You are on page 1of 3

Texto João10:11-14. TEMA - JESUS, O BOM PASTOR INTRODUÇÃO.

Porque será que a Bíblia nos compara a ovelhas, porque as ovelhas precisam ser pastoreadas pois não enxergam direito se perdem com muita facilidade, não tem senso de orientação se torna presa fácil dos lobos e leões , o que o pastor faz pelas ovelhas. O Pastor guia (caminha na frente) o Pastor prove (alimentação pastagem e água) o Pastor defende e guarda (Davi)( salvação e libertação) o Pastor da a vida (morre pelas ovelhas) Os homens também são comparados a ovelhas, embora sejamos inteligentes, vivemos cometendo situações que nos deixam a mercê dos mercenários que o único objetivo é nos machucar. Quantos jovens hoje estão sendo pastoreados por traficantes, quantos adultos hoje estão sendo pastoreados pelo pai da mentira(e vivem cometendo injustiças) Todos nós precisamos ser pastoreados .todos nós necessitamos de uma palavra que nos conduza a Deus. A Bíblia diz que somos ovelhas (Sl 23). Quando nos entregamos a Jesus, o Bom Pastor, passamos a experimentar um cuidado todo especial dEle para conosco, em Ez 34:31 Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o seu Deus. Palavra do Soberano, o Senhor. JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR (João 10:11 a 14) Aqui temos duas maneira diferentes de pensar, o bom Pastor prefere morrer no lugar das ovelhas já o mercenário que é um aproveitador e só cuida das ovelhas pensando no proveito que pode tirar delas a lã o couro a carne e o dinheiro. i. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11): A principal missão é cuidar das ovelhas e se esforçar para que nenhuma se perca, alem de alimentá-las tratar os seus ferimentos e guarda-las seguras.

ii.

A maior manifestação do bom Pastor se expressa no infinito amor que tem pelas ovelhas . Deus levantou pessoas que a partir do exemplo de Jesus se dedicam a servir os outros a partir do exemplo de Jesus. O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4).
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. (que vos voce tem ouvido ultimamente?)

iii.

Deus colocou no coração do ser humano a capacidade para reconhecer a voz (exemplo crianças reconhece a voz da mãe, pai) voce tem uma capacidade de reconher voz muitos tem reconhecido a voz de algum cantor ou voz do artista da novela a voz da visinha fofoqueira (que voz voce tem reconhecido) O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões. Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos. Jesus estava falando dos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

iv.

Aqui Jesus se apresenta como a porta a porta é o lugar onde as ovelhas entram e sai do curral, Jesus também é a porta e poderemos ir a ele sempre que precisarmos, neste mundo onde as pessoas estão sempre pensando em si mesmo temos o conforto de saber que podemos ir a Jesus a qualquer momento, e um bom exemplo para nós cristãos: estar sempre aberto para ajudar o semelhante em suas necessidades. O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28):

v.

Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim. (Aqui Jesus fala de comunhão sendo que temos que saber quando é a voz de Jesus falando conosco e quando é o inimigo querendo nos destruir a comunhão vem através da palavra da oração através do discipulado) Fala também de segurança ninguém poderá rouba-las de mim (todos os nossos inimigos serão enfrentados pelo nosso Pastor Jesus leitura do Salmo 23 mostra o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando...

Conclusão. Leve seus discípulos a orarem com você e a pedirem ao Senhor: Jesus, seja o meu Pastor; eu quero entrar pela porta do Teu Aprisco! Jesus, abre os meus ouvidos para que eu possa ouvir a Tua voz. Livra-me dos lobos, dos mercenários e dos salteadores. Jesus, por favor, dirija a minha vida de acordo com Sua perfeita vontade. Este é o meu desejo: segui-lo para sempre! .