De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario.wordpress.

com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob...

De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup
About these ads (h%p://en.wordpress.com/about-these-ads/) Através desse artigo veremos como transformar simples desenhos vetoriais 2D em objetos relativamente complexos usando basicamente o Inkscape e o Sketchup, duas ferramentas gratuitas simples mas extremamente poderosas. Clique nos links abaixo para fazer o download do Inkscape e do Sketchup. (h%p://inkscape.org/download/) Inkscape (h p://inkscape.org /download/) – Linux – Mac – Windows Sketchup (h p://www.baixaki.com.br/download/google-sketchup-free.htm) - (Linux via Wine) -Mac – Windows 01 – Desenhando um garfo no Inkscape O garfo poderá ser desenhado com base numa imagem de referência qualquer na internet ou diretamente, usando formas primitivas. Deverá ser representado com vista superior e lateral. Observe na figura 01 as etapas do desenho com base em formas primitivas.

Figura 01 Até o resultado final as formas foram unidas, aparadas e editadas com a ferramenta de edição de nós (Edit path by nodes). O perfil lateral poderá ser desenhado com uma linha simples e posteriormente

1 de 7

10/11/2012 09:28

dessa forma. transformado em objeto. A cada clique as linhas serão subdivididas com a adição de novos nós. simulando uma curvatura..dxf apresentará um número excessivo de segmentos em áreas curvas. do contrário o desenho perderá sua forma básica original. alargando a parte do cabo e estreitando a parte dos dentes. Usaremos o formato . O número de subdivisões poderá variar para mais ou menos conforme a necessidade de adicionar mais ou menos detalhes no objeto final. Com a ferramenta de edição de nós. é fundamental ter controle sobre o número de linhas nas regiões curvas no modelo final. Ainda com os nós selecionados clique no botão Make selected segments lines para transformar as linhas curvas em retas. Figura 02 2 de 7 10/11/2012 09:28 .com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob.De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario. selecione uma área curva no desenho e clique no botão Insert new nodes into selected segments três vezes (figura 02). Quanto maior o número desses segmentos maior será a definição das curvas no objeto 3D e vice-versa. Invariavelmente o objeto exportado do Inkscape para o formato .Preparando o desenho para exportação Para importar o desenho em 2D no Sketchup será necessário previamente exportá-lo para um formato compatível. 02 .. Podemos exportar qualquer desenho vetorial para o formato . Não podemos fazer isso sem antes aumentar o número de nós nas áreas onde houver curvas no desenho.wordpress. é possível editar os nós das extremidades. Obs.dxf e importá-lo no Skechup.dxf. Um número muito elevado ou muito reduzido de segmentos irá dificultar ou até mesmo impossibilitar a edição do objeto no Sketchup por isso. Caso prefira desenhar o garfo usando uma imagem de referência poderá usar a ferramenta bézier traçando somente linhas retas diminuindo o espaçamento entre os nós para fazer as curvas. Durante a exportação essas linhas curvas serão automaticamente convertidas em segmentos de linha reta. Para controlar o número de segmentos é necessário eliminar todas as curvas bézier no desenho transformando-as em linhas retas.

Repita o mesmo processo em todas as áreas curvas do desenho por partes.Exportando o desenho Vá em File/Save As e em Tipo selecione o formato .. Pode ser necessário editar os nós manualmente.wordpress. Para criar uma face. Os dois objetos importados para a cena não possuem uma face. adicionando. Execute o mesmo procedimento no desenho do perfil Observe na figura 03 os desenhos originais com linhas curvas e os novos desenhos compostos somente por linhas retas prontos para exportação. 3 de 7 10/11/2012 09:28 . Após finalizar selecione todos os nós do objeto e clique no botão Make selected segments para garantir que não sobrou nenhuma linha curva.dxf. sempre que o resultado da transformação das linhas curvas em linhas retas não for satisfatório desfaça a operação. File/Import..dxf. 04 . aumente ou diminua o numero de nós e repita o processo.com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob.Importando e extrudando o desenho no Sketchup Abra o Sketchup e importe o arquivo garfo. apenas segmentos. Nomeie o arquivo garfo.De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario.dxf. trace uma nova linha sobre qualquer um dos segmentos nas duas formas com a ferramenta Line (figura 04). Figura 03 03 . subtraindo ou movendo-os.

De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario. Selecione os dois objetos e tecle “S” no teclado (tecla de atalho para a ferramenta Scale) puxe uma das alças dos cantos. Com a ferramenta Push/Pull extrude as faces com valor 100mm.wordpress. Figura 04 O sketchup foi concebido para trabalhar com grandes proporções (desenho arquitetônico).com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob.. Para desenhos em escala de décimos de milímetro erros como faces abertas podem ocorrer. digite 10 direto no teclado e pressione “Enter“.. 4 de 7 10/11/2012 09:28 . por isso vamos ampliar nosso desenho para evitar problemas com o nosso modelo. e em seguida selecione o perfil e rotacione 90° com a ferramenta Rotate conforme a figura 05.

Figura 05 Com a ferramenta Move/Copy posicione o perfil no meio do garfo como na figura 06. 5 de 7 10/11/2012 09:28 ...com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob. Figura 06 Selecione todos os objetos e no menu Edit/Intersect clique na opção Intersect whit model.wordpress.De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario. Acione a ferramenta Erase (atalho “E“) e apague todas as linhas fora da interseção (figura 07).

3d . Sketchup .com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob. inkscape .wordpress.. tutorial . clique com o botão direito sobre o grupo e selecione a opção So8en/Smooth Edges e mova o controle deslizante até desaparecerem todas as linhas verticais na geometria. garfo 3d . modelagem 3d . vetorizar 6 de 7 10/11/2012 09:28 . Sketchup + inkscape ..De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario. Figura 07 Agrupe o objeto. vetor . Garfo 3D Espero que este artigo tenhas sido útil e até o próximo! 2d . Pronto! ai está o nosso garfo 3D oriundo de dois desenhos planos 2D.

Irei praticar esta.De vetores 2D para objetos 3D com Inkscape + Sketchup « Design libertário https://designlibertario. Parabéns #2 by Carlos on 9 de novembro de 2011 .wordpress. Resolveu alguns problemas que tinha. Seguir Follow “Design libertário” Powered by WordPress. Você pode deixar uma resposta.. porque a tecnica de criar um 3D apartir de 2D que eu conhecia eram outras.0.com. 920109UTC and is filed under Inkscape. Parabéns #3 by Sanderson on 11 de outubro de 2012 . ou trackback do seu próprio site.com 7 de 7 10/11/2012 09:28 . gostei muito das informações e da possibilidade de ter acesso aos conhecimentos apresentados no seu site .com/2010/09/28/de-vetores-2d-para-ob. PARABÉEEMS Blog no WordPress.11201111UTC Muito bom. You can follow any responses to this entry through RSS 2. COMENTÁRIOS ( 3 ) #1 by Dato on 11 de fevereiro de 2011 .10201210UTC Nossa!! Era justamente o que eu estava querendo desvendar sobre as curvas pontudas que ficavam no meu vetor 2D quando eu colovava-o no Sketh! E ainda aprendi mais. This entry was posted on 28 de setembro de 2010. Tema: Fusion por digitalnature.220112UTC Valeu. Sketchup..

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful