You are on page 1of 6

http://hidrautec.no.comunidades.net/index.php?

pagina=1653041652&numb=105

(Foto 6/6)

Vamos conhecer um pouco sobre esse tipo de material


A fossa sptica uma alternativa para casas localizadas em locais que no tm sistema pblico de coleta e tratamento de esgotos. Um sistema eficiente e completo deve contar tambm com caixas de gordura, filtros anaerbicos e sumidouros. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas, atravs das normas NBR 7229 e 13969, estabelece todos os parmetros que devem ser obedecidos. Embora cada caso exija uma soluo especfica, basicamente a construo de um sistema de tratamento de esgotos funciona da seguinte maneira: a gua que vem da cozinha passa por uma caixa de gordura, onde esta fica retida pelo anteparo (chicana) evitando o entupimento da tubulao e o sobrecarregamento da fossa. Essa caixa impermeabilizada com mantas, da mesma forma qu e a fossa. Para uma casa com 6 pessoas, ela deve ter capacidade de 200 litros; a gua que vem dos banheiros vai direto para a fossa, onde os compostos orgnicos se decantam (vo para o fundo), as espumas e gorduras ficam boiando na superfcie e os microorganismos, principalmente as bactrias, liberam enzimas que destrem os germes e coliformes fecais. Seu tamanho tambm depende do nmero de pessoas: para uma casa com 6 pessoas, sua capacidade de 1.700 litros, e sua limpeza deve ser feita a cada 2 anos por empresas especializadas, que retiram o lodo do fundo e devem lev-lo a uma estao de tratamento; da fossa, a gua segue para o filtro anaerbico impermeabilizado, que deve ter as mesmas dimenses da fossa, e na qual a gua chega por baixo, atravessa uma tampa de concreto cheia de pequenos furos, passa por uma camada de brita n 4 e sai para o sumidouro. Para

limp-lo, deve-se tirar o lodo por um cano de respiro, situado antes da entrada, e injetar gua pela tampa superior para lavar as pedras. Um sistema ainda mais eficiente a vala de filtrao, em que, ao sair da fossa, a gua passa por uma cano furado, atravessa uma camada de areia, cai em outro cano furado e, ainda, por uma camada de brita, de onde j pode ir diretamente para a terra ou para rios e riachos; no sumidouro (buraco no impermeabilizado, cujo fundo deve estar a pelo menos 1,5m acima do nvel do lenol fretico), a gua absorvida pela terra. Seu dimensionamento depende, fundamentalmente, do tipo de solo em que ser construdo: quanto menos absorvente, maior o sumidouro. Deve estar situado a uma distncia mnima de 15m do poo de gua (se existente). Outra alternativa possvel (principalmente quando o lenol fretico estiver muito prximo da superfcie) a construo de valas de infiltrao, em que a gua corre por um cano furado, enterrado prximo superfcie, e se infiltra lentamente na terra.

http://www.infoescola.com/ecologia/fossa-septica/
A fossa sptica uma unidade que trata, a nvel primrio, os esgotos domiciliares. Nela, feita a diviso fsico-qumicada matria slida presente no esgoto. encontrada principalmente, como destino de efluentes domsticos em residncias da zona rural. Funciona como um grande benefcio no saneamento bsico, por colaborar com a preveno de doenas originadas pela falta de cuidados bsicos com a higiene. Geralmente, utilizada em domiclios nos quais no h um servio de tratamento de esgoto.

Partes de uma fossa sptica Cmara de decantao: Local onde se realiza o processo de decantao da matria suspensa no material despejado; Cmara de digesto: Neste compartimento ocorre o acmulo e a quebra da matria decantada; Cmara de escuma: Espao reservado para a parte da matria que no decantou na primeira parte do processo; Despejos: Material lquido depositado das instalaes domsticas, s quais a fossa sptica presta assistncia sanitria, com exceo da gua de chuvas. Lodo digerido: Semilquido, produto da digesto do material decantado na fossa.

Objetivo: Impedir perigo de contaminao de Fontes responsveis por abastecimento de domiclio. Impedir alterao das condies de vida dos ecossistemas aquticos em suas proximidades. Impedir poluio de guas subterrneas que sirvam tanto para abastecimento direto de seres humanos quanto em outras modalidades como irrigao de plantaes, bebida para animais dentre outras.

Funcionamento O processo de funcionamento das fossas spticas inicia com a reteno do esgoto que fica detido na fossa durante um perodo 24horas, aproximadamente. Simultaneamente, acontece uma sedimentao do material slido presente no esgoto. Esse se deposita no fundo da fossa, formando um semilquido, denominado lodo, enquanto a outra parte, constituda basicamente por graxas, leos e outros materiais fluidos, mantem-se emersa. Esse composto chamado escuma.

Seguindo a essa etapa, apresenta-se a de digesto anaerbia do lodo, que consiste num ataque forte de bactrias anaerbicas ao lodo, anulando parcial ou totalmente a ao das substncias volteis e dos microorganismos patognicos. Com isso, ocorre grande reduo de slidos, lquidos e estabilizao dos gases, o que permite que seus efluentes lquidos sejam dispostos com maior segurana para o meio ambiente. Bibliografia: http://www.caesb.df.gov.br/scripts/saneamentorural/cons_sis_impre.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_sptica http://sanambiental.blogspot.com/2008/10/fossas-spticas.html Ilustrao: http://www.arccol.com.br/fossa-septica-de-concreto.html

http://www.desentupidora18doforte.com.br/faq/fossa-septica.php

FOSSA SPTICA
O QUE FOSSA SPTICA?
A fossa sptica responsvel pelo tratamento primrio de todo esgoto domstico produzido dentro de uma residncia. Seu uso comum nas zonas rurais ou em locais que ainda no possuem saneamento bsico pblico. Seu custo barato, e mesmo sendo simples, ela ainda ajuda a manter a higiene e a sade da famlia. O seu tamanho varia de acordo com a quantidade de pessoas que moram no local, e a sua capacidade no deve ultrapassar mil litros de gua por dia. A fossa deve ficar em um lugar no to prxima casa, j que o seu cheiro pode incomodar. O ideal que ela fique h aproximadamente 4 metros de distncia, evitando tubulaes longas.

A Fossa 1 - Retentor de Gordura 2 - Defletor de Gases e Matria 3 - Defletor de Sasa

O Filtro Anaerbico 1 - Elemento Criador de Colnia 2 - Colnia de Microorganismos 3 - Biomassa 4 - Difusor de Fluxo Ascendente

A atuao das fossas spticas se resume da seguinte forma: um tanque enterrado para receber o esgoto com dejetos e gua servida. Elas retm a parte slida e, depois disso, d-se incio ao processo biolgico de purificao da parte lquida ou efluente, que precisam ser filtrados pelo solo para concluir o processo de purificao e eliminao dos riscos de contaminao. Por fim, elas descarregam o contedo em um terreno que dar continuidade ao tratamento da gua.

PORQUE A FOSSA IMPORTANTE?

Todo o esgoto retido no tanque da fossa entrar em decomposio, conseguindo remover cerca de 40% da demanda biolgica do oxignio (quantidade de oxignio consumido a partir da matria orgnica), com a possibilidade de voltar ao meio ambiente sem maiores degradaes. J a parte slida dever ser retirada por um caminho limpa-fossas e levada ao aterro sanitrio mais prximo, porque assim, pode-se prevenir doenas infecciosas geradas pela reteno dos resduos slidos produzidos.

CONFIRA ALGUNS CUIDADOS DE MANUTENO DE UMA FOSSA SPTICA


A fossa sptica precisa ser construda de forma circular ou retangular; Suas paredes devem ser de tijolos macios, cermicos ou at mesmo de bloco de concreto, revestida com argamassa; Plantas com a raiz profunda podem causar danos fossa, caso estejam muito prximos; Quando a fossa estiver cheia, isto indica que o momento ideal para a sua limpeza; Sempre que algum realizar a manuteno e limpeza da fossa, anote todas as informaes de quem realiz-la, pois isso garante segurana e organizao para as prximas inspees; Mantenha a rea que se localiza a fossa sempre limpa, sem galhos, arbustos e qualquer tipo de lixo, porque isso pode entupi-la; Evite todo tipo de equipamento pesado prximo do lugar; No deixe que a gua da chuva entre dentro da fossa, pois a fossa pode diminuir a sua capacidade de ecoar qualquer tipo de resduo; Materiais que no so biodegradveis e so jogados na fossa, podem entupir todo o sistema; leo de cozinha e outros tipos de gordura no podem ser despejados no ralo da pia, porque eles podem atrapalhar a absoro do solo; Substncias como fertilizantes, pesticidas, desinfetantes, leo do motor do carro e tintas devem ser evitados o contato com a fossa, j que elas podem contaminar o terreno e matar os microorganismos ao seu redor; Caso algum ralo entupa, use gua fervente no lugar de qualquer substncia custica ou txica; Mantenha o banheiro e a cozinha sempre limpos e com o uso moderado de detergente.

Qualquer dvida sempre bom procurar pelo responsvel pela rea de saneamento de sua cidade ou um engenheiro, que poder passar as noes tcnicas necessrias para o planejamento e construo de uma fossa sptica.

You might also like