29/01/13

IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware

Notícias Windows Linux Mac Android iPhone Gadgets Fórum Vídeos

Pesquisar...

Home Linux IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita

IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita
Criado por Pedro Pinto em 28 de Setembro de 2011 | 13 comentários
P or Tiago Ramalho para o P P LWARE

Tal como tinha prometido, aqui está a continuação do artigo anterior IPCop – Uma solução gratuita para Firewall. Hoje vou mostrar como instalar o IPCop Firewall na vossa rede, seja ela doméstica ou empresarial. Para que não fiquem dúvidas em nenhum dos passos da instalação, vou mostrar mesmo passo por passo e o que fazer em cada um deles.

MEO – É OUTRA VIDA Uma só rede móvel para falar grátis para todas as redes. Saiba mais www.meo.pt Banda Larga Móvel TMN Por apenas €7,50/mês tenha internet em todo lado. www.tmn.pt/4G Como já havia referido anteriormente, para termos este sistema a funcionar precisamos de um switch e de um PC c om pelo menos: Processador: Pentium III Memória: 512MB Disco: 10GB 2 placas de rede ethernet Teclado e monitor para instalação Para ficarem com uma ideia do que se pretende com este sistema fica aqui uma imagem ilustrativa de como será a configuração da nossa rede com o IPCop Firewall de modo a criarmos uma barreira entre o modem de acesso à Internet e a nossa rede local (a configuração da firewall que vou mostrar é a básica REDGREEN):

pplware.sapo.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/

1/18

eu optei por usar o inglês.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Para começar façam download do IPCop no site oficial aqui. Apesar de ter saído recentemente a versão 2.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 2/18 .0.sapo. Após o arranque ter iniciado. Para prosseguir basta carregar na tecla “Enter” De seguida escolhemos o idioma que queremos usar no IPCop. este é o primeiro ecrã da instalação. sendo apresentado se seguida as boas vindas à instalação do IPCop: IPCop – Boas vindas pplware. o processo de instalação da última versão é idêntico ao que vamos apresentar.

29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware O próximo passo é escolher a configuração do teclado que vamos usar. como estou em Portugal quero usar a configuração para Portugal que é a “pt-latin1“: De seguida definir o fuso horário. devem escolher “Europe/Lisbon“: Configuração da data e hora: pplware. No caso dos nossos leitores portugueses.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 3/18 .sapo.

29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware De seguida escolhemos o disco onde vamos instalar o IPCop. se tiverem mais que um disco ligado no PC certifiquem-se de que escolhem o disco certo. recorram à virtualização usando o VMWare ou VirtualBox Informação que todos os dados serão removidos do disco: Se estiverem a usar um disco/pen USB podem também escolher o modo “Flash”. criar novas partições. eliminar partições existentes. Para este tutorial vamos usar a opção Hardisk (já que possuo um disco para a instalação do sistema) Depois é só esperar que sejam efectuadas algumas operações no disco. porque a instalação vai eliminar tudo o que estiver no disco que escolherem. mas atenção. formatar as partições e a instalação dos ficheiros do sistema: pplware. tais como.sapo. tal como mostra o passo seguinte Nota: Se é a primeira vez e querem apenas testar o IPCop.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 4/18 .

senão deixamos ficar tal como aparece: “localdomain“. mas como não é o caso. isto se já tivéssemos criado um anteriormente.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 5/18 . se tivermos um. dando o nome ao PC de “ipcop” ou outro do vosso agrado: Neste passo é necessário definir um nome para a máquina No próximo passo escrevemos o nome do domínio. pplware.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Depois de instalado o IPCop é-nos oferecida a possibilidade de efectuar um restauro de um backup da configuração. vamos fazer “Skip” a este passo: E eis que chegamos ao passo onde temos informações de como por exemplo aceder à administração web do IPCop.sapo. Se já tivéssemos este backup os passos seguintes não seriam necessários. A partir deste ponto começamos o processo da configuração inicial do nosso IPCop.

e passamos à placa de rede seguinte: pplware. optei pelo IP “Static“ (Definição manual das configurações de rede) Segue-se a detecção do hardware do PC.sapo.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware De seguida especificamos que tipo de IP vai ter a placa de rede RED (que vai ligar ao modem). ou seja. Tenho duas placas de rede exactamente iguais e vamos configurar cada uma delas. neste caso das placas de rede para configurarmos.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 6/18 . onde irão estar os PCs da nossa rede ligados: Voltamos ao quadro das placas de rede e já vemos que a primeira placa já está atribuída a rede GREEN. começando pela primeira da lista: Aqui defino que esta placa de rede vai ser a nossa rede GREEN.

1.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 7/18 . Não há nenhum engano. A placa de rede GREEN apesar de não estar na mesma gama 192. ou seja onde vamos ligar o modem para o acesso à Internet: Ao voltamos ao quadro das placas de rede podemos verificar que já temos as nossas placas de rede definidas para rede GREEN e RED respectivamente: Seleccionamos “Done” e passamos à configuração da rede GREEN onde definimos o endereço IP e máscara de rede para a placa: De seguida fazemos o mesmo para a configuração da rede RED. por exemplo para aceder à configuração web do modem. os endereços IPs aqui configurados estão correctos.100 para que a comunicação seja possível.100 vai conseguir aceder à Internet (o IPCop encarrega-se disso) mas não vai conseguir comunicar directamente com o modem. só têm de adaptar as vossas configuração pplware.1 a placa de rede RED vai ficar com um IP da mesma gama 192.sapo.168.2.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Esta vai ser a nossa rede RED.168. com outro endereçamento. Como tenho o modem configurado com o IP 192.168. Nota2: Se tiverem outro cenário.1.

pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 8/18 .29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware O passo seguinte é crucial ficar correctamente configurado.sapo.100 o intervalo de endereços por DHCP tem de começar obrigatoriamente acima do IP 100 até ao limite máximo 254 (não obrigatoriamente): De seguida definimos a password para os utilizadores root. Como defini o IP da placa de rede GREEN 192. admin e backup. pois é aqui que conseguimos definir qual o IP de saída/entrada para o acesso à Internet: Definição dos IP’s para DNS e Gateway Recomendo que seguidamente activem o Servidor DHCP para que os PCs que ligarem na rede GREEN possam receber um IP automaticamente. Cada um destes utilizadores tem funções diferentes: root: aceder ao IPCop através da linha de comandos/consola pplware.2.168.

IPCop – password de admin IPCop – password de backup E chegámos ao fim da instalação/configuração do IPCop. Resta-nos reiniciar o PC e ver o IPCop a arrancar. pplware.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 9/18 .sapo. mas podem fazer como acharem melhor.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware admin: aceder ao IPCop através da administração web backup: efectuar/restaurar um backup na administração web No meu caso usei sempre a mesma password em todos os utilizadores.

100:8443 Deverá aparecer um aviso de segurança a indicar que a ligação não é de confiança.sapo. escolhemos no Grub a opção IPCop Quando o IPCop inicia e desliga emite um sinal sonoro característico para que possamos saber que vai desligar/ligar mesmo sem termos um monitor ligado ao PC.168. No meu caso usei o browser Firefox e este passo processa-se da seguinte forma: pplware.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Depois de Mandarmos reiniciar o sistema .2. sendo necessário efectuar este passo apenas à primeira vez que acedemos à administração web do IPCop.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 10/18 . Teremos de confirmar esta ligação como uma excepção. Após termos o sinal sonoro de que o IPCop está operacional ligamos um dos nossos PCs à rede GREEN e com o DHCP configurado na placa de rede acedemos ao seguinte endereço: https://192.

pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 11/18 . Aqui ficam algumas imagens do que podemos ver na administração web do IPCop: IPCop – Gráfico de tráfego na rede RED pplware. Colocamos aqui o utilizador admin e a password definida durante a instalação: Posto isto já estamos na administração web do IPCop. onde podemos configurar e monitorizar uma série de dados da rede estando assim mais protegidos contra intrusões não autorizadas.sapo.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Uma vez definida esta configuração no browser aparece-nos a janela de login para a administração web do IPCop.

tudo a funcionar Ubuntu 11.. Caso queira fazer um tutorial enviaria para onde? Responder diogo 28 de Setembro de 2011 às 5:04 pm Carrega no botão END do teu teclado em qualquer página do site e encontras “Contacto”.pt Telemóveis na Lojaviva Descubra o novo smartphone Android Xperia.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 12/18 . pplware.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Esperamos que tenham gostado deste tutorial e em caso de alguma duvida ou questão deixem os vossos comentários. Artigos relacionados IPCop – Uma solução gratuita para Firewall Enviar Gosto 8 Share 1 1 Tw eetar 10 Veja também.Com o colocar em funcionam ento um a central telefónica Ubuntu 11. Está a trabalhar à 4 meses sem problemas. Saiba mais www. MP3.10 – Flash. codecs. Esta é sem duvida uma excelente solução. Surpreenda-se! www.lojaviva.2 como proxy e filtro de conteúdos e também é muito bom.com. Java.. Instalação do IPCop – Um a ClearOS com o solução gratuita Gatew ay/Firew a para Firew all ll – Parte I Elastix . Fábio Teles 28 de Setembro de 2011 às 2:55 pm Belo tutorial! Parabéns! Já em tempos tentei instalar mas para ter duas redes diferentes não me ajudava muito no meu cenário. para quem pretende implementar um sistema de Firewall potente e gratuito.pt 13 Comentários 1.sapo. Experimentem.04 Natty Narw hal – Instale o Ubuntu Tw eak IPFire – Um a solução open source para Firew all Arquivado na categoria: Linux MEO – É OUTRA VIDA Uma só rede móvel para falar grátis para todas as redes. De momento uso o ClearOS 5..meo.

Memória dá sempre para acrescentar mais. É como perguntares qual a diferença entre Ubuntu e LinuxMint…. já os processadores não é assim tão linear.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Responder 2.Manuelito 28 de Setembro de 2011 às 5:30 pm Com essas exigências mínimas de processador e ram. ou será pouco? Responder Tiago Ramalho 28 de Setembro de 2011 às 10:37 pm Em termos de memória penso que será suficiente a nível de processador já usei um Pentium 4 a 2. Responder 5. André Flores 28 de Setembro de 2011 às 4:29 pm qual é a diferença para o ipfire? Responder Diarreia Mental 28 de Setembro de 2011 às 5:28 pm São distribuições diferentes… mas semelhantes em funcionamento. Whoknows 28 de Setembro de 2011 às 4:09 pm Muito fixe. M. ozie 28 de Setembro de 2011 às 5:33 pm existe uma muito melhor e gratuita clearos ( antiga clarkconnect) mais informações em: http://www.com/Software/overview. É capaz de me dar um jeito para não gastar mais uma licença do ISA Responder 3.4Ghz e nunca deu problemas com uma rede de cerca de 35 computadores. dará para uma rede com 40 computadadores.sapo.Manuelito 28 de Setembro de 2011 às 11:23 pm Obrigado Tiago.clearfoundation.html Responder pplware. Responder 4. Responder M.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 13/18 .

MEO – É OUTRA VIDA Uma só rede móvel para falar grátis para todas as redes. Estou com uma duvida: Tenho o ipcop 1. Responder 6. Raul Simionato 23 de Janeiro de 2012 às 10:43 am Primeiramente gostaria de Parabenizar pelo post. Responder Deixe o seu comentário Nome (Obrigatório) E-mail (não será publicado) (Obrigatório) Website Submeter comentário Notifique-me de comentários seguintes por e-mail.sapo.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 14/18 . Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.endian. a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es).com. necessariamente. porem quando reinicio o computador.meo. ele volta as configurações antigas. Saiba mais www. Surpreenda-se! www. Gostaria de saber se existe um comando especifico para alterar este IP. Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware ozie 28 de Setembro de 2011 às 5:37 pm clearos é a junção da clark connect com a centos Responder Tiago Ramalho 28 de Outubro de 2011 às 12:24 am Já testei o ClearOS o ano passado.4.pt pplware.21 instalado. na mesma máquina onde tenho o IPCop. O autor deste site reserva-se. Anderson Gouveia 24 de Dezembro de 2011 às 10:21 am Gosto desse produto http://www. caluniosos. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O ClearOS é mais exigente em termos de recursos de hardware.com/ seria uma espécie de evolução/transformação do IPCop.lojaviva. Fiz a alteração usando o comando iconfig. e arrastava-se um bocadinho. desde já.pt Telemóveis na Lojaviva Descubra o novo smartphone Android Xperia. preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. ou então a localização do arquivo “interfaces” (não sei se este é o nome no ipcop) para fazer a alteração. Responder 7. o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos. porem vou precisar alterar o IP das interfaces. difamatórios.

PPLWARE .sapo.Top do fim-de-semana Parceiros Pesquisar.Primeiras impressões.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Pplware Mobile Selecione o idioma ​ ▼ BlackBerry para Mac ..Gestão do BlackBerry no Mac OS X Pixlr Express .. pplware.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 15/18 .O Photoshop da Autodesk para Android TEDxIST 2013: Ideias que merecem ser espalhadas Nokia Lumia 820 ...

pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 16/18 .045 pessoas gostam de Pplware. IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware P lugin social do F acebook Categorias Apple iCloud iPad iPhone/iPod Mac / OSX Comunicações Drivers ATi Creative nVidia Realtek Firefox Extensões Skins Gadgets Análises Generalidades Astros CES 2013 Ciência/Saúde Curiosidades Folding Informática Opinião Passatempos VM Google/YouTube Hardware/Modding High Tech Humor Informação CES 2012 E3 Eventos IFA Interrogações Podcasts Publicações Segurança Internet – Serviços Web Wordpress Jogos Análises Linux Arch Backtrack FreeBSD Jolicloud Mint Ubuntu Multimédia Cinema Imagem Fotografia Wallpapers pplware.29/01/13 Pplware Gosto 24.sapo.

Net CSharp Excel Gimp Java Latex LibreOffice Magalhães PayPal Photoshop PHP Soundforge Visual Basic Windows 7 Windows 8 Windows Server Windows Vista Windows XP Word Windows Software Backup Codecs Disco Engenharia Gravação Internet Multimédia & Imagem Produtividade & Lazer Redes Segurança Sistema & Análise Webdesign Arquivos 2013 Janeiro 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005 Últimas do Fórum: pplware.sapo.pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 17/18 .29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Música Vídeo Networking VoIP Portabilidade Programação Scripts Redes Sociais Sapo Apps Informação Outros Smartphones Android bada Symbian/MeeGo Guias Programas Temas Windows Phone Truques & Dicas Tutoriais Asp.

Todos os direitos reservados.Android/Java PC com problemas Contacto | Sobre nós | Regras | Sondagens | RSS | RSS Comentários © Copyright Pplware. pplware.com 2005-2013. eu sou o L3ds Ecrã Sony Vaio Apresentação Raid 1 ajuda zon hub + smc Ver filme na TV (Tentar) Instalar Elementary OS em Dual-Boot Client/Server .pt/linux/ipcop-aprenda-a-instalar-uma-firewall-poderosa-e-gratuita/ 18/18 .sapo.29/01/13 IPCop – Aprenda a instalar uma Firewall poderosa e gratuita | Pplware Americanos trocam armas por vales de compras Ola.