You are on page 1of 17

PROVA 102/12 Págs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO
12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto)
Curso Geral e Curso Tecnológico de Química – Agrupamento 1

Duração da prova: 120 minutos

2003 PROVA ESCRITA DE BIOLOGIA

1.ª FASE 1.ª CHAMADA

Todas as respostas deverão ser perfeitamente legíveis e estar correctamente identificadas. Quando se verificar um engano, deve ser riscado e corrigido à frente. Nos itens de resposta curta, em que seja solicitado um número definido de elementos de resposta, apenas será atribuída cotação aos primeiros elementos, de acordo com o número pedido. Caso o examinando apresente na sua resposta um número de elementos superior ao solicitado, e os elementos excedentes sejam incorrectos, a resposta será penalizada. Nos itens relativos a sequências, só será atribuída cotação se a sequência estiver integralmente correcta. Nos itens de correspondência ou associação, será penalizada cada associação incorrecta, de acordo com o critério específico definido para cada um destes itens. Nos itens de verdadeiro/falso (V/F), serão anuladas as respostas que indiquem todas as opções como verdadeiras ou como falsas. Nos restantes casos, cada resposta errada será penalizada com o valor da cotação de uma resposta certa, não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos. Os itens de escolha múltipla apenas admitem uma opção correcta. No caso em que o examinando apresente mais do que uma opção, a resposta ao item terá a cotação 0 (zero), ainda que contenha a alternativa correcta. Os itens de escolha múltipla serão agrupados em conjuntos de 3 ou 4 itens. Cada resposta incorrecta será penalizada com 1/3 da cotação atribuída a uma resposta correcta, não podendo a cotação final de cada grupo de questões ser inferior a 0 (zero) pontos. As respostas que contenham elementos que se contradigam serão penalizadas, sendo anuladas as cotações parciais dos elementos contraditórios.

V.S.F.F. 102/1

relativas aos dados da figura 1. A figura 1 apresenta uma possível relação filogenética entre os Cetáceos e um ancestral terrestre tetrápode. localizadas na boca. B – As diferenças encontradas entre os dois grupos de Cetáceos actuais estão relacionadas com a ocupação de diferentes nichos ecológicos. D – A selecção natural privilegiou animais com corpo hidrodinâmico.I 1. 102/2 . Figura 1 1.1. Nota: as barbas são lâminas córneas. Faça corresponder V (afirmação verdadeira) ou F (afirmação falsa) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes. C – Ambulocetus natans corresponde a uma forma intermédia entre o ancestral terrestre e os Cetáceos actuais. A – O início da exploração do ambiente aquático pelos ancestrais dos Cetáceos ocorreu há menos de 50 milhões de anos. Os Cetáceos constituem uma ordem de mamíferos aquáticos que inclui animais como as baleias e os golfinhos. através das quais é filtrado o alimento.

F. os membros anteriores deixaram de ter significado morfofuncional. Afirmações A – Enquanto as baleias com barbas são animais filtradores. de acordo com a teoria darwinista. V. 102/3 . foram preservados os conjuntos génicos que determinaram a regressão dos membros posteriores. 2.F. D – Os membros anteriores dos Cetáceos e os membros superiores do Homem apresentam idêntica organização estrutural e idêntica posição relativa. Explique a existência de estruturas vestigiais nos Cetáceos actuais. H – É possível reconstituir inequivocamente a filogenia dos Cetáceos a partir do registo fóssil. Refira dois fenómenos responsáveis pela evolução das espécies. Chave III – Divergência evolutiva III – Homologia III – Analogia 1. B – Os membros anteriores dos Cetáceos e as barbatanas peitorais dos tubarões são estruturas utilizadas na locomoção.E – Na evolução dos Cetáceos. comuns às teorias darwinista e neodarwinista. as baleias com dentes capturam activamente as suas presas. faça corresponder um dos números da chave. F – Ao longo da evolução. C – As barbas das baleias e as brânquias dos bivalves são estruturas filtradoras.3. A cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes. G – Os ossos da pélvis das baleias actuais são exemplos de estruturas vestigiais. 1.S.2.

D – triploblásticos e com difusão indirecta de gases respiratórios.1.2. II. Y e Z assinalam pares de características que permitem distinguir os filos e as classes representados no diagrama. 1. III e IV. C – celomados e com cordão nervoso ventral. II. 1. A figura 2 apresenta um diagrama de classificação de alguns grupos de invertebrados. Figura 2 1..2.2.2.2. e 1..3. transcreva a letra correspondente à opção que permite construir uma afirmação correcta. 1. 102/4 . Identifique as classes assinaladas com os números I.II 1. Nas questões 1. As letras X.1.2. Os Moluscos. B – deuterostómios e com simetria bilateral. os Anelídeos e os Artrópodes são animais: A – com tubo digestivo completo e com exosqueleto. Os números I. III e IV assinalam classes.1.

segmentação homónoma / heterónoma. aos seguintes pares de características: A – esqueleto carbonatado / quitinoso. C – cefalotórax. V. D – asas e três pares de patas no tórax.1. relativa: a) ao revestimento do corpo dos Répteis.S. crescimento contínuo / descontínuo. hematose cutânea / branquial. Os Répteis e as Aves possuem características que facilitaram a colonização de ambientes terrestres.F. B – um par de antenas e sistema circulatório fechado.2. circulação fechada / aberta. Y e Z correspondem. concha interna / externa. B – sem / com metamerização. respectivamente. As bifurcações assinaladas na figura 2 com as letras X. b) à constituição do ovo das Aves.F. D – sem / com repetição de estruturas. C – pé / apêndices locomotores. metanefrídios / glândulas antenais. A inclusão de um artrópode na classe dos Insectos é inequívoca se o animal possuir: A – mandíbulas e celoma reduzido. abdómen e sistema traqueal. 2. 1.2.2. pé em forma de tentáculos / pé em forma de cunha ou palmilha. com / sem cabeça distinta. Refira uma dessas características.3. 102/5 .

diplóides e triplóides.2..III 1. e 1. Na questão 1. o endosperma secundário e as paredes do ovário são constituídos. 1. O filete. Figura 3 1. Faça a legenda da figura. diplóides e triplóides. B – haplóides.2.2.1. D – diplóides. C – diplóides.1. triplóides e diplóides.2. identificando as entidades assinaladas pelos números de 1 a 4. 1. transcreva a letra correspondente à opção que contém os termos que permitem preencher correctamente os espaços.1. Nas questões 1.3. A figura 3 esquematiza os órgãos reprodutores de uma angiospérmica.2. triplóides e diplóides. evidenciando os primeiros estádios do desenvolvimento embrionário. transcreva a letra correspondente à opção correcta. 102/6 . por células: A – haplóides. respectivamente.. após a fecundação.2.

.] embrião D – tegumentos [.. as entidades envolvidas na dupla fecundação são a oosfera e _______. b) uma característica da planta representada na figura 3 que contribua para a eficiência da polinização.] embrião B – cotilédones [.] as sinergídeas D – saco embrionário germinado [.2.F. Relativamente às Angiospérmicas...F.2.] endosperma secundário 1..] os núcleos polares C – óvulo [. c) uma vantagem da existência de sementes encerradas em frutos...] as sinergídeas 1...2. Na semente.S.. No megagametófito ou _______. V.3. os _______ resultam da transformação de tecidos do óvulo e o _______ forma-se por divisão mitótica do zigoto..] endosperma secundário C – tegumentos [..] os núcleos polares B – saco embrionário germinado [.. A – óvulo [. refira: a) o nome da estrutura que possibilita a independência da fecundação relativamente à água... A – cotilédones [. 102/7 .1.3..

IV 1. B – Ocorre a secreção de iões H+ e K+.1. e um dos números da chave. baseando-se num dado relativo às condições em que ocorre o respectivo desenvolvimento embrionário. Refira o nome dos órgãos responsáveis pela excreção dos produtos azotados: a) nos Insectos. Apresente uma explicação para a eliminação de diferentes produtos de excreção pelos Vertebrados terrestres.3. b) toxicidade. 1. O quadro seguinte apresenta os produtos de excreção azotados de vários grupos de animais e o local onde ocorre o respectivo desenvolvimento embrionário. Coloque os três produtos de excreção referidos no quadro por ordem crescente de: a) solubilidade na água.4. relativas à actividade do nefrónio de Mamíferos. Afirmações A – A glicose e os produtos de excreção azotados apresentam uma concentração semelhante à do plasma. Local onde ocorre o desenvolvimento embrionário Produto de excreção azotado predominante Animais Platelmintes aquáticos (ex. 1. 1. C – Ocorre a reabsorção de glicose e de aminoácidos. referidos no quadro. Estabeleça a correspondência entre cada uma das letras das afirmações seguintes. b) nas planárias.2. D – A pressão sanguínea força a entrada do fluido para o lúmen do tubo urinífero.: planárias) Meio aquático Ião amónio Insectos Répteis terrestres Interior do ovo Ácido úrico Interior do ovo Aves Mamíferos placentários Interior do útero Ácido úrico Ureia 1. Chave I – Tubo contornado proximal II – Cápsula de Bowman III – Tubo contornado distal 102/8 .

.1.2. 3. por que razão uma pessoa que foi vacinada contra a tripanossomíase (doença do sono) pode. 3.] capacidade defensiva de outras células.2. admitindo-se que envolve os dois tipos de imunidade (celular e humoral). nas áreas onde existe o agente transmissor. posteriormente. Refira um benefício para o embrião da existência de âmnio..] células efectoras C – antigénios [. contrair a doença.2. 2. C – invasor [. A imunização contra protozoários é difícil.. 3. A vacinação permite às populações a permanência.] diferenciação em células efectoras.] células efectoras B – anticorpos [. D – intensificação directa da fagocitose pelos linfoblastos.1.3. utilizados posteriormente na formação do esqueleto das Aves. desafiam continuamente o sistema imunitário.. pois produzem uma descendência que exibe antigénios diferentes dos antigénios dos seus progenitores.. e 3.. recorrendo aos dados fornecidos. Na questão 3.F.. A – infectado [. A – antigénios [. 102/9 . B – invasor [.1..1.2.. o sistema imunitário reage a cada antigénio pela: A – produção de anticorpos específicos pelos plasmócitos. Na imunidade humoral. intensa e de maior duração.1... C – produção de células-memória pelos linfócitos T. Nas questões 3.2.F.] intensificação da fagocitose. cujos ________ estimulam a produção de ________ que tornam a resposta imunitária secundária mais rápida..1. promovendo directamente a _______.1. B – activação do sistema complemento pelos linfócitos B.1. Os tripanossomas. Numa vacina. Identifique o anexo embrionário que mobiliza sais minerais da casca do ovo. transcreva a letra correspondente à opção que contém os termos que permitem preencher correctamente os espaços. A imunidade celular é desencadeada por antigénios ligados a marcadores superficiais de certas células do organismo _______ . formam-se anexos embrionários. 2.] células-memória 3. 3. por exemplo.. V.] células-memória D – anticorpos [. Explique.] aglutinação de células invasoras..3.. D – infectado [. transcreva a letra correspondente à opção correcta..1. é administrado o agente patogénico morto ou inactivo.. Durante o desenvolvimento embrionário de alguns Vertebrados.S. 3.1. sem risco de contrair a doença..

Figura 4 102/10 . segundo a classificação de Whittaker (1979). numa angiospérmica.3. 3. O diagrama da figura 4 apresenta a distribuição de alguns tecidos vegetais resultantes do crescimento primário.4. H – A amiba realiza digestão intracelular. Faça corresponder V (afirmação verdadeira) ou F (afirmação falsa) a cada uma das letras que as identificam. B – Possuem organitos celulares providos de membrana. As afirmações que se seguem são relativas a protozoários. G – A paramécia é flagelada. C – São foto-heterotróficos. V 1. D – Não apresentam parede celular. F – A paramécia e a amiba são microconsumidores. A – Utilizam compostos orgânicos como fonte de energia. E – O tripanossoma é um protozoário simbionte. Refira uma característica comum a todos os organismos incluídos no reino Protista.3.

1.2. C – endoderme com pontuações de Caspary na raiz e feixes duplos colaterais no caule. através de vasos condutores. D – A sacarose entra no floema a partir das células adjacentes. E – Aumenta a pressão hídrica no interior dos tubos crivosos.3. As afirmações seguintes referem-se à translocação de seiva no floema..F. B – raiz aprumada e cilindro central pouco desenvolvido na raiz.2. C – feixes condutores duplos e estomas desigualmente distribuídos pelas duas páginas. que permitem identificar a subclasse a que pertence a planta representada são: A – pequeno número de feixes condutores na raiz e nervação ramificada nas folhas. D – elementos dos tubos crivosos e as células de companhia.1.2. Num feixe duplo. e 1.2.3. O vírus que infecta a beterraba é transmitido de planta para planta através de afídios (insectos parasitas que se alimentam dos seus fluidos).2. 2. C – elementos de vaso e as células de companhia. Nas questões 1. O transporte de água e de solutos no interior da planta. D – mesófilo simétrico e feixes com secções de diferentes diâmetros. Explique por que razão a doença se espalha rapidamente através da beterraba. 1.. 1. 2. é possível observar: A – epiderme cutinizada e células clorofilinas exclusivamente isodiamétricas. 102/11 . b) uma função do tecido assinalado com o número 1.1.F. A – A água desloca-se por osmose para as células com elevado potencial de soluto. C – A seiva é forçada a deslocar-se ao longo dos vasos floémicos. de modo a reconstituir a sequência temporal dos acontecimentos. Duas características. são células vivas os: A – elementos de vaso e os traqueídos. Refira o nome das duas forças físicas responsáveis pela manutenção de uma coluna contínua de água ao longo de um elemento de vaso.2. B – lenho voltado para a página inferior e feixes condutores abertos.2. B – Aumenta a pressão osmótica nas células dos tubos crivosos.1. FIM V.1. Num corte transversal da folha da planta representada. 2.S. transcreva a letra correspondente à opção que permite construir uma afirmação correcta. D – endoderme distinta na raiz e feixes do caule dispostos num único anel.2. 1. B – elementos dos tubos crivosos e os traqueídos. indique: a) o nome dos tecidos assinalados com os números 2 e 3.2. Coloque por ordem as letras que as representam.1. Relativamente à figura 4. observáveis na figura 4. 1. foi uma condição essencial para a colonização do meio terrestre.3.2. 2.

........................ 200 pontos A transportar ............ ...3.2.............. ......... ............................. 4 pontos __________ Subtotal ..........2.........2.... 8 pontos __________ Subtotal .... 1. .1.... 8 pontos 2............................... .2......... 2 pontos __________ Subtotal .......1...............2...........2................................3..... 6 pontos 1..... .............. ......3........... 4 pontos 1....................... 26 pontos 1..............................1....... 2.................1......................... 1.... 1............ 2............... 4 pontos 6 pontos 8 pontos 18 pontos 4 pontos 18 pontos __________ Subtotal ............. 1.........................................3..........................................3.2.... . 6 pontos 1.1......... .1.............. 6 pontos 1....... 6 pontos __________ Subtotal ............... 30 pontos 8 pontos 18 pontos 26 pontos 2... 6 pontos 1....COTAÇÕES Transporte ................... ............ 6 pontos 3.. 8 pontos 3.......2...... 70 pontos III 1... ..............1....3....2....................................2......... .................. 90 pontos 102/12 ... ............................. ........ .. 4 pontos 1........... 6 pontos 1........ 6 pontos 2.......... 18 pontos 1...... ........... ... 8 pontos 1....... 4 pontos 8 pontos 2.............................................2................. ..............2....... 1.1. 90 pontos I 1.......... 1.................... ....................... .......... ........... .. ..... 6 pontos 3...3... .......3.....................................1... .............................................................. .............................. 4 pontos 3............. ........................ .......4.2... ...........2. ........... 2... . 30 pontos V 1........ 30 pontos II 1.............2.... .... 2...............3................. .............1.2....... ...... ...1... ....................... 6 pontos 1.... ................ 8 pontos 3....................... 1..2. .....2.............1... 6 pontos 1...................................2... ....4..... ...... 18 pontos 3..1...................2...... .... 22 pontos 1........... 6 pontos 1...1.. . 36 pontos 3.........1........ 1....................................... ............. ...........2................ 6 pontos 2........ 40 pontos ___________ TOTAL . .. 30 pontos 1.................. 8 pontos 8 pontos 8 pontos 24 pontos IV 1.......... 6 pontos 3.........

Cada resposta incorrecta será penalizada com 1/3 da cotação atribuída a uma resposta correcta. Nos itens relativos a sequências. 102/C/1 .º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n. deve ser riscado e corrigido à frente.ª FASE 1. não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos. não podendo a cotação final de cada grupo de questões ser inferior a 0 (zero) pontos. cada resposta errada será penalizada com o valor da cotação de uma resposta certa. Os itens de escolha múltipla apenas admitem uma opção correcta. de 29 de Agosto) Curso Geral e Curso Tecnológico de Química – Agrupamento 1 Duração da prova: 120 minutos 2003 PROVA ESCRITA DE BIOLOGIA 1.PROVA 102/C/7 Págs. de acordo com o critério específico definido para cada um destes itens. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12. No caso em que o examinando apresente mais do que uma opção. serão anuladas as respostas que indiquem todas as opções como verdadeiras ou como falsas. em que seja solicitado um número definido de elementos de resposta.º 286/89.F. As respostas que contenham elementos que se contradigam serão penalizadas. Nos itens de correspondência ou associação. será penalizada cada associação incorrecta.ª CHAMADA CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E COTAÇÕES Todas as respostas deverão ser perfeitamente legíveis e estar correctamente identificadas. Os itens de escolha múltipla serão agrupados em conjuntos de 3 ou 4 itens. de acordo com o número pedido. Quando se verificar um engano. Caso o examinando apresente na sua resposta um número de elementos superior ao solicitado. apenas será atribuída cotação aos primeiros elementos. só será atribuída cotação se a sequência estiver integralmente correcta.F. sendo anuladas as cotações parciais dos elementos contraditórios. a resposta será penalizada. a resposta ao item terá a cotação 0 (zero). Nos restantes casos.S. Nos itens de verdadeiro/falso (V/F). ainda que contenha a alternativa correcta. V. e os elementos excedentes sejam incorrectos. Nos itens de resposta curta.

.. não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos... A variabilidade intra-específica e a selecção natural.2.. no seio da população. 1. A–F G–V B–V H–F C–V D–V E–F F–V 8×1 8 pontos Nota: deve ser descontado 1 (um) ponto por cada resposta errada. 4×2 8 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 1..(*) I – Gastrópodes II – Bivalves III – Aracnídeos IV – Crustáceos Opção C Opção D Opção B Nota: nos itens 1. não podendo a cotação final do item ser inferior a zero (0) pontos. provocou o aumento progressivo da frequência dos indivíduos que apresentavam aquelas estruturas menos desenvolvidas.Nota: nos itens de resposta curta....2...2... • a reprodução diferencial..2....1.... e os elementos excedentes sejam incorrectos.. serão atribuídos 0 (zero) pontos. onde tinham significado morfofuncional.. A–I B – III C – III D – II 4×2 8 pontos Nota: deve ser descontado 1 (um) ponto por cada resposta errada..(*) II 1.. 2 3 3 3+3 8 pontos 6 pontos 30 pontos 2. não podendo a cotação final deste grupo de itens ser inferior a 0 (zero) pontos. 1.. a 1....3. 26 pontos A TRANSPORTAR .. QUESTÕES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO COTAÇÃO TOTAL I 1... não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos. 1.. sempre que a resposta contenha um número de elementos superior ao solicitado......2.2.3. deixando estes de ser favorecidos pela selecção natural.3.. À correspondência de mais do que um número a uma afirmação.. 56 pontos 102/C/2 .1....... estas estruturas deixaram de conferir vantagem para os indivíduos que as possuíam.. devem ser descontados 2 (dois) pontos por cada resposta errada. a penalização a aplicar terá valor igual à cotação atribuída a cada elemento de resposta...1.. 1.2.....1..... assinalados com (*)... • ao longo do tempo. A resposta deve conter os seguintes elementos: • as estruturas encontravam-se desenvolvidas no ancestral terrestre.

....2... 56 pontos (II) 2....... devem ser descontados 2 (dois) pontos por cada resposta errada..3......2........2.3...1........ b) ovos com casca / ovos com muito vitelo.. 4×1 4 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 1... 1..... ..S... 90 pontos V...1....F............F. 1.........3...... c) disseminação da semente / protecção da semente (do embrião)..1.(*) a) tegumento com escamas queratinizadas.........2. 102/C/3 .....QUESTÕES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO COTAÇÃO TOTAL TRANSPORTE ......2..... a 1.. 1.......2..(*) 1 – óvulo 2 – célula-mãe do endosperma secundário / célula-mãe do albúmen 3 – ovo/zigoto 4 – embrião Opção D Opção B Opção C Nota: nos itens 1.. não podendo a cotação final deste grupo de itens ser inferior a 0 (zero) pontos.. 2 3 3 8 pontos 30 pontos A TRANSPORTAR .......... 2 2 4 pontos 4 pontos III 1..(*) a) tubo polínico..... b) flor atractiva / pétalas vistosas / posição das anteras.....

... 1...1. A – II B – III C–I D – II 2 2 3 3 4 pontos 6 pontos 2+2 2+2 4×2 8 pontos 8 pontos 1.QUESTÕES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO COTAÇÃO TOTAL TRANSPORTE .............(*) 1.. Opção A Opção D Opção C Nota: nos itens 3. 3... Alantocórion Amortece os choques mecânicos / protege o embrião da desidratação / previne variações bruscas da temperatura.... a 3. onde os produtos de excreção são eliminados através da placenta..........1.........2.. 4 pontos 4 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 3. onde são acumulados até à eclosão os produtos de excreção azotados..... • nos Mamíferos...(*) 3.......3. 3. devem ser descontados 2 (dois) pontos por cada resposta errada..... Nota: deve ser descontado 1 (um) ponto por cada resposta errada. 3 2 3 8 pontos 60 pontos A TRANSPORTAR .... 2.....1.. A resposta deve conter os seguintes elementos: • numa vacina são administrados antigénios que desencadeiam uma resposta imunitária específica..1..2.... o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do útero materno..1.2. a) túbulos de Malpighi b) células-flama / protonefrídios a) ácido úrico – ureia – ião amónio b) ácido úrico – ureia – ião amónio A resposta deve conter os seguintes elementos: • nos Répteis e nas Aves.. • de geração em geração........1. não se coloca o problema da sua acumulação num espaço confinado. o facto de estes produtos serem praticamente insolúveis permite a sua acumulação num meio onde a quantidade de água disponível é diminuta... serão atribuídos 0 (zero) pontos..4.. • esta vacina só protege o indivíduo da infecção causada por um tripanossoma que possua antigénios semelhantes aos utilizados na vacina.... o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do ovo. não podendo a cotação final deste grupo de itens ser inferior a 0 (zero) pontos... 150 pontos 102/C/4 ...(*) 2...... À correspondência de mais do que um número a uma afirmação..1......... podem ocorrer alterações nos antigénios exibidos pelos tripanossomas....1...... 90 pontos IV 1.2........3. não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos..... . nestas condições.1.3.

....... 3... ... A resposta deve conter os seguintes elementos: • o afídio injecta o vírus directamente nos tubos floémicos quando suga a seiva elaborada. A–V G–F B–V H–V C–F D–V E–F F–F 8×1 8 pontos Nota: deve ser descontado 1 (um) ponto por cada resposta errada...1..... 1. 1+1 2 4 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 2. Opção A Opção C Opção D Nota: nos itens 1.............(*) 2..F.3......2. 200 pontos V.. a) 2 – epiderme....3.2.... b) transporte de água e de sais minerais / suporte.. devem ser descontados 2 (dois) pontos por cada resposta errada.1.............. 2+2 4 pontos 6 pontos 4 4 8 pontos 40 pontos TOTAL .... não podendo a cotação final do item ser inferior a 0 (zero) pontos.. Adesão e coesão D...(*) 1..(*) São eucariontes. 150 pontos (IV) 3. B..2..... A. 3 – parênquima / parênquima cortical.. infectando-os rapidamente..2....4.3. • os tubos floémicos distribuem a seiva elaborada (contaminada) pelos órgãos da planta....S...3..... 102/C/5 .... não podendo a cotação final deste grupo de itens ser inferior a 0 (zero) pontos.2............QUESTÕES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO COTAÇÃO TOTAL TRANSPORTE ... E..1.2. C.. 1....... 2.2.F....... a 1......1....... 2 pontos 10 pontos V 1...........