You are on page 1of 5

Escola EB 2, 3 de Vidago - Chaves

Curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário – 2010 - 2011

Planificação de Actividade Integradora

Núcleos Geradores: Complexidade e Mudança; Ambiente e Sustentabilidade Tema: Separação de Lixo / Reciclagem

Descrição Recolha e

Formadores

Formandos

Áreas de Formação CP

Nº Horas

separação de lixo. Fazer

- Definem objectivos, - Desenvolvem espírito de grupo / NG 2 estratégias e o plano partilha de espaços e ideias; a de execução. / Definem necessários calendarização adequada à das - Trabalham individualmente ou em grupo. Desenvolvem de o espírito ideias de e Complexidade e Mudança recursos tolerância e através do contacto e e aceitação outras opiniões diferentes.

DR 1 Problematizar a o futuro do planeta e a necessidade agir a nível individual (ex. ao nível da separação de lixo ou na mudança das

10

reutilização reciclagem materiais recolhidos.

dos -

- Exposição para a consecução Comunidade Educativa dos actividades.

o seu trabalho e o seu impacto no mundo informação documentação. pesquisa. pela a Engª Sandra Reis. - . (análise pesquisa Pesquisa sobre - os internet. DR 2 Interiorizar a utilização de novas tecnologias e novos processos de trabalho. Word) Palestra sobre e estabelecido objectivos definidos reciclagem separação de lixo. Boticas. DR3 Destacar a existência de ONG’s e outras instituições ambientais. execução das tarefas .Organizam e tratam informação. …) de reflexões individuais / . Orientam Pesquisam e seleccionam de na mentalidades individual ou do grupo próximo). a sua organização. Produção folhetos previstas: / grupo. de (escrito. separação de lixo / do reciclagem (Microsoft Publisher.materiais produzidos. digital. no emprego e em casa e numa perspectiva de passar essas ideias às novas gerações. biblioteca…) na separação de lixo e formandos reciclagem.Produzem e apresentam trabalho utilização clarificação planeamento e dos desdobráveis sobre recursos. da RESINORTE Visita às da em instalações RESINORTE.Preparam a logística necessária. . cartazes.

através de uma consciencialização. Observação do actual DR 4 Problematizar questões como o aquecimento global. Boticas. .visualização de filmes. . tipo de trabalho e processos inerentes à recolha / separação de lixos e reciclagem nas instalações da RESINORTE. as alterações climáticas e outros problemas ambientais globais e eventuais propostas de solução / minimização de impactos. procedendo à eficiência energética. acção individual (por ex.Constatação ao vivo do produto da separação do lixo no Alto Tâmega. Trabalhos sobe e o de em debates / tema da reciclagem separação lixo..

separção de lixo. …) Vidago. reutilização. 2010 Os formadores: Ana Costa João Miguel Fonseca Agostinho Paulo Mesquita Lage Paulo Jorge Cipriano Leite Pedro Ferreira Maria Lúcia Morais .