You are on page 1of 2

28

ZERO HORA DOMINGO, 6 DE JANEIRO DE 2013

Polcia

Editor: Carlos Etchichury carlos.etchichury@zerohora.com.br

(51) 3218-4747

CRISE NO SEMIABERTO

A cadeia que simboliza o


TADEU VILANI

Atravs de enormes buracos abertos em cercas, apenados e intrusos entram e saem diariamente do Instituto Penal de Viamo, o maior albergue prisional do Estado

Celeiro de criminosos que alimentam quadrilhas como a que atacou fbrica de joias e manteve refns em Cotipor, o semiaberto uma ferida aberta no sistema prisional gacho. E o Instituto Penal de Viamo, interditado pela Justia na sexta-feira, o retrato do descalabro na custdia de apenados nos albergues.
JOS LUS COSTA

eis dos sete assaltantes identificados no ataque a uma fbrica de joias em Cotipor, que aterrorizou a Serra, na semana passada, eram foragidos do regime semiaberto. Quatro fugiram poucas horas antes do crime, mas Paulo Cesar da Silva, 32 anos, um dos trs mortos em confronto com a Brigada Militar, havia escapado da Colnia Penal Agrcola de Charqueadas, em 2006. O caso um entre tantos que se repetem h mais de um dcada e demonstra a calamidade dos albergues gachos, superlotados, depredados, com bloqueios judiciais e milhares de fugas. Em 12 anos, de 2000 a 2011, houve 47,2 mil fugas do semiaberto no Estado. E o exemplo do descalabro o Instituto Penal de Viamo (IPV), interditado pela Justia na sexta-feira por absoluto descontrole sobre os presos e de onde fugiu, em 22 de dezembro, um dos integrantes da quadrilha que atacou em Cotipor e que seria preso naquele dia. O pedido de interdio no IPV partiu do Ministrio Pblico, aos moldes da deciso que barrou o in-

gresso de presos na Colnia Penal de Venncio Aires, em junho. Nos dois albergues, s podero entrar mais apenados se a Superintendncia dos Servios Penitencirios (Susepe) demonstrar capacidade de conteno dos detentos. Criado em 2004 com previso para cem apenados, em rea contgua a uma escola estadual, o IPV foi ampliado, atingindo a marca de maior albergue do Estado. medida que aumentou o nmero de presos, multiplicaram-se os problemas, a ponto de se tornar cenrio de episdios inslitos. So 450 apenados confinados em alojamentos contidos apenas por uma cerca de arame esburacada, vizinha a 1,1 mil hectares de mata do Parque Saint-Hilaire, por onde os presos abriram uma trilha e fazem o entra e sai com drogas, armas e veculos roubados.

Duas fugas por dia, em mdia, no IPV


O IPV o campeo em fuga, mdia de duas por dia. Sem registro de sada, os presos vo e voltam para a rua a qualquer hora, assaltando pedestres, estabelecimentos comerciais do entorno e at em Porto Alegre. S em uma noite, em 5 de abril, sete presos escaparam. Os detentos fogem por buracos na tela, por uma janela com grades serradas ou por outra, arrancada dos tijolos e que fica apenas encaixada na parede nos fundos de um pavilho. Ao mesmo tempo que saem presos, entram prostitutas para sexo com apenados e viciados para comprar drogas. Criminosos solta aparecem para dormir com comparsas e at sem-teto j

foi flagrado morando no albergue. Para tentar controlar a situao, desde maro, o 18 Batalho de Polcia Militar faz operaes dirias no entorno do IPV, onde so abordados dois suspeitos por dia, entre foragidos e intrusos. Se tiver de prender cem vezes, vamos prender garante o tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, interino no Comando de Policiamento Metropolitano. Quando ocorrem confrontos, apenados correm para dentro do albergue e das janelas disparam contra os PMs. Nem policiais escapam dos bandidos que saem do IPV para roubar. Em 2012, um soldado e um sargento da reserva foram assaltados por fujes, um em Viamo e outro na Capital. Os agentes penitencirios pouco podem fazer. Adotaram uma conferncia extra, em horrios alternados, sem muito sucesso. So s oito servidores de dia e cinco noite para cuidar dos 450 apenados. So, praticamente, refns. Trs pedidos para erguer um muro de conteno em torno do albergue foram encaminhados Susepe, mas nenhum foi atendido. O caos no IPV se completa com a precariedade dos prdios. Em novembro de 2010, durante rebelio, um alojamento emergencial para 150 vagas foi incendiado. A rede eltrica no suporta a carga de consumo, com risco de incndios. Como quebra-galho, um cabo transmite a energia de forma improvisada de um transformador para uma caixa de fora, semelhante a um gato, mas toda semana ocorrem curtos-circuitos. Chove nos pavilhes como se fosse na rua, e a gua escorre pela tubulao da fiao de luz.
joseluis.costa@zerohora.com.br

Em 2012, foram registradas

3.339 920

fugas em 16 casas do regime semiaberto na Regio Metropolitana, das quais no Instituto Penal de Viamo

Contraponto
O que diz Alberi Pereira, delegado regional penitencirio da Capital e Viamo:
Incndio e tiroteios aconteceram antes da nossa administrao e estamos tentando controlar as fugas. H projeto em andamento na Secretaria de Obras para construo de muro. Consertamos a tela, soldamos as grades, mas uma ou duas horas depois, esto danificadas. O problema que o IPV foi criado a partir de uma estrutura adaptada, diferente do que pensamos para o semiaberto, com casas para 150 internos, com condies de controle. Vamos construir quatro casas emergenciais com 150 vagas. O IPV, se no for fechado, ser o primeiro a ter o nmero de presos reduzido para 150 presos.

ZERO HORA DOMINGO, 6 DE JANEIRO DE 2013

Polcia
O naufrgio de um sistema

29

descontrole
FOTOS TADEU VILANI

2000

Os apenados do IPV tambm conseguem escapar por uma janela com grades serradas (foto) ou por outra, arrancada dos tijolos e que fica apenas encaixada na parede nos fundos de um pavilho

Colnia Penal Agrcola em Charqueadas (CPA) vira smbolo de descontrole e fugas sem punio

2002

Abrandamento nas regras facilita progresso para o semiaberto e aumenta fugas

Assaltos aps as fugas


Pedestres e at PMs tm sido alvo de apenados que entram e saem do IPV Em maio, um solda. do paisana que passava em frente ao albergue foi atacado pelas costas por dois presos. Ao reagir, levou coronhadas e dois tiros no brao e no cotovelo. Os bandidos fugiram a p, desaparecendo no mato ao lado do IPV com a pistola do PM. Em junho, cinco mulheres foram assaltadas por dois apenados, e um deles acabou preso. Em novembro, um detento foi at Porto Alegre e roubou o Fiesta de um sargento aposentado da BM. O rapaz foi barrado por PMs quando esconderia o carro no estacionamento de um supermercado em Viamo, para voltar ao IPV .

Preso que no foi preso


Em 22 de dezembro, a Delegacia de Represso a Roubos prendeu trs foragidos da Justia, suspeitos de integrar a quadrilha de Elisandro Rodrigo Falco, morto em Cotipor ao atacar uma fbrica de joias com explosivos e fazer moradores refns. Entre os presos, Denis Martins Fernandes, 32 anos. A operao reuniu 25 agentes. Faltava capturar mais um, Tiago Soares da Silva, detento do IPV, e o delegado Juliano Ferreira mandou dois policiais para Viamo. A ordem foi dada por telefone. Algemado, ao lado do delegado, Denis disse que era perigoso, pois tinha presos armados no IPV. Chegando l, Tiago no foi encontrado. Era s busc-lo, mas ele sumiu. Justamente, o mais fcil de pegar, o que j estava preso, no foi preso lamenta o delegado.

2004
Lder de faco, Dilonei Melara foge da CPA e gera onda violncia em Charqueadas

ZEROHORA.COM

> Flagrantes do vaivm no IPV


Para tentar conter as fugas, PMs do 18 BPM de Viamo se infiltraram na mata para abordar apenados e intrusos saindo e entrando do IPV irregularmente. As operaes foram gravadas em vdeo e se intensificaram a pedido do Ministrio Pblico. Em um dos flagrantes, um detento alega ter sado para visitar a famlia e outro disse que tinha ido ao supermercado.

2006

Assaltante de bancos Papa-

gaio foge do anexo da PEJ

2007
Rio Grande do Sul vice-campeo de fugas em cadeias

2009
Faces ordenam fugas do semiaberto para abrir vagas a comparsas do regime fechado Assaltante de bancos paulista Oseas Cardoso, expoente do PCC, pula muro e foge do Instituto Penal Padre Pio Buck, em Porto Alegre

Invaso de prostitutas
Em maio, uma jovem de 18 anos foi pega com drogas entrando no IPV. Alegou que visitaria o namorado preso. Outra mulher, encontrada dentro de alojamento, admitiu que transaria com detentos. Ela passou por uma abertura na cerca e disse que, para entrar, pagou R$ 18 ao dono do buraco na tela. Os rombos na tela so fechados pelos agentes, mas, em questo de minutos, surgem outros buracos. H trs anos, duas irms, de 14 e 17 anos, j tinham sido flagradas dentro de uma ala, em companhia de dois apenados.

Trfico nos pavilhes


O consumo de drogas em cadeias por apenados ocorre em qualquer priso. Mas no IPV, alm disso, detentos montaram uma boca de fumo para vender drogas para moradores da regio que aproveitam a fragilidade da vigilncia para entrar no albergue. Ao ser flagrado por agentes penitencirios, um homem admitiu que era viciado e que pretendia trocar um celular por droga com detentos.

O albergue
O Instituto Penal de Viamo (IPV) foi criado em abril de 2004 com capacidade inicial para cem detentos em uma rea s margens da ERS-040, na zona urbana da cidade. Com capacidade para 410 detentos, tem, atualmente, 450. Os pavilhes no tm muros, apenas precrias cercas de arame na parte do fundos, vizinhos rea de mato do Parque Saint Hilaire, por onde ocorrem as fugas.

2010
Falta de vagas no semiaberto obriga Justia a decretar a priso domiciliar para 2 mil presos A construo de albergues emergenciais no evita a crise de vagas. Em Porto Alegre, um dos prdios nunca foi ocupado por falta de rede de gua e luz

Moradia clandestina
Assim como presos entram e saem do IPV, o mesmo acontece com gente que nada tem a ver com o albergue. PMs barraram, em 20 de novembro, um homem de 29 anos entrando clandestinamente na cadeia carregando sacolas com quatro bandejas de carne, dois sacos de po e duas pedras de crack. Ex-detento, o homem disse que no tinha famlia nem casa e decidiu morar na cadeia.

A travessa do crime
Com apenas 260 metros de extenso, a Travessa Fischer, via de cho batido com moradias simples que termina em um matagal nos fundos do IPV, o caminho predileto de quem entra e sai do albergue clandestinamente. Ali, h registros de priso de foragidos, assassinato de preso, abuso sexual, apreenso de armas, de drogas e de carros e motos roubados.

2012
Justia libera sada de presos, trancados irregularmente no regime fechado por causa da crise de vagas em albergues

De 2000 a 2011, houve

64.376 47.263
Para proteger os agentes de balas perdidas por causa de tiroteios entre presos no ptio, houve uma providncia: foram instaladas placas de ferro nas janelas da fachada do prdio da administrao

fugas de cadeias no Rio Grande do Sul. No total, foram registrados casos no regime semiaberto,

15.845 1.268

no regime aberto e no regime fechado

You might also like