You are on page 1of 3

ESQUEMAS DE CONTROLE E PROTEÇÃO DE SUBESTAÇÕES - P9

INTRODUÇÃO Com a tecnologia digital, há a possibilidade de se elaborar esquemas lógicos de proteção e controle mais complexos nos relés de proteção, visando a otimização de projetos e redução de custos através da eliminação de relés auxiliares, temporizadores, biestáveis, etc resultando em redução de fiação, borneiras, etc num painel. OBJETIVO Interpretação e discussão dos esquemas clássicos de proteção e controle utilizados em sistemas de distribuição de energia e industriais; Fornecer exemplos para a implementação de esquemas lógicos de controle realizados pelos relés digitais de proteção, através de diagramas de blocos e de equações lógicas. O curso apresenta diferentes alternativas de exemplificar esquemas de proteção e controle, incluindo tecnologia convencional, tecnologia digital e através da norma IEC 61850. Com a capacitação oferecida, os seguintes benefícios poderão ser esperados:
  

  

Maior facilidade na interpretação e leitura de esquemas de proteção e controle; Adquirir conhecimento da filosofia dos esquemas clássicos de proteção e controle e que atualmente estão embutidos nos relés digitais; Elaborar documentação técnica de projetos com mais recursos para equipes de comissionamento e manutenção poderem fazer futuras intervenções com mais agilidade; Adquirir técnicas de otimização de esquemas lógicos de proteção e controle; Realizar modificação em esquemas existentes; Aptidão para executar testes de esquemas de controle após sua implementação.

INSTRUTOR Renan Bernardes Obs: A SEL reserva-se o direito de mudar o instrutor sem comunicação prévia.

PÚBLICO ALVO e PRÉ-REQUISITOS Engenheiros, tecnólogos e técnicos de empresas concessionárias de serviços de eletricidade e de indústrias, além de projetistas de empresas de engenharia e consultoria. É necessário possuir conhecimentos básicos sobre projetos de comando, controle e proteção de sistemas elétricos. Engenheiros e técnicos de manutenção também poderão se beneficiar, pois os assuntos

CARGA HORÁRIA O curso tem duração de 16 horas Horário: das 08h00 às 17h30.Incluso os livros: . O preço não inclui as despesas de viagem dos participantes. . PREÇO O preço do curso é por participante."Pocket Book of Electrical Engineering Formulas. com intervalo para almoço das 12h30 às 13h30. incluindo material didático impresso." CONTEÚDO PROGRAMÁTICO                             Esquemas de Proteção e Controle Tradicionais Funcionalidades de IED´s( Dispositivos Eletrônicos Inteligentes) Comparação entre Projetos com Tecnologia Eletromecânica e Digital Álgebra Booleana Lógica de Abertura e Fechamento de Equipamentos Elétricos Cold Load Pickup Religamento Automático Coordenação de Sequência de Religamento Monitoramento do Sistema de Corrente Contínua Lógica de Falha de Fusível no TP Lógica de Sincronismo Switch Onto Fault Load Encroachment Esquemas de Teleproteção Lógicas de Intertravamento Lógica de Chave de Transferência da Proteção Inibição de Religamento Integração de Proteções Intrísicas de Trafos Inibição da Proteção em Manobras Falha de Disjuntor Monitoramento de Circuitos de Comando de Disjuntores Transferência Automática de Fontes Proteção de Barramentos por Lógica Desbalanço de Corrente Esquema de Alívio de Carga Seletividade Lógica Proteção Adaptativa Controle Automático de Banco de Capacitores .abordados estão diretamente ligados as suas atividades."Tutorial de Diagramas Lógicos de Esquemas de Proteção e Controle. certificado de conclusão e lanches nos intervalos." .

(*) Para cumprimento da carga horária proposta. Para mais informações envie um email para universidade_br@selinc. para que se possa manter atenção personalizada durante todo o curso. INSCRIÇÃO O curso se limita em até 15 participantes. durante o curso serão discutidos alguns dos esquemas de proteção e controle acima. porém a documentação a ser entregue consta com a descrição de todos eles. LOCAL DE REALIZAÇÃO Este curso poderá ser realizado In Company ou nas dependências da SEL Campinas.com ou ligue (19) 3515-2060 .