You are on page 1of 9

SEPARATA DIZERES NA PAREDE

INFORMA PS PAREDE

OLH AR

SA DE
MARO 2012

APRESENTAO DA SEPARATA
NESTA EDIO:

DADOS DE PORTUGAL EQUIDADE EM ANLISE: DESPESA PBLICA VS DESPESA PRIVADA IDEOLOGIA E SADE

No seguimento do Informa, surgiu a necessidade de um espao que permita simultaneamente coligir informao e desenvolver temas. Com a Separata pretendemos faze-lo. Todas as referncias bibliogrficas sero identificadas, bem como, sempre que possvel, a disponibilizao atravs de hiperligao.

A publicao da Separata ter uma periodicidade indefinida, dependendo apenas da vontade, interesse e empenho dos camaradas. Inicia-se a Separata a propsito do debate sobre a Sade e o Estado Social.

resultado do debate com a camarada Ana Benavente. A Seco do PS Parede pretende contribuir para o aprofundamento de temas e consolidao de argumentos para a afirmao ideolgica da Esquerda democrtica.

Fica prometida outra, sobre a Crise e a Auditoria dvida, Bom debate.

IMPRENSA EM REVISTA

1978 Decl. Alma-Ata Cuidados Primrios 1986 Carta de Ottawa Promoo da Sade 1988 Decl. de Adelaide Poltic. Pblicas Saudveis 1991 Decl. de Sunsvall Ambientes favorveis sade 1997 Decl. de Jacarta Promoo da Sade no Sec. XXI 2000 Decl. Mxico Rumo a maior equidade 2005 Carta de Banguecoque ...num mundo Globalizado

O SERVIO DE SADE E OS SISTEMAS DE SADE: BREVE ENQUADRAMENTO NO MUNDO GLOBALIZADO .


O Servio Nacional de Sade (SNS) um dos Sistemas de sade caracterizado pelas organizaes internacionais. A gnese dos sistemas de sade pode ser fundamentalmente dividida em Bismarckianos e Beveridgianos, os primeiros, tradicionalmente associados ao norte da Europa e os segundos ao sul, em relao ntima com os sistemas de proteco social desenvolvidos no ps-guerra. No contexto de mundo globalizado, ressurgiu a comparabilidade internacional, com consequente desenvolvimento de indicadores de aferio dos sistemas. Em 1999, OMS e OCDE assinam um programa de cooperao promovendo a mtua troca de informao sobre dados de sade. Naturalmente, a OCDE colige informao econmica, enquanto a OMS apreende a sade das populaes. Em 2010, com a amplificao das posies financeiras como pretexto para alterar as polticas de sade, proposto um mtodo para sntese do conhecimento em polticas pblicas, considerando efeitos sociais indesejveis e equidade. Em 2011, a OMS, em livro, olhando para os sistemas de sade, perspectiva que estes no so, como propagandeado, um fardo financeiro, mas sim, uma via para o crescimento econmico. Afinal, qual o futuro do sistema de sade Portugus? Perspectiva da ENSP, antes da crise.

OLHAR A SADE

Pgina 2

EQUIDADE EM ANLISE:DESPESA PBLICA VS DESPESA PRIVADA


O Oramento Geral do Estado para 2012 prev menos 600M para a Sade; pela OMS e OCDE. Portugal um dos pases da Europa com menor despesa per capita em sade, reduo das dedues fiscais e aumento das taabaixo da mdia da OCDE, xas moderadoras . O argu- e com menor crescimento mento principal Portugal dessa despesa. O crescigastar demasiado em sa- mento deve-se principalmente a um aumento da de, comparando com a despesa privada, e no OCDE. De facto, atendendo ao PIB, o crescimento pblica . A despesa pblica da despesa em sade encontra-se abaixo da mmais elevado e despropor- dia da OCDE. Como parte cional. Contudo, convm da despesa privada temos olhar para outros indicado- as despesas individuais aquando do acesso a bens res de sade fornecidos, de sade, sejam cuidados, medicamentos, exames (22.9%). Contrariamente tendncia na OCDE, Portugal foi dos pases que mais cresceu nos gastos das famlias em sade, encontrando-se acima da mdia. Importa, agora, referir o conceito de gastos catastrficos. Este termo aplica-se percentagem do oramento familiar dedicada a gastos com sade, quando ultrapassa os 40%. neste ponto que se discute equidade. A OMS descreve que, em Portugal, o nvel de rendimento individual a principal fonte de iniquidade, acima de qualquer outro pas. Somos dos pases em que h maior diferena no acesso a cuidados de sade por quintil de rendimento e o sistema fiscal beneficiou os 10% mais ricos com 27% de reembolso em despesas de sade, enquanto, os 10% mais pobres, apenas em 6%. O Estado dispende ou investe?

O SISTEMA DE SADE PORTUGUS: SERVIO NACIONAL DE SADE E RELAO MISTA COM O SECTOR PRIVADO
Tanto conseguimos, em 33 anos, com a implementao do SNS. Evolumos da cauda Europeia para o topo, num conjunto importante de indicadores de sade. A realizao e implementao do Plano Nacional de Sade prometia revolucionar o quadro da sade em Portugal, tanto na reforma da prestao de servios como na priorizao clara de necessidades de interveno. A evoluo dos indicadores entre 2004 e 2010 j reflexo de uma nova forma de abordar a sade. O sistema de sade encontra-se em transio, mantendo-se o financiamento do SNS inalterado. Temos parcerias pblicoprivadas, uma nova gesto dos cuidados de sade e uma rede de cuidados continuados. base a separao das entidades: financiadora, prestadora e reguladora. possvel compatibilizar sade pblica, geral e universal, com a perspectiva do lucro? O Hospital de Cascais, HPP, em 2011, derrapou 25.7%, custando ao Estado 71.9 M. Alteraes esto em preparao, um exemplo, a descentralizao de competncias para os municpios. A experincia internacional relata resultados sociais dispares, como alerta a OMS, em 2011. Nos EUA, a poltica de Sade dos Governos fortemente influenciada pelos problemas imediatos e ateno social que geram. Tambm a Deloitte prope uma viso para a sade. A Na dvida, falemos de equidade e universalidade e defendamos o SNS.

A que transio assistimos e que transio queremos? Em 2010, a OMS alertava para a necessidade de clarificar e regular o papel do sector privado, bem como maior investimento e reviso dos subsistemas de sade, para maior equidade e manuteno da universalidade.

O sector privado descobriu a sade como mercado potencial, mais ainda, numa Europa envelhecida. A eficincia baseada no desconforto e incerteza; retorno do capital adequado ao risco envolvido e alterao de estratgia em funo do mercado podem ler-se na apresentao feita pela Espirito Santo Sade Ordem dos Economistas em 2010.

SEPARATA DIZERES NA PAREDE

Pgina 3

DIVISES IDEOLGICAS: SNTESE DE OBJECTIVOS E ARGUMENTOS DIREITA


Insustentabilidade do SNS. Injustia da gratuitidade para ricos. Argumento financeiro. Princpio de que Economia escolhe modelo poltico. Argumento fiscal. Princpio da discriminao positiva. Reduo de desigualdades. Argumento do mercado. Princpio da concorrncia como incentivo. Autoregulao. Eficincia Argumento fiscal. Princpio da discriminao positiva. Reduo de desigualdades. Argumento administrativo. Princpio da diminuio do Estado central.

ESQUERDA
Argumento econmico. Princpio de que Poltica escolhe modelo econmico. Argumento social. Princpio da Equidade social. Sustentabilidade do SNS. Universalidade, Generalidade e Gratuitidade tendencial. Prestadores privados em articulao regulada com o SNS.

Prestador privado em concorrncia melhora sistema.

Argumento poltico. Estado como garante social. Princpio da regulao do mercado. Argumento social. Princpio da equidade.

No diminuio das dedues fiscais.

Universalidade, Generalidade e Gratuitidade tendencial. Descentralizao.

Descentralizao.

Argumento poltico. Princpio de maior participao do poder local. Reforo do Estado.

LIBERALISMO

SOCIAL-DEMOCRACIA

SOCIALISMO

A Europa deve evitar o modelo de sade disfuncional dos EUA

N. Chomsky

Paulo Macedo

Correia de Campos

Antnio Arnaud

No possvel ter um SNS bom e gratuito para toda a gente, diz Ferreira Leite

Os liberais e o SNS

Sucesso do SNS questo poltica, no de dinheiro

SNS no cdigo gentico do PS

FRUM ECONMICO MUNDIAL E FRUM SOCIAL MUNDIAL EM 2012


Em Janeiro decorreram os Fruns de Davos e Porto Alegre, focando em debate , respectivamente, as vises econmica e social do mundo. No FSM discutiu -se Estado de bemestar ou fractura social,, enquanto em Davos o Comissrio Europeu Delli abordava o assunto segundo uma viso neoliberal . Aguardamos, em Julho, a conferncia da ONU RIO+20, sobre desenvolvime nto.

A IMPRENSA NACIONAL E LOCAL REVISTA

09.05.2011 08.07.2011 22.10.2011 28.12.2011 28.12.2011 05.01.2012 11.01.2012 19.01.2012 21.01.2012 25.01.2012 08.02.2012 09.02.2012 14.02.2012 02.03.2012 02.03.2012 04.03.2012 05.03.2012 06.03.2012 07.03.2012 07.03.2012

PSD quer a privatizao parcial do SNS. A destruio programada do SNS. Sucesso do SNS questo poltica, no de dinheiro. Hospitais do SNS desperdiaram 2ME por dia em 2008. Meios complementares de defesa do SNS. No possvel ter um SNS bom e gratuito para toda a gente. Gestores pblicos no podem acumular funes no SNS. PS deve mudar de nome se SNS desaparecer. SNS no cdigo gentico do PS. Empresa contratada pelo Estado no cumpre pagamentos a clientes e fornecedores do SNS. Dfice do SNS abaixo do esperado por Macedo - mais baixo desde 2008. Salrios de gestores do SNS fora dos limites do Estat. de Gest. pblico. Aumento da mortalidade tambm tem a ver com a pobreza. CGD espera vender negcio hospitalar do grupo no 1. semestre. Portugal o pas da Europa onde mais se morre de frio. Parcerias com privados na sade violaram "boa gesto pblica". A dvida dos hospitais pblicos Indstria Farmacutica continua a subir, chegando aos 1.303 ME. Investimentos superiores a 100 mil euros no SNS s com autorizao do ministro. Urgncias eliminam refeies nocturnas. NOTCIAS QUE SE REFLECTEM EM CASCAIS

D.Notcias Le Mnd Dplmtq D.Notcias RTP Le Mnd Dplmtq SIC Ag Financeira Expresso Pblico RTP Neg. online C.Manh RTP Pblico D. Notcias Pblico Apifarma Oje Sol

Utentes do SNS dizem que aumento do tempo de espera um prejuzo. Pblico

27.07.2011 31.08.2011 07.10.2011 18.11.2011 22.12.2012 03.01.2012 16.01.2012 15.02.2012

Pagamentos a Hospital de Cascais, em 2010, 37% acima. Pagos 60.8 M. Sol Sonangol est de olhos postos na privatizao dos hospitais lusos. Partos no Hospital de Cascais crescem 37%. HPP na mira dos grupos Mello e Esprito Santo Sade. Hospital de Cascais poder despedir 200 profissionais N. Lusfonas HPP Sade RCMpharma N G Lisboa Adalberto Campos Fernandes o novo Presidente do Hospital de Cascais. Pblico

Bombeiros: Suspenso do transporte pe em risco de vida hemodialisados. Sol Pagamentos a Hospital de Cascais, em 2011, 25,7% acima. Pagos 71.9M. Sol

O texto e imagens contm hiperligaes assinaladas com e vdeos com . Lamentamos que nem todos os textos existam em Portugus. Alguns, mesmo textos oficiais internacionais carecem de traduo. Assim, o compromisso de garante de informao e preocupao com fidedignidade conduz remisso para o original. Redaco: Secretariado PS Parede.

GRFICOS E TABELAS: Dados oficiais


Despesa em sade per capita
A despesa total em sade mede o consumo final de despesa pblica e privada em servios mdicos e bens, bens de sade e servios (i.e. despesa corrente de sa- sade pblica e programas de preveno, bem como de), adicionando o investimento de capital em infraes- administrao. truturas de cuidados de sade. Esta medida inclui a OCDE Dados de Sade 2011 (pg. 148) Despesa total em sade per capita, pblico e privado, 2009 (ou ano mais prximo)
Despesa pblica Despesa privada

Percentagem de crescimento anual na despesa de sade per capita em termos reais, 2000-09 (ou ano mais prximo). OCDE Dados de Sade 2011 pg.149 Portugal: Despesa total de sade per capita, 2000-2007, por fonte. OMS 2010, pg.48

Taxa de crescimento mdio anual (%)

Fonte pblica

Fonte privada

Despesa corrente de sade total per capita (EURs)

GRFICOS E TABELAS: Dados oficiais


Despesa por fonte de financiamento
O sector pblico a principal fonte de financiamento da sade em todos os pases da OCDE, excepto no Chile, Mxico e EUA. Em 2009, na OCDE, a poro da despesa de sade pblica rondava, em mdia, os 72% dos gastos totais com a sade. Esta poro manteve-se relativamente estvel ao longo dos ltimos 20 anos. Contudo, em dcadas recentes, tem havido uma convergncia dos gastos pblicos em sade nos pases da OCDE. Muitos dos pases que tinham despesas relativamente elevadas no incio dos anos 90, como a Polnia e Hungria, diminuram a participao; enquanto outros pases que, historicamente, apresentavam uma poro pblica relativamente baixa, como Portugal e a Turquia, aumentaram os gastos do sector pblico, reflectindo reformas dos sistemas de sade e a expanso da cobertura do servio pblico. OCDE Dados de Sade 2011 (pg. 148)

Despesa em Sade por fonte de financiamento, 2009 (ou ano mais prximo). OCDE Dados de Sade 2011 (pg.157)
Estado Sector privado Utente Seguro privado Outros

Despesa em sade do sector pblico como percentagem (%) da despesa total de sade na Regio Europeia da OMS, 2008, (adaptado) Observatrio Europeu, 2011. pg.57

GRFICOS E TABELAS: Dados oficiais


Despesa por funo
Uma abordagem funcional dos servios de sade define pessoais (curativos, de reabilitao, continuados, auxiliaos limites do sistema de sade. A despesa total em sa- res e bens mdicos) e servios colectivos (servios pblide consiste nas despesas corrente e de investimento. A cos e de administrao) despesa corrente compreende os cuidados de sade OCDE Dados de Sade 2011 (pg. 152)

Despesa corrente em sade por funo de cuidados de sade. OCDE Dados de Sade 2011 (pg.157)
Os pases so classificados de acordo com cuidados curativos-reabilitao como parte da despesa corrente em sade. Doentes internos Doentes externos Cuidados continuados Bens mdicos Servios colectivos

1. Refere-se a cuidados curativos e de reabilitao em doentes internados e em cuidados de dia. 2. Inclui cuidados domicilirios e servios auxiliares.

Crescimento da despesa de doentes internos e externos, per capita, em termos reais, 2009
Taxa de crescimento mdio anual (%)

Despesas de administrao e subsistemas, 2009

Percentagem da despesa corrente em sade (%)

OCDE Dados de Sade 2011 (pg..153)

GRFICOS E TABELAS: Dados oficiais


Financiamento do sistema de sade
Existem 3 elementos para o financiamento do sistema de sade: fontes de financiamento (famlias, empregadores e Estado); esquemas de financiamento (seguros obrigatrios ou voluntrios) e os agentes financiadores (organizaes que gerem os esquemas de financiamento). O financiamento pblico inclui a comparticipao Alterao nos pagamentos directos pelo utente como percentagem da despesa corrente, 2000 -09. OCDE Dados de sade 2011 pg.157 social do Estado e fundos da Segurana social. O financiamento privado inclui o pagamento directo pelas famlias (utentes), seguros de sade privados e outros fundos privados (ONG e corporaes privadas) OCDE Dados de Sade 2011 (pg. 156)

Despesa total privada e despesa directa pelo utente como percentagem da despesa total de sade, Portugal e a mdia Europeia dos 15, 1998-2005, OMS 2010 pg.43.
Mdia da UE15 (total privado) Mdia UE15 - pagamento utente Portugal (Total privado) Portugal - pagamento utente

Pontos percentuais

Pagamentos pelo utente como percentagem do consumo familiar final, 2009, OCDE Dados de Sade, pg.135.

GRFICOS E TABELAS: Dados oficiais


Equidade no sistema de sade
O reconhecimento crescente de que o crescimento e ganho econmico o objectivo ltimo e soluo para tudo, tem sido mal aplicado () altura de elaborar polticas baseadas na justia social. () Ouvimos pedidos de lderes por todo o mundo clamando que demos aos sistemas internacionais uma dimenso moral () para que os redesenhemos de forma a que respondam a valores e preocupaes sociais (). Focar a sade um empenhaNecessidades mdicas no atendidas, razes seleccionadas por quintil de rendimento, pases Europeus, OCDE dados de sade 2011, pg 131
Rendimentos mais baixos No pode pagar Rendimentos mais elevados Tempo de espera Muito distante

mento valioso e a via mais certa de conduzir a um sistema de valores que tenha como fundamental o bem-estar da humanidade () Maior equidade no estado de sade das populaes intra e inter pases dever ser encarada como a medida chave de como ns, como sociedade, estamos a progredir. Margaret Chan - Directora Geral da OMS, num discurso ONU Necessidades de Sade Oral no atendidas por quintil de rendimento, pases Europeus, OCDE 2011 pg 131
Rendimento elevado Rendimento Rendimento mdio baixo

% Outros em sade Bens mdicos Diagnstico Co-pagamentos Farmcia

Percentagem do oramento familiar dedicado sade

Portugal: Pagamentos pelas famlias como percentagem do oramento familiar, por quintil de rendimento, em 2005/2006 OMS 2010, pg..42

Rendimento baixo

Rendimento elevado

You might also like