You are on page 1of 10

Academia do Agile

E

sta formação é composta por 8 cursos que abordam todos os aspectos necessários para um profissional ágil. Desde o primeiro módulo o aluno entenderá que tipo de postura e qual a cultura necessária para atingir esse objetivo, através de dinâmicas. O objetivo é uma imersão profunda nos conceitos que fazem com que o auto-gerenciamento funcione. O aluno também aprende como trabalhar a especificação de produtos de maneira incremental e como realizar o gerenciamento ágil de requisitos. Através do framework Scrum, tratamos do planejamento da equipe. O aluno aprenderá ainda, práticas de engenharia passando por TDD, integração contínua até a definição e evolução de arquitetura através de práticas de design evolutivo, Domain Driven Design e Modelagem Ágil, além de gestão de processos através de Kanban e Lean e conceitos avançados de liderança e coaching. Há ainda um módulo dedicado a estratégias ágeis para os modelos de governança em TI.

Cursos
A Academia do Agile é composta por 108 horas de cursos: Código AG1 AG2 AG3 AG4 AG5 AG6 AG7 AG8 Nome Coaching para implantação e liderança de equipes ágeis (mais info) Criação de produtos com Requisitos Ágeis (mais info) Otimizando a Comunicação através de DDD (mais info) Modelagem Ágil de Software (mais info) Práticas Ágeis de Engenharia de Software com XP (mais info) Gestão de projetos com Scrum (mais info) Gestão de processos com Kanban e Lean (mais info) Estratégia Ágil para Governança em TI (mais info) Carga Horária 12 hs 12 hs 12 hs 12 hs 24 hs 12 hs 12 hs 12 hs

Resultados e Objetivos
Ao concluir este treinamento você estará apto a: Facilitar a implantação de processo ágeis em equipes de desenvolvimento de softwares Liderar equipes que utilizem métodos ágeis Gerenciar o trabalho de desenvolvimento com Scrum Escrever código coerente e coeso, expressivo e de fácil manutenção Aplicar as práticas ágeis no dia a dia de desenvolvimento Desenvolver utilizando técnicas de Test Driven Development

a infraestrutura e rede de parceiros da Globalcode criando uma especialização inovadora contribuindo com o mercado de Agile no Brazil. visando o máximo retorno sobre o investimento nos projetos de software. permitindo o desenvolvimento de software com mais qualidade e menos desperdício. além de favorecer resultados mais rápidos e concretos num espaço de tempo menor. Essa demanda tem sido atendida por um conjunto de práticas denominadas práticas ágeis. Módulos individuais Caso haja interesse em apenas um dos módulos da Academia do Agile eles também podem ser adquiridos individualmente. há uma demanda crescente por práticas e processos específicos para o mercado de software. . analistas. aumentando o ROI e diminuindo o time-to-market do software.Ao concluir este treinamento você estará apto a: Criar especificações executáveis utilizando Behavior Driven Development Participar da modelagem utilizando técnicas de Modelagem Ágil Planejar estratégias para arquitetura de aplicações utilizando DDD Aplicar técnicas de Kanban e Lean para equipes com fluxo de entrega contínua Definir estratégias ágeis para modelos de Governança em TI Parceria Globalcode e Lambda3 A Academia do Agile é uma iniciativa conjunta entre a Globalcode e a Lambda3. Sobre o mercado Devido ao grande número crescente de problemas de gestão nos projetos. Público Alvo O treinamento é voltado para os profissionais que querem se especializar em desenvolver software com qualidade. com o objetivo de trazer a primeira formação completa de desenvolvimento de software utilizando técnicas ágeis do mercado. que serão publicados no site em breve. líderes técnicos e gerentes que desejam criar um ambiente mais produtivo para sua equipe. Atualmente. principalmente por empresas que prezam a idéia de mais liberdade ao custo do auto-gerenciamento. excelência e flexibilidade. Desta forma unimos a experiência e o conhecimento dos consultores da Lambda3 no mercado ágil à experiência na criação e formatação de carreiras e cursos completos. a busca por profissionais que dominem essas práticas cresce a cada dia. arquitetos. dentre eles. mas é importante conferir os pré-requisitos. programadores. o que permite um ambiente de trabalho mais flexível e prazeroso.

com. 327. Neste módulo mostraremos de maneira dinâmica. Também será abordado que essas técnicas podem ser usadas para combinar os potenciais criativos das equipes.Academia do Agile Coaching para implantação e liderança de equipes ágeis (Carga horária 12 horas) Trabalhar em um modelo de auto-gerenciamento requer habilidades de liderança. Tópicos: Facilitação O que é facilitação Abordagem cognitiva para facilitar mudanças Um breve passeio pela mente humana Estimulando a Neuroplasticidade Compreensão do Sistema Límbico Técnicas de Facilitação durante as atividades Agile Os Seis Chapéus do Pensamento Feedback efetivo através da janela de JOHARI O Que? Para que? E como causar a mudança com a TOC(Theory of Constraints) O desenvolvimento da confiança entre indivíduo Planejamento de eventos de facilitação Coaching Objetivo do Coaching Desfazendo mitos acerca do Coaching Papéis no processo de Coaching Condição Humana Missão e Ideal Valores e Crenças Consciência e Responsabilidade Perguntas Eficazes para gerar mudanças Motivação (verdades e mentiras) Vencendo o Inner Game FFA (Force Field Analysis) Ganhos e Perdas Modelo FARM Modelo GROW House of Change Estrutura das sessões de Coaching Liderança Gestão do tempo para gerar ROE Empatia Técnica Pomodoro GTD .br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 3 .22.SP www. de forma a ajudá-los no alcance das metas num projeto de software. são formas eficazes para criar e conduzir o processo de mudança numa organização. que o Coaching e a Facilitação em combinação com os valores e princípios. 34 e 51 . Bernardino de Campos.São Paulo .globalcode. através de muita interação com os alunos.Getting Things Done Covey Planning Liderança baseada em Coaching Coaching para Equipes O Coaching num ambiente Ágil O que fazer com impedimentos? Projeto de aplicação prática de Coaching Av.Paraíso . cj. bem como identificar os impedimentos do dia-a-dia e como superá-los de forma que o potencial produtivo da equipe seja alavancado.

Veja como documentar os requisitos e como funciona esse processo. descubra como desenvolver software de forma mais flexível.Paraíso .22. especificando o software conforme ele vai acontecendo.com. Tópicos: Introdução à agilidade em geral Definição de escopo O produto do ponto de vista de negócio As dimensões do escopo (Tamanho. Atividades ou Temas Definindo o modelo de Entrega Estratégia de entrega em alto nível Critérios de Aceitação em diferentes níveis DoD (Definition of Done) em diferentes níveis Monitoramento de resultados Aplicando a TOC na engenharia de requisitos Documentação pós-projeto Av. Para atingir tal objetivo.globalcode. Os princípios ágeis sugerem uma abordagem mais iterativa.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 4 .SP www.) Processo de aprendizado de escopo Estado Lean para o desenho de software Requisitos ágeis e os casos de usos? User Stories Modelando Papéis Representando desejos com User Story Formato para User Story O modelo INVEST Usando Temas e Épicos Features segundo o FDD Representando desejos com Features O modelo ARO (Ação Resultado Objeto) Aplicando a FBS (Feature Breakdown Structure) da FDD (Feature Driven Development) Usando Áreas e Atividades Priorização por Áreas. cj. que deve ser desenvolvido de forma a agradar os seu usuários. Bernardino de Campos. simplicidade e aderência. incremental e empírica. 34 e 51 . Neste curso. as empresas passam mais tempo planejando como deve ser o software do que realmente realizando o desenvolvimento. 327.Academia do Agile Criação de produtos com Requisitos Ágeis (Carga horária 12 horas) Um software é um produto. Respondendo à mudanças rapidamente e com pouco impacto ao invés de evitar a mudança.São Paulo . às vezes.

cj. há pessoas de equipes diferentes envolvidas no projeto.Academia do Agile Otimizando a Comunicação através de DDD (Carga horária 12 horas) Um dos maiores desafios na execução de um projeto é estimular a comunicação transparente entre os envolvidos. 327. Neste cursos veremos quais são essas práticas e atitudes que compõe o o processo de Domain Driven Design.SP www. Pessoas com experiências diferentes. Muitas vezes. Bernardino de Campos. O Domain Driven Design sugere uma série de práticas e atitudes que possibilitam aproximar e criar um ponto de equilíbrio para que todos os envolvidos possam se comunicar de forma tranquila e sem barreiras através do foco de linguagem de negócio e expressividade de código.São Paulo .Paraíso . 34 e 51 . Tópicos: Introdução ao Domain Driven Design Sinergia entre Domain Driven Design e os princípios Ágeis Uma Linguagem Unificada e abrangente Visão Arquitetural do Domain Driven Design Arquitetura em Camadas Objetos de negócio com Domain Objects Ciclo de vida dos Domain Objects Mantendo um domínio flexível com Supple Design Práticas de suporte Refactoring em busca de aprofundamento Integrando vários domínios com Strategic Desing Delimitando os contextos Integração entre contextos diferentes Estratégias de integração Av.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 5 .22.

as empresas gastem uma grande parte do tempo que tem disponível. Isso atrapalha a premissa de estimular mudanças que as principios ágeis pregam. 34 e 51 . Além disso. todos pensarem em um documento ou diagrama UML. O mais comum é encontrarmos uma modelagem realizada antes da implementação começar. modelando o software. cj.com. Bernardino de Campos.SP www.globalcode.São Paulo .Academia do Agile Modelagem Ágil de Software (Carga horária 12 horas) Modelar software é uma prática que exige um certo preparo e cuidado. Veremos em quais etapas e como a modelagem se encaixa em projetos de software e qual o resultado esperado desse trabalho. 327.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 6 . explicando os conceitos de Modelagem Ágil.Paraíso .22. é comum. quando falamos de modelagem. Isso faz com que na maioria dos projetos. Neste curso iremos desmistificar a modelagem como sendo algo ruim para a agilidade. Tópicos: Introdução à Modelagem de software Modelagem no contexto da agilidade Ciclos de modelagem ágil Modelagem em equipe Visualização do modelo Diagramas simples e práticos com Agile Draw Modelagem Ágil e UML Resultados da modelagem ágil Entregáveis Av.

suportados por testes e integração contínua. Neste módulo.22.São Paulo . Explorando técnicas de inspeção de código e pair-programming.SP www. 327.globalcode.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 7 . Bernardino de Campos. 34 e 51 . Tópicos: Introdução ao Extreme Programming Modelo cíclico de entrega Ciclo PDCA Test Driven Development O modelo Test First Modelando através dos testes Relação custo-benefício dos testes Behavior Driven Development Especificação executável com BDD Casos de negócio Ferramentas de BDD Relatórios de BDD Integração Contínua Processo de desenvolvimento com integração contínua Repositórios de código fonte Integração contínua e os testes Servidores de integração contínua Principios importantes Inspeção Pair-Programming Inspeção segundo o FDD A Inspeção e a Definição de Pronto Av. Entendendo o motivo que originaram essas técnicas através de dinâmicas. cj.com. ensinando ao aluno como desenvolver código e arquitetura flexíveis. serão apresentadas as práticas que permitem esse tipo de flexibilidade. uma das maiores preocupações é como criar um modelo de arquitetura e escrever código que suportem este tipo de mudança.Academia do Agile Práticas Ágeis de Engenharia de Software com XP (Carga horária 24 horas) Visto que os princípios ágeis sugerem flexibilidade e estímulo à mudança.Paraíso .

semelhante ao que importantes empresas estão aplicando em seus processos internos para gerar produtos com maior qualidade. o aluno aprenderá na prática. cj. através de várias dinâmicas e exercícios. Nesse módulo.Academia do Agile Gestão de projetos com Scrum (Carga horária 12 horas) Scrum tem sido um dos mais fortes precursores da agilidade no mercado brasileiro e mundial. como usar os conceitos do Scrum combinado com outras metodologias como FDD (Feature-Driven Development) e TOC (Theory Of Constraints).SP www. 327.22.São Paulo .br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 8 .globalcode.Paraíso . para gerenciar e executar os ciclos de um projeto ágil de desenvolvimento de software. Em alguns casos chega a ser um pre-requisito para uma vaga de emprego em determinadas empresas. 34 e 51 .com. mais velocidade e com menores custos. Bernardino de Campos. Tópicos: Abordagens Ágeis Imergindo no Scrum Conhecendo as fases e ciclo de vida do Scrum A FDD (Feature Driven Development) e como combinála com o Scrum Entendendo a influência Lean Engenharia de Requisitos para compor um bom Product Backlog FBS (Feature Breakdown Structure) da FDD Compondo o Product BackLog com funcionalidades Planejamento Os papeis do Scrum O conceito de Sprint Entregas freqüentes de valor para o cliente Gerenciando Business Value Sprint Planning Meeting Desdobramento em tarefas Características do Sprint BackLog Estimativas Apostando no Planning Poker Descobrindo a complexidade Conhecendo o tamanho das coisas Trabalhando com estimativas em horas Qual a granularidade necessária para as estimativas Desenvolvimento Scrum Daily Meeting Gestão de Impedimentos Métricas e Acompanhamentos Foco no Escopo Entrega de software funcionado KanBan para facilitar a comunicação durante o Conhecendo o BurnDown Chart Entregas Sprint Review Testes de Aceitação Melhoria contínua Sprint Retrospective Uma breve introdução em TOC (Theory Of Constraints) para o Processo de Mudança (O que mudar? Para qu Imersão · Durante todo o workshop será realizado um laboratório prático através da dinâmica de construç Av.

Paraíso .com. Nesse curso serão apresentados: A essência e como funciona o pensamento Lean através do sistema Kanban. Bernardino de Campos.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 9 . 327. a fim de compartilhar experiências e aprendizados da aplicação desses conceitos e práticas em ambientes de projetos de desenvolvimento de software e no contexto de sustentação/suporte de produtos Tópicos: Cultura e Filosofia Lean O que é Lean Pensamento Enxuto Impactos econômicos do pensamento enxuto Tipos de cenários para o pensamento Lean Perspectiva de Consumo Geração de Valor Eliminação das Perdas Respeito e Desenvolvimento de Pessoas Ferramentas Lean Hansei e Kaizen para melhoria contínua Poka-Yoke e Jidoka para ajudar a qualidade Andon e Kanban como meio de comunicação Gestão Lean Planejamento e Gestão com pensamento A3 WIP (Work-In-Process) Pull System Visualizando o VSM .Academia do Agile Gestão de processos com Kanban e Lean (Carga horária 12 horas) Lean é uma filosofia que oferece uma linha de pensamento organizacional oriunda do TPS (Toyota Production System).SP www.Value Stream Map O que é Lead Time? Identificando Restrições Resolução de Problemas com The Five Whys Aplicando o clico PDCA Definindo demanda Definindo tamanho Definindo capacidade Usando o sistema Kanban Adoção Aplicação em equipes de projetos Aplicações de equipes de sustentação Lean/Kanban com Scrum Av. cj. 34 e 51 .São Paulo . seu principal objetivo é criar processos enxutos para minimizar o desperdício e aumentar o valor agregado num Lead Time de desenvolvimento de produtos.22.globalcode.

Lean. Tópicos: Visão Geral do Ecossistema Pessoas Processos Práticas Ferramentas Parceiros Filosofia e Cultura Missão. Bernardino de Campos. 34 e 51 . FDD. Dessa forma. 327.com.br Fone 55 11 3171-1987 Documento gerado em 29/04/2011 Página 10 .22. XP.globalcode.SP www.São Paulo . Valores e Propósito Introdução ao Enterprise Agile Agile Project Management Enterprise Scrum Engenharia de Software com FDD Lean/KanBan para gestão de processos Definindo escopo de atuação para Agile Planejamento de adoção/implementação de Agile Framework de TI Gestão de Demandas Gestão de Portfólio Gestão de Configuração Gestão de Mudanças Gestão de Serviço de TI Planejamento Estratégico Gestão Financeira Geração de Conhecimento Integrações Dialogando com ITIL e COBIT Gestão Ágil em ambientes PMBoK Agile com modelos de certificação Convivendo com processos auditáveis por órgãos reguladores Av. etc) podem prover meios para integração com outros paradigmas da engenharia de software. cj.Paraíso . mais necessário se torna a adoção de políticas e diretrizes para nortear a ação dos serviços de TI providos por essa organização. da gestão de projetos e da gestão de TI em geral. esse curso objetiva gerar o entendimento básico (conceitual e prático) de como as metodologias ágeis (como Scrum.Academia do Agile Estratégia Ágil para Governança em TI (Carga horária 12 horas) Quando mais complexo o ambiente corporativo de uma empresa.