Programa de Sociologia PSS-2010

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Sociologia –(1ª Fase) EIXO TEMÁTICO: SOCIEDADE, ESTADO E CULTURA.

HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar os diferentes tipos de estudo presentes no 1 – O Conhecimento em Ciências Sociais - Introdução ao Estudo da Sociedade. campo das Ciências Sociais. 1.1. A revolução Industrial e o surgimento das ciências sociais. Reconhecer e valorizar os direitos humanos e a 1.2. As principais correntes teóricas e as possibilidades de cidadania. análise científica dos problemas sociais. 1.3. A divisão do trabalho e as várias formas de trabalho: Identificar as várias formas de organização política, escravo, servil e assalariado. social e produtiva, da sociedade civil ao longo da 1.4. O trabalho na sociedade capitalista e as transformações recentes no mundo do trabalho. história. 2– Poder, Política e Estado Moderno. Avaliar o impacto das transformações sociais e tecnológicas na vida dos educandos e de suas famílias. 2.1. Surgimento e desenvolvimento do Estado Moderno. 2.2. Poder e representação: modelos de democracia. Compreender às novas exigências do mundo do 2.3. Estado e a globalização. trabalho e seus reflexos na organização das sociedades 3– Cultura e Diversidade Cultural contemporâneas. Identificar as formas de representação dos movimentos 3.1. A unidade humana e a diversidade cultural. O Etnocentrismo. sociais, no espaço urbano e rural. 3..2. A questão da diversidade e o direito à diferença .

1.

COMPETÊNCIAS Compreender a divisão das Ciências sociais e 1. relacionar os conhecimentos produzidos no campo das ciências sociais. Desenvolver no educando a capacidade crítica e 2. sua a autonomia intelectual.

2.

3.

Contextualizar modos de produção e debater as 3. transformações ocorridas no mundo do trabalho.

4.

Compreender e conceituar mobilidade social.

estratificação

e 4.

5.

Compreender as formas de organização do 5. homem na sociedade, o papel do Estado, e as formas de expressão de lutas sociais. Contextualizar a importância da relação homem e 6. o meio ambiente, para preservar as variadas formas de vida existentes na terra. Identificar as diversas formas de desigualdades 7. sociais. Compreender a diversidade social e étnica dos 8. grupos sociais.

6.

7.

Discutir conceitos de estrutura social e classe social.

8.

Reconhecer os mecanismos utilizados no processo de discriminação social.

9.

Compreender os cidadania e cultura.

conceitos

de

Ideologia, 9.

Distinguir o que é cultura e ideologia.

8. vida dos educandos e no meio ambiente. Diversidade do processo de socialização. Reconhecer e valorizar os direitos humanos e a cidadania de todo os povos existentes na sociedade 1. os estamentos e as classes. HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar os diferentes tipos de estudo presentes no 1. grupos sociais Demonstrar por meio de exercícios o domínio dos conteúdos básicos e de novas leituras sobre a identidade e a diferença. homem na sociedade. Identificar as formas de representação social dos grupos étnicos. procurando destacar revolução. Desenvolver no educando a capacidade crítica e 2. Valorizar o direito à cidadania como forma de manifestação dos diferentes grupos sociais e étnicos. Movimentos Sociais clássicos: Os direitos civis. 6. campo das Ciências Sociais. A família e a escola. 6.EIXO TEMÁTICO: CIDADANIA. sua a autonomia intelectual. cultura de 3.2. na contemporaneidade. Formas desigualdades na sociedade capitalista: violência e exclusão social. DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA COMPETÊNCIAS 1. 3. Os novos movimentos sociais. 4. humana. Distinguir os vários conceitos de ideologia. 2. Avaliar o impacto das transformações tecnológicos na 2. Valorizar o direito à cidadania como forma de manifestação dos diferentes grupos sociais e étnicos.Estrutura e Estratificação Social – E a questão das desigualdades e das diferenças sociais. 1. 3 .3. para preservar as variadas 5.2. 7. 9.1.1. Compreender os cidadania e cultura.2. 7. agindo de modo a preservar o direito a diversidade. Compreender e valorizar as diferentes 4.Sociedade e Identidade. A questão da identidade nas várias sociedades. formas de vida existentes na terra.Movimentos Sociais / Direitos / Cidadania da sociedade brasileira. 5. 3. e as formas de expressão de lutas sociais. manifestações culturais de etnias e segmentos sociais. Compreender a divisão das Ciências sociais e 1. políticos e a democracia. Compreender a diversidade social e étnica dos 8. 1. 2. Compreender as formas de organização do 3. Identificar e reconhecer as diversas formas de violência.1. A relação entre a estrutura social e a estratificação: as castas. Contextualizar a importância da relação homem e o meio ambiente. conceitos de Ideologia. massa e industria cultural. o papel do Estado. . a contribuição dos diversos grupos étnicos na formação 2. relacionar os conhecimentos produzidos no campo das ciências sociais. Mudança tecnológica e mudança social: Reforma e Identificar a diversidades culturais.

2002. Cristina. Jairo Marconi. 6.Evaristo de Moraes. O que é ideologia. HOBSBAWM. Sociologia: introdução da ciência da Sociedade. 7. 1982. 2000. Mercado Aberto Ed. O que é sociologia. O longo século XX. São Paulo Brasiliense. WEBER.(Col. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 5. uma introdução à antropologia Social. São Paulo: Brasiliense. Pérsio Santos de. São Paulo. São Paulo Brasiliense. 14 . Martin Claret. 10. (Col. Sociologia e sociedade.. LTC. Belo Horizonte: Editora da UFMG. TOMAZI. SANTOS . Clifford. Rio de Janeiro: Jorge Zahar . Sistemas Partidários em Novas Democracias: O caso do Brasil .. 11. poder e as origens de nosso tempo. 1986. 4. Introdução à sociologia . Nelson Dacio. Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica.Brasiliense. A interpretação das culturas. 15. IANNI. Iniciação à Sociologia. 1988. 2001. 1980. FILHO. LIJPHART. 1996. Carlos. História do Voto no Brasil . FERNANDES. 9. A Democracia e os Três Poderes no Brasil. 2002 OLIVEIRA. Editora Ática SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O PROFESSOR ENVOLVENDO OS DOIS EIXOS TEMÁTICOS 1. 2. M. 1988. O que é racismo. ARRIGHI. Rio de Janeiro. Marialice. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo. IANNI. Guimarães. 8. São Paulo: Brasiliense. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. sociologia.Gilberto. MAINWARING. 2000.São Paulo. Alfa-Ômega. PARADIDÁTICOS 12Direitos humanos e cidadania. RODRIGUES. LTC-1989.1996. Grandes cientistas Sociais). ROCHA. Everardo P. 16. A era do capital. Editora Alínea. Arend. 18. 20. Editora Ática. Luís Werneck (org. Editora moderna. ED. Crime. 47ª ed. GEERTZ. OCTÁVIO. 2000. 2003. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo. São Paulo: atual editora. São Paulo. 2003. Roberto da. Rio de Janeiro: Vozes. Meio Ambiente e pluralidade Cultural.LTC. 5. Faperj. CHAUI. 21. Paulo. J. Octávio. Joel Rufino. FORACCHI. Scott P. 1988. DIAS. Rio de Janeiro: Guanabara. 13. . FREIRE. São Paulo.Rio de Janeiro: global editora. Paulo Sérgio. M. 27 ed. Grandes Cientistas Sociais).. 2001 PINHEIRO. Rio de Janeiro: Contraponto: UNESP. 1981 a MARTINS. Florestan. violência e poder. Modelos de Democracia: Desempenho e Padrões de Governo em 36 Países. Comte. Martins. (Col. 1988. (org) Karl Marx. Paz e Terra. 1977. 1987. São Paulo. Reinaldo. 4. Fundamentos da Sociologia. Giovanni.). São Paulo. 14. Rio de Janeiro : FGV Editora. São Paulo: Edições Loyola. O que é etnocentrismo. Eric. Relativizando. (org) Émile Durkheim. MEKSENAS. 17. 3.São Paulo: editora Ática. José de Souza. 2001. 1978.) MATTA. VIANNA. Casa Grande & Senzala. 19. Iuperj / UCAM.SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA OS CANDIDATOS 1. COSTA. José Albertino. 2. Sociologia e sociedade no Brasil. 12. 1987. 3. Dinheiro. Ed. Ática. B. Sociologia. São Paulo: Editora moderna. 2001 NICOLAU.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful