You are on page 1of 2

Ficha de trabalho nº 11 Sara Alexandra Correia Alves, nº 21 Sara Patricia de Carvalho Valente, nº22

Questão 2A) Verdadeira. B) Falsa. C) Verdadeira. D) Falsa. E) Falsa. F) Verdadeira. G) Falsa. H) Falsa. I) Falsa. J) Verdadeira. 3-As interfaces utilizadas pelas placas gráficas existentes no mercado são: Interfaces ISA, AGP, PCI, PCI Express. 4- A) A) PCI Express B) PCI C) AGP D) Vesa Local Bus B) c) A única Regra é não tocar com os dedos diretamente nos conectores das interfaces. 5- GPU, interface e a placa de vídeo. 6- A) AGP, PCI Express. B) Asus C) ATI Radeon

8- O barramento AGP foi inserido no mercado, oferecendo taxas que vão de 266 MB por segundo (no padrão AGP 1X) à 2128 MB por segundo (no padrão AGP 8X). Praticamente todas as placas-mãe com suporte a AGP só possuem um slot desse tipo, já que o mesmo é usado exclusivamente por placas de vídeo. O problema é que, mesmo oferecendo velocidades acima de 2 GB por segundo, o slot AGP 8x não suportará aplicações que estão para surgir e que precisam de taxas ainda maiores. Além disso, tais aplicações poderão ter outros requisitos que o AGP não oferece. Ainda, é necessário considerar que, apesar do AGP ter vantagens bastante razoáveis, seu uso é destinado apenas às aplicações de vídeo. Acontece que som e rede, por exemplo, também evoluem. Na busca de uma solução para esses problemas, a indústria de tecnologia trabalhou (e trabalha) no barramento PCI Express, cujo nome inicial era 3GIO. A Intel é uma das grandes empresas precursoras de inovação tecnológica. No início de 2001, num evento próprio, a empresa mostrou a necessidade de criação de uma tecnologia capaz de substituir o padrão PCI: tratava-se do 3GIO (Third Generation I/O - 3a geração de Entrada e Saída). Em Agosto desse mesmo ano, um grupo de empresas chamado de PCI-SIG (composto por companhias como IBM, AMD e Microsoft) aprovou as primeiras especificações do 3GIO. Entre os quesitos levantados nessas especificações, estão os que se seguem: suporte ao barramento PCI, possibilidade de uso de mais de uma lane, suporte a outros tipos de conexão de plataformas, gestão mais eficaz da energia, melhor proteção contra erros, entre outros.
9- A vantagem de utilização da técnica "Flow Control Protocol" é que faz com que os pacotes de dados sejam transmitidos apenas se houver espaço disponível no buffer do recetor. Assim, evita-se o reenvio de dados. 10- Um buffer é uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros.
11- Permite o uso de uma ou mais conexões seriais, isto é, "caminhos" (também chamados de lanes) para transferência de dados. Se um determinado dispositivo usa um caminho, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1X, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4X e assim por diante. Cada lane pode ser bidirecional, ou seja, recebe e envia dados.

12- mesmo oferecendo velocidades acima de 2 GB por segundo, o slot AGP 8x não suportará aplicações que estão para surgir e que precisam de taxas ainda maiores. Além disso, tais aplicações poderão ter outros requisitos que o AGP não oferece. Ainda, é necessário considerar que, apesar do AGP ter vantagens bastante razoáveis, seu uso é destinado apenas às aplicações de vídeo. Acontece que som e rede, por exemplo, também evoluem. Por outro lado a PCI express, contém: suporte ao barramento PCI, possibilidade de uso de mais de uma lane, suporte a outros tipos de conexão de plataformas, gestão mais eficaz da energia, melhor proteção contra erros, entre outros..