You are on page 1of 4

http://www.youtube.com/watch?v=Qg-nIAnUZwE&feature=related http://www.youtube.com/watch?

v=RrKyF2eQpfc&hd=1

Parabéns Belo Horizonte hoje é nosso aniversário de cidadania, 114 anos. Nossos horizontes para todos habitantes da cidade possam ser de muita paz, prosperidade, felicidades, amor, união, solidariedade e que todos continuemos construindo uma cidade e um país sustentável. Construir uma cidade sustentável para todos é ainda um desafio não só para Belo Horizonte, mas para a maioria das cidades do Brasil e do mundo. Esse desafio é lançado quando o mundo volta-se para a solução dos problemas ambientais. Manter-se, ser capaz de se sustentar para nossa cidade é cuidar melhor de todos habitantes da cidade e das belezas naturais que temos. Uma cidade para todos, com direitos de cidadania para todos. Ambientalmente saudável, como prevê o Artigo 225 da Constituição. No entanto, ainda somos uma cidade onde há espaços “reservados” para ricos e pobres. Uma cidade que empurra os que vivem do trabalho para as periferias e se reservam o centro nas horas de lazer ou áreas ditas nobres para poucos que detém o “maior poder aquisitivo”. Pensando no estado de Minas aonde está localizada, historicamente com tantos minerais e ouro daqui retirado pagando-se o quinto do ouro, poderíamos nos questionar, porque uma região de tanto ouro ainda convive com uma das piores distribuições de renda do mundo, não só BH como o Brasil ? Aniversário antes de tudo são dos seres humanos, as pessoas que por gerações produzem riquezas que não são distribuídas equitativamente. Enquanto a grande mídia insiste para que as pessoas

uma cidade ainda jovem poderíamos dizer. Os efeitos da degradação ambiental não atingem de forma igual a todas pessoas. . Que possamos reagir a tanta degradação. toda população possa de fato defender uma qualidade de vida saudável.consumam. parques bem cuidados sem ter como a população utilizar esses espaços. Construirmos os degraus para nosso sonho de uma cidade livre de toda opressão. Vamos então edificar esse dia . Somos iguais organicamente. seja porque ainda não descobrimos que uma cidade é para todos. Nossa mensagem de aniversário para a cidade é no sentido das pessoas voltarem-se a nossa condição humana comum. comprem sem salário digno e justo para a maioria. mas econômica e ambientalmente a cidade privilegia uma minoria e pune os mais empobrecidos. sem o mau cheiro que depõe contra nossa capacidade de assumir que somos civilizados. A maioria dos espaços urbanos são espaços privatizados e não de convivência. Numa cultura indígena saudável jamais uma Lagoa da Pampulha tão degradada e poluída seria produzida por um povo indígena. A maioria da população é maltratada em transportes coletivos superlotados em horas de pico. urbanas. Há que se promover em Belo Horizonte a democratização do lazer por exemplo. árvores sendo degradadas e que as pessoas seguem por este mesmo caminho. Que o digam aqueles que nesse período de chuvas nas vilas e favelas moram em encostas e áreas de risco. O estado da Lagoa da Pampulha é o estado das pessoas. A cidade ainda não percebeu que há nascentes. A ideologia dominante é a imposição do consumo pelo consumo. seja pela dificuldade de um transporte público de qualidade. serras. Ter praças acessíveis. rurais. Os povos indígenas são de fato uma civilização que tem muito a ensinar. Que possamos todos perceber que podemos ter uma Lagoa da Pampulha saneada. Que em nossos 114 anos de idade. socioambientais. Que bom seria todos sairmos às ruas festejando o fim das desigualdades sociais. Esta festa ainda uma dia com certeza vai acontecer.

Que o ensino público de fato possua mais qualidade. Que possamos construir uma convivência. porque poderemos avançar na conquista de nossa cidadania socioambiental e de fato nos preocuparmos com o desmatamento urbano que a cidade vem assistindo. assim como todas as culturas. Que saibamos então defender as nascentes que estão ameaçadas em todas regiões da cidade. mas com as crianças e juventude que tem direito a um ensino público de qualidade e de bom conteúdo. Nas obras anunciadas o concreto não pode oprimir o ser humano como vem acontecendo. Que possamos defender nossas nascentes. onde boa parte das nascentes que abastecem a região metropolitana corre perigo de extinção. na utilização da rede pública de saúde. Um dos critérios para que a cidade capital de Minas fosse aqui instalada em 1897 foi pela quantidade de água de boa qualidade que ainda resiste existir por aqui. que possamos ter de fato belos horizontes.Que nossa população não seja exposta a tanto sofrimento nos transportes públicos. Que nossa cidade seja realmente uma cidade com qualidade de vida e meio ambiente saudável para todos e as políticas públicas tenham como ponto de partida as pessoas e nossa qualidade de vida. As obras que fazem parte das campanhas políticas sem pessoas não tem razão de ser. na Mata da Baleia. Hoje os grandes teatros de nossa cidade são democratizados para que toda nossa população tenha de fato sua cidadania respeitada ? Parabéns Belo Horizonte. bairros. comunidades saudáveis e não isoladas no individualismo anti-humano. Que possamos impedir que a Serra do Curral seja destruída como vem acontecendo. Que nossa cultura popular seja respeitada. Que os salários dos professores sejam de mais respeito não apenas com estes profissionais. na Serra do Gandarela e todos lutemos pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Que o legado do ouro das minas seja o aprendizado de que distribuir a riqueza para todos e ter acesso e direito a um meio ambiente saudável . Que a saída para a civilização belorizontina seja se horizontalizar.

. nos unindo cada vez mais em defesa da vida e de todo meio ambiente.é uma conquista que podemos alcançar juntos. Nosso abraço de parabéns é um abraço pela valorização de cada um de nós habitantes de nossa Belo Horizonte em belezas humanas e naturais.