You are on page 1of 3

Texto marcos 4:35-41. Tema: Uma mensagem de encorajamento. As três perguntas - Uma mensagem de encorajamento.

A vida não é um cenário rosa, cheio de flores. A estrada do crente é espinhosa, atravessamos desertos, às vezes passamos por pinguelas estreitas, nos deparamos com vales, enfrentamos ventos fortes e tempestades. Nossa reação natural ao enfrentarmos os problemas é entrarmos em desespero, ficar com medo entrar em pânico e muitas vezes com raiva. Não vivemos nesse mundo imunes aos problemas, temos sofrimentos e dores. Caminhamos muitas vezes com o rosto coberto de decepção e lágrimas. Mas tudo isso não acontece por acaso. Os problemas e adversidades são os exercícios necessários para a musculatura da fé. Toda vez que saímos de uma tempestade saímos mais fortes, mais experientes, mais conhecedores de Deus. Assim foi com Jó: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem”. O texto de Marcos capítulo 4 entre os versos 35 e 41 estão três perguntas que são o eixo de qualquer problema que enfrentamos ou venhamos a enfrentar.

1ª pergunta veio dos discípulos: Mestre, não te importa que pereçamos? (V38)
Eles foram acometidos de uma forte tempestade. E diante de uma situação adversa eles acordaram Jesus e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? Essa é a pergunta do desespero. Nesse momento achamos que Deus não se importa com a dor que sentimos que Ele não está sabendo o que está acontecendo porque Ele está dormindo... Você acha que está desamparado, mas Ele está no barco e com certeza sabe de tudo que está acontecendo com você.

Conta-se a história de um homem cujo filho morrera de câncer. Então ele perguntou a Deus com amargura: “Onde você estava quando meu filho morreu?” O Senhor respondeu: “No mesmo lugar de quando o meu morreu.”

2ª pergunta parte de Jesus: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? (v40)
Mas como ter fé no momento em que a situação nos apavora? Como ter fé no momento em que a situação nos impõe o medo? Ter fé através da palavra de Jesus. Ele disse aos discípulos: Passemos para a outra parte. Em outras palavras, Jesus havia assumido um compromisso com aqueles discípulos. Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? Ele te fez promessa? Então o seu lugar não pode ser no fundo do mar! Ele te fez promessa? Então o seu barco não pode ser vencido pela tempestade! Ele te fez promessa? Então você não pode ficar no lugar que você está. Você vai chegar do outro lado!

3ª pergunta é feita pelos discípulos: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (V41)
Porque Jesus permitiu aquela tempestade? Porque sabia que os seus discípulos precisavam conhecê-lo mais profundamente. O Senhor quer que você o conheça de forma prática, não só na teoria, não! Ele quer que você tenha a sua experiência pessoal. Os discípulos perguntaram: quem é este? Mas também responderam uns aos outros: Ele tem poder sobre o vento e sobre o mar. Quem é este? Ele tem poder para perdoar pecados! Quem é este? Ele tem poder para curar enfermidades! Quem é este? Ele tem poder sobre o problema conjugal! Quem é este? Ele tem poder sobre a crise financeira!

Quem é Ele pra você? Jesus quer que você O conheça. E as tempestades da vida são as suas aulas práticas.