTE 5 PODERES ADIMINSTRATIVOS PODER DE POLÍCIA Exemplo 3: Semáforo o interesse público de ir e vir é restringido para garantir o livre trânsito na cidade. o Estado que tem competência e legitimidade para tanto entende que irá prejudicar o trânsito e por conseqüência a coletividade. -Ocorre em atos individuais (aplicação de multa para quem desrespeitar normas do Código de Posturas do Município).dissoluções de passeatas ) ou atos vinculados ( licença para construir. Ressalva Poder de Polícia é vinculado em determinadas situações. Características do Poder de Polícia: -Ocorre em atos gerais (proibição de construir acima de certa metragem).

Se o Conselho não presta serviço público (ADIN 1717) e exerce Poder de Polícia particulares. Conselho Profissional restringe as atividades da liberdade profissional para poder atuar em determinada profissão para garantir o interesse coletivo. de Polícia não pode ser exercido por os Conselhos Profissionais têm natureza de autarquia. ConclusãoPoder particulares. A doutrina chama isso de aspectos materiais do Poder de Polícia. logo o Poder de Polícia não podem ser delegados a 3 .3 DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 1 PARTE 5 PODERES ADIMINSTRATIVOS PODER DE POLÍCIA Os Conselhos Profissionais seguem uma lei que diz que eles são particulares que prestam serviços públicos por delegação essa lei foi submetida a uma ADIN 1717. Atividades Materiais para o exercício do Poder de Polícia podem ser delegadas Exemplo: colocação de radares em determinados pontos de rodovias públicas e cidades por empresas privadas responsáveis pela fiscalização. Em 2010 uma Sociedade de Economia Mista BHTRANS aplicava multas aos infratores de trânsito Poder Judiciário se manifestou e conclui que não pode PJ de Direito Privado exercer atividade de Poder de Polícia.

manutenção na calçada de fronte ao calçamento de sua residência dentre outros. Excepcionalmente em certas situações admite-se que Poder de Polícia pode criar obrigações de fazer (aspecto mais moderno e atual que está sendo muito exigido em provas e concursos) exemplos: limpar terrenos. Nas provas e concursos será exigido o aspecto positivo de obrigação de fazer previsto no ESTATUTO DA CIDADE LEI 10. Geralmente temos Poder de Polícia em atividades negativas.4 DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 1 PARTE 5 PODERES ADIMINSTRATIVOS PODER DE POLÍCIA Assim. de tolerar. Os atributos ou características do Poder de Polícia são: -Coercitividade -Imperatividade -Autoexecutoriedade -Discricionariedade (de regra). impõem abstenções. obrigações de não fazer.257/2001 se o imóvel urbano não cumpre a função social previsto no plano diretor da cidade o proprietário será notificado para realizar a edificação e parcelamentos compulsórios ( É O PODER DE POLÍCIA) Poder Público exige do particular que seja dada função social a propriedade urbana não adequadamente aproveitada. 4 . mas seus aspectos materiais podem ser delegados. Poder de Polícia em si mesmo não pode ser delegado.