Agrupamento de Escolas de Nun´Álvares

Escola Básica de Nun´Álvares
Ano letivo 2012/2013

GEOGRAFIA – 8.º ano OBJETIVOS PARA A 3.ª FICHA DE AVALIAÇÃO (fevereiro/2013) Conteúdos Objetivos
 Calcular a taxa de crescimento natural.

Noções básicas
- classe oca;

 Classificar as taxas de crescimento natural (positiva, negativa ou - crescimento efetivo; nula).  Conhecer os três períodos da evolução demográfica mundial (regime demográfico primitivo, revolução demográfica e explosão demográfica).  Relacionar a evolução da população com o grau de
- esperança média de vida à nascença; - estrutura etária; - crescimento natural;

desenvolvimento dos países.

A distribuição e evolução da população

 Interpretar mapas/gráficos com a distribuição dos indicadores - índice de renovação demográficos.  Explicar as reduzidas taxas de natalidade dos países
de gerações; - índice sintético de fecundidade; - pirâmide etária; - políticas demográficas;

desenvolvidos.  Justificar as elevadas taxas de natalidade dos países em desenvolvimento.  Explicar a diminuição da taxa de mortalidade no Mundo.  Definir taxa de mortalidade infantil.

 Mencionar os fatores que contribuíram para a diminuição da taxa - políticas de mortalidade infantil.  Identificar classes ocas nas pirâmides etárias.  Interpretar as pirâmides etárias típicas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento.  Mencionar as consequências socioeconómicas de uma população envelhecida.
antinatalistas; - políticas natalistas; - taxa de fecundidade; - saldo migratório;

 Referir as implicações socioeconómicas de uma estrutura etária - taxa de crescimento jovem.  Distinguir políticas natalistas de políticas antinatalistas.  Referir medidas de incentivo à natalidade (medidas natalistas).  Mencionar medidas para reduzir a natalidade (medidas antinatalistas).
natural; - taxa de mortalidade; - taxa de natalidade.

Bom trabalho!
O professor, Alexandre Beirão Página 1 de 1