You are on page 1of 5

LETRAS JOS ANTNIO LEAL LEMOS

TIPOS DE NARRADOR

PORTO VELHO RO 2012

TIPOS DE NARRADOR

Trabalho apresentado a Professora Eliane Auxiliadora, da disciplina, Teoria da Literatura II - NARRATIVA, para obteno de notas parciais da Faculdade Metropolitana.

PORTO VELHO RO 2012


2

TIPOS DE NARRADOR
Narrar contar um ou mais fatos que ocorreram com determinadas personagens, em local e tempo definidos. Por outras palavras, contar uma histria, que pode ser real ou imaginria. Quando se vai redigir uma histria, a primeira deciso que deve tomar se voc vai ou no fazer parte da narrativa. Tanto possvel contar uma histria que ocorreu com outras pessoas como narrar fatos acontecidos consigo. Para Jean Pouillon, haveria trs possibilidades na relao narradorpersonagem: a viso com, a viso por trs e a viso de fora. Na viso por trs, o narrador domina todo um saber sobre a vida da personagem e sobre o seu destino. onisciente, sabendo de onde parte e para onde se dirige, na narrao, o que pensam, fazem e dizem as personagens. Na viso com, o narrador limita-se ao saber da prpria personagem sobre si mesma e sobre os acontecimentos. Renunciando viso de um Deus que tudo sabe tudo v, assume-se aqui a plena liberdade da criatura jogada no mundo, capaz de, na viso de Sartre, assumir o nada para ser. Por fim, na viso de fora o narrador limita-se a descrever os acontecimentos, falando do exterior, sem que passassem nos adentrar nos pensamentos, emoes, intenes ou interpretaes das personagens.

De acordo com Aumont e Marie (2011, p. 209).


Genette distinguiu trs sentidos possveis da palavra "narrativa: "o enunciado narrativo que assegura a relao de um acontecimento ou de uma srie de acontecimentos; "a sucesso de acontecimentos reais ou fictcios que so objetos desse discurso, e suas diversas reaes de encadeamento, de oposio, de repetio etc."; enfim, "no mais [o acontecimento] que se conta, e sim aquele que consiste no fato de algum contar alguma coisa".

NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA


NARRADOR PERSONAGEM: alm de contar a histria em primeira pessoa, faz parte dela, sendo por isso chamado de personagem. marcado por caractersticas subjetivas, opinies em relao aos fatos ocorridos, sendo assim uma narrativa parcial, j que no se pode enxergar nenhum outro ngulo de viso. A narrativa dotada de caractersticas emocionais daquele que narra. Esse tipo de personagem tem viso limitada dos fatos, de modo que isso pode causar um clima de suspense na narrativa. O leitor vai fazendo suas descobertas ao longo da histria junto com a personagem.
3

NARRADOR PROTAGONISTA: o narrador a personagem principal da histria. Todos os acontecimentos giram em torno de si mesmo, e por isso a narrativa a mais impregnada de subjetividade. O leitor induzido a compartilhar dos sentimentos de satisfao ou insatisfao vividos pela personagem, o que dificulta ainda mais a viso geral da histria.

NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA

NARRADOR ONISCIENTE: aquele que sabe de tudo. H vrios tipos de narrador onisciente, so chamados assim porque conhecem todos os aspectos da histria e de seus personagens. Pode por exemplo descrever sentimentos e pensamentos das personagens, assim como pode descrever coisas que acontecem em dois locais ao mesmo tempo. NARRADOR OBSERVADOR: o que presencia a histria, mas ao contrrio do onisciente no tem a viso de tudo, mas apenas de um ngulo. Comporta-se como uma testemunha dos fatos relatados, mas no faz parte de nenhum deles, e a sua nica atitude a de reproduzir as aes que enxerga a partir do seu ngulo de viso. No participa das aes nem tem conhecimento a respeito da vida, pensamentos, sentimentos ou personalidade das personagens.

BIBLIOGRAFIA
http://www.colegioweb.com.br/portugues/tipos-de-narrador.html Pesquisado em 06/12/2012 as 00h56min. http://elementosnarrativa.blogspot.com.br/2010/06/foco-narrativo_20.html Pesquisado em 05/12/2012 as 23h05min. MARIE, Michel; Jacques Aumont. Dicionrio Terico E Crtico de Cinema. 2 ed. So Paulo, Papirus, 2011.

You might also like