You are on page 1of 11

UEMG Escola de Design Mirna Arvelos Roberta Teixeira

Reciclagem de resduos de madeira da Madecaus: um estudo de caso.

Belo Horizonte 2012

Mirna Arvelos Roberta Teixeira

Reciclagem de resduos de madeira da Madecaus: um estudo de caso.

Projeto de pesquisa apresentado ao 4 perodo, turno tarde, do Curso de Design de Ambientes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais como requisito parcial para aprovao na disciplina

Metodologia Cientfica II

Professores: Snia Marques Heloisa Helena

UEMG Escola de Design Belo Horizonte 2012

Reciclagem de resduos de madeira da Madecaus: um estudo de caso.

1. Introduo Este estudo aborda a prtica da reutilizao de materiais que seriam descartados, principalmente nos tempos atuais, no qual as pessoas possuem maior preocupao com o meio ambiente. O estudo especfico de uma madeireira (Madecaus), ser importante para o entendimento do que se pode criar com restos de madeira, seja na forma de retalhos diversos sem uma padronagem de cor e tamanho, quanto serragens e p. Como designers de ambiente, temos competncia para trabalhar e criar mveis que podem ser utilizados em espaos residenciais ou corporativos. Poderemos identificar formas de transform-los em novos produtos e agregando valor a eles, e neste caso, trabalharemos com produtos pequenos, mesas auxiliares, de centro, criados mudo, expositores e etc. O fato de no se saber os tamanhos e padres dos resduos gera individualidade para as peas projetadas. Para esse trabalho vamos analisar os resduos produzidos em uma madeireira: A Madecaus fundada em 1952 pelo Sr. Belmiro Cauz.

Aps alguns anos a pequena carpintaria se transformou em uma empresa. Hoje ela conta com 5 lojas na grande BH. Ela atua como revenda de produtos do ramo e tambm beneficia a madeira a partir de projetos. Ela ainda produz esquadrias em madeiras nobres e de reflorestamento, secas em estufa. O problema encontrado de qual forma a madeira descartada pela Madecaus pode ser til na produo de mobilirio? A partir desta inquietao, a hiptese proposta diz que possvel a criao de mobilirios e objetos decorativos a partir de resduos gerados pela madeireira Madecaus. Desta forma, ser necessrio analisar os resduos de madeira descartados pela Madecaus a fim de transform-los em mobilirio e/ou objetos

sustentveis. Para isso, haver a identificao dos retalhos painel de madeira reconstituda, descartada nas lojas da madeireira estudada, inspecionando medidas, espessuras e tipos, para determinar sua serventia.

2. Justificativa O setor industrial um dos maiores responsveis pela degradao ambiental, tendo em vista o fato dos processos produtivos lanarem no meio ambiente grande quantidade de resduos e emisses, na maioria das vezes sem tratamento adequado. Tambm os produtos so concebidos normalmente sem a insero de caractersticas que os tornem ambientalmente corretos ao longo de seu ciclo de vida. Diante da crescente preocupao mundial em relao crise ambiental e o consumismo da atualidade, governos, organizaes pblicas e privadas, universidades, sociedades e designers comeam a se familiarizar com o conceito de Desenvolvimento Sustentvel e de Ecodesenvolvimento, e a implementar projetos que emergem das abordagens do Ecodesign e do Design para a Sustentabilidade. Estas abordagens envolvem a reflexo sobre as nossas atitudes e uma nova orientao do pensamento humano em relao questo do lixo, do descarte de produtos em desuso e dos resduos gerados pelas indstrias. O estudo deste tema importante justamente para encontrar um destino eficaz para este produto descartado. Descobrir formas criativas de reutiliz-los e diminuir seu despejo no meio ambiente.

3. Reviso de literatura
Conforme Naveiro, Pacheco e Medina (2005, p. 01)

[...]Projeto orientado para a reciclagem (DFR, Design for Recycling) significa pensar desde a concepo inicial como o produto ser reciclado ao fim de sua vida. Isso significa selecionar materiais e processos de produo de menor impacto ambiental e que facilitem a desmontagem do produto para reciclagem e recuperao dos materiais e da energia nele contidos. Em outras palavras projetar dentro dos princpios bsicos da eco-eficincia que conjuga desempenho econmico e ambiental. O Eco-design exatamente a expresso sucinta desses princpios e consiste em projetar ou conceber produtos de forma mais ecolgica possvel.

No artigo podemos ver a importncia da reciclagem e da reciclabidade como um parmetro para seleo de materiais e analisa o eco-design praticado e difundido. Os autores ainda definem eco-design que seria projetar ou conceber produtos de forma mais ecolgica possvel, ou seja, representa a consolidao da cultura da racionalidade numa empresa, que passa a gerar produtos concebidos luz da ecoeficincia, da adoo de tecnologias limpas e da preveno gerao de resduos. Portanto, o eco-design assegura que um produto seja proveniente do uso mais racional possvel de energia, de gua e matrias-primas, e pode incluir at estudos sobre biodegradao e(ou) reciclagem de resduos de processos de produo e de produtos em fim de vida.

[...]a indstria automobilstica vem fazendo avanos significativos nos campos da pesquisa, da produo e do projeto orientados para o meio ambiente. As montadoras comearam a usar a anlise de ciclo de vida como apoio a seleo de materiais e vem, mais ou menos de forma sistemtica, introduzindo a reciclabilidade como critrio de escolha entre alternativas tcnicas equivalentes. Assim os novos modelos consomem menos materiais e combustveis, emitem menos gazes responsveis pelo efeito estufa e so mais seguros e reciclveis. (NAVEIRO, PACHECO E MEDINA, 2005, p.01)

Os autores do exemplo do plstico que conforme estudos realizados demonstram que esses so mais econmicos que seus materiais substitutivos. Contribuem para a economia de energia e preservao do meio ambiente. Como exemplo podemos citar o seu uso na fabricao de automveis que leva uma economia substancial de energia devido diminuio do peso do mesmo. Com isso os carros passaram a consumir menos combustvel e a lanar menos poluentes na atmosfera. E apesar dos plsticos oferecerem todas estas vantagens ao meio ambiente, o homem no os manuseia da forma correta. Depois de us-los, descarta-os aleatoriamente causando srios problemas ambientais. A reciclagem uma forma de disposio ecologicamente correta. Alem disso, devemos garantir um destino adequado ao lixo, o que representa um dos grandes desafios da sociedade de hoje, para atingir o desenvolvimento sustentvel. A reciclagem diminui a quantidade dos resduos no aterro e, tambm daqueles descartados aleatoriamente no meio ambiente, portanto implica na reduo dos problemas como propagao de doenas, contaminao do solo, ar e gua e mau cheiro. A conservao dos recursos naturais no renovveis como o

petrleo, principal matria-prima do plstico, um benefcio importante gerado a partir da reciclagem. Atualmente, o plstico e o papel so os principais componentes do lixo.

[...]O estudo mostra que no apenas as montadoras, mas toda a rede de fornecedores da indstria automobilstica participa dessa nova forma de projetar e contribui a evoluo tcnica e organizacional da cadeia da reciclagem dos diversos materiais automotivos. (NAVEIRO, PACHECO E MEDINA, 2005, p.01)

Conforme Figueiredo, 2005, p. 03


[...]Dentro do contexto abordado, o designer tem contribudo para a busca de solues, analisando custo-benefcio de produtos que atendam as necessidades de seus usurios, sem que isso deixe de garantir s geraes futuras os recursos necessrios para a manuteno da vida.

O meio ambiente passou por profundas transformaes ao longo dos anos e, em meio a muitas crises mundiais, percebeu-se que os recursos naturais so uma fonte esgotvel. O aquecimento global, as mudanas climticas e os diversos desastres naturais reforam a necessidade de se repensar o consumo e a forma de utilizao desses recursos. O artigo baseia-se num estudo de caso na indstria moveleira Cimol, situada no Polo Moveleiro de Linhares, a qual possui tecnologia para otimizar a utilizao de sua principal matria-prima - o MDF. Este trabalho aborda, assim, o reaproveitamento dos resduos de MDF provenientes do processo produtivo da indstria citada para o projeto de um mobilirio.
[...]Para criar um produto com critrios ecolgicos ou fazer um redesign de um produto j existente, o designer deve estar atento s decises que precisa tomar em todas as fases do ciclo de vida do produto: pr-produo, produo, uso, descarte, reciclagem, reuso, etc., para que a minimizao do impacto ambiental do produto ocorra de forma a atender seus objetivos. (FIGUEIREDO, 2005, p. 03)

O design sustentvel surgiu do movimento advindo do desenvolvimento sustentvel. Dentro desse contexto, o designer pode contribuir para projetos que preservem o meio ambiente ou, em contrapartida, agrav-lo. Conforme Figueiredo, 2005, O mercado para a utilizao de resduos aumenta, visto que muitas empresas j comercializam esse material, seja para a venda ou para a aquisio do mesmo. Alm disso, produtos com este atributo passam a ter valor agregado.

[...]O consumismo desenfreado e a ausncia de programas que se preocupassem desde a extrao da matria-prima (bero) at o descarte pelo consumidor final (tmulo) passaram a ser argumento para pesquisas, com o intuito de elaborar projetos comprometidos e que pudessem minimizar o impacto sobre a natureza. (FIGUEIREDO, 2005, p. 03)

Ao constatar que resduos de madeiras, produzido pelo corte de placas na Madecaus, possuem uma nova finalidade em potencial, foi aplicado um estudo sobre a viabilidade de sua reutilizao e o que poder ser feito com estes retalhos. (Cunha, Csar e Guedes, 2010, p.02)
[...]A reciclagem tem sido vista como uma alternativa para transformar resduos slidos em matria-prima para outros processos produtivos, tanto para gerao de energia como para servir de componentes de novos produtos. (Cunha, Csar e Guedes, 2010, p.02)

O objeto de estudo transformar a madeira residual, aplicando design e consequentemente, segundo Cunha, Csar e Guedes (2010) agregar valores econmicos, funcionais ambientais e sociais ao produto final. Esta prtica tem respaldo na sustentabilidade e suas trs vertentes, o campo ambiental, social e econmico, como Cunha, Csar e Guedes demonstram nas seguintes citaes, p. 03: Os autores ainda arfimam que para o meio ambiente a reciclagem positiva por reduzir o volume de resduos depositados em aterros sanitrios ou em outros ambientes. Ao reaproveitar esses resduos em outros processos produtivos, aumentada a vida til desses materiais, alm de minimizar a emisso de gases txicos, agresses ao solo, ar e gua. No mbito econmico, a reciclagem contribui para a utilizao mais racional dos recursos naturais e a reutilizao de outros. J no aspecto social, a reciclagem promove melhores condies de vida para as pessoas, atravs das melhorias ambientais e pela gerao de emprego e renda.

[...]O emprego da madeira reciclada na confeco de mveis d oportunidade de ampliar a condio ambiental do produto assim concebido, pois o que seria encarado como lixo, retoma uma utilidade e deixa de ocupar espao e degradar o ambiente por recuperar mais tempo de vida til. Atravs do design, possvel descobrir as potencialidades de peas e rejeitos de madeiras que seriam descartados, explorando usos diferentes para os quais foram originalmente empregadas. (CUNHA, CSAR E GUEDES, 2010, p.03)

Quanto sustentabilidade importante neste projeto se atentar com seus pilares como a sua relao com a prtica da reciclagem e como pode ser adaptada para a confeco de mobilirio.
[...]A aplicao dos conceitos da ecologia industrial como base da busca pela preveno da poluio tem sido uma tendncia hoje em dia. Isto significa, por exemplo, aproveitar resduos de um processo industrial como matria-prima para o outro. O resduo do beneficiamento de madeira (na forma de p de serra, pontas, maravalhas, lascas, costaneiras e outros) na maior parte das vezes descartado ou, quando muito, destinado a usos que no agregam valor comercial ao material. Esse tipo de resduo pode se tornar matria-prima para a produo de produtos a serem inseridos no mercado, atravs de um processo sustentvel de aproveitamento de materiais que seriam descartados. (TEIXEIRA, CSAR, 2004, p.1).

J a matria prima, a madeira, um material que, ao ser processado para a produo de madeira serrada, gera perdas na formas de costaneiras, p de serra, maravalha, pontas de peas. No processo de desdobro da madeira ocorre perda deste material, conforme afirmam Teixeira, Csar, 2004.

Os autores ainda descrevem os conceitos de Ecologia Industrial e de Eco-design, importantes para o entendimento do que seria um produto eco eficiente, pois mostram a importncia dos materiais ecolgicos na produo de novos produtos ambientalmente corretos. Mostra ainda a classificao dos materiais ecolgicos, que pode ser quanto disponibilidade na natureza, quanto possibilidade de reintegrao destes materiais nos processos produtivos ou nos processos naturais.
[...]Atravs dos conceitos de Ecologia Industrial e do Eco-Design obteve-se a instrumentalizao terica para fundamentar a diretriz principal da pesquisa: utilizao de resduo de madeira de forma ecolgica para novos produtos industrializados alm de possibilitar a gerao de empregos em plantas industriais alternativas. (TEIXEIRA, CSAR, 2004, p.12).

O artigo trata do projeto realizado pela FUCAPI Fundao Centro de Anlise, Pesquisa e Inovao Tecnolgica, na Amazonia, na qual os autores discutem o reaproveitamento de resduos florestais como madeiras, sementes e fibras, transformando-os em peas de decorao nas quais o design exalta seu incomparvel valor.

[...]Todos os dias em nosso pas so desperdiadas toneladas de resduos de madeiras, s nas marcenarias. Segundo fontes do Programa de Econgocios do Servio de Apoio s Pequenas e Micro Empresas do Estado do Par (Sebrae/PA), s no Estado, que um grande produtor de resduos industriais, cerca de 60% da madeira utilizada desperdiada, considerando sua linha produtiva que vai da derrubada da rvore ao produto acabado. Em sua maior parte os resduos de madeira so reaproveitados em usinas para serem queimados nas caldeiras, transformando-os em energia eltrica. (SILVA, MOUCO, BASTOS, 2005, p.41)

Os autores ainda trazem inmeras possibilidades de uso destes resduos de forma surpreendente e elaborada, transformando-os em novos objetos de uso e para decorao, sempre alinhando bom gosto e funcionalidade aos mesmos. Conforme Silva, Mouco, Bastos, 2005, atualmente, observa-se nas grandes feiras de decorao e nas lojas especializadas que os objetos de decorao tm se destacado pela variedade de materiais usados na fabricao. Peas em madeira, cermica, ferro, alumnio, borracha, couro e vidro atraem a ateno do pblico. Os empresrios desse segmento apresentam desde vasos, caixas, luminrias e outros objetos de decorao, produzidas nos mais diversos materiais.

[...]Com base nas atuais tendncias do mercado, que tem aplicado como conceito-base nos produtos a mistura de materiais, e a fim de exaltar abeleza do material marchetado, pensou-se em incluir peas de acabamento em metal, vidro ou acrlico. No entanto, considerando a viabilidade da incluso dos mesmos, realizou-se um levantamento nas lojas de marcenaria e de construo na cidade de Manaus, em busca de peas pr-fabricadas nos materiais citados que pudessem ser colocadas nos projetos sem um acrscimo significativo no custo. (SILVA, MOUCO, BASTOS, 2005, p.43)

A partir desta pesquisa foram produzidas peas com propostas variadas; so utenslios de uso domstico, escritrio e decorativo, todas ganharam valor agregado, tendo em vista sua nova moldagem.

4. Metodologia A pesquisa indireta ser pautada por toda a biografia pesquisada em forma de artigos acadmicos, publicaes e livros que tratam sobre sustentabilidade, eco-design, reaproveitamento de madeira e reciclagem. Partindo do pressuposto que esta pesquisa est vinculada ao estudo de formas eficazes de reaproveitamento de retalhos de madeiras gerados pela Madeireira Madecaus, ser necessrio ocorrer pesquisa direta, com visitas ao local, no qual sero identificados os resduos gerados e classificados em cor, tamanhos, quantidade e formas. Tambm podero ser feitos questionrios e entrevistas com funcionrios da empresa com intuito de ter mais preciso nas informaes.

5. Cronograma Outubro Novembro Dezembro Semana Atividades PESQUISA BIBLIOGRFICA E LEVANTAMENTO DE DADOS PESQUISA DE CAMPO E LEVANTAMENTO DE DADOS ANLISE DOS DADOS CONCLUSES ELABORAO DO RESUMO ENTREGA APRESENTAO ORAL x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Semana Semana 1

1 2 3 4 1 2 3 4

Referncia: CUNHA, Rita D. A.; CSAR, Sandro F.; GUEDES, Joo P. L.. Aplicabilidade da madeira reciclada no design de mveis conceito e desenvolvimento de mesas de centro. In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, So Paulo/SP. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. So Paulo: Edusp, 2002. MEDINA, H. V. Eco-Design: Integrando a Reciclabilidade no Desenvolvimento de Projetos. In: 3 Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005, Rio de Janeiro. Proceedings of the 3rd International Congress of Design Research. Rio de Janeiro: ANPED Associao Nacional de Pesquisa em Design, 2005. v. 01. TEIXEIRA, Marcelo G.; CSAR, Sandro F.. Resduo de madeira como possibilidade sustentvel para produo de novos produtos. In: I Conferncia Latino-Americana de Construo Sustentvel - X Encontro nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo, 2004, So Paulo. I Conferncia Latino-Americana de Construo Sustentvel X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo, 2004, Florianpolis/SC. SILVA, Hinayana P.; MOUCO, Luana M.; BASTOS, Monique G. Reaproveitamento de Resduos de Madeira Oriundos da Marcenaria da Fucapi. T&C Amaznia, Ano III, Nmero 7, Julho de 2005 SILVA, A. F.; FIGUEIREDO, C. F.. Reaproveitamento de Resduos de MDF da Indstria Moveleira. In: Design & Tecnologia 02 2010

You might also like