You are on page 1of 38

cursos e apostilas e-mail : socursos@hotmail.

com
PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: PR-REQUISITO PROFESSOR: ELE0325 INSTRUMENTAO ELETRNICA ELE0314 Circuitos eletrnicos II ELE0319 Laboratrio de Circuitos Eletrnicos II Luciano Fontes Cavalcanti OBJETIVOS GERAIS O curso tem por objetivo fazer o aluno entender o princpio de funcionamento e a construo dos principais instrumentos eletrnicos utilizados em vrias reas do conhecimento. EMENTA Sensores, transdutores e outros dispositivos eletrnicos especiais. Amplificadores para instrumentao. Tcnicas analgicas e digitais em instrumentao. Conversores A/D e D/A. Tcnica para construo de instrumentos de medidas de temperatura, presso, posio, velocidade, acelerao, identificao de gases, luminosidade etc. PROGRAMAO APRESENTAO Comentrios gerais a respeito da disciplina, chamando ateno especial a estrema importncia do aluno estar presente em sala de aula uma vez que o curso tem duas estratgias de abordagem: uma informativa, que o aluno pode adquirir na literatura especializada; e a outra desenvolver a capacidade criativa de projetar instrumento, o que s conseguido atravs de treino, com o aluno procurando desenvolver seu raciocnio com interao ao que est sendo apresentado em aula. Informaes sobre abrangncia da disciplina, mostrando a sua importncia e as vrias reas em que ela atua, prevendo, tambm, novas possveis reas de atuao. O curso tem por finalidade treinar o aluno a projetar instrumentos eletrnicos, para isso necessrio o uso dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas; como Circuitos Eletrnicos, Eletrnica Digital, Microcontroladores, Controle, Telecomunicaes, Processamento de Imagens etc. CAPTULO 1 INTROUO INSTRUMENTAO Introduo a Instrumentao eletrnica: 1.1-Transdutores e Sensores. 1.2 -Sinal eltrico, sobre o ponto de vista da instrumentao um sinal eltrico que representa a grandeza fsica medida pelo instrumento. 1.3 - Instrumentos analgicos e digitais. 1.4 -Instrumento e instrumentao Nesta disciplina se estudam um conjunto de tcnicas para o desenvolvimento de projeto e construo de equipamentos eletrnicos de medidas. Os projetos sero baseados no diagrama em blocos de um instrumento genrico, mostrado na figura abaixo, que ser aprofundado durante todo o curso.

Sinal Eltrico

Ente Fsico

Sensor e transdutor

Conformador

Processamento do sinal Interface Homem Mquina

Diagrama genrico de um instrumento

.1.5 A evoluo dos sistemas de unidades mostrada a importncia dos sistemas de unidades nos instrumentos eletrnicos. 1.6 Caractersticas de instrumentao Definies de algumas Caractersticas dos Instrumentos: Faixa ou range: Representa todos os nveis de amplitude de entrada no qual o transdutor pode operar. Na prtica, o instrumento eletrnico s pode operar em uma faixa menor ou igual a faixa de operao do sensor. objetivo dessa disciplina treinar o aluno para que ele seja capaz de escolher o sensor apropriado, tanto teoricamente como comercialmente, para a aplicao desejada. Resoluo: o menor incremento do sinal de entrada que sensvel ou pode ser medido pelo instrumento. Depende principalmente da interface homem-mquina e nos instrumentos digitais do nmero de bits dos conversores A/D. Sensibilidade: a funo de transferncia do transdutor, isto , a relao entre o estmulo de entrada no transdutor o sinal na sua sada. O projetista tem o controle da sensibilidade de seu instrumento atravs do ganho dos amplificadores usados como conformador. Linearidade: melhor explicado em aula, atravs de grficos, e mostrado durante o curso como contornar os problemas da no linearidade. definida atravs da distncia mxima observada entre uma medida feita pelo instrumento em teste e o valor real da grandeza, dividida pela faixa do instrumento e multiplicada por 100%. Seu valor , portanto, expresso em porcentagem. Histerese: a diferena de medidas de um mesmo valor quando ele atingido vindo de um valor mais alto da quando ele atingido vindo de um valor mais baixo. Durante o curso poucos so os projetos em que a histerese ser levada em considerao Erro ou exatido: a diferena absoluta entre o valor real do padro ( metrologia )e o valor medido pelo instrumento. Ser usada mais a palavra ERRO. Repetibilidade ou preciso: a capacidade de se obter o mesmo valor em diversas medidas. Ser usada mais a palavra REPETIBILIDADE. Relao sinal/rudo: Tem o mesmo conceito j estudado em Telecomunicaes. No estudado de maneira prtica nessa disciplina. Estabilidade: a capacidade de um circuito eletrnico voltar a uma situao de regime permanente depois de receber um sinal transitrio. Embora no seja estudado como proceder para estabilizar circuitos, so mostrados, nas aulas apresentadas em transparncia, vrios circuitos com estabilizao. Isolao: Essa caracterstica obtida atravs de testes destrutivos, no sendo, portanto, feitas durante o curso.

Resposta de freqncia: So devidas as limitaes que tm os circuitos eletrnicos quando operam em freqncias mais elevadas. Normalmente so apresentadas em diagramas de Bode. So estudadas em Circuitos Eletrnicos II. Largura de faixa e espectro de potncia: Este assunto est muito bem explicado no livro usado como roteiro, atravs do exemplo da velocidade do sangue nas veias de um cachorro. Deriva: a variao de um ou mais parmetros do circuito atravs do tempo ou de alguma outra grandeza fsica, como, por exemplo, a temperatura. mostrado como se pode contornar este problema. O circuito de auto-zero tem esta finalidade. Tabela de calibrao; 1.7 Normas Tcnicas. A importncia das normas tcnicas nos instrumentos eletrnicos
O Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo ( www.ipt.br ) faz testes para homologao de instrumentos eletrnicos aplicados em vrias reas, isso necessrio em vrios casos como, por exemplo, para exportao de equipamentos

Apresentao em transparncia do primeiro instrumento prtico TESTADOR PARA FONTES ATX artigo publicado na revista Elektor n. 43 (Brasil 2005) mostrando o circuito completo de um instrumento para medir o desempenho de fontes de tenses e correntes para a placa me dos computadores. O objetivo da aula : Relacionar o instrumento com o diagrama genrico de um instrumento, como foi feito o Conformado, o Processamento do sinal e a Interface homem-mquima; Relacionar o instrumento com as Caractersticas dos Instrumentos. Anlise do circuito, revisando assuntos de eletrnica analgica e digital, tais como: Amplificadores inversores e no-inversores, compensao de offset, eliminao de rudo atravs de capacitores, comparadores, multiplexador/demultiplexador em CI 74HC4053, LEDs, etc. MICROCONTROLADOR EM INSTRUMENTAO ELETRNICA Alguns dos recursos dos microcontroladores so muitos usados atualmente nos instrumentos eletrnicos. comentado, de forma breve e sucinta, esses recursos para facilitar a compreenso do funcionamento desses instrumentos eletrnicos por parte dos alunos que no cursaram a disciplina de microcontroladores. Conversores A/D A quase totalidade deles so de aproximaes sucessivas, sendo s um conversor com vrias entradas multiplexadas. A rede com 256 resistores pode ser polarizada internamente ou externamente Portas de Entrada/Sada muito til em instrumentao as sadas configuradas em pull-up Timer Usado em instrumentao, principalmente, como marcador de tempo Mdulo Comparador Analgico Apresentao em transparncia do artigo SC ANALYSER - 2005 , publicado pela revista Elektor n. 47 (Brasil, fevereiro de 2006). Um instrumento para medir transistores bipolares PNP e NPN, JFETs, MOSFETs e diodos. Os procedimentos para a identificao da pinagem e o tipo do dispositivo so feitos automaticamente atravs do microcontrolador PIC16F873. As explicaes em aula so detalhadas para os transistores bipolares, embora sejam feitos comentrios a respeito dos outros dispositivos. Inicialmente o microcontrolador procura identificar se o dispositivo um transistor bipolar NPN ou PNP, caso no seja identificado, passa a tentar identificar outro dispositivo, se foi identificado, determina se o transistor NPN ou PNP e qual o pino da base. Em seguida passa a calcular o ganho de corrente em duas configuraes diferente, e, atravs da de maior ganho passa a determinar os terminais de coletor e de

emissor. chamada ateno no esquema completo do circuito para os multiplexadores 74HC4052 controlados pelo PIC atravs das portas paralelas, aos trs conversores A/D que medem as tenses na base, coletor e emissor nas diversas configuraes. comentada as tecnologias OLED e PLED ainda em desenvolvimento para a interface homem-mquina.

CAPITULO 2 INTERFACES Um dos sensores mais comuns para medir corrente eltrica utiliza o efeito Hall diretamente em um integrado, conforme mostrado abaixo na figura retirada do site (http://www.secon.com.br/sen_produtos.htm).

Transdutores para sensores que tm como sada uma fonte do corrente ou tm uma resistncia varivel. Principio de funcionamento dos multmetros quando esto configurados para medir resistncias.Projeto de um instrumento para medir resistncias de 12k, 5k e 3.3k com resoluo de +/- 5%, +/-10%, +/-20% ou acima e abaixo de 20% utilizando o TESTADOR PARA FONTES ATX. O circuito mostrado abaixo uma fonte de corrente controlada pela resistncia da esquerda e da fonte de tenso. Este circuito funciona como um transdutor para sensores resistivos onde o sensor deve ser colocado na posio do potencimetro.

Anlise da ponte de Wheatstone como um transdutor para sensores resistivos com baixa sensibilidade. Anlise com simplificaes, para uma pequena faixa de atuao.

A figura acima mostra uma ponte de Wheatstone onde a tenso de sada Vo Apresentao em transparncia do terceiro instrumento prtico PONTE DE MEDIDA L-C-R artigo publicado na revista Elektor setembro de1991(Portugal), chamada ateno para o timer NE555 como dispositivo para gerar tempo de medidas freqncias, a chave seletora de escalas, a interface interativa homem-mquina, a histerese do instrumento e o erro como funo da exatido dos elementos de calibrao.

CONVERSORES A/D E D/A CONVERSORES ANALGICO/DIGITAL E DIGITAL/ANALGICO. Esse assunto pode ser estudado no Livro Sistemas Digitais Precipcios e Aplicaes Autor: Ronald J. Tocci no CAPTULO 10 INTERFACE COM O MUNDO ANALGICO. Conversores D/A com resistores ponderados. Facilidade didtica e dificuldades prticas desse conversor. Conversor D/A com escada R-2R. Anlise das resistncias equivalentes dessa rede de resistores. Resoluo do conversor em funo do nmero de bits e da faixa de tenso. Conversor com chaves de tenso e alimentado com chaves de corrente. Comentrios sobre a famlia lgica ECL. Conversores A/D. Conversores A/D controlado por contadores; circuito de amostragem e reteno, o clock nos conversores, vantagens e desvantagens desse conversor. Conversores A/D de aproximaes sucessivas; principio de funcionamento, diagrama de bloco. Conversor A/D Flash. Conversor A/D de dupla rampa. Conversor A/D delta-sigma

Erro dos conversores: erro de Quantificao,erro de Offset, erro de Ganho, erro de nolinearidade integral, erro de no-linearidade diferencial e erro Total. Comentrios sobre o Manual Linear da National, existente no Laboratrio de Eletrnica, no que se refere aos conversores A/D e D/A. Anlise do funcionamento em diagrama de blocos do conversor integrado ADC0800, comentrios sobre o ADC0808 e ADC0809, Anlise do conversor ADC0804 que explicado no livro do Tocci e posteriormente ser mostrado em artigos sobre instrumentos. Rodrigo Marques de Melo Santiago Projeto sensor de temperatura (Apresentaes 2007_2) (74185 e ADC0804)) Apresentao em transparncia do artigo CONHEA O ICL7106/7107 publicado pela revista Saber Eletrnica em 1989. Esses circuitos integrados (ICL7106) e (ICL7107) so conversores A/D e ainda se encontram disponveis no Laboratrio de Eletrnica, foram desenvolvidos para serem usados em instrumentos eletrnicos com mostrador de sete-seguimentos. Esse integrado muito bom para alunos que queiram desenvolver projetos. Apresentao em transparncia do artigo CONVERSOR A/D PARA PC, Medies analgicas atravs da porta paralela publicado pela revista Elektor (Portugal). mostrado o conversor A/D MAX187. Apresentao em transparncia do artigo TERMMETRO PARA PC publicado pela revista Elektor (Portugal), que utiliza como sensor de temperatura o LM335 (para medidas em C ) ou o LM35 ( para medidas em K ).

CAPTULO 3 - TRANSDUTORES DE TEMPERATURA 3.1 Termmetro de Ar. No tem importncia na instrumentao eletrnica, apenas comentado como uma curiosidade histrica. 3.2 Par bimetlico de toro; Formado por dois metais com coeficiente de dilatao trmica diferente, este assunto estudado no segundo grau. Nessa disciplina visto como um transdutor de temperatura para posio, utilizados para acionamento mecnicos (movimento). 3.3 Pirmetros pticos; Muito usado antigamente na industria siderrgica quando se desejava medir altas temperaturas. Seu principio de funcionamento, entretanto, est se tornando popular com o uso de sensores que trabalham nas faixas de infravermelho, conhecidos como termmetro infravermelho, permitindo uma grande gama de aplicaes. No site indicado a seguir h vrios desses termmetros disponveis para a venda, entre eles o mostrado na figura abaixo (www.fluke.com)

Felipe Ferreira de Oliveira Pirmetro (Apresentaes 2007_2) Comentrios sobre o trabalho de Hudson da Silva Resende na Coteminas

Descrio do Problema: Barramento de Entrada fase R, mostrado a esquerda, manuteno Imediata Problema solucionado: Trocados terminais de conexo, limpado e reapertado, mostrado a direita.

Aps as leituras, as imagens trmicas (Termogramas) armazenadas no termovisor so transferidas para o computador, e gerenciadas com programa Fluke Inside software verso 3.11, no qual est sendo atualizada para a verso mais nova Inside 4.0, pode ser visto na figura 10.

3.4 Transdutores resistivos: So usados quando o sensor responde, em funo do ente fsico, atravs da variao de sua resistncia. Neste captulo, todos so sensores de temperatura. Comercialmente esses sensores so tambm designados por: NTC ( coeficiente de temperatura negativo) quando a resistncia diminui com aumento da temperatura, ou PTC ( coeficiente de temperatura positivo ) quando a resistncia aumenta com o aumento da temperatura. 3.4.1 RTD (resistence temperature detector , detector de temperatura resistivo). Esse tipo de sensor, principalmente os que so fabricados com platina, possui uma boa linearidade permitindo seu uso em instrumento com boa exatido, como desvantagens so relativamente caros. Normalmente so comercializados como Pt seguido do nmero que representa a sua resistncia a zero grau. Mais informaes pode ser conseguidas no site abaixo de onde foi retirada a figura, como por exemplo os sensores Pt100, Pt500 e Pt1000 (http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_Pt100.htm)

Fig. Do Pt100 de platina

Anara Crystine C. de Oliveira Termmetro de Resistncia (Apresentaes 2007_2) (Pt1000) Jose Antnio Gama Jnior Controle de temperatura de gua usando uma fonte chaveada (Apresentaes 2007_2 ) ( Pt 100 ) Trabalho desenvolvido no CTGAS 3.4.2 Termistores. 4.4.3 Caractersticas de termistores. A equao do comportamento. A resistncia a potncia zero. O coeficiente de temperatura. Temperatura mxima de operao. Constante de dissipao trmica. Constante de tempo trmica. Grficos relacionando resistncias, tenses, correntes e potncias dos termistores. 3.4.4 Tipos de termistores: Tipo conta, ponta de prova de vidro,discos, arruelas, barras etc. ; 3.4.5 Aplicaes de termistores: Medir temperatura, na ponte de Wheatstone, controle de rels, medidor de velocidade de lquidos etc. ( pode estudar sobre termistores no livro Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos de Robert Boylestad nas pg. 778 em diante),(consultar o manual de Termistores da Siemens no Laboratrio de Eletrnica). Como construir um altmetro com termistores (principio da gua fervendo). Aplicaes sobre termistores podem ser visto em: Alexandre Alves dos Santos Farias Termmetro utilizando a porta de jogos do computador (Apresentaes 2007_2) Igor B. P. de Menezes Termistor ( Apresentaes 2007_2) Rodrigo Marques de Melo Santiago Projeto sensor de temperatura (Apresentaes 2007_2) (74185) Thiago Soares de Sousa Termmetro com termistor (Apresentaes 2007_2) Informaes prticas sobre termistores comerciais podem ser encontradas no site (www.dvtecnologia.com.br). As figuras abaixo mostram exemplos de termistores NTC em diversos encapsulamentos.
Caractersticas tcnicas: Disco de 5 a 32mm Resistncia de 0,5 120 Ohms Corrente de Operao at 30A Mxima Tenso 240Vac Temperatura de Operao 40 a +200C
Para abrir o download dos catlogos tcnicos, voc precisa do Acrobat Reader. Se voc no possui, clique abaixo e faa o download.

voltar

Caractersticas tcnicas: fornecido conforme a necessidade do cliente mediante croqui com o dimensional mecnico e eltrico.
Para abrir o download dos catlogos tcnicos, voc precisa do Acrobat Reader. Se voc no possui, clique abaixo e faa o download.

voltar

3.5 Juno Semicondutora. Sensores trmicos construdos com juno semicondutora. Equaes de Ebers-Mol para modelos de transistores. Como tirar vantagens de uma equao em instrumentao eletrnica. A figura abaixo mostra um transistor sendo polarizado com uma fonte de corrente constante aplicada no coletor, a tenso no emissor diretamente proporcional a temperatura, segundo as equaes de Ebers-Mol, sem levar em considerao o efeito da corrente de saturao reversa em funo da temperatura. Esse conjunto pode ser considerado um transdutor que pode ser utilizado quando a FAIXA do instrumento pequena.

Construo de um termmetro usando como sensor um transistor e uma fonte de corrente controlada.Projeto de um termmetro com o transistor 2N2222, como sensor, AMP. OP, diodos zenner, com ajuste de escala e zero para diversos tipos de Unidades.Influncia da corrente de saturao reversa no termmetro. Eliminao da influncia da corrente de saturao reversa atravs de duas fontes de correntes controladas.Analogia dessa soluo com a ponte de Wheatstone. Anlise do projeto de um termmetro usando o MAT-81H como sensor de temperatura, o MAT-81GH como fontes de correntes controladas, alerta aos problemas de blindagem e ao amplificador diferencial. Projeto de um termmetro usando como sensor os transistores MTS102 ou MTS103 ou MTS105 com o regulador de tenso MC7812 e AMP.OP mostrando as possibilidades de se ajustar nas unidades de temperatura C, F ou K. Outro sensor bastante difundido no mercado brasileiro o LM35 ( em menor escala o LM335), o trabalho abaixo um exemplo de sua aplicao. Francisco Igor Souza e Silva Um termmetro para aferies remotas (Apresentaes 2007_2) (MTS 102) Weslley Maciel Bento de Amorim Interruptor Controlado por Temperatura Aplicados em Chocadeiras (Apresentaes 2008_1) (LM 35)

Jos Eduardo de Melo Costa Projeto termmetro caseiro (Apresentaes 2007_2) (MAX 6610) Anlise interna do sensor de temperatura em circuito integrado AD590 (http://www.analog.com/en/prod/0,,764_811_AD590,00.html), mostrando que ele uma fonte de corrente controlada pela temperatura. Projeto de um termmetro usando como sensor o AD590 ou o LM590, o LM329 como regulador de tenso e o Lm334 para proteger contra inverso de polaridade. 3.6 Termopares. Esses sensores se baseiam no efeito de Seebeck que relaciona a diferena de potencial em uma junta de dois metais diferentes em funo da temperatura que est submetida esta junta. Tipos de termopares conforme a liga metlica (J,K,S,W etc.). Comentrios sobre o livro de Termopares. Para observar os aspectos fsicos e detalhes sobre os termopares os alunos podem encontra em www.equipetermopar.com.br Thiago Abner Barbosa de Souza Controle de Temperatura de Caldeiras Industriais (Apresentaes 2008_1) No canto superior direito da Figura abaixo h um termopar.

Abaixo outra figura de um termopar.

Mais informaes sobre termopares em (www.alutal.com.br/index-br.htm) As figuras abaixo foram copiadas do site ( www.minipa.com.br )

Projeto de um termmetro com amplificador no-inversor. Ponto de fuso de algumas substancia. Compensao do efeito do metal do termopar com o cobre da placa de circuito impresso atravs de gelo. Projeto de um termmetro com termopar do tipo J na juno quente e compensao da temperatura na juno de referncia ( juno fria ), atravs do sensor em circuito integrado AD590. Apresentao em transparncia de um termmetro completo TERMMETRO DE PRECISO RPIDO artigo publicado na revista Elektor em setembro de 1992 (Portugal). Chamando ateno para o termopar do Tipo k, a compensao da juno fria atravs da variao do Vbe de um transistor, o conversor analgico/digital (ICL7006) como decodificador para a interface homem mquina IHM. Apresentao rpida, em transparncia, do artigo TERMMETRO LINEAR publicado em maro de 1994 por Elektor (Portugal), esse artigo poder ser analisado posteriormente com mais detalhes quando a turma tiver mais conhecimento. Andr Eduardo Gurgel de Castro Controle de temperatura - Controle de Temperatura de Caldeiras Industriais ( Apresentaes 2007_2) Leitura complementar PARES TERMOELTRICOS COMO FUNCIONAM, Revista Eletrnica (n. 331, Agosto 2000). Artigo bem didtico e prtico sobre termopar, mostrando inclusive um projeto da National. Leitura complementar ENGENHARIA DE MANUTENO Revista Eletrnica (n355 agosto 2002) mostra a inspeo atravs da termogrfica.

AMPLIFICADORES PARA INSTRUMENTAO Formas do circuito de sada dos sensores: a) Uma s sada com referencial a terra. b) Duas sadas flutuantes desequilibradas. c) Sadas flutuantes com ponto comum a terra atravs de rudo.d) Sadas equilibradas com ligao a terra. e) Sadas flutuantes equilibradas. f) Sadas equilibradas com ponto comum a terra atravs de rudo. Tipos de entrada dos amplificadores. Amplificador do tipo I Amplificadores com uma entrada. Exemplos desses amplificadores:Amplificador inversor, seguidor de tenso, amplificador no-inversor, amplificador com alto ganho e alta impedncia de entrada

Amplificador do tipo II Amplificadores diferenciais com duas entradas. Exemplos desses amplificadores: Amplificador com um AMP.OP, amplificador com trs AMP.OP sendo dois como buffer, amplificador com trs AMP.OP com controle de ganho atravs de uma resistncia, amplificador com dois AMP.OP.

Amplificadores do tipo III Amplificadores blindados com uma entrada. Exemplos desses amplificadores: Atravs do uso do anel de guarda, atravs de blindagem com cabo Amplificadores do tipo IV Amplificadores blindados com duas entradas diferenciais. Apresentao de um circuito de Auto-zero, com possibilidade de ser montado no laboratrio, que permite a compensao da deriva de amplificadores atravs de outro circuito com capacitor. Circuitos semelhantes a esse so feitos internamente em circuitos integrados, principalmente em conversores A/D, e, atravs de um pino externo, se pode fazer a compensao do amplificador antes de se fazer leitura do dado. Isso muito importante, principalmente em ambientes industriais, onde as condies ambientais so bastante adversas. Amplificadores Isoladores: Simbologia. Amplificadores isoladores alimentados atravs de baterias. Amplificadores isoladores com portadora modulada. Utiliza um transformador de altas freqncias para eliminar as baixas. A transmisso entre o lado isolado e o lado no isolado feito atravs de uma modulao AM-DSB/SC feita no lado isolado, aps a passagem da informao atravs do transformador de altas freqncias feita a demodulao AM-DSB/SC no lado no isolado. Comentrios sobre moduladores balanceados em circuito integrado (AM-DSB/SC). O principio de funcionamento desses integrados (um multiplicador ). Como eles podem ser usados como modulador ou demodulador. Exemplos comercias desses integrados: SA602A (j possui um oscilador interno ajustvel externamente), NE602 Amplificadores isoladores com acoplamento ptico. Exemplos de circuitos comerciais: BB3652, BB722, ISO122P. Comentrios sobre os pticos acopladores existentes no laboratrio. Leitura complementar ACOPLADORES E CHAVES PTICAS Revista Eletrnica (n380 setembro 2004). Leitura complementar NOVOS COMPONENTES DE OPTO-ELETRNICA Revista Eletrnica (n382 novembro 2004). MILIMULTMETRO A FET.Artigo publicado no livro 301 Circuitos Eletrnicos que apresenta um circuito completo para medis tenses e correntes, comentando os vrios amplificadores existentes no projeto e a interface homem-mquina atravs de galvanmetro. CAPTULO 4 -EXTENSMETROS 4.1 Extensmetros resistivos de filmes. Equaes mecnicas de Hooke. Equaes eltricas da resistividade. Uso dessas duas equaes para se obter o strain gauge. Aspecto fsico e caractersticas dos strain gauge, eixo sensitivo e eixo inerte, materiais usados na sua confeco (kulite etc.) . Clula de carga. Alguns dos materiais mais comuns utilizados nas clulas de cargas e seus mdulos de elasticidades. Na figura abaixo se tem uma clula de carga de formato circular com quatro strain gauge colados em sua superfcie e conectados na forma de uma ponte de Wheastone

Na figura a seguir se tem um corte vertical desta clula de carga.

Projeto de uma balana usando um strain gauge em uma clula de carga e ambos em uma ponte de Wheatstone. Insensibilidade a variao de temperatura desta balana.Amplificador diferencial para zerar e ajustar a unidade de medida escolhida. Interface homem-mquina da balana. Este projeto pode ser melhor elaborado deps da apresentao em transparncia do artigo HIGRMETRO DIGITAL. Mais informaes e fotografias dos strain gauge podem ser vista no site http://www.vishay.com/brands/measurements_group/strain_gages/mm.htm. Abaixo temos fotografias de strain gauge

Na figura abaixo se tem mais exemplos de tipos de clulas de cargas.

4.2 Extensmetros semicondutores. Extensmetros em circuitos integrados para medir presso. Leitura complementar SENSORES Conhea as novas tecnologias dos sensores de presso, acelerao e detector de fumaa Revista Eletrnica (n363 abril 2003). 4.5 Extensmetros de arame vibrante, usado principalmente na construo civil, tem como por transdutor a variao da extenso em variao de freqncia sonora, feita uma analogia desse sensor com o radar e mostrado como podemos incorpor-los em um instrumento eletrnica com o uso de um frequencmetro. 4.6 Outras aplicaes dos extensmetros. Transdutor de presso arterial com o uso de extensmetros semicondutores e um diafragma. Balana eletrnica desenvolvida por alunos de graduao da UFRJ. Transdutor de presso piezoeltrico (no abordado no livro texto mas pode ser estudado em Sensores Industriais de Daniel Thomazini em 8.2). Principio de funcionamento dos cristais piezoeltricos. Relao entre presso mecnica e tenso eltrica. Tipos de cristais piezoeltricos. Aplicaes: Em instrumentos com elevada resposta em freqncia. Osciladores cristal. Comentrios sobre as antigas vitrola para disco de vinil. Caractersticas e aspecto fsico dos transmissores de presso (do livro). Comentrios sobre o instrumento existente no Laboratrio de Matrias para estudos de impacto. Apresentao em transparncia do artigo BARMETRO/ALTMETRO DE PRECISO Com leitura de temperatura da revista Elektor n.51 (Brasil junho de 2006). Comentrios sobre a importncia desse tipo de instrumento em meteorologia. O sensor em circuito integrado MS5534, produzido pela companhia sua Intersema (www.intersema.ch), possui internamente um sensor de presso piezo-resistivo, um sensor de temperatura e um conversor A/D de 15 bits. O microcontrolador PIC16F876 controla a comunicao com o MS5534, a sada para a interface homem-mquina em LDC (2*19) e uma possvel interligao com o PC atravs da comunicao serial COM. O CI1 usado para regular a tenso de alimentao. Trs botes de presso so usados para ajustar o modo de funcionamento. A correo de no-linearidade feita atravs de memria interna PROM ( memria programvel somente para leitura).

MS5534 Altimeter/Barometer Module

Jaques Pereira Delgado Barmetro eletrnico (Apresentaes 2007_2) Comentrios sobre BALANAS PARA PESOS PESADOS Elektor n42 (setembro de 2005 - Brasil) . Artigo de informao geral mostrando pesquisa na rea mdica onde h a medio do peso e da resistncia do corporal para, atravs de clculo levando em considerao a altura, mostrar se o individuo est no peso ideal. A balana baseada no mtodo BIA (Bioelectrical Impedance analysis) e toda a sua parte eletrnica j pode ser construda com as informaes apresentadas em aula.

CAPTULO 5 SENSORES DE GASES 5.1 introduo. A importncia dos sensores de gases, principalmente na rea de petrleo 5.2 Princpio de funcionamento. Limite inferior de explosividade LIE e limite superior de explosividade. Funcionamento dos sensores de gases dos tipos Pellistor, atravs de reaes qumicas explosivas. Projeto de um medidor de gs com sensor do tipo Pellistor e ponte de Wheatstone. Principio de funcionamento dos sensores de gases ptico (assunto fora do livro texto). Leitura complementar SENSORES Conhea as novas tecnologias dos sensores de presso, acelerao e detector de fumaa Revista Eletrnica (n363 abril 2003) Comentrios sobre os sensores de oznio existentes no INPE. Comentrios sobre a tese do Prof. Luiz Pereira. Principio de funcionamento dos sensores de gases qumicos (assunto fora do livro texto).Comentrios sobre as pesquisas da Siemens. Sensor de oxignio (sonda lambda) Leitura complementar COMO FUNCIONAM OS SENSORES DE OXIGNIO, Revista Eletrnica (n. 327, Abril 2000). Apresentao em transparncia do artigo SENSORES DE QUALIDADE DO AR , publicado pela revista Elektor n. 41 (Brasil, setembro de 2005). Chamando ateno para o principio de funcionamento do sensor de gs carbono TGS4160 fabricado pela japonesa Figaro ( www.figaro.co.jp ) e utilizada pela alem Unitronic ( www.unitronic.de ) para construir o instrumento. comentada, tambm, a utilizao de conversores A/D, de um gerador PWM para aquecer o sensor atravs de uma resistncia dissipadora de calor e da utilizao de um termistor interno para controlar a temperatura do sensor. Todos esses circuitos esto embarcados ou so controlados por um microcontrolador

Figura do TGS4160 com os circuitos de apoio. Comentrios sobre o artigo SENSOR DE TEMPERATURA & UMIDADE publicado na revista Elektor n.49 (Brasil abril de 2006). Nele apresentado o sensor em circuito integrado SHT11 fabricado pela Sensirion ( www.sensirion.com ). Esse integrado, com apenas 4 pinos, disponibiliza medidas digitais de temperatura e umidade com 14 bits. O aluno interessado poder apresenta, valendo conceito, o artigo em sala de aula.

Figura de um dos modelos do SHT11, chamando ateno que seu tamanho aproximadamente igual ao da cabea de um fsforo.

Medidores de PH Marcelo Arajo Xavier Medidor de PH (Apresentaes 2007_2)

CAPTULO 6 TRANSDUTORES DE POSIO Aplicaes dos transdutores de posio. 6.1 Transdutores potenciomtricos Principio de funcionamento. Transdutores potenciomtricos lineares e rotacionais. Vantagens e desvantagens desses sensores. Transdutores para esses tipos de sensores (j estudado). Aplicaes: a) Uso para posicionamento das articulaes em robtica. b) Sensores de nvel dos reservatrios do LACI. Sensor nos tanque de combustvel dos automveis, observando a resposta em freqncias. O flutuador com acionamento magntico. c) Aparelho de ultra-sonografia. Erikso n Carlos Ramo s Medidor de ngulo ( Ap resenta es 2007_2) Ramo n Au gu sto Sou sa Lins Med ido r d e nvel de combustvel (Apresenta es 2007_2)

6.2 Transdutores de aproximao. Aplicaes: Limite de fim de curso, cabea de impressora, contador de peas em linha de montagens, contador de rotao de eixo etc. Principais sensores de aproximao: a) Microchaves ou micro-switches dos tipos normalmente aberta NA ou normalmente fechada NF. Aplicaes das microchaves: liquidificador, mquina de lavar roupas, forno de mocroondas etc.
A06 Chave tctil (6x6mm) Chave tctil com base 6 x 6mm com alturas de atuadores de: 4,3mm; 5mm; 7,7mm; 9,5mm e 12mm. Com 1 contato NA para 50mA 12VCC Dimenses: Base 6 x 6mm. Altura varivel de acordo com o modelo. Catlogo PDF: A0

A07 Chave tctil (12x12mm) Chave tctil com base 12 x 12mm com altura de atuador 4,3mm. Com 1 contato NA para 50mA 12VCC Dimenses: 12 x 12 x 4,3mm Catlogo PDF: A0

AQUAMEC Chave tctil Montada a partir de chaves da linha Multimec, associadas a botes de altura varivel, membranas de silicone (pretas o transparentes) e buchas para painis de at 4mm de espessura, permitem a selagem IP67 do conjunto, protegendo a chave e a eletrnica contra contaminao, gua e p. Possuem vida til superior a 10 milhes de ciclos. Dimenses: Vide especificaes em arquivo PDF. Link: http://www.mec.dk/files/side%2014%20%203F+AQ%20.pd f

NS Micro chave Micro chave 1 reversvel com diversos atuadores. Terminal faston (0,187"). Dimenses: Vide especificaes em arquivo PDF. Catlogo PDF: NS

b) Chaves reed-switch ou reed-relays.Aplicaes das reed-switch: comentrios sobre o medidor fluviomtrico do INPE, utilizados nas Plataformas de Coletas de Dados ( PCDs) mostrada na figura abaixo. Bruno Augusto Ferreira Vitorino Plataformas de Coleta de Dados I e II ( Apresentaes 2007_2)

Pluvimetro
Comparao entre as microchaves e os reed-switch: Comentrio sobre a industria Simas.
SM2000 Sensor magntico Sensor magntico com 1NA ou 1NF para 0,5A, dimenses 46 x 11 x 9mm. Terminais sada cabo PP ou terminais. Dimenses: 46 x 11 x 9mm Catlogo PDF: SM

c) Transistor de efeito Hall: Principio de funcionamento e aplicaes. d) Resistor de efeito Hall: um dispositivo ainda em fase de pesquisa que s recentemente tem chegado no comercio. Principio de funcionamento e aplicaes. e) Fototransistor Pode ser estudado em Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos de Boylestas e Nashelsky ( O Laboratrio de Eletrnica tem este sensor do tipo MRD300, podendo ser feitas experincias) Daniel Rocha Wrsch Indicador de Distncia Utilizando LEDs (Apresentaes 2007_2) Leonardo Fava Souza Sensor de posio ptico para mquinas sem mancais (Apresentaes 2007_2) Kleber Antnio Leite Lopes Sensores pticos (Apresentaes 2008_1) Comparao entre esses sensores, mostrando as vantagens e desvantagem de cada um.
BS5 Sensor fotoeltrico "ferradura" Sensor fotoeltrico "forquilha" 5mm (abertura da forquilha), NPN 100mA. 2 modelos disponveis K e L.. Com led de indicao de sada. Dimenses: 25 x 6,6 x 27,5mm Catlogo PDF: BS5

F18R Sensor tubular fotoeltrico (retroreflectivo) Sensor fotoeltrico cilndrico de 18mm de dimetro com modo de deteco retroreflectivo com distncia de deteco de 2 metros. Alimentao CA e CC e sadas NPN, PNP e CA. Dimenses: M18 Catlogo PDF: I_F_C

F30D Sensor tubular fotoeltrico (difuso) Sensor fotoeltrico cilndrico de 30mm de dimetro com modo de deteco difuso com distncia de deteco de 1000 mm (1 metro). Alimentao CA e CC e sadas NPN, PNP e Rel (para o modelo CA). Dimenses: M30 Catlogo PDF: F30

Comentrios sobre detectores ultra-snico de proximidade. Apresentao em transparncia do artigo MEDIDOR DE DISTNCIA ULTRASNICO E nvel de lquido da revista Elektor n.51 (Brasil junho de 2006). Mostra o principio de funcionamento desses instrumentos e como proceder para evitar que seja obtida medidas da distncia de objetos que no esto na linha de visada. analisada a dependncia da velocidade do som com a temperatura ambiente. O microcontrolador utilizado um ATmega8AVR mas pode facilmente ser substitudo por um PIC. Na figura abaixo mostrado o sensor ou gerador ultra-snicos HY12N (receptor/emissor) produzidos pelo fabricante ingls Maplin (www.maplin.co.uk) ( 5.00). A freqncia de 40 kHz obtida no pino 4 do microcontrolado. Para gerar um sinal com amplitude suficiente para excitar o transmissor ultra-snico, foram utilizados dois AmpOp (IC3A e IC3B) na configurao inversor e no-inversor. Para amplificar o sinal do sensor receptor foram usados dois AmpOp (IC1A e IC1B) na configurao de filtro ativo passa-faixa na freqncia central de 40 kHz e um ganho de aproximadamente 500. Em seguida, esse sinal, retificado atravs de D1 e circuito RC para se obter o nvel mdio do sinal refletido que ira para o conversor A/D do microcontolador atravs do pino 28. A tenso no pino 21 ajusta a tenso mxima no conversor A/D, conseqentemente, ajusta a sua resoluo. O microcontrolador calcula a velocidade do som em funo da temperatura, a qual obtida atravs de um sensor resistivo NTC conectado ao conversor A/D atravs do pino 23.

Um outro exemplo comercial da utilizao de ultra-som Para obter medidas.

Preo: R$ 931,43 Mod.: ME-215 Cod.: 4251 MEDIDOR DE ESPESSURA DE CHAPA ULTRA-SNICO

Comentrios sobre o trabalho de Hudson Resende na Coteminas sobre vazamentos pneumticos Leitura complementar AS LENTES DE FRESNEL da revista Eletrnica (n326 maro 2000) que pode funcionar como sensor de presena ou sensor piroeltrico. 6.3 Transdutores digitais.Sensores a base do conjunto LED-fototransistor. Comentrios sobre o conjunto LED-fototransistor existente no Laboratrio. Com chaves reed-switch pode funcionar como um sensor digital. A resoluo do transdutor digital em funo do nmero de bits. Encoder incremental linear. O encoder absoluto. Exemplo de um cdigo criado para fazer leitura em srie. Comentrios sobre o encoder existente no Laboratrio de Metrologia. Encoder rotativo. Exemplo do encoder rotativo utilizado pelo INPE para medir a direo do vento. Como melhorar a resoluo com o aumento do nmero de sensores. Comentrios sobre as caractersticas dos encoder comerciais (www.metaltex.com.br) tendo dois deles no LACI.
Encoder-TEKEL Encoder Encoder para aplicaes industriais, tais como: robs, mquina, CNCs, servo acionamentos, mquinas de embalagem e envase, entre outras. Os encoders incrementais podem ter desde 2 at 10.000 pulsos por revoluo, gerar freqencias de at 300KHz na sada e tm grau de proteo IP66. Os tipos de sada podem ser NPN, PNP, Line Drive ou Push-Pull. Possuem modelos com tacogerador ou prova de exploso. Os encoders absolutos podem ter resoluo de at 13 bits cdigo Gray ou binrio; e de at 16 bits BCD. Os tipos de sada podem ser NPN, PNP, Push-Pull, analgica ou SSI. Existem tambm modelos multi-voltas com resoluo total de at 33.554.432. Todos modelos esto disponveis com uma grande variedade de flanges para Com funo de fixaro, sadas e conexes. Dimenses: Vide especificaes em arquivo PDF. Link: http://www.tekel.it/Indexeng.htm

Felipe Fonseca Silva de Melo Encoder (Apresentaes 2008_1) 6.4 Sensores capacitivos. Um sensor capacitivo tem um de seus parmetros variado em funo do ente fsico que se quer medir. Os principais tipos so: A) Quando o parmetro variado distncia entre as placas. Exemplos de suas aplicaes: Balanas utilizando molas, para medidas de peso no muito grande. Balanas com suporte de metal para pesos maiores. Barmetro, para medir a presso atmosfrica, atravs do uso de um diafragma. Medidor de vibraes de turbinas. B) Quando o parmetro variado tamanho das placas. Exemplos de suas aplicaes: So usados para medir posio. Foi muito usado, e ainda , como seletor de estao de radio difuso.

C) Quando o parmetro variado constante dieltrica do meio. Exemplos de suas aplicaes: So usados, principalmente, em medidores de gases, quando estes alteram a composio do dieltrico. Transdutores para sensores capacitivos . Qualquer que seja a grandeza fsica que se quer medir utilizando um sensor capacitivo, o instrumento tem que medir o valor do capacitor, sendo portanto um capacitmetro que vai gerar um sinal eltrico em funo da capacitncia. Os principais circuitos transdutores para sensores capacitivos so: a) A ponte de Wheatstone j devidamente estudada no artigo PONTE DE MEDIDA L-C-R. b) Uma fonte de corrente constante que carrega o capacitor durante um determinado tempo e depois se mede a amplitude da carga do capacitor, que inversamente proporcional capacitncia. Tcnicas semelhantes a esta j foram vistas nos conversores A/D de dupla rampa e no artigo CONHEA O ICL7106/7107. c) Para sensores capacitivos em que a variao do ente fsico muito rpida, como por exemplo, quando se quer medir a vibrao de uma turbina atravs da variao da capacitncia de um sensor prximo ao seu eixo. Constri-se um oscilador, colocando o sensor capacitivo em sua malha de oscilao (normalmente L-C), assim, o oscilador passa a oscilar em freqncias que so funo do valor do sensor. O valor do ente fsico que se quer medir conseguido atravs de uma demodulao FM. O assunto abordado em sala de aula d) Uma maneira semelhante a anterior, quando o ente fsico no varia to rpido, atravs da modulao em largura de pulsos PWM, onde a largura do pulso gerada em um monovibrador. Como construir um higrmetro eletrnico usando como sensor um fio de cabelo do rabo de cavalo (foi usado antigamente). O objetivo melhorar a capacidade criativa do aluno. Apresentao em transparncia do artigo HIGRMETRO DIGITAL artigo da revista Elektor (Portugal, abril de 1994) que utiliza um sensor capacitivo. Embora esse instrumento eletrnico seja para medir gs (gua na forma gasosa), ele apresentado nesta parte do curso porque utiliza um sensor capacitivo (um caso particular dos sensores de gases do tipo qumico). Seu principio de funcionamento o descrito em d. chamado ateno para os seguintes circuitos: o oscilador controlado a cristal com o 74HCT4060 que controla o perodo do PWM e os mostradores de unidades e dezenas. A largura dos pulsos obtida atravs do sensor conectado ao timer NE555 visto anteriormente. A demodulao PWM obtida atravs de um filtro passa - baixa RC. O conversor A/D o ADC8004 que j foi estudado. O flip-flop 74HCT547 junto com o comparador magnitude 74HCT85, estudados em Eletrnica Digital I, servem para indicar se o nvel de umidade est aumentando ou diminuindo. A memria EPROM 27C64 neste projeto tem duas finalidades, uma fazer a correo da nolinearidade do transdutor e a outra fazer a transcodificao da sada do converso A/D em sete-segmentos, tanto para as unidades como para as dezenas. Abaixo temos exemplos de sensores capacitivos comerciais.

C18 Sensor capacitivo (18mm) Sensor capacitivo cilindrico com carcaa metlica de 18mm de dimetro. No faceado. Com distncia de deteco de 8mm. disponvel com alimentaes CC ou CA e sadas NPN, PNP ou CA. Dimenses: M18 Catlogo PDF: I_F_C

C35 Sensor capacitivo (35mm) Sensor capacitivo cilindrico com carcaa plstica de 35mm de dimetro. No faceado. Com distncia de deteco de 25mm. disponvel com alimentaes CC ou CA e sadas NPN, PNP ou CA. Dimenses: M35 Catlogo PDF: I_F_C

6.5 Sensores indutivos. Varia a indutncia em funo do ente fsico que se quer medir. LVDT, Linear Varivel Diferencial Transformador. Caractersticas fsicas dos LVDT. Aplicaes dos LVDTs: Controle da passagem de cdulas nas mquinas dos bancos. Controle das espessuras de peas etc. Daniel Cirne Torres Sensor de Deslocamento LVDT (Apresentaes 2007_2) Circuitos transdutores para os sensores LVDTs: Como o sensor passivo necessrio uma excitao externa, a qual feita atravs de um sinal AC conectado no transformador central que passa a ter o comportamento de um sinal de portadora. A variao da posio do ncleo gera um sinal AM-DSB/SC. Para se obter o sinal eltrico correspondente a posio do ncleo necessrio se fazer a demodulao AM-DSB/SC. Assunto semelhante a esse foi abordado em Amplificadores isoladores com portadora modulada no sendo necessrios maiores detalhes aqui. A figura abaixo mostra o esquema de um LVDT

Leitura complementar COMO FUNCIONAM OS LVDTs Revista Eletrnica (n391 agosto 2005). A Figura abaixo mostra exemplos de LVDT comerciais retirado do site http://www.meas-spec.com/myMeas/sensors/linearDisp.asp
Schaevitz AC LVDT's:
M-12 Series HR Series MP Series MHR Series HCA Series HCARA Right Angle Series NEW! E Series XS-B Series XS-C Series XS-D Series XS-ZTR Series

Schaevitz Gageheads:
LBB Series GCA/GCD Series GCT Series GC 485 Series GCD-SE Series PCA-375 Series PCA-375 PR020 PCA 116 Series Accessories

Schaevitz DC LVDT's:
DC-EC Series DC-SE Series HCD Series HC 485 Series LCIT (Low Cost)

Schaevitz Transmitter Systems:

HCT IS Series PTS Series CTS Series

TEMPOSONICS Sensor de posio linear Os sensores de posio linear Temposonics utilizam a tecnologia de Magneto-Restrio que possibilita uma leitura de posio muito precisa e sem contato. Estes sensores podem tem comprimentos desde 25mm at 7 metros e as sadas podem ser: analgicas, SSI, Profibus, Canbus e Devicenet. Alm da durabilidade e preciso pois no h contato com o elemento sensor, a outra grande vantagem que o grau de proteo IP67 ( prova de imerso temporria em gua). Aplicaes mais comuns: injetoras, servo acionamentos, cilindros hidrulicos, mquinas agrcolas, etc. Dimenses: Vide especificaes em arquivo PDF. Link: http://www.temposonics.com/

Circuito transdutor para sensor indutivo: A aplicao de uma fonte de corrente AC com freqncia e amplitude conhecida em um indutor vai gerar sobre ele uma tenso AC cuja amplitude e diretamente proporcional ao valor do indutor. Para se obter o sinal eltrico proporcional ao valor do indutor basta se fazer a retificao do sinal AC. Anlise de um circuito que funciona tanto como uma fonte controlada de corrente AC como uma fonte controlada de tenso AC. Este circuito a base do artigo a seguir. Apresentao em transparncia do artigo MEDIDOR DE CAPACIDADE E INDUTNCIA publicado pela revista Elektor (Portugal, novembro de 1992). chamado ateno de como foi utilizado o circuito analisado anteriormente. O uso de amplificadores operacionais de transcondutncia OTA. O oscilador em quadratura. Comentrios sobre o filtro passa tudo, com possibilidade de ser montado em laboratrio. A utilizao de dois amplificadores operacionais para aumentar a corrente. Comentrios a respeito da complexidade do circuito quando da colocao das chaves seletoras das faixas. Comentrios sobre a tcnica utilizada para transformar o sinal AC em um sinal DC, que semelhante a utilizados nos demoduladores FM em quadratura. Na Figura abaixo temos exemplos de sensores indutivos. Apresentao em transparncia do artigo MEDIDOR DE CAPACIDADE E ESR Resistncia Srie Equivalente publicado pela revista Elektor n. 53(Brasil, agosto de 2006). Inicialmente so feitas comparaes com o artigo anterior mostrando as mudanas que esto ocorrendo nos instrumentos eletrnicos. Esse projeto, mais recente, usa dois microcontroladores da famlia PIC. Um, com a funo de mestre, controla praticamente todo o processo e o outro gera a freqncia de 100 kHz necessria para a medida ESR. chamada mais uma vez ateno a tcnica da obteno da capacitncia atravs da modulao PWM usando um Timer 555 como modulador.
I18 Sensor indutivo (18mm) Sensor indutivo cilindrico com carcaa de 18mm de dimetro. Faceado. Com distncia de deteco de 5mm. Disponvel com alimentaes CC ou CA e sadas NPN, PNP ou CA. Dimenses: M18 Catlogo PDF: I_F_C

I18-8-ANV Sensor tubular indutivo analgico Sensor indutivo analgico no faceado de 18mm com cabo. 8mm de distncia sensora. Sada de 0 a 10V proporcional a distncia do alvo. Alimentao de 10 a 30VCC. Dimenses: M18 Catlogo PDF: I_F_C

I30 Sensor indutivo (30mm) Sensor indutivo cilindrico com carcaa de 30mm de dimetro. Faceado. Com distncia de deteco de 10mm. Disponvel com alimentaes CC ou CA e sadas NPN, PNP ou CA. Dimenses: M30 Catlogo PDF: I_F_C

www.metaltex.com.br : Neste site os alunos podero encontra vrios sensores a vendas que foram comentados neste captulo, tais como: encoder, sensores capacitivos, sensores indutivos, sensores de posio linear, LVDT, sensores magnticos, reed etc. Inclui, tambm, interface homem-mquina. Leitura complementar DETECO DE POSIO EM AUTOMAO Revista Eletrnica (n362 maro 2003). Artigo bastante completo, mostrando chaves fim-decurso, magnticos reed, sensores indutivos, sensores capacitivos, sensores fotoeltricos etc. O artigo tem fotografias coloridas de qualidade razovel mostrando vrios desses sensores existentes no comercio. Leitura complementar ENCODERS Conhea qual o melhor tipo para sua aplicao Revista Eletrnica (n363 abril 2003). Leitura complementar SENSORES MAGNETORRESISTIVOS Revista Eletrnica (n387 abril 2005). Leitura complementar MODULO SENSOR DE DENTE DE ENGRENAGEM, Revista Eletrnica (n. 352, maio 2002) usa o sensor de efeito Hall HE6150, sendo apropriado para trabalhos em macatrnica. CAPTULO 7 TRANSDUTORES DE VELOCIDADE Medio da velocidade atravs da derivada da posio. Desvantagens desse mtodo. 7.1 Tacmetro. Principio de funcionamento e aspecto fsico. Vantagens e desvantagens. Leitura complementar CIRCUITOS DE SENSORES TACOMTRICOS, Revista Eletrnica (n. 327, Abril 2000). A figura mostra um exemplo de tacmetro comercial do site (www.minipa.com.br).

7.2 Medidores digitais. Usa os sensores de posio estudados anteriormente como: microchave/presso; reed-switch/im; transistor de efeito hall/im; fototransistor/luz etc. atravs de clculos adicionais se determina a velocidade. Na primeira figura abaixo temos um LED-Fototransistor semelhante aos existentes no laboratrio de eletrnica e na segunda figura sua aplicao como sensor para medida de velocidade do motor

Alexandre Alves dos Santos Farias Anemmetro com Sensores Fotoeltricos (Apresentaes 2007_2) Daniel Rocha Wrsch Tacmetro Digital (Apresentaes 2007_2) Rafael Ferreira Lira Medio da velocidade de uma mquina sem mancais (Apresentaes 2007_2) MEDIDORES DE VAZO Anara Crystine C. de Oliveira - TERMMETROS DE RESISTNCIA NO PROCESSO DE CALIBRAO DE MEDIDORES DE VAZO ( Apresentao 2007_2 ) trabalho desenvolvido no CTGAS 7.3 Venturi, medidor de vazo. mostrado o principio de funcionamento e maneiras prticas de transformar uma tcnica antiga de medidas em um instrumento eletrnico. Comentrios sobre o cataloga da YOKOGAWA, que empregado em vrias aplicaes na industria, principalmente na qumica

A figura acima mostra um tubo de Ventuti com seo reta quadrada, fabricado pela Digimat (www.digimat.com.br/venturi.htm#us), com os orifcios para a obteno da presso diferencial. 7.4 Tubos de Pitot, medidor de fluido. Principio de funcionamento e como pode ser transformado em um instrumento eletrnico. Usado na industria aeronutica para testes da aerodinmica dos prottipos. A figura abaixo foi obtida no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Diagrama_do_Tubo_de_Pitot.PNG

7.5 Termisto, para medir vazo. Instrumentos com esse principio de funcionamento so usados na medicina para medir capacidade respiratria dos pacientes. 7.6 Rotmetros e Turbinas. Princpios de funcionamento de cada uma. Escolha do sensor adequado para cada aplicao. Como transformar um rotmetro ou uma turbina em um instrumento eletrnico, utilizando os conhecimentos j aprendidos. 7.7 Medida de velocidade e Efeito Doppler. O que Efeito Doppler. Equao geral. Principio de funcionamentos dos instrumentos eletrnicos a base deste efeito. Analogia desses instrumentos com o extensmetro de arame vibrante. A importncia nesses instrumentos dos moduladores balanceados em circuitos integrados, estudado anteriormente 7.7.1 Fluxmetro de ultra-som a efeito dopple. Aplicaes e sua importncia em robtica. Utilizao desse principio para medir a velocidade do sangue em uma veia. Comentrios sobre o artigo SONAR POLAROID 6500, Revista Eletrnica (n. 295, Agosto 1997). 7.7.2 Medio da velocidade de galxias. Assunto do livro texto, apresentado apenas como uma curiosidade 7.7.3 Medio de velocidade com Radar. 7.8 Sensor Eletromagntico

Gabriel Moreno Fernandes Porto Medio da densidade de fluxo magntico (Apresentaes 2007_2) Apresentao em transparncia do artigo MEDIDOR DE VELOCIDADE E DIREO DO VENTO, publicado pela revista Elektor n. 38 (Brasil, junho de 2005), sendo chamada ateno para o sensor de efeito Hall UGN3503, o desequilbrio do catavento para permitir se determinar a direo do vento e a programao do microcontrolador. A figura abaixo mostra exemplos de sensores de efeito Hall
CYHME301 CYHME56 CYHME2000

substitui HKZ101, HKZ101S e HKZ121 substitui 2AV54, 2AV16A, 2AV51A, substitui o 2AV31E-J 2AV56 e 2AV63 Ficha Tcnica - (PDF) Ficha Tcnica - (PDF) Ficha Tcnica - (PDF)

Mais informaes poder ser obtidas em: http://www.bbautomacao.com/portuguese/Sensores_Palheta_de_Efeito_Hall.htm Kleber Leite Sensores de acelerao (Apresentaes 2007_2) Sensores de Microondas: Aplicaes, caractersticas, principio de operao e comparaes com outros sensores. Leitura complementar SENSORES DE DESLOCAMENTO Revista Eletrnica (n373 fevereiro 2004) CAPTULO 8 TRANSDUTORES DE ACELERAO Aplicaes dos acelermetros. Testes destrutivos em laboratrios. Acelermetro construdo atravs da derivada segunda do tempo de um sinal eltrico obtido de um sensor de posio ou atravs da derivada primeira do tempo de um sinal obtido de um sensor de velocidade. 8.1 Acelermetros Mecnicos. Apenas comentado, no importante para o curso. 8.2 Acelermetros Eletromecnicos. Como pode ser transformado em um instrumento eletrnico. 8.3 Acelermetros Piezoeltricos. O seu principio de funcionamento j foi estudado. Caractersticas desses sensores comerciais. Anlise de projeto dos amplificadores para sensores com baixa carga. Assunto no visto nas outras disciplinas. Leitura complementar SENSOR DE VIBRAO COM FIBRA PTICA Revista Eletrnica (n355 agosto 2002) Projeto de um circuito simples usando LED e foto transistor. CAPTULO 9 TRANSDUTORES DE DIREO

9.1 Inclinmetro. Aplicaes dos inclimmetros Inclinmetro potenciometrico. Inclinmetro baseado nos acelermetros eletromecnicos 9.2 Giroscpios. Principio de funcionamento dos giroscpios. Aplicaes desse instrumento, principalmente nos transportes martimos e areos .As informaes abaixo so do site (http://pt.wikipedia.org/wiki/Girosc%C3%B3pio)

Giroscpio um dispositivo usado para orientao de navios, avies e espaonaves, inventado por Lon Foucault em 1852. O giroscpio consiste de um rotor suspenso por um suporte fomado por dois crculos articulados, com juntas tipo cardan. Seu funcionamento baseia-se no princpio da inrcia. O eixo em rotao guarda direo fixa em relao ao espao. O giroscpio veio a substituir a bssola na navegao martima. Na aviao, serve de girocompasso e piloto automtico, permitindo o vo em condies de visibilidade zero. Nos vos espaciais o dispositivo fundamental para a orientao das espaonaves. O giroscpio consiste essencialmente em uma roda livre, ou varias rodas, para girar em qualquer direo e com uma propriedade: ope-se a qualquer tentativa de mudar sua direo original. Exemplo disso virar a roda de uma bicicleta no ar e tentar mudar a sua rota bruscamente, voc sentira uma enorme reao. Existem girscopios completos, que atuam em todas as direes, e giroscpios simples, que atuam apenas em um sentido. usado como auxiliar em navegaco de helicpteros radio controlados, corrigindo automaticamente o curso. Abaixo temos a figura de um girscopio comercial utilizado na aviao. Seu tamanho pode ser melhor entendido observando-se o conector para ser ligado em um computador. Mais informaes em http://www.xbow.com/General_info/gyro_guide.htm

9.3 Gyro Laser. Principio de funcionamento. Como so construdos. A importncia do Laser nas medidas de baixssimas velocidades. Exemplo de um projeto com Gyro Laser. Fabricante de gyro laser para aeromodelismo FUTABA GYRO 611 CAPTULO 10 Leitura complementar SENSORES INDUSTRIAIS A FIBRA PTICA Revista Eletrnica (n391 agosto 2005) A INSTRUMENTAO ELETRNICA EM REDES Introduo as redes de instrumentao eletrnica e controle. Apresentao em transparncia do trabalho de Fabiano ??, ex-aluno do mestrado de Eng. Eltrica.: Condicionamento de sinais. Aquisio de dados. Aquisio de dados via placa de som. O que o LabView. Caractersticas bsicas do LabView. Algoritmo, texto e grficos. Elementos de um instrumento virtual, painel frontal, cone de conexes e diagrama de blocos. Recursos do LabView. Desvantagens encontradas. Aplicaes na UFRN. Concluses. Leitura complementar, PLACA DE SOM COMO INSTRUMENTO DE TESTE, publicado pela revista Elektor n. 40 (Brasil, agosto de 2005). Comentrios sobre a palestra apresentada na UFRN pela SMAR ( www.smar.com.br ) industria brasileira de automao e controle com vrios equipamentos na rea de instrumentao. Origem e desenvolvimento da empresa. Apresentao de catlogos. O que a Fieldbus Fundation. Principais transmissores produzidos pela empresa: Presso, fluxo, temperatura, posio e densidade ( este ltimo mais recente e patenteado pela empresa ). O SYSTEM302 um sistema completo de automao empresarial, relacionando as vendas, as contas a receber com o cho de fbrica onde se encontra instrumentao eletrnica. Conectividade do sistema com TCT/IP etc. Histrico sobre o surgimento dos PLCs e SDCDs na dcada de 70. Arquitetura em dois nveis distintos, comercial e industrial. Os dados de calibrao e o valor calibrado dos instrumentos eletrnicos so armazenados em cada dispositivos.

ARTIGOS QUE PODEM COMPLEMENTAR O CURSO MEDIDOR DE UMIDADE NO SOLO, publicado pela revista Elektor n. 1 (Brasil) que tem como sensor a resistncia do solo que varivel com a umidade. METRNOMO/DIAPASO , publicado pela revista Elektor n. 2 (Brasil). Um aluno j fez um Projeto de Engenharia com o Prof. Alberto sobre o assunto. (com microcontrolador) EXPERINCIAS COM CERMICAS PIEZOELTRICAS , publicado pela revista Elektor n. 3 e n. 4 (Brasil), permite a construo de sensores de temperatura, vibrao, balana etc. MEDIO DE VELOCIDADE COM BARREIRAS LUMINOSAS , publicado pela revista Elektor n. 8 (Brasil)( usa o 87LPC762 programado) MEDIO DE DISTNCIA SEM CONTATO, publicado pela revista Elektor n. 11 (Brasil), a finalidade deste artigo apresentar as vantagens dos mtodos mais utilizados. RADARES DE TRNSITO, publicado pela revista Elektor n. 16 (Brasil). Artigo de informao geral. ANALISADOR LGICO 20/40 MHz, publicado pela revista Elektor n. 18 (Brasil) o artigo bastante complexo, sendo interessante como ponto de partida para um Projeto em Engenharia. DETECTOR DE METAIS SIMPLES, publicado pela revista Elektor n. 28 (Brasil) apresenta um projeto com circuitos relativamente simples permitindo o aluno fazer uma anlise em relao ao Diagrama em blocos de um instrumento genrico. FREQUENCMETRO COM 7 DGITOS, publicado pela revista Elektor n. 35 (Brasil) o artigo bastante complexo, sendo interessante como ponto de partida para um Projeto em Engenharia. DETECTOR ACSTICO DE MENTIRAS, publicado pela revista Elektor n. 36 (Brasil) apresenta um projeto com circuitos bastante simples e curioso que permite ao aluno fazer uma anlise em relao ao Diagrama em blocos de um instrumento genrico. SENSORES E MAIS SENSORES, publicado pela revista Elektor n. 37 (Brasil, maio de 2005). Artigo de informao geral mostrando as novas reas de pesquisas. Sua leitura, no incio do curso, d uma viso geral sobra a importncia, cada vez da instrumentao eletrnica . SENSORES PARA SERES HUMANOS, publicado pela revista Elektor n. 38 (Brasil, junho de 2005). Artigo de informao geral. MOUSES LUMINOSOS, publicado pela revista Elektor n. 38 (Brasil, junho de 2005). Artigo de informao geral mostrando o processamento de imagens sendo utilizado como sensor de posio e de velocidade.

MAX6954 EXCITADOR DE MOSTRADORES, publicado pela revista Elektor n. 39 (Brasil, julho de 2005). O artigo analisa um componente de alta tecnologia que pode ser utilizado no projeto de um Instrumento Eletrnico na interface homem-mquina. MEDIO DE PRESSO WIRELESS EM PNEUS, publicado pela revista Elektor n. 39 (Brasil, julho de 2005). Artigo de informao geral mostrando pesquisa de ponta em Instrumentao Eletrnica e controle na rea automobilstica.. PLACA DE SOM COMO INSTRUMENTO DE TESTE, publicado pela revista Elektor n. 40 (Brasil, agosto de 2005). Artigo de informao geral mostrando como se pode transformar o computador em um osciloscpio. Contm informaes sobre as mais novas placas de aquisio e software. Muito til para o estudo de instrumentao eletrnica em redes. LEDs COMO SENSORES DE LUZ, publicado pela revista Elektor n. 41 (Brasil, setembro de 2005). O artigo mostra vrios circuitos integrados comerciais que podem ser empregados em Instrumentos Eletrnicos ptico como fotmetro etc. ELEMENTOS TERMOELTRICOS da revista Elektor n42 (setembro de 2005 Brasil) com o sensor em circuito integrado MAX6675 que possui internamente um conversor A/D de 12 bits com interface SPI, amplificador diferencial, diodo de compensao etc. BALANAS PARA PESOS PESADOS Elektor n42 (setembro de 2005 - Brasil) . Artigo de informao geral mostrando pesquisa na rea mdica onde h a medio do peso e da resistncia do corporal para, atravs de clculo levando em considerao a altura, mostrar se o individuo est no peso ideal. TERMMETRO CASEIRO da revista Elektor n43 (outubro de 2005 - Brasil) com o sensor de temperatura MAX6610,o conversor A/D de 8 bits MAX153, o decodificador de 4 bits 74HCT154 etc. SC ANALYSER - 2005 da revista Elektor n43 (fevereiro de 2006 - Brasil). O artigo mostra o desenvolvimento completo de um testador de semicondutores. medido o de transistores PNP ou NPN e parmetros do FET. Todo processamento feito atravs do PIC16F876. SISTEMA DE NAVAGAO da revista Elektor n.48 (Brasil maro de 2006). Artigo de informao geral que comenta os mais modernos sensores usados em navegao inclusive no sistema GPS. SISTEMAS DE SENSORES PARA VECULOS da revista Elektor n.48 (Brasil maro de 2006). Artigo de informao geral que comenta os mais modernos sensores usados na rea automobilstica. MEDIDOR DE DENSIDADE DE FLUXO MAGNTICO da revista Elektor n.48 (Brasil maro de 2006). O artigo mostra o desenvolvimento completo de um testador de fluxo incluindo a construo do sensor. Todo processamento feito atravs do PIC16F876.

DETECTOR DE BRACHIONS (Partcula encontrada no sangue) da revista Elektor n.49 (Brasil abril de 2006). O artigo mostra o circuito completo do instrumento para fazer esta medida. A medio da concentrao de brachions realizada com dois sensores. O primeiro um sensor de infra-vermelho, o outra, um sensor que determina a condutividade. A partir destes dois fatores, com a ajuda de uma frmula complexa, obtm-se a concentrao de partculas brachions. Esta frmula foi implementada no software do sistema de medida. SENSOR DE TEMPERATURA & UMIDADE da revista Elektor n.49 (Brasil abril de 2006). Artigo sobre o sensor em CI SHT11 fabricado pela Sensirion ( www.sensirion.com ). O integrado, com apenas 4 pinos, disponibiliza medidas digitais de temperatura e umidade com 14 bits. LIGUE-SE AO ELETROSMOG Veja como soa o campo eletromagntico da revista Elektor n.49 (Brasil abril de 2006). O artigo mostra como construir um detector de campo. O aluno pode constru-lo para avaliao prtica. OSCILOCPIOS USB Uma alternativa avanada da revista Elektor n.50 (Brasil maio de 2006). Artigo informativo mostrando e comparando os mais modernos osciloscpios. TESTADOR DE ELETROSMOG da revista Elektor n.50 (Brasil maio de 2006), mostra a construo desse testador que razoavelmente complexo, com CI dedicados. TESTADO & APROVADO da revista Elektor n.50 (Brasil maio de 2006). Artigo de informao geral que mostra os procedimentos para obter o certificado do TESTADOR DE ELETROSMOG. BARMETRO/ALTMETRO DE PRECISO Com leitura de temperatura da revista Elektor n.51 (Brasil junho de 2006). Comentrios sobre a importncia desse instrumento em meteorologia. O sensor integrado MS5534, produzido pela companhia sua Intersema ( www.intersema.ch ), envia as medidas digitais para o microcontrolador PIC16F876. A correo de no-linearidade feita atravs de memria PROM ( memria programvel somente para leitura). MEDIDOR DE DISTNCIA ULTRA-SNICO E nvel de lquido da revista Elektor n.51 (Brasil junho de 2006). IMPRESSO DIGITAL COMO CHAVE DE ACESSO Elektor n52 (julho de 2006 Brasil) . Artigo de informao geral mostrando as diversas tcnicas para a construo desses sensores. SENSORES PARA IMPRESSO DIGITAL Elektor n52 (julho de 2006 - Brasil) . Artigo de informao geral, de cunho prtico, mostrando os diversos tipos e fabricantes desses aparelhos, permitindo sua utilizao pelos Eng. Integradores. SISTEMAS DE IDENTIFICAO BIOMTRICOS Elektor n52 (julho de 2006 Brasil) . Artigo de informao geral mostrando as mais recentes pesquisas na rea de Processamento de Imagens aplicadas a identificao de seres humanos.

E-BLOCKS Mdulo para construo de circuitos Elektor n52 (julho de 2006 Brasil) . Artigo de informao geral mostrando um conjunto blocos de circuitos, montados em circuitos impresso, com a finalidade de tornar possvel o desenvolvimento e a construo de vrios projetos, atravs da ligao entre esses blocos e da programao dos microcontroladores ???????? MEDIDOR DE CAPACIDADE E ESR Elektor n53 (agosto de 2006 - Brasil) . O artigo mostra um instrumento completo para medir Capacitncia e a Resistncia Srie Equivalente (ESR). um projeto com dois microcontroladores da famlia PIC. Este artigo apresentado em aula e est na seo dos artigos. FORNOS PARA COMPONENTES SMD Elektor n54 (setembro de 2006 - Brasil). Artigo prtico e bastante interessante que utiliza um TERMOPAR TIPO K como sensor De temperatura. CONTROLADOR PARA A JANELA DO STO Elektor n54 (setembro de 2006 Brasil). Artigo prtico que usa o PIC16F84 para fazer o controle. muito interessante a maneira que foi construdo o sensor de chuva. MEDIDOR DE TEMPO DE DISPARO Elektor n54 (setembro de 2006 - Brasil). Artigo para quem tem interesse na rea de fotografia . SENSORES INDUSTRIAIS da revista Eletrnica (n.328 maio de 2000). Artigo de informao geral sobre sensores de temperatura, posio, proximidade, presso, pticos etc. Bom para ser lido no inicio do curso. SENSORES Conhea as novas tecnologias dos sensores de presso, acelerao e detector de fumaa Revista Eletrnica (n363 abril 2003). SENSORES INDUSTRIAIS NOS PROCESSOS DA MANUFATURA Revista Eletrnica (n371 dezembro 2003). COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO Novas tecnologias e arquitetura das mquinas Revista Eletrnica (n388 maio 2005). Relaciona as mquinas industriais com vrios sensores estudados no curso. aconselhado ser lido j no final do curso quando o aluno tem uma viso mais ampla da disciplina.

cursos e apostilas e-mail : socursos@hotmail.com

You might also like