You are on page 1of 3

A importância da iniciação científica para o aluno da graduação

Paulo Sérgio Lacerda Beirão *

acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa. Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa. Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos. Os mecanismos institucionais para esta inserção são os estágios curriculares e a iniciação científica. Precisamos ampliar a iniciação científica como uma atividade curricular, valendo crédito e devidamente avaliada, para possibilitar uma melhor formação dos nossos estudantes. A Semana de Iniciação Científica faz parte do esforço de valorização desta atividade, porque dá ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais membros da comunidade universitária. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação de nossos alunos.
* Pró-Reitor de Pesquisa

O aluno deve começar a construir uma carreira de pesquisa já na Graduação?

Mesmo para mim. A pesquisa científica tem por característica a objetividade e a critica. Acho que a pesquisa deve ser feita. Só se ele preferir ficar na Universidade. Mas quem deseja colocar o pé no mercado rapidamente. • A pesquisa científica favorece o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Camila Dias. 4º período de Comunicação Social e bolsista de iniciação científica" " Sim." Acho que sim. Por isso a importância de tal. quanto mais cedo começar melhor. não precisa se preocupar muito com isso. melhorando assim a qualidade de vida. As pesquisas ajudam no contato com a profissão e com a Academia. que não pretendo seguir carreira acadêmica. a pesquisa. Nesse caso. visando ao mercado. Eu já trabalho com pesquisa porque quero fazer pósgraduação. já que nos últimos períodos é mais interessante o estágio. além de solucionar os problemas que afetam a sociedade. Carolina Martins Pinheiro. 2º período de Biblioteconomia " " Depende. pois sempre procura meios de provar e questionar teses. de preferência. O aprendizado na iniciação científica é muito importante. Luciana Rodrigues. Bjos o o 5 anos atrás Denuncie . o aluno adquire um pouco mais de experiência dentro de sua área de atuação. Através da pesquisa. Fonte(s): Minhas aulas de "Pesquisa e Desenvolvimento" na faculdade. é uma oportunidade de aprender com o que a UFMG tem de melhor. 5º período de Geologia " A cada pesquisa científica procura-se encontram respostas ainda não dadas a problemas existentes. no início do curso.

é prever as etapas do trabalho. e construção de uma didática mais elaborada e objetiva. Fazer um projeto é lançar idéias para a frente. Em uma pesquisa científica a elaboração de um projeto é uma etapa imprescindível. portanto. A pesquisa faz com que o aluno tenha vontade de seguir em frente com os seus objetivos criando uma atmosfera de conhecimentos que faz do seu dia-a dia um processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve em planejamentos. que uma pesquisa científica tem o objetivo de descobrir algo novo ou mesmo explicar e esclarecer um fato que ainda não está muito claro pelas pessoas. atividades. • • 4 anos atrás Denuncie Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: . de um tema ou de mesmo de um conteúdo específico. geralmente nascendo a partir de uma idéia. Sabe-se. é definir aonde se quer chegar com ele. Pesquisar faz com que o ser humano tenha interesse em descobrir. Ela pode ser realizada em qualquer área do conhecimento.Pesquisa científica é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso. explorar.interpretar coisas do nosso meio social.