You are on page 1of 3

A LEI: vigência no tempo e no espaço (questões – FGV

)

1. Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase (Jul/2011) Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB);

Suponha que tenha sido publicada no Diário Oficial da União, do dia 26 de abril de 2011 (terça-feira), uma lei federal, com o seguinte teor: “Lei GTI, de 25 de abril de 2011. Define o alcance dos direitos da personalidade previstos no Código Civil. O Presidente da República Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º: Os direitos da personalidade previstos no Código Civil aplicáveis aos nascituros são estendidos aos embriões laboratoriais (in vitro), ainda não implantados no corpo humano. Art. 2º: Esta lei entra em vigor no prazo de 45 dias. Brasília, 25 de abril 2011, 190º da Independência da República e 123º da República.” Ante a situação hipotética descrita e considerando as regras sobre a forma de contagem do período de vacância e a data em que a lei entrará em vigor, é correto afirmar que a contagem do prazo para entrada em vigor de lei que contenha período de vacância se dá

a) pela exclusão da data de publicação da lei e a inclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral, que na situação descrita será o dia 13/06/2011. b) pela inclusão da data de publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral, passando a vigorar no dia 10/06/2011. c) pela inclusão da data de publicação e exclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia 09/06/2011. d) pela exclusão da data de publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia 11/06/2011.

ART 2º § 3. ART.Auditor Fiscal da Receita Estadual . caso a lei revogadora perca vigência. assinale as afirmativas a seguir: I. 2. reservada a cláusula "entra em vigor na data de sua publicação" para as leis de pequena repercussão. Redação. entrando em vigor no dia subseqüente à sua consumação integral. II. SALVO DISPOSIÇÃO EM CONTRÁRIO.Resposta: Elaboração. no seu silêncio. não se admitindo. 2º NÃO SE DESTINANDO À VIGÊNCIA TEMPORÁRIA. A lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. III. Assinale a) se somente a afirmativa III estiver correta. A lei brasileira entrará em vigor nos Estados estrangeiros que a admitam em três meses depois de oficialmente publicada. A LEI TERÁ VIGOR ATÉ QUE OUTRA A MODIFIQUE OU REVOGUE. em quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. Alteração e Consolidação das Leis . A esse respeito. A lei brasileira começa a vigorar em todo o país no prazo nela descrito e. § 1ºA contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo. b) se nenhuma afirmativa estiver correta. . A lei revogada por outra que com ela se tornou incompatível deverá ser restaurada. leis destinadas à vigência temporária.Normas para Consolidação dos Atos Normativos – LC 95-1998 Art.prova 2 Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB).SEFAZ-RJ . Prova: FGV . 8ºA vigência da lei será indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razoável para que dela se tenha amplo conhecimento. portanto. A LEI REVOGADA NÃO SE RESTAURA POR TER A LEI REVOGADORA PERDIDO A VIGÊNCIA.2011 .

se inicia 6 (seis) meses depois de oficialmente publicada. assinale a afirmativa verdadeira. como. a) Ocorrendo nova publicação em 27 de junho de 2010 em que haja modificação de quatro dos setenta e cinco artigos da lei. inadmitindo-o ainda que a lei nova revogadora da lei anterior expressamente restaure a lei original. que vigora a partir do 1º dia do ano. Tendo a situação hipotética em mente. mas inclui o do último dia do prazo.CODESP-SP . d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ainda que nenhum de seus artigos faça estipulações a respeito. Esse princípio admite exceções. prevalecendo a velha parêmia romana dies a quo non computatur in termino. e) Nos Estados estrangeiros.Tipo 1 Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB). b) A contagem do prazo exclui o dia da publicação. por exemplo. sendo omissa quanto ao período de vacatio legis. a obrigatoriedade da lei brasileira. entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral. que foi posteriormente sancionada e promulgada pelo Presidente da República. pouco importando a data de sua publicação oficial.c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.000/2010 .Código de Processos Coletivos -. e publicada no dia 15 de maio de 2010. um novo período de vacatio se abre para a integralidade da lei.Advogado . em decorrência do princípio da segurança jurídica. quando admitida.2010 . . e) se somente a afirmativa II estiver correta. O Congresso Nacional elaborou a Lei 15. d) O ordenamento jurídico brasileiro repugna o instituto da repristinação. a lei orçamentária anual. c) A Lei de Introdução ao Código Civil adotou o princípio da vigência sincrônica quando a lei for omissa quanto ao período de vacatio legis. Prova: FGV . 3.