You are on page 1of 40

1

8
NUTRIÇÃO (PARTE UM)
SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO I. INTRODUÇÃO 1 PowerPoint© Seu Destino Está no Prato (Título) 2 PowerPoint© Gráfico de um avião Acidente Aéreo : Sete mortos e trinta feridos. CAUSA: Equipe terrestre inexperiente colocou combustível errado no avião. Trinta de maio de 1970, 9h16, vôo 701, decolou de um aeroporto perto de Atlanta e subiu em meio a uma chuva leve e nevoeiro, com 29 passageiros a bordo rumando para a ensolarada Fort Myers, Flórida. No comando estava o Cap. James Cannin, com mais de 25.000 horas de vôo. Durante a subida houve perda de força na turbina 2. Enquanto a experiente tripulação trabalhava febrilmente para corrigir o problema, a turbina 1 também começou a falhar. Com cinco minutos de vôo, a tripulação declarou emergência e pediu liberação para o aeroporto internacional de Atlanta. Quando estavam a uns 11 quilômetros de distância da pista, o avião mergulho através da camada de nuvens. O único local possível de aterrissagem que o capitão pôde ver foi o canteiro central de uma rodovia interestadual. Lutando com os controles do aparelho, o capitão tentou levar o avião para o canteiro, prosseguindo em linha reta por uns 400 m. Então, o avião deu uma guinada para a esquerda e cruzou as pistas de sentido oposto. Um carro que vinha naquela direção foi destruído e seus cinco passageiros tiveram morte instantânea. O avião derrapou, deslizou sobre um aterro, chocou-se contra uma ponte e foi parar numa avenida que cruzava a auto-estrada. Um dos membros da tribulação morreu e os outros três ficaram feridos. Um passageiro morreu e 27 outros ficaram feridos. Felizmente o combustível do avião não pegou fogo. Os investigadores de acidentes aéreos foram até o local. Eles descobriram que o avião estava apto a voar, tanto mecãnica quanto estruturalmente, e que os pilotos eram competentes. Mas quando analisaram o combustível e conferiram os registros no aeroporto, descobriram que os motores do avião Martin, que

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

2 exigiam combustível de 100 a 130 octanas, havia sido abastecido com 200 galões de combustível para Jet A, que não era compatível com os motores. Funcionários incompetentes e distraídos levaram um caminhão-tanque claramente identificado como transportador de combustível para jatos. Um funcionário sem muita experiência subiu nas asas do avião, retirou as tampas dos tanques, cada uma delas trazendo os dizeres“Combustível – MÍNIMO DE 100 OCTANAS”, e encheu os tanques com combustível para jatos. O primeiro oficial que estava supervisionando a operação, não notou que o caminhão-tanque trazia os dizeres “COMBUSTÍVEL PARA JATOS”. Depois que os tanques estavam cheios, os documentos foram levados ao comandante, registrando um total de 200 galões de combustível de jatos; e ele assinou a fatura. O avião correu pela pista e decolou, mas os pistões e as velas de ignição dos motores estavam destinados a falhar e o avião condenado a cair, porque havia sido abastecido com o combustível errado. Sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas, porque pessoas descuidadas não seguiram o manual operacional daquela aeronave. 3 PowerPoint© Combustível contaminado com água e sedimentos O combustível errado ou que contenha substâncias contaminantes de sedimentos ou água, pode produzir resultados fatais. No vasilhame do slide, você poderá notar a gasolina na parte superior. No meio há sedimentos e no fundo, uma camada de água. Os aviões ou automóveis não podem funcionar bem com esse tipo de combustível. O corpo humano é uma máquina maravilhosa. Para funcionar adequadamente ele requer o combustível certo – o alimento certo e os fluídos certos. Quando substâncias contaminantes suficientes se acumulam nos vasos sanguíneos ou linhas de combustível, ocorre um grande problema que pode causar morte instantânea. Nosso combustível precisa ser da mistura certa, com a combinação certa de aditivos, isto é, vitaminas e minerais que nutrem as células. É sobre isso que vamos falar hoje: a Nutrição adequada, o combustível certo para a longevidade e uma qualidade de vida saudável. O título de nossa apresentação é: SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO. 4 PowerPoint© Confusão por causa de informações e desinformações sobre nutrição? Você fica confuso sobre o que escolher dentre a miscelânea de informações nutricionais da mídia? Dados conflitantes e desinformação nos confundem a cada passo, em forma de massiva propaganda motivada por interesses corporativos. Grandes empresas investem bilhões de dólares em publicidade, para nos convencer a adquirir ou consumir seus produtos.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

3

Coragem! Há esperança! Nesta apresentação nós lhe passaremos alguns fatos para sua análise. É certo que deveríamos estar preocupados com o que comemos e bebemos. Mas isso não significa que precisamos nos perturbar a respeito. Um poeta deu uma cutucada bem humorada em algumas pessoas que são muito preocupadas com o que comem ou deixam de comer: 5 PowerPoint© O colesterol é venenoso. Assim, nunca o ingira. O açúcar também pode matar você. Não há meios de superá-lo. Alimentos gordurosos podem pôr fim à sua vida. Procure evitá-los. 6 PowerPoint© Alguns alimentos são ricos em vitaminas, Mas seu processamento pode destruí-las. Coloque sua vida em ordem Mediante cada fato documentado, E morra de desnutrição, Mas com as artérias intactas! Bem, faz-nos bem um pouco de humor. De fato, o poeta não achou que isso era certo. Você percebe; milhões das pessoas nos chamados países industrializados do mundo também estão morrendo de desnutrição. Porém, os subnutridos dos países desenvolvidos não morrem com "as artérias intatas". A maioria deles tem artérias obstruídas pelo colesterol. Se cortássemos 30 a 40% de nossas calorias, melhoraríamos nossa longevidade. Em realidade, milhões desses que comem fast foods são subnutridos –o nome científico correto para isso é “desnutrição hipercalórica”. Assim, o indivíduo que vive numa cabana da África Subsaariana e o sujeito obeso que se alimenta de café, rosquinhas, refrigerantes e pizzas, está sofrendo da mesma doença – desnutrição.

II. BASE CIENTÍFICA A dieta americana padrão (algumas vezes chamada abreviadamente de SAD) está começando a atingir áreas do mundo onde as pessoas idosas, até agora, eram virtualmente livres de doenças degenerativas. A maior parte do conhecimento nutricional foi adquirida em tempos relativamente recentes.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

4 Porém, quando lemos o Bom Livro, o Manual Operacional de nosso Criador, descobrimos a dieta original que Ele proveu para a primeira família no Éden, há uns seis mil anos. 7 PowerPoint© Manual Divino de Operação “Disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente… bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.” Gênesis l:29. Em outras palavras, no início da história humana, Deus deu a Adão e Eva uma dieta de frutas, grãos e nozes. Depois da entrada do pecado, os vegetais foram acrescentados. O Criador estava interessado na dieta da família humana. Aparentemente, os profissionais de saúde pública hoje, e mesmo o próprio Cirurgião-Geral dos EUA, sentem que esse é um tema digno de nossa atenção. 8 PowerPoint© Dois terços dos óbitos nos EUA estão relacionados à dieta. Relatório sobre Nutrição e Saúde do Cirurgião-Geral dos EUA Como podemos começar bem um grande dia? Nosso destino está no prato! O que você está preparando para o desjejum? 9 PowerPoint© Desjejum Talvez você pense que pode cortar calorias não tomando o desjejum. Nada disso! Os que fazem o desjejum realmente consomem menos calorias ao longo do dia, e as calorias do desjejum são mais facilmente queimadas como combustível, em relação àqueles que as ingeriram depois. E o desjejum ajuda você a perder peso!2 Esse é outro benefício. Quando pulamos o desjejum, temos menos capacidade para nos concentrar, ficamos mais propensos a acidentes e nosso tempo de reação é mais lento. Os que negligenciam o desjejum apresentam níveis mais altos de colesterol total e também de LDL.3 Eles também estão mais sujeitos a ataques do coração e diabetes. Se você quiser sentir-se menos cansado e mais eficiente, especialmente no meio da manhã, tome o desjejum. Nada de bacon, ovos e salsichas com pão branco torrado e geléia açucarada. Volte-se para os cereais integrais e pão integral, frutas, manteiga não-hidrogenada de nozes, leite desnatado ou leite de soja enriquecido. “ O desjejum faz bem ao corpo!”

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

10 PowerPoint© Preocupe-se com uma PRC alta! O soro proteína reativa C. A força dos vegetais. Uma refeição rica em gorduras e carboidratos refinados liberam moléculas dentro dos glóbulos sanguíneos. mau como possa ser. como o nível de colesterol. Vocês precisam de. que são os “radicais livres”. As pesquisas indicam que boas escolhas alimentares resultam em crianças fortes e saudáveis. não é o único maior vilão no desenvolvimento da aterosclerose. frutas e legumes Nossa mãe sempre dizia: “Comam vegetais.4 Quando artérias estão inflamadas.” Como ela poderia ter conhecido intuitivamente o que a pesquisa científica provou ser um “excelente conselho”? Em muitos países. Grãos integrais e feijões. As gorduras da carne e dos laticínios são alimentos inflamatórios." Algumas mães dizem até: "Se vocês não obedecerem. incluindo a soja. seu revestimento fica mais suscetível de desenvolver placas de colesterol que se ulceram e rompem. Se fizerem careta ou reclamarem. não haverá TV ou vídeos. para que sejam fortes e não peguem todos os tipos de doenças.5 Inflamação Inflamação tem sido ultimamente um tema corrente. Pesquisas recentes revelam que o colesterol. terão de comer duas porções. 11 PowerPoint© Mamãe estava certa! “Você comeu seus vegetais?” Vegetais e frutas são ricos em mais de mil substâncias —os fitoquímicos — que possuem propriedades contra o câncer. pelo menos. enquanto que uma dieta vegetariana pode reduzir dramaticamente a PRC do indivíduo. indicativo de baixo nível inflamatório. uma porção de alimentos de que não gostam. 12 PowerPoint© WIN! Wellness: Integrated Balanced Living .” E se houver um ou dois tipos de alimentos difíceis de as crianças ingerirem. Esses desencadeiam a inflamação. são boas fontes também. Essas sábias e cuidadosas mães querem o melhor para seus filhos. produzindo coágulos sanguíneos que podem alojar-se no coração ou no cérebro. mães cuidadosas dizem a seus filhos: “Estou tentando dar a vocês uma dieta saudável. as mães precisam ser compreensivas. doenças cardíacas e o envelhecimento. é agora considerado duas vezes tão preditivo de ataques cardíacos e derrames.

6 Se não contarmos as batatas. O consumo de vegetais cinco vezes por semana reduziu o risco de desenvolvimento de degeneração macular em 86%!8 Vegetais folhosos são os alimentos mais ricos em nutrientes. Deseja reduzir o risco de degeneração macular em 86% ? Coma verduras frescas! • Vegetais folhosos são os alimentos mais nutritivos Um tomate tem 10. couve-flor e broto de couve-de-bruxelas) tiveram 41% menos câncer de próstata.5 Metade dos americanos não comerão uma única fruta hoje. uma pesquisa recente mostrou que os americanos ingerem apenas uma única porção de vegetais verdes num período de cinco dias.9 A alface redonda é muito menos nutritiva do que as variedades verde-escuras.7 Alterações celulares anormais são inibidas por legumes verdes. 16 PowerPoint© A Acuidade Mental é Afetada Por Vários Fatores WIN! • Um estudo do Rush Institute for Healthy Aging. 15 PowerPoint© • Um tomate tem l0. hepáticos e de próstata. As deficiências de vegetais parecem estar implicadas na maioria dos cânceres comuns. Como os homens podem reduzir o risco de câncer de próstata em 41%? Homens que ingeriram três ou mais porções de vegetais crus por semana (repolho.6 13 PowerPoint© Aumento da ingestão de frutas e vegetais = Redução de cânceres gastrintestinais. vegetais e legumes – feijões e ervilhas. brócolis. 14 PowerPoint© Gráfico de vegetais com propriedades anticancerígenas. feito com 1. Os vegetais folhosos são boas fontes de cálcio. Feijões. descobriu que aqueles que • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Todavia. incluindo a soja. o qual é mais facilmente absorvido pelo corpo do que o cálcio contido no leite. mas não se limitando a ela.000 fitoquímicos diferentes.946 pessoas com idades acima de 65 anos. cebolas e alhos-porros. possuem outros benefícios anticancerígenos contra cânceres de mama e próstata. A degeneração macular é a principal causa de cegueira. os americanos ingerem apenas 5% de suas calorias das frutas. Fontes alimentícias são muito melhores que suplementos.000 diferentes fitoquímicos. de Chicago.

o governo dos Estados Unidos colocou grãos. incluindo também exercícios. mas de forma interessante. Em particular. várias vezes por semana.7 consumiam uma xícara de vegetais folhosos crus picados por dia. que fornecem mais especificações do que a Pirâmide. vegetais aminados e outros legumes). selecione dentre todos os subgrupos vegetais (verde-escuro. The Journal Neurology. recomenda duas xícaras de frutas e duas e meia xícaras de vegetais por dia como referência geral. laranja.10 19 PowerPoint© Duas xícaras de fruta por dia recomendadas pela Nova Pirâmide Alimentar 2005 20 PowerPoint© Duas xícaras e meia de vegetais recomendadas pela Nova Pirâmide Alimentar 2005 Juntamente com a Nova Pirâmide Alimentar. dependendo do nível calórico. vegetais e frutas como componentes fundamentais de uma dieta saudável. o Departamento de Agricultura dos EUA publicou a Nova Pirâmide Alimentar com recomendações sobre alimentos.11 21 PowerPoint© As Diretrizes Dietéticas Para Americanos 2005 declaram: “Escolha uma variedade de frutas e vegetais cada dia. do Departamento de Agricultura dos EUA. Ingerir alimentos desses grupos vegetais ajudará você a obter uma variedade bem WIN! Wellness: Integrated Balanced Living .” Você observará os grupos específicos de vegetais no slide seguinte. 20 Em 2005. ou duas xícaras deles inteiros. legumes. com quantidades maiores ou menores. mostraram… 17 PowerPoint© 40% menos declínio mental do que aqueles que ingeriam pouco ou nenhum vegetal. durante um período de seis anos. Muitos nutricionistas entendem que essas recomendações foram influenciadas pelas indústrias da carne e laticínios. 18 PowerPoint© Os vegetarianos e a Nova Pirâmide Alimentar A Nova Pirâmide Alimentar 2005. o governo dos Estados Unidos publicou as Diretrizes Dietéticas Para Americanos 2005. Os vegetarianos mostraram resultados que se esperariam em pessoas seis anos mais jovens.

nozes e sementes WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . que ele recomenda ingerir duas vezes por semana ou menos. Ele recomenda que frango. doces. que se alinha com as obras realmente sérias sobre boa saúde nutricional. Fuhrman considera os vegetais como a base da pirâmide e recomenda que 30 a 70% de nossas calorias provenham dos vegetais. laranja. o Plano de Vida da Pirâmide Alimentar sugere frutas com 20 a 50% de nossas calorias delas provenientes. Dr. aminados e outros vegetais). à medida que a pirâmide se estreita. Cerca de metade deles deveria ser ingerida crua e metade cozida. 23 PowerPoint© O PLANO DE VIDA DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. alimentos processados e óleos hidrogenados sejam utilizados raramente. carne bovina. Mais acima. vêm peixe e laticínios desnatados. 27 PowerPoint© Grãos integrais. Lembre-se de que sua saúde será beneficiada com a ingestão dos elementos desses cinco subgrupos.8 balanceada em sua dieta. perfazendo de 10 a 30% de nossas calorias. ovos e óleos sejam ingeridos uma vez por semana ou menos e. O Dr. nozes e sementes. 2003. frutas e feijões/legumes formam a base da pirâmide. queijo. Fuhrman é composto por feijões e legumes. Seu Plano de Vida da Pirâmide Alimentar” tem tido muito sucesso. 26 PowerPoint© Feijões/Legumes O terceiro mais importante componente da pirâmide do Dr. finalmente. seguidos de grãos integrais. leite. 24 PowerPoint© Vegetais O Dr. Joel Fuhrman. várias vezes por semana. Joel Fuhrman publicou em 2003 um livro intitulado Eat to Live (Comer Para Viver). 22 PowerPoint© Amostras de legumes cobrindo todos os cinco subgrupos vegetais (verdeescuro. Vegetais. legumes. 25 PowerPoint© Frutas Em seguida.

temos carne de boi. doces. Leite. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . O Plano de Vida da Pirâmide Alimentar é uma visão geral dos grupos alimentares e das prioridades sugeridas para atender às nossas necessidades dietéticas. leite. mas se sugere que sejam usados com moderação e raramente. Olhando de um ponto de vista um pouco diferente. Óleos Hidrogenados Finalmente. 29 PowerPoint© Aves. Esses não são necessariamente eliminados. 30 PowerPoint© Carne de boi. ovos e óleos. Você vai notar no gráfico de barras que. alimentos processados e óleos hidrogenados.9 Depois vêm os grãos integrais. perfazendo de 5 a 20% de nossas calorias. Fuhrman sugere sejam usados uma vez por semana ou menos. como sugere o livro. 28 PowerPoint© Peixes e laticínios desnatados O quinto grupo do Plano de Vida da Pirâmide Alimentar é composto de peixes e laticínios desnatados. os quais. os quais o Dr. ovos e óleos Seguem-se frango. qual é a realidade da Dieta Americana Padrão? 31 PowerPoint© CONSUMO AMERICANO DE CALORIAS (gráfico de setores) Vamos dar uma olhada no Consumo Americano de Calorias: • 51 % das calorias provêm de alimentos refinados e processados • 42% das calorias provêm de laticínios e alimentos de origem animal • 7% das calorias provêm de frutas e legumes 32 PowerPoint© Porcentagem de aporte alimentar para americanos (o gráfico de barra inclui metas e uso de grupos alimentares). para se ter melhor saúde. Alimentos Processados. Mas se ela é o ideal. Doces. mulheres e crianças). as nozes e as sementes. devem ser usados duas vezes por semana ou menos. comparemos os objetivos ideais com a realidade de consumo do indivíduo médio (homens. no estreito topo da pirâmide.

Todavia. Outras fontes científicas afirmam que um aporte elevado. em relação ao número total de porções de alimentos aminados. nas últimas barras observa-se que o ideal seria ingerir menos de 10% das calorias provenientes de amidos refinados. Aqueles dentre nós que gostariam de obter os benefícios da perda de peso ou que têm problemas de saúde como diabetes. tanto de vegetais crus quanto cozidos. pressão alta ou colesterol. Tenha presente que o Plano de Vida da Pirâmide Alimentar é justamente isso: um plano de vida. contudo. que preencham metade do prato. Você tenderá a manter seu corpo esbelto e preparado. pelo menos três vezes por semana e ingerir uma salada crua contendo ao menos três vegetais cada dia. duas vezes por dia. Essas saladas deveriam privilegiar os vegetais crucíferos (brócolis. e evitará muitos dos riscos da diabetes e de outras doenças degenerativas. A segunda série de barras mostra que. Vegetais aminados como batatas e milho podem ser acrescentados em menores quantidades. couve-de- WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . sim. vegetais. É colocar conhecimento em ação. legumes. pão. laticínios e ovos. Falamos.10 80% de nossas calorias deveriam provir de uma dieta de frutas. É um plano que você quererá seguir pelo resto de sua vida. Em sua própria dieta pessoal. de um estilo de vida. vegetais e grãos integrais. mas a realidade é que a Dieta Americana Padrão consome 42% das calorias a partir de carnes. para perder alguns quilos. a realidade da DAP é que o americano consome 51% de suas calorias provindas de amidos refinados. para ajudá-lo a ser tudo o que você pode ser -. juntamente com grãos aminados. à medida que você se encaixa no ideal sugerido pelo Plano de Vida da Pirâmide Alimentar e indicado pela cor dourada no diagrama. È um Novo Estilo de Vida para um Novo Você. Finalmente. seriam beneficiados por ingerir mais vegetais não-aminados.e acrescentar anos à sua vida e vida aos seus anos. menos de 5% de nossas calorias deveriam vir de alimentos de origem animal. legumes e grãos integrais.12 Não cozinhe excessivamente os vegetais. pode reduzir o risco de câncer em 50%!11 Ingira uma ampla variedade que inclua bastantes dessas maravilhosas substâncias protetoras. Não estamos falando sobre um “programa” no qual você segue uma dieta drástica por duas ou quatro semanas. arroz. a realidade da Dieta Americana Padrão é que apenas 7% do consumo calórico procedem de frutas. Seis a oito porções de vegetais não-aminados em forma de saladas cruas ou vegetais crus. Uma salada crua ingerida diariamente pode reduzir o risco de doenças cardíacas em cerca de 25%. massas e legumes. idealmente. vai sentir-se muito melhor. Se você comer um vegetal cru. couve-flor. Coza-os levemente ao vapor. estará fazendo um grande favor ao seu organismo – e com ótimo sabor.

11 bruxelas). Uma porção consiste numa xícara de vegetais crus ou meia xícara de vegetais cozidos. Um quilo e quatrocentos gramas de maçãs igualam-se a uma barra de chocolate de 114g. Lembre-se de que à medida que você aumenta seu aporte de vegetais não-aminados. você pode começar com o regime mínimo de cinco vegetais e frutas por dia. A epidemia de obesidade WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . do que alimentos naturais como cenouras ou maçãs. Você estará reduzindo seu risco de vários tipos de cânceres e doenças cardíacas. Se ingerir essa quantidade de vegetais e frutas parece difícil. que melhorarão sua digestão e eliminação. para obter 100 calorias. Procure as cores do arco-íris. No filé. Elas tornarão seu prato mais atraente e sua saúde mais farão seu prato mais bonito e sua saúde mais vigorosa. em virtude de sua massa e conteúdo aquoso. Eles contêm abundância de nutrientes por caloria. e também diminuindo seu peso sem recorrer a qualquer dieta drástica. Por exemplo. você precisaria consumir 300g de brócolis contra 30g de filé. e gradualmente partindo para níveis mais altos. Reduzindo as calorias maiores! Outra boa coisa sobre os vegetais é sua baixa densidade calórica. O bolo de chocolate ou a barra de chocolate tem muito mais calorias concentradas em cada 28g. verduras frescas e legumes coloridos. 34 PowerPoint© Aumento de Calorias Refinadas! 1 maçã = 80 calorias 1 pedaço de torta de maçã decorada = 480 calorias 35 PowerPoint© Uma batata assada = 120 calorias + creme de leite e manteiga = 390 calorias Batatas fritas = 450 calorias Batatas chips = 1000 calorias Vinte e cinco cenouras equiparam-se às calorias de um bolo pequeno de chocolate. 33 PowerPoint© As cores do arco-íris em nossos legumes e frutas garantem-nos as vitaminas e os minerais adequados e variedade em nossa nutrição. as calorias são muito mais concentradas. você eleva dramaticamente sua ingestão de vitaminas e minerais e fibras extras.

que era antes considerada uma doença do início da maturidade. pizza e bebidas gaseificadas.000 quartos. tornam-se o alimento predileto de suas papilas gustativas. tem tornado a obesidade uma epidemia. sua estrutura de 1. de quarenta e sete anos de idade. pizza e frituras francesas. Compare sua infância com a de seus filhos. e os vegetais e as frutas parecem-lhes desagradáveis. Você não despendia muito menos tempo em frente a um computador ou da TV? Não são apenas as crianças que estão perdendo tempo de ação. As gerações anteriores tinham esses problemas entre 65 e 70 anos. assistindo a cerca de 40. Embora ele houvesse jogado futebol americano universitário no passado. mas a natureza sedentária de seu trabalho de gabinete e a proximidade da WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . refrigerantes.000 comerciais por ano atraindo-as a ingerir alimentos impróprios.92 m agora transportava 152 k de peso. pão branco. fitoquímicos e antioxidantes).15 Leite. cereais açucarados. hambúrgueres com queijo e batatas fritas. proteínas e carboidratos) e subnutridos de micronutrientes (vitaminas. O Estudo do Caso de David David. açúcar e o consumo de queijo pasteurizado estão cobrando seu preço. Além disso. alto teor de proteínas e alimentos refinados. na ilha de Guam.000 comerciais por ano. • As crianças assistem a 40. era gerente efetivo de um hotel quatro estrelas de 1. enquanto hipnotizados pela telinha. As autoridades de saúde estão alarmadas por ver crianças com sobrepeso e adolescentes contraindo Diabetes Tipo 2. e corrido na maratona de Maui oito anos antes. As meninas estão entrando na puberdade mais cedo com uma dieta rica em carne. Com esse problema muitos de nós estamos supernutridos com macronutrientes (gorduras. em parte por causa do alto teor de hormônios de crescimento fornecidos ao gado.12 O superdimensionamento de alimentos ricos em gorduras. persuadindo-as que sua pequena vida não estará completa sem doces. A maior parte de sua vida adulta David pesava entre 100 e 113 k. especialmente em combinação com falta de exercícios. Esse cenário de sedentarismo é sinistro. minerais. margarina. refrigerantes e fast food. Pelo menos um quarto de nossas crianças está obeso ou com excesso de peso. 36 PowerPoint© Efeito da Mídia nos hábitos alimentares. • É alarmante vê-las contraindo diabetes tipo 2! Elas também estão. As complicações que essas crianças podem enfrentar já nos primeiros 30 anos de vida. é chocante. em média.

vendo seu sofrimento e dor. duas vezes por semana. eliminando lanchinhos e excesso de carboidratos. Foram prescritos testes de laboratório para servir como ponto de partida para o futuro programa de estilo de vida NEWSTART. Embora importunado por dores nas costas e joelhos. David fez isso porque se sentia muito bem e o ajudava a controlar seu apetite. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . sua filha de cinco anos. degustar um bom almoço e fazer uma ceia leve. a revisão de seu teste de tolerância à glicose confirmou que David estava com pré-diabetes. Embora isso não lhe tenha sido prescrito. ele disse: “Doutor.” Na segunda semana sua pressão sanguínea baixou e o médico lhe disse para suspender completamente a medicação anti-hipertensiva. Depois de uma semana no programa NEWSTART. David foi para o Guam Wellness Center. o Dr Youngberg encontrou-se com o David e sua família no Aeroporto Internacional de Guam. Ele estava tomando comprimidos para hipertensão e precisando de ansiolíticos. Em dezembro. Um ano depois. Ele também fez exercícios leves com pesos.” Sentindo a preocupação da filha. O Dr. Um dia. No dia 11 de novembro de 2002.13 suculenta comida do hotel transformaram-se em quilos. que David deveria iniciar em janeiro. Wes Youngberg notou que o nível de açúcar sanguíneo de David em jejum. Ele continuou a sofrer de depressão e ansiedade. e sua pressão permaneceu em nível saudável. eu gostaria tanto que o senhor melhore. Não preciso mais de ansiolíticos. O programa de seis meses como paciente externo começou em 19 de janeiro de 2003. Vamos ver o que aconteceu depois que David decidiu tomar o desjejum cada manhã. ele decidiu procurar ajuda. Correu 11 quilômetros. estava apenas quatro pontos abaixo do estado diabético. disse: “Papai. das cinco às seis e meia da manhã. 37 PowerPoint© Ficha clínica de David Perda sustentada de peso de 60 quilos O programa NEWSTART terminou em julho. Ele perdeu dois quilos em um mês enquanto aguardava o início do NEWSTART. Ele usou legumes todos os dias e comeu liberalmente vegetais não aminados. exercitando-se de três a quatro vezes por semana e correndo cinco quilômetros. indicado pelo médico da família. juntamente com exercícios calistênicos. até fazer a tentativa de uma semana com o programa NEWSTART. sinto-me muito bem. seis dias por semana. David decidiu firmemente a usar tudo o que havia aprendido com o programa Wellness. mas concordou em deixar de lado a medicação. ele ainda se preocupava que especialmente que a pressão do trabalho pudesse causar-lhe perda do emprego devido a explosões emocionais com os funcionários incompetentes.

como também queimará calorias durante o próprio exercício. mais do que tomar bebidas alcoólicas. mais cedo ou mais tarde. O pâncreas aumenta a quantidade de insulina no sangue. Exercício é vital para a perda de peso. 39 PowerPoint • O obeso tem duas vezes mais risco de contrair diabetes. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . nossos corpos. • O obeso tem 45% de aumento no risco de morte súbita. Quanto mais resistentes as células são à insulina. mas agora tinha prazer nele. maior a quantidade desse hormônio produzida para compensar e manter o açúcar sanguíneo em estado seminormal. Ele aumenta sua taxa metabólica por um período contínuo pós-exercício. Mas essa insulina extra resulta em aumento da pressão sanguínea. doenças cardíacas. Ele se sentia muito bem e não mais frustrado e sobrecarregado com seu trabalho. • A obesidade constitui. inflamação do sistema vascular e mesmo em certos tipos de câncer. e milhões de pessoas fazem dieta apenas para descobrir que seu peso sobe e desce como um ioiô. mas provoca danos no final. de longe. diabetes. o maior risco de doenças hepáticas. havia perdido 23 quilos adicionais após o término do NEWSTART. somando uma perda geral de peso de mais de 60 quilos. onde seria o gerente geral de um dos melhores hotéis da ilha – o trabalho dos seus sonhos. O exercício aumenta fortemente a sensibilidade dos músculos à insulina. © 40 PowerPoint© A dieta “Ioiô” engorda! Há alguém que você conheça lutando na Guerra da Saliência? Os quilos vão desde os lábios até os quadris. Não precisava mais de qualquer medicação. Seu chefe referiu-se a ele como um “homem mudado”. ganho de peso.18 O excesso de gordura abdominal está fortemente associado à chamada resistência à insulina. fazendo com que estoquemos calorias! Dieta episódica pode funcionar em curto prazo. Além disso.17 • A obesidade acelera o processo de envelhecimento em cerca de 9 anos. assumem o modelo de fome e diminuem o metabolismo. numa tentativa de normalizar o nível de açúcar após uma refeição. 38 PowerPoint© Obesidade em Adultos • Quase 2/3 dos adultos nos EUA estão com sobrepeso. diminuindo assim a tendência de desenvolver esses problemas e complicações de saúde. Frequentemente praticamos o método rítmico de controle da cintura. A dieta nos faz engordar porque. ao interpretarem uma substancial redução de calorias ingeridas. pesando agora 91quilos.14 David informou-lhe que estava se mudando para Maui.

Em muitos estados dos EUA. Lá nos anos cinquentas. a gasosa (bebida) é a contribuinte básica para a obesidade. mais Coca-Cola do que os Estados Unidos. não uma volta de montanha-russa de dificuldades temporárias. São necessários três quilos de açúcar de cana para fazer 450 g de calorias puras. Ponha um prego numa garrafa de Coca-Cola e ele se dissolverá em cerca de quatro dias. Em altas concentrações.22 Precisamos de uma nova nutrição e não dietas – novos hábitos no comer. Uma garrafa de meio litro de uma marca popular de refrigerante. e nós também. ele pode ser usado para causticar vidro. Glicose de milho com alto teor de frutose. 43 PowerPoint© Uma garrafa de refrigerante gaseificado e um copo de vinho mostrando quanto de açúcar eles contêm.15 41 PowerPoint© Há dois remos em nossa canoa de perda de peso: dieta e exercício. Para alguns. Bebemos 1/3 desse açúcar em refrigerantes. para remover sangue da estrada após um acidente. as garrafas de Coca-Cola continham apenas 180 g. Açúcar 42 PowerPoint© Quanto Açúcar Ingerimos? Os americanos consomem 39 colheres de chá ao dia. a polícia rodoviária transporta cerca de sete litros de Coca-Cola no porta-malas de suas viaturas. desfibradas e vazias. que é especialmente danosa. 39 colheres de chá por dia ou 70 quilos por ano. em média. contem mais de 16 colheres de chá de açúcar. Suba a bordo com ambos e você irá bem! Cada meio quilo extra nos furta em cerca de um mês de vida. Bebidas carbonatadas ou gaseificadas contêm ácido fosfórico. O México hoje consome. Isso significa cinco anos para cada 27 quilos excedentes. per capita. O que quer dizer 70 quilos por ano. Bebemos 1/3 de açúcar nas bebidas gaseificadas. Será que "uma colherada de açúcar” é suficiente para os gulosos de hoje? Não mesmo! Os americanos ingerem. mas elas ficaram cada vez maiores. é encontrada em muitos alimentos industrializados. Outras formas de açúcar podem ser notadas nos ingredientes estampados nas embalagens com nomes químicos que terminam com “ose”. Se você quiser limpar a corrosão dos terminais • • • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living .

25 45 PowerPoint© Oito Tipos de Cânceres Estão Ligados ao Consumo de Açúcar26 • Câncer de cólon • Câncer retal • Câncer de mama • Câncer ovariano • Câncer uterino • Câncer de próstata • Câncer renal • Câncer do sistema nervoso Dados Sobre Diabetes e Pré-diabetes 46 PowerPoint© Dados Sobre Diabetes e Pré-diabetes • 41 milhões dentre 100 milhões de pessoas com idades entre 40 e 74 anos nos EUA. o açúcar está sendo espalhado pelo mundo. Para transportar uma carga de xarope de cola concentrado nos Estados Unidos. os caminhões de transporte precisam ter assinalado nos tanques o texto “Material Perigoso”.27 47 PowerPoint© • Cerca de 20% desenvolverão diabetes dentro de 10 anos contados do estado pré-diabético. 28 WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Quando maior for o consumo de açúcar. ele só pode destruir uma bactéria). o homem mais sábio do mundo em todos os tempos. após 24 colheres de chá. Os distribuidores de CocaCola têm-na usado por mais de 20 anos para limpar os motores de seus caminhões. advertiu. Agora o México está consumindo mais Coca-Cola per capita do que os EUA. reservado para materiais altamente corrosivos. o poderio do glóbulo branco é progressivamente reduzido até que. um glóbulo branco pode destruir 14 bactérias. você gostaria de tomar um copo de água ou um copo de Coca-Cola?24 Salomão. 44 PowerPoint© O açúcar enfraquece a capacidade dos glóbulos brancos de destruir as bactérias (O gráfico mostra que com zero colheres de açúcar. esvazie uma latinha de Coca-Cola sobre os terminais e ela efervescerá até eliminar a corrosão. têm pré-diabetes. à medida que a dieta ocidental é adotada através dos mercados globais.16 das baterias do automóvel. Infelizmente. Frutas inteiras fazem sobremesas deliciosas e muito superiores às receitas açucaradas com gorduras e farinha refinada. Assim. "não é bom para comer muito mel" Provérbios 25:27.

Enquanto eu revisava sua ficha médica e exames de laboratório de anos anteriores. O Dr. Poucas crianças comerão melhor que seus pais. Noventa e oito por cento da farinha consumida nos EUA é branca e refinada. • 98% da farinha consumida nos Eua é branca. As galinhas comiam restos de arroz branco dos prisioneiros. Mas com autocontrole e talvez supervisão de pais atentos. então também deve ser verdadeiro que as crianças são o que os pais lhes dão de comer. Costumamos dizer que nossa farinha é “enriquecida”. Alimentos refinados ou integrais? 48 PowerPoint© Alimentos refinados ou integrais? • Procedimento médico padrão nos Mares do Sul. nossa geração mais jovem se tornará a primeira a sofrer complicações diabéticas totais de 30 a 40 anos antes que seus pais e avós. que a reconhecem como alimento inútil. polido.17 • Diabéticos e pré-diabéticos estão sob maior risco de derrames prematuros e ataques cardíacos. tornando-o destituído de fibras. • 90% of calorias provêm de alimentos refinados. descobri que ele já havia sido diagnosticado com pré-diabetes adulto quanto estava apenas com cinco anos de idade! Se somos o que comemos. Nossas papilas gustativas se habituam a certos tipos de alimentos. o procedimento médico padrão é retirar de sua dieta todos os alimentos importados refinados." Uma mudança na dieta das crianças nem sempre é fácil. A carne bovina é cereal que foi refinado pela vaca. Hábitos não são facilmente mutáveis. porém é “doadora de vida”. Porém. quando os nativos ficam doentes de diabetes. Como você se sentiria se fosse roubado em 25 dólares e depois lhe devolvessem apenas cinco deles por um ladrão generoso? Enriquecida? De jeito nenhum! Como o arroz branco. E você acreditaria que a maioria dos que seguem esse conselho médico melhora? Mais de 90% de nossas calorias provêm de alimentos refinados. • Enriquecida?29 Nas Ilhas dos Mares do Sul. Youngberg recorda: "Vi. um menino de oito anos com muitos fatores de riscos de doenças. tornou-se mais popular que o arroz integral. Um cientista holandês observou que as galinhas criadas no pátio de uma prisão mostraram sintomas similares aos de seus pacientes. quando elas eram WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . A menos que a geração mais nova tenha sua dieta revisada pelos pais. o risco de desenvolvimento de beribéri também aumentou. Ela é desprezada pelos carunchos. as papilas gustativas podem ser reeducadas e treinadas para apreciar comidas saudáveis. recentemente.

em lugar de arroz branco no cardápio do palácio. Na Tailândia. incluindo o Oriente. diabetes. Mas quando arroz passa pelo “beneficiamento”. as vitaminas do Complexo B. o fósforo e as fibras são quase que totalmente removidos e deixados apenas carboidratos.18 alimentadas acidentalmente com parte do arroz que havia sido descartado após o polimento. o rei tomou a decisão de fazer uma cruzada pessoal e servir arroz integral. formigamento. Os sintomas nervosos são causados pela degeneração das fibras nervosas e seu isolamento chamado de bainha mielina. a Vitamina E. A parte rejeitada continha o nutriente Tiamina ou Vitamina B1. e uma longa lista de outras doenças são aceitas por milhões como inevitáveis. Os sintomas de beribéri incluem dor. Doenças cardíacas. cálculos renais. apendicites. pressão alta. sua saúde melhorava. Mas seriam mesmo inevitáveis? Países sem doenças degenerativas e obesidade consomem 75% de suas calorias a partir de alimentos não refinados.28 Veja quantas fatias de pão branco são precisas para conseguir a quantidade dos vários nutrientes contidos numa fatia de pão integral. a partir de alimentos integrais. refluxo gastresofágico. O arroz moido ou polido tem a as fibras do farelo removidas. Isso tem causado deficiências nutricionais graves em milhões de pessoas. Parada cardíaca é a causa mais comum de mortes. derrames. perda de sensação nas mãos e nos pés e problemas cardíacos. diverticulose. o arroz branco era considerado a melhor dieta em lugar do arroz integral rústico. luz solar e sincronizamos todos os outros 20 fatores WIN!. Vamos pensar que podemos diminuir 2/3 de todas as mortes relacionadas à dieta! Dieta é tudo num estilo de vida saudável? Não. osteoporose. fibromas uterinos. 49 PowerPoint© Você Ingeriu Fibras Hoje? Você tem de comer oito fatias de pão branco para obter a fibra contida em apenas uma fatia de pão integral. Faz anos. câncer. Mas quando juntamos boa nutrição com exercício adequado. 50 PowerPoint© O Prato Determina Nosso Destino • Países sem doenças degenerativas e obesidade consomem mais de 75% de suas calorias. O arroz é o alimento principal em muitas partes do mundo. constipação. Milhões de seus súditos seguiram-lhe o exemplo e o maior problema de saúde pública foi resolvido. nos sentiremos como vencedores verdadeiros! Vamos dar mais uma olhada em nosso modelo total WIN! 51 PowerPoint© WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . o cálcio.

torna-nos mais fácil viver e vencer vícios alimentares.31 Outro princípio importante que Deus nos ensina é a moderação. Uma dieta vegetariana melhora nosso humor. A ciência demonstra que a indulgência excessiva empobrece nossa saúde e também o bolso. de sol converte uma substância de esteróide em nossa pele para vitamina D que ajudas permitem cálcio a o que capacita o cálcio a construir os ossos. aconselha o apóstolo Paulo.19 Modelo WIN dos 21 fatores integrantes e o EFEITO SINÉRGICO. o Rei Nabucodonosor de Babilônia. Remove muitos de nossos pensamentos hostis que experimentamos. durante algumas horas. comparado com um grupo que recebeu placebos. para comer diariamente as finas iguarias da mesa real. exercícios diários frequentemente se tornam um incentivo necessário para evitar sentir que precisamos ingerir alimentos de baixo valor nutritivo. e receberam ordem de seu captor. 53 PowerPoint© Daniel e seus três amigos A primeira tentativa clínica de nutrição registrada aconteceu quando um hebreu cativo chamado Daniel e seus três amigos estavam matriculados na Universidade da Babilônia. reduziram-se os atos violentos dos detentos em 40%. para acalmar nosso descontentamento ou sentimentos de inquietação. três a quatro vezes por semana. ajuda-nos também a evitar vícios químicos como cafeína. por um período de três anos. É importante tomar entre 10 e 15 minutos de luz solar no rosto e nas mãos. Também. O fator luz solar converte um esteróide em vitamina D em nossa pele. "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens". A história registra que Daniel propôs em seu coração que ele não se contaminaria com a porção dos alimentos do rei. após os quais o rei testaria seu progresso intelectual. Ele elimina nossas compulsões. A Bíblia nos lembra que “o beberrão e o comilão caem em pobreza” Provérbios 23:21. Um estudo realizado em prisões européias descobriu que simplesmente administrando um suplemento mineral vitamínico e algumas gorduras Ômega 3 diariamente. fumo ou drogas. 52PowerPoint© Como a Dieta coopera com outros fatores WIN!? Dieta e Exercícios Dieta e Luz Solar Dieta e Temperamento O exercício aumenta muito a absorção dos minerais presentes na dieta. nem tomaria o vinho que • • • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living .

Você gosta de comprar pechinchas? Deus quer que você adquira o melhor para o seu bolso e o seu corpo. que era responsável pelo cuidado dos cativos. Essa é uma responsabilidade sagrada.20 ele bebia. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . O cozinheiro concordou e após 10 dias esses jovens apresentaram inconfundivelmente melhor aparência que os outros.” Salomão. Assim foi concedida permissão para prosseguirem com a dieta escolhida. Três anos depois eles foram levados perante o rei. Mas normalmente a esposa tem a responsabilidade de planejar o cardápio. que os pôs à prova.. 54 PowerPoint© “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão? E o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem-Me. as crianças também podem preparar alguns alimentos. Os homens também podem ser grandes cozinheiros e com um pouco de ajuda. o preparo dos alimentos está-se tornando mais e mais um acontecimento familiar. porquanto o pobre homem estava com medo de perder a cabeça se os jovens não tivessem sucesso. escutem-Me. após os quais o cozinheiro poderia comparar seus semblantes com os dos outros que comiam o alimento do rei. Em uma casa. e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. com alimentos carregados de nutrientes. O rei ficou muito impressionado! Hoje nós gostamos que Daniel e seus três amigos tenham feito a escolha entre comer à maneira do mundo ou à maneira de Deus. Isso encorajou o cozinheiro a atender seu pedido. Daniel ocupou posiçõeschave durante o reinado de Nabucodonosor e e dos dois reis que o sucederam.” Isaías 55:2 – Mensagem. Ele pergunta. 55 PowerPoint© Uma boa esposa e cozinheira: “Seu valor excede o de rubis. o marido faz sempre prepara a salada. Ele propôs que se fizesse uma experiência de dez dias com uma dieta vegetariana e água. Em todas as questões de sabedoria e entendimento eles superaram em 10 vezes todos os sábios do reino. Sua decisão foi recompensada. e comam o que é bom. Assim solicitou um cardápio alternativo ao cozinheiro-chefe.” “Ela provê alimento para sua casa. Deus honrou a fidelidade dos moços à Sua dieta e os abençoou com conhecimento e capacidade em todos os ramos da ciência caldaica. Qual a dieta? A do mundo ou a de Deus? Onde está nossa lealdade. Mas os homens também podem ser grandes cozinheiros! Deus põe Seu selo de aprovação no cozinheiro! Em muitos países..

2. Procure as cores do arco-íris. e já se levanta. Esposas e mães que fazem refeições nutritivas e deliciosas contribuem não apenas para.. É ainda noite. por isso vamos dar uma resumida. As esposas e mães que fazem refeições nutritivas e deliciosas não só contribuem para barrigas felizes. A boa nutrição é mais sobre o que você come. 56 PowerPoint© Boa Nutrição Diz respeito mais ao que você come.. • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living ... Elas lhe proporcionarão uma dieta rica em vitaminas e minerais e nutrientes essenciais. do que ao que você não come.” (Provérbios 31).. e dá mantimento à sua casa. seu marido a louva. Aqui estão quatro pontos importantes: 57 PowerPoint© Gráfico das três faixas básicas do Plano de Vida da Pirâmide Alimentar. 58 PowerPoint© Gráfico do Arco-íris de Frutas e Vegetais. deixadas de lado. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 3. e. e não ao que você não come. quanto ao dia de amanhã. e usa grãos integrais em abundância. talvez.. Você não vai se lembrar de tudo o que dissemos. 1. quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.. mas também para a boa saúde de toda a família. SUMÁRIO E FINAL Nesta sessão discutimos sobre as melhores escolhas alimentares e também fornecemos evidências científicas de algumas coisas que são mais bem usadas com moderação ou. não tem preocupações. A força e a dignidade são os seus vestidos. Se você ingerir entre seis e oito porções de vegetais não-aminados por dia e duas a quatro porções de frutas.. você começará a perdir seu apetite por alimentos de origem animal e alimentos de baixo valor nutritivo. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa..21 Salomão disse: “Mulher virtuosa.. Dê ênfase em sua dieta a essas três faixas fundamentais do Plano de Vida da Pirâmide Alimentar.

a propósito. se você escolher viver para sempre. 4. o WIN! recomenda o acréscimo de mais dois nutrientes à sua dieta. cinco dias por semana. cinco dias por semana. b. Mas tudo depende de você. você vai: a. Acrescentar anos à sua vida. Mas.22 59 PowerPoint© Complemente sua dieta com 30 minutos de exercício intenso. Está interessado? Gostaria de saber quais são eles? WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Acrescente anos à sua vida. porque SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO! Isto poderá fazer com que você chegue aos 80. • Acrescente qualidade de vida aos seus anos. Se você complementar sua dieta com 30 minutos de exercício intenso. Acrescentar qualidade de vida aos seus anos. 90 ou mais anos.

Não coma carne de frango: Gripe Aviária.. A maioria dos países industrializados está sofrendo de desnutrição hipercalórica. • • • • 64 PowerPoint© A dieta perfeita Não coma carne bovina: Vaca Louca. 65 PowerPoint© Não coma carne suína: ela não é kosher ou pura. Não coma peixe: Metais pesados contidos na água envenenam o peixe. Seus habitantes estão escolhendo o que o mundo empresarial lhes vende através da mídia: lanchinhos açucarados. Quem sabe? Talvez ele tenha sucumbido de comer tanto chocolate! Mas como dissemos na sessão anterior. realmente nutrição é mais sobre o que você come. excesso de gorduras e WIN! Wellness: Integrated Balanced Living • • • . iniciemos com um pouco de humor que apareceu na Internet. INTRODUÇÃO 63 PowerPoint© SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO Na parte A do tópico: "SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO" discutimos a importância de ter o combustível certo para aviões.. Isso é comparável às vitaminas e minerais que necessitamos em nossa alimentação. Adivinhe se tem de deixar o chocolate! Não sabemos que foi o autor das citações ou se ele sobreviveu. É questão de escolha. Não coma ovos: Colesterol. e os resultados trágicos do uso do combustível errado. Como vamos continuar com o assunto da nutrição agora. Também mencionamos que o combustível do avião contém certos aditivos que mantêm os motores funcionando corretamente. Hmm.23 8 NUTRIÇÃO (PARTE DOIS) SEU DESTINO ESTÁ NO PRATO I. Não coma frutas e vegetais: Inseticidas e herbicidas. do que sobre o que você não come.

lançado em sua sepultura líquida. Os marinheiros estavam contando anedotas no porão do rangente navio. um grupo de colonos ingleses piedosos para o que é hoje o estado de Massachusetts. que previne e cura a doença. A descoberta da necessidade de certas "vitaminas" aconteceu nesse contexto náutico. "e tomem seu limão!" Os marinheiros britânicos eram chamados “limeiros”. singrava o Atlântico Norte trazendo a bordo os chamados “peregrinos”.24 alimentos de parco valor nutritivo. limões para a tripulação e os passageiros. Sabemos que os limões contêm vitamina C. Em setembro de l620. especialmente gorduras. Suas gengivas doíam e os dentes estavam se soltando. E enquanto ingerem excesso de macronutrientes. a matriz semelhante a uma cola que une as células do revestimento dos vasos sanguíneos e ossos. Assim foram trazidos a bordo do Mayflower. gorduras e até mesmo de proteínas. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . a fragata britânica Mayflower. Hoje a maioria de nós não é ameaçada com escorbuto. 66 PowerPoint© Ilustração do Mayflower A história de uma estranha doença a bordo do Mayflower. tudo por que ele não queria ingerir o que necessitava. "Lembrem-se". com uma exceção. Mas seria possível estarmos com falta de alguma coisa em nossa nutrição.32 67 PowerPoint© Hoje conhecemos uma doença chamada “escorbuto”. amidos. nos países industrializados milhões estão perecendo por comerem demais. carboidratos e mesmo proteínas. Acabou morrendo e envolvido numa mortalha. Sem a vitamina C. fitoquímicos. porque os antigos navegadores. Todo o mundo obedeceu ao capitão. Tudo por falta dos limões! Uma vida que se aproximava das oportunidades do Novo Mundo foi perdida. enquanto jantavam biscoitos e tomavam rum. antioxidantes e vitaminas. comiam frutas cítricas para ter melhor saúde. Ele odiava sumo de limão e se recusou tomar sua porção diária daquela coisa azeda que o capitão e o médico insistiam que engolisse. a nordeste dos Estados Unidos. não pode ser formada. Sua força minguou e ele ficou às portas da morte. durante as longas viagens. William Butten estava ficando doente. Pequenas hemorragias ocorriam-lhe na pele. que é vital para nossa saúde e bem-estar? Enquanto alguns países sofrem falta de alimento. seu corpo sofre fome pela falta de micronutrientes como: minerais. ordenou o capitão.

gorduras hidrogenadas. Elas são encontradas primariamente em alimentos de origem animal. massas. no coco e no óleo de palmeira. Recomendações sobre gorduras 69 PowerPoint© Gorduras “boas” – Use com moderação • Óleo de oliva extra-virgem • • • Óleo de canola Margarinas light Gorduras poliinsaturadas – líquidas e à temperatura ambiente Observemos as gorduras que temos em nossa cozinha. Mencionamos anteriormente que cada meio quilo extra nos furta um mês de vida. Sendo moderados em nosso comer e exercitando-nos regularmente. se tiver algumas. A margarina diet é melhor do que manteiga. para ver se precisamos de uma “troca de óleo”. biscoitos. que perdurará por um bom período após o exercício.Use com cautela As gorduras trans estão em: Óleos vegetais hidrogenados Muitas margarinas WIN! Wellness: Integrated Balanced Living • • . Abra o olho com as gorduras trans encontradas nos óleos vegetais hidrogenados e reduzidos. podemos manter nosso peso num bom nível. bem como queime calorias durante ele. Tendem a elevar os níveis de colesterol e deveriam ser evitadas ao máximo possível. As gorduras saturadas tendem a enrijecer à temperatura ambiente.25 Possivelmente você se recorde que encerramos a Parte A do assunto da nutrição falando sobre perda de peso. 68 PowerPoint© Há dois remos em nossa canoa de perda de peso: DIETA E EXERCÍCIO. sucrilhos e biscoitos frequentemente portam gorduras trans. Recomendamos óleo de oliva extravirgem. Elas fazem subir o colesterol e estimular cânceres e inflamações. e dissemos que há dois remos em nossa canoa de emagrecimento – DIETA E EXERCÍCIO. 70 PowerPoint© Gorduras “más”. cinco anos menos de vida para cada 27 quilos de excesso. O exercício é vitalmente importante para a perda de peso. Permita que ele aumente sua taxa metabólica. Isto é. Procure marcas como "Becel” que tem muito poucas. Elas não elevam o colesterol como fazem as gorduras animais. As gorduras poliinsaturadas tendem a se liquefazer à temperatura ambiente. e óleo de canola. que é uma gordura monossaturada. Batatas fritas.

34 As fontes vegetais de cálcio incluem vegetais verdes folhosos. E a osteoporose? A Finlândia. Proteínas em excesso obrigam os rins a excretarem o cálcio. tornando-as mais altamente saturadas do que as encontradas na carne. dois terços são saturados. os EUA e a Inglaterra têm o mais alto consumo de laticínios e as mais altas taxas de osteoporose do mundo.000 mg de cálcio por dia. Acredite ou não. apresentam a mais alta taxa de fraturas de quadris do mundo. excesso de sal. 74 PowerPoint© Excesso de Proteínas & Fraturas Ósseas Estudo de saúde feito pela Harvard com 78. feijões e tofu. Os esquimós. A falta a de exercício também é tem culpa. Se o leite desnatado for substituído pelo semidesnatado. Suécia. feijões e tofu.000 enfermeiros. também o é em proteínas. 72 PowerPoint© E o leite? • 65% dos adultos no mundo não bebem leite Será que precisamos de leite em nossa dieta? Alguns profissionais de saúde entendem que há melhora significativa em algumas condições. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . O leite. 73 PowerPoint© • Os vegetarianos têm ossos mais fortes do que os que comem carne. embora rico em cálcio. será retirada tanta gordura saturada por copo quanto a encontrada em três fatias finas a médias de bacon. proteínas animais e a falta de Vitamina D.26 • Gorduras saturadas são sólidas à temperatura ambiente 71 PowerPoint© Produtos de Origem Animal e Gorduras Carne. especialmente devido ao consumo de ossos macios de peixes. ovos e laticínios fornecem todo o colesterol e metade das gorduras do cardápio americano. Das gorduras dos laticínios. Isso provavelmente se deva ao alto consumo de proteína de peixes. que consomem 2.33 Outros fatores dietéticos que estimulam a osteoporose são: o consumo de refrigerantes. Sessenta e cinco por cento dos adultos no mundo não bebem leite. os vegetarianos têm ossos mais fortes do que os que consomem carne.35 A maioria dos americanos ingere duas a três vezes mais proteínas do que necessitam. As fontes vegetais de cálcio incluem vegetais verdes folhosos. quando eliminam o leite da dieta. Por que um pouco de leite produz gases.

revelou que os afro-americanos têm a taxa de fratura de quadris nove vezes mais alta. • Os bezerros alimentados com o leite da mãe aumentam de 40 a 200 kg em um ano. Ele melhora seu sistema imunológico .27 Beber leite em excesso está relacionado ao aumento do índice de fraturas ósseas. A mudança para uma dieta superior deve ser progressiva. O Estudo de Saúde feito pela Universidade de Harvard com 78. que consomem apenas 196 mg. pelo menos deveriam elas considerar a procedência do alimento. descobriu a existência de maior risco de fratura de quadris naqueles que tomam mais leite. O consumo de queijo dobrou nos últimos 25 anos. O camponês chinês. 75 PowerPoint© Leite – Maravilhoso alimento para bezerros. que consume metade do cálcio ingerido pelos americanos.37 77 PowerPoint© Atenção! Um passo por vez! A mudança para uma dieta superior deve ser progressiva. Ajustar-se à dieta ideal é uma questão de experimentar e aprender. que ingerem mais de 1. siga o conselho do seu pediatra. farelo de ossos e excremento processado de galinha. O consumidor de carne também • • • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . O leite de vaca é destinado a fazer isso pelos bezerros.000 mg de cálcio diariamente. Porém. O queijo tem mais gorduras saturadas. hormônios e hormônios produtores de substâncias do que qualquer outro alimento. Para crianças maiores.000 enfermeiros. tem apenas um quinto da taxa de fraturas ósseas.36 Uma checagem feita com afroamericanos. 76 PowerPoint© Leite materno é melhor— outras opções O leite materno é excelente para os bebês. Em países desenvolvidos. Animais tratados com variedade de alimentos tendem a ser mais saudáveis do que aqueles que são confinados e recebem alimentos que. em alguns países (incluindo os Estados Unidos) contém sangue seco. se as famílias encontram dificuldades para evitar inteiramente a carne. Evite mudanças precipitadas. em comparação com negros sul-africanos. progrida sempre. Mas mesmo eles são desmamados um dia.

farinha de aveia e arroz integral. À parte do elevado conteúdo de gordura da pele do porco. 81 PowerPoint© Dê lugar às fibras! • Frutas. serão abandonados à beira do caminho porque encontramos algo melhor. abreviam o tempo de trânsito do alimento. mas firme em propósito e mantenha-se progredindo para melhorar sua dieta. óleo de canola. • O óleo de semente de linhaça é rico em ácidos graxos Omega-3. • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Você acha que Deus pode ter tido algumas razões científicas quando proibiu o consumo de carne de porco? Leia Levítico 11:7-8. Evite mudanças precipitadas. estabilizando os níveis de açúcar. cólon e próstata 79 PowerPoint© Fibras: o comestível incrível • Como uma vassoura. • Feijões e legumes. habitue-se ao uso de ácidos graxos Ômega-3 e das fibras. de 200 para 100 g. vegetais verdes folhosos. reduzindo o risco de câncer e curando a constipação 80 PowerPoint© • Estimula a lenta liberação dos nutrientes na corrente sanguínea. • Surpresa! Os produtos de origem animal não contêm fibras. os níveis de triglicérides e reduzem a incidência de cânceres de mama. Os vegetais são ricas fontes. Um bife de 200 g contém ¼ de xícara de gordura.28 pode considerar uma redução no consumo das porções de carne. do toucinho e de produtos de origem suína. Eles ajudam a baixar o colesterol sanguíneo. os alimentos de segunda mão como a carne e muitos produtos refinados e processados. especialmente as de bagas. Seja paciente consigo mesmo e com os outros. • Grãos integrais— trigo. 78 PowerPoint© Ácidos Graxos Omega-3 • Encontrados na semente de linhaça. porém fazem-nos sentir satisfeitos. Sem calorias. um cozimento inadequado de sua carne pode expor o indivíduo à triquinose e outras doenças parasitárias. Enquanto você busca melhorar sua nutrição. nas nozes. À medida que melhoramos a qualidade do alimento que ingerimos. as fibras limpam o trato intestinal.

curam a constipação. particularmente para aqueles que desejam perder peso. Isso ajuda os hipoglicêmicos e os diabéticos.29 O processo de refinamento furtou-nos as fibras. Por que incrível? Porque. mas também estão repletos de vitaminas. Mas os vegetais são ricas fontes delas. retiram o colesterol dos intestinos. reduzindo o risco de câncer de cólon. • Algumas descobertas surpreendentes: 83 PowerPoint© Cálcio e osteoporose. grãos integrais como trigo.39 82 PowerPoint© Estudo chinês pelo Dr. Vamos ver um estudo chinês dirigido pela Universidade de Cornell. As fibras solúveis especialmente encontradas em feijões. minerais e antioxidantes. As fibras insolúveis encontradas no farelo de grãos integrais. Elas agem como vassouras em nosso trato intestinal mantendo seu movimento. Eles não só são ricos em fibras. A fruta inteira é a melhor escolha. As fibras não possuem calorias.” . fazem-nos muitos favores pelo caminho. Collin Campbell. Assim. T. o incrível comestível. Puberdade. como as pessoas comem e como sua dieta afeta a saúde. todavia promovem a sensação de saciedade. • • • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . cólon ameaça. As fibras insolúveis retêm água como uma esponja e fazem nossas fezes mais consistentes. Isso encurta o tempo do trânsito intestinal e dá menos oportunidade aos carcinógenos de ter contato com as paredes intestinais. Outro excelente efeito das fibras é sua capacidade de estabilizar o açúcar sanguíneo. Muitos ficam surpresos em saber que os produtos de origem animal não contêm fibras. Ligação entre alimentos de origem animal e doenças degenerativas. farinha de aveia e arroz integral. mas ela remove as fibras e condensa as calorias. As fibras são um alimento fabuloso! A espremedura pode trazer alguns benefícios específicos. Muitas mulheres com problemas menopáusicos encontraram grande auxílio da semente de linho. consuma frutas (especialmente em forma de bagas) feijões e legumes. como elas nos atravessam inteiramente. Colin Campbell • "… o mais abrangente estudo jamais realizado sobre a relação entre dieta e o risco de contração de doenças. reduzem as hemorróidas. aveia e frutas. Alguns dos melhores estudos em nutrição têm considerado as culturas por muitos anos. sob a liderança do Dr. T. a diverticulite e equilibram os hormônios.NY Times. Elas estimulam uma liberação mais lenta de nutrientes no fluxo sanguíneo.

Embora os chineses consumam 20% mais calorias que os americanos. As adolescentes atingem a puberdade depois de três a seis anos que suas colegas americanas. doenças vasculares coronárias e outras formas de doença degenerativa.30 Estes resultados oferecem muita coisa em que pensar. para uma criança de 8 anos. queijos e leite integral. Isso ajudará a reduzir os produtos de origem animal de nossa dieta e reduzirá o colesterol. O Dr.. Dieteticamente. provindos de fontes animais. Exceto para as gorduras monossaturadas. tais como azeite de oliva extravirgem. Não tente apenas retirar algo da dieta. A osteoporose é-lhes incomum. mas só sete por cento delas são de origem animal.. Os chineses consomem duas vezes mais amidos que os americanos. vamos ver como podemos baixar o colesterol: Não fume e faça exercícios regularmente. 10 a 20% das calorias originamse das gorduras. gente da zona rural. reduza o consumo de gorduras saturadas. Um Double Whopper (semelhante ao Big Mac. as • • WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Eles fazem mais exercício. Com as doenças cardíacas como assassino número um nos Estados Unidos e o colesterol como seu maior fator de risco. os americanos são 25% mais gordos. pode simplesmente ser evitada pela adoção de uma dieta vegetariana.” Recomendações dietéticas para baixar o colesterol: 84 PowerPoint© Como posso baixar o colesterol? Aumente o consumo de vegetais verdes folhosos e legumes. porque elas são convertidas em colesterol pelo organismo. ao invés dos 70% do consumo de proteínas dos americanos. Se nos concentrarmos em garantir a adequada ingestão de alimentos saudáveis. como um bom primeiro passo. A grande maioria de todos os cânceres. Para o chinês. mas apenas um terço de gorduras. Substitua-o por algo melhor. Campbell diz que: "Descobrimos uma associação muito significativa entre o consumo mesmo de pequenas quantidades de alimentos de origem animal e a crescente prevalência de doenças cardíacas. (Além dos produtos animais. Reduza progressivamente a ingestão de carne vermelha. Eles comem um terço menos proteínas. no mesmo lugar e com a mesma dieta pela vida toda. câncer e doenças similares. 200%. pessoas que tendiam a viver da mesma maneira. . procure comer bastante salada diariamente. ou uma média de três xícaras de chá de vegetais no almoço e no jantar. porém maior) proporciona 130% da necessidade diária de gordura saturada do adulto. substituímos muitos alimentos causadores de moléstias. Os objetos do estudo foram camponeses. A maioria deles não consome nenhum tipo de laticínio e obtêm metade do cálcio encontrado na dieta americana.

Leite e ovos não são tão objetáveis quanto a carne. deveriam compreender que se consomem muitos amidos refinados e bastantes alimentos enriquecidos e sobremesas. seus valores sanguíneos provavelmente irão se normalizar. problemas cardíacos. elas possuem a mesma quantidade de colesterol. que têm tido dificuldades em reduzir seus valores lipídicos.) Ao você começar a diminuir ou eliminar a proteína animal e aumentar a proteína vegetal. para manter sua saúde e nutrição. Você sabia que a Bíblia fala de quais coisas vivas são boas para comer e quais não são? Verifique em Levítico 11. só você poderá responder. e também sobre cadáveres de animais que são apanhados. que são ingredientes de biscoitos. O Senhor considera que a carne de animais comedores de carniça é alimento imundo. Ele está muito interessado em que Seu povo seja saudável e livre de doenças e dores.31 gorduras saturadas são encontradas no coco e no óleo de palmeira. a menos que eliminem proteínas e gorduras de origem animal. com tantas doenças no gado e problemas de colesterol alto devido à gordura das carnes. Para que os vegetarianos não se sintam muito orgulhosos de sua dieta. Há também gente que não pode baixar seu colesterol e lipídios no sangue. Hoje. no final. A carne está se tornando um crescente problema mundial devido a sua condição doentia. os produtos deles derivados podem ser a melhor dieta que podem seguir sob tais circunstâncias. Nós queremos ajudar e mantê-lo informado das WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Em países onde as pessoas são pobres e criam suas próprias vacas e galinhas.40 Isso pode ser significativo para alguns ovolactovegetarianos. pressão alta. massas e semelhantes. Porém. Nosso propósito nesta apresentação não é dizer o que você tem de fazer. colesterol alto ou obesidade. cinco vezes por semana. embora a carne branca de frango tenha menos gordura do que a carne vermelha de vaca. Lembre-se de que. Ela fala sobre alimentos limpos e alimentos imundos. Você pode estar se perguntando: Será que uma dieta vegetariana é boa para mim? Essa é uma boa pergunta e que. qualquer um que sofra de uma doença degenerativa como a diabetes. A decisão é somente sua. O verso 12 fala sobre peixes limpos e imundos. certamente notarão uma mudança para melhor se adotarem uma dieta vegetariana balanceada e fizerem de 30 a 45 minutos de exercícios. muitas pessoas estão escolhendo ser vegetarianas. eles provavelmente estão em pior estado do que aqueles que consumem carne branca de frango ou peru e praticam uma dieta com alimentos integrais e reduzido teor de gorduras. Eis porque Ele nos dá algumas diretrizes sobre alimentos que podem ser usados e os que não.

Mas. Você está acrescentando anos à sua vida e vida aos seus anos. enquanto suspende o consumo de carne vermelha. 85 PowerPoint© Os alimentos vegetais me deixarão fraco? O maior mamífero da Terra é vegetariano. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Ao mesmo tempo. Isso é bom. Enquanto você reduz gradualmente as proteínas animais. obrigado. Alguns podem decidir fixar um tempo para a mudança. coragem! Você pode caminhar na direção certa e começar a cortar seus fatores de risco para cânceres. você poderá dizer: “Esta comida é muito saborosa. mas esteja certo de saber como tornar uma dieta melhor do que aquela que você tem agora. antes que de segunda.. Dieta e doenças cardíacas É encorajador notar quando o colesterol sanguíneo baixa um por cento. aqueles que consomem nenhum produto de origem animal. nem laticínios. retire o queijo e o leite integral. Tente beber água em lugar de refrigerantes. problemas cardíacos.42 e os vegetarianos completos.” Muitas boas livrarias têm livros sobre cozinha para se escolher. diabetes e muitas outras doenças. uma queda correspondente no risco de doenças cardíacas se reduz em três a quatro por cento. veja se pode prolongá-los até uma hora. aumente o consumo de legumes e feijões. chá e café. Quando a cozinheira de sua casa aprender algumas gostosas receitas vegetarianas. obrigado! Você alguma vez quis saber se seria pequeno e fraco se comesse apenas comida vegetariana? Não precisa ficar preocupado. Comece aumentando progressivamente incluindo vegetais verdes e folhosos e frutas frescas. o elefante. Há lojas de alimentos saudáveis e centros de nutrição que dão aulas sobre cozinha vegetariana. Eles normalmente incluem receitas com tofu. Você está se sentindo melhor? Você está pensando melhor? Dormindo melhor? Ajuste seu programa de acordo com a resposta que seu corpo lhe está dando. Em seguida. Não desejo comer alimentos de origem animal nunca mais! Acho que devo ingerir comida de primeira mão. O maior mamífero da terra..32 escolhas baseadas em evidências científicas. faça uma avaliação. Depois de um mês. eleve o tempo dos exercícios diários – 15. Os objetivos dietéticos não são normalmente alcançados de uma única vez. é vegetariano e ele parece estar indo bastante bem. e se você for uma pessoa de iniciativa. 30 minutos.41 Os vegetarianos têm 14% menos níveis de colesterol do que a média da população norte-americana. Ele vai bem. Alguns decidem adotar a dieta vegetariana de uma vez. que podem ajudar muito. Use laticínios desnatados e experimente o leite de soja. digamos cinco ou seis meses.

¾ dos pacientes obtiveram a reversão e uma redução de oito por cento no bloqueio. os vegetarianos completos.) Castelli disse..43 Os não-vegetarianos consomem entre 300e 500 mg de colesterol por dia. as doenças coronário-vasculares são desconhecidas. perceberam que tinham o pior problema de doenças cardíacas do mundo. Hoje eles apresentam a mais rápida redução na taxa de doenças cardíacas. têm 35% menos risco. Quase 80% dos seus pacientes com doenças vasculares coronárias graves podem evitar a ponte-de-safena ou a angioplastia. eles sobrevivem a outros homens e mulheres em cerca de seis anos.” 46 88 PowerPoint© “Algumas pessoas zombam dos vegetarianos. 0..49 Depois que os moradores de North Karelia. O Dr. William Castelli trabalhou no Estudo Framingham de Saúde Cardíaca.45 (Framingham é um subúrbio de Boston.” Dr. a carne é escassa. Dieta e pressão sanguínea 89 PowerPoint© Se eu comer corretamente.48 Com o Programa Ornish. Finlândia.47 Vinte e oito por cento."44 86 PowerPoint© O Estudo Framingham de Saúde Cardíaca A mais longa pesquisa sobre dieta e doenças cardíacas da história médica mundial… O Dr. em cooperação com o National Heart. Na média. 87 PowerPoint© “Os vegetarianos adotam a melhor dieta.. & Blood Institute. apenas 1/6 dos pacientes conseguiram reversão perceptível de aterosclerose. A taxa de óbitos por doenças cardíacas caiu cerca de 65%.33 ovos ou carne. De acordo com revista Time: "Em regiões onde. Dean Ornish demonstrou a reversão de doença cardíaca mediante dieta. William Castelli. Lung. em verdade. eles apresentam as taxas mais baixas de doenças coronarianas em relação a outros grupos do país. mas eles têm apenas 40% de nossos índices de câncer. aumentou seu bloqueio arterial em cinco anos. Lung & Blood Institute. eles procuraram exercitar-se e mudaram sua dieta. Na American Heart Association Diet. em cooperação com o National Heart.. posso baixar minha pressão sanguínea? (1) WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . os ovolactovegetarianos entre 150 e 300mg.

diabetes.54 Visto que o vegetarianismo proporciona maior vantagem cognitiva ou acuidade mental. 2.53 91 PowerPoint© Benefícios do vegetarianismo • Menores riscos de doenças degenerativas e enfermidades de origem alimentar. O Quociente de Inteligência de crianças vegetarianas é. ocorrência de pressão alta entre idosos em países que adotam uma dieta com baixo teor de gordura e boa ingestão de vegetais. cálculos biliares. doenças do cólon. 17 pontos mais alto que a média das crianças americanas: 116 contra 99. Em média. doenças renais. virtualmente. as pessoas melhor informadas estão se tornando vegetarianas! 92 PowerPoint© Benefícios do vegetarianismo • Albert Einstein era vegetariano.50 90 PowerPoint© • Não há. Embora mais de 50% dos idosos nos EUA sofram de pressão alta. • Pessoas hipertensas têm sete vezes mais probabilidade de sofrer derrames e quatro vezes mais probabilidade de ataques cardíacos. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . como a evolução da dieta vegetariana. obesidade e menos risco em relação a todas as enfermidades.”55 As pesquisas mostram que a vantagem do vegetariano vai muito além da simples redução do colesterol e das taxas de risco de cânceres.52 não há virtualmente pressão alta entre idosos em países que adotam uma dieta vegetariana e pobre em gorduras.000 m2 para um ovolactovegetariano e 670 m2 para um vegetariano total. O que há sobre dieta e pressão sanguínea? Os que comem carne têm quase três vezes mais incidência de pressão alta em comparação com os vegetarianos. Os vegetarianos têm menos índices de pressão alta. e 13 vezes mais pressão sanguínea muito elevada. Ser vegetariano também ajuda a salvar nosso planeta. As crianças têm QI mais alto.34 • Os que comem carne têm três vezes mais incidência de pressão alta. quando comparados com os vegetarianos.000m2 para prover alimento para um consumidor de carne. em média. são necessários 13. 51 Muitas pessoas com pressão alta podem melhorar substancialmente seus níveis mudando para uma dieta vegetariana. Ele disse: "Nada trará mais benefícios à saúde e aumentará tanto as chances de sobrevivência na Terra.

menos precisaremos do médico! Tire proveito das classes de arte culinária vegetariana que são oferecidas. maçãs. 94 PowerPoint© Frutas frescas do Vietnã III. Quanto mais nos aproximarmos da alimentação original do homem. a eles dada quando a vida foi criada neste planeta. marinha. mamões. Quando uma esposa vem casa após um dia estressante e depara a surpresa que seu marido e os filhos já têm à mesa uma suculenta e nutritiva refeição. a dieta edênica. cor-de-rosa. Ponha um arco-íris em seu prato de legumes coloridos e crocantes. salpicado e preto. pêssegos.047 m2 alimentam 20 vezes tantas pessoas com dietas vegetarianas.” .Salomão Deus põe Seu selo de aprovação sobre o cozinheiro! Alguns dos melhores chefes de cozinha no mundo são homens. ou uma crocante jicama (um tubérculo comestível).” “Ela dá mantimento à sua casa. rins. quanto uma pessoa que adota a dieta padrão americana. são tão satisfatórias assim como Deus as deu. lima. Tente alguns vegetais novos como repolho chinês. Eis uma família feliz! WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . 4. Os feijões oferecem uma pródiga variedade: pintos. Vegetarianismo: Guia prático 93 PowerPoint© Seja ousado! Escolha o melhor! Escolher mais alimentos vegetarianos é muito menos arriscado. INSPIRAÇÃO E MOTIVACIONAL Diariamente a ciência confirma a sabedoria da dieta original do ser humano.35 Posto de outra maneira. 97 PowerPoint© A boa esposa e cozinheira: “Seu valor excede o dos rubis. vermelho. Inclua também nozes e sementes. Mude para os pães integrais e cereais. branco. nectarinas. O leite de soja é uma boa opção. Não se esqueça do olho-preto e ervilhas secas.. mangas. Eles agradarão ao seu paladar! Tente muitos legumes diferentes como lentilhas e grão-de-bico para provimento de proteínas. Cozinheiros experientes podem ajudá-lo a criar uma cozinha mais equilibrada. morangos. Frutas doces.. uvas. frescas e suculentas como mirtilo.

Maintaining a healthy lifestyle. P. MI: Lifestyle Matters. H. Nutrition and wellness: A vegetarian way to better health. Griffin. (2000). Cohen. & Clancy.. Mental age and I.. (2005). 363-366.com Bellisle. (1997). MI: Golden Harvest Books. & Diehl. A. G. J. Rolland-Cachera.. Dietz.LifestyleMatters. Appetite. et al. 61-68. K. B. (1983). Fruit and vegetable intakes and prostate cancer risk. Craig. L.d. L. Miller. www. J. R. M. New York: Penguin Putnam. MI: Golden Harvest Books.. K. . & Guilloud-Bataille. M. J. Journal of the National Cancer Institute. Dwyer. Journal of the American Dietetic Association. Obesity and food intake in children: Evidence for a role of metabolic and/or behavioral daily rhythms. 92(1). Hagerstown. 9-17. Health power: Health by choice. British Medical Journal. 76(2). Journal of Nutrition Education. 992997. C.. W. 142-147. Feskanich. E. Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss. Brown & Co.. D. 111-8.. N. E. Wu. H. (n. Carroll. W. W. Gibney & D. In M.. of predominantly vegetarian children. Reed. Stampfer. A..Q. G. Jr. (1988). Berrien Springs. pp. J. H.. & Kissinger. Boston: Little. Lindeman. R. C. 22(5). (2001). (1999). not chance. & Balch. Baldwin. A. New York: AR Liss.. Craig. and bone fractures in women: A 12-year prospective study. Prescription for nutritional healing (3rd ed. (2004) You’ll rust out before you wear out. MD: Review & Herald. Ludington. Systematic underestimation of association between serum cholesterol concentration and ischaemic heart disease in observational studies: Data from the BUPA study.. N. F. (2003). Balch. Wald.) Foods for thought.. Milk. F. Andrew. & Colditz.. Cedar Lake.. A. Willett.. (1994). Arduino. V. M.. (2000). . T. 308(6925).). dietary calcium. M. J.. M. & Bailey. K. M. W. Fuhrman. Berrien Springs.36 IV. Deheeger. J.. Animal and vegetable proteins in lipid metabolism and atherosclerosis (Current topics in nutrition & disease). WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . Law.). K. TRANSFORMACIONAL REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS Bailey. A. Hackshaw.. MD: Review & Herald Graphics. 226-231. Hagerstown. J. Assessment of breakfast habits and social/emotional behavior of elementary school children.. J. 87(6). T. 11(2). (1990). (1980). Inc. American Journal of Public Health. Dietary proteins and amino acids: Their effects on cholesterol metabolism. Kritchevsky (Eds. If .

. A. J. American Journal of Clinical Nutrition. (2004). B. Grants Pass. 2006.. Melby. Billings. 37(5). The light and the glory. 52(6). Cooking by the book. Hyner. Retrieved May 5. Armstrong.. & McDougall. Pawson.. et al.. 624-626. January 4). 369-80. American Journal of Clinical Nutrition.usaring. P. Natural history of progression from normal glucose tolerance to Type II Diabetes in the Baltimore Longitudinal Study of Aging. M. E. New 2005 Food Pyramid Information (n. The sugar generation and dental health. Journal of the American Medical Association.d. & Zoog. Maggi. 2001-2007. D.. Garton. C. Meigs.. M. D. Nutrition Research. 46(3). (1991). K. & Lyle. Additional cooking tips. 232-241. 1. 1283-1288. et al.. W. W.. 916-25. J. R. A. 1077-1082. (2003). J.. H. Martin.. G. S. 1. Bone mineral content of North Alaskan Eskimos. K. S. Low blood pressure in vegetarians: The possible role of potassium. Peterson. Melby. M. Ornish. Brown. OK: Neil Nedley. B. 280(23). Marshall. Applegate Rd. Retrieved May 5. 27(9). G. (2000). Billings. V. Litvak.. C. D.. J.. R.). L. Gould... & Aviram. 79(9). A. C. Dietitian’s guide to vegetarian diets: Issues and applications (2nd ed. L. (n.htm Ophir. J. Scherwitz.37 Lynch. S. P. Diabetes. M. O.. J. Blum. D. (1991). S. Human Biology. Blood pressure in vegetarians and non-vegetarians: A cross-sectional analysis. 71(1). L. OR 97527. C. Brown. & Manuel. M. (1989). T. 1475-1484. 2. Goldflies. (1998). 755-762. et al. M. Old Tappan. I. Lancet. Video for each chapter of the book in which she gives cooking demos. Dietary influences on bone mass and bone metabolism: further evidence of a positive link between fruit and vegetable consumption and bone health? American Journal of Clinical Nutrition. Kelsey.. NJ: Revell. Scherwitz. Can lifestyle changes reverse coronary heart disease? The Lifestyle Heart Trial. Hyner. L.. Ornish. from http://www. L. E. N. from the Family Gentle Dental Care Website: http://www. T... American Journal of Public Health.d. Nedley. Sudbury. L.. J. A.com/Sugar%20and%20Dental %20Health.). (1998)... D. Incidence of hip fractures in the elderly: A cross-national analysis. The McDougall Program: Twelve days to dynamic health. G. & Heyse. J. Peer. S. Bolton-Smith.). (1990). Ardmore.dentalgentlecare.. Messina. (1983). Radiographic determination of excessive bone loss in Alaskan Eskimos. A. A. (1977).. 5. New. (1985). C. W. Proof positive: How to reliably combat disease and achieve optimal health through nutrition and lifestyle... Mazess. 1-800-655-9071 13475 N. G. 2 sets of videos. H. Intensive lifestyle changes for reversal of coronary heart disease. S.htm WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . & Mather.. K. M.. Relation between vegetarian/nonvegetarian diets and blood pressure in black and white adults. New York: Penguin Books. (2006. Osteoporosis International. Ports. (1974). C. J. Campbell. W. (1974).. & Messina. 142-51. P. 2006. 336(8715).com/health/food/food. B... Mass: Jones & Bartlett. Gilad. T. G. Merritt. McDougall. Robins..

2006. Haley. 727-736.. The effect of ingestion of fats from dairy products. 1988. 2002.d. Retrieved May 5. Seddon. O. Hiller. Balch & Balch. et al. D. R. 91(4). Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003).. S191-S198.. et al. T. R. 1989. K. R. 2006. F.. (1989).d. Seddon. Cohen. P. Fleming. Everett Koop. H. J. & Kass. 853-62. Journal of Nutrition. C.. 80. D. B. W. Engle. 8... Sperduto. L. ME: Red Wheel/Weiser. (1978. (1968). J. p. 67. Department of Health and Human Services. and fruit and vegetable intakes are associated with greater bone mineral density in elderly men and women. J. 1337-41. Ridker.. from http://www. and breakfast consumption in the United States adult population. (1991). & Hayes. 31(10 Suppl). et al. Diet and serum lipids in vegan vegetarians: a model for risk reduction. R. S. Joel Fuhrman. Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003). Jr. Ornish. SCD 1988 US Department of Health & Human Services. & U. Robbins. Wilson. M. E. Chen. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . N. Barone. MD. Stanton. 1990. B. L. D. et al. Dietary carotenoids.130:3063-3067. 2000. Lindeman & Clancy. Potassium. L. Plasma lipoprotein levels in vegetarians.. M.. 272(18). L.. J.347: 1557-65. Coronary heart disease mortality among Seventh-Day Adventists with differing dietary habits: a preliminary report. D.. D.thechinastudy. O. 50. Bellisle. U. Burton..com/ Tucker. New 2005 Food Pyramid Information. 69(4). 567-572. Ajani. R. York Beach. H. W. Serum cholesterol.. Johnston. Rosner. US Government Printing Office. L. MD. C. & Kuzma.. Diet and serum cholesterol levels: a comparison between vegetarians and non-vegetarians in a Seventh-day Adventist group. vitamins A. Resnicow... Journal of the American Dietetic Association. (1999). 69. 2000.pdf West R.gov/dietaryguidelines/dga2005/document/pdf/DGA2005. P. W.S. A. The China Study (n. & Wynder. Journal of the American Medical Association. October). K. Blair. Journal of the American Medical Association. magnesium. fat intake. N.).. W. Cupples. T. Notas de rodapé 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C.. n.. and E. 21(8). (1994).. Lemon. E. et al. A. Department of Agriculture. Carol S. et al. S.. Joel Fuhrman. American Journal of Clinical Nutrition. M. F. The food revolution—How your diet can help save your life and our world. and advanced age-related macular degeneration. F. from http://www. J.. Dietary Guidelines for Americans 2005.38 Phillips. 1413-20... & Kiel. A. Stanton & Keast.. Hannan. J. Miller. & Keast. 447-53.S.. (2005).. Castelli.. Beeson. Retrieved May 5. American Journal of Clinical Nutrition. Journal of the American College of Nutrition. (1985).. LLC.. McLanahan. 254(10). Eye Disease Case-Control Study Group. Comparison of C-Reactive Protein and Low-Density Lipoprotein Cholesterol Levels in the Prediction of First Cardiovascular Events NEJM 2002. U. p. Sacks. Paul M.health. (2001). American Journal of Clinical Nutrition.

J.S. Public Health Nutrition. Centers for Disease Control and Prevention. Tucker. p. et al.. Bernard Gesch.45 (i. University Laboratory of Physiology. Willard. Yahiku. John Robbins. March 26. WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . West & Hayes. p. 155. Aileen Ludington & Hans Diehl. 3(1). The food revolution: How your diet can help save your life and our world (2001). <http://www. 259. 2003. vol. p. Vol 26. Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003). 1991. Feskanich.. Magie. Health Power: Health by choice. Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003). 1999–2000. 184. P. Peterson. (2004)... et al. Joel Fuhrman. 51. Sacks. pp. Diabetes 52(6). 2006. Joel Fuhrman. Ruhl. Diabetes Care. 1999. Health power: Health by choice.thechinastudy. Peter Marshall & David Manuel. Law. Department of Health & Human Services. Neil Nedley. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. .39 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 U.1. Resnicow.. D. Nutrition and Cancer.com/>. You’ll Rust Out before You Wear Out. M. . 1968. pp. August. p. Time. John Robbins. Family Practice News 34(13) July 1. Pawson. not by chance (2001). 2003.gov/nchs/products/pubs/pubd/hestats/obese/obse99. McMillan. pp. 2005. Committee on Nutrition. The British Journal of Psychiatry (2002) 181: 22-28. et al. D. 6% of the risk for liver damage is attributable to alcohol consumption. Circulation. 2000. Register. Minerals and Essential Fatty Acids on the Antisocial Behaviour of Young Adult Prisoners. Prevalence of diabetes and impaired fasting glucose in adults: United States. 2001. T. R.. Dr. 94. Y. Mazess & Mather. Cox. l984. 19.1475-1484. 1994.. 2000. R. et al. J. 1991. A 45% increase risk compared to lower BMI). P. 2003. March. pp. et al. U. MPH.. Bailey. New. A. Proof Positive (1998). 52% is attributable to overweight and obesity. 1983. Oxford University. Karl-Heinrich Adzersen. 2003. James B. <http://www. Feb. Role of Sugars in Human Neutrophilic Phagocytosis. 162. not by chance (2001).e.D. 2004. p. Influence of Supplementary Vitamins. Cho. J. The Lancet. B.cdc. 1974. no. 1997. not by Chance (2001). See The China Study. American Journal of Clinical Nutrition. & U. S. et al. H. 365. Aileen Ludington & Hans Diehl. et al.enotes. et al... Whichelow. Department of Agriculture. E. vol. p. et al. Lau. 9-17. Maggi. 2003). 2.htm> (Retrieved June 4. Constance E. C. 2006. This study below shows a high Body Mass Index associated with a RR of 1. 1180-1184. 1843-1843..99:1978-1983. p. The light and the glory (1977). The American Academy of Pediatricians recommends cow’s milk not be consumed by children their first year of life. 9474. 52: 833–837. 19-29(11). Natural History of Progression from Normal Glucose Tolerance to Type II Diabetes in the Baltimore Longitudinal Study of Aging. R. Prevost. L. 82. 1991. A. <http://health. M. Carroll. if . Resnicow.com/public-health-encyclopedia/framingham-study>. Dietitian’s guide to vegetarian diets: Issues and Applications. Royce K. 46. 131-137. Albert Sanchez. MD. no. Y. Barnett.S.. pp. S. American Academy of Pediatrics: Pediatrics. Health Power: Health by Choice. 1999. 2004. Kaiser Family Foundation Report. University of Michigan Health System. Mark Messina & Virginia Kisch Messina. p. Obesity. Meigs. 10-11. 1974. 1985. Aileen Ludington & Hans Diehl. Reeser.

29.. 1985. 213.. Melby. p. John Robbins. John A. et al. 1990. et al. et al. 1983. Ornish... McDougall & Mary A. The McDougall Program: Twelve days to dynamic health (1991). 1998. 1980. et al. et al.40 46 47 48 49 50 51 52 John Robbins... 1983.. Ophir. 1989. The food Revolution: How your diet can help save your life and our world (2001).. 1998. et al. Melby. McDougall. The food Revolution: How your diet can help save your life and our world (2001). 53 54 WIN! Wellness: Integrated Balanced Living . et al. Ornish. p. 19. et al. Dwyer. Ophir. Ornish. p.