You are on page 1of 3

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06303/10

Origem: Paraba Previdncia - PBprev Natureza: Aposentadoria Responsvel: Severino Ramalho Leite Interessado(a): Severina Barbosa Calado Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes ATO DE ADMINISTRAO DE PESSOAL. APOSENTADORIA. Voluntria por tempo de contribuio com proventos integrais. Baixa de Resoluo para adoo de medidas. Atendimento. Declarao de cumprimento. Regularidade do benefcio. Registro. ACRDO AC2 TC 00063/13 RELATRIO 1. Origem: Paraba Previdncia PBprev. 2. Aposentando(a): 2.1. Nome: Severina Barbosa Calado. 2.2. Cargo: Professora de Educao Bsica 3. 2.3. Matrcula: 69.204-2. 2.4. Lotao: Secretaria de Estado da Educao e Cultura. 3. Caracterizao da aposentadoria (Portaria A 1294/2008): 3.1. Natureza: aposentadoria voluntria por tempo de contribuio - proventos integrais. 3.2. Autoridade responsvel: Severino Ramalho Leite Presidente da PBprev. 3.3. Data do ato: 02 de outubro de 2008. 3.4. Publicao do ato: Dirio Oficial de 24 de outubro de 2008. 3.5. Valor: R$ 1.293,91. 4. Relatrio da Auditoria: o relatrio ltimo, produzido pela d. Auditoria, assim discorreu: Trata-se de processo referente ao exame da legalidade do ato concessrio da Aposentadoria Voluntria por Tempo de Contribuio da Sra. Severina Barbosa Calado, ocupante do

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06303/10

cargo de Professora, lotada na Secretaria de Estado da Educao e Cultura, concedida atravs do ato constante s fls. 41, publicado no DOE de 24/10/2008. No relatrio inicial (fls. 47/48), esta Auditoria considerou que seria necessria a notificao da autoridade competente (Presidente da PBPrev) para proceder comprovao do tempo de efetivo exerccio na atividade de magistrio prestado pela servidora e ainda, reformular os clculos proventuais. Em Resoluo firmada pela 2 Cmara deste Tribunal (fls.62), foi assinado um prazo de 60 dias autoridade competente, para conceder servidora a oportunidade de optar pela concesso da aposentadoria fundamentada em regra mais benfica, bem como para a comprovao do tempo de efetivo exerccio em sala de aula pela aposentanda. Ficou constatado o cumprimento dos termos da Resoluo RC2 TC 00079/11 (fls. 62), conforme apresentao dos documentos de fls. 67 e 71, considerando-se devidamente sanadas as falhas apontadas no relatrio preliminar da Auditoria. Entretanto, ainda no se pode sugerir o registro do ato concessrio da aposentadoria em comento, em virtude da servidora no ter ainda manifestado opinio quanto mudana da regra que lhe concedeu mencionado benefcio. Desse modo, conclui este rgo Tcnico pela reiterao de notificao da Sra. Severina Barbosa Calado, a fim de manifestar seu interesse quanto ao que lhe foi questionado anteriormente. Caso contrrio, no havendo nenhuma atuao da servidora no sentido de optar por uma melhor fundamentao legal na regncia de sua aposentadoria, sugere-se a concesso do registro do ato de fls. 41, nos termos em que se apresenta. Ressalte-se haver sido aquela resoluo baixada a requerimento do Ministrio Pblico, atravs de pronunciamento da Procuradora-Geral Isabella Barbosa Marinho Falco. A aposentada foi devidamente citada, inclusive por edital, mas no se pronunciou. Em face das concluses da Auditoria, os autos no tramitaram pelo Ministrio Pblico nem foram feitas intimaes para a presente sesso.

VOTO DO RELATOR Atestada a regularidade do procedimento em relatrio da Auditoria e no parecer oral do Ministrio Pblico, o Relator VOTA pela declarao de cumprimento da Resoluo RC2 TC 00079/11, legalidade do ato de concesso do benefcio e do clculo de seu valor, bem como concesso do respectivo registro.

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06303/10

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 06303/10, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em: I) DECLARAR o cumprimento da Resoluo RC2 TC 00079/11; e II) CONCEDER registro aposentadoria voluntria por tempo de contribuio com proventos integrais da Senhora SEVERINA BARBOSA CALADO, matrcula 69.204-2, no cargo de Professora de Educao Bsica 3, lotada na Secretaria de Estado da Educao e Cultura, em face da legalidade do ato de concesso (Portaria A 1294/2008) e do clculo de seu valor (fls. 39/41). Registre-se e publique-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 22 de janeiro de 2013.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB

You might also like