You are on page 1of 3

, projetos nobres

Não desista do que é nobre! Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.” Thomas Edison – inventor da luz elétrica Introdução. Você conhece ou já conheceu alguma pessoa que em um determinado momento de sua vida desistiu de algum sonho, de um casamento, de uma conquista ou até mesmo da própria vida? Normalmente uma pessoa desistente é uma pessoa frustrada, cansada, amargurada e sem nenhuma esperança. Essas são as marcas de uma pessoa desistente. A palavra desistir que vem do latim “desistere” tem como significado “não prosseguir” ou “renunciar algo”. E esta palavra que representa uma ação, é a essência do mal em nós, ou seja, nós já em nossa natureza humana já possuímos a essência da desistência em nosso DNA terreno por causa do pecado, porque o pecado nada mais é do que o ato de desistir de fazer o certo! Toda pessoa que não tem mais esperança ou vive uma vida em pecado é porque em algum momento de sua vida desistiu de algo. Isso é um fato! A maior luta do ser humano sem dúvida alguma é desistir de algo, pois é uma essência que ele enfrente na sua própria natureza. Hoje eu quero analisar com vocês, 3 estratégias que devemos ter para não desistir em nossas vidas! 1 – Ter um propósito correto, que agrega valores. Isaías 32:8″Mas o nobre projeta coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá” Quantas pessoas maravilhosas que inspiram motivação, ânimo e empolgação nós conhecemos neste mundo? Pessoas que você olha e pensa “Uau! Esse cara ou essa mulher é top! Deve ser super bem sucedida!”, mas em pouco tempo ou um pouco mais que você conhece essa pessoa, você observa que ela não conquistou nada e na verdade é uma pessoa intensamente frustrada, ou pior, você percebe que essa pessoa com todo seu carisma e potencial causa um grande prejuízo para muitos em benefício próprio ou carrega consigo para o inferno multidões e multidões de pessoas? Muitas pessoas estão aí fora cheio de gás e animados, mas não possuem propósitos em sua vida ou se possuem, são propósitos que não edificam e não agregam valores nenhum. Essas pessoas normalmente são lembradas no momento, mas dificilmente deixarão um legado após suas mortes. Ou deixarão um legado negativo e serão lembrados por suas atrocidades. Exemplo da assistente de Hitler. 2 – Quando temos um propósito correto, precisamos desistir de tudo aquilo que nos afasta de alcançar este propósito.

Mateus 13:44 “O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Observe essa parábola que inclusive estudamos na célula desta semana, que diz sobre um homem que recebeu um tesouro e o escondeu em um campo pois estimava muito aquele tesouro, mas para que ele não perdesse essa estima por aquele tesouro, ele vendeu tudo o que tinha para ficar apenas com aquele campo cujo tesouro estava escondido. Em nossa vida carregamos muitas coisas ou tesouros que em determinados momentos nos fazem desistir do verdadeiro e nobre projeto. Precisamos abrir mão desses maus tesouros para prosseguirmos para o alvo, precisamos aprender a desistir do nosso EU. Toda pessoa que não desisti do seu EU, em algum momento de sua vida abrirá mão de um projeto nobre, porque TODO projeto que é nobre não visa um beneficio próprio apesar de beneficiar, todo projeto nobre visa um motivo maior que nós mesmos. E para isso precisamos aprender a abrir mão do nosso eu. Quer exemplos disso? Casamento: Um projeto nobre de constituir uma família, a primeira instituição criada por Deus, mas toda pessoa que não abre mão do seu EU para vivenciar e desenvolver um casamento feliz desistirá no meio do caminho, porque sem abrir mão das suas vontades na maioria das vezes para fazer o cônjuge feliz o casamento é frustrado e sempre alguém desiste por causa do seu egoísmo. Discipulado: Outro projeto nobre que alguém pode almejar é ser e fazer discípulos, um mandamento de Jesus, entretanto, todo aquele que não abrir mão do egoísmo, do seu comodismo, de seus achismos, das suas razões em prol da pacificação não conseguirá ser bem sucedido nem como discípulo pois não conseguirá aprender se não se esvaziar de si mesmo, e muito menos conseguirá fazer discípulos pois nunca estará disposta a pagar um preço de vivenciar a compaixão. Fé: A fé é algo que agrada tanto o coração de Deus e que sem ela é impossível vê-lo! Mas para vivenciar a fé em Cristo, vivenciar o Cristianismo é necessário abrir mão do nosso EU. Lucas 9:23 “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Abrir mão do nosso EU vai nos ajudar a enfrentar as situações mais complexas desta vida que nos levam a desistência. Vocês acham que Jesus deu algum conselho que lhe prejudicasse? Mas e quando Ele diz sobre crucificar a carne? E quando Ele diz no sermão do monte que bem aventurados ou felizes são aqueles que sofrem perseguição, aqueles que são injuriados, aqueles que devem oferecem a outra face para apanhar?

Como assim? Isso é não prejudicar o nosso EU? Isso é um ensinamento maravilhoso de uma estratégia de desistir do nosso EU para vivenciar projetos maiores e nobres. Toda pessoa que aprende a desistir do seu EU é uma pessoa inteligente emocional e consegue se manter focada no alvo, consequentemente não desistirá facilmente. 3 – Toda pessoa que desiste do seu EU se esvazia para partir então para a terceira e principal estratégia: Encher-se do Espirito Santo de Deus! Ninguém nessa vida será plenamente realizado sem Deus. Eu desafio um homem ou uma mulher sem Deus, que por mais “bem sucedida, bilionária ou famosa” no mundo que não tenha alguma necessidade de realização no intimo da sua alma… TODOS carecem da glória de Deus! Nós conhecemos muitas e muitas pessoas que no auge de suas conquistas desistiram de tudo! Tinham casamentos perfeitos, grandes empresas, fama… e simplesmente desistiram porque não tinham Deus e o vazio presente no seu EU os consumiram e os fizeram desistir! Paulo na sua epistola aos Efésios no capitulo 5 nos dá uma dica para viver e não morrer: Efésios 5:14-18 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Atos 11:23-24 “O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.” Mateus 24:12-13 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Lembrem-se o diabo quer matar os nossos sonhos (nos fazer desistir), quer roubar a nossa esperança (toda pessoa que desiste não tem esperança) e por fim quer nos destruir por completo. Ter um propósito correto que agrega valores, desistir de tudo aquilo que nos atrapalha e se encher do Espirito Santo de Deus são estratégias de todo aquele que deseja ser uma pessoa perseverante! Não desistir é a marca de quem é nobre e de quem possui projetos nobres! Não desistir é a marca de quem deixará um legado de sucesso e valor para suas gerações! Lutar sempre, desistir JAMAIS!