You are on page 1of 49

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

GEOPROCESSAMENTO Aula 1

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia

O que é Geoprocessamento?

Processamento informatizado de dados georreferenciados. Segundo INPE (2000), o geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de tecnologias voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico.

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia

Geoprocessamento: Definição Tradicional
Conjunto de ferramentas usadas para coleta e tratamento de informações espaciais Armazenamento de informações geográficas em formato digital Geração de saídas na forma de mapas Manipulação de dados para geração de novas informações

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia

Geoprocessamento: A visão de ciência
• "Geoprocessamento é o conjunto de tecnologias que utilizam representações computacionais do espaço geografico para modelar e analisar fenômenos espaço-temporais". • Conceitos básicos
representação computacional espaço geográfico

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia

permitem que o computador utilize um mapa da cidade identificando as características de cada imóvel. e por meio deles.Geoprocessamento • O geoprocessamento utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas ou plantas. • Por exemplo. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. tomar decisões que amenizem ou solucionem os impactos ambientais. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Nos possibilita também. Cartografia . fazer mapas que nos indiquem problemas ambientais. ou onde moram as crianças de uma determinada escola.

O geoprocessamento está correlacionado com outras técnicas de tratamento da informação espacial. Letícia Sabo Boschi/ Dep. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia . Entre as quais podemos destacar o Sensoriamento Remoto e o SIG (Sistemas de Informações Geográficas).

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia . análise e apresentação de informações espacializadas.SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) O que é? Para que serve? Um SIG é um sistema computacional composto por hardwares. softwares. dados e pessoas para ajudar na manipulação. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

Letícia Sabo Boschi/ Dep.__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

queijo.. tomate.. Fonte: http://www. vegetação. hidrografia... Letícia Sabo Boschi/ Dep. presunto.gis. alface. área urbana etc.com __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Todos eles ficam em camadas. vias. pepino etc. maionese. • No SIG.planos de informação – que podem ser sobre solo. os dados são armazenados como uma coleção de camadas temáticas .Como um SIG trabalha? • Imagine um sanduíche com as seguintes camadas: duas fatias de pães. Cartografia .

gis. Letícia Sabo Boschi/ Dep.gis.comhttp://www.com __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .• As camadas temáticas ou os planos de informação contêm as seguintes características que são entendidas e representadas pelo computador: Fonte: http://www.

Para então. Cartografia . Letícia Sabo Boschi/ Dep. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. armazenar. entrar. manipular. analisar e visualizar os dados geográficos via computador.Qual a função de um SIG? • Os planos de informação servem como “combustível” para um SIG.

Cartografia . que se constituem em diversos mapas: Fonte: http://www. Letícia Sabo Boschi/ Dep.• Os dados geográficos são as novas informações geradas pelo SIG.gis.com __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

e coloca informação antiga num novo contexto. Torna-a disponível de uma forma que ninguém teve acesso anteriormente.” (Dangerramond) __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. armazenar.Definições de SIG • “Conjunto poderoso de ferramentas para coletar. recuperar. sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais” (Smith) • “Um SIG agrupa. transformar e visualizar dados sobre o mundo real” (Burrough) • “Um banco de dados indexados espacialmente. unifica e integra a informação. Cartografia . Letícia Sabo Boschi/ Dep.

imagens de satélite. visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados. numa única base de dados. bem como para consultar. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia . – Oferecer mecanismos para combinar as várias informações. através de algoritmos de manipulação e análise. informações espaciais provenientes de dados cartográficos. redes e modelos numéricos de terreno. dados censitários e cadastro urbano e rural.Sistema de Informação Geográfica (SIG) • Sistema computacional cujos objetivos são: – Inserir e integrar. recuperar. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia .ESTRUTURA DE UM SIG Interface Entrada e Integr. Dados Consulta e Análise Espacial Visualização Plotagem Gerência Dados Espaciais BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

Letícia Sabo Boschi/ Dep.Resumo • Geoprocessamento é o conjunto de técnicas e de conceitos sobre representação computacional do espaço • SIG é o sistema computacional que materializa os conceitos do geoprocessamento __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Letícia Sabo Boschi/ Dep.O Desafio • Como representar o espaço geográfico? • O que é representação? • O que computador permite fazer? __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Letícia Sabo Boschi/ Dep.O Desafio • Como representar o espaço geográfico? Estruturas de dados computacionais Algoritmos e procedimentos de análise de dados • O que é representação? • O que computador permite fazer? __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

O manequim tinha a função de lembrar aos presentes que o rei havia assumido uma outra forma e que uma nova vida se iniciava para o morto. Enquanto o soberano era velado. • Representação: aproximação da realidade por meio de Desenhos e Mapas Palavras Imagens Medidas __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.• Século XIII • Re + présentation . Cartografia . Letícia Sabo Boschi/ Dep.manequim de cera que era exibido junto ao cadáver dos reis franceses e ingleses. durante as cerimônias funerárias. a presença do manequim era um testemunho à transcendência do rei e a sua presença futura no mundo dos mortos.

Letícia Sabo Boschi/ Dep.Colocando o Mundo no Computador Medidas Palavras (definições) Imagens Desenhos e Mapas __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Letícia Sabo Boschi/ Dep.Colocando o Mundo no Computador __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Letícia Sabo Boschi/ Dep.• Benefícios do Geoprocessamento Uso do espaço como linguagem comum Produção de novas informações Múltiplas visões do espaço • Desafio Representar o espaço geográfico __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Cartografia .Representação computacional do espaço geográfico • Computadores instrumentos de representação do conhecimento capturam modelos formais da realidade • O que representar? Aproximações de entidades realmente existentes (ex: rio) Conceitos abstratos (ex: exclusão social) __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Cartografia .Representações Computacionais do Espaço • Regiões poligonais • Superfícies • Imagens __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Tipos de dados em Geoprocessamento • DADOS TEMÁTICOS • DADOS CADASTRAIS • REDES • MODELOS NUMÉRICOS DE TERRENO • IMAGENS __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia . Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Dados Temáticos Descrevem a distribuição espacial de uma grandeza geográfica. obtidos a partir de levantamento de campo. Letícia Sabo Boschi/ Dep. de forma mais automatizada. a partir de classificação de imagens. Cartografia . Estes dados. como os mapas de pedologia e a cobertura do solo. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. expressa de forma qualitativa. são inseridos no sistema por digitalização ou.

Letícia Sabo Boschi/ Dep.Mapa de cobertura do solo Mapa de declividade __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

IPTU devido. Os atributos estão armazenados num sistema gerenciador de banco de dados. pois cada um de seus elementos é um objeto geográfico. localização. Letícia Sabo Boschi/ Dep. que possui atributos e pode estar associado a várias representações gráficas. Cartografia . os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (dono.Dados Cadastrais • Um dado cadastral distingue-se de um temático. valor venal. • Por exemplo. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.). etc.

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.• Exemplo de dado cadastral da América do Sul. Cartografia . Letícia Sabo Boschi/ Dep. onde os países possuem atributos não-gráficos (PIB e população).

• Rodovias. luz e telefone. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. cada objeto geográfico (ex: cabo telefônico. • Redes de drenagem (bacias hidrográficas). como água. Letícia Sabo Boschi/ Dep. transformador de rede elétrica. Cartografia . No caso de redes.Redes Em Geoprocessamento. o conceito de "rede" denota as informações associadas a: • Serviços de utilidade pública. cano de água) possui uma localização geográfica exata e está sempre associado a atributos descritivos presentes no banco de dados.

que tem.• A topologia de redes armazena informações sobre recursos com localizações geográficas distintas uma rede elétrica. sub-estações. entre outros. os componentes: transformadores. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia postes. . linhas de transmissão e chaves.

•Comumente associados à altimetria. também podem ser utilizados para modelar unidades geológicas. como aeromagnetismo. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. ou propriedades do solo ou subsolo. Cartografia .Modelos Numéricos de Terreno •Utilizado para denotar a representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. como teor de minerais. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Cartografia .Entre os usos de modelos numéricos de terreno. Geração de mapas de declividade e exposição para apoio a análises de geomorfologia e erodibilidade. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens. Análise de variáveis geofísicas e geoquímicas. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. podese citar (Burrough. Apresentação tridimensional (em combinação com outras variáveis). 1986): Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos.

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia . que descreve a variação contínua da superfície. com atributos chamados z.Um MNT pode ser definido como um modelo matemático que reproduz uma superfície real a partir de algoritmos e de um conjunto de pontos (x. y). __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

__________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .Imagens • Obtidas por satélites ou fotografias aéreas • As imagens representam formas de captura indireta de informação espacial. Armazenadas como matrizes. Letícia Sabo Boschi/ Dep. cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor proporcional à energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre correspondente.

Imagens • Pela natureza do processo de aquisição de imagens. Cartografia . __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. sendo necessário recorrer a técnicas de fotointerpretação e de classificação para individualizá-los. os objetos geográficos estão contidos na imagem. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

•composição colorida das bandas 3 (associada a cor Azul). 4 (Verde) e 5 (Vermelha) do satélite TM-Landsat. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. para a região de Manaus (AM). Cartografia .

Cartografia .Composição Colorida (BGR-234) da imagem CCD/Cbers2 Cidade de Presidente Prudente __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Letícia Sabo Boschi/ Dep.Evolução da GeoInformação Mapear Gerenciar Localizar Modelar Prever __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Cartografia .

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia .Evolução da GeoInformação • Mapear – Novos dispositivos de captura de dados (GPS) – Imagens de alta resolução • Gerenciar – Bancos de dados geográficos • Localizar – Sistemas baseados em localização (LBS) – Gerência da informação distribuída __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

agricultura __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.Evolução da GeoInformação • Modelar – Construir descrições da realidade – Modelos semânticos. Cartografia . lógicos • Prever – Incorporar a dimensão temporal – Construir cenários de mudança – Mudanças de uso do solo. matemáticos. Letícia Sabo Boschi/ Dep. clima. população. hidrologia.

uma rua de uma cidade: Fonte: http://www. Letícia Sabo Boschi/ Dep.br/turismo/poa/mapa.html __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.ufrgs.APLICAÇÕES • Localização de um bairro.inf. Cartografia .

Cartografia .APLICAÇÕES • A melhor rota para se chegar ao um determinado lugar: __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia .APLICAÇÕES • A maneira mais fácil de chegar um lugar em chamas: __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia .APLICAÇÕES • Mapa de vulnerabilidade à ocupação urbana: Fonte: Machado. 2002. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof.

Podemos Predizer o Futuro ? 29. Cartografia .1 17.9 11.8 15 10 5 0 1988 1990 1991 1992 1994 1995 1996 1997 1998 ano Annual rate of deforestation in Amazonia (228 LANDSAT TM images ) __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.1 30 25 20 1.000km2 17.

Nós Mapeamos o Passado RONDÔNIA STATE: Critical Areas __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep. Cartografia .

Cartografia .Existem vários softwares que servem com SIG’s. Letícia Sabo Boschi/ Dep. __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. entre eles o SPRING – Sistema de Processamento de Informação Georreferenciada.

Cartografia .As referências bibliográficas utilizadas estão disponíveis na página! __________________________________________________________________________________________________ Notas de Aula da disciplina de Geoprocessamento – versão preliminar – Prof. Letícia Sabo Boschi/ Dep.