You are on page 1of 11

2013

Sismo no Haiti
Bilhete de identidade

Trabalho Realizado por: Henrique Pereira Nº18 10ºA Rodrigo Leitão Nº29 10ºA
XyRiNpLiXs 01-01-2013

. 2 .Afonso Henriques Introdução Com este trabalho a seguir exibido esperamos informar o leitor a cerca de estes sismo. Espero que gostem obrigado.Externato D..

............................. 6 Área de intensidade do terremoto ................................Externato D....................................................................................................................................... 11 3 ..................... 5 Geologia ............................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 10 Conclusão ................................. 9 Webgrafia .............................................................................. 2 Sismo «poderoso» no Haiti ................................................................................................................................................................................. 7 Depois do sismo ........................................................Afonso Henriques Índice Introdução .................................... 4 Antecedentes .......................................................................................

Externato D. transportes aéreos. prometendo fundos. 4 . o edifício do Parlamento. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes. O terremoto causou grandes danos a Port-au-Prince. a Catedral de NotreDame de Port-au-Prince -. foi confirmada em 13 de janeiro pelo presidente René Préval Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária. o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte. equipes médicas e engenheiros. incluindo os elementos mais significativos do patrimônio de Porto Príncipe – o Palácio Presidencial. Necrotérios de Portau-Prince foram rapidamente esmagados.A morte do Chefe da Missão. As primeiras duas marcaram 5. Hédi Annabi.[12] Com a diminuição dos resgates. e redes elétricas foram danificados pelo sismo. o congestionamento do tráfego aéreo. terrestres e aquáticos. hospitais. mas nos momentos seguintes foram registadas várias réplicas. foram destruídas ou gravemente danificadas. desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH). segundo informa a Reuters. expedições de resgate. localizada na capital.Afonso Henriques Sismo «poderoso» no Haiti O abalo foi registado a 16 quilómetros da capital «Port-au-Prince» e apenas a 10 quilómetros de profundidade. Jacmel e outros locais da região. Sistemas de comunicação. as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias.5 na escala de Ritcher. a principal prisão do país e todos os hospitais. Milhares de edificações. confusões sobre o comando das operações. e alguns furtos e violências esporádicos foram observados. O abalo durou cerca de um minuto. o governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 000 corpos foram enterrados em valas comuns. e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro.9 e 5.

“apenas um edifício de maçonaria não desabou” em Port-au-Prince após o sismo de 18 de outubro de 1751. similar em tamanho ao que ocorreu na Jamaica em 1692. um terremoto de magnitude 8.Afonso Henriques Antecedentes A ilha de Ilha de São Domingos é sismologicamente ativa e já experimentou tremores significantemente destrutivos. no Índice de Desenvolvimento HumanoHá uma preocupação sobre a capacidade dos serviços de emergência para lidar com uma catástrofe de grandes proporçõese o país é considerado “economicamente vulnerável” pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a AlimentaçãoAlém disso. mais recentemente em 2008 com a Tempestade tropical Fay e o Furacão Gustav. até que a falha seja totalmente preenchida e recordou alguns poucos terremotos nos últimos 40 anos. notou-se que o sistema de falhas Enriquillo-Plantain Garden poderia ocorrer ao fim de seu ciclo sísmico e projetar um terremoto pior. observando a grande tensão (equivalente a um terremoto de 7. DeMets e M. O Haiti é o país mais pobre da AméricaO país localiza-se na posição 149. De acordo com o historiador francês Moreau de Saint-Méry (1750–1819). Um artigo publicado no jornal haitiano Le Matin em setembro de 2008 citou comentários do geologista Patrick Charles ao efeito que havia um grande risco de maiores atividades sísmicas em Port-au-Prince. Um outro terremoto atingiu a cidade de Cap-Haïtien e outras cidades na parte norte do Haiti e da República Dominicana. de 182 países. a nação foi atingida por vários furacões. porém “a cidade inteira desmoronou” durante o terremoto de 3 de junho de 1770. de magnitude 7.Externato D.2. a equipe recomendou “grande prioridade” em estudos geológicos históricos. e outro em 1770.0 Mw atingiu a República Dominicana e também balançou o Haiti.[15] Paul Mann e sua equipe de pesquisadores apresentaram uma avaliação de risco do sistema de falhas Enriquillo-Plantain Garden à 18ª Conferência Geológica Caribenha em março de 2008. Wiggins-Grandison. Ocorreu um terremoto em 1751. produzindo uma tsunami que matou 1 790 pessoas e feriu muitas outras. causando inundações e danos generalizados. estudado por C. induzindo o jornalista do Miami 5 .2 Mw). quando a ilha ainda estava sob domínio francês. destruídas em 7 de maio de 1842Em 1946. Em um risco de terremoto em 1992.

sobre a sistema de falhas. Geologia O terremoto ocorrido no interior. em uma profundidade de 13 quilómetros (8. em San Juan) e os país limítrofe da República Dominicana (MM III. incluindo Cuba (MM III em Guantánamo).1 milhas) às 16:53 UTC. em Caracas).5 milhões de pessoas viviam na área que a intensidade do tremor experimentado MM VII a X.Externato D. Jamaica (MM II em Kingston). Ele também foi sentido em vários países e regiões vizinhos. Venezuela (MM II. em 12 de Janeiro de 2010. cerca de 3. um intervalo que pode causar moderada a muito pesados danos até mesmo estruturas anti-sísmicas 6 . em Santo DomingoO Pacific Tsunami Warning Center emitiu um alerta de tsunami depois do terremotomas cancelou-a pouco depoisDe acordo com estimativas da USGS.Afonso Henriques HeraldLeonard Pitts. Porto Rico (MM II-III. cerca de 25 quilómetros (16 milhas) sudoeste de Port-au-Prince.Forte tremor com intensidade VII-IX na escala de Mercalli Modificada (MM) foi registrada em Port-au-Prince e seus subúrbios. Jr. a perguntar “se o planeta não está conspirando contra esta nação pequena e humilde”.

O estresse acabaria por ter sido dispensado. quer por um grande terremoto ou uma série de outras menores. 7 . utilizando registros de movimento de terra de todo o mundo. a falha do Septentrional-Orient no norte e na Falha do Jardim Enriquillo-Plaintain no sul.79 in) por ano em relação à placa norteamericana. tanto a sua localização e o mecanismo focal sugerem que o terremoto de janeiro de 2010 foi causado pela ruptura da Falha do Jardim Enriquillo-Plaintain.Afonso Henriques Área de intensidade do terremoto O terremoto ocorreu nas imediações da fronteira norte.Externato D.A ruptura desta Mw 7. A greve-derrapante sistema de falhas na região tem duas filiais no Haiti.9 m). que havia sido bloqueado sólido por 250 anos. onde placas tectônicas do Caribe desloca para leste por cerca de 20 milímetros (0.8 metros (5.A análise preliminar da distribuição de deslizamento encontradas nas amplitudes de até cerca de 4 metros (13 pés).0 terremoto foi de cerca de 65 quilómetros (40 milhas) de comprimento com deslizamento média de 1. a recolha de estresse.

a equipa recomendou “alta prioridade” a ruptura histórica de estudos geológicos. DeMets e M. como a culpa foi totalmente bloqueada e havia gravado alguns terremotos nos últimos 40 anos.Afonso Henriques O Terremoto ocorreu na falha do sistema entre as placas tectônicas da América do Norte e Caribe.2 Mw de terremoto). 8 .Externato D. observou a tesão grande (equivalente a um total 7. Wiggins-Grandison notaram que a zona de falha do Jardim Enriquillo-Plantain poderia ser no final do seu ciclo de sísmica e previsão de um cenário de pior caso de um terremoto de magnitude 7. citou os comentários do geólogo Charles Patrick no sentido de que havia um risco elevado de actividade sísmica importante em Port-au-Prince. Paul Mann e um grupo.2.[16] Um artigo publicado no jornal Le Matin do Haiti em setembro de 2008. realizada em março de 2008. semelhante em tamanho ao Terremoto de Jamaica em 1692. Um estudo de 2006 pelos peritos de terremoto C. incluindo a equipe de estudo de 2006 apresentou uma avaliação do risco do sistema de falhas de Jardim Enriquillo-Plantain ao 18ª Conferência Geológica do Caribe.

Externato D. 12 de que foram de magnitude 5. 5. Outras vítimas provavelmente são mínimas. Em 20 de Janeiro. 26 abalos de magnitude 4. o que a colocaria quase exatamente sob a cidade de Petit-Goâve. 5.5 e 4. a Save the Children relataram ter ouvido “já enfraquecida estruturas em colapso”. 9 . atingiu o Haiti. medição de magnitude 5. 4.O Geological Survey dos Estados Unidos informou seu epicentro foi cerca de 56 quilómetros (35 milhas) sudoeste de Port-au-Prince.2 ou superior foram registrados. Trabalhadores da caridade. Nos primeiros nove horas.5.[ mas a maioria das fontes relatam nenhum dano mais significativo para a infra-estrutura em Port-au -Prince.1.0 ou superior.9.Afonso Henriques Depois do sismo O United States Geological Survey (USGS) registrou seis réplicas sismológicas nas duas horas após o terremoto principal.9 Mw. o tremor mais forte desde o terremoto. Um representante da ONU informou que o tremor fez sete edifícios desmoronaram em Petit-Goave. pois as pessoas estava dormindo a céu aberto. Os abalos foram de magnitudes de aproximadamente 5.5. às 11:03 UTC.

unric.Afonso Henriques Webgrafia http://www.mariolopes.pt/conteudos/SystemPages/page.Externato D.com/index.pt/internacional/sismo-haiti-abalo-tremor-de-terra-tvi24/13206364073.iol.org/pt/terramoto-no-haiti 10 .html http://www.exercitodesalvacao.php?option=com_content&view=article&id=128:sismo-nohaiti&catid=9:noticias&Itemid=26 http://www.asp?art_id=173 http://www.tvi24.

Externato D. 11 .Afonso Henriques Conclusão Com este trabalho aprendemos muito sobre o sismo no haiti e descobrimos coisas de que não tínhamos a menor ideia que fossem assim interessantes.