You are on page 1of 14

TEORA MODERNA E INTERPRETADO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS.

ESPECIALMENTE COM BASE NA TEORA ESTRUTURANTE DO DIREITO


Por FRIEDRICH MLLER*

SUMARIO
1. 1.a PARTE.2. 2.a PARTE.3. 3.a PARTE.4. OBSERVADO FINAL.

1.

1.a PARTE

Duas concepcSes tradicionais, a autoritaria e a liberal, servem at hoje de pao de fundo as novas concepcoes. A psito do estado autoritario, definido pela concentracao de poder {machtstaatlich-autoritare Position), v os direitos humanos como concessoes que foram arrancadas contrasistemicamente (systemwidrig) ao poder estatal. Sao, conforme se alega, lacunas no monopolio da forca e do poder definidor do estado. A concluso metodolgica desemboca no velho principio de que as prescricoes excepcionais deveriam ser interpretadas aqui na forma dos direitos fundamentis no sentido estrito: tao pouco liberdade quanto possvel. Em primeiro lugar, interpreta-se as garantas restritivamente em caso de dvida; em segundo lugar, somente o estado define quando estamos diante de um caso de dvida; e em terceiro lugar o estado monopoliza o poder de definicao sobre os tragos distintivos de um suporte ftico (Tatbestandsmerkmale).
* Doctor en Derecho por la Universidad de Friburgo de Brisgovia. Catedrtico de Derecho Pblico, Derecho Cannico, Filosofa, Teora y Metodologa del Derecho de la Universidad de Heidelberg (Alemania) desde el ao 1971. El Profesor Mller es autor de numerosas publicaciones en varios idiomas. Este trabajo lo publicamos en el idioma en que nos fue remitido por el Profesor Mller, uno de los dos idiomas en que se ha venido publicando esta revista desde su nm. 2, y, muy particularmente, desde que asumimos su direccin en el nm. 3. A partir de este nmero (nm. 7), tambin las colaboraciones recibidas en francs e italiano sern publicadas en esos mismos idiomas. (Nota del Director).

315
Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional Nm. 7, 2003

FRIEDRICH MLLER

Decerto cada direito tem os seus limites. Mas eles resultam aqu, abstraindo dos direitos hierarquicamente iguais de outras pessoas, do pirprio objeto (Sache) assegurado como livre. Esse enfoque do mbito normativo dos direitos fundamentis foi proposto pela Teora Estruturante do Direito em 1966 e 1969. O Tribunal Constitucional Federal assumiu-o em 1971 na clebre deciso sobre o caso Mephisto, praticando-o desde entilo em jurisprudencia constante, tambm com vistas a outros direitos fundamentis. Aqui evidencia-se paradigmticamente a transic^o de urna concepco autoritaria para urna concepco que pode fazer melhor justica a esses direitos em nivel terico moderno. Os direitos fundamentis justamente nao sao urna patrimonio residual (Restbestand) obtido pela subtraco de todas as proibicoes estatais; eles nao sao um direito negativo de polcia, mas, muito pelo contrario, o fundamento normativo do desenvolvimento (Entfaltung) social e poltico de cidados e pessoas livres. Sao garantas materiais, determinadas positivamente pelos seus contedos e pelo efeito destes. As teoras institucional e axio-sistmica tambm nao se apercebem disso (verfehlen diese Einsicht). Para a primeira, a liberdade individual somente pode efetivar-se em papis sociais previamente dados e em instituices jurdicas. Segundo ela, o direito fundamental nao atua diretamente, mas por meio de um complexo 'detalhador' (ausgestaltend) de normas, embora este tenha posico hierrquica infraconstitucional. Filosficamente esse enfoque remonta em parte a Hegel, em parte (por intermedio de Maurice Hauriou) tambm ao neotomismo. Ele reduz a titularidade (Berechtigung) subjetiva, que constitu o cerne dos direitos humanos. Forca urna observancia adaptada da alegada liberdade e perverte assim no mbito dos direitos fundamentis a constitucionalidade das leis em legalidade da constituico. Perverte igualmente os direitos subjetivos de liberdade em privilegios vinculados a instituices. Isso incompatvel com as normas das democracias liberis. A linha axio-sistmica do Tribunal Constitucional Federal exp5e-se a objecoes similares. Ela retoma sobretudo o racioccio das doutrinas weimarianas de Smend dos anos 20. Mas posteriormente o prprio Smend admitiu nao ter apreendido suficientemente o carter normativo da constituicao na sua doutrina da integraco. Apesar disso o Tribunal Constitucional Federal nao s quer que os direitos fundamentis individuis sejam compreendidos como normas regionais principiolgicas (regionale Grundsatz normen), mas todo o catlogo dos direitos fundamentis como ordem axiolgica objetiva1. Mas isso irracional e seduz ao comportament decisionista (Dezision) com base em pr-compreensoes valorativas privadas dos juzes. Isso tambm ignora que os valores sao extremamente controvertidos na sociedade pluralista atual. Nao em ltimo lugar por esse motivo, os direitos fundamentis e humanos nao sao valores, mas
Desde BVerfGE (Coletanea das decises da Corte Constitucional Federal) 6, pp. 55 ss., 72; E 7, pp. 198 ss., 205.
1

316

TEORA MODERNA E INTERPRETADO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

normas. Por tras deles encontram-se representagoes de valores da dignidade, liberdade e igualdade de todos os seres de semblante humano. Mas assim que a constituigao os positiviza, eles sao direito vigente. Quem pretende estampar as normas dos direitos humanos em valores, desvalorzaos, paradoxalmente por essa mesma razo. A teora clssica liberal opera sem o recurso a valores ou a instituigoes. Nos anos 20 Cari Schmitt procurara formular o principio distributivo fundamental do estado burgus de direito no sentido de que os direitos fundamentis autnticos seriam absolutos. Eles instituiriam urna liberdade pr-estatal que s poderia ser restringida pelo estado em aspectos isolados e a ttulo excepcional2. O pressuposto histrico-social dessa teora, urna sociedade homognea de proprietrios, formada por cidados autnomos, que agem tambm com autonoma no plano econmico inexistia j na Inglaterra de John Locke e existe anda menos para a sociedade industrial contempornea. A realidade desautoriza falar de urna liberdade pr-estatal do individuo, independente da aco do estado. Ela falsifica essa concepco dos direitos fundamentis que jurdicamente de qualquer modo nao serve de fundamento. No mnimo a partir da sua positivaco os direitos possuem um carter estatal-normativo. Lev-los a serio significa respeitlos, aperfeico-los e implement-los enquanto direito positivo3. A liberalista figura de argumentago in dubio pro librtate carece de um campo definvel de aplicagoes, pois as linguagens (tcnicas) naturais e esse o tipo lingstico das nossas constituigoes um caso dbio por principio sempre deve ser afirmado. Alm disso essa figura de argumentacao nao fornece criterios racionis de aferico do mtodo de trabalho. As garandas sao direitos subjetivos do individuo mas esse individuo nao vive e age sozinho. O atual tecido multipolar de relacoes entre instancias estatais, esferas e grupos sociais, entre o individuo e outros titulares afetados de direitos altamente complexo; e o Estado Democrtico de Direito deve empenhar-se em fazer justiga a todas essas instancias.
2

CARL SCHMITT, Verfassungslehre, 1928, e.g. p.

166.

Na metodologa, a concepcao criticada conduz no Tribunal Constitucional Federal que efetua urna interpretacao extensiva assim chamada efetividade dos direitos fundamentis, em autores individuis (sobretudo P. Schneider) ao postulado in dubio pro librtate: Desde BVerfGE 6, pp. 55 ss., 72; cf. ainda e.g. E 32, pp. 54 ss., 71; E 39, pp. 1 ss., 37 s.; E 51, pp. 97 ss., 110.- P. SCHNEIDER, in: VVDStRL 20 (1963), pp. 1 ss., 31 ss. As duas figuras sao rejeitadas com boas razes na literatura especializada. Na sua proposta, o Tribunal Constitucional Federal compreendeu equivocadamente um enunciado dos anos 20. Na poca efetividade significava nesse contexto: os direitos fundamentis nao sao meras regras programticas, mas normas jurdicas atuais (aktuelle Rechtssatze).- Hoje a pergunta est respondida pelo Art. 1., al. 3 da Lei Fundamental da RFA (cf. para a Constituicao da Espanha o Art. 53 al. 1 em combinacao com o Art. 9." al. 1). Mas como os direitos fundamentis atualmente vigentes devem ser interpretados concretamente? O principio da efetividade nao se pronuncia a respeito disso.- Cf. guisa de resumo: F. MLLER, Juristische Methodik, 6.a ed., 1995, pp. 105, 222; sobre in dubio pro librtate, ibid., pp. 105, 211, 222.

317

FRIEDRICH MLLER

Um enfoque, que nao interpreta a liberdade humana de forma liberalisolante, mas de forma interacionista (Dieter Suhr), procura satisfazer essa exigencia. Aqui os meus semelhantes (Mitmenschen) nao aparecem (apenas) como limites da minha liberdade no sentido de Kant, mas e mesmo sobretudo como meio de realizacao recproca (gegenseitige Entfahung); essa idia j aparece no jovem Hegel. Acedem ao primeiro plano as possibilidades da livre interacao conjunta. Isso direciona o olhar sobretudo a questoes atinentes organizaco e ao procedimento na realizaco dos direitos fundamentis. Outras concepcoes trabalham sobretudo os efeitos supra-individuais, os assim chamados efeitos das garantas em termos de direitos objetivos. O Tribunal Constitucional Federal ocupa-se h muito tempo com eles. As duas linhas principis sao aqui a doutrina do welfare state e a doutrina democrtico-funcional. Mas esta ltima4 normativamente incompatvel com a democracia pluralista. Liberdade nao apenas liberdade para, mas sempre tambm liberdade de, vale dizer, de heterodeterminaco (Fremdbestimmung). Nao se pode sustentar que o exerccio de direitos fundamentis se torne um dever funcional, quase que urna funao pblica5. De acord com a teora do welfare state6, os direitos fundamentis oferecem sempre tambm pretensoes de prestacoes (Leistungsansprche) sustentadas contra o estado. Assim e.g. a liberdade de imprensa nao exige apenas que o estado deixe a imprensa em liberdade, mas tambm que ele Ihe d garantas econmicas mediante subsidios. Isso des-natura as garantas de maneira irresponsvel quanto ao mtodo. O individuo, cuja liberdade da heterodetermnaco estatal est em jogo aqui, descobre-se como objeto incluido no orcamento do estado. Abstraindo-se disso, o procedimento do Tribunal Constitucional Federal merece ainda um comentario analtico. Segundo ele, os direitos fundamentis devem valer como normas objetivas de principios7 para todas as
4 Assim antigamente: HESSE, Grundzge des Verfassungsrechts der Bundesrepublik Deutschland, 9.a ed., 1976, p. 162. Essa doutrina distingue e.g. segundo a funcao da liberdade de opiniao e da liberdade dos meios de comunicacao para o processo democrtico. Assim a mdia, que serve apenas ao entretenimento, deve ser protegida menos ou nao deve ser protegida, diferentemente das contribuices de elevado nivel democrtico ou tico, que devem recebet plena protecao. 5 As posices individuis estao documentadas em: BRUGGER, Rundfunkfreiheit und Verfassungsinterpretation, 1991, e.g. pp. 27, 31. De acord com urna interpretado funcionalista menos rigorosa da liberdade do radio e da televisao, a finalidade da sua tutela nao a liberdade do individuo, mas o processo da formacao da opiniao enquanto tal.- O Tribunal Constitucional Federal move-se em boa parte nessa linha de raciocinio. Dessarte praticamente nao se pode obter insights {Einsichten) referentes ao mtodo, com vistas interpretaco. 6 Assim sobretudo HABERLE, Grundrechte im Leistungsstaat, in WDStRL 30 (1972), pp, 69 ss. 7 Para a discussao, com documentagao comprobatoria, e.g. BOCKENFRDE in: NJW 1974, pp. 1529 ss.; id., in: Der Staat 1990, pp. 1 ss.; ALEXY in Der Staat 1990, pp. 49 ss.

318

TEORA MODERNA E INTERPRETADO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

reas do direito. Mas ento a sociedade politicamente constituida {das Gemeinwesen) desloca-se paulatinamente em todas as reas relevantes para os direitos fundamentis para longe do estado legislador, dominado pelo parlamento, na direco do estado judicial no qual o Tribunal Constitucional Federal o novo senhor da constituicao (Bckenforde). Mais urna vez nao resultam aqui descobertas (Einsichten) adicionis quanto a urna interpretaco racional dos direitos fundamentis. Muito pelo contrario, os procedimentos se tornam mais irracionais, conforme mostram diretamente as dificuldades terminolgicas do Tribunal Constitucional Federal.

2.

2.a PARTE

Todas essas objecoes sao evitadas j no enfoque concepcional (konzeptioneller Ansatz) pela Teora Estruturante do Direito. Partindo da praxis, ela desenvolvida de forma abrangente desde meados dos anos 60 pela teora (da norma) jurdica, passando pela dogmtica jurdica, sobretudo dos direitos fundamentis, pela metdica jurdica at a teora constitucional. A Teora Estruturante do Direito nao apenas urna concepco nova da teora jurdica, mas urna concepcao de novo tipo8. Ela parte pela primeira vez de um conceito ps-positivista da norma jurdica. Esta, por sua
Entra na esfera dos mencionados esforcos tambm a posicao mais recente dos deveres ativos de tutela por parte do estado, no caso de risco de importantes bens atinentes a direitos fundamentis (assim BVerfGE e.g. 46, pp. 164 ss.; 53, pp. 57 s.; especialmente tambm E 39, pp. 42 ss. e 88, pp. 203 ss.). 8 Cf. F. MLLER, Tesis acerca de la estructura de las normas jurdicas, in Revista Espaola de Derecho Constitucional, Ano 9, n. 27 (1989), pp. 111 s. (traduzido por Luis Villacorta Mancebo).- As primeiras conseqncias para a metdica jurdica encontram-se em F. MLLER, Mtodos de trabajo del Derecho constitucional (traduzido por Salvador Gmez de Arteche y Catalina, a ser publicado prximamente em Madri com um prefacio do tradutor e um glossrio, em edicao bilinge). Cf. tambm ID., Mtodos de trabalho do Direito Constitucional (traducao de Peter Naumann, apresentacao de Paulo Bonavides), Porto Alegre, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ro Grande do Sul, 1999 (edicao especial). Apresentacao abrangente em F. MLLER, Strukturierende Rechtslehre, 2." ed., 1994; ID., Juristische Methodik, 6.a ed., 1995; ID., Elemente einer Verfassungstheorie, Vols. I-VI (19751997); ID., Die Positivitat der Grundrechte, 2. a ed., 1990; todas as publicaces com documentacao comprobatoria adicional sobre a representacao e discussao dessa posico abrangente e com referencia de bibliografa especializada. Efeitos dessa posicao, sobretudo do conceito do mbito da norma (Normbereich), na jurisprudencia do Tribunal Constitucional da Espanha: cf. STC 207/1992 e STC 28/1993; v. a
respeito SALVADOR GMEZ DE ARTECHE Y CATALINA, Introduccin a la versin castellana, in:

F. MLLER, Mtodos de trabajo del Derecho Constitucional (v. supra), e F. MLLER, Juristische Methodik, 6.a ed., 1995, pp. 34, 149, 303.

319

FRIEDRICH MLLER

vez, nao est contida no cdigo legal, no qual fguram apenas formas precedentes (Vorformen), distintas da norma jurdica no plano dos principios, pois a norma jurdica somente pro-duzida (hervorgebracht, produziert) em cada processo individual de solucao de um caso jurdico, de urna decisao jurdica. Alm disso pertence a ela, constitutivamente, o mbito da norma; norma jurdica torna-se assim um conceito complexo, composto pelo mbito da norma e pelo programa da norma. E concretizaco da norma nao o ato de tornar mais concreta (Konkretermachen) urna norma jurdica genrica contida no cdigo legal; mas ela , considerada com realismo e refletida suficientemente, a construco da norma jurdica no caso individual. A norma jurdica nao apenas o conceito central, mas tambm o dispositivo prtico central do trabalho jurdico. Por isso coerente que a Teora Estruturante do Direito represente hoje em dia urna concepco jurdica global que ultrapassa em muito a teora jurdica propriamente dita, contendo detalhamentos especficos na dogmtica, igualmente na metodologa e, nao em ltimo lugar, tambm na teora constitucional. Correspondentemente fala-se h muito tempo de Dogmtica, Teora Constitucional e Metdica Estruturantes, sendo que a Teoria Estruturante do Direito designa ento ao mesmo tempo o projeto abrangente. Essa concepco leva o trabalho do jurista a serio enquanto agao de pessoas; ela , portanto, tambm refletida em termos de teoria da acao e inclu a dimenso pragmtica no seu enfoque lingstico e de filosofa da linguagem (todo e qualquer trabalho jurdico se passa na linguagem, mais ainda: urna forma especial de linguagem, um jogo de linguagem). Por isso quero, como primeiro exemplo, explanar programa da norma e mbito da norma inicialmente nao em termos definitrios, mas pragmticos. Se analisarmos com suficiente sobriedade urna decisao jurdica e.g. urna sentenca judicial ou o resultado de um parecer jurdico, veremos que ela se apia regularmente em argumentos materiais (Sachargumente) bem como em argumentos de linguagem. A metdica e a teoria jurdica tradicionais nao querem admitir o papel constitutivo, i. , normativo dos pontos de vista materiais (Sachgesichtspunkte). Como eles sao metdicamente inevitveis, ela esconde-os por tras das conhecidas frmulas em branco (Blankettformeln) do tipo conformidade ao fim ou razoabilidade do resultado ou teleologa e similares (adequaco, proporcionalidade, justica ao caso individual). Tais figuras retricas sao imprecisas; elas sao tambm problemticas do ponto de vista do Estado de Direito, pois muitas vezes nao podem ser atribuidas de forma metdica plausvel aos teores literais no cdigo legal, aos textos das normas. Contrariando essa posico, a nova concepco afirma: para elaborar a norma jurdica, para constru-la a partir do caso jurdico e dos textos das normas o jurista care320

TEORA MODERNA E INTERPRETACO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

ce desde o comeco tanto de dados de linguagem quanto de dados reais; esta a realidade do trabalho diario e cotidiano das decises jurdicas. O resultado da interpretaco lingstica de todos os dados de linguagem chama-se aqui programa da norma; ele um resultado intermediario provisorio na solugao do caso. Falemos agora sobre o mbito da norma: com todo e qualquer texto da norma (= artigo, pargrafo, inciso) que e.g. um juiz introduz no inicio, com vistas ao caso decidendo e na maioria trata-se de varios textos de normas ele introduz (consciente ou inconscientemente) ao mesmo tempo numerosos fatos que podem, conforme ensina a experiencia, ter a ver com esses textos de normas: fatos individuis do caso e fatos genricos do tipo de caso. Esses fatos sao denominados aqui mbito material da prescrigo. Quando o jurista reduz, num segundo passo e por razes de economia de trabalho, esses fatos aos fatos relevantes com vistas ao caso concreto, ele constitu o mbito do caso. Num terceiro passo, ele constitui o mbito da norma submetendo os fatos a um duplo exame com base no resultado da interpretaco lingstica, quer dizer, com base no programa da norma. Essa seleco pergunta inicialmente: esses fatos ainda permanecem relevantes para o programa da norma entrementes elaborado? E se esse for o caso, ser que eles sao compatveis em termos de contedo com esse programa da norma? No caso negativo eles continuam sendo meros fatos, faca bruta do mbito do caso/do mbito material e nao desempenham nenhum papel fundamentador no curso posterior da deciso. Nao podem ento co-determinar o resultado jurdico no seu contedo. Em outras palavras: na democracia que segu os principios do Estado de Direito (como e.g. sob a Constituicao da Espanha ou a Lei Fundamental da Repblica Federal de Alemanha) nao pode haver nenhuma forca normativa do fctico, tambm nao pela via indireta atravs da metdica jurdica. Mas enquanto os fatos continuarem relevantes com o programa da norma, eles continuaro atuando (bleiben weiter im Spiel). Co-sustentarao a deciso no seu contedo, serao, portante, co-normativos nesse sentido. Por isso esses fatos sao denominados sintticamente mbito da norma. Isso foi urna explicacao a partir do processo prtico a partir da tica do usuario dos signos, i. , do jurista, portante urna explanaco pragmtica. Repito agora a mesma coisa em termos sistemticos: a norma jurdica compoe-se do programa da norma e do mbito da norma. Ela mesma um texto (texto da norma jurdica), quase sempre na forma de um Leitsatz (principio o axioma) do tipo: Em um caso como o presente (...) vale o seguinte etc.. Conclusivamente, essa norma jurdica ainda deve ser individualizada conclusivamente em norma de deciso, i. , em texto da parte dispositiva da deciso (O ru declarado inocente, A acao improcedente etc.). 321

FRIEDRICH MLLER

Para formul-lo mais urna vez em outros termos, desta vez a partir dos fatos, dos dados reais: os fatos nao devem co-sustentar vagamente, de qualquer maneira urna decisao jurdica, tambm nao segundo topoi como o julgamento pessoal do juiz ou segundo a oportunidade ou, para dizlo em outros termos, nao devem co-sustent-los. Pelo contrario, o sim ou nao da incluso dos fatos no contedo da decisao deve poder ser documentado pelo jurista em um trabalho de fundamentacao abertamente apresentado, tomando-se como criterio de aferico o programa da norma. E o programa da norma elaborado por urna interpretacao completa e racionalmente recapitulvel {nachvollziehbar) de todos os elementos lingsticos da concretizacao, de todos os dados de linguagem. Nesse ponto quero esclarecer urna coisa: quanto ao objeto (in der Sache), re vera, os juristas obrigados decisao sempre trabalharam assim; s que esse fenmeno nao apreendido categorialmente nem detalhado sistemticamente pelas dogmticas e metdicas jurdicas, teoras do direito e da constituico. Justamente esta a tarefa da teora e, mais especificamente, da teora do Direito: refletir de forma coerente e a partir dos fundamentos o que fazemos efetivamente, dia aps dia. A Teora Estruturante do Direito fixou-se a tarefa de conceitualizar aquilo que na praxis do agir jurdico de qualquer modo est sendo feito (por ser inevitvel), e de coloc-lo em condicoes de futuramente ser feito melhor (por ter sido conceitualizado). Isso envolve tambm urna determinada posicao lingstica e de filosofa da linguagem que esteja altura da moderna ciencia da linguagem desde o pragmatic turn. Nao posso falar disso aqui. Menciono apenas algumas conseqncias para o trabalho prtico: a linguagem meio, espaco de acao para o agir jurdico, nao instrumento passivo. Ela se v excessivamente solicitada com as concepcoes tradicionais de silogismo, subsunco ou significado (compreendido como propriedade de conceitos). Por essa razo a Teora Estruturante do Direito opera em termos de teora da aco, i. , indutiva e nao dedutivamente. O sujeito da decisao nao e a lei, a norma, mas o jurista agente. Ele responsvel pela sua decisao, est obrigado aos principios do Estado de Direito e democracia; nesse sentido exigente ele denominado na concepcao da Teoria Estruturante do Direito operador jurdico. E assim como desde Wittgenstein a linguagem vista no nexo entre jogos da linguagem e formas de vida, o jogo de linguagem especfico chamado Direito (instituicao, implementa?ao, concretizaco do direito) sempre est no seu contexto efelivo de orientacoes previas (Vorgaben) de natureza social, poltica, econmica, bem como no contexto normatizado das instituicoes estatais envolvidas. Em outras palavras: o trabalho jurdico transcende em muito a compreensao (no sentido da Hermenutica) e a interpretacao (no sentido do paradigma positivista e das posicSes antipositivistas) e em verdade um trabalho com textos as instituicoes estatais.
322

TEORA MODERNA E INTERPRETADO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

Que efeitos esse novo paradigma da teora do direito produz na teora e interpretaco dos direitos fundamentis?
3.a PARTE

3.

Os direitos humanos e de cidadania sao normas de direito positivo. Mas eles nao estao contidos de antemo (nicht schon enthalten) no texto legal, i. , no nosso caso, no texto constitucional. Este ltimo somente fornece o texto da norma, urna forma previa, o ponto de partida (input) da norma jurdica do trabalho prtico de concretizaco por via do programa e do mbito da norma. Ocorre que nos direitos fundamentis os mbitos materiais/mbitos das normas sao especialmente ricos, saturados em seus contedos: e.g. a conscincia e a religiao, a propriedade as suas mltiplas formas, as associacoes polticas e de outra natureza, a arte, a ciencia e a universidade, o matrimonio, a familia e outras formas complementares de convivio, as associacoes econmicas e os sindicatos bem como as suas formas tpicas de aco etc. Esses mbitos frteis de normas credenciam os direitos fundamentis como normas no sentido pleno do termo. Contrariamente a urna opinio tradicional, elas nao sao, portanto, clusulas gerais e muito menos ainda regras programticas (Programmstze). Na Lei Fundamental alema se pode designar somente o principio geral da igualdade (Todos os homens sao iguais perante a lei) como clusula geral originaria, porque ele excepcionalmente foi formulado nesses termos. Essa doutrina do direito estrutura em primeiro lugar a teora dos direitos fundamentis segundo aspectos racionis (e.g. clusulas gerais/normas plenas; texto da norma, programa da norma, mbito da norma); em segundo lugar, ela estrutura a sua interpretacao: dados de linguagem/dados reais; mbito material/mbito da norma; norma jurdica/norma de decisao (= a formulac.o da parte dispositiva da decisao Entscheidungstenor). Acrescem outras diferenciacoes, tais como: a hierarquia dos elementos de concretizaco, quando eles se contradizem; o papel do limite do programa da norma para a decisao admissvel (tradicionalmente e demasiado impreciso do ponto de vista do mtodo: Nenhuma decisao contra o teor literal Wortlaut). Em terceiro lugar, essa concepcao permite tambm estruturacoes adicionis para a dogmtica dos direitos fundamentis: e.g. nenhuma transferencia dos limites de um direito fundamental a outro direito fundamental; nada de reservas legis genricas, nao-escritas; dogmtica concreta da rea de cada garanta individual; e com vistas a Teora Geral dos Direitos Fundamentis ainda a importante distinco entre ponto de apoio junto ao direito fundamental o direito fundamental enquanto criterio de aferigo e sancoes no mbito da garanta.
323

FRIEDRICH MLLER

Em quarto lugar, essa concepgo estrutura tambm para a teora da constituigo: assim, por exemplo, os direitos fundamentis sao normas, nao valores; eles nao sao privilegios, mas direitos iguais; eles nao sao excecoes de ou lacunas no poder de estado. Muito pelo contrario, eles constituem autorizagoes (Ermchtigungen) ativas das pessoas, dos cidados. Eles fundamentam normativamente urna sociedade, medida que ela livre e pluralista, e um estado, a medida que ele democrtico. Eles sao os meios de realizagao por excelencia do poder constituinte do povo. Sem a prtica dos direitos humanos e da cidadania, o povo permanece sendo urna metfora abstraa de fungo ideolgica. Mas por meio da prtica dos human rights ele se torna, em fungao normativa, povo titular do estado (Staatsvolk) em urna democracia legtima. Os efeitos dessa mais abrangente concepgao moderna de teora jurdica sobre a teora e a interpretagao dos direitos fundamentis podem tambm ser formulados nos seguintes termos: eles reforgam a positividade, a materialidade e a racionalidade dos direitos fundamentis. 1. J falei sobre a positividade. Caso urna garantia esteja normalizada numa constituicao, ela direito positivo e justamente nao urna mera declarago ou um enunciado programtico. Para os pases de lngua alema esse debate de motivago meramente poltica na Alemanha j depois de 1919 est arquivado h muito tempo. Comparavel ao Art. 9. al. 1 em combinago com o Art. 53 al. 1 da Constituigo da Espanha e o Art. 5. 1 da Constituigo Brasileira de 1988, o Art. 1. al. 3 da Lei Fundamental (Os direitos fundamentis subseqentes vinculam (...) enquanto direito vigente sem mediacoes) se deve a razSes meramente polticas/histricas; mas nessa medida ele jurdicamente suprfluo para a Alemanha. 2. A materialidade dos direitos fundamentis reforgada e confirmada pela riqueza das suas reas materiais e de normas. De qualquer modo, direitos fundamentis sao posigoes materiais. Os fatos de como eles precisaram ser conquistados em cada caso histrico e precisam continuar sendo conquistados provam-no de maneira eloqente. Mas a concepgao estruturante desenvolve numerosos novos meios alguns j mencionados exemplificativamente para fundamentar essa materialidade e detalh-la de forma diferenciada. Assim o Tribunal Constitucional Federal praticou muitas vezes o enfoque do mbito da norma desde a deciso sobre o caso Mephisto de 1971 at a 4.a sentenga sobre o radio e a televiso de 1986, a 5.a decisao sobre o radio e a televiso de 1987 ou anda a decisao sobre o concubinato de 1990 quase sempre apenas em termos materiais (der Sache nach), mas em parte tambm j de forma conceitualmente explcita9. Ao lado disso essa concepgao abrange tambm os distintos efeitos dos direitos fundamentis. Georg Jellinek foi o primeiro a formul-los na sua
324

TEORA MODERNA E INTERPRETADO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

doutrina do status: status negativus (liberdade do estado, resistencia contra a intervengo por parte do estado Abwehr), status positivus (pretens5es e exigencias, prestagoes e participago, status no procedimento). Para Jellinek isso era sobretudo a pretensao a tutela jurdica. Outros exemplos sao o direito aos trmites legis (Rechtswege) e ao juiz legal (gesetzlicher Richter), o direito oitiva perante os tribunais, o direito protecao da me, o direito ao principio da igualdade na distribuico de prestacoes (Leistungen) do estado. A terceira funcao principal o status activus: direitos de cidadania, tais como os direitos de voto e de elegibilidade, o acesso ao servico pblico. Em forma modernizada, essas fungoes podem ser apreendidas sem problemas com base nos dados reais do mbito material e do mbito da norma e a ttulo de exemplo com base na concretizaco sistemtica (com normas de democracia e do welfare state) mas sem a unilateralizaco caracterstica dos enfoques funcionalistas cima discutidos. 3. A racionalidade adicional, j esbogada cima com vistas teora e interpretaco, revela-se na doutrina das fungoes, e.g. em urna posico diferengada diante do problema dos direitos fundamentis a prestagoes (Leistungsgrundrechte): as prestagoes podem ser exigidas do estado se elas podem ser fundamentadas partindo de urna formulagao clara na constituigo com a metdica do Estado de Direito; i. , de nenhum modo genricamente para todos os direitos fundamentis. Segundo a Lei Fundamental alema, isso e.g. possvel com relago dignidade humana (Art. 1. al. 1, frase 2 da Lei Fundamental: respeitar (...) e proteger); aqui o Tribunal Constitucional Federal chegou, na sua deciso sobre a prisao perpetua10, ao mesmo resultado do que a concepgao estruturante. Isso tambm possvel para a liberdade de escolas privadas no sentido do subsidio estatal; aqui o Tribunal Constitucional Federal endossa a idia da garanta de intervengo", desenvolvida por essa doutrina jurdica. Em contrapartida, as generalizagoes do funcionalismo do welfare state sao msustentveis do ponto de vista do direito constitucional e conseqentemente tambm ilegtimas do ponto de vista da teora e do mtodo.
9 A continuada influencia dessa concepco sobre a jurisprudencia do Tribunal Constitucional Federal relativa aos direitos fundamentis est documentada em F. MOLLER, Die Posiivitat der Grundrechte, 2." ed., 1990, pp. 103 ss. 10 BVerfGE 45, pp. 187 ss., 227 ss., 229 ss. Para fins de comparacao, v. F. MLLER, Thesen zur Grundrechtsdogmatik, in: ID., Rechtsstaatliche Form - Demokratische Politik, 1977, pp. 48 ss., 57 ss.; a respeito disso tambm ID., Die Positivitat der Grundrechte, 2." ed., 1990, p. 105. 11 Desde BVerfGE 75, pp. 40 ss.; em continuacao objetiva (im sachlichen Anschlufi), em parte tambm em continuacao explcita de: F. MLLER, Das Recht der Freien Schule nach dem Grundgesetz, 2.a ed., 1982; F. MLLER, B. PlEROTH, L. FOHMANN, Leistungsrechte im Normbereich einer Freiheitsgarantie, 1982.

325

FRIEDR1CH MLLER

4.

OBSERVADO FINAL

Desenvolvida a partir de anlises da praxis jurisprudencial, a Teora Estruturante do Direito urna teora da praxis. Leva os direitos fundamentis a serio como garantas conquistadas ao longo da historia e normalizadas cora carter de obrigatoriedade (verbindlich normiert). Clarifica, com a mxima racionalidade possvel os seus contedos, funcoes e limites. O teor material, socialmente decisivo dessas garantas, seu mbito da norma, caracteriza essa concepcao da sua teora e concretiza?o. Nao h sistema poltico civilizado sem os direitos fundamentis. Eles nao sao o nico contedo de urna constituigo civilizada; mas o catalisador das formas e dos objetivos estatais superlativamente exigentes, tais como: paz interna e externa, Estado Social de Direito (sozialer Rechtsstaat), democracia viva. A discussao sobre a sua efetivacao nos conduz inevitavelmente ao nosso ethos de juristas: ao ethos sobrio, associado a sua conquista e continuadamente vinculado a sua praxis.
BIBLIOGRAFA

(selecionada, em ordem de seqncia no texto)

MLLER, F., Freiheit der Kunst ais Problem der Grundrechtsdogmatik, 1969. a HABERLE, P., Die Wesensgehaltgarantie des Art. 19 Abs. 2 GG., 3. ed., 1983. a LUHMANN, N., Grundrechte ais Institution, 3. ed., 1986. GOERLICH, H., Wertordnung und Grundgesetz, 1973. SCHMITT, C, Verfassungslehre, 1928, 4.a ed., 1965. SUHR, D., Entfaltung der Menschen durch die Menschen, 1976. Freiheit durch Geselligkeit, in: Europaische Grundrechtezeitschrift, 1984, pp. 529 ss. HESSE, K., Grundzge des Verfassungsrechts der Bundesrepublik Deutschland, 19.a ed., 1993. BRUGGER, W., Rundfunkfreiheit und Verfassungsinterpretation, 1992. HABERLE, P., Grundrechte im Leistungsstaat, in: Ver'ffentlichungen der Vereinigung der Deutschen Staatsrechtslehrer 30 (1972), pp. 43 ss. BCKENFRDE, E.-W., Grundrechtstheorie und Grundrechtsinterpretation, in: Neue Juristische Wochenschrift, 1974, pp. 1529 ss. Grundrechte ais Grundsatznormen, in: Der Staat 29 (1990), pp. 1 ss. ALEXY, R., Theorie der Grundrechte, 1985. Grundrechte ais subjektive Rechte und ais objektive Normen, in: Der Staat 29 (1990), pp. 49 ss". DREIER, H., Dimensional der Grundrechte, 1993. MLLER, F., Normstruktur und Normativitat, 1966. Strukturierende Rechtslehre, 1984, 2.a ed., 1994. Juristische Methodik, 1971, 5.a ed., 1993. Elemente einer Verfassungstheorie, Vols. 1-6 (1975-1997). BONAVIDES, P., "Teora Estrutural do Direito" de Friedrich Mller, in: Revista de Direito Constitucional e Ciencia Poltica, 1984, pp. 249 ss.

326

TEORA MODERNA E INTERPRETACO DOS DIREITOS FUNDAMENTIS

CHRISTENSEN, R., Verbete Strukturierende Rechtslehre, in: Ergdnzbares Lexikon des Rechts, ed. N. Achterberg, 1987, 2/560. MLLER, F., Thesen zur Grundrechtsdogmatik, in: ID., Rechtsstaatliche Form Demokratische Politik, 1977, pp. 48 ss. Die Positivitdt der Grundrechte, 1969, 2.a ed., 1990. Das Recht der Freien Schule nach dem Grundgesetz, 2.a ed., 1982.
MLLER, F. & PlEROTH, B. & FOHMANN, L. H., Leistungsrechte im Normbereich

einer Freiheitsgarantie, 1982. MLLER, F, Tesis acerca de la Estructura de las Normas Jurdicas, in: Revista Espaola de Derecho Constitucional (1989), pp. 111 ss. (traduco de Luis Villacorta Mancebo). Mtodos de trabajo del Derecho Constitucional (traducao, introducao e glossrio alemao-espanhol de Salvador Gmez de Arteche y Catalina, a ser publicado em edicao bilinge em Madri). Mtodos de trabalho do Direito Constitucional. Traducao de Peter Naumann. Edicao especial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apresentacao de Paulo Bonavides (agosto de 1999). Edicao em livro em margo de 2000 pela Editora Max Limonad de Sao Paulo.

(Traduccin del alemn al portugus de PETER NAUMANN. Revisin de


LEONARDO MARTINS).

327

You might also like