You are on page 1of 10

1

COMUNICAO, NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS RELAES COM A EDUCAO.


Nair do Rocio da Silva

RESUMO:
Este trabalho constitui-se como uma reflexo a cerca dos meios de comunicao e tecnologias que permeiam no apenas o cotidianos de professores e alunos, atingindo e transformando nosso cotidiano escolar, tendo que a escola e hoje um lugar social de conhecimento e desenvolvimento que no apenas repassa contedos isolados, mas busca integrar o aprendizado vida formando cidado crticos e conscientes capazes de lidar com a realidade a sua volta.

Palavras-chave: conhecimento, tecnologia, comunicao e papel social da escola.

Durante minha trajetria como educadora posso concluir que impossvel ao trabalho docente passar imune a tantas mudanas que ocorrem no mbito da poltica, da economia, da tecnologia e cultura, muitas decorrentes do fenmeno da globalizao e por consequncia afetando todas as reas da sociedade, j que a globalizao um fenmeno social multifacetado com dimenses polticas, jurdicas, religiosas, sociais e culturais que no tem uma unanimidade terico conceitual embora seja sempre evidenciada pelo fluxo de bens e servios entre naes. Refletindo hoje uma nova etapa da expanso capitalista com o surgimento de novos polos de poder e blocos geopolticos, incorporando em um nico debate os impactos da internacionalizao da produo e da tecnologia contribuindo para o acirramento da competitividade, causando efetiva transfrmaes em muitos pases.

Como Salienta IANNI (2007) partindo da ideia de que no sculo XX o mundo passou por diversas mudanas e das mudanas na forma de que o prprio homem passa a se enxergar e a entender o mundo, a globalizao se incorpora de imagens, mdia, eletrnicos e natural que se tente explicar esses fenmenos por meio de tais recursos. Porm essas mudanas recaem sobre a sociedade, a cultura e consequentemente, sobre a educao, transformando nossos anseios e necessidades, assim como o de nossos alunos, a medida que nossas vidas tomam novos rumos e novos elementos passam a ser incorporados em nosso cotidiano transformando nossos hbitos simples e corriqueiros. Dessa forma, visando sanar necessidades mais abrangentes, nosso trabalho passa a se desdobrar em prticas pedaggicas que sejam mais abrangentes que possibilitem a formao do individuo como um todo e abarquem as novas necessidades que exigem, que pensemos nossos alunos como seres sociais, que devem ser capazes de exercer sua cidadania, o pensamento crtico e criativo diante das diversas situaes do cotidiano, ensinado no apenas contedos isolados, mas que se relacione com a realidade em que o aluno se insere e tenha um significado em sua vida. Nesse passo importante reconhecer que os avanos tecnolgicos que vem provocando inmeras transformaes em hbitos e comportamentos em todo o mundo, afetam sobretudo nossos alunos que possuem hoje uma vasta possibilidade de acesso a comunicao, a informao e a diverso por meio desses, e embora a escola no tenha incorporado amplamente o uso das tecnologias de comunicao ela invade o espao da sala de aula ao passo que os alunos trazem ao debate escolar suas vivncias, e impossvel ao professor passar imune a elas, pois hoje, mais que em qualquer outra faze da histria humana somos cada vez mais dependentes da tecnologia e dos meios de comunicao. Como enfatiza PORTO (2006), atravs das tecnologias de comunicao:
So vencidas barreiras geogrficas e criadas aproximaes culturais, apesar das diferenas econmicas e dos obstculos socioculturais que se interpem para a produo dos desejos nos cidados. As distancias e os espaos que os meios tendem a aproximar e a globalizar concorrem para

que as necessidades se assemelhem mesmo que, para muitos, a satisfao 1 delas no se concretizem.

Desta forma devemos estar atentos e cientes que nossos alunos de hoje tem outra forma de perceber o mundo, de se relacionar, de aprender, de sentir moldado diante das inmeras imagens, propagandas, sons, musicas, jogos etc., que no devem ser desconsiderados diante do processo de aprendizagem, pois que as experincias vividas fora do ambiente escolar so as bases sobre as quais os alunos constroem e inter-relacionam seu conhecimento escolar.
[...] por ser dinmico e multissensorial o universo dos jovens, o trabalho com imagens dos meios tecnolgicos de informao e comunicao possibilita-lhes a gratificao sensorial, visual e auditiva, permitindo-lhes 2 que estabeleam associaes entre fatos e vivncias.

Porm mesmo diante do crdito de que

construo do

conhecimento de nossos alunos se da por meio da interao com a realidade e embasados por teorias construtivistas da construo do conhecimento, a realidade que ainda no sabemos bem como introduzir tais tecnologias e meios de

comunicao em nossa pratica educacional afim de utiliza-los como recursos que contribuam com os objetivos do prprio projeto poltico pedaggico ao qual estamos submetidos levando em conta as reais possibilidades e necessidades em que nossos alunos esto inseridos, propiciando novas condies para o ensino e aprendizagem, visando uma nova prtica pedaggica que culmine em um ensino mais significativo, abrangente e eficaz.
A educao, como processo pedaggico sistematizado de interveno na dinmica da vida social, considerada hoje objeto priorizado de estudos cientficos com vistas definio de polticas estratgicas para o desenvolvimento integral das sociedades. Ela entendida como mediao 3 bsica da vida social de todas as comunidades humanas.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006 44p.
2

PORTO Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006 55p 3 SEVERINO, Antnio J. Educao, trabalho e cidadania: a educao brasileira e o desafio da formao humana no atual cenrio histrico. SO PAULO EM PERSPECTIVA, 14(2) 2000 65p.

Diante dessa necessidade esse

artigo tem como objetivo se

constituir como uma reflexo acerca do uso de tecnologias em mbito educacional, possibilidades de trabalho em sala de aula, possveis consequncias para a

educao com a insero de mediaes tecnolgicas em mbito educacional tomando como enfoque a questo do jovem, de suas necessidades e das relaes entre estes e as novas comunicaes e meios de tecnologias e sobretudo essa relao com a escola, como ambiente de ensino, o papel social da escola diante de novas possibilidades e consequentemente seu papel na vida do indivduo. Proponho-me neste artigo a pautar-me no ideias de MORAES segundo as quais:
[...] a nova infra-estrutura da informao e da comunicao pode contribuir para ampliar ou renovar os cnones tradicionais da produo do conhecimento levando-se em conta que os meios informticos oferecem acessos a mltiplas possibilidades de interao, mediao e expresso de sentidos, propiciados, tanto pelos fluxos de informao e diversidade de discursos e recursos disponveis textuais, visuais e sonoros como pela 4 flexibilidade de explorao.

Assim vendo as novas tecnologias como possibilidades de melhora do ensino, como forma no s de motivao, diverso, e descanso, mas como aliado atividade docente, busco uma reflexo acerca do temas: tecnologias e comunicao, pois diante de uma sociedade mvel na qual a troca entre os mais diversos indivduos possui um valor simblico e a comunicao se estabelece como um instrumento de valor resultante da liberdade de comunicao entre os seres que se deu sobretudo a partir das duas grandes guerras que marcaram o sculo XX que apesar das inmeras mortes e destruio contriburam para o desenvolvimento tecnolgico e comunicacional mudando vertiginosamente o cenrio mundial. O artigo ter como objetivo uma anlise de como se dispe essas tecnologias em mbito educacional, possibilidades benefcios e relao de receptividade que esses encontram diante dos alunos, como se inserem as mediaes tecnolgicas em mbito educacional e quais suas consequncias para a educao.

MORAES, R. de Almeida, DIAS, ngela C.; FIORENTINI Leda Maria R. As Tecnologias da Informao e Comunicao na Educao: as perspectivas de Freire e Bakhtin UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006). 1p.

Porm, a significao dos processos sociais e, no seu mbito, dos processos educacionais no se restringe a essa sua funcionalidade operatria. Se, de um lado, a realidade dos fatos que permite que a educao tenha alguma incidncia social, de outro, essa eficcia s ganha legitimidade humana se se referir a significaes que ultrapassem sua mera 5 facticidade e seu desempenho operacional.

Embora o ensino esteja mais relacionado didtica e a pedagogia cresce entre os professores a preocupao no apenas em transmitir algo, ou mediar algo, mas sobretudo com receptividade dos contedos, sendo que ao passo que o homem torna-se mais inventivo, o mundo e assim o mercado de trabalho e concomitantemente os consumidores se tornam mais exigentes, reforando a

importncia do papel social da escola diante das novas tecnologias sob as quais crianas e adultos se interam, e compartilham dos mesmos ideais, em meio a crise do modelo familiar, poltico e social em que esto inseridos.
De acordo com um senso comum atualizado, vigente nos meios acadmicos, nos meios de comunicao e at mesmo nos meios populares, estaramos vivendo hoje um mundo totalmente diferente daquele projetado pela viso iluminista da modernidade, constituindo uma nova ordem mundial. Estaramos vivendo um momento de plena revoluo tecnolgica, capaz de lidar com a produo e transmisso de informaes em extraordinria velocidade, num processo de globalizao no s da cultura, mas tambm da economia e da poltica. [...] Alm disso, necessrio considerar a dura realidade do contexto histrico latino-americano, em que as marcas da excluso humana continuam com presena muito forte. A gravidade da situao desmente qualquer veleidade de que j se teria encontrado o caminho certo para a construo de uma sociedade amadurecida, justa e democrtica. O processo de modernizao pelo qual passou e continua passando o continente est acontecendo a um preo muito alto. A organizao econmica, de lastro capitalista, sob um clima poltico de mandonismo interno das elites nacionais e da dominao externa dos grupos internacionais, impe uma configurao socioeconmica na qual as condies de vida da imensa maioria da populao continuam 6 extremamente precrias. [...]

No apenas a tecnologia mais o uso que se faz desta e sua relao com o sujeito na disseminao de conhecimento e informao com qual a escola se defronta articulando-as ao conhecimento escolar aumentando o leque de saberes que ligados a perspectiva comunicacional pode transformar as relaes dentro e fora do cotidiano escolar, servindo tanto para a formao de novos
5

SEVERINO, Antnio J. Educao, trabalho e cidadania: a educao brasileira e o desafio da formao humana no atual cenrio histrico. SO PAULO EM PERSPECTIVA, 14(2) 2000 65p.
6

SEVERINO, Antnio J. Educao, trabalho e cidadania: a educao brasileira e o desafio da formao humana no atual cenrio histrico. SO PAULO EM PERSPECTIVA, 14(2) 2000 66p.

comportamentos, como para reforar velhos modelos. Porm a simples utilizao de um meio ou outro em si no se constitui como uma prtica pedaggica eficaz e no garante benefcios educao, e para isso que temos que nos atentar. Como salienta PORTO (2006):
Apesar de nos depararmos com informaes/imagens que chegam sob diferentes apelos sensoriais visuais, auditivos e emocionais , incorrendo em diferentes formas de aprendizagem alm da razo (intuio, emotividade, criatividade e relacionamentos), ainda muitas escolas no esto abertas para a incorporao, ou, quem sabe, para o desafio de um trabalho com essas linguagens em seus cotidianos. Diante dessas linguagens, a grande maioria dos docentes (ou mesmo pais) se v apenas como usurio/telespectador. A preparao social e/ou pedaggica para seu 7 uso no , na maioria das vezes, cogitada.

que por sua vez culminaram em um trabalho de pesquisa que propiciou a elaborao desse artigo cientfico que tem enfoque a questo do jovens de suas necessidades e das relaes entre estes e as novas comunicaes e meios de tecnologias e sobretudo essa relao com a escola como ambiente de ensino que tem por base as pesquisas sobre subjetividade mediada pela tecnicidade comunicativa o papel social da escola e consequentemente seu papel na vida do indivduo. Vista por diversas perspectivas pedaggicas o uso de tecnologias e meios de comunicao no seriam apenas possveis como necessrios pois se levarmos em considerao algumas concepes tomando como norteador os

elementos da Pedagogia histrico-crtica onde a educao entendida como um ato de produzir do individuo e o individuo onde a pratica escolar se faz mediadora das prticas sociais, onde professores e alunos se encontram igualmente inseridos embora em condies diferentes buscando a soluo de problemas decorrentes da prtica social incorporando-os como elementos da vida dos alunos; ou de

procedimentos segundo o Mtodo Intuitivo, o qual salienta a possibilidade

utilizao dos mais diversos materiais e consequentemente tecnologias desde que seus usos sigam a diretrizes metodolgicas claras, o que implicaria na adoo de mtodos concretos, racionais e ativos, buscando orientar de forma segura; ou da Pedagogia libertadora valorizando os interesses e iniciativas tomadas pelos alunos,
7

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006 45-46p.

atribuindo prioridade aos temas e aos problemas que possuem maior proximidade s suas vivncias, colocando no centro do trabalho os problemas e temas sociais, polticos, culturais, entendendo a educao como caminho para a liberdade e a escola como lugar de oportunidades e socializao que busca desenvolver as

potencialidades de seus alunos por meio de atividades contextualizadas, os usos tecnolgicos so perfeitamente possveis. Assim vendo as novas tecnologias como possibilidades de melhora do ensino, como forma no s de motivao, diverso, e descanso, mas como aliado atividade docente, este trabalho visa ser uma reflexo acerca do tema. A tecnologia de comunicao que hoje abrange todos os cantos do mundo como um fenmeno cultural, social e poltico que acompanham as mudanas sociais, no apenas no Brasil mais no mundo, aos poucos vem transformando no s a vida de milhares de indivduos, mas tambm a prtica pedaggica, modificando a vida de professores e alunos, embora a educao ainda no tenha incorporado amplamente o uso das tecnologias digitais. Diante de uma sociedade mvel na qual a troca entre os mais diversos indivduos possui um valor simblico e a comunicao se estabelece como um instrumento de valor resultante da liberdade de comunicao entre os seres que se deu sobretudo a partir das duas grandes guerras que marcaram o sculo XX que apesar das inmeras mortes e destruio contriburam para o desenvolvimento tecnolgico e comunicacional mudando vertiginosamente o cenrio mundial. Embora o ensino esteja mais relacionado didtica e a pedagogia cresce entre os professores a preocupao no apenas em transmitir algo, ou mediar algo, mas sobretudo com receptividade dos contedos, sendo que ao passo que o homem torna-se mais inventivo, o mundo e assim o mercado de trabalho e concomitantemente os consumidores se tornam mais exigentes, reforando a

importncia do papel social da escola diante das novas tecnologias sob as quais crianas e adultos se interam, e compartilham dos mesmos ideais, em meio a crise do modelo familiar, poltico e social em que esto inseridos.
A complexidade do mundo moderno no est presente nos ensinamentos da sala de aula. As relaes de causa e efeito, o encadeamento linear seriado dos currculos escolares no d conta, por exemplo, de situaes

vividas pelos jovens em contato com outros jovens e/ou em situaes do 8 dia-a-dia de incertezas, acertos, erros, medos, entre outros aspectos.

Certos de que a escola no mais um centro

depositrio de

conhecimentos, mas que reconhece e articula o professor tornou-se no apenas um orientador de aprendizagens no apenas dentro do sistema educativo e tambm fora dele, dos assuntos e situaes com os quais os estudantes interagem em seu cotidiano, propiciando mediaes entre pontos presentes em seu cotidiano cultural presentes a saberes e significados escolares, que propicia como recurso e material a prpria vida ao contrrio da maioria dos textos escolares, lidando com a relaes entre pessoas, palavras, imagens e pensamentos.
Assim, por ser dinmico e multissensorial o universo dos jovens, o trabalho com imagens dos meios tecnolgicos de informao e comunicao possibilita-lhes a gratificao sensorial, visual e auditiva, permitindo-lhes 9 que estabeleam associaes entre fatos e vivncias.

Dessa forma posso concluir que em pleno sculo XXI, permeados por imagens, jogos, informaes, tecnologias, praticidades e possibilidades de distrao, lazer e etc., a utilizao dos meios de comunicao e tecnologias se fazem como uma alternativa a tornar as alulas mas interessantes, produtivas e vinculadas a realidade e aos interesses dos alunos, sem portanto perder em contedo, o que pode marcar o desenvolvimento de novos procedimentos pedaggicos e de uma didtica mais aberta a interao escola-sociedade.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006 46p
9

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006 55p

REFERNCIAS

AZEVEDO, Fernando de. Manifesto dos pioneiros da educao nova (1932) e dos educadore (1959). Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana.2010. BELLO, Ruy de Ayres (1967a), Pequena histria da educao, 6 ed. So Paulo, Editora do Brasil. BELLO, Ruy de Ayres (1967b), Filosofia da educao, 6 ed. So Paulo, Editora do Brasil. CARVALHO, Jos Srgio F. (2001), Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed. DEWEY, John (1979), Democracia e Educao. Introduo filosofia da educao. 4. Ed. So Paulo: Nacional. DONATO, Ausonia F., ROSENBURG, Cornlio P. Algumas idias sobre a relao Educaoe Comunicao no mbito da Sade. Sade e Sociedade v.12, n.2, p.18-25, jul-dez 2003 FREITAG, B. Poltica Educacional e Indstria Cultural. So Paulo: Cortez, 1987. FREIRE, P. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra.1971 _______ Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1976 IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vigotsky. Edgar Pereira Carvalho (org.) Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana.2010. MELO, Dulce Helena M. R. Ler na era digital: os desafios da comunicao em rede e a (re)construo da(s) literacia(s) exedra n 3 2010 MORAES,Raquel de Almeida, DIAS, ngela C., FIORENTINI. Leda Maria R. As Tecnologias da Informao e Comunicao na Educao: as perspectivas de Freire e Bakhtin. UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006) MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Trad.org. Daniele Saheb. Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana.2010. PENIN, S. T. S.; VIEIRA S. L.; MACHADO M. A. M. l. Progesto: como articular a funo social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Braslia: Consed, 2001. (Mdulo 1)

10

PIAGET, Jean (1983), Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. So Paulo: Cultrix/Edusp. PORTO, Tania Maria Esperon . As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis...relaes construdas. Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. RAMOS, Marise Nogueira (2001), A pedagogia das competncias: autonomia ou adaptao. So Paulo, Cortez. REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na pratica pedaggica sob a perspectiva construtivista. ENSAIO Pesqui sa em Educao em Cinci a s Volume 0 2 / Nmer o 1 Ma r . 2002 SCHELBAUER, Analete Regina (2003), A constituio do mtodo de ensino intuitivo na provncia de So Paulo (1870-1889). So Paulo, FE-USP, Tese de Doutoramento. SUCHODOLSKI, Bogdan (1978), A pedagogia e as grandes correntes filosficas, 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002. VIERO, Catia Piccolo, TREVISAN, Amarildo Luiz; CONTE, Elaine. Filosofia da educao a partr do dialogo contemporneo entre analticos e continentais. Abstracta 1:1 pp. 92 107, 2004

You might also like