You are on page 1of 84

Sexta Verso

Plano de Manejo das reas de Coleta de Peixes Ornamentais da Reserva Aman (PORA)

Projeto MANEJO SUSTENTAVEL DE PEIXES ORNAMENTAIS DE MAMIRAU Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau Zoological Society of London
Apoio: Darwin Initiative DEFRA/UK (ref.14060) Petrobras MCT Maio 2008

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Contriburam com a construo deste PORA com dados e anlises: Alexandre Hercos Ana Carolina Valladares Camilla Fahning Dulce Ins de Oliveira Eroquildes dos Santos Fbio Albuquerque Gregory Prang Helder Queiroz Henrique Lazzarotto Isabel Sousa Jade Prata Jana Menegassi Del Favero Jonas Oliveira Jos Ribamar Jnior Leonardo Carneiro Marluce Mendona Maurcio Camargo Ngila Zuchi Rosangela Lira de Souza Rose Chaves Tnia da Silva Tlio Franco Teixeira

Organizao:

H.Queiroz A. Hercos H. Lazzarotto

Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau IDSM-OS/MCT Tef, AM

Instituto Mamirau IDSM-OS/MCT

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

SUMRIO
1.INTRODUO GERAL 1.1.Propsito deste Plano 2.DESCRIO DAS REAS DE CAPTURA 2.1.Ecossistema 2.2.Sumrio dos Levantamentos Prvios 2.3.Manejo das Coletas nas ACs 3.DESCRIO DO USO CORRENTE DO RECURSO 3.1.Coleta de Ornamentais 3.2.Outros atores sociais e outros usos 4.PROCESSO DE MANEJO DA REA DE COLETA 4.1.Estabelecimento do Manejo na rea de Coleta 4.2.Reviso e Auditagem do PORA 5.OBJETIVOS DESTE PLANO 5.1.Objetivos no nvel da rea de Coleta 5.2.Objetivos no nvel da Pesca de Ornamentais 6.MONITORAMENTO 6.1.Plano de Monitoramento 6.2.Indicadores Operacionais 6.3.Monitoramento do Ecossistema, das Populaes de Peixes e dos Impactos Scio-econmicos: sumrio e recomendaes de manejo 7.MANEJO DA COLETA DE ORNAMENTAIS E PRTICAS DE PESCA 7.1.Medidas gerais e especficas 7.2.Manejo das reas de Coleta 7.3.Operacionalizao do Manejo 8.VIGILNCIA E ACATAMENTO DAS NORMAS 8.1.Arranjos e responsabilidades de controle e vigilncia 8.2.Arranjos e responsabilidades de acatamento das normas REFERNCIAS CITADAS ANEXOS SUGERIDOS Anexo 1. Lago Aman Anexo 2. Anexo 3. Anexo 4. Anexo 5. Anexo 6. Resultados Resumidos do Levantamento da Abundncia ctica nos Igaraps do

Procedimentos e Resumos das Reunies com as Comunidades Datas e Protocolos Sugeridos para Auditagens e Revises do PORA Plano de Capacitao dos Prximos Anos Protocolo Sugerido para Monitoramento Lista de Acrnimos

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 1 1.1.

Introduo Geral

Propsito deste Plano

O presente plano tem como propsito regular a atividade de explorao de peixes ornamentais na Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Aman (RDSA), localizada no centro-noroeste do Estado do Amazonas, distante aproximadamente 500 quilmetros a oeste de Manaus. Neste plano so descritas as reas de Coleta, as bases do sistema de organizao comunitria para manejo, a formalizao e documentao necessrias, as tcnicas de manejo (envolvendo mtodos de captura, manipulao, armazenagem e transporte), e o sistema de cotas a ser adotado para as espcies selecionadas para explorao. Por fim, so designadas as formas de monitoramento e avaliao da atividade, e as responsabilidades de cada um dos principais atores sociais envolvidos neste sistema de manejo. Esta a primeira verso do Plano, que dever ser discutido e aprovado pelas suas populaes beneficirias, pelo prprio Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau (IDSM-OS/MCT), instituio que promove este estudo e o planejamento da atividade, e co-gestor da reserva, e tambm pelos gestores do Estado do Amazonas, o Centro Estadual de Unidades de Conservao (CEUC) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentvel (SDS) do Amazonas. Finalmente, o documento deve ser submetido ao IBAMA, para regularizao e cadastro (e tambm para licenciamento especial para explorao de algumas espcies que eventualmente ainda no sejam autorizadas, mas que so de uso sustentvel neste sistema de manejo aqui regulado). Esta verso ser melhorada, e uma nova verso dever estar disponvel ao pblico interessado no final de 2008.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 2 2.1.

Descrio das reas de Captura

Ecossistema 2.1.1. rea Geogrfica Geral, Designao e Localizao das reas de Coleta

A RDSA localiza-se a norte do rio Solimes, limitada a oeste pelo baixo curso do rio Japur, no centro-noroeste do Estado do Amazonas (figura 1). Est separada de sua co-irm, a Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau (RDSM) apenas pelo rio Japur. A reserva foi criada pelo governo estadual no ano de 1998, e no mesmo ano foi celebrado um convnio de co-gesto renovado a cada cinco anos, entre o governo do Estado do Amazonas e a Sociedade Civil Mamirau (SCM), organizao conservacionista no-governamental. Desde 1999 a SCM atua na gesto, proteo e conservao da RDSM por intermdio do IDSM, uma unidade de pesquisas do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), do governo federal do Brasil.

Figura 1 Localizao das Reservas de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau (RDSM) e Aman (RDSA), a centro-noroeste do Estado do Amazonas, separadas pelo rio Japur, e a diviso de setores polticos das reas focais de ambas as reservas.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Este Plano de Manejo regula as atividades de pesca de peixes ornamentais do Setor Aman, um dos trs setores da rea focal da RDSA (figura 1). O setor caracteriza-se por um grande nmero de importantes marcos geogrficos. A sulsudoeste deste setor esto localizadas as nicas extenses de vrzea da RDSA. E marcando todo o Setor Aman, encontram-se os lagos Aman, o quarto maior lago do tipo ria da Amaznia Brasileira, e seu anexo, de tamanho um pouco menor, o lago Urini. Ambos os lagos possuem grande nmero de igaraps tributrios, especialmente partindo das margens leste e norte-nordeste, dominadas por grandes extenses de terra-firme. Aps os levantamentos e conversaes com as comunidades locais, foram selecionadas trs reas potenciais de coleta (APCs). A primeira se encontra no curso mdio do Igarap Ubim, at aps a confluncia deste com o Igarap Ubinzinho. A segunda formada pelo curso mdio-baixo do Igarap Cacau, e os cursos baixos dos Igaraps Samama e Calafate. Estas duas primeiras APCs se localizam no lago Aman. A terceira APC, localizada no lago Urini, est nos altos cursos do Igarap Guariba e do Igarap Tirirical, e no mdio-baixo curso do Igarap Araueri (vistos todos na figura 2).

Figura 2 Imagem SRTM, destacando relevos e hidrografia de uma parte da Reserva Aman, destacando os lagos Aman e Urini, e apresentando as trs APCs. Em A, o mdio curso do Igarap Ubim at aps a confluncia com o Ubinzinho. Em B o conjunto formado pelos Igaraps Samama, Cacau e Calafate. Em C, os Igaraps Araueri, Tirirical e Guariba.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sero definidas mais especificamente as coordenadas geogrficas e descries (com tamanho total, rea de superfcie de gua, etc.) de cada uma das APCs apresentadas na figura 2, numa prxima verso deste plano. As reas de coleta (AC) devero ser definidas com maior especificidade (destinao, tipo de aparelho de captura ou tcnica a ser empregada, e espcies a serem capturadas) entre as APCs apresentadas na figura 2. Esta definio passa necessariamente por aspectos sociais, de convenincia do uso de um ou outro igarap, conforme justificado ao longo deste Plano. E tambm so consideradas as informaes decorrentes de mais de um ano de levantamentos da comunidade ctica com uso de diferentes aparelhos e tcnicas de coleta. Certamente, todas as APCs podem ser consideradas ACs formais, e utilizadas ao longo do tempo por todos os membros do grupo de manejadores de peixes ornamentais da associao de produtores do setor Aman. Este uso pode se dar com ou sem a implantao de um sistema de rodzio, voltado a minimizar impactos da retirada dos animais, caso isso venha a ser necessrio. 2.1.2. Caractersticas Ambientais Importantes da RDSA e das ACPs As reas potenciais de coleta (APCs) mencionadas acima so localizadas na margem esquerda do lago Aman e margem direita do lago Urini. Tais reas so caracterizadas por uma cobertura vegetal predominante de mata alta de terra firme, bordejada por estreitas faixas de mata de igap. A RDSA a segunda maior RDS do pas at o momento, com 2.313.000 hectares. Alm de sua grande extenso, a RDSA tem importncia estratgica na conservao da biodiversidade amaznica porque funciona como a ligao entre trs importantes unidades de conservao j existentes, a Reserva Mamirau (RDSM), com 1.124.000 hectares, o Parque Nacional do Ja (PNJ), de 2.272.000 hectares e a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, de 883.352 hectares. Estas quatro reas protegidas contguas formam o ncleo central do Corredor Central da Amaznia, uma abordagem integrativa e bio-regional de conservao do Bioma Amaznia desenvolvido pelo governo federal. Alm disso, as trs primeiras reas fazem parte de uma Reserva da Biosfera (MaB-UNESCO), e de um amplo stio mundial do patrimnio natural (WHS-UNESCO). Muito embora as matas altas de terra firme sejam a principal formao vegetal da RDSA, os ambientes alagados tambm so de especial importncia. As florestas de vrzea, conforme mencionado acima, cobrem boa parte do sul-sudoeste da Reserva Aman, com quase 20% de toda a rea da unidade. E as florestas de igap, muito associadas aos igaraps e aos dois teros superiores do lago Aman, formam estreitas faixas que, somadas, totalizam quase 10% da Reserva Aman. Neste aspecto, relevante mencionar que a Reserva Aman possui diversidade biolgica representativa das duas reas contguas, tanto a RDSM quanto o PNJ. E

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

pode, em certa medida, ser considerada uma rea sntese do Bioma Amaznia, por apresentar a maior parte dos seus principais ambientes e paisagens. A regio de Aman foi primeiramente descoberta para a cincia pelo bilogo canadense Robin Best, um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA), em Manaus, trabalhando com investigaes cientficas sobre os peixes-boi amaznicos, no incio da dcada dos 1980s. Desde ento, um grande nmero de pesquisadores tm sido atrados para a rea pelo IDSM para desenvolver suas pesquisas. A reserva foi criada por um decreto estadual em 1997, sob a responsabilidade do Instituto de Proteo Ambiental do Amazonas (IPAAM), que um ano depois iria celebrar um convnio de co-gesto com a SCM e o IDSM. Atualmente, por conta de desdobramentos da estrutura administrativa do Estado do Amazonas, o IPAAM continua compondo a estrutura de gesto ambiental do estado, dentro da SDS, mas a gesto das reas protegidas confiada Centro Estadual de Unidades de Conservao (CEUC). Desde a celebrao deste convnio o IDSM tem desenvolvido um amplo leque de pesquisas ambientais e sociais para o desenvolvimento da primeira verso do Plano de Manejo da Unidade de Conservao. Como a RDSA est localizada entre a bacia de guas mistas (originalmente negras, com tributos de rios de gua branca) do rio Japur a oeste, a bacia de guas brancas do rio Solimes a sul, e as bacias de guas negras dos rios Unini a norte e rio Negro a leste, a origem geolgica de toda a rea bastante diversa. Parte da rea de terra-firme velha, de origem geolgica no Tercirio, localizada principalmente a leste e norte-nordeste, com dominncia de bacias de gua preta. Enquanto que a parte sul, sudoeste e oeste formada por ambientes de vrzea, ou Pleistocnica ou Holocnica no Quaternrio Mdio e Recente. As pores do Pleistoceno esto mais agregadas na regio do lago Aman, e so vrzeas funcionais, ainda hoje alagadas, ou paleo-vrzeas, no mais alagadas, mas com fisionomia muito similar de terra-firme. As vrzeas do Holoceno esto localizadas nas pores sul e sudoeste, ainda so vrzeas funcionais, anualmente alagadas por muitos metros de coluna de gua muito rica em sedimentos e em nutrientes. O lago Aman est a 70km em linha reta a partir da cidade de Tef, e possui 42km de comprimento e 3km de largura, aproximadamente. Ele, junto com o lago Urini, so os maiores corpos dgua da RDSA. So ambos, mas especialmente o lago Aman, corpos complexos com misturas de guas. As pores superiores do lago so dominadas por guas pretas, especialmente por um aporte grande dos tributrios locais, quase todos igaraps originados nas terras altas com matas altas de terra firme, e uns poucos associados gua mista negra-branca do rio Japur (como o Ju Grande, por exemplo, conhecido como um igarap, mas que representa uma ligao ancestral e sazonal ao rio Japur). As pores mdia e inferior sofrem intensa influncia do baixo Japur e do mdio Solimes, e as guas brancas dominam.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Este complexo de tipos de gua num corpo de gua to vasto, conectado a outros de menor dimenso, cria um mosaico bastante variado de ambientes aquticos. Este mosaico o principal responsvel pela grande riqueza e alta biodiversidade aqutica da RDSA, como ser visto mais adiante. Inventrios florsticos realizados no incio dos anos 1990s na RDSA indicam populaes substanciais de recursos florestais, incluindo Ceiba pentandra, Mezilaurus itauba e Virola surinamensis, que so espcies que foram drasticamente reduzidas em outras partes da terra firme amaznica. Em algumas partes mais acessveis da RDSA a explorao destas espcies j foi iniciada, mas de modo mais proeminente nas pores da margem direita do lago Aman, e no na margem esquerda, onde so encontradas as APCs designadas neste plano. Pesquisas preliminares da fauna da RDSA indicaram a presena de muitas espcies ameaadas da fauna, que j sofreram grandes redues em outras partes da regio. Neste grupo podem ser includos o uacari-preto Cacajao melanocephalus, o jacar-au Melanosuchus niger, o jacar-tinga Caiman crocodilus, o peixe-boi amaznico Trichechus inunguis, os dois tipos de golfinhos de gua doce, o boto tucuxi Sotalia fluviatilis e boto vermelho Inia geoffrensis, a ona-pintada, Panthera onca, o gavio-real Harpia harpya e o pirarucu Arapaima gigas. Outras espcies ameaadas constantes das listas da IUCN ocorrem na RDSA, como a ariranha Pteronura brasiliensis. Outras formas dignas de nota na fauna da Reserva Aman os mutuns Crax globulosa, Spizastur melanoleucus, o alecorne Anhima cornuta, Neochen jubata, o jabuti Geochelone denticulata, o tracaj Podocnemis unifilis e o ia Podocnemis sextuberculata. Novos levantamentos taxonmicos tm sido realizados na RDSA, e novos acrscimos a uma lista j longa de fauna esto sendo registrados. O IDSM iniciou as discusses de zoneamento da rea com a populao local ainda em julho de 2000, aplicando metodologias participativas de mobilizao e envolvimento. Primeiros produtos deste processo foram os mapeamentos participativos do uso dos recursos de das principais caractersticas e referncias da paisagem. Trs setores foram formalmente estabelecidos no passado e formalmente reconhecidos neste zoneamento. Todos encontram-se na rea focal da Reserva Aman: O Setor Aman, que abriga o lago Aman, os canais de acesso e a confluncia do rio Tambaqui, e ao Paran do Coraci; o Setor So Jos, no prprio rio Tambaqui e Paran do Coraci; e finalmente o Setor Coraci, ao longo do Paran do mesmo nome. Esta rea focal foi definida no apenas como aquela em que as principais atividades de implementao da RDSA so realizadas, mas tambm como aquela em que quase toda a populao humana da reserva est concentrada. Apenas duas comunidades, num total de 38, no se encontram na rea focal da Reserva Aman.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

2.1.3. reas Sensveis ou de Especial Interesse Para fins deste plano de manejo, e para a definio das reas de coleta (ACs), so consideradas reas sensveis ou especiais, localidades de duas categorias. A primeira categoria so as reas de cabeceiras dos igaraps designados como APCs, pois estas so baixios, alagadas, e com grande produtividade, mas de grande sensibilidade a perturbaes ambientais. Por estes motivos, as cabeceiras dos igaraps no podem ser utilizadas e no foram includas como reas de manejo produtivo. A segunda categoria so as zonas de conflito. Estas so reas de uso sobreposto para diferentes finalidades, e geralmente encontram-se em disputa por diferentes comunidades ou diferentes segmentos da populao local. S h um caso deste tipo nas APCs que o baixo curso do Igarap Ubim, que correntemente habitado em perodos intercalados por um grupo de famlias originado da comunidade Bom Socorro, ao sul do Setor Aman, muito embora a rea tenha sido designada como pertencente comunidade de Bom Jesus do Bar, nas proximidades da cabeceira do lago Aman. Este tipo de situao de disputa e conflito torna a rea especialmente sensvel, e o manejo s poder ser desenvolvido nesta regio aps negociao cuidadosa que assegure o direito de todos os atores sociais envolvidos, e legitime um sistema de partilha do uso, ou que permita o manejo sem ferir quaisquer dos interesses sociais envolvidos na rea.

2.2.

Sumrio dos Levantamentos Prvios

A regio do mdio Solimes e baixo Japur especialmente diversa, e sua fauna ctica bastante rica, quando comparada com outras reas da Amaznia brasileira. Foram listadas, ao longo dos ltimos 10 anos, mais de 700 espcies de peixes coletados entre a RDSM e a RDSA, j devidamente registradas nos bancos de dados do IDSM. A rea do lago Aman foi alvo de pesquisas prvias para levantamento da ictiofauna, nos anos de 2002 e 2003. Alguns de seus igaraps foram objeto de um levantamento detalhado, entre 2006 e 2007. Num projeto inicial, financiado e apoiado pelo IDSM, foram levantadas cerca de 300 espcies de peixes na rea. Foram amostrados pontos de coleta no lago Aman, lago Urini, e bocas dos principais igaraps destes lagos. Apesar deste alto nmero de espcies registrado, acredita-se que ainda no foi atingida a riqueza total presente, como sugere a curva de rarefao de espcies apresentada na figura 3.

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Nmero de espcies

350 300 250 200 150 100 50 0 0 50 100 150 200 N amostras

Figura 3 Curva de rarefao ou de aquisio de espcies durante o levantamento ictiolgico de 2002/03 na Reserva Aman (Fonte: Catarino, 2004).

Um total de 69.546 peixes foi coletado neste levantamento. Estas eram pertencentes a 315 espcies, 179 gneros, 42 famlias e 11 ordens. As principais famlias representadas no levantamento so mostradas na figura 4.

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0
Gymnotiformes Beloniformes Characiformes Perciformes Synbranchiformes Clupeiformes Siluriformes Outros

Ordens

Figura 4 Abundncia total das ordens capturadas durante o levantamento ictiolgico (2002/3) expressa em percentagem (Fonte: Catarino, 2004).

As ordens mais abundantes foram os Siluriformes, seguidos por Characiformes, Gymnotiformes e Perciformes. As famlias Doradidae, Characidae,
10

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Auchenipteridae, Cichlidae, Hypopomidae e Lebiasinidae foram as mais abundantes, com quase 80% dos peixes capturados durante o levantamento (figura 4). As principais localidades de coleta so apresentadas na Tabela 1.
Tabela 1. Localidades amostradas na RDSA com respectivas coordenadas geogrficas. Localidades Igarap Branco Igarap Calafate Igarap Ubim Ressaca do Calafate Cano do Tambaqui Lago Aman Lago Castanho Lago Seringa Lago Teodoro Lago Urini Paran do Aman Cabeceira Lago Aman Igarap Bacaba Igarap Bar Igarap Ju Grande Igarap Veado Lago Aman
* = dados no disponveis.

Latitudes (S) * 02 37 56,6 02 28' 52,0 02 41' 20,8'' * 02 42 02,3 02 57 25,6 02 41 69,8 02 44 28,5 02 43 04,1 02 45 64,1 02 28 40,6 02 34 29,9'' 02 17 28,6 02 28 71,3 * 02 34' 10,5''

Longitudes (W) * 64 34 22,9 64 37' 54,0'' 64 38' 24,3'' * 64 32 67,0 64 24 44,5 64 38 37,9 64 39 53,3 64 37 22,7 64 40 11,8 64 45 26,1 64 41 56,0'' 64 41 12,6 64 48 79,0 * 64 40' 44,7''

Os corpos dgua mais especialmente diversos foram os igaraps, e, em segundo lugar, os lagos. E, nestes corpos dgua, os micro-habitats mais ricos e diversos foram a vegetao flutuantes e a vegetao marginal, como pode ser visto na figura 5. Nela os resultados do levantamento da fauna ctica foram agrupados pelo ambiente de coleta.

% sp. associadas

80 70 60 50 40

s a d a i c o s s a p s %

50

45

40

35

30

25

20

15

30 20 10

10

C P

FR

IG

PR

V A

VM

Igarape

Lago

Parana Habitats

Mi cro h ab tats i

Figura 5 As percentagens relativas de espcies associadas aos principais habitats amostrados esto apresentadas em A, enquanto em B esto as mesmas associadas aos microhbitats amostrados (CP = canal principal; FR = furos; IG = igap; PR = Paran; VA = vegetao flutuante e VM = vegetao marginal) (Fonte: Catarino, 2004).

11

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

2.3.

Manejo das Coletas nas ACs 2.3.1. Jurisdio das reas de Coleta

Um importante aspecto das Reservas de Desenvolvimento Sustentvel que esta categoria de unidade de conservao no apenas admite a permanncia de membros da populao tradicional local no interior da rea protegida, como tambm considera que a prpria unidade uma forma de estimular o desenvolvimento e a sobrevivncia desta populao por meio do uso adequado dos recursos naturais locais. Sendo assim, existe uma admisso tcita na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) que define as populaes tradicionais locais como beneficirias do uso sustentvel daqueles recursos. Esta admisso tcita deve ser ainda alvo de maior detalhamento por ocasio da regulamentao especfica da categoria, mas amplamente aceita a idia de que os moradores tradicionais locais possuem a jurisdio da rea, a garantia da posse de seus stios de morada e trabalho, e do amplo direito de uso de seus recursos naturais. As APCs selecionadas at o momento foram designadas em rea reconhecida no sistema provisrio de zoneamento da Reserva Aman como pertencendo ao Setor Aman, como foi mencionado acima. Alm disso, h um zoneamento interno do Setor que define a rea de influncia e jurisdio poltica de cada uma das comunidades do Setor. Este zoneamento, definido pelas prprias comunidades, pode ser observado na figura 6.

Figura 6 Zoneamento das reas de uso das comunidades do Setor Aman, e as fronteiras polticas de cada uma das comunidades do setor, ou grupos de comunidades que possuem reas de uso comuns.

12

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Considerando os resultados do zoneamento poltico das comunidades do setor mostrado na figura 6, percebe-se que uma das APCs se localiza em territrio da comunidade de Bom Jesus do Bar e Santa Luzia do Bar, mas apresenta um uso conflituoso (Igarap Ubim, discutido no tpico 2.1.3 acima) com algumas famlias oriundas de uma outra parte do Setor Aman. A segunda APC se encontra no territrio conjunto das comunidades de Calafate, Monte Sinai, Santo Estevo e Vila Nova do Aman (Igaraps Samama, Cacau e Calafate). A terceira APC, formada pelo alto curso dos Igaraps Guariba e Tirirical e pelo baixo curso do Igarap Araueri, se localiza em territrio da comunidade de Belo Monte e So Jos do Urini. Em tese, somente o uso autorizado por cada comunidade pode ser realizado em seus domnios territoriais. Entretanto, como todas estas comunidades fazem parte de um mesmo setor, o Setor Aman, foi concebida a proposta de que uma associao do Setor fosse criada para conduzir a explorao deste recurso, e que todos os associados, membros do setor, ligados ao grupo de manejadores de peixes ornamentais, teriam acesso a estas APCs e ACs, sem prejuzo do sistema de zoneamento ou da jurisdio de cada comunidade. Esta proposta ainda dever ser consolidada junto ao setor, e outras formas alternativas de organizao devero ser consideradas neste plano (veja mais adiante, no tpico 4.1, maiores detalhes sobre esta questo), e pelos membros do prprio Setor Aman, antes que uma deciso final seja adotada. Paralelo ao processo de formalizao da associao do setor, que se encontra em andamento, o IDSM trabalha na constituio de um regimento interno especfico para o grupo de manejadores de peixes ornamentais no qual constaro as regras de uso e os acordos entre o grupo e todas as comunidades em cujos domnios territoriais se localizam as APCs.

2.3.2. Histria do Manejo na rea ou Locais Prximos O manejo de recursos naturais na rea focal da Reserva Aman tem histria bastante recente, com incio por volta do ano de 2001. O manejo da pesca de pirarucus no Setor Coraci tem obtido altos ndices de sucesso, e levantou grande interesse das comunidades locais por sistemas de manejo e pelo uso sustentvel dos recursos naturais como uma forma eficiente de incremento da gerao de renda e da qualidade de vida na regio. O manejo de pirarucus da Reserva Aman ainda uma atividade relativamente pequena, quando comparada com os demais locais que desempenham esta atividade na Reserva Mamirau, mas tem um alto grau de eficincia, como pode ser visto na tabela 2.

13

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Tabela 2 Comparao de aspectos gerais do primeiro ano de manejo de pirarucus no Setor Coraci, Reserva Aman, e o ano mais recente com dados disponveis.

Cota IBAMA (ind.) Cota pescada (ind.) Produo (ton) Nm. de pescadores Faturamento bruto (R$) Faturamento per capita (R$)

2001 120 90 4,5 48 18.100,00 377,08

2005 260 254 11,5 76 39.200,00 515,79

Alm deste manejo, mais conhecido, a Reserva Aman tambm local de outro sistema de manejo sustentvel de menor escala. Trata-se do manejo de produtos florestais no-madeireiros, executado parcialmente no Setor Coraci, e parcialmente no Setor Aman. Enquanto o uso de talas e fibras vegetais para a produo de cestos, e de sementes, flores e caules para produo de corantes vegetais desenvolvido em comunidades do Setor Coraci, o uso de sementes oleaginosas foi desenvolvido no Setor Aman. As artess do Setor Coraci possuem uma produo pequena, mas premiada em feiras especializadas. H um mercado que se abriu inicialmente nas lojas do IDSM em Tef, Manaus e Belm, mas que atinge hoje centros mais distantes, como So Paulo. Uma pequena indstria de extrao de leo de sementes oleaginosas foi implantada na comunidade de Boa Esperana (Setor Aman), na regio da cabeceira do lago Aman, em 2005. l que se concentrou a coleta das sementes (ou a estocagem de sementes coletadas em outras partes do setor) e a produo do leo vegetal, vendido no mercado local ou para outros compradores (para fins teraputicos, ou para a indstria cosmtica, respectivamente) at meados de 2006. Embora os princpios do manejo sustentvel e da melhoria da qualidade de vida por intermdio do uso adequado dos recursos naturais locais sejam bastante recentes, a populao da RDSA tem demonstrado grande interesse por novas oportunidades de manejo. 2.3.3. Histria da Coleta de Ornamentais na rea ou Locais Prximos H muito pouca informao a respeito da explorao de peixes ornamentais na regio do mdio rio Solimes e baixo rio Japur, em torno do centro local, a cidade de Tef. Existem registros sistemticos de coleta de acars-disco (Symphysodon aequifasciatus) durante meados da dcada dos anos 1980s e logo interrompidos ao final da mesma dcada, e de alevinos de aruans (Osteoglossum bicirrhosum), perdurando at recentemente, na regio da rea focal da Reserva Mamirau. O ponto 1 da figura 7 indica o local de intensa coleta de alevinos de aruans por volta dos anos 1990s, mas atualmente esta coleta tem-se mostrado intensa em regies um pouco mais distantes da cidade de Tef, mais deslocadas para oeste. J os pontos identificados como 2 na figura 7, localizados a sul da rea de Mamirau, so locais de coleta de acars-disco por volta da dcada de 1980s, e que j foram interrompidas h cerca de 20 anos.

14

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Os pontos conjuntamente identificados como 3 na figura 7 mostram alguns dos locais em que historicamente so coletados acars-disco no rio Tef e lago Tef, nas proximidades da cidade de Tef. Esta indstria antiga, e perdura at os dias de hoje, ao contrrio daquela da Reserva Mamirau, que aparentemente foi interrompida em virtude do colapso da populao de peixes explorada naquela rea. Como trata-se de uma indstria estabelecida, os detalhes de seu funcionamento so apresentados mais adiante, como uma das formas de estabelecer as bases para a criao de uma iniciativa sustentvel na regio da Reserva Aman.

Figura 7 Mapa das duas reas focais das Reservas Mamirau e Aman, com os principais pontos (marcados em vermelho) de atividade da pesca de peixes ornamentais na regio de Tef (mdio Solimes e baixo Japur), ao longo dos ltimos 20 anos (ver texto).

Finalmente, ainda na figura 7, os pontos marcados como 4 e 5 identificam locais em que se obteve evidncia de atividade de pesca ornamental nos ltimos 3 a 5 anos. O ponto 4 a comunidade de Juazinho, no extremo norte do lago Aman. Neste local h registro de capturas de acar-disco (Symphysodon aequifasciatus) aviados e enviados a exportadores que operam na cidade de Manaus. O ponto 5 a comunidade de Santo Estevo, sobre a qual existem algumas poucas informaes esparsas e no confirmadas de coletas da mesma espcie, acardisco, como um novo ponto de coleta da indstria de Tef, mencionada acima. Apesar destes dois pontos de atividade ornamental no Setor Aman, no h registro do estabelecimento de qualquer indstria ornamental, sustentvel ou no.

15

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Apesar disso, as comunidades locais esto cientes, ainda que de uma forma pouco sistemtica, do interesse que a atividade exerce, e da potencialidade de gerao de renda. Sendo assim, alguns dos habitantes locais j declararam abertamente o interesse e a disposio em participar de uma atividade comunitria e participativa de produo de ornamentais.

16

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 3 3.1.

Descrio do Uso Corrente do Recurso

Coleta de Ornamentais

A pesca de peixes ornamentais na regio de Tef uma atividade altamente sazonal, como mostra a figura 8.

12000

2005
10000

2006

Indivduos

8000

6000

4000

2000

Abr

Ago

Set

Out

Nov

Figura 8 Total de peixes ornamentais embarcados para Manaus no porto de Tef e registrados pelo IBAMA nos anos de 2005 a 2007.

No perodo registrado pelo IBAMA, foi embarcado no Porto de Tef um total de 32.279 peixes ornamentais em 2005, 28.907 em 2006 e 29.292 em 2007. As espcies predominantes nesta indstria so os apistogramas (Apistogramma agassizi especialmente, mas tambm uns poucos indivduos de outras espcies do gnero), 49,13% e os acars-disco (Symphysodon aequifasciatus), 46,24%. Apenas 4,63% dos embarques so relacionados a outras espcies. Apesar disso, algumas empresas de Manaus tm demonstrado interesse em expandir o nmero de espcies explorado na regio de Tef, e esto relatando investigaes de mercado sobre a aceitao de novas espcies, como Chaetobranchus flavescences (acar-branco), Crenicichla sp. (jacund), Uaru amphiacanthoides (uar), Satanoperca jurupari (jurupari), Bunocephalus sp. (banjos) e vrias espcies da famlia dos Loricariidae (acaris ou bods), como Peckoltia sp. (pecoltia). Os locais de captura so especialmente centralizados ao longo do lago Tef, com poucas excees. Aparentemente a maioria das atividades de pesca ornamental
17

Dez

Mar

Jan

Jun

Fev

Mai

Jul

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

na regio no est devidamente registrada e autorizada junto gerncia do IBAMA local. No monitoramento realizado pelo IDSM nos ltimos anos, apenas quatro dos 14 principais pontos de produo no lago Tef foram devidamente autorizados e registrados naquele rgo (figura 9).

Figura 9 Principais locais de produo de peixes ornamentais no lago Tef nos ltimos 3 anos, com destaque para aqueles registrados e autorizados pelo escritrio local do IBAMA.

Nestes levantamentos e monitoramento promovido pelo IDSM foram identificados trs principais elos da cadeia produtiva atuando localmente. Estes segmentos so o produtor, o representante do comprador/exportador, e o transportador. Foi tambm identificada a presena de um elo paralelo em vrias ocasies, que o intermedirio, que, na ausncia do exportador, compra o produto localmente, assume as responsabilidades de contratao do transportador, e o revende aos exportadores em Manaus.

18

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Analisando os registros de autorizaes locais do IBAMA e da Colnia dos Pescadores de Tef (Z4), pode-se perceber que alguns dos produtores locais, que so entre 12 e 17 pessoas, atuam tambm como intermedirios, comprando a produo de produtores no registrados, agrupando a produo de vrios pescadores, e revendendo-a aos compradores/exportadores. O transportador , na quase totalidade dos registros, um prestador de servios atuando quase sempre sob contrato do intermedirio ou do produtor. Os animais so trazidos ao porto de Tef pelo produtor e/ou intermedirio, embarcado nos barcos-recreio que possuem linha peridica para Manaus. Foram identificadas quatro embarcaes prestando estes servios regularmente, e estas normalmente cobram uma tarifa de frete variando de R$1,50 a R$3,00 por caapa, que podem conter de 1 a 6 animais (no caso de acars-disco), dependendo de seu tamanho. Foram registradas no monitoramento oito principais empresas exportadoras de Manaus que adquirem peixes ornamentais da regio de Tef e que recebem os animais transportados por intermdio destes arranjos descritos acima. So elas K2 Peixes Tropicais, Aquafish, Prestigie, Turkys, Aquarium Corydoras, Tabatinga Aqurio, L.R. Correa e Pegassus. Um estudo foi realizado visando identificar possibilidades de mercado, principalmente no mercado britnico, e a identificao dos principais elos da cadeia produtiva foi desenvolvida. Tal identificao mostrou-se bastante compatvel com as estruturas locais de produo descritas acima. A cadeia produtiva pode ser resumida pelo diagrama apresentado na figura 10. O diagrama da figura 10 mostra uma cadeia de custdia hipottica dos peixes ornamentais do ponto de produo e coleta at a eventual chegada dos animais s mos do consumidor final num local da Europa, como a Gr-Bretanha, por exemplo. Esta cadeia hipottica foi construda com base nas estruturas j em funcionamento nos dois pases, e com base na estrutura da indstria na regio de Tef, conforme mencionado anteriormente. Neste diagrama da figura 10 so apresentados os elos conhecidos da cadeia, e estes deixam antever duas rotas possveis. De acordo com estas opes presentes, a rota mais interessante, escolhida por ser a mais curta e econmica, apresentada em cor cinzenta. Mas nem sempre a rota preferencial poder ser implementada, havendo possibilidade de que rotas alternativas sejam construdas a medida que a cadeia produtiva se acomoda s capacidades e demandas dinmicas de um mercado em transformao. Esta a rota proposta para a estruturao de uma cadeia produtiva e custodial para a comercializao de peixes ornamentais que vierem eventualmente a ser produzidos na Reserva Aman.

19

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Figura 10 Diagrama simplificado da Cadeia Produtiva e Cadeia Custodial de peixes ornamentais produzidos na regio de Tef para exportao para o mercado britnico.

A deciso por uma cadeia de custdia mais curta se deve especialmente a uma estratgia de maximizar os ganhos dos produtores. Este um princpio das RDSs, que busca reduzir o nmero de intermedirios para que um preo mais justo seja pago ao produtor, e que esta remunerao seja um dos fatores a diminuir as presses sobre os recursos naturais. Um exemplo levantado pelos estudos de viabilidade econmica desenvolvidos foi o caso da cadeia custodial dos neon-tetras, produzidos na cidade de Barcelos, na bacia do rio Negro e apresentado na tabela 3.
20

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Tabela 3 Preos pagos nos diferentes elos da cadeia de produo e custdia dos neon-tetras (cardinal), a partir do ponto de produo (Barcelos) at o consumidor (Detroit, EUA).

Ponto de Distribuio da Cadeia de Ornamentais


Produtor/ Piabeiro

Preo por animal vendido (US$1.00 = R$2,25)*


$6,70/1.000 ou $0,007/peixe

Percentagem de Majorao do Preo no Elo da Cadeia

Principais custos em cada um dos elos considerados da cadeia

Intermedirio

Exportador

Importador

Atacadista

Varejista/ Lojista

Canoas, facas, terados, linhas de naylon, rede de mosquiteiro, combustvel. Embarcao, combustvel, oleo, manuteno mecnica, $11,00/1.000 ou 100% $0,01/peixe adiantamentos, mortalidade dos animais. Transporte dos peixes para Manaus, mortalidade, gua, equipamentos, instalaes adequadas, salrios, $100,00/1.000 900% ou $0,10/peixe alimentao, cuidados veterinrios, taxas aduaneiras, embalagens e marketing. Transporte internacional (Manaus$300,00/1.000 300% Miami), e outros iguais ao do ou $0,30/peixe exportador. Transporte (Miami-Detroit), e outros $750/1.000 ou 250% gastos iguais ao do exportador e $0,75/peixe importador. Mesmos que o exportador, importador e atacadista; custos de $3.000/1.000 ou 400% comprar e vender em pequena $3,00/peixe escala. * - Taxa de cmbio no momento da anlise.

Este estudo de mercado tambm revelou os principais custos de produo e os valores de mercado praticados pelos elos finais da cadeia. Estes valores sero mencionados mais a frente, quando forem discutidos os tpicos de organizao dos pescadores, de remunerao e de viabilidade econmica.

3.2.

Outros atores sociais e outros usos 3.2.1. Interesses de Outros Atores Sociais na rea

De acordo com os estudos de mercado mencionados no tpico anterior, h vrios representantes dos elos mais posteriores da cadeia produtiva de peixes ornamentais que demonstraram interesse nas atividades de manejo de peixes ornamentais no Setor Aman. Vrias das empresas exportadoras de Manaus foram contatadas e pelo menos algumas delas declaram explicitamente o seu interesse em comercializar animais produzidos sustentavelmente por populaes tradicionais em reas protegidas. Da mesma maneira, contatos realizados no mercado atacadista britnico demonstraram interesse em importar tais animais.

21

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Todos estes segmentos informaram, entretanto, que seu interesse depende de vrios fatores, como o grau de interesse do mercado nas espcies apresentadas, e na regularizao e oficializao da produo. 3.2.2. Descrio de Outros Usos Legtimos da rea de Coleta Potencialmente Impactantes No h registro de qualquer outro tipo de uso legtimo das APCs aqui designadas que possam ser consideradas potencialmente impactantes sobre o habitat local. Os usos que se observam atualmente nestas ACPs so desempenhados pelas comunidades locais, e, no caso especfico do Igarap Ubim, por um conjunto de famlias advindas de outra parte do Setor Aman. Estas atividades so mais associadas aos ambientes terrestres, onde estes moradores realizam atividade agrcola e caa de subsistncia. Nos ambientes aquticos conhecida apenas a pesca de subsistncia. Todas estas atividades so de pequena escala, e com mtodos pouco impactantes.

22

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 4 4.1.

Processo de Manejo da rea de Coleta

Estabelecimento do Manejo na rea de Coleta 4.1.1. Detalhes Sobre as Consultas na rea Acerca do Manejo

Os procedimentos de consulta s comunidades foram deflagrados desde o incio dos preparativos deste sistema de manejo. Em verdade, foi por uma solicitao especfica de manejar espcies ornamentais, emitida por membros de algumas comunidades da Reserva Mamirau, que as primeiras prospeces neste tema tiveram incio. A partir do momento em que, ao longo destas prospeces, foi percebido pelos membros do IDSM e de ZSL que a ictiofauna da RDSA era tambm propensa ao uso ornamental, as consultas s populaes moradoras do Setor Aman tiveram incio. Todas as consultas foram conduzidas por pessoal especializado do IDSM, voltadas principalmente para os princpios de mobilizao social, informao e esclarecimentos, e envolvimento e participao. Os processos de consulta s comunidades locais tambm tiveram como objetivos:

(i) (ii) (iii) (iv)

(v)

Identificar o grau de interesse dos comunitrios da Reserva Mamirau (Setor Mamirau) e Reserva Aman (Setor Aman); Conhecer o grau de conhecimento tradicional sobre a atividade, e os possveis histricos locais de explorao de ornamentais; Definir uma linha base de dados scio-econmicos sobre as comunidades destes dois setores; Discutir a criao de indicadores scio-econmicos para monitoramento e avaliao das atividades do sistema de manejo de peixes ornamentais, e Discutir de maneira participativa as alternativas de formas de organizao dos pescadores para explorar este recurso.

Estas aes foram conduzidas ao longo de quase dois anos consecutivos (2006 e 2007), nos quais quase todas as comunidades do setor foram vrias vezes visitadas. Foram realizadas reunies com as lideranas e membros das comunidades, bem como entrevistas especficas e estruturadas com cada um de seus domiclios. Posteriormente, foram realizadas visitas de retorno para divulgao das informaes coletadas nestas mesmas comunidades. A tabela 4 apresenta as comunidades includas no levantamento dos dados e nas consultas.

23

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Tabela 4 Comunidades do Setor Aman, Reserva Aman, contatadas nas consultas e alvo dos levantamentos scio-econmicos acerca das atividades de pesca ornamental.

Comunidade
Boa Esperana Boa Vista do Calafate Belo Monte Bom Jesus do Bar Monte Ararate Monte Sinai Santa Luzia do Bar Santo Estevo So Jos do Urini Santa Luzia do Juazinho Vila Nova do Aman

Zona Ecolgica
Terra firme Terra firme Vrzea Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme Terra firme

N Populao Famlias
38 6 18 13 6 8 8 8 22 8 12 212 50 130 81 33 45 38 44 141 43 62

Total

147

879

Nestes levantamentos foram investigados, alm das caractersticas demogrficas de cada comunidade, os seguintes tpicos: (a) A organizao poltica local e a existncia de outros nveis organizacionais, como associaes de produtores, por exemplo. (b) Perfil socioeconmico das comunidades e seus domiclios. (c) Grau de participao dos membros da comunidade em reunies comunitrias ou setoriais. (d) Envolvimento das mulheres nas atividades produtivas, e especialmente nas pesqueiras. (e) O envolvimento dos membros em organizaes de classe, mais especialmente em organizaes de pesca, como colnias de pesca ou associaes de pescadores. (f) A importncia da pesca dentre as atividades produtivas desempenhadas na comunidade. (g) Nvel de documentao pessoal dos pescadores da comunidade, especialmente aqueles documentos relacionados atividade pesqueira. (h) Interesse dos pescadores na pesca ornamental. (i) Atividades de gerao de renda domiciliar. (j) Formas de organizao comunitria ou setorial para explorao da pesca ornamental no Setor Aman. A ocupao humana corrente do setor data da segunda metade do sculo passado, e grande parte dos moradores atuais so descendentes de nordestinos vindos dos seringais dos rios Juru e Juta. Esta populao, da mesma forma que aquela que habita a RDSM, est envolvida em movimentos de preservao desde 1992, antes da criao da Reserva Aman.

24

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

O manejo sustentado de recursos naturais na RDSA deve ser visto no contexto de sua organizao para produo econmica, e os levantamentos realizados permitiram a construo desta viso (Mendona, 2007). A maioria das comunidades do Setor Aman organiza-se socialmente atravs da formao de associaes comunitrias, que representam os moradores nas diversas esferas, sejam elas formais ou informais. Das 11 comunidades formadas no setor, sete possuem associaes comunitrias constitudas, e cinco delas foram oficialmente registradas. Registrou-se um nmero considervel de pessoas integradas a outras associaes ou sindicatos, sobretudo o Sindicato de Agricultores de Tef. E a agricultura aparece como a principal atividade produtiva do setor. A pesca, de uma forma geral, uma atividade mais direcionada para a satisfao das necessidades da famlia, representando apenas 5% da renda familiar no setor. A exceo vem de duas comunidades do setor localizadas no trecho de vrzea da RDSA, Belo Monte e Vila Nova do Aman, onde a pesca representa 30 e 17% da renda das famlias, respectivamente. Apesar de representar apenas 5% da renda do setor, a pesca fundamental para a subsistncia familiar, e 62% de todos os homens maiores que 16 anos pesca, seja para subsistncia, seja para comercializao (Mendona, 2007). O nmero de mulheres envolvidas nas atividades de pesca muito baixo, representando apenas 1% das mulheres do setor. Nenhum membro do setor possui a carteira de pescador, e apenas 39% da populao possuem a documentao pessoal necessria para solicitarem esta carteira. Apesar desta baixa atividade pesqueira, 79% de todos os entrevistados do setor demonstraram interesse em se envolverem nas atividades de manejo sustentado de peixes ornamentais. Talvez esta alta taxa de interesse seja relacionada ocorrncia de algumas experincias recentes (nos ltimos 5 anos) de comercializao de peixes ornamentais no setor (Tpico 2.3.3, e Figura 7). Estes dados j do uma boa indicao do desafio que representa promover manejo de pesca em uma localidade em que a maior parte de seus habitantes no possuem experincia na atividade, e onde muito poucos j realizaram qualquer tipo de pesca ornamental. Os levantamentos (Mendona, 2007) estimam que as atividades econmicas realizadas pelas famlias do Setor Aman gerem uma renda mdia mensal correspondente a R$774,33 por unidade domiciliar, ou 8,7 cestas bsicas (o valor mdio da cesta bsica da regio no perodo do estudo foi de R$88,85). Entretanto, a renda per capita do setor de apenas R$127,12 (ou 3,1 vezes menor que a renda per capita do Brasil, ou 2,2 vezes menor que a renda per capita do Amazonas). Trata-se, portanto, de uma populao enquadrada na linha da pobreza brasileira, segundo definio do IPEA, muito embora vrias atividades produtivas geram benefcios no-monetrios aos moradores de Aman, e no so contabilizados pelos meios habituais.
25

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Esta renda domiciliar do Setor Aman possui uma base muito diversificada, mas 54% dela relacionada s atividades agrcolas. Esta e as demais atividades produtivas, e sua participao percentual na formao da renda domiciliar do Setor Aman esto apresentadas na Figura 11.

Figura 11 Composio da gerao da renda domiciliar do Setor Aman levantada entre 2005 e 2007.

4.1.2. Detalhes Sobre os Processos de Tomada de Deciso e o Reconhecimento dos Participantes Nestes Processos na rea Todo o processo de mobilizao e organizao dos pescadores e demais interessados na pesca ornamental se baseou no reconhecimento dos moradores do setor, especialmente os pescadores, como os atores protagonistas nas instncias tomadoras de deciso. Tais instncias so aquelas voltadas para a tomada de deciso no sentido mais amplo, voltadas a questes gerais de manejo e da vida das populaes locais. Estas instncias, j implantadas, so as reunies comunitrias e as reunies de setor. E, anualmente, as assemblias gerais. Com o processo de constituio da Associao de Produtores do Setor Aman em andamento, a nova instncia que emerge para as tomadas de deciso e para encaminhamentos referentes atividade de pesca ornamental o grupo de

26

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

manejadores de peixes ornamentais, que se insere formalmente como um Grupo de Manejo integrante da Associao do Setor Aman. previsto que este grupo venha a ter, registrados em seu regimento interno, suas formas de uso do recurso, de gesto da produo do grupo, seus sistemas de organizao comunitria, as tcnicas de captura entre outras informaes pertinentes atividade econmica que ser oficialmente implementada. Espera-se assim que o processo de tomada de deciso ganhe agilidade e o grupo tenha autonomia para realizao de suas atividades de manejo, respeitando as noras e regras previstas no estatuto social da associao, os acordos das reas de uso das comunidades e as regulamentaes do prprio regimento do grupo. Outra importante instncia de tomada de deciso ainda por ser implementada o Conselho Deliberativo (CD) da Reserva Aman, que, conforme previsto na legislao pertinente (SNUC, 2000), o rgo mximo de tomada de decises dentro de qualquer unidade de conservao de uso sustentvel. Os conselhos deliberativos das UCs so rgos paritrios, com metade dos assentos para representantes de setores governamentais e no-governamentais ligados ao tema de meio ambiente. E parte dos assentos no-governamentais destinada aos representantes dos moradores, usurios e outros atores sociais com interesses na rea protegida. A presidncia dos CDs facultada ao rgo gestor, que no caso da RDSA o governo do Estado do Amazonas, e neste momento esta funo est atribuda ao CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservao, do Estado do Amazonas), ligada SDS (Secretaria de Desenvolvimento Sustentvel do Amazonas). Desta maneira, a verso final do presente plano, aps discusso junto s populaes do Setor, deve ser discutida e aprovada pelo CD da RDSA, to logo este conselho seja criado, e finalmente ratificada pelo CEUC. Portanto, os processos participativos de tomada de deciso esto inseridos num mecanismo mais amplo de gesto territorial em que se inserem outros segmentos sociais, governamentais ou no. O IDSM serve, neste contexto, como uma instituio facilitadora destes dilogos e discusses, e como mais um dos atores sociais representados no CD, na qualidade de uma instituio de pesquisas atuando na RDSA, mas tambm na qualidade de sua co-gestora. Como estes temas so muito recentes no marco legal brasileiro, de se esperar que novas mudanas ocorram e que expanses ou retraes na participao das populaes locais sejam observadas. Porm no se esperam grandes alteraes na composio dos atores envolvidos neste tipo de discusso sobre as atribuies na tomada de decises. 4.1.3. Acordos e Consultas Continuadas com os Atores Sociais A Organizao Para Manejo (alternativas) Para viabilizar toda a gesto do manejo de ornamentais em Aman, foi inicialmente proposta a criao de uma associao para os manejadores de peixes ornamentais, de forma que os pescadores pudessem se sentir
27

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

representados como categoria, e adquirissem mais visibilidade no mercado. Tambm por questes comerciais prticas, j que para comercializar seu produto os manejadores necessitam de um CNPJ. Sendo criada uma associao especfica para a categoria, ela poder exercer essa funo ao mesmo tempo em que proporcionar a maior coeso desejada ao grupo. A proposta inicial era a criao de uma nica associao para manejadores de peixes ornamentais de Mamirau e Aman, oferecendo dessa forma um modo das comunidades das duas reservas dividirem as despesas jurdicas e os custos de manuteno e transporte. No entanto, verificou-se posteriormente que existem fatores prticos que dificultam tal parceria, como a distncia que separa os dois Setores estudados, e as diferenas no contexto social, poltico e econmico destes.Outro fator determinante que levou ao cancelamento desta possibilidade foi a constatao de que, no momento, no ser vivel realizar o manejo de peixes ornamentais no Setor Mamirau (RDSM) neste momento, o que concentra as atividades no Setor Aman (RDSA). Foram realizadas reunies de discusso com todos os comunitrios que se demonstraram interessados na atividade de pesca ornamental do Setor Aman. Estas foram feitas com o propsito de discutir temas como associativismo e a formao da associao de manejadores de ornamentais. Foi levantado pelos representantes do Setor Aman um interesse mais abrangente de criar uma grande associao de produtores do setor, voltado para o manejo de diferentes recursos naturais, e composta de vrias coordenaes e/ou grupos, cada qual dedicada a uma atividade distinta. Neste arranjo, ao invs de uma associao de manejo de ornamentais, o Setor Aman ter um grupo e/ou uma coordenao de manejo de ornamentais compondo uma associao de produtores do setor. Como uma das diretrizes do IDSM fortalecer as atividades coletivas em associaes comunitrias, a idia considerada muito apropriada, e deve ser amplamente incentivada. O atual contexto da organizao comunitria para o manejo encontra-se atrelado ao processo de formalizao da associao do Setor Aman. Desta forma, como j foi mencionado anteriormente, o grupo de manejadores entrar como um Grupo de Manejo dentro do setor. Os comunitrios optaram pro no constiturem uma associao especfica de manejadores, pois o custo referente ao processo de formalizao e manuteno da mesma torna esta opo pouco atraente. Foi acatada segundo deliberao do prprio grupo de manejadores, que ser dada prioridade ao processo organizacional do setor, e assim os integrantes do grupo de manejadores de ornamentais realizaro a comercializao atravs da associao setorial. No entanto, sabe-se que o processo de articulao e organizao social dinmico e possui elementos das dimenses poltica, econmica, social e logstica que podem comprometer as etapas previstas de comercializao piloto do produto. Como forma de neutralizar a interferncia
28

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

negativa destes elementos, uma outra opo vislumbrada foi a realizao da comercializao por meio de uma associao comunitria de uma das comunidades j mobilizadas e integrante das discusses e atividades preparatrias, e que estejam associadas s APCs. Esta possibilidade ser alimentada caso o processo de organizao do setor Aman no se concretize em tempo hbil para realizar a comercializao piloto. As alternativas de organizao comunitria para o manejo esto sendo debatidas e construdas conjuntamente com o grupo de manejadores, permanecendo ainda em aberto, e sero definidas ao longo dos prximos meses.

4.1.4. Planos de Contingncia e Decises de Emergncia

Nenhum acordo especfico para tomada de decises emergenciais foi formado. Entretanto, parte das atribuies de diretorias executivas (como aquelas das associaes) tomar decises de carter mais imediato. Desta forma, compreendese que as prprias estruturas de uma associao dm respaldo e representatividade para tais tomadas de deciso. Quando as diretorias, os conselhos fiscais e as assemblias dos associados no forem suficientes para conduzir a associao e as atividades de manejo adequadamente, o Conselho Deliberativo da RDSA, e os rgos gestor e co-gestor podem tentar interferir no sentido de corrigir desvios, reparar equvocos, e aprimorar o manejo, sempre em consonncia com os decretos de criao da RDSA, e a legislao ambiental vigente.

4.2.

Reviso e Auditagem do PORA

4.2.1. Reviso e Auditagem No apenas a questo da organizao comunitria para manejo, mas tambm outros aspectos que sero tratados adiante, apresentam uma situao pouco estvel, e que provavelmente iro merecer alteraes ao longo do tempo. Conseqentemente, o presente plano dever estar sujeito a constantes revises e aprimoramentos, visando melhorar seu poder regulamentador, aclarar dvidas, e corrigir distores em relao aos propsitos iniciais deste plano de manejo. Tais revises devem ser consideradas anualmente, nos momentos designados para a avaliao das atividades de manejo do ano. Naquelas oportunidades, quaisquer necessidades de renovao ou reviso do texto podem ser identificadas e realizadas pelos gestores e manejadores. O papel do IDSM neste processo ser de orientador e facilitador, num primeiro momento, mas ao passar do tempo espera-se que as lideranas que conduzem a associao comunitria sejam capazes de assumir completamente a gesto do negcio e a gesto do sistema de manejo.
29

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Para garantir que tal gesto est adequadamente exercida, e que a atividade compatvel com os seus objetivos originais, a mesma ser continuamente monitorada e avaliada. O plano de monitoramento da mesma envolve auditagens de toda ordem (gerencial, ambiental, populacional e socioeconmica). Tais auditagens devero seguir calendrios previamente acordados, mas tambm podero ser realizadas a qualquer momento. Basta que, para tal, haja necessidade clara e solicitao expressa dos gestores, manejadores e/ou demais atores sociais envolvidos neste sistema de manejo.

4.2.2. Identificao de Novas Oportunidades de Manejo, Mtodos de Monitoramento e Mtodos de Vigilncia Outra fonte para possveis revises deste plano a identificao de novas oportunidades de manejo. Estas incluem fatos novos, como a identificao de novas espcies potenciais nas reas de coleta (ACs), a comprovao de altas abundncias para espcies de grande interesse de mercado, ou mesmo a identificao de novos mercados potenciais. Alm disso, formas novas de monitorar o sistema de manejo podem ser sugeridas e incorporadas, conforme a necessidade. O mesmo vlido para as formas de controle social que venham a ser adotadas pelos gestores e associados deste sistema de manejo, conforme sugerido adiante, no tpico especfico.

4.2.3. Detalhes Sobre a Capacitao e Treinamento dos Atores Sociais Foram identificados como grupos alvo de esforos de construo de capacidades os pescadores envolvidos com a atividade de pesca ornamental, moradores do Setor Aman da RDSA. As oficinas de capacitao para discusso e formao das associaes tiveram incio em junho de 2007, e prosseguiro ao longo de 2008. Alm destas oficinas de associativismo, ocorreram oficinas de capacitao sobre as melhores tcnicas de captura e boas prticas de manuseio, estocagem e transporte destes animais. Tambm so realizadas capacitaes para gesto da associao, com noes de contabilidade, uma vez que as experincias de outros programas de manejo de recursos naturais promovidos pelo IDSM com manejadores das RDSs tm mostrado a necessidade de constante capacitao nestes temas gerenciais. A maioria das associaes comunitrias assessoradas pelo IDSM recebe apoio h mais de cinco anos, e ainda no consegue gerenciar sozinha a associao, ou as atividades necessrias para a operao dos sistemas de manejo dos recursos naturais.

30

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 5 5.1.

Objetivos deste Plano (PORA)

Objetivos no nvel da rea de Coleta 5.1.1. Objetivos Sobre o Meio Ambiente

O PORA tem como objetivo garantir que a atividade no exercer impacto significativo no ambiente em que ela ser desempenhada, garantindo condies plenas para a manuteno dos processos ecolgicos e evolucionrios que naturalmente ocorreriam caso a atividade no fosse desempenhada nas reas Potenciais de Coleta (APCs). 5.1.2. Objetivos Sobre a Biodiversidade O PORA tem como objetivo garantir que a atividade no exercer qualquer efeito deletrio sobre a biodiversidade local, especialmente a biodiversidade aqutica. Uma preocupao maior com alguns dos componentes desta biodiversidade, especialmente as populaes manejadas de peixes, que no devem ter suas estruturas profundamente alteradas pela atividade. 5.1.3. Objetivos Sobre a Socioeconomia O PORA tambm tem como objetivo garantir que a atividade ter importante papel na gerao de renda sustentvel para os domiclios e comunidades que se dedicarem a ela, mas no exercer presses fortes o suficiente para promover alteraes profundas na estrutura social local. 5.2. Objetivos no nvel da Pesca de Ornamentais 5.2.1. Objetivos Para a Pesca de Peixes Ornamentais O PORA tem como objetivo proporcionar regulamentao para o desenvolvimento desta atividade de maneira adequada, dentro das normas de sustentabilidade aqui registradas, de modo participativo, e envolvendo profundamente as populaes beneficirias. 5.2.2. Objetivos Tecnolgicos Para a Pesca de Peixes Ornamentais de Aqurio O PORA tem como objetivo consolidar um conjunto de melhores prticas para realizao desta atividade de pesca de modo a gerar condies de replicao em outras partes da Amaznia Brasileira.

31

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 6 6.1.

Monitoramento

Plano de Monitoramento 6.1.1. Descrio Geral das Medidas de Regulao da Coleta de Peixes

A regulao da coleta dos ornamentais ser controlada de acordo com medidas especficas de manejo, relacionadas especialmente aos limitantes biolgicos das espcies selecionadas, mas tambm intimamente associadas aos objetivos de manejo descritos na Sesso 5 deste plano. Estas medidas devero considerar:

i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix. x.

As espcies passveis de remoo sustentvel; O momento do ciclo sazonal em que as coletas sero realizadas; O tipo de aparelho de coleta a ser empregado na remoo de cada uma das espcies manejadas; As quantidades a serem sustentavelmente removidas de cada populao; Os tamanhos mnimos de remoo de cada espcie manejada; A integridade das populaes manejadas; Os nveis sustentveis de animais removidos; A integridade dos ambientes manejados; Os grupos sociais com acesso legtimo s espcies manejadas; Os impactos sociais e econmicos da atividade sobre as comunidades partcipes.

A maneira pela qual tais medidas sero acompanhadas sistematicamente e avaliadas periodicamente ser a implementao de um plano de monitoramento do manejo dos peixes ornamentais do Setor Aman, descrito sumariamente a seguir. 6.1.2. Plano Operacional do Monitoramento (POM)

Como algumas das operaes de monitoramento so de custo mais elevado, elas devero ser executadas em associao com parceiros de instituies acadmicocientficas, que podero absorver custos sem onerar excessivamente a associao de manejadores. De acordo com os custos e os aspectos a serem monitorados, cada um dos indicadores dever ser coletado em momentos distintos ao longo do tempo. Entretanto seguiro protocolos especficos desenvolvidos para esta finalidade e estabelecidos neste plano. Alguns indicadores devero ser coletados anualmente (ou a cada estao de manejo), e outros ainda devero ser coletados a cada dois ou trs anos, de acordo com os protocolos especficos designados adiante.

32

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

6.1.3. Medidas Preventivas, Corretivas e o Princpio da Precauo Cada vez que os indicadores extrapolarem as metas designadas neste plano, ou indicarem tendncias no esperadas ou no desejadas para o sistema de manejo, medidas preventivas ou corretivas devero ser tomadas pelos manejadores e pelos gestores da RDSA. Estas medidas corretivas ou preventivas devero atender ao Princpio da Precauo, que indica que todos os riscos devem ser minimizados e todas as medidas protetoras que possam ser implementadas, sero implementadas. O Princpio da Precauo estabelece que os indicadores no possuem a sensibilidade suficiente para representar adequadamente os nveis de risco dos sistemas monitorados. Isto indica que eles, ou no so acurados o suficiente, ou que possuem um tempo de reao muito longo. Portanto, este princpio pressupe que os indicadores devem antecipar crises, e sugerir reparos antes que as crises sejam detectadas. A precauo, ento, embora baseada numa posio conservadora, pode representar a mais eficiente proteo do prprio sistema de manejo. O Princpio da Precauo dever ser aplicado cada vez que os indicadores selecionados para o Plano Operacional de Monitoramento (POM) apontem para a necessidade de reparao. Estes indicadores so expostos a seguir.

6.2.

Indicadores Operacionais

6.2.1. Indicadores Ambientais De modo a garantir que o ambiente das reas de Coleta (ACs) esto mantidos ntegros apesar da realizao da realizao do manejo, sero coletados indicadores que, em seu conjunto, representam o ndice de Integridade Biolgica das reas manejadas. Este ndice ser formado pela atribuio de pontos a classes de estado dos indicadores selecionados. Para cada indicador, um valor ou estado inicial, obtido anteriormente ao incio da atividade de pesca de ornamentais, ser usado como linha de base para comparao e pontuao. Os indicadores selecionados so: 1) Condies Fsico-qumicas das ACs; A Definio: Variaes das condies superficiais de qualidade da gua (especialmente pH, condutividade, transparncia, temperatura e O.D.) nos locais de coleta, transformadas em escores, quanto maiores forem em relao aos estados medidos anteriormente ao manejo. A Periodicidade: Anualmente.

33

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

A Meta: Manuteno dos valores dentro das faixas de variao registradas nos levantamentos anteriores ao manejo, mesmo considerando as variaes sazonais normais do sistema analisado. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5). 2) Fitofisionomia das Margens das ACs; A Definio: Variaes na composio proporcional de tipologias da vegetao nas margens dos locais de coleta transformadas em escores, quanto maiores forem em relao proporo registrada antes do manejo. A Periodicidade: Anualmente A Meta: Manuteno de propores similares quelas observadas antes do incio das atividades de manejo; Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5). 3) Grau de Intensidade da Atividade Pesqueira nas ACs; A Definio: Escores representando proporcionalmente a intensidade de uso das reas de coleta para pescarias de outras naturezas. A Periodicidade: Anualmente A Meta: Manuteno destes nos menores nveis possveis, e os respectivos escores os mais baixos possveis. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5).

6.2.2. Indicadores das Comunidades cticas 4) Nmero de Categorias Taxonmicas nas ACs A Definio: Variaes no nmero de Ordens, Famlias, Gneros e Espcies de peixes presentes em microhabitats especficos das ACs, em estaes prdefinidas e amostradas por aparelhos pr-definidos, transformadas em escores, quanto maiores forem em relao queles anteriores ao manejo de ornamentais. A Periodicidade: A cada 2 anos A Meta: Manuteno destes escores reduzidos, com as menores variaes possveis em relao situao original. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5). 5) Estruturas Trficas das ACs A Definio: Variaes das percentagens de indivduos em cada guilda trfica identificada nas ACs, transformadas em escores quanto maiores forem as diferenas com as percentagens originais antes da realizao do manejo; A Periodicidade: A cada 2 ou 3 anos (a ser definido) A Meta: Manuteno das percentagens, e de baixos escores. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5).

34

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

6.2.3. Indicadores das Populaes cticas De modo a garantir que as populaes manejadas permanecem ntegras e livres de risco mesmo sob um regime de retiradas peridicas, sero coletados os seguintes indicadores: 6) Estrutura Sexo-Etria A Definio: Relao proporcional entre os sexos e entre as classes etrias dentro da populao; A Periodicidade: A cada dois anos; A Meta: Manuteno das relaes originalmente reveladas nos levantamentos anteriores ao manejo; Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5). 7) Taxas de Mortalidade de Pesca A Definio: A adio de um fator de mortalidade significativo Taxa de Mortalidade Natural provavelmente decorrente da atividade de manejo; A Periodicidade: A cada dois anos; A Meta: Variao de no mximo 10% na Taxa de Mortalidade Total pode ser tolerada. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento (Anexo 5). 8) Taxas de Remoo A Definio: A quantidade total de indivduos da espcie removidos da populao a cada estao; A periodicidade: Anualmente. A Meta: Sempre igual ou menor s cotas estabelecidas neste plano. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento da Coleta (Anexo 5). 9) CPUE A Definio: A quantidade de animais capturados em relao ao uma unidade de esforo padronizada, para cada estao, para cada aparelho e para cada igarap. A Periodicidade: Anualmente. A Meta: A variao deve ser mantida sempre igual ou menor a 10%. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento da Coleta (Anexo 5)

O somatrio dos escores dos indicadores de 1 a 7 (e para cada igarap e cada espcie manejada, quando for o caso) ser o valor de integridade bitica de cada igarap. Este valor de integridade bitica ser a medida quantitativa de seu estado ambiental, e da mudana pela qual passarem estes ambientes de coleta. Quanto menores forem estes somatrios, maior ser a integridade biolgica destes ambientes. A pontuao dos escores est detalhadamente explicada nos
35

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Protocolos de Monitoramento em anexo. Estes ndices de integridade podero ser comparados ao longo do tempo, ou entre locais de coleta diferentes, e podem ser comparados a stios similares sem manejo para fins de anlise de impacto do sistema de manejo regulado pelo presente plano.

6.2.4. Indicadores de Produo 10) Perdas no Armazenamento A Definio: Nmero de indivduos mortos entre o momento da captura e transporte e o momento da transferncia do domnio custodial. A Periodicidade: Anualmente A Meta: Reduzir a um mnimo de 2,5% a mortalidade de estocagem. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento da Coleta (Anexo 5)

11) Mortalidade no Transporte A Definio: Nmero de indivduos mortos entre o momento da sada do cento de triagem at o porto de Tef, e entre este porto e a cidade de Manaus. A Periodicidade: Anualmente A Meta: Reduzir a um mnimo de 2,5% a mortalidade de transporte. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento da Coleta (Anexo 5)

12) Captura Acidental (By-Catch) A Definio: Nmero de indivduos capturados acidentalmente, que no fazem parte do foco da coleta, e que devem ser retornados gua ainda com vida. A Periodicidade: Anualmente A Meta: Manter o nmero de capturas acidentais ao mnimo possvel, ou ao menos estvel, e garantir que os animais acidentalmente coletados sero retornados com vida ao corpo dgua. Desenho da Amostragem: Nos Protocolos de Monitoramento da Coleta (Anexo 5)

6.2.5. Scio-econmicos Para garantir a obteno de melhorias na gerao de renda acompanhadas de reforo aos princpios do manejo participativo, sero coletados os seguintes indicadores: 13) Famlias Envolvidas; A Definio: Nmero de famlias envolvidas na atividade de manejo de peixes ornamentais no Setor Aman da RDSA; A Periodicidade: Anualmente. A Meta: Espera-se que o nmero aumente ao longo do tempo;
36

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Desenho da Amostragem: Contagem direta do nmero de famlias associadas ou relacionadas com o grupo de manejadores de peixes ornamentais do Setor Aman. 14) Pescadores Coloniados; A Definio: Percentual dos pescadores envolvidos na atividade de manejo de peixes ornamentais na RDSA associados em Colnias de Pescadores; A Periodicidade: Anualmente. A Meta: Espera-se que este nmero aproxime-se de 100% e mantenha-se alto indefinidamente. Desenho da Amostragem: Contagem direta do nmero de manejadores de peixes ornamentais com inscrio na Colnia dos Pescadores, e clculo desta proporo no nmero total de manejadores. 15) Famlias Participativas; A Definio: Nmero de famlias envolvidas na pesca de peixes ornamentais na RDSA que participam das reunies de setor; A Periodicidade: Anualmente. A Meta: Espera-se que este nmero aproxime-se de 100% e mantenha-se alto indefinidamente. Desenho da Amostragem: Com base nas listas de presena das reunies da associao comunitria, das reunies do setor ou da associao setorial, identificar a presena de representantes das famlias dos manejadores de ornamentais. Quando algum membro da famlia estiver presente, o manejador ser considerado participante. A proporo de participao ser determinada pela diviso daquele nmero pelo nmero total de manejadores. 16) Renda Oriunda do Manejo de Ornamentais; A Definio: Percentual da renda mdia familiar das comunidades do Setor Aman oriunda da atividade de manejo de peixes ornamentais; A Periodicidade: Anualmente. A Meta: Espera-se um aumento da renda mdia total, um aumento no nmero de fontes de renda, e um aumento da renda proveniente do manejo de ornamentais. Desenho da Amostragem: A composio da renda domiciliar ser definida e calculada com base em entrevistas a serem conduzidas com representantes de domiclios envolvidos na atividade, escolhidos aleatoriamente.

37

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

6.3. Monitoramento do Ecossistema, das Populaes de Peixes e dos Impactos Scio-econmicos: sumrio e recomendaes de manejo 6.3.1. Arranjos Especiais e Responsabilidades para Monitoramento Peridico O monitoramento da operao de manejo ser baseado na coleta sistemtica de dados com periodicidade varivel. Partes deste plano podero ser executadas pelos prprios pescadores, membros da associao de manejadores de peixes ornamentais. Outras partes do plano necessariamente sero executadas por tcnicos capazes de avaliar o estado do ambiente e das populaes de peixes manejados. Entretanto essencial que os manejadores tenham participao e envolvimento constantes nas atividades de monitoramento.

38

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Sesso 7 7.1.

Manejo da Coleta de Ornamentais e Prticas de Pesca

Medidas gerais e especficas 7.1.1. Espcies Ornamentais Selecionadas Para Manejo na RDSA e Consideraes Sobre a Seleo

A seleo de espcies para serem alvo do manejo de ornamentais da RDSA contou com trs principais fontes de informao: a abundncia local, o valor de mercado e a situao do marco legal. A idia foi aliar os trs conceitos numa nica anlise. As espcies selecionadas deveriam apresentar uma indicao clara de possurem alta abundncia nas APCs, deveriam alcanar valores de mercado interessantes o suficiente para serem promissoras no quesito da viabilidade econmica, e deveriam ter sua exportao oficialmente autorizada pelas normatizaes que o IBAMA publica regularmente. Para atender a estes trs critrios, foram levantadas as espcies de peixes que vivem em um total de 9 igaraps do lago Aman. Nestes locais foram empregadas coletas bimensais sistemticas, com esforo constante de amostragem, ao longo de um ciclo sazonal inteiro. As coletas foram feitas com rplicas e foram utilizados diferentes aparelhos de amostragem (Hercos, 2007). Todos os indivduos foram coletados, preservados e identificados (mais de 90% ao nvel de espcie, e 100% ao nvel de gnero). As abundncias foram estabelecidas de forma relativa ou proporcional, e o ndice de abundncia utilizado foi a captura por unidade de esforo (CPUE) (Hercos, 2007). Este mtodo foi aplicado para todas as espcies candidatas a manejo, com exceo dos acars-disco, que demandaram uma amostragem especfica devido a sua especificidade no uso do habitat, e sua sazonalidade. Ainda em meados do ciclo sazonal de coletas foi realizada uma primeira avaliao, e as espcies com maiores abundncias at os primeiros 8 meses de anlise foram selecionadas. Estas foram cruzadas com as listas de espcies cuja exportao autorizada pelo IBAMA. A lista curta resultante foi apreciada, e foram selecionadas apenas aquelas espcies que atingem preos comparativamente mais elevados no mercado internacional, e que, provavelmente, alcanaro uma sustentabilidade econmica mais facilmente. Como resultado deste exerccio foram pr-selecionadas as seguintes espcies da RDSA como candidatas a manejo:

39

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Acarichthys heckelii Carnegiella strigata Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkausia collettii Nannostomus unifasciatus Pyrhulina semifasciata Ao final do ciclo de coletas, as abundncias foram reavaliadas e uma nova lista foi preparada, seguindo-se os mesmos critrios que anteriormente. Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus Algumas espcies no esto includas na listagem oficial do IBAMA, embora em alguns casos outras espcies dos mesmos gneros estejam nesta listagem. As espcies Apistogramma bitaeniata, A. eunotus, A. hippolytae, A. gr. pertensis, Heros efasciatus, Mesonauta insignis, Pyrrhulina semifasciata, Moenkhausia hemigrammoides so espcies ausentes na listagem do IBAMA. da compreenso deste grupo que, em tais casos, uma negociao com aquele rgo, sob a luz das informaes constantes deste plano, pode legalizar a coleta e comercializao destas espcies na RDSA sob as condies controladas de manejo sustentvel. Est claro, portanto, que esta lista um instrumento dinmico de manejo, com fortes inter-relaes com o marco regulatrio brasileiro e o mercado internacional de peixes ornamentais. Neste sentido, esperado que a presente lista sofra modificaes ao longo do tempo, medida que este PORA seja atualizado. H

40

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

perspectivas, num futuro prximo, de ampliao do nmero de espcies de peixes ornamentais a serem manejadas na RDSA. 7.1.2. Sazonalidade da Pesca Manejada O manejo dos ornamentais da RDSA dever ser realizado de modo a no imprimir qualquer tipo de impacto negativo ao recrutamento biolgico das espcies manejadas. Assim sendo, as espcies no podero ser manejadas em seu perodo de atividade reprodutiva (pareamento, desova e cuidado parental), definido como aquele em que as gnadas encontram-se no ponto mximo de seu ndice gonadosomtico, se estendendo at aproximadamente um ms aps o momento da desova. Desta maneira, cada espcie, ou grupos de espcies podero apresentar diferentes perodos de coleta sazonal, dependendo do seu comportamento reprodutivo. A tabela 5 rene as informaes disponveis sobre o perodo reprodutivo das espcies selecionadas, e sugere quais so os melhores momentos do ciclo sazonal para realizar a pesca manejada destas espcies, com base na variao de sua abundncia.
Tabela 5 Picos da atividade reprodutiva das espcies selecionadas, indicando os momentos mais adequados para o manejo ao longo do ciclo sazonal.

Espcies Selecionadas
Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus

Pico Observado
Dez. Fev. Abr. Jun. Dez. Fev. Jun. Abr. Ago. Jan. Fev. Set. Out. Dez. Fev. Fev. e Jun. Jan. Fev. Ago. Out. Out. Fev. Ago. Nov. Set. Out. Ago. Fev. Jun. Dez. Abr. O ano todo Abr. Jun.

Perodo de Manejo Recomendado


Dez. Fev. Jul. Out. Out. Dez. Fev. Out. Fev. Ago. Dez. Nov. Dez. Jun. Out. Ago. Out. Ago. Out. Nov. Mar. Ago. Fev. Abr. Jun. Ago. Mar. Abr. Ago. Out. Ago. Out. Fev. Jun. Set. Out.

41

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

7.1.3. Mtodos de Coleta/Captura a Serem Usados na rea Cada uma das espcies consideradas possui um uso diferenciado do habitat, e amostrada de forma diferenciada pelos aparelhos de coleta estudados. Sendo assim, alguns aparelhos so mais apropriados para a coleta de determinadas espcies naqueles momentos do ciclo sazonal em que a sua captura mais adequada. Na tabela 6 esto registrados os aparelhos mais eficientes para captura destas espcies no seu respectivo perodo de manejo, bem como o aparelho recomendado para uso dos pescadores durante o manejo. importante ressaltar que a recomendao do aparelho no segue apenas as eficincias diferenciais que foram observadas durante as coletas experimentais, mas tambm considera o montante de esforo a ser aplicado, alm de ponderar cuidadosamente os diferentes esforos que so demandados para a operao de cada um dos aparelhos mencionados. Assim, em alguns casos pode ser visto que os aparelhos menos eficientes podem ser muito teis no manejo se eles representarem uma alternativa de bem estar para os animais, e um baixo investimento de esforo por parte dos pescadores.
Tabela 6 Aparelho mais eficiente na coleta de cada uma das espcies selecionadas, relativamente ao esforo de captura, a Captura Por Unidade de Esforo (CPUE) mais alta deste aparelho, a unidade de esforo aplicada, e o aparelho recomendado para o manejo da determinada espcie de acordo com a poca em que seu manejo autorizado (A= atrator artificial, como galhada).

Espcies Selecionadas
Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus

Aparelho mais Eficiente


Arrasto + A Rapich Rapich Rapich Rapich Armadilha Redinha Rapich Rapich Rapich Arrasto + A Arrasto + A Arrasto + A Redinha Armadilha Rapich Arrasto + A Rapich Arrasto + Marac.

CPUE
4,4 7,2-68,2 1,2 12,0 15,3 10,0 8,5 6,3 73,4 4,6 3,4 3,0 29,2 33,0 10,7 18,9 19,3 11,2 4,5

Unidade de Esforo

Aparelho Recomendado

Indiv./m2 Arrasto + A Indiv./100 lances Rapich Indiv./100 lances Rapich Indiv./100 lances Rapich Indiv./100 lances Rapich Indiv./24horas Armadilha + Rapich Indiv./lance Redinha + Rapich Indiv./100 lances Rapich + Redinha Indiv./100 lances Rapich + Redinha Indiv./100 lances Rapich Indiv./ m2 Arrasto + A Indiv./ m2 Arrasto + A Indiv./ m2 (Arrasto + A) + Rapich Indiv./lance Redinha Indiv./24 horas Redinha Indiv./100 lances Rapich + Redinha Indiv./ m2 (Arrasto + A) + Redinha Indiv./100 lances Rapich Indiv./ m2 Marac. Arrasto + Marac.

7.1.4. Mxima Retirada Sustentvel e Cotas de Coleta


42

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

A intensidade de retirada dos animais ser uma conseqncia de sua capacidade de resilincia, ou de recuperao dentro das condies ideais do ambiente, se o sistema de manejo no promover perturbaes maiores neste. A recuperao da populao possvel a partir do recrutamento biolgico, decorrente ou da imigrao (o que no muito significativa para espcies pequenas, nomigratrias e de baixa vagilidade, como o caso da maioria das espcies ornamentais da RDSA) ou da natalidade. O nascimento de novos recrutas est determinado principalmente pela abundncia de adultos sexualmente maduros no ambiente, da sua fertilidade/fecundidade e das taxas de mortalidade dos primeiros estgios dos recrutas. Sem considerar tambm alguns processos particulares de cada espcie, como o comportamento de cuidado parental e etc. Na tabela 7 podem ser encontrados alguns dados disponveis de fertilidade e a estimativa de recrutas/ano com base numa estimativa de tamanho de populao de adultos (sexualmente maduros) para cada espcie considerada nas ACs designadas, por unidade de rea.
Tabela 7 Fertilidade/fecundidade de cada espcie selecionada, um tamanho estimado de estoque reprodutor em 1hectare de superfcie de gua da rea de manejo, e o nmero de recrutas estimado por ano para a espcie.

Espcies Selecionadas

Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus *Ainda faltam os dados de fertilidade, e foram utilizadas as fertilidades hipotticas (aquelas publicadas para Moenkhausia intermdia).

Fertilidade Estoque Recrutas/Adulto mdia Reprodutor Hipottico 1341 109088 14.2 147 342 72.6 70 265 0.9 121 17 4.3 125 84 5.6 144 3300 72.0 394 11420 17.9 487 1290 47.6 130 16920 12.4 121 3729 3.3 2500 108 833.0 610 945 10.5 6000 (*) 33 2148.3 6000 (*) 87 68.7 6000 (*) 158 52.6 88 5500 2.8 87 19200 8.9 939 647 6.9 967 16162 174.0

As informaes acomodadas na tabela 7 foram produzidas a partir da anlise do desenvolvimento gonadal das espcies manejadas, e pelo estudo da sua
43

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

maturao sexual. Por meio da distribuio de freqncia de animais sexualmente maduros em cada classe de tamanho, foi realizada uma regresso logstica que associou um tamanho mdio de primeira maturao sexual, a um ponto em que 50% ou mais da populao de fmeas (e machos) se encontravam em atividade sexual (Vazzoler, 1996; Fonteles Filho, 1989). Tambm com base nos animais provenientes das coletas realizadas ao logo de dois ciclos sazonais na RDSA, as espcies a serem manejadas foram estudadas em maior profundidade. A ecologia populacional destas espcies foi investigada de vrias maneiras. Cada populao foi organizada em classes etrias (ou coortes), por meio da distribuio multimodal dos comprimentos dos animais capturados. A coorte maior foi considerada a primeira coorte completamente recrutada pelo recrutamento pesqueiro. As coortes inferiores a esta foram reconstrudas por meio do modelo exponencial da estrutura populacional. Este modelo pressupe que as populaes possuem uma estrutura sexo-etria estvel (uma Estratgia Evolucionria Estvel EEE), com uma taxa exponencial que d o formato clssico do J invertido distribuio de tamanho das coortes (Downing, 1987). Estas coortes e suas foras, observadas ou reconstrudas conforme descrito acima, foram utilizadas para clculo das taxas de sobrevivncia e de mortalidade entre uma coorte e a sua consecutiva. As taxas de mortalidade destas espcies na RDSA representam a mortalidade natural, uma vez que, quando foram realizadas as pesquisas, no local no existia ainda a pesca ornamental. Sendo assim, em condies como esta, a mortalidade total (Z) composta apenas pela mortalidade (M), enquanto a mortalidade de pesca (F) igual a zero.(Allen, 1971; Pauly, 1980a e 1980b) As taxas de mortalidade total (Z), contrastadas com a abundncia natural dos animais das espcies manejadas (em indivduos por hectare, conforme a tabela 6) e sua capacidade de recrutamento (conforme a tabela 7), proporcionaram a estimativa de uma quantidade de adultos que pode ser removida da populao sem que o recrutamento seja reduzido. Este nmero foi considerado o mximo rendimento sustentvel (MSY). A cota mxima de retirada sustentvel (CMRS), no entanto, definida pelo nmero de animais cuja retirada no ir interferir nos processos de recrutamento populacional, nem nos demais processos ecolgicos e evolucionrios da populao no local do manejo. Este valor no o mesmo que o MSY. Pelo Princpio da Precauo, e adotando uma abordagem conservadora que busca maximizar a conservao dos estoques, os valores de mximo rendimento sustentvel de cada espcie foram reduzidos sua metade (Caughley & Sinclair, 1994; Savidge & Ziesenis, 1987; e Anderson & Hurley Jr., 1987). Na tabela 8 so apresentados os valores de cota mxima de retirada sustentvel por ano por hectare de cada espcie includa neste PORA.

44

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Tabela 8 Mxima retirada sustentvel (reduzida a 50%), em indivduos por hectare, das espcies a serem manejadas nas APCs da Reserva Aman.

Espcies Selecionadas

Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus * Esta cota est relacionada a um hectare de Ruprectia spp. (Maracarana), vegetao aqutica arbustivora onde esta espcie encontrada. ** Esta cota est relacionada a um hectare de atratores artificiais locais onde estas espcies foram amostradas.

(CMRS) populao amostrada 2375** 531 22.8 49 230 19 350 140 3303 124 35** 872** 52380 2145 68 540 36180 232 4476*

(CMRS) populao total 2838** 584 27.6 56 258 21 375 146 2605 160 3655** 1035** 64780 2475 73 570 36180 212 4725*

(CMRS)/ Tamanho do estoque (%) 2.55 34.7 4.7 40,5 46.4 0.4 18.7 17.9 24.4-100 7.5 12.6 14.2 73.9-90.4 13-15 19-20 18.0 16.3 17.2 6.0

7.1.5. Tamanhos Mnimos de Coleta Os tamanhos mnimos de coleta variam para cada espcie manejada, e est relacionado com o ponto de maturao sexual de cada uma delas. Assim, este sistema de manejo no autoriza a retirada de animais juvenis, mas somente aqueles que j ultrapassaram o tamanho de maturao sexual. Este definido como aquele em que pelo menos 50% das fmeas j esto sexualmente maduras. Na ausncia deste parmetro, pode ser estimado o tamanho da primeira maturao sexual, por intermdio das frmulas empricas disponveis na literatura. Na tabela 9 so apresentados os tamanhos de maturao sexual (L50) das espcies selecionadas.

45

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Tabela 9 Tamanho da maturao sexual ou tamanho do primeiro evento reprodutivo das espcies selecionadas para manejo de ornamentais na RDSA.

Espcies Selecionadas
Acarichthys heckellii Apistogramma agassizii Apistogramma bitaeniata Apistogramma eunotus Apistogramma gr. pertensis Apistogramma hippolytae Carnegiella marthae Carnegiella strigata Copella nigrofasciata Crenuchus spilurus Heros efasciatus Mesonauta insignis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Pyrrhulina semifasciata Symphysodon aequifasciatus

L50 Observado (cm) 4,8 2,4 1,8 2,6 2.6 1,9 2,5 3,0 2,2 3,3 9,7 6,4 3,1 5,3 3,9 3,0 2,1 3,4 12,0

7.1.6. Legitimao dos Indivduos ou Grupos com Direitos de Acesso Garantido rea de Coleta Uma vez definida, aprovada e registrada a Associao dos Produtores do Setor Aman, e tambm constitudo o grupo de manejadores de peixes ornamentais desta associao, caber ao grupo e associao legitimar os grupos ou indivduos com direitos de acesso s reas de Coleta, e ao recurso. A este respeito cabe acrescentar, entretanto, que o presente PORA, bem como as decises da associao, sero submetidos ao futuro Conselho Deliberativo da RDSA, ainda a ser instalado. Este conselho realizar a legitimao formal das atividades propostas, tanto no que diz respeito ao acesso s APCs e ACs, quanto aos demais regulamentos do manejo.

7.1.7. Aspectos Particulares Sobre a Natureza dos Direitos de Acesso

46

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

A natureza do direito de acesso est construda sobre a legitimidade de acesso dos habitantes locais de uma RDS ao uso de seus recursos naturais de forma sustentvel e adequada, especialmente quando reguladas por meio de instrumentos adequados (como este PORA) e controlados por meio de um sistema de zoneamento e um conjunto de normas de explorao que visem, dentre outras coisas, a conservao destes recursos. Esta legitimidade est definida pelo marco legal brasileiro, que a garante s populaes tradicionais residentes numa RDS o usufruto dos recursos naturais encontrados em sua rea de uso, desde que tal uso se d em condies sustentveis. Este princpio est tambm previsto entre as diretrizes de manejo de pesca sugeridas pela FAO-ONU em anos recentes (FAO, 2004). Da mesma forma, este mesmo princpio parte integrante da Agenda 21 brasileira (MMA, 2004), incorporando os princpios do PNMA (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente). Em todos estes mbitos, o direito de acesso aos recursos naturais pelas populaes tradicionais locais repetidamente apoiado e garantido. A salvaguarda mantida para os regulamentos decorrentes do manejo da Unidade de Conservao. Desta forma, como j mencionado acima, o sistema de manejo da RDSA, que inclui o rgo gestor (CEUC) e o Conselho Deliberativo, devem ratificar as decises das populaes locais e de seus rgos associativos, especialmente em relao legitimidade de acesso s ACPs e seus recursos naturais.

7.2.

Manejo da rea de Coleta

7.2.1. Zoneamento das reas Potenciais de Captura (APCs) Cada uma das trs APCs designadas foi amostrada, a composio da ictiofauna e potencial piscoso destas reas j so conhecidos, como tambm o grau de interesse e envolvimento dos moradores das comunidades prximas. Com base nestas informaes, foram propostos trs tipos de zonas de pesca nestas APCs: (a) Zonas de Pesca em Maracarana: Estas zonas de pesca devem ser utilizadas especificamente para a pesca do Acar-disco, vivendo em atratores naturais. Um microhabitat composto quase exclusivamente de Maracarana, um arbusto adaptado ao alagamento (Ruprectia spp.) que ocorre nestas zonas. Esta coleta especfica e seletiva, envolvendo mtodos de coleta e controle igualmente especficos. Zonas de Pesca com Atratores Artificiais: Estas zonas de pesca devem ser utilizadas apenas para a pesca de um pequeno nmero de espcies (ver tabela 6, na pgina 38). Os atratores artificiais so
47

(b)

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

construdos de galhos mortos retirados de rvores prximas, e mergulhados propositalmente com esta finalidade. Os galhos ficam submersos por um perodo pr-estabelecido, e a despesca realizada. Este tipo de pesca (praticada de modo sustentado) est baseado em coletas prvias que foram realizadas para definio das abundncias especficas obtidas neste tipo de tcnica, neste ambiente especfico. Por este motivo, no possvel realizar pesca com atratores artificiais fora destas zonas designadas.

(c)

Zonas de Pesca por Outros Mtodos: As demais espcies tratadas neste PORA podem ser pescadas nestas zonas, com uso dos demais aparelhos de coleta (armadilhas, redinhas, redes de arrasto, rapichs, etc.).

Na figura 12 encontram-se as APCs e as suas respectivas zonas propostas, descritas acima.

Figura 12 As trs reas Potenciais de Coleta (APCs) nos igaraps do Lago Aman, e suas respectivas zonas propostas para pesca ornamental. Em azul, esto delimitadas as Zonas A (para pesca de discos em maracaranas), em amarelo as Zonas B (para pesca com uso de atratores artificiais) e em verde as Zonas C (para pesca sem uso de atratores).

48

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

7.2.2. Espcies no-Alvejadas que Podem ser Influenciadas ou Afetadas pela Coleta Manejada (by-catch)

Todos os mtodos de captura e aparelhos de pesca (ativos e passivos) mencionados neste PORA apresentam um amplo espectro de espcies capturadas. Desta forma, a captura acidental de vrias espcies que no so alvo do manejo algo que sempre ocorre. Estima-se um alto impacto para muitas destas espcies se estas capturas acidentais redundarem em mortalidade dos indivduos. Por este motivo, a seleo dos animais capturados algo de extrema importncia para a manuteno de baixos nveis de impacto, viabilizando esta atividade de manejo. A seleo deve constar de duas fases. A primeira, imediatamente aps a despesca, deve ser voltada para a separao dos indivduos das espcies sob foco de manejo naquela captura especfica. Os membros do grupo de pesca devem remover imediatamente todos os indivduos pertencentes a outras espcies, e devolv-los gua vivos e em boas condies. Muitas vezes, para garantir que os animais capturados acidentalmente sejam devolvidos em boas condies, pode ser necessrio coloc-los em um recipiente grande, com gua coletada no prprio local, onde eles possam ser deixados em repouso, para diminuio dos nveis de estresse, e recuperao das suas condies fisiolgicas. Aps o que, eles podem ser devolvidos gua com baixa (ou menor) probabilidade de bito. Num segundo momento, ainda no local de captura, uma seleo de tamanho deve ser realizada nos indivduos da espcie sob manejo. De acordo com seu tamanho mnimo de captura (ver tabela 9, na pgina 41), os animais selecionados devem ser acomodados em recipientes de transporte, nos quais sero levados para o centro de reunio e estocagem, e os animais pequenos devem ser devolvidos gua, nos mesmos locais de captura dentro das APCs. Da mesma forma como observado com aqueles animais devolvidos na primeira seleo, os peixes noselecionados a serem devolvidos nesta segunda seleo podem necessitar de alguns minutos de repouso dentro de um recipiente grande e tranqilo, antes da devoluo. Muitos animais retornados imediatamente coluna dgua sem passar por este perodo de reabilitao podem estar ainda sob o impacto da captura. Nestas condies, os animais esto desorientados, pouco reativos, e, em alguns casos, em choque respiratrio. Existem dois riscos nestes momentos. O primeiro deles ocorre com as chances deste choque redundar em morte. O segundo risco o daqueles indivduos no-reativos, ao serem devolvidos gua, encontrarem condies propcias sua predao por membros de outras espcies que ocorrem no ambiente.

49

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

7.2.3. Detalhes Sobre os Ambientes Crticos ou Fontes de Preocupao e que Requerem Ateno Especial Nas cercanias no lago Aman, e seus igaraps associados, existem alguns ambientes crticos que merecem uma ateno especial visando sua proteo. Tais locais so especialmente vulnerveis, e foram mantidos fora das ACPs. Nestes locais, prximos s cabeceiras dos igaraps, especialmente na margem esquerda do lago Aman, encontram-se zonas de baixa altitude, alagadas por vrios meses, e encharcadas pelo restante do ciclo sazonal, que representam locais-chave para o recrutamento de vrias espcies de peixe (inclusive algumas das espcies de peixes ornamentais mencionadas neste PORA). Algumas destas espcies podem tambm utilizar estes locais como berrio. Por todos estes motivos, tais reas so estratgicas para a gerao e a manuteno da diversidade da ictiofauna local. Por este motivo, estes locais devem ser protegidos e no podem ser includos nas reas de produo sustentvel.

7.3.

Operacionalizao do Manejo

Alguns procedimentos-padro devem ser adotados para o funcionamento e operacionalizao do manejo por parte dos membros do grupo de manejadores de peixes ornamentais da associao de produtores do setor Aman. Estes procedimentos visam organizao da produo, a garantia do uso adequado dos recursos naturais, permitir o controle, monitoramento e rastreabilidade da atividade e dos animais produzidos, e da distribuio eqitativa dos benefcios gerados pelo manejo. Estes procedimentos servem tambm para definir claramente as contribuies do IDSM para a realizao de um manejo adequado destes recursos naturais. 7.3.1. Recebimento de Pedidos e Definio de Lotes Os manejadores (membros do grupo de peixes ornamentais da associao de produtores) recebero pedidos diretamente dos exportadores (localizados em Manaus), ou pelos membros do IDSM envolvidos com o projeto. Entretanto, o IDSM no tem o papel de intermedirio, mas apenas de facilitador. O processo de comercializao ser completamente desenvolvido pelos manejadores, que devero ser capacitados para esta finalidade. A demanda, ou encomendas dos importadores ou outros compradores interessados, nem sempre direcionada ao exportador, mas pode ser dirigida diretamente aos produtores (os manejadores), ou mesmo ao IDSM. Nestes casos, o exportador dever ser contatado para viabilizar a transao de exportao, uma vez que a associao no possui esta capacidade, ou tampouco o IDSM. Uma vez recebidas as demandas ou encomendas, devem ser definidos os lotes do produto para responder a elas. Os lotes devem ser, preferencialmente,
50

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

compostos de indivduos de uma nica espcie, e que possam ser viabilizados em um curto perodo de poucos dias. Se, por eventualidade, a encomenda for de um nmero muito grande de indivduos de uma determinada espcie, esta encomenda dever ser respondida por meio da diviso em um nmero de lotes que a acomode de forma mais adequada. Da mesma forma, se uma encomenda for composta de mais de uma espcie, o atendimento deve ser dividido em um nmero de lotes tal que acomode uma espcie em cada lote. Aps serem definidos os lotes, cada um deles ser codificado (um cdigo alfanumrico a ser atribudo), e a encomenda, j dividida em lotes, ser transmitida aos produtores. O cdigo do lote ser de grande importncia, uma vez que ele permitir o controle da atividade e a sua rastreabilidade ao longo de todo o processo de produo e comercializao. Idealmente, a rastreabilidade deveria seguir ao longo de toda a cadeia produtiva, e ser visvel para todos os elos da cadeia produtiva e da cadeia custodial. O IDSM no pode garantir que isso acontecer, mas as providncias para que pelo menos a produo e o transporte at o prximo elo da cadeia sejam rastreveis sero todas implementadas. 7.3.2. Organizao da Captura e dos Grupos de Produo As encomendas transmitidas aos produtores devem ser processadas e planejadas em acordo com as normas deste PORA. A liderana dos manejadores dever checar a encomenda, assegurar que todas as espcies encomendadas esto de acordo com as potencialidades definidas neste plano (em termos de espcie encomendada, poca do ano para a coleta, e cota anual nas APCs). Os lotes devero ser distribudos entre os membros do grupo de manejadores da forma mais igualitria possvel pelo prprio grupo (membro integrante da associao). Os grupos de produtores devero definir com antecedncia quais os aparelhos de pesca que sero empregados, qual APC ser utilizada, e devero se responsabilizar pela remoo dos animais de forma adequada, e pela devoluo aos corpos dgua de todos os indivduos de outras espcies (by-catch) e de todos os indivduos menores que o tamanho mnimo de captura da espcie que compe o lote produzido. Alm disso, os produtores devero se responsabilizar pela coleta de outras informaes no momento da pesca, como os fatores fsico-qumicos que definem o meio abitico (pH, oxignio dissolvido, temperatura da gua, condutividade, etc.). Estas informaes sero importantes para os protocolos de monitoramento e de rastreabilidade do produto, alm de serem consideradas cruciais pelos consumidores finais para manuteno dos animais em boas condies nos aqurios aos quais sero destinados. Os membros do IDSM podem atuar na qualidade de conselheiros nas tarefas de orientao da produo e organizao das informaes abiticas. O aconselhamento e o apoio tcnico um papel que o IDSM poder assumir durante os primeiros anos do manejo de ornamentais na RDSA.

51

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

7.3.3. Centralizao da Produo (Centros de Triagem e Armazenamento) Aps a produo total ou parcial dos lotes, os mesmos sero centralizados em estruturas flutuantes no lago Aman. Nestes locais os animais sero averiguados para certificao das duas fases do processo de seleo (seleo das espcies corretas, e seleo dos tamanhos adequados) a que so submetidos todos os lotes. Quaisquer problemas identificados nestas fases de seleo podero ser corrigidos, e animais podero ser devolvidos aos pontos de coleta quando necessrio. A averiguao dos lotes tambm checar as quantidades produzidas, e um nmero adicional de animais coletados em, no mximo, 5% ser admitido para cobertura de eventuais perdas. Nos Centros de Triagem os lotes sero pela primeira vez oficialmente registrados em formulrios previamente preparados. Este registro servir como identificador do lote, junto com o cdigo que lhe foi atribudo anteriormente. Estas informaes sero encaminhadas ao IDSM para registro e para divulgao s autoridades competentes, para posterior rastreabilidade do lote. 7.3.4. Organizao da Informao para Rastreabilidade O processo de rastreamento da produo um dos mais importantes do princpio do manejo sustentvel. Pois este rastreamento que certificar a origem dos peixes, sua forma de produo e a sustentabilidade de toda a atividade. Este rastreamento permite que a atividade seja controlada adequadamente pelos prprios produtores, pelo IDSM, pela CEUC e pelo IBAMA. O rastreamento permite tambm que os animais sejam acompanhados ao longo de toda a cadeia produtiva mais eficientemente, garantindo que todos os elos desta cadeia em acordo com estes procedimentos esto comprometidos com a produo sustentvel, com bem-estar animal, com baixas taxas de mortalidade e com o comrcio justo. O rastreamento pode tambm oferecer a oportunidade dos animais serem melhor acomodados no seu destino, pois eles sero mantidos em condies abiticas similares ao do local de captura. Finalmente, o sistema de rastreamento confere alta transparncia a todo o processo, algo muito importante num segmento do comrcio de recursos naturais que constantemente considerado obscuro. A rastreabilidade destes animais se dar de forma automtica, utilizando-se o cdigo alfa-numrico do lote como chave para localizao de todas as informaes pertinentes a ele. Por meio de uma pgina na Internet, cada cdigo alfa-numrico fornecido pelo interessado (membro da associao de produtores, membro do IDSM, membro das agncias governamentais, membro da cadeia produtiva, comprador final ou mesmo um membro do pblico em geral) poder ser utilizado para obteno de acesso s informaes relacionadas ao lote (tamanho do lote, espcie que o compe, tamanho mnimo dos animais do lote, data e hora da coleta, coletores, condies abiticas do local e momento da coleta, estocagem
52

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

no centro de triagem, data do transporte para Manaus, transportador, comprador, etc.). medida que outros elos da cadeia produtiva se interessem por este rastreamento, outras informaes podero ser acrescentadas (como as condies de estocagem no exportador de Manaus, data da exportao, pas de destino, comprador e etc.) A alimentao do banco de dados sobre cada lote ser uma responsabilidade do IDSM, uma vez que tal ferramenta poder atuar como um meio de controle extremamente eficiente. A pgina da Internet onde a rastreabilidade ser realizada uma pgina alojada no stio do IDSM e ser mantido pelo prprio Instituto. 7.3.5. Transferncia da Custdia e Documentao Aps todo o registro do lote, ele estar pronto para ser transportado at Manaus, onde ser mantido pelo exportador em suas instalaes at a data da exportao. Esta alterao na custdia do peixe se dar algumas vezes na prpria reserva, ainda no Centro de Triagem, quando o exportador vem at o produtor realizar a compra e transporte. Outras vezes o produtor se desloca at Tef para encontrar um transportador que representa o comprador, e l transfere a este a custdia do peixe. Ou, ainda, algumas vezes o produtor se desloca at Tef, e l comissionar um transportador, um prestador de servios, que apenas se compromete com a entrega do peixe ao exportador em Manaus. Uma definio clara acerca do processo de transferncia da custdia dos peixes ornamentais dever ser claramente obtida com cada comprador ou exportador que venha a se envolver em relaes comerciais desta natureza. Mas em cada um destes casos a custdia sai do produtor e passa ao elo seguinte (ou o prprio comprador ou o transportador). Quando o transportador um representante do comprador, a custdia j do comprador. Mas quando o transportador um simples prestador de servios, a custdia ainda do produtor. Caso algum acidente acontea durante o transporte, o prejuzo caber ao detentor da custdia (ou o produtor, ou o comprador, ou o transportador). Seja qual for o detentor da custdia, isto dever est claramente definido nos trmites da transao comercial. Como um princpio geral deste PORA, e defendido pelo IDSM, desejvel um cenrio em que no esteja presente a figura do(s) intermedirio(s). Assim, garantir-se-ia que a responsabilidade do produtor no processo de comercializao finalize-se quando o mesmo entregar seus lotes do produto em Tef. Garantindo a agregao de valo dos peixes ornamentais oriundos de um processo de produo sustentvel e delimitando as responsabilidades de cada um dos atores envolvidos, e tornando a cadeia custodial o mais similar possvel cadeia produtiva. Em qualquer destes casos, os animais s podero ser enviados a Manaus devidamente documentados. Os animais devero ser acompanhados de todos os papis oficiais necessrios para tornar legal a transao, e dos registros do lote conforme descritos acima. O IDSM se prope a auxiliar na devida documentao de cada transao, em alertar para o recolhimento dos tributos devidos, e etc.
53

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

7.3.6. Diviso Eqitativa de Benefcios Aps a concluso da transao, o pagamento realizado pelo comprador ser partilhado entre os associados envolvidos na atividade. O grupo de manejadores de peixes ornamentais da associao de produtores do Setor Aman dever definir previamente quais os indivduos associados coleta, e em qual zona e APC esta coleta ser realizada. Estes indivduos, juntamente com os demais membros do grupo e sua liderana, definiro se os benefcios gerados pela venda sero igualmente divididos entre eles, ou se sero partilhados proporcionalmente conforme os esforos investidos por cada um deles na produo do lote. Esta partilha no cabe ao IDSM, e sim aos membros da associao produtora. O papel do IDSM , no mximo, de aconselhamento. Mas no de tomada de deciso ou de execuo das aes.

7.3.7. Licenas Oficiais, Autorizaes Especiais e Certificao Para viabilizar estas atividades, algumas autorizaes formais sero necessrias junto ao CEUC e ao IBAMA. H necessidade especial de autorizao para explorao de algumas das espcies listadas neste PORA, uma vez que estas no constam da lista de animais cuja exportao autorizada pelo IBAMA. O licenciamento da atividade dever ser avaliado e emitido pelo CEUC, mas caber ao IBAMA autorizar a exportao destas espcies. O IDSM se prope a apresentar o caso s autoridades competentes, e das informaes que atestam a sustentabilidade desta explorao, para permitir a obteno das licenas e autorizaes que forem necessrias. Estas sero tambm reconhecidas como certificao de origem controlada (COC), se associadas ao processo de rastreamento descrito anteriormente.

7.3.8. Manuteno e Reviso do Sistema de Cotas, Manuteno das Autorizaes de Manejo Monitoramento Todos os critrios tcnicos, e normas de manejo, que esto descritos neste PORA so passveis de reviso e de alteraes, de acordo com os resultados do rastreamento e do monitoramento da atividade (conforme descrito na sesso 6 e nos itens 7.3.4, 7.3.5 e 7.3.7). Estes dados sero constantemente fornecidos s autoridades competentes para manuteno das cotas de retirada, para a manuteno das licenas e autorizaes e para continuidade da atividade em nveis sustentveis na RDSA. O IDSM se prope a auxiliar nas verses revisadas deste PORA, e nas suas

54

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

atualizaes. Tais revises podem ser necessrias a cada 3 anos a partir da aprovao da presente verso. Sesso 8 8.1. Vigilncia e Acatamento das Normas

Arranjos e Responsabilidades de Controle e Vigilncia e Acatamento das Normas

Para permitir o correto acatamento das normas de manejo e do sistema de zoneamento proposto, conforme descrito neste PORA, necessrio um arranjo institucional que distribua as responsabilidades entre os diferentes atores sociais envolvidos na atividade. Aos membros do grupo de manejadores de peixes ornamentais da associao de produtores do setor Aman, caber o acatamento das normas e o registro contnuo das informaes de produo descritas aqui. Cabe tambm aos produtores prestar contas de todos os seus atos aos demais habitantes da RDSA, e a toda a sociedade. Ao IDSM caber desenvolver as aes de monitoramento direto das atividades e do estado do ambiente, das populaes manejadas e das comunidades de pescadores. Caber tambm ao IDSM desenvolver os processos de rastreabilidade que tornaro transparentes estas aes. Caber ao Conselho Deliberativo da RDSA avaliar periodicamente o desenvolvimento das aes por meio da apreciao dos resultados do monitoramento e do rastreamento. O mesmo papel estendido s autoridades ambientais competentes, a nvel estadual e federal (CEUC-IPAAM/SDS e IBAMA). Cada um destes atores sociais poder rever seu papel neste processo de manejo sempre que julgar necessrio, e poder solicitar informaes e esclarecimentos dos demais atores sempre que necessrio.

55

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

REFERNCIAS CITADAS

ANDERSON, K.H. & HURLEY Jr., F.B. 1987. Planificacin de Programas para la Gestin de la Vida Silvestre. In: Manual de Tcnicas de Gestin de Vida Silvestre. (Ed. TARRS, R.R.): 479-498. The Wildlife Society. Bethesda, Maryland, USA. 703p. ALLEN, K.R. 1971. Relation between production and biomass. J. Fish. Res. Board Can. 28:1573-1581. CATARINO, M. 2004. Levantamento Ictiofaunstico da Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Aman. FEPIM-IDSM. Relatrio nopublicado. 79p. CAUGHLEY, G. & SINCLAIR, A.R.E. 1994. Wildlife Ecology and Management. Blackwell Scientific Publications. Cambridge. 334p. DOWNING, R.L. 1987. Estadsticas Vitales de Poblaciones Animales. In: Manual de Tcnicas de Gestin de Vida Silvestre. (Ed. TARRS, R.R.): 259-282. The Wildlife Society. Bethesda, Maryland, USA. 703p. F.A.O. 2004. The State of World Fisheries and Aquiculture. Food and Agriculture Organization of the United Nations Fisheries Department. Rome. 153p. FONTELES FILHO, A.A. 1989. Recursos Pesqueiros: Biologia e Dinmica Populacional. Imprensa Oficial do Cear. Fortaleza. 296p. HERCOS, A. 2007. Inventrio da Ictiofauna dos Igaraps Associados ao Lago Aman na Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Aman. Relatrio nopublicado. IDSM. 25p. MENDONA, M.R. 2007. Levantamento socioeconmico de comunidades das RDS Mamirau e Aman para o Manejo Sustentvel de Peixes Ornamentais. Relatrio no-publicado. IDSM. 115p. M.M.A. 2004. Agenda 21 Brasileira: Aes Prioritrias. Ministrio do Meio Ambiente Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel e da Agenda 21 Nacional. 2a. Edio.Braslia. 158p. PAULY, D. 1980a. Fish Population Dynamics in Tropical Waters: A manual for use with programmable calculators. Studies and Reviews, n.8. ICARM. Manila. 325p. PAULY, D. 1980b. A selection of simple methods for the assessment of tropical fish stocks. FAO Fish. Cir. 729. 54p.
56

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

SAVIDGE, I.R. & ZIESENIS, J.S. 1987. La Gestin de las Cosechas Sostenidas. In: Manual de Tcnicas de Gestin de Vida Silvestre. (Ed. TARRS, R.R.): 425-430. The Wildlife Society. Bethesda, Maryland, USA. 703p. SILVA Jr., R.M. 2005. Variaes Fsico-Qumicas Espaciais e Sazonais, e Sua Relao Com as Macrfitas Aquticas em Dois Lagos da Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Aman RDSA, Amaznia Central. Dissertao de Mestrado BADPI-UFAM/INPA.101p. VAZZOLER, A.E.A. 1996. Biologia da reproduo de peixes telesteos: teoria e prtica. EDEUEM, CNPq e Nuplia. Maring e So Paulo. 169p.

57

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

ANEXOS

58

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 1. Resultados Resumidos do Levantamento da Abundncia ctica nos Igaraps do Lago Aman Parte A: Espcies coletadas e suas respectivas CPUEs por ms de coleta, amostradas com redinha durante o levantamento.
Espcie Acarichthys heckelii Acaronia nassa Acestrorhynchus falcatus Acestrorhynchus falcirostris Acestrorhynchus isalineae Acestrorhynchus nasutus Aequidens tetramerus Aphyocharax alburnus Aphyocharax sp.1 Apistogramma agassizii Apistogramma cacatuoides Apistogramma sp.1 Apistogramma sp.2 Apistogramma sp.3 Apistogramma sp.4 Apistogramma sp.5 Apistogramma sp.6 Biotodoma sp.1 Boulengerella maculata Brachyhypopomus sp.1 Brachyhypopomus sp.4 Brachyrhamdia sp.1 Brycon falcatus Bryconops melanurus Bryconops sp.1 Bunocephalus sp.1 Caenotropus maculosus Callichthys sp.1 Callichthys sp.2 Candiru sp.1 Candiru sp.2 Candiru sp.3 Cangati sp.1 Carnegiella marthae Carnegiella strigata Chaetobranchus flavescens Characidium sp.1 Characidium sp.2 Characidium sp.3 Redinha (N de ind./ cerco) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 FEV 07 0,375 0,000 0,273 0,000 0,000 0,111 1,278 0,000 0,000 0,182 0,048 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,143 0,350 0,167 0,000 0,125 0,111 0,409 2,286 0,400 0,278 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 1,300 0,444 0,000 0,000 0,333 0,182 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,619 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,095 0,000 0,000 0,000 0,250 1,111 0,591 0,048 0,100 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,095 0,000 0,278 0,000 0,250 4,667 8,318 3,095 6,300 1,111 1,889 0,000 0,000 0,091 0,000 1,050 0,167 0,111 0,000 0,000 0,545 0,143 4,600 0,056 0,333 0,000 0,000 0,364 0,048 0,050 0,000 0,167 0,000 0,000 0,091 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,200 0,056 0,000 0,000 0,222 0,045 0,048 0,000 0,000 0,111 0,000 0,000 0,136 0,095 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,000 0,375 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,056 0,750 1,000 0,182 0,714 0,300 0,056 0,111 0,000 0,000 0,000 0,095 0,900 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,050 0,167 0,056 0,000 0,000 0,000 2,238 1,350 0,056 0,000 0,000 0,000 0,409 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,222 0,591 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,364 0,571 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,091 0,190 0,200 0,833 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,200 0,056 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 3,619 8,550 4,278 2,611 1,125 0,556 0,227 5,048 1,400 0,722 0,611 0,000 0,222 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,375 0,000 3,727 4,952 5,350 0,222 0,278 0,000 0,000 0,000 10,619 3,350 3,333 0,000 0,000 0,000 0,000 0,048 0,000 0,111 0,000

Continua

59

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao.
Espcie Charax sp.1 Charax sp.2 Cichlasoma amazonarum Copella nigrofasciata Copella sp.1 Crenicichla sp.1 Crenicichla sp.2 Crenicichla sp.3 Crenicichla sp.4 Crenuchus spilurus Curimatopsis macrolepis Cyphocharax spilurus Cyphocharax sp Cyphocharax sp.1 Cyphocharax sp.2 Elachocharax sp.1 Erythrinus erythrinus Especie nao identificada B Espcie no identificada D Especie nao identificada F Espcie no identificada 2 Espcie no identificada 6 Farlowella sp.1 Fluviphylax pygmaeus Gasteropelecus sternicla Gnathocharax sp.1 Gnathocharax steindachneri Gobionellus sp.1 Gymnorhamphichthys rondoni Gymnotus anguilaris Hemigrammus bellotii Hemigrammus levis Hemigrammus ocellifer Hemigrammus sp.1 Hemigrammus sp.2 Hemigrammus sp.3 Hemigrammus sp.4 Hemigrammus sp.5 Hemigrammus unilineatus Hemiodus sp.1 Heros efasciatus Hoplerythrinus unitaeniatus Hoplias malabaricus Redinha (N de ind./ cerco) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 4,762 0,000 2,333 10,727 5,476 1,375 0,444 0,000 0,000 0,000 0,000 0,500 0,952 0,000 0,000 0,000 0,048 0,000 0,556 0,182 0,000 0,000 0,000 0,000 0,048 0,375 0,000 0,864 1,286 0,500 0,667 11,000 14,524 0,000 0,000 0,000 19,333 0,000 0,111 0,000 0,000 1,625 6,778 0,273 0,000 1,125 0,000 0,000 0,000 0,250 0,000 1,273 0,429 0,000 0,222 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,238 0,000 0,000 0,000 34,524 0,000 0,000 0,000 0,143 0,000 0,000 1,045 0,000 0,000 0,222 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,048 0,000 0,000 0,000 5,762 0,000 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 6,810 0,250 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,318 0,000 0,000 0,333 0,000 1,714 1,500 0,444 7,000 113,905 3,625 7,444 0,318 0,857 25,625 1,444 29,364 252,762 0,000 5,667 129,091 100,476 0,000 0,000 0,318 0,000 0,000 0,000 0,273 0,476 0,625 0,111 0,000 0,286 0,375 0,000 0,000 0,048 0,000 0,000 0,000 0,095 0,000 0,000 0,000 0,048 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,000 0,318 0,048 OUT 06 DEZ 06 FEV 07 3,700 0,000 0,000 0,000 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 2,150 1,000 0,278 0,000 0,000 0,000 0,350 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,350 1,333 0,000 61,450 7,833 3,444 5,500 3,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,300 0,222 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,389 28,800 2,889 4,778 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,150 1,389 0,167 0,000 0,000 0,000 0,850 0,000 0,000 0,600 0,667 0,056 0,000 0,056 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 22,250 1,056 0,000 21,300 10,778 7,722 0,000 0,167 10,278 69,050 66,667 54,389 0,450 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,650 0,389 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,050 0,000 0,000 0,250 0,000 0,333

Continua

60

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao.
Espcie Hyphessobrycon bentosi Hyphessobrycon copelandi Hyphessobrycon cf erythrurus Hyphessobrycon erythrurus Hyphessobrycon sp.1 Hyphessobrycon sp.2 Hyphessobrycon sp.3 Hypoptopoma sp.1 Hypopygus lepturus Iguanodectes spilurus Laemolyta sp.1 Laetacara thayeri Mandi sp.1 Mandi sp.2 Melanocharacidium sp.1 Mesonauta insignis Microglanis sp.1 Moenkhausia collettii Moenkhausia gracilis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia intermedia Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Moenkhausia sp.1 Moenkhausia sp.2 Moenkhausia sp.3 Moenkhausia sp.4 Monocirrhus polyacanthus Nannostomus diagramus Nannostomus eques Nannostomus trifasciatus Nannostomus unifasciatus Paracheirodon innesi Petitella sp.1 Petitella sp.2 Physopyxis lyra Piabucus dentatus Potamorhina sp.1 Potamorhina sp.2 Potamorrhaphis guianensis Potamorrhaphis sp.1 Pseudanos gracilis Pyrrhulina semifasciata Redinha (N de ind./ cerco) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 0,000 0,000 0,136 12,762 0,250 0,000 0,000 0,000 2,125 0,000 0,000 0,000 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,381 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,286 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,375 1,000 0,818 0,048 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,381 0,000 0,000 0,000 0,000 5,250 11,000 18,318 59,333 0,000 0,222 0,000 0,000 0,000 0,111 0,182 6,857 0,000 0,000 2,318 0,619 0,375 0,111 5,455 33,000 3,375 5,556 0,409 1,429 0,000 0,000 12,818 0,048 0,000 0,000 0,000 0,048 0,000 0,000 0,000 0,190 0,000 0,000 0,000 3,095 0,125 0,333 0,227 0,143 0,000 0,000 0,000 0,000 0,125 1,556 0,682 14,143 0,500 0,000 0,500 1,143 0,625 0,000 1,818 12,000 3,625 0,000 0,136 21,571 0,000 0,000 0,000 1,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,909 0,857 0,125 0,000 0,000 5,286 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,952 0,000 0,000 0,000 5,952 0,000 0,000 0,000 0,048 0,125 0,556 1,500 0,333 OUT 06 DEZ 06 FEV 07 6,550 0,667 0,556 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 6,950 1,833 0,000 4,300 5,778 0,000 0,900 0,111 0,000 0,000 0,111 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,889 0,000 0,100 0,000 0,000 0,500 0,056 0,111 0,200 0,000 0,000 0,250 0,000 0,000 0,100 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,000 56,250 2,833 14,889 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,222 19,350 5,667 4,444 1,450 0,500 0,111 0,150 0,000 0,000 0,200 0,556 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 4,150 0,000 0,000 18,300 2,889 0,556 0,750 0,056 0,000 8,650 1,889 0,167 13,800 9,111 0,000 2,550 0,000 0,000 0,000 0,056 0,000 0,700 0,056 0,000 1,100 0,056 0,056 0,000 0,056 0,000 0,000 0,056 0,000 5,150 0,222 0,000 11,100 1,333 0,000 0,000 0,000 0,000 0,300 0,111 1,667

Continua. Continuao:
61

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Espcie Pyrhulina sp.1 Pyrrhulina vittata Reque-reque sp.1 Rineloricaria sp.1 Rivulus compressus Rivulus sp.1 Rivulus sp.2 Roeboides affinis Roeboides myersii Satanoperca jurupari Serrasalmus spilopleura Synbranchus marmoratus Tetragonopterus sp.1 Triportheus angulatus Triportheus elongatus

Redinha (N de ind./ cerco) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 FEV 07 0,000 0,000 0,000 0,619 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,364 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,091 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,182 0,000 0,150 0,000 0,111 0,000 1,111 2,182 0,190 0,000 0,000 0,111 0,125 0,111 1,182 1,095 0,500 1,500 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,000 0,125 0,000 0,000 1,429 5,800 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,143 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,045 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,864 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,667 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056

Parte B: Espcies coletadas e suas respectivas CPUEs por ms de coleta, amostradas com armadilha durante o levantamento.
Espcie Acarichthys heckelli Acaronia nassa Acestrorhynchus falcirostris Acestrorhynchus isalineae Acestrorhynchus nasutus Apistogramma agassizii Apistogramma cacatoides Apistogramma sp.1 Apistogramma sp.2 Apistogramma sp.3 Apistogramma sp.4 Apistogramma sp.5 Apistogramma sp.6 Biotodoma sp.1 Boulengerella maculata Brachyhypopomus beebei Brachyhypopomus sp.1 Brachyhypopomus sp.3 Brachyhypopomus sp.4 Bryconops melanurus Bunocephalus sp.1 Callichthys sp.1 Candiru sp.1 FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,000 0,000 0,174 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,043 0,083 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,125 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,042 3,150 0,722 0,130 0,458 0,167 0,167 0,000 0,167 0,087 0,000 0,000 0,000 3,900 1,000 0,391 0,542 0,917 1,167 3,900 0,056 0,043 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,083 10,000 0,750 0,000 0,000 0,043 0,167 1,125 0,000 0,000 0,000 0,087 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,043 0,000 0,083 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,083 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,050 0,000 0,043 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,087 0,000 0,000 0,000 FEV 07 0,227 0,000 0,000 0,045 0,000 0,091 0,000 0,045 0,000 0,182 0,182 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,091 0,000 0,000

Continua Continuao

62

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Armadilha (n de ind./arm./24 horas) Espcie FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,000 0,000 0,000 0,042 0,125 0,000 Carnegiella marthae 0,000 0,000 0,000 0,000 0,125 0,375 Carnegiella strigata Characidium sp.1 0,150 0,000 0,000 0,167 0,000 0,083 Characidium sp.2 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,458 Charax sp.1 0,000 0,000 0,000 0,833 0,292 0,000 Charax sp.2 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 3,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 Cichlasoma amazonarum 0,000 0,556 2,130 0,083 0,000 0,667 Copella nigrofasciata Copella sp.1 0,550 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Crenicichla sp.1 0,000 0,000 0,000 0,042 0,958 0,000 Crenicichla sp.3 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 Crenicichla sp.4 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,125 3,100 0,056 0,261 1,042 1,500 0,208 Crenuchus spilurus 0,250 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Ctenobrycon spilurus 0,450 0,722 1,478 2,542 0,542 0,042 Curimatopsis macrolepis Cyphocharax sp.1 0,200 0,111 0,000 0,208 0,000 0,000 Cyphocharax sp.2 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,500 0,083 0,000 Cyphocharax spilurus Elachocharax sp.1 0,150 0,000 0,000 0,000 0,125 0,000 0,000 0,000 0,087 0,000 0,000 0,000 Erythrinus erythrinus Espcie no identificada B 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Especie nao identificada C 0,000 0,000 0,000 3,667 0,000 0,000 Espcie no identificada D 0,000 0,000 0,000 8,375 50,583 3,083 Espcie nao identificada E 0,000 0,000 0,000 62,375 0,000 0,000 Espcie no identificada 6 0,000 0,222 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 Fluviphylax pygmaeus Gnathocarax sp.1 0,000 0,000 0,000 0,667 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,458 0,542 Gnathocharax steindachneri Gobionellus sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,125 0,000 0,000 0,043 0,000 0,000 0,000 Gymnotus anguilaris 0,000 0,000 0,000 0,000 13,750 0,000 Hemigrammus bellotii 0,300 0,667 0,043 1,292 0,667 0,292 Hemigrammus levis 0,350 0,000 0,130 0,000 0,000 0,000 Hemigrammus ocellifer Hemigrammus sp.1 8,300 0,611 0,739 65,667 100,417 22,667 Hemigrammus sp.2 16,300 3,000 12,043 0,083 0,000 0,000 Hemigrammus sp.4 0,000 0,000 0,174 1,958 6,208 0,125 Hemigrammus sp.5 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,333 0,000 0,000 Hemigrammus unilineatus 0,000 0,000 0,043 0,000 0,000 0,000 Hoplerythrinus unitaeniatus 0,100 0,000 0,217 0,083 0,000 0,083 Hoplias malabaricus 0,000 0,000 0,000 0,792 2,875 0,000 Hyphessobrycon bentosi 0,600 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Hyphessobrycon copelandi

FEV 07 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,045 0,000 0,000 0,364 0,000 0,455 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,227 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 15,727 4,727 17,500 0,000 1,455 0,000 0,000 0,000 0,091 0,182 0,000

Continua Continuao
63

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Armadilha (n de ind./arm./24 horas) Espcie FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,000 0,000 0,000 0,000 Hyphessobrycon cf erythrurus 16,000 0,444 Hyphessobrycon sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,583 2,917 Hyphessobrycon sp.2 0,000 0,000 0,000 0,000 2,000 10,417 Hyphessobrycon sp.3 0,000 0,000 0,000 0,000 2,917 0,250 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,083 Hypopygus lepturus Hypopygus sp.1 0,050 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,043 0,083 0,000 0,000 Laetacara thayeri 1,350 5,389 11,783 9,750 52,500 1,625 Moenkhausia collettii 0,000 0,222 0,000 0,000 0,000 0,000 Moenkhausia gracilis 0,087 0,583 0,000 0,000 Moenkhausia hemigrammoides 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,083 0,000 Moenkhausia intermedia 0,000 0,111 0,130 0,667 4,958 0,375 Moenkhausia lepidura 0,000 0,167 0,261 10,750 0,875 0,208 Moenkhausia oligolepis Moenkhausia sp.4 0,000 0,000 0,000 0,333 0,000 0,000 0,000 0,000 0,174 0,083 0,000 0,000 Monocirrhus polyacanthus 0,000 0,000 0,000 0,125 0,125 0,000 Nannostomus diagramus 0,450 0,056 0,000 1,792 2,667 0,125 Nannostomus eques Nannostomus sp.1 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,043 0,208 0,042 0,125 Nannostomus trifasciatus 0,050 0,000 0,000 0,625 0,708 0,000 Nannostomus unifasciatus 0,250 0,000 0,000 7,375 4,167 4,958 Paracheirodon innesi Petitella sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 4,708 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 Physopyxis lyra 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 Piabucus dentatus Pimelodella sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 Pimelodidae sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,000 0,083 0,000 0,042 Potamorrhaphis guianensis Potamorrhaphis sp.1 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,000 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 Pyrrhulina filamentosa 0,000 1,167 1,870 2,208 0,333 0,542 Pyrrhulina semifasciata Pyrrhulina sp.1 0,000 0,000 0,304 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,087 0,000 0,000 0,000 Rivulus compressus Rivulus sp.1 0,050 0,000 0,000 0,042 0,000 0,042 0,000 0,000 0,000 0,250 0,167 0,000 Roeboides affinis 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 Roeboides myersii 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Satanoperca jurupari 0,000 0,000 0,000 0,083 0,000 0,000 Steatogenys duidae Tatia sp.1 0,000 0,000 0,043 0,000 0,000 0,000

FEV 07 0,000 0,409 0,091 0,000 0,000 0,000 0,136 52,909 0,000 0,000 0,364 0,136 0,455 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,364 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,045 0,000 0,000

64

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Parte C: Espcies coletadas e suas respectivas CPUEs por ms de coleta, amostradas com rapich durante o levantamento.
Rapiche (N de ind./100lances) Espcie FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Acarichthys heckelii 0,000 0,167 3,200 0,800 0,100 Acaronia nassa 0,000 0,000 0,000 0,100 0,100 Acestrorhynchus falcatus 0,000 0,000 0,200 0,100 0,000 Acestrorhynchus falcirostris 0,000 0,167 0,200 0,000 0,000 Acestrorhynchus isalineae Aequidens sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,200 0,250 0,833 0,400 0,100 0,000 Aequidens tetramerus 2,000 0,667 7,200 1,500 1,600 Apistogramma agassizii 0,000 0,000 0,400 0,300 1,200 Apistogramma cacatuoides Apistogramma sp.1 14,500 22,333 68,200 26,800 15,700 Apistogramma sp.2 0,500 0,000 4,000 0,000 15,300 Apistogramma sp.3 1,000 0,167 0,000 7,300 9,000 Apistogramma sp.4 2,000 0,000 12,000 0,000 0,300 Apistogramma sp.5 0,000 0,000 3,000 0,000 0,000 Apistogramma sp.6 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 Biotodoma sp.1 0,000 0,000 0,200 1,100 1,600 0,000 0,500 0,000 0,000 0,000 Boulengerella maculata 0,000 0,167 0,200 0,000 0,000 Brachyhypopomus beebei 0,000 0,000 0,200 0,000 0,000 Brachyhypopomus pinnicaudatta Brachyhypopomus sp.1 0,000 0,167 0,200 0,100 0,600 Brachyhypopomus sp.2 0,250 0,000 0,200 0,100 0,000 Brachyhypopomus sp.3 0,250 0,000 0,000 0,000 0,000 Brachyrhamdia sp.1 0,000 0,000 0,000 0,100 0,500 0,000 0,333 1,000 0,000 0,000 Bryconops melanurus Bunocephalus sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,200 Bunochephalus sp.2 0,000 0,000 0,200 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,500 Caenotropus maculosus Callichthys sp.1 0,000 0,333 1,000 0,000 0,000 Callichthys sp.2 0,000 0,333 4,000 0,000 0,000 Candiru sp.1 0,000 0,000 2,400 1,900 0,500 Candiru sp.2 0,000 0,000 0,200 0,300 0,000 Candiru sp.3 0,000 0,000 0,000 0,700 0,200 Cangati sp.1 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,667 0,200 1,500 5,900 Carnegiella marthae 2,500 0,667 3,400 4,100 3,100 Carnegiella strigata 0,000 0,000 0,200 0,000 0,000 Chaetobranchus flavescens Characidium sp.1 0,750 0,000 9,200 15,800 1,900 Characidium sp.2 0,000 0,000 0,000 0,900 3,000 Characidium sp.3 0,000 0,000 0,000 0,200 0,000 Charax sp.1 0,000 0,000 0,000 1,500 0,100 Charax sp.2 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,000 0,200 0,000 0,000 Cichlasoma amazonarum DEZ 06 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,200 0,400 2,800 0,100 4,300 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,600 0,000 1,400 0,000 0,100 6,300 0,000 0,700 0,900 0,000 0,000 0,100 0,000 FEV 07 0,700 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,600 0,000 8,300 7,200 2,600 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,000 0,000 0,000 0,600 2,500 0,000 2,200 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000

Continua

65

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Copella nigrofasciata Copella sp.1 Corydoras sp.1 Crenicichla sp.1 Crenicichla sp.2 Crenicichla sp.3 Crenicichla sp.4 Crenuchus spilurus Curimatopsis macrolepis Cyphocharax spilurus Cyphocharax sp.1 Eigenmania limbata Elachocharax sp.1 Elachocharax sp.2 Erythrinus erythrinus Espcie no identificada D Especie nao identificada G Espcie no identificada 2 Farlowella sp.1 Fluviphylax pygmaeus Gnathocharax sp.1 Gnathocharax steindachneri Gymnorhamphichthys rondoni Gymnotus anguillaris Gymnotus cultyssae Hemigrammus bellotii Hemigrammus cf hyanuary Hemigrammus levis Hemigrammus ocellifer Hemigrammus sp.1 Hemigrammus sp.2 Hemigrammus sp.4 Hemigrammus unilineatus Hoplias malabaricus Hoplosternum sp.1 Heros efasciatus Hoplerythrinus unitaeniatus Hoplias malabaricus Hyphessobrycon bentosi Hyphessobrycon cf erythrurus Hyphessobrycon copelandi Hyphessobrycon sp.1 Hyphessobrycon sp.2 Rapiche (N de ind./100lances) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 0,000 1,167 73,400 7,200 22,000 13,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,800 0,000 0,000 0,600 2,200 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,250 0,333 1,800 4,100 0,250 1,667 33,600 10,000 0,000 0,000 0,000 6,500 0,250 3,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,750 0,167 8,600 3,600 0,000 0,000 0,000 0,100 0,250 0,667 0,400 0,200 0,000 0,000 0,000 26,900 0,000 0,000 0,000 0,400 0,000 0,000 13,400 0,000 0,000 0,000 0,000 0,300 0,000 0,000 0,000 2,500 0,000 0,000 0,000 4,400 0,250 0,667 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,800 0,250 0,167 0,400 0,600 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 6,000 0,000 0,000 0,000 0,667 0,000 0,000 0,000 2,333 8,400 31,200 9,500 12,833 1,600 0,100 18,250 2,500 68,000 104,800 5,000 19,333 304,000 0,300 0,000 0,000 0,600 0,200 0,000 0,000 0,000 0,500 0,000 1,333 2,600 0,100 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,600 2,250 0,000 0,000 0,000 0,000 0,333 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 OUT 06 1,900 0,000 2,700 1,000 0,100 0,900 0,000 4,600 9,700 0,000 0,000 0,500 4,200 0,000 0,500 9,700 0,000 0,000 0,400 0,200 0,100 1,400 0,000 0,000 0,000 1,300 0,000 4,100 0,000 47,600 0,000 0,200 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,200 1,000 0,000 0,000 0,000 0,000 DEZ 06 2,100 0,000 0,800 0,100 0,000 0,100 0,100 0,400 1,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 9,900 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,400 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,600 0,000 62,800 2,200 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,100 0,600 FEV 07 5,700 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 6,900 3,700 0,000 0,000 1,200 0,000 0,000 1,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,900 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,400 0,000 9,300 0,600 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,300 2,100 0,300 0,000 0,000 0,000 0,000

Continua

66

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Hypoptopoma gulare Hypopygus lepturus Laetacara thayeri Megalechis personata Megalechis thoracata Melanocharacidium sp.1 Mesonauta insignis Microglanis sp.1 Moenkhausia collettii Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia intermedia Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Moenkhausia sp.1 Moenkhausia sp.4 Monocirrhus polyacanthus Nannostomus diagramus Nannostomus eques Nannostomus trifasciatus Nannostomus unifasciatus Paracheirodon innesi Petitella sp.1 Physopyxis lyra Piabucus dentatus Potamorrhaphis guianensis Potamorrhaphis sp.1 Pyrrhulina filamentosa Pyrrhulina semifasciata Pyrrhulina sp.1 Pyrrhulina vittata Rineloricaria sp.1 Rivulus compressus Rivulus sp.1 Rivulus sp.2 Roeboides affinis Roeboides myersii Satanoperca acuticeps Satanoperca jurupari Serrasalmus spilopleura Steatogenys duidae Sternopygus lepiturus Synbranchus marmoratus Tatia sp.1 Rapiche (N de ind./100lances) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 0,000 0,000 0,000 0,000 1,250 0,000 0,400 0,000 0,500 7,500 14,600 0,800 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,400 4,500 18,833 101,400 34,100 9,250 8,833 2,000 0,800 0,000 3,500 0,000 0,000 0,000 0,833 6,000 0,400 3,750 1,667 0,000 1,200 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,000 0,000 0,667 1,400 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 2,500 2,667 6,000 12,000 0,000 0,167 1,200 0,600 0,250 0,500 0,200 2,000 4,500 0,000 0,000 21,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 6,000 1,800 0,000 0,000 0,000 0,300 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,667 0,000 0,000 0,000 3,333 11,200 0,800 0,000 0,000 3,000 0,000 0,000 0,833 0,000 0,000 0,000 0,000 2,200 0,400 0,250 1,167 2,400 0,300 0,750 2,000 6,200 1,500 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,250 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,200 0,000 0,167 1,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 OUT 06 0,100 2,600 1,500 0,400 0,100 0,000 0,000 4,500 18,200 0,400 0,000 2,800 1,500 0,200 0,000 1,100 0,000 18,900 0,800 10,100 7,000 0,200 36,300 0,000 0,100 1,500 0,000 0,900 0,000 0,000 0,800 0,000 2,000 0,000 0,200 0,000 0,000 0,000 0,000 0,500 0,000 0,100 0,100 DEZ 06 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,100 2,700 0,000 0,000 1,300 0,400 0,200 0,000 0,100 0,000 0,800 0,100 0,500 2,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,800 0,000 0,000 0,000 0,000 1,900 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 FEV 07 0,000 0,000 4,900 0,000 0,000 0,900 0,000 0,000 16,900 0,000 0,400 0,100 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 1,000 0,000 0,000 1,300 0,000 0,300 0,000 0,000 0,000 0,000 7,200 0,000 0,000 0,200 0,000 1,700 0,100 0,000 0,000 0,000 0,400 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000

Continua

67

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Tatia sp.2 Tracheleichthys sp.1 Triportheus angulatus Triportheus elongatus FEV 06 0,000 0,000 0,000 0,250 Rapiche (N de ind./100lances) ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 0,000 0,000 0,200 0,000 0,000 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 DEZ 06 0,000 0,000 0,000 0,000 FEV 07 0,000 0,000 0,000 0,000

Parte D: Espcies coletadas e suas respectivas CPUEs por ms de coleta, amostradas com arrasto durante o levantamento.
Espcie Acarichthys heckelii Acaronia nassa Acestrorhynchus falcatus Acestrorhynchus falcirostris Acestrorhynchus isalineae Acestrorhynchus microlepis Acestrorhynchus minimus Acestrorhynchus sp.1 Achirus achirus Aequidens tetramerus Amblydoras hancockii Anadoras gryppus Anchoviella guianensis Anchoviella sp.1 Ancistrus sp.1 Anodus elongatus Aphyocharax alburnus Apistogramma agassizii Apistogramma cacatuoides Apistogramma sp.1 Apistogramma sp.2 Apistogramma sp.3 Apistogramma sp.4 Apistogramma sp.5 Apistogramma sp.6 Astronotus ocellatus Biotodoma cupido Bod no identificado Bod pedra Boulengerella maculata Brachyhypopomus brevirostris Brachyhypopomus sp.1 Brachyhypopomus sp.3 Brycon falcatus Arrasto (n de ind./m2) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 1,910 0,408 0,630 0,313 0,080 0,039 0,130 1,042 0,000 0,000 0,000 0,000 0,030 0,053 0,543 5,135 0,010 0,000 0,011 0,010 0,000 0,000 0,000 0,552 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,039 0,000 0,385 0,000 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,000 0,030 0,092 0,000 0,635 0,000 0,000 0,000 0,083 0,000 0,000 0,000 0,021 0,130 0,000 0,000 0,000 0,100 0,000 0,000 4,010 0,020 0,000 0,022 0,010 0,000 0,000 0,054 0,260 0,000 0,013 0,239 5,344 0,000 0,092 0,076 0,010 0,020 0,013 0,076 0,000 0,000 0,000 0,043 0,094 0,020 0,000 0,239 0,000 0,050 0,000 0,033 0,000 0,000 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 0,073 0,010 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,011 0,010 0,000 0,000 0,011 0,000 0,130 0,026 0,011 0,042 OUT 06 1,056 0,167 0,000 9,444 0,000 0,000 0,000 0,000 0,056 0,444 0,000 0,056 0,389 0,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,056 1,667 0,000 1,222 0,000 0,000 0,667 0,000 0,000 0,556 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 DEZ 06 4,389 0,208 0,014 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,014 0,014 0,208 0,000 0,014 0,000 0,000 0,028 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000

Continua

68

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Bryconops melanurus Bunocephalus sp.1 Caenotropus maculosus Callichthys sp.2 Carnegiella marthae Catoprion mento Chaetobrancus flavescens Chalceus macrolepidotus Characidium sp.1 Charax sp.1 Chilodus gracilis Chilodus punctatus Chilodus sp.1 Cichla monoculus Cichlasoma amazonarum Cicldeo no identificado Colomesus asellus Copella nigrofasciata Crenicichla sp.1 Crenicichla sp.2 Crenicichla sp.3 Crenicichla sp.4 Crenuchus spilurus Ctenobrycon spilurus Curimata vittata Curimatella sp.1 Curimatopsis crypticus Curimatopsis macrolepis Curimatopsis macrolepis Cyphocharax sp.1 Cyphocharax sp.2 Cyphocharax spilurus Eigenmania limbata Electrophorus electricus Espcie no identificada A Espcie no identificada B Especie nao identificada C Especie nao identificada D Especie nao identificada E Especie nao identificada F Espcie no identificada 4 Espcie no identificada 7 Fluviphylax pygmaeus Arrasto (n de ind./m2) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,080 0,000 0,000 0,104 0,056 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,167 20,667 0,014 0,000 0,000 0,011 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,040 0,000 0,000 0,021 0,111 0,125 0,010 0,000 0,011 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,022 0,104 2,000 0,014 0,020 0,000 0,000 0,000 36,444 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,090 0,039 0,076 0,115 0,167 0,014 0,000 0,000 0,000 0,021 0,500 0,000 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 0,000 0,000 0,236 0,000 0,000 0,109 0,021 0,056 0,000 0,080 0,013 0,326 4,229 17,222 0,083 0,030 0,039 0,076 0,479 4,444 0,000 0,010 0,013 0,054 0,302 0,500 0,028 0,000 0,026 0,098 0,000 0,222 0,097 0,000 0,000 0,011 0,000 0,056 0,000 9,370 0,895 0,000 0,740 0,222 0,000 0,020 0,000 0,000 0,063 0,000 0,000 0,150 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,160 0,132 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,013 2,913 9,792 96,000 2,222 0,160 0,145 2,913 9,792 96,000 2,222 0,000 0,118 0,000 0,010 1,056 0,000 0,160 0,105 0,000 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 36,583 92,222 2,444 0,010 0,000 0,000 0,083 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 3,938 11,833 0,000 0,000 0,000 0,000 27,833 258,333 0,236 0,000 0,000 0,000 6,083 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 2,521 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,427 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,013 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,033 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,979 0,889 0,028

Continua

69

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Geophagus proximus Geophagus sp.1 Gnathocarax sp.1 Gymnorhamphichthys rondoni Hemigrammus bellotii Hemigrammus levis Hemigrammus ocellifer Hemigrammus sp.1 Hemigrammus sp.2 Hemigrammus sp.4 Hemigrammus sp.5 Hemigrammus unifasciatus Hemiodus gracilis Hemiodus microlepis Hemiodus sp.1 Hemiodus sp.4 Heros efasciatus Hoplias aymara Hoplias malabaricus Hoplias sp.1 Hydrolycus sp.1 Hyphessobrycon bentosi Hyphessobrycon gr. bentosi Hyphessobrycon copelandi Hyphessobrycon sp.1 Hyphessobrycon sp.2 Hyphessobrycon sp.4 Hypoptopoma sp.1 Hypostominae sp.1 Hypostomus sp.1 Hypselecara temporalis Iguanodectes spilurus Iguanodectes sp.1 Laemolyta sp.1 Laetacara thayeri Leporinus agassizii Leporinus fasciatus Leporinus friderici Leporinus sp.1 Leporinus sp.2 Leporinus sp.3 Leporinus trifasciatus Lyposarcus pardalis Arrasto (n de ind./m2) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,198 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,013 0,000 14,740 23,944 0,736 3,330 3,526 0,793 545,313 340,556 9,083 1,640 0,039 3,457 6,771 7,722 3,722 0,080 0,039 0,500 73,219 281,389 6,694 0,750 0,105 2,641 54,354 88,389 0,431 0,000 0,000 0,043 0,000 0,333 0,014 0,000 0,289 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,434 0,283 1,031 1,778 0,306 0,080 0,171 0,022 0,552 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 1,510 0,000 0,000 0,000 0,013 0,000 0,000 0,000 0,000 0,260 0,145 0,141 1,229 3,389 0,222 0,020 0,000 0,011 0,000 0,000 0,222 0,050 0,039 0,054 0,198 1,833 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,880 0,026 6,913 61,917 127,389 0,000 0,000 0,000 0,000 3,750 0,000 2,111 0,000 0,539 4,739 0,125 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 109,500 0,181 0,000 0,000 0,000 0,115 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,010 0,167 0,014 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,014 0,080 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,222 0,069 0,070 0,013 0,033 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,010 0,167 0,014 0,000 0,000 0,011 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,000 0,020 0,000 0,043 0,167 0,556 0,000 0,220 0,197 0,054 0,240 0,778 0,042 0,000 0,039 0,011 0,052 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,667 0,014 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000

Continua

70

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Megalechis thoracara Mesonauta insignis Metynnis maculatus Moenkhausia collettii Moenkhausia copei Moenkhausia gracilis Moenkhausia hemigrammoides Moenkhausia intermedia Moenkhausia gr. Intermedia Moenkhausia lepidura Moenkhausia oligolepis Moenkhausia sp.1 Moenkhausia sp.2 Moenkhausia sp.3 Monocirrhus polyacanthus Myleus torquatus Mylossoma duriventre Nannostomus diagramus Nannostomus eques Nannostomus unifasciatus Oxydoras niger Petitella sp.1 Phractocephalus hemioliopterus Physopyxis Lyra Piabucus dentatus Piabucus sp.1 Pimelodidae sp.1 Pimelodus blochii Plagioscion sp.1 Potamorhina latior Potamorhina sp.1 Potamorrhaphis guianensis Potamorrhaphis sp.1 Pseudanos gracilis Pseudanos sp.1 Pseudodoras niger Pseudoplatystoma fasciatus Pseudoplatystoma tigrinum Pterophyllum scalare Pygocentrus nattereri Pyrrhulina filamentosa Pyrrhulina semifasciata Rhamdia sp.1 Arrasto (n de ind./m2) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 OUT 06 DEZ 06 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,280 0,053 1,141 2,990 2,722 0,417 0,010 0,026 0,043 0,042 0,000 0,000 0,010 0,105 0,174 7,354 7,500 0,097 0,000 0,092 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,026 0,000 0,000 0,000 0,000 0,430 0,039 0,000 4,375 29,222 0,764 3,940 0,066 0,033 22,104 11,944 0,306 0,000 0,000 0,000 0,281 0,000 0,000 0,200 0,289 0,565 4,146 21,778 0,847 0,000 0,039 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 1,917 0,222 0,000 0,000 0,000 0,000 4,417 25,611 0,042 0,000 0,000 0,000 0,000 5,889 0,194 0,000 0,000 0,033 0,115 0,000 0,014 0,000 0,000 0,000 0,000 0,222 0,000 0,080 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,444 0,000 0,020 0,013 0,217 0,729 0,500 0,083 0,050 0,132 1,424 17,208 19,278 0,792 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 1,281 56,556 0,000 0,000 0,000 0,011 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,033 0,073 0,167 0,000 0,040 0,039 0,446 4,188 1,278 0,000 0,000 0,000 0,000 0,698 0,000 0,153 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,944 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,111 0,000 0,030 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,060 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,031 0,278 0,000 0,000 0,000 0,000 0,219 0,444 0,000 0,000 0,000 0,000 0,667 2,278 0,000 0,000 0,000 0,022 0,052 0,111 0,000 0,000 0,000 0,000 0,021 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,111 0,000 0,020 0,000 0,000 0,167 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,180 0,026 0,000 0,021 0,056 0,000 0,000 0,013 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 0,563 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,042

Continua

71

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Continuao
Espcie Rhamdia quelen Reque-reque no identificado 1 Reque-reque no identificado 2 Rhytiodus aregenteofuscus Rhytiodus microlepis Rineloricaria sp.1 Rivulus compressus Rivulus sp.1 Roeboides affinis Roeboides myersii Satanoperca acuticeps Satanoperca jurupari Satanoperca sp.1 Schizodon fasciatus Schizodon gracilis Schizodon vitatum Semaprochilodus insignis Semaprochilodus taeniurus Serrasalmus elongatus Serrasalmus rhombeus Serrasalmus spilopleura Serrassalmus sp.1 Serrasalmus sp.2 Synbranchus marmoratus Syphysodon aequifasciatus Tetragnopterus argenteus Tetragonopterus maculatus Tetragonopterus sp.1 Trachelyichthys sp.1 Trachelyopterus galeatus Triportheus elongates Triportheus flavus Uaru amphiacanthoides Arrasto (n de ind./m2) FEV 06 ABR 06 JUN 06 AGO 06 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,011 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,013 0,011 0,000 0,020 0,000 0,000 0,010 0,020 0,000 0,000 0,031 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,011 0,052 0,100 0,000 0,065 0,042 0,240 0,013 0,000 2,542 0,150 0,211 0,207 0,125 0,020 0,026 0,022 0,354 0,000 0,000 0,000 0,010 0,260 0,026 0,022 0,094 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,470 0,000 0,000 0,031 0,160 0,092 0,174 0,573 0,020 0,079 0,000 0,083 0,190 0,066 0,109 1,073 0,040 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,011 0,000 0,010 0,000 0,000 0,042 0,000 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,000 0,013 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,177 0,100 0,000 0,000 0,000 0,010 0,000 0,000 0,000 0,070 0,013 0,000 0,073 OUT 06 DEZ 06 0,056 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,778 0,014 0,000 0,000 0,500 0,056 22,889 0,000 0,111 0,000 0,333 0,222 0,833 0,056 0,000 0,000 0,611 0,000 0,111 0,000 0,111 0,000 0,500 0,000 0,056 0,000 0,056 0,000 0,000 0,000 0,167 0,000 0,000 0,000 2,056 0,000 0,000 0,014 0,278 0,014 0,333 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,014 1,278 0,069 0,000 0,000 0,000 0,000 0,444 0,014

72

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 2. PROCEDIMENTOS E RESUMOS DAS REUNIES COM AS COMUNIDADES DO SETOR AMAN RDSA (Agosto de 2005 a Maio de 2008)

Contato com as comunidades de Bom Jesus do Bar, Santa Luzia do Bar e Santa Luzia do Juazinho para informar sobre as aes e objetivos do projeto de peixes ornamentais e solicitar a autorizao para realizar a pesquisa nas reas das comunidades; Coleta de dados socioeconmicos nas comunidades Bom Jesus do Bar, Santa Luzia do Bar e Santa Luzia do Juazinho em janeiro de 2006; Contato e coleta de dados socioeconmicos nas comunidades de Boa Esperana, Monte Ararate, Boa Vista do Calafate e Monte Sinai em fevereiro de 2006; Coleta de dados socioeconmicos nas comunidades Santo Estevo, Vila Nova do Aman, Belo Monte e So Jos do Urini em outubro de 2006; Realizao de reunies para repassar os resultados das pesquisas do projeto de peixes ornamentais no setor. Foram realizadas cinco reunies no setor, uma para cada grupo de duas ou trs comunidades, em abril de 2007; Em maio de 2007 foi realizado o cadastramento dos pescadores para participar do Grupo de Manejo de Peixes Ornamentais. Foram ofertadas trs vagas para cada comunidade onde houve pesquisa do projeto. Atualmente o grupo conta com aproximadamente vinte e dois membros, de sete comunidades do setor; Oficina de Associativismo e Princpios de Manejo para o Grupo de Manejadores de Peixes Ornamentais em junho de 2007 (primeira oficina de capacitao do grupo). Na ocasio, foi fundado o grupo e houve a eleio de uma diretoria provisria. O grupo decidiu que, a princpio no precisa de uma diretoria completa. Foram eleitos dois coordenadores (Pedro Canzio e Eliakim Vale, pertencentes s comunidades Santo Estevo e Vila Nova do Aman, respectivamente) e uma secretria (Eurilcia Marinho, da comunidade Monte Sinai). Os demais membros sero os ficais; Realizao da Oficina de Boas Prticas em Coleta, Manuseio e Transporte de Peixes Ornamentais em setembro de 2007; Participao das reunies do setor ao longo do perodo; Oficina de Contabilidade e Monitoramento de Peixes Ornamentais, em janeiro de 2008; Reunies com a diretoria do setor Aman para assessoria ao processo de formalizao da associao do setor, em fevereiro, maro e abril 2008; Oficina de Sustentabilidade e Gesto Democrtica de Associaes, em abril 2008.

73

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 3.Datas e Protocolos Sugeridos para Auditagens e Revises do PORA

74

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 4. PLANO DE CAPACITAO DOS PRXIMOS ANOS As capacitaes realizadas at o momento concentraram-se em cursos e oficinas temticas de associativismo, contabilidade, prticas gerenciais, gesto democrtica de associaes, boas prticas de coleta, manuseio, armazenagem e transporte de peixes ornamentais. Concomitantemente ao processo de capacitao, est sendo realizada de forma integrada com o Programa de Gesto Comunitria do IDSM, a assessoria sistemtica ao grupo para questes relacionada ao processo de organizao e formalizao do mesmo. Foi proposto inicialmente um plano de capacitaes envolvendo temas recorrentes a gesto e monitoramento do empreendimento, estratgias de comercializao e prticas sustentveis de manejo. Esperamos incluir novos temas de acordo com a necessidade que ser gerada pelo grupo. Est previsto ainda a realizao dos acordos das reas de uso entre as comunidades, a concluso do regimento interno, pescas experimentais e a incluso de novos temas e/ou informaes referentes a prticas sustentveis de manejo que podero surgir durante a discusso, auditagem e reviso deste Plano de Manejo. Estima-se que esse processo propiciar ferramentas para subsidiarem a comercializao piloto e, posteriormente, fortalecer a organizao do grupo para que possam assumir progressivamente a gesto do manejo dos peixes ornamentais e, conseqentemente, contribuir para a articulao e organizao comunitrias do setor.

75

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 5. PROTOCOLO DE MONITORAMENTO DE INDICADORES AMBIENTAIS E BIOLGICOS Para o monitoramento tanto dos indicadores ambientais como biolgicos, a rea considerada ser a bacia de cada igarap contribuinte. Existem diferentes escalas espaciais que devem ser consideradas para cada indicador separadamente, de modo a estabelecermos o esforo de coleta, e o tamanho das amostras. Vamos encontrar muitas variaes de um padro geral, e cada caso ser tratado separadamente. Mas sempre que possvel, o plano geral de amostragem ser seguido. Segundo tal plano, sero estabelecidos oito pontos de amostragem, com quatro pontos dentro das ACs e quatro pontos controle, fora ou no limite das mesmas (os dois primeiros a montante e os dois ltimos a jusante dos pontos de coleta de peixes ornamentais). Os pontos de medio estaro distribudos ao longo de um gradiente longitudinal. Para cada indicador, um valor ou estado inicial, obtido anteriormente ao incio da atividade de pesca de ornamentais, ser usado como linha de base para comparao com as medies futuras. Entretanto, as variaes sazonais devero ser consideradas. Apenas para os indicadores de produo (veja abaixo) a linha de base ser estabelecida para cada indicador separadamente. A periodicidade de medio dos indicadores ser estabelecida individualmente para cada um deles como se estabelece no protocolo.

INDICADORES AMBIENTAIS 1) Condies Fsico-qumicas das ACs Nmero de pontos de amostragem: 04 pontos por igarap. Periodicidade: 02 vezes ao ano. Metodologia: Sero realizadas visitas aos quatro pontos definidos em duas ocasies a cada ano, uma na vazante (agosto) e outra ao final da seca. Os seguintes parmetros sero medidos na superfcie, a 0,5m e 1,0m de profundidade: Temperatura: oC Condutividade: Oxignio Dissolvido (OD): mg/l Saturao: % pH: Linha de base: Estabelecida como as primeiras medies do monitoramento, j no ano de 2008, mas tambm sero levadas em considerao as medidas feitas anteriormente no lago Aman e na foz de dois igaraps por Silva Jr. (2005) durante seu monitoramento anual das condies de qualidade da gua na regio. Pontuao: As medidas posteriores quelas de 2008 sero comparadas linha de base, para aquele mesmo momento do ciclo hidrolgico (portanto, o controlepadro da coleta e anlise ser realizado por meio da dinmica do nvel da gua

76

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

naquele momento da coleta). E toda vez que houver uma discrepncia de mais de 10% dos valores medidos com relao aos valores esperados para aquela determinada altura da gua, esta variao receber uma pontuao proporcional (to maior quanto maior for esta variao). A variao da pontuao ser de 0 a 10. Os parmetros fsico-qumicos da gua acima sero tambm medidos pelos pescadores durante as coletas da temporada de manejo. 2) Fitofisionomia das Margens das ACs Nmero de pontos de amostragem: 08 pontos por igarap. Periodicidade: 01 vez ao ano. Metodologia: Ser realizada uma visita anual s oito localidades de cada igarap, conjuntamente com a visita de monitoramento das condies fsico-qumicas das ACs. Ambas as margens dos oito pontos escolhidos sero considerados na anlise. Ou por meio de fotografias (cmera digital de 5 Megapixel de definio mnima, a uma distncia variando de 10 a 20 metros), ou por meio de inspeo direta, vo ser constatados os possveis impactos humanos sobre a tipologia vegetacional. Sero considerados critrios de permanncia da vegetao marginal original, a ocorrncia de clareiras nas proximidades da margem, e o grau de cobertura do leito do igarap pelas copas nos pontos de amostragem. Em cada ponto amostral ser atribudo um escore de 0 a 1 para ausncia (0) ou presena (1) de evidncias de interferncia humana na composio da floresta marginal (evidncias de corte ou limpeza do sub-bosque). Em cada ponto amostral ser atribudo um escore de 0 a 1 para ausncia (0) ou presena (1) de clareiras antropognicas na vegetao marginal. Em cada ponto ser atribudo um escore de 0 a 1 para a permanncia (0) ou alterao (1) da cobertura do leito do igarap pelas copas da vegetao marginal. A somatria dos 3 escores dos oito pontos de cada igarap vo gerar o ndice de manuteno da fitofisionomia das suas margens. Aumentos ou diminuies deste valor em decorrncia da ao humana sero considerados impactos negativos neste indicador. Linha de base: Definida pelas inspees ou fotografias da primeira amostragem (2008). Pontuao: De acordo com o impacto auferido pelos eventuais aumentos ou diminuies dos escores em relao os escores originais, e se houverem variaes superiores a 10%, ento ser atribudo um valor para este indicador. A variao desta pontuao ser de 0 a 10. 3) Grau de Intensidade de Outras Atividades Pesqueiras nas ACs Nmero de amostragens: uma por igarap. Periodicidade: 02 vezes ao ano. Metodologia: Essa informao ser obtida atravs de entrevistas com os manejados da comunidade usuria de cada AC. As entrevistas sero realizadas antes do incio da temporada de pesca e aps o trmino desta. O grau de intensidade da atividade pesqueira ser estabelecido para o igarap onde a AC

77

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

est localizada, e sero definidas trs categorias: no explorado, explorado esporadicamente, explorado com freqncia. Pontuao: De acordo com a categoria definida pela avaliao, ser atribudo um valor ao indicador, de 0 a 10. Para no explorado 0 e para explorado com freqncia 10.

INDICADORES DE COMUNIDADES E POPULAES CTICAS Os dados para os indicadores de 4 a 9, a seguir, sero obtidos atravs de coletas, realizadas a cada dois em apenas quatro pontos de cada igarap onde as ACs esto localizadas. O perodo de coleta ser os meses de agosto a setembro do ano selecionado, logo antes da principal parte da temporada de manejo, com a primeira coleta de monitoramento sendo realizada em 2009. O controle deve ser realizado pela dinmica hidrolgica loca, e a coleta deve ser realizada quando o nvel da gua estiver concluindo a vazante. Os pontos de coleta tero extenso mxima de 50 metros. O esforo a ser aplicado em cada ponto ser de 2 passadas de redinha de mosquiteiro, 80 lances de rapich, e 2 armadilhas por 6 horas. O material coletado ser fixado em formol para posterior anlise no Laboratrio de Biologia de Peixes do IDSM em Tef. 4) Nmero de Categorias Taxonmicas nas ACs Nmero de pontos de amostragem: 04 pontos por igarap. Periodicidade: 01 vez a cada 02 anos. Metodologia: Os peixes coletados sero triados em laboratrio e separados por espcie. As informaes sobre a estrutura da comunidade sero o nmero e composio de espcies e a freqncia relativa de cada espcie. Para este indicador, os valores de linha de base sero obtidos das coletas realizadas para o levantamento realizado entre 2006 e 2007 (Hercos, 2007). As variaes no nmero de Ordens, Famlias, Gneros e Espcies de peixes presentes sero transformadas em escores, quanto maiores forem as variaes em relao queles anteriores ao manejo de ornamentais. Linha de base: Estabelecida como o nmero de espcies, gneros, famlias e ordens coletadas anteriormente (2006-2007), e as freqncias relativas de cada um desses nveis taxonmicos encontrados nas comunidades de igaraps de Aman. Pontuao: Para este indicador, as variaes entre as medidas tomadas e a linha base que sejam maiores que 10% devero ser atribudos valores proporcionais, variando de 0 a 10. 5) Estruturas Trficas das ACs Nmero de pontos de amostragem: 04 pontos por igarap. Periodicidade: 01 vez a cada 02 anos.

78

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Metodologia: Sero utilizados os mesmos animais coletados no indicador 4 descrito acima. Sero identificadas as eventuais variaes das percentagens de indivduos identificados em cada nvel trfico pr-definidos nas ACs. Linha de base: Estabelecida como as freqncias relativas de cada espcie dentro de um nvel trfico pr-definido e as freqncias relativas de cada um dos nveis dentro da comunidade encontrada no estudo de levantamento de comunidades de igaraps de Aman no perodo referente coleta. Os grupos ou nveis trficos sero pr-determinados na partir das coletas de 2006-2007 (Hercos, 2007). Sero definidos, para cada igarap monitorado, os nveis trficos a serem investigados naquela comunidade ctica, e quais as espcies que representaro cada um destes nveis. Pontuao: Estas eventuais variaes, quando superiores a 10% para mais ou para menos em relao linha de base, sero transformadas em valores proporcionais; quanto maiores forem as diferenas com as percentagens originais antes da realizao do manejo, maiores sero os valores. Tais valores variaro de 0 a 10. 6) Estrutura Sexo-Etria Nmero de pontos de amostragem: 04 pontos por igarap. Periodicidade: 01 vez a cada 02 anos. Metodologia: Os exemplares coletados de cada espcie manejada sero medidos e pesados em laboratrio e sero dissecados para determinao do sexo. Com os dados de comprimento, ser determinada a estrutura de coortes das amostras de cada localidade separadamente, e de cada igarap separadamente. A proporo sexual ser obtida para cada coorte encontrada, bem como para a populao com um todo. Linha de base: Para a estrutura sexual e para a estrutura etria, a linha de base definida como a proporo entre os sexos e entre as coortes encontrada no estudo de levantamento de comunidades de igaraps de Aman (Hercos, 2007). Pontuao: Diferenas maiores que 10% entre a linha de base e os dados bianuais devero ser representadas por valores, de 0 a 10, proporcionais a tais diferenas. Se elas forem de apenas 10%, valor 1. Se elas forem de 100%, valor 10. 7) Taxas de Mortalidade de Pesca Nmero de pontos ou unidade de amostragem: Igarap. Periodicidade: 01 vez a cada 02 anos. Metodologia: As taxas de mortalidade entre as coortes encontradas sero calculadas para cada espcie manejada com base nos animais coletados conforme descrito nos indicadores 4, 5 e 6. Linha de base: Estabelecida como as taxas de mortalidade entre as coortes encontradas no estudo de levantamento de comunidades de igaraps de Aman (Hercos, 2007). Pontuao: Toda vez que as diferenas entre as taxas de mortalidade total entre as coortes no monitoramento forem superiores 10% do valor desta mesma taxa na linha de base de cada espcie, ser atribudo um valor proporcional variando de 0 a 10.
79

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

8) Taxas de Remoo Unidade de amostragem: Igarap. Periodicidade: Anualmente. Metodologia: O nmero de indivduos de cada espcie manejada que for removido por unidade de rea ser obtido atravs da soma entre o nmero de indivduos coletados no monitoramento mais o nmero de indivduos coletados para comercializao durante uma mesma temporada de manejo. Este nmero ser obtido a partir da contagem das coletas de monitoramento, e das fichas de coleta para manejo preenchidas em cada evento de coleta. Linha de base: Estabelecida como a cota de indivduos para cada ano em cada igarap por unidade de rea. 9) CPUE Unidade de amostragem: Igarap. Periodicidade: Anualmente. Metodologia: Sero calculadas, para cada espcie manejada, as CPUEs mdias por aparelho em cada igarap para a coleta do manejo sustentvel. Os dados sero obtidos atravs das fichas de campo preenchidas pelo pescador ou membro da associao aps cada evento de coleta. Linha de base: Estabelecida como as CPUEs das espcies em cada igarap do primeiro ano de manejo de cada uma destas espcies.

INDICADORES DE PRODUO 10) Perda no armazenamento Definio: Relao entre o nmero de indivduos de cada espcie manejada passados de cada viveiro para as caapas e o nmero de indivduos inseridos no viveiro. Esto includas perdas por mortalidade e perdas por escape. Devem ser excetuados os indivduos descartados na triagem, por serem menores que o tamanho mnimo de coleta. Unidade de amostragem: Viveiros Periodicidade: 03 vezes ao ano. Metodologia: O nmero de indivduos por viveiro ser anotado Linha de base: Estabelecida pelas taxas de mortalidade de cada espcie da primeira temporada de manejo de cada. 11) Mortalidade no transporte Definio: Taxa de indivduos mortos em cada viagem de transporte entre o centro de triagem e o porto de Tef, no momento em que se d a transferncia da custdia, e do porto de Tef at Manaus. Unidade de amostragem: Viagem Periodicidade: A cada viagem (calculados anualmente).

80

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Metodologia: As mortalidades no transporte RDSA-Tef e Tef-Manaus sero avaliadas separadamente. As taxas de mortalidade sero obtidas pela razo entre os indivduos mortos e o nmero de indivduos em cada caapa. Os dados de cada caapa constaro nas fichas (guias) de transporte, preenchidas previamente ao embarque das caapas. Linha de base: Estabelecida pelas taxas de mortalidade de cada espcie conhecidas para o transporte de ornamentais, ou pelas taxas de mortalidade durante a primeira temporada de manejo de cada espcie. 12) Captura acidental (By-Catch) Definio: Nmero de indivduos capturados acidentalmente, que no fazem parte do foco da coleta, e que devem ser retornados gua ainda com vida. Unidade de amostragem: Igarap. Periodicidade: Anualmente. Metodologia: Um ou dois membros do grupo de Biologia de Peixes do IDSM deve acompanhar um evento de coleta (aleatoriamente escolhido), e realizar a contagem do nmero total de espcimes coletados (de todas as espcies coletadas), e o retorno gua daqueles indivduos que no fazem parte do foco da coleta, ou no mesmo momento da coleta, ou no momento da triagem no Centro de Triagem. Linha de base: Definido pelo nmero de coletas acidentais nos primeiros eventos de 2008-2009.

81

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

Anexo 6. LISTA DE ACRNIMOS utilizados neste PORA AC APCs CD CEUC CMRS COC DEFRA/UK IBAMA IDSM-OS/MCT INPA IPAAM IUCN MaB-UNESCO MCT PNJ PORA RDSA RDSM Resex SCM SDS SEUC reas de Coleta reas Potenciais de Coleta Conselho Deliberativo Centro Estadual de Unidades de Conservao Cota Mxima de Retirada Sustentvel Certificao de Origem Controlada Departamento de assuntos agrcolas e da paisagem, do Governo Britnico Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia Instituto de Proteo Ambiental do Amazonas International Union for Conservation of Nature Man and the Biosphere- United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization Ministrio da Cincia e Tecnologia Parque Nacional do Ja Plano de Manejo das reas de Coleta de Peixes Ornamentais da Reserva Aman Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Aman Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau Reserva Extrativista Sociedade Civil Mamirau Secretaria de Desenvolvimento Sustentvel Sistema Estadual de Unidades de Conservao (Amazonas)

82

Plano de Manejo das reas de Coleta de Ornamentais de Aman - IDSM-ZSL Primeira Verso (HLQueiroz, APHercos,HLazzarotto) Documento de Circulao Interna Apenas (DOCIA)

SNUC WHS-UNESCO Z4 ZSL

Sistema Nacional de Unidades de Conservao World Heritages Sites- United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization Colnia dos Pescadores de Tef Zoological Society of London

83

You might also like