Introdução

O presente trabalho foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Organização e Gestão Curricular, do 1.º Semestre, do 3.º ano do Curso de Educação Básica, orientada pelo docente Ramiro Marques. Este trabalho surgiu da necessidade de uma planificação semanal de conteúdos lecionados numa turma de 4.º ano, visto que o nosso estágio realizou-se numa turma desse ano. As planificações formuladas encontram-se divididas por diversos pontos, sendo eles: as diversas áreas curriculares a abordar, os respetivos conteúdos, os objetivos que pretenderíamos atingir, as estratégias a abordar, as atividades a realizar, os recursos que utilizaríamos e a forma como avaliaríamos os nossos alunos, não despendendo ainda da referência que fazemos ao tempo que utilizaríamos em cada uma das áreas curriculares abordadas. As atividades propostas baseiam-se essencialmente na realização de fichas de trabalho, de exercícios dos manuais escolares, não excluindo os trabalhos mais práticos como a realização de um placard.

Planificação Semanal

Área Curricular

1.º Dia: Segunda-Feira Conteúdos Objetivos - Identificar alguns elementos relativos à História e Geografia de Portugal; - Reconhecer e identificar elementos espáciotemporais referentes a acontecimentos , factos e marcos da história nacional. - Compreender o sistema de numeração de posição e o modo como este se relaciona com os algoritmos da operação da divisão; - Reconhecer números inteiros e diferentes formas de os representar e relacionar; - Aptidão para usar as propriedades das operações

Estratégias - Introdução e aprofundamento do tema, a partir da informação do manual, jornais, revistas, etc.

Atividades - Pesquisa e seleção de material e informação; - Início da construção de um placard.

Recursos - Manual, jornais, livros, revistas, cartolinas, marcadores e imagens.

Avaliação - Observação direta dos saberes dos alunos sobre os diversos conteúdos.

Estudo do Meio (60 min.)

À descoberta dos outros e das instituições: O passado nacional

A História

- Introdução à matéria através do manual; - Elaboração de exercícios de consolidação.

Matemática (90 min.)

Números e operações: Números naturais - A divisão

- Calcular mentalmente e através do algoritmo divisões de números inteiros; - Efetuar cálculos recorrendo a diferentes estratégias (estimativas).

- Manual; - Caderno diário; - Ficha de trabalho (Anexo I).

- Desempenho na ficha de trabalho individual, no caderno e no manual (autonomia).

Português (90 min.)

Compreensão do oral

em situações concretas. - Identificar informação essencial e acessória; - Utilizar técnicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

- Leitura de uma história infantil; - Relato, em grupo, do conteúdo essencial da mesma; - Elaboração de algumas questões acerca da história.

- Audição de uma história e seguidamente: - Identificar vocábulos novos; - Identificar e relatar a informação essencial; Preenchimento de um questionário acerca da história.

- Livro de história e questionário.

- Desempenho no questionário relativo à história.

Expressão Plástica (30 min.)

Desenho de expressão livre e sugerida

- Explorar as possibilidades técnicas e suportes de diferentes tamanhos, espessuras, texturas e cores.

- Realização de um desenho livre.

- Através de desenhos permitir que o grupo explore técnicas de pintura, utilizando materiais diversos.

- Papel branco A4; - Suportes de diferentes tamanhos, espessuras, texturas e cores; - Lápis de cor; - Lápis de grafite; - Lápis de cera.

- Empenho, criatividade, participação, e interesse do aluno.

2.º Dia: Terça-Feira
Conteúdos Objetivos - Compreender o sistema de numeração de posição e o modo como este se relaciona com os algoritmos da operação da multiplicação; - Utilizar as propriedades da operação em situações concretas. - Recontar o texto lido por palavras suas; - Propor títulos alternativos para o texto; - Construir, em grupo, um novo final. Estratégias - Introdução à matéria através do manual; - Elaboração de exercícios no manual. Atividades - Calcular através do algoritmo multiplicações de números inteiros. Recursos - Manual; - Caderno diário. Avaliação - Empenho individual na resolução dos diversos exercícios.

Área Curricular

Matemática (90 min.)

Números e Operações Números naturais -A multiplicação

Português (90 min.)

Educação Literária

- Leitura de um texto em voz alta para a turma, realizada pela professora; - Recapitulação do texto com palavras do grupo; - Apelo à construção de um final diferente, idealizado pelo grupo; - Depois de modificado o texto necessita também de um novo título.

- Leitura silenciosa; - A professora relê o texto em voz alta para o grupo; - Em grupo, recapitulam o texto alterandolhe o final; - Por último, modificam o título do mesmo.

- Manual.

- Observação direta quanto à leitura silenciosa individualiza da; - Perceção da interpretação do grupo relativamente ao texto; - Empenho e criatividade individual.

Estudo do Meio (60 min.)

À descoberta dos outros e das instituições: O passado nacional O Século

- Identificar alguns elementos relativos à História e Geografia de Portugal; - Reconhecer e identificar elementos espáciotemporais referentes a acontecimentos, factos e marcos da história nacional; - Conhecer unidades de tempo: o século. - Ajustar a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo; - Apelar ao trabalho em equipa.

xpressão e Educação FísicoMotora (30 min.)

Jogo Coletivo Corrida de Obstáculos

- Completar o tema da aula anterior de segunda- feira, iniciando a temática da unidade de tempo: o século; - No placard iniciado pela turma, é pretendido que seja acrescentado a unidade de tempo nos locais apropriados (dependendo da evolução do tempo). - Dividir a turma em grupos de cinco/seis elementos cada; - Existem vários percursos de obstáculos, todos eles iguais, um para cada grupo; - O grupo a chegar ao final do percurso primeiro vence.

- Terminar o placard iniciado anteriormente, colocando os séculos, onde o grupo, com as aprendizagens adquiridas, entender ser o local mais indicado.

- Manual, jornais, livros, revistas, cartolinas, marcadores e imagens.

- Observação direta dos saberes dos alunos sobre os diversos conteúdos; - Participação na atividade realizada; - Empenho demonstrado pelo grupo.

- Início da atividade com uma reflexão relativamente ao que vai acontecer; - Divisão do grupo por equipas; - Realização de uma corrida de obstáculos.

- Pinos; - Arcos; - Bolas; - Colchões.

- Observação do comportamen to dos alunos; - Participação individual; - Espirito de equipa e cumprimento de regras.

3.º Dia: Quarta-Feira
Conteúdos Objetivos - Ler de modo autónomo; - Conversão de um texto narrativo num texto dialogado; - Utilizar técnicas a fim de recolher, organizar e reter a informação. Estratégias - Leitura de um texto selecionado pela professora; - Transformação do texto narrativo num texto dialogado (com o auxilio da professora). Atividades - A temática será iniciada com a leitura de um texto selecionado pela professora; - O grupo fará de seguida uma transformação do texto em texto dialogado, primeiro na oralidade e depois na escrita. - Discussão em grupo de conhecimentos prévios; - Iniciação ao tema com a ajuda do manual; - Resolução de alguns exercícios a fim de consolidar conhecimentos adquiridos; - Para terminar, na presença de alguns mapas e do globo, o grupo deverá localizar Portugal, continentes e Recursos - Manual; - Caderno diário; - Lápis. Avaliação - Participação individual na atividade; - Capacidade de raciocínio; - Capacidade de leitura e escrita.

Área Curricular

Português (90 min.)

Leitura

Estudo do Meio (60 min.)

À descoberta dos outros e das instituições O passado nacional

- Localizar Portugal, continentes e oceanos; - Utilizar formas variadas de comunicação escrita, oral e gráfica e aplicar técnicas elementares de pesquisa, organização e tratamento de dados.

- Introdução à matéria através do manual; - Consolidação de conhecimentos com a resolução de exercícios.

- Manual; - Mapas; - Globo; - Quadro interativo.

- Correção dos exercícios de consolidação; - Interesse individual e do grupo na abordagem do tema; - Observação da participação na presença do globo e dos mapas.

oceanos.

Matemática (90 min.)

Números e Operações: Números naturais Relação entre a multiplicação e a divisão (estimativas)

- Reconhecer números inteiros e diferentes formas de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas; - Reconhecer as operações que são necessárias à resolução dos problemas e explicar os métodos e os raciocínios que foram usados; - Relacionar a multiplicação com a divisão. - Resolver situações problemáticas.

- Iniciar a temática da relação entre a divisão e a multiplicação baseada no manual; - Dar ao grupo diversas situações problemáticas pedindo-lhes que calculem mentalmente e através do algoritmo produtos e divisões de números inteiros; - A turma deverá efetuar cálculos recorrendo a diferentes estratégias.

- Resolução de diversas situações problemáticas (no manual e expostas pela professora no quadro interativo).

- Quadro interativo; - Manual; - Caderno diário.

- Correção dos exercícios de consolidação; - Participação ativa da turma na resolução dos mesmos.

4.º Dia: Quinta-feira
Conteúdos Objetivos - Compreender o sistema de Estratégias - Introdução à matéria através Atividades - Encontrar múltiplos de um Recursos - Quadro interativo; Avaliação - Desempenho nas fichas de

Área Curricular

Matemática (90 min.)

Números e Operações: Números naturais Múltiplos de um número natural

Estudo do Meio (60 min.)

À descoberta dos outros e das instituições: O passado nacional Os primeiros povos

numeração de posição e o modo como este se relaciona com os algoritmos das operações; - Reconhecer números inteiros e diferentes formas de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando aquelas facilitam a realização de cálculos. - Reconhecer e identificar elementos espáciotemporais que se referem a acontecimentos, factos, marcas da história nacional; - Utilizar vestígios de outras épocas como fontes de informação para reconstituir o passado, compreendê-lo e organizar o

do manual; - Facultar à turma diversas situações pedindo-lhes que calculem mentalmente e através do algoritmo produtos de números naturais; - Elaboração de exercícios no manual.

número natural; - Efetuar cálculos recorrendo a diferentes estratégias; - Resolução de diversas situações (no manual e expostas pela professora no quadro interativo); - Utilizar a tábua de Pitágoras para fazer cálculos; - Efetuar estimativas.

- Manual; - Caderno diário.

trabalho individual, caderno e manuais (autonomia).

- Diálogo com a turma sobre conhecimentos prévios; - Introdução à matéria através do manual; - Elaboração de uma ficha de trabalho.

- Discussão em grupo de conhecimentos prévios; - Iniciação ao tema com a ajuda do manual e do quadro interativo; - Resposta a uma ficha de trabalho.

- Manual; - Quadro interativo; - Ficha de trabalho (Anexo II).

- Interesse individual e do grupo na abordagem do tema; - Desempenho na ficha de trabalho.

presente. Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários; -Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos. -Redigir textos obedecendo à sua estrutura; -Cuidar da apresentação final dos textos. -Escrever textos por sua iniciativa.
-

Português (90 min.)

Escrita

- Leitura de textos produzidos por iniciativa própria, tendo em vista o gosto pela criação de textos escritos; -Consulta do dicionário; -Elaboração de jogos de palavras; -Produção de textos de acordo com um tema sugerido; -Produção de texto livre; - Exposição de textos.

Ler textos produzidos por iniciativa própria; -Consultar o dicionário nas palavras que desconhecem. -Realização de jogos de palavras; - A professora sugere um tema e os alunos redigem um texto de acordo com esse tema; - No final da aula os alunos expõe num placard os seus textos.
-

- Manual; - Caderno diário; - Placard

- Desempenho e criatividade dos alunos nos textos produzidos por eles próprios.

5.º Dia: Sexta-Feira
Conteúdos Objetivos Plano lexical e semântico: -Identificar palavras que pertencem à mesma família. -Identificar relações de significado entre palavras Estratégias -Elaborar listas, de sinónimos, antónimos, de famílias de palavras, mapas semânticos, como suporte à produção oral e escrita; -Leitura de vários tipos de Atividades - Exibição, no quadro interativo, de várias listas de sinónimos, antónimos, de famílias de palavras, mapas semânticos; - Ler vários textos e Recursos - Quadro interativo; - Caderno diário; - Livro de Fichas. Avaliação - Desempenho nas fichas de trabalho individual, caderno e manuais (autonomia).

Área Curricular

Português (90 min.)

Gramática: Família de palavras; Sinónimos;

Antónimos;

texto para identificação das características de palavras.

identificar as características das palavras; - Resolução de uma ficha de trabalho.

Números e Operações: Números naturais Utilizar tabelas de duas entradas da multiplicação para efetuar divisões.

- Reconhecer as operações que são necessárias à resolução dos problemas e explicar os métodos e os raciocínios que foram usados; - Recolher e organizar dados relativos a uma situação problemática; - Discutir com os outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas.

Matemática (90 min.)

- Calcular mentalmente e através do algoritmo somas, diferenças, produtos e divisões de números inteiros; - Efetuar cálculos recorrendo a diferentes estratégias; - Relacionar a multiplicação com a divisão; - Utilizar a tábua de Pitágoras para fazer cálculos; - Efetuar estimativas.

- Elaboração de exercícios no manual e fichas de trabalho.

- Manual; - Fichas de trabalho.

- Desempenho dos alunos nos exercícios propostos

Estudo do Meio (60 min.)

À descoberta dos outros e das instituições: O passado

- Identificar alguns elementos relativos à História e Geografia de Portugal; - Reconhecer e identificar

- Diálogo com a turma sobre conhecimentos prévios; - Introdução à matéria através do manual; - Elaboração de exercícios do

- Iniciação ao tema com base no manual escolar; - Responder às questões do livro de fichas, no caderno diário.

- Manual; - Caderno Diário; - Livro de Fichas.

Comportamen to e atenção ao longo da abordagem do tema; - Desempenho dos alunos nas questões respondidas.

nacional A reconquista cristã

elementos espáciotemporais que se referem a acontecimentos, factos, marcas da história nacional;

livro de fichas;

Conclusão
Esta planificação pretende mostrar o trabalho efetuado ao longo do semestre. Na sua elaboração tentámos mostrar o que aprendemos e a importância que esses conhecimentos sobre planificações poderão ter futuramente na nossa vida profissional. Ao longo deste trabalho contámos sempre com a ajuda do docente desta mesma unidade curricular de Organização e Gestão Curricular, Ramiro Marques. Consideramos que as fichas de trabalho aplicadas no final de cada temática abordada servem para consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, e para perceber se estes foram apreendidos corretamente. Estas também complementam a observação feita pelo docente, servindo para este perceber melhor se a sua metodologia está adequada ao grupo de crianças, o que lhe permite repensar a sua prática e adaptá-la às necessidades das crianças. Concluímos também que é importante que o docente faça uma pesquisa prévia sobre a temática, para que possa recordar a matéria e colocar-se a par de novas informações que possam existir, para esclarecer qualquer dúvida existente por parte do grupo, pois o docente deve ter presente, mais conhecimentos que aqueles que vai apresentar aos alunos. Em suma este trabalho foi-nos bastante útil, pois relembrámos temáticas e conteúdos abordados no 1ºCEB, e assim poderemos num futuro próximo usar como ferramenta as planificações na nossa prática profissional. Tendo em conta que a foi primeira experiência prática nesta área, penso que atingimos todos os

objetivos propostos desta unidade curricular e nos empenhámos ao máximo para obter os melhores resultados possíveis. No geral, esta unidade curricular é uma das unidades muito importantes, pois uma planificação é algo que iremos fazer ao longo da nossa vida profissional.

Anexos

Anexo I
Nome: _________________________________________________________ Data: _____/_____/_____

A Divisão
1. A Margarida levou para a escola, no dia do seu aniversário, 4 sacos de gomas para distribuir pelos colegas da turma. Sabendo que cada saco continha 27 gomas, quantas gomas deu a Margarida a cada um dos seus 20 colegas?

1.1. Apresenta uma estimativa do número de gomas que cada colega deverá receber.

1.2. Realiza os cálculos de forma a descobrires quantas gomas recebeu cada colega da Margarida (valor real).

1.3. Depois da distribuição restaram gomas? Quantas?

2. Querem organizar na escola um lanche de Natal para 300 crianças, dando um queque a cada uma. Estes vêm em caixas de 10.

2.1. Quantas caixas são precisas comprar?

3.2. E se a caixa for de 20?

Bom Trabalho!

Nome: ______________________________________________ Data: _____/_____/_____

Anexo II

Completa o seguinte texto.

Pinta o território de Portugal continental.

Completa o quadro: Ano 1262 1900 1598 1754 1401 1373 Século XIII

Escreve o significado de:

a.C.__________________________________________________ d.C.__________________________________________________

A Península Ibérica é formada por dois países: ________________ e _________________. Os povos que passaram pela Península Ibérica foram os: _______________, ______________, ____________, ____________, ____________, _____________, _____________ e _____________. O povo que mais desenvolveu a Península foram os _______________. Ainda existem no nosso país _____________, _____________, _____________ e _____________ desse tempo. Completa.

Bom Trabalho

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful