Sumário

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito da Editora Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente, por qualquer processo, eletrônico, foto cópia, mecânico ou sistema de processamento de dados. As marcas, logotipos e desenhos ilustrativos citados neste livro são de propriedade dos seus respectivos fabricantes e sua citação é meramente ilustrativa, sem infringir as leis de patentes.

INTRODUÇÃO _________________________ 3
TELA DE APRESENTAÇÃO _________________________4 Criando Figuras Simples ______________________5 Figuras Geométricas _________________________6 Retângulo __________________________________7 Elipse ______________________________________ 8 Ferramentas Polígono, Espiral e Papel gráfico ___10 Formas Básicas _____________________________12 Ferramenta Mão Livre ______________________ 13 Linhas Curvas _____________________________14 Ferramenta Seleção _________________________15 Desfazer e Refazer __________________________17 Colorindo os objetos ________________________18 Ferramentas Zoom e Enquadramento __________19 Ordenando objetos __________________________22 GRAVANDO, FECHANDO E ABRINDO UM DOCUMENTO ___23 CONFIGURANDO PÁGINAS ________________________26

DESENHANDO E TRANSFORMANDO ___ 29
FERRAMENTA FORMA ___________________________29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS __________________36

FIGURAS E SÍMBOLOS ________________ 45
IMPORTANDO FIGURAS __________________________45 TRABALHANDO COM SÍMBOLOS ___________________47 RECURSOS COM OBJETOS ________________________49 Transformar _______________________________49 Agrupar ___________________________________50 Copiar, Duplicar ____________________________52 Alinhar e distribuir _________________________53 Combinar _________________________________55 Soldar ____________________________________ 57 Aparagem _________________________________ 57 Interseção _________________________________58 EFEITOS _____________________________________59

EDITANDO TEXTO ____________________________ 71 FERRAMENTA TEXTO ____________________________________ Efeitos _____________________________________________ COMANDO EDITAR TEXTO ________________________________ CORREÇÃO ORTOGRÁFICA ________________________________ FORMAS PARA O TEXTO ARTÍSTICO _________________________ Texto com figuras ____________________________________ Texto em 3D ________________________________________ 71 73 75 78 80 80 82 LINHAS-GUIA E CONFIGURAÇÃO DA RÉGUA ___ 83 EFEITOS ESPECIAIS ___________________________ 87 EFEITO LENTE _________________________________________ EFEITO POWERCLIP ____________________________________ ADICIONAR PERSPECTIVA _________________________________ COMBINAÇÃO DE EFEITOS ________________________________ Edifício em perspectiva _______________________________ Graduações entre duas figuras _________________________ Texto tridimensional em perspectiva ____________________ MÁSCARA DE COR ______________________________________ EFEITOS 3D ___________________________________________ PINCELADAS ARTÍSTICAS __________________________________ DESFOCAR ____________________________________________ TRANSFORMAÇÃO DE COR ________________________________ CONTORNO ___________________________________________ CRIATIVO _____________________________________________ DISTORCER ___________________________________________ RUÍDO _______________________________________________ AGUÇAR _____________________________________________ 87 88 90 91 91 93 94 96 96 97 97 97 98 98 98 99 99 MENU BITMAP ________________________________ 95 IMPRIMINDO ________________________________ 100 INTERNET ___________________________________ 102 LISTA DE EXERCÍCIOS _______________________ 108 .

Considerado o software de computação gráfica mais popular para PC’s.CorelDRAW 12 INTRODUÇÃO O CorelDRAW é um completo programa de desenhos que trabalha com imagens vetoriais. oferecendo várias ferramentas e efeitos que permitem uma arte de alta qualidade e com acabamento profissional. Estas imagens criadas a partir do CorelDRAW são formadas por um conjunto de equações matemáticas instruindo o computador como desenhar as linhas. e que cores elas terão. enfim. desenhos técnicos envolvidos em projetos de engenharia. o CorelDRAW 12 é sem dúvida um estúdio artístico completo. Apesar do pacote compreender outros programas como o editor de imagens PhotoPaint e o gerador de animações Rave. qualquer coisa que sua imaginação permitir. vamos voltar toda nossa atenção ao programa central . desenhar trabalhos artísticos de forma livre.suficiente para criarmos ilustrações precisas. Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 3 .

CorelDRAW 12 TELA DE APRESENTAÇÃO Ao executar o CorelDRAW pela primeira vez. clique no ícone Novo gráfico. Página: 4 Editora Celta (11) 4331-1586 . em seguida. você verá a tela de boas-vindas que o ajudará na escolha do tipo de documento que deseja abrir. bastando para isto desativar a caixa de verificação Mostrar esta tela de boas-vindas ao iniciar. para conhecermos o nosso estúdio artístico. Ela poderá ser oculta em um novo carregamento.

ela possui um menu desdobrável com outras ferramentas de desenho a mão livre: Bézier. Faça algumas linhas retas e curvas para familiarizar-se mais com esta ferramenta. logo após. Conexão interativa e Dimensão. para obter traços retos a cada 15 graus. Mídia artística. o mesmo resultado poderá ser obtido com a ferramenta Polilinha. mantenha a tecla Ctrl pressionada após o primeiro clique. Para desenhar com a ferramenta Mão Livre você deve arrastar o cursor pela página com a ferramenta selecionada. Caneta. dê um clique na posição inicial. enquanto movimenta o ponteiro. Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 13 . Praticamente. porém. Curva com 3 pontos. é um pouco mais fácil de usar. Polilinha.CorelDRAW 12 Ferramenta Mão Livre Esta ferramenta serve para você criar desenhos a mão livre. leve o ponteiro até a posição final e dê outro clique ou. Para obter linhas retas.

Página: 22 Editora Celta (11) 4331-1586 . quando um objeto estiver selecionado. determinando que objeto estará sobre os demais.CorelDRAW 12 Ordenando objetos A ordem de empilhamento dos objetos pode ser alterada. Utilize as opções Para frente e Para trás do menu Organizar >> Ordenar. Note que há outras opções de ordenação. colocando-o na frente ou atrás dos outros.

Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 31 . Borracha. use a Faca para cortar um objeto dando um clique em seus nós ou contorno. Exercício: 1. preenchendo com amarelo claro e contorno vermelho. Faça o desenho abaixo utilizando a ferramenta apropriada. Bem. encontraremos mais cinco ferramentas. a Faca. os nomes das ferramentas estão bem relacionados com o que elas oferecem. Pincel áspero e Transformação Livre. use a Borracha dando um clique ou arrastando sobre o contorno do objeto.CorelDRAW 12 No menu desdobrável da ferramenta Forma. Pincel borrar. Para apagar parte de objetos.

e depois clique em uma das ferramentas de transformação da Barra de propriedades e então selecione os objetos que deseja transformar. Página: 32 Editora Celta (11) 4331-1586 . A ferramenta Transformação livre permite girar. 3. Clique na ferramenta Transformação livre. Agora.CorelDRAW 12 2. utilize a ferramenta Faca para cortar ao meio este desenho. apague partes deste desenho. Passando a ferramenta Borracha sobre o objeto selecionado. em seguida. espelhar. escalar e inclinar objetos. afaste as partes.

o CorelDRAW preenche o objeto com as letras “PS” somente para efeito de exibição. mas o CorelDRAW realiza a conversão deste tipo de textura possibilitando a impressão em qualquer tipo de impressora.A caixa de diálogo Textura PostScript. pois este tipo de textura exige muito do computador para ser impressa ou atualizada na tela. Por se tratar de uma textura extremamente complexa. permite configurar um tipo de textura desenvolvida com o uso da linguagem PostScript. sendo visível somente no diálogo Textura PostScript ou após a impressão.CorelDRAW 12 . . Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 41 .Clique neste botão para remover o preenchimento do objeto.

Como exercício. ou se preferir um maior controle. que servirão para controlar o preenchimento. selecione o objeto a ser preenchido e escolha o tipo de preenchimento na caixa de lista Tipo de preenchimento da Barra de propriedades. desenhe um vaso. Caso deseje. Repare que apareceram três controles no objeto.CorelDRAW 12 Preenchimento interativo Outra forma de preenchimento. é o uso da ferramenta Preenchimento Interativo que é uma das ferramentas mais completas do CorelDRAW. Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 43 . sendo estes botões responsáveis pela configuração do preenchimento. selecione-o e escolha o tipo preenchimento Linear. dando um clique no botão Edi). A Barra de propriedades exibe os botões correspondentes ao tipo de preenchimento escolhido. abra a caixa de diálogo Preenchimento gradiente. você poderá alterar as cores inicial e final e o tipo de gradiente na barra de propriedades. Arraste estes controles até obter o preenchimento desejado. com a possibilidade de vermos como será o preenchimento do objeto. tar preenchimento ( Os outros tipos de preenchimento interativo funcionam de forma semelhante ao visto anteriormente. e também a mais prática. Ao ativar este comando. imediatamente.

com o inconveniente de a cópia ser sobreposta ao original. Estes comandos só estarão disponíveis se os objetos estiverem agrupados. Duplicar. sendo que a cópia fica deslocada acima e à direita do objeto original.CorelDRAW 12 Para desagrupar os objetos clique no botão Desagrupar (Ctrl+U) da barra de Propriedades ou Desagrupar Tudo para desagrupar também os grupos aninhados. Copiar. Página: 52 Editora Celta (11) 4331-1586 . O comando Duplicar faz o mesmo que Copiar/Colar. Duplicar Para repetir um objeto podemos utilizar os comandos Copiar/Colar.sendo que cada um deles gera um tipo diferente de cópia do objeto original. Com Copiar (Ctrl+C) e Colar (Ctrl+V) criamos cópias independentes do original. ficando na mesma posição e tendo que ser movida para ser utilizada. com um deslocamento definido nas opções das ferramentas.

Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 61 . clidanco no botão Aceleração de objetos da barra de propriedades e depois movendo o controle deslizante.CorelDRAW 12 5. Ajuste a aceleração entre as etapas da mistura.

Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 71 . O ponto de inserção será exibido para você dar início a digitação do texto. se desejar. O texto artístico é um pequeno trecho de texto que pode ser formatado com diversos efeitos especiais. E após a digitação. tendo como limite as dimensões do quadro tracejado.000 caracteres. será sublinhada em vermelho. você poderá expandir ou esticar o texto digitado.CorelDRAW 12 EDITANDO TEXTO Como qualquer programa de editoração eletrônica. e recursos especiais como arrastar letras independentes uma das outras e criar textos combinados com figuras geométricas. serve para textos mais longos. o cursor é exibido para você digitar o texto. Para a entrada deste tipo de texto no documento. Qualquer palavra estranha ao dicionário. O Texto Parágrafo. o CorelDRAW permite criar e editar textos. Para a entrada deste tipo de texto no documento. arrastando uma das alças de seleção que o envolvem. especificando o tamanho da moldura de Texto parágrafo. Ao soltar o botão do mouse. aplicar recursos de formatação e alinhamento. basta selecionar a ferramenta Texto e arrastar o ponteiro sobre a página. basta selecionar a ferramenta Texto e dar um clique no ponto inicial desejado. mais adiante veremos maiores detalhes. Estas dimensões poderão ser alteradas simplesmente arrastando uma da alças de seleção. limitando-se a 32. dois tipos de entrada de texto no documento: Texto artístico e Texto parágrafo. FERRAMENTA TEXTO O CorelDRAW permite. como frases inteiras e parágrafos.

pressionar a tecla Delete. Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 81 .CorelDRAW 12 Se desejar remover a figura que serve de caminho para o texto. basta selecioná-lo e clicar no menu Texto >> Endireitar texto. basta selecionar o objeto e logo após. Caso deseje voltar o texto à sua condição original após excluir o caminho.

Veja a seguir. Edifício em perspectiva 1 . podem ser combinados com outros efeitos resultando num trabalho incrível.Agora duplique (Ctrl+D) o pequeno quadrado sete vezes e posicioneos como mostra o desenho. Varie as cores dos contornos e dos preenchimentos. feito isso utilize o preenchimento gradiente e adicione brilho a seu desenho. depois faça um quadrado pequeno com o contorno de 8 pontos também.mantendo a tecla Ctrl pressionada a medida que arrasta o ponteiro.Faça um retângulo Vertical . Editora Celta (11) 4331-1586 Página: 91 .CorelDRAW 12 COMBINAÇÃO DE EFEITOS Os efeitos que acabamos de estudar. 4 . adicione extrusão a ele e coloque contorno de 8 pontos.Finalize aplicando uma sombra em seu edifício.Utilize o comando adicionar perspectiva e diminua a parte inferior do edifício. 3 . 2 . os procedimentos para obter alguns efeitos especiais. Feito o retângulo.

em seguida. clique na pasta Detalhes.entre um arquivo composto por várias páginas. deveremos escolher a pasta onde serão gravados os arquivos HTML. e para que o CorelDRAW gere as páginas para Internet a partir do arquivo atual. e somente as que nós desejarmos. escolha Tabela HTML por ser mais compatível com os diversos programas de navegação.CorelDRAW 12 O trabalho está praticamente terminado. Porque na maioria dos provedores de hospedagem quando digitamos o endereço de determinado site. e qual será o tipo de layout utilizado. Altere o nome da primeira página para “index. Na primeira caixa de diálogo do Assistente que é exibida.htm”. selecione o menu Arquivo > Publicar na Web > HTML. a primeira página enviada será a index.htm. note que aqui poderíamos escolher . Em Detalhes são pedidas as páginas que deseja exportar. Página: 106 Editora Celta (11) 4331-1586 .

editoracelta.Celta Informática http://www.br .com.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful