Produzido por Rodrigo Santiago - Life Coach http://espalheoamor.com.br

Caro leitor(a), Primeiramente, quero lhe dar os parabéns por ter despertado a curiosidade que poucas pessoas têm de saber mais a respeito do funcionamento da sua própria mente, e de como você pode atuar positivamente para que sua experiência pessoal de vida tenha maior qualidade, em qualquer ambiente onde você viva. O objetivo deste material que você tem em mãos é mostrar-lhe como é possível para você conquistar um controle emocional muito maior em sua vida. Este documento contém exatamente 14 lições que você pode usar para manter-se firme em direção à realização dos seus sonhos, não importa que dificuldades lhe aflijam. Na verdade, são mais do que 14 fundamentos. Mas enumerei as 14 principais. É possível que você encontre mais. Aqui, eu evitarei a utilização de nomes técnicos. Esta conversa tem por objetivo permitir a você levar direto para dentro da sua vida prática diária as lições compartilhadas, através de exemplos concretos. Talvez você já tenha alguns destes princípios em sua alma. Talvez não. Talvez lhe estejam faltando algumas dessas peças inspiracionais para que sua vida mude em algum sentido. Essas coisas só a leitura poderá lhe dizer. Cada lição neste documento é inteiramente baseada tanto na minha história pessoal quando na minha carreira como um coach, com meus clientes. Aqui, você conhecerá tanto o lado meu lado íntimo quanto um pouco das minhas experiências como um profissional da área de Desenvolvimento Humano. Forças ou falhas pessoais, está tudo aqui.

Não gosto de parecer um super-humano. Até poderia fazer isso, esconder meus defeitos e parecer infalível. Poderia fazer você acreditar que eu realmente sei todas as coisas, como fazem muitos homens santos em religiões que arrebatam multidões iludidas... Mas não seria justo fazer isso com as pessoas. Simplesmente não é justo. Meu maior desejo é que, acima de tudo, você realmente conquiste maior qualidade de vida através desse livreto. As lições reveladas não são opiniões pessoais. São científicas. Vamos lá...

Quando Eu Contei a Um Dos Meus Amigos Do Que Se Tratava Este Assunto, Suas Palavras Foram:
- Rod, tudo a ver! Você é mesmo uma autoridade em tranquilidade... A propósito, esse foi o primeiro amigo na minha vida inteira que resolveu abreviar “Rodrigo” para “Rod”. Depois dele, alguns outros amigos deste mesmo círculo seguiram a tendência. Achei engraçado, na época. Hoje, estou feliz em poder dizer que sou mesmo uma autoridade em tranquilidade e qualidade de vida. Já ajudei muitas e muitas pessoas a tornarem suas vidas mais positivas pelo mero poder de usarem seus recursos mentais de maneira mais eficiente. Acha a proposta esquisita ou improvável? Pois então, saiba que...

...Eu já estive onde você está hoje!
Talvez você se sinta dessa forma... O mundo é um lugar violento, onde muitas pessoas estão a ponto de explodir em uma crise de nervos. Ninguém está disposto a lhe dar ouvidos ou lhe ajudar, por mais que você as ajude. A gentileza é algo que não se pratica, mais. As pessoas FALAM sobre gentileza, mas não AGEM com gentileza. Algumas pessoas ignoram que as intenções que você tem em seu coração são boas. Passam completamente por cima das palavras que saem de sua boca, e assumem que você mente justamente quando você está sendo realmente sincero. Outras pessoas próximas, também importantes, encaram críticas como ataques pessoais. Não têm condições de dialogar e, por mais que você veja que elas estão indo para um buraco, elas não lhe dão ouvidos. Você sofre, porque adoraria saber como ajudá-las. Todos os dias, você precisa encarar alguns certos rostos com semblantes críticos e reprovadores, que assumem que você seja uma pessoa “ruim”, “incapaz” ou, simplesmente, “errada” em perseguir seus sonhos e projetos pessoais. Outras lhe fazem cobranças o tempo todo, tentando prender você em correntes nas quais você não tem liberdade para pensar, falar ou se comportar. Raramente você encontra apoio ou um ombro amigo que faça a diferença real pra que você conquiste seus sonhos.

Isto tudo pode lhe deixar, muitas vezes, sem esperança...
Seu coração pesa, seus ombros vivem cansados e tensos... Seu peito arde uma boa parte dos dias, e você sente um nó na garganta que não sai, de jeito algum. De vez em quando, você demora muito para pegar no sono, porque quando se deita no travesseiro, as vozes das pessoas que lhe criticam não saem da sua cabeça. As cenas, os rostos... Tudo lhe aflige no momento onde você deveria relaxar. Afinal, você AMA estas pessoas e, no fundo, no fundo, só queria que todos se respeitassem, que se entendessem e que se aceitassem.

E que tudo vai ficar bem.. Ou talvez sinta uma grande tristeza de achar que você pode se tornar vítima de alguma das doenças de fundo nervoso. tremia todo o seu corpo apenas por pensar em responder perguntas simples.. É como se ninguém estivesse vendo seu esforço. Talvez já esteja calculando que um dia terá que se render aos remédios. hoje.. Brigas entre pais e filhos. Já acompanhei de perto pessoas que precisavam lidar com conflitos surrealmente complicados. lá dentro da sua mente. Mesmo assim. pode ser que você se sinta muito só. Casais em crise. você ainda ouve uma voz.Sua produtividade pode já estar sendo impactada em seu trabalho. Como diria Renato Russo: vivemos num mundo doente. e as doenças cardíacas são consideradas verdadeiros assassinos em massa silenciosos. através dessas palavras. simplesmente. parecer complicada. como síndrome do pânico e depressão profunda... Às vezes. Se você se identifica com algumas dessas situações. amor e amigos. se ainda não os usa. as estatísticas da Organização Mundial de Saúde não mentem: o ser humano está mais estressado e sob maior pressão. Mas ela tem solução. Já acompanhei até mesmo um cliente que. Problemas de carreira. Ele tinha medo de ir até o quintal de sua própria casa. Pessoas que desenvolveram psicopatias sérias. Mesmo com família. A voz da sua intuição. . e não pelo que os outros acham sobre como elas deveriam se comportar. existem vários seres humanos que gostariam. no mundo... próximos de uma separação. ano após ano. Ele tinha medo de olhar o que havia em seus pensamentos. de tanto medo. Sua falta de concentração lhe causa um certo medo do que será do seu futuro. Afinal. que as pessoas se aceitassem pelo que elas são. Quero lhe dizer sinceramente. saiba que você não está sozinho. Hoje. você vai conseguir resolver estes problemas. A voz gentil e mansa lhe sussurra calmamente nos seus ouvidos e lhe diz que. que a sua situação pode. um dia.. você duvida até mesmo de Deus.

Eu Já Ajudei Pessoas Com Os Mesmos Problemas Que Você A Darem Saltos Em Sua Qualidade de Vida! Além de ter acompanhado pessoas com problemas parecidos com estes. então você está num estágio de evolução pessoal muito especial. Através destas palavras. Poucas pessoas chegaram onde você se encontra neste momento. hoje. Como seria sua vida e todos os seus anos futuros se você pudesse se destacar dos efeitos emocionais negativos de todas essas cobranças que acontecem à sua volta? .. É bem possível que você possa extrair pérolas muito valiosas para sua própria vida através dessa leitura.. Este material é tanto um importante testemunho pessoal e profissional quanto um breve manual que demonstra que é perfeitamente possível deixar de sucumbir a todas as mazelas emocionais que podem estar acometendo sua vida. Se você tem implantado em seu cérebro a mentalidade de que as pessoas precisam aceitar umas às outras pelo que elas realmente são. Imagine o seguinte.. e muito provavelmente várias em situações ainda piores que as suas... e não pelo que elas deveriam ser.O Seu Próximo Passo É Superar Os Problemas Emocionais Que Vieram Com Toda Essa Consciência. eu tenho que lhe deixar ciente de que eu também já estive lá. Agora. pretendo continuar este movimento para capacitar pessoas a superarem dificuldades emocionais e conquistarem seus sonhos. ..

Esta é a oportunidade que se apresenta para você. Paz de espírito e tranquilidade não são privilégios de algumas poucas pessoas. em todos os momentos que as grandes dificuldades surgissem à sua volta? Seria atrativo pra você conquistar aquele equilíbrio emocional de pessoas consideradas muito evoluídas espiritualmente? Seria bom. simplesmente. uma habilidade. calma e tranquilidade. Tudo isso sem correr o risco de ter que deixá-la monótona. você pudesse se manter em um estado onde tivesse muitas vezes mais paz. todos os dias da sua vida. Passividade não traz paz. Resignação não traz paz. Existem pessoas sem paz e infelizes em todas as classes e etnias . neste momento único: a de transformar sua própria vida em uma história sensivelmente mais tranquila. Sentir paz e ser feliz é. Monotonia provoca tédio e falta de ânimo. com uma respiração equilibrada e uma sensação de descontração. Não é.da mais pobre à mais rica. antes de mais nada. sim. Não deixe que pessoas ignorantes sobre isso lhe digam o contrário. Também existe o contrário: pessoas plenamente realizadas e felizes em todas as classes e etnias. pra você. positivamente emocionante e pacífica. apenas. como você viveria? Saiba de uma coisa: se Deus lhe trouxe a este mundo. resignada ou chata. muito menos dependente de situação social. e não a alguns. branda. passiva. Ter tranquilidade emocional e resistir com equilíbrio a efeitos de ações nocivas em seu ambiente pode. genética. ser aprendido. Resignação provoca amargura e depressão. Deus escolheu a todos para serem seus filhos. descobrir em si mesmo o dom de conciliar pensamentos e emoções em uma harmonia plena? Se você pudesse fazer a mágica da paz brotar em seu coração conforme seu desejo.Como você viveria seus dias se. . ao invés de sentir seu coração disparar. Passividade provoca agressão interior. foi para aprender a superar sofrimentos. Monotonia não traz paz.

utópico. . Eu sou um profissional da área de Desenvolvimento Humano. Nenhum dos meus clientes que a conquistaram nasceram assim. está completamente enganado.. em um lar completamente desequilibrado. Eu não queria repetir com meus filhos o que vivi na infância. nem precisaríamos ter chegado a este planeta tão especial. moralista. em plenos 18 anos.Chatice. cheio de sonhos de transformar o mundo. eu sofri de depressão. .. e meu idealismo nobre e a esperança de viver estavam por um fio. e com as quais acredito que você possa se identificar. Na minha adolescência. cada vez melhor.. durante um período de mais ou menos 8 a 10 meses. Mas a verdade é que poucas das coisas que eu sonhava davam certo em minha vida. e acredito que você vá extrair valor humano imenso dessa experiência. Estamos aqui para aprender a viver. Sei o quanto as pessoas podem conquistar em termos de controle do seu próprio corpo. É claro que eu não nasci com essas habilidades que falei. Ninguém nasce “pronto pra viver”...Nós Só Conseguimos Aprender a Viver Com: Situações Adversas Ou Pessoas Especiais! Se você acha que adquiri esta experiência geneticamente ou no berço da minha família. Naquela época. Estas são algumas das minhas memórias mais marcantes. Do contrário. Vou compartilhar aqui lições muito duras e importantes de coisas muito complicadas que vivi. Minha experiência pessoal me diz o seguinte: no que diz respeito a este assunto tão sensível. não é paz. Sei o quanto as pessoas podem ter a espontaneidade de serem felizes sem nenhuma razão aparente. Idealista... certamente. eu era um “projeto de homem”..

. Já tive vergonha disso. O que passou... Não Conseguia Trabalho. Para preservar a memória das pessoas envolvidas. Falo até mesmo de ver sangue e ter medo de dormir. É. trancafiado em casa.... Em toda minha adolescência. Com um poder de processar informações muito mais vasto do que o de qualquer grande homem nos séculos passados.. eu me interessei muito por computadores e análise de sistemas. E lá estava eu. mas hoje sou mais “cara-de-pau” mesmo e assumo meu “passado negro” (risos) Eu era verdadeiramente fascinado pela maneira como podemos programar e reprogramar todo aquele equipamento para realizar comandos automatizados.. onde eu presenciei até mesmo muitas cenas de violência doméstica. (Estes cenários são típicos.. eu fui um desses. me concentrarei apenas na minha própria história. Presidentes lideraram países e imperadores levaram continentes à frente sem um centésimo do poder que qualquer computador tinha em 1998... Um trabalho que levaria dez anos para ser concluído nas mãos de vinte bons homens se resumia em uma execução de alguns segundos por um computador. Fui um auto-didata na área.Eu Não Tinha Amor. Tudo isso me foi bastante cotidiano. As pessoas já foram perdoadas. estudando noites em claro as vísceras do computador e a lógica da máquina. Bum! Lá estavam inúmeras instruções sendo executadas em um milésimo de segundo. dominar um computador era como ter o gênio da lâmpada. Era mais um nerd tímido e anti-social. passou. Pra mim. Mesmo. Minha Família Não Me Dava Apoio Nem Força Em Meus Próprios Projetos! Não tínhamos muitos recursos financeiros e vivíamos dentro de uma crise familiar permanente. Extremamente comuns em famílias de pessoas que não sabem trabalhar positivamente com suas próprias emoções). Bastava escrever os comandos certos e.

Meu pai se orgulhava de mim por eu ter. Para que isso fosse necessário. era preciso entender como trabalhar com computadores.Pra mim. Seria como ter o controle sobre um mundo alternativo.. desde os 10 anos de idade. E “ai” de quem me dissesse o contrário! Eu virava bicho. mas que não era exatamente uma pessoinha “fácil” de se lidar. Classes.. e até hoje o tenho com muita ternura em minha memória. eu ADORAVA ler sobre Platão e a Filosofia Grega. decorado aquela anedota sobre a Apologia de Sócrates. à parte das outras pessoas. eu teria que aprender a analisar o mundo. A cada vez que aprendia um novo truque computacional.. Bertrand Russel.. Mas. dominar os computadores era como conseguir um cérebro ultra-rápido. Na minha cabeça. naquela época. também foi uma espécie de “mentor” pra mim. Ficava nervoso. Enfim. pra que eu me profissionalizasse na área. alguém que amava refletir sobre a realidade que nos cerca. sombras. cada uma dessas coisas tinha um lugar em comum com a análise de sistemas. pois também era conhecido por sua gentileza e qualidades humanistas.. o Mito da Caverna. Fazia discursos inflamados e passionais.. . suas virtudes e transferir tudo através de modelos matemáticos e lógicos para dentro do mundo digital. Tudo isso me fascinava. Era como ter um poder secreto.. Eu me sentia como se estivesse. em que o próprio declarava: só sei que nada sei. . seus problemas. ideais. Eram belos os argumentos dos filósofos sobre como se organizava a realidade. eu me sentia um verdadeiro mágico.Transcendendo minha própria realidade! À parte dos computadores. Ele foi considerado um dos maiores lógicos que viveram..

. ainda assim. onde fazer e por que fazer para evitar desastres. Uns mais engraçados que outros.. como fazer. não “demonstra” emoções.. Existem bons analistas em qualquer lugar. Era um dever sagrado! ÊXTASE! Eu queria analisar o mundo e tomar parte em um universo que se transformava através das vias digitais. De fato. . não deu outra. Essa característica não é exclusiva na área dos computadores. Bom.Compreender relações dentro de nossa realidade que eram acessíveis a pouquíssimos indivíduos me fazia sentir uma verdadeira nobreza de espírito. À medida que ia entendendo o tipo de raciocínio requerido para lidar com um computador. você está familiarizado com o estereótipo de um analista de sistemas: uma pessoa que. centrados. teoricamente. Algumas são mais sorridentes do que outras.. Se você acredita nessas coisas. Comecei a me tornar um pouco mais “frio”. É essa a diferença prática que a média das pessoas desconhece. Todos eles serão pessoas centradas. eu me distanciei um pouco da maneira como outras pessoas pensam. A massa não faz a si mesma o tipo de pergunta que um bom analista faz. aqui está uma resposta: um bom analista geralmente não tem tempo para se desesperar. Desespero? Difícil de ter. quando fazer.ou seja: do que fazer.. Porém... porque ele costuma pensar em termos de soluções . como se diz por aí. Certamente. É muito fácil para o público geral “etiquetar” alguém que pensa de maneira mais precisa que a média das pessoas. “Paz” ou “frieza”? Cada um dá o nome que lhe convém. e que por isso tem uma vida mais tranquila.. para justificar sua própria situação.

Eu Tinha Muita Dificuldade Em Entender As Decisões Dos Outros. Por isso. Conforme o tempo passou.. uma grande limitação na época. Até então. eu comecei a reparar que muitas pessoas tomavam decisões irracionais. quando então resolveria me tornar um coach. Isso era.Porém. Isto eu só descobriria muitos anos depois. ou reagiam com exagero emocional a coisas que eram fáceis de serem resolvidas. Eu observava o mundo e um volume grande de pessoas desesperadas. Naquela época. Hoje. isso tem um efeito colateral sério: pode gerar desconforto e segregação. eu entendo perfeitamente uma das faces mais importantes do problema. pra mim. Nem todas as pessoas das áreas exatas têm facilidade para lidar com outro ser humano. aquilo era apenas uma coisa que eu vivia dentro de mim. . Outras tiravam conclusões lógicas falsas de fatos e eventos. eu não sabia o quanto isso tinha qualquer valor para a área de ciências humanas. e suspeitava que havia algo de muito errado com a nossa cultura e falta de educação em geral..

ingenuamente. A prova desse fenômeno é a quantidade enorme de falcatruas. Levei vários anos e um monte de investimentos . FUNDAMENTO #1: ACREDITAMOS EM MENTIRAS. eles devem acreditar também que eles próprios podem provar essas idéias. Tudo isso acontece de uma maneira bastante subliminar. muito alto.Anote Estes Cinco Princípios Abaixo. Para que isto seja possível.. Você já deve saber do que estou falando. . Como? Para que isto seja possível. pessoas utilizam processos de prova inacurados ou até mesmo completamente inválidos. Seres humanos têm a capacidade plena de. mesmo quando as provas que eles utilizam não são formalmente válidas. fraudes e enganações na sociedade.. A verdade é que. É a nossa máquina inconsciente entrando em ação. Converse com qualquer policial e você saberá mais ainda. Pois Eles Podem Salvar Sua Vida Um Dia! (Eu Nunca Falei Tão Sério) As lições nas linhas seguintes me foram aprendidas a um custo muito.para entender cada lição que está abaixo. elas precisam acreditar também que o processo utilizado na prova da verdade é suficiente e conclusivo. darem crédito total a idéias falsas..tanto pessoais como financeiros . Não as deixe escapar. muitas vezes.

conclui-se que qualquer pessoa é passiva de devotar uma vida inteira a acreditar em mentiras que consideram muito importantes. As pessoas acreditam ingenuamente que “sabem ser perfeitamente lógicas e razoáveis”. guarde isto no seu coração: “acreditar” é apenas um efeito da fisiologia humana. igualdades. Portanto. uma massa delas acredita que estão sendo lógicas em determinados contextos. e não necessariamente uma prova de que aquilo em que se acredita seja verdade.Existe uma esfera inteira de conhecimentos humanos que se referem a processos considerados confiáveis para se “provar a verdade”. pouquíssimas pessoas sabem. o fato é que a utilização de lógica formal requer uma dose “cavalar” de estudos. Guarde isto no seu coração: pessoas podem ser completamente programadas para pensar de maneira totalmente equivocada sobre equivalências. de fato. causas e efeitos. Qual foi a última vez que você soube de algum amigo que estudou lógica formal? Provavelmente. é possível saber o quanto a massa das pessoas é ingênua ao dizer com confiança que “sabe a verdade”. ao estudá-la. FUNDAMENTO #2: SOMOS IRRACIONAIS COM MUITA FREQUÊNCIA. utilizar o processo lógico da maneira certa. . Ainda que não se prove a verdade “final” através dessa área. Por isso. Enquanto isso. há muito tempo atrás. Disso. correlações. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre os seres humanos serem “animais racionais”. Porém. quando estão sendo completamente ilógicas. se é que ouviu.

grosseria e até mesmo de falta de humildade! Portanto. Elas mantém sonhos que nunca poderão ser alcançados ou sequer entendidos na totalidade nem mesmo por elas próprias. o mundo seria um lugar com muito menos sofrimento. petulância. Se as pessoas fossem tão precisas e objetivas quanto elas acreditam que são. uma pessoa pode até mesmo se irritar seriamente se alguém lhe pede que ela seja precisa em sua comunicação ou seus desejos. crítica destrutiva. impossível de ser medido ou adequado à realidade. O desenvolvimento avançado das habilidades de precisão de pensamentos é um privilégio dos melhores comunicadores e líderes que você conhece em sua vida. Não é natural sermos precisos em nossa sociedade. em maior parte usamos nossas palavras de uma maneira vaga e sem objetivo. Guarde isto no seu coração: a maior parte das pessoas na sociedade têm em suas mentes um mundo totalmente embaçado. implicância. muitas vezes. mas o fato é que precisão é uma habilidade de comunicação que deve ser extensivamente estudada e praticada. intrusão. a solução é ter cautela.FUNDAMENTO #3: VIVEMOS EM UM MUNDO FANTASIOSO. Pelo contrário. As pessoas acreditam que são precisas. provocação. simplesmente porque ela não levaria a lugar nenhum. Inquirir pessoas para serem objetivas pode funcionar muito bem como uma fórmula para a inimizade nos dias de hoje. prepotência. . Isso porque. Pouquíssimas pessoas sabem ser precisas. Muita gente percebe esse tipo de comunicação como cobrança. Eu perdi a conta do número de vezes que resolvi permanecer em silêncio durante uma conversa.

também com grandes delírios de saberem algo que possa ser chamado “a verdade”. Tudo isto. podemos concluir que em muitos momentos somos completamente habilidosos em criar argumentos impróprios. e dizem que eles são “a realidade”. ao invés de promover harmonia. FUNDAMENTO #5 NÃO SABEMOS FAZER ESCOLHAS. Todos os quatro pontos anteriores nos fazem concluir que as pessoas sem o conhecimento adequado sobre como analisar sua própria vida são passivas de se tornarem péssimas em fazer escolhas. Isso é problemático. gera atrito. Guarde isto no seu coração: uma pessoa pode viver uma vida inteira infeliz. Em virtude dos três pontos anteriores. Pessoas assim acreditam profundamente nestes universos de pensamentos fantasiosos. e estão plenamente dispostas a tentarem convencer e forçar suas fantasias nas mentes de outras pessoas. A maioria das pessoas que dependem de remédios e pílulas não precisam de verdade deles pra se manterem calmas. e inúmeras pessoas sofrem cronicamente por isso. Guarde isto no seu coração: as pessoas vêem problemas que não existem. Elas conseguem criar toda sorte de dificuldades e barreiras para elas próprias e também para as pessoas de seu convívio. irrelevantes. Em seguida. tentam convencer outras pessoas de que estes argumentos são “aquilo que existe”. miserável e até MORRER sem ter a menor consciência de que ela própria é a fonte do seu inferno pessoal. falsos. ou “a verdade”. . brigas e desentendimentos com uma frequência incomensurável.FUNDAMENTO #4: CRIAMOS PROBLEMAS DESNECESSÁRIOS. Os relacionamentos se tornam desgastados e isto gera uma quantidade de tristeza enorme. A solução é desenvolver sua habilidade em lidar com a vida. Isto já aconteceu incontáveis vezes. insuficientes e totalmente improdutivos sobre como o mundo deveria ser.

estávamos no início da Internet. Vários destes processos são tão antigos quanto a própria história da civilização humana. Naquela época. . É possível ter mais paz sem precisar ser um monge budista trancafiado em um monastério? Sim. e não a problemas.Desenvolver a habilidade de se comunicar como os melhores líderes . liberarem-se de uma realidade que as atormentam. teríamos um mundo com muito maior qualidade de vida.para que elas possam. Outros foram descobertos mais recentemente. O nome disso tudo que as pessoas que se dizem infelizes fazem com elas próprias é “auto-sabotagem”. Guarde isto no seu coração: se todas as pessoas na sociedade soubessem aquilo que permite que elas “despertem” deste sono profundo que as massas vivem hoje. como a maioria das pessoas que se desesperam. feliz e em paz é: 1 . Definitivamente. Como você pode perceber. tudo seria diferente para a humanidade. finalmente. A única maneira de alguém ingênuo quanto a estes fatos anteriores despertar de sua inconsciência para uma vida muito mais prazerosa. Você pode ver esse nome na literatura técnica de diferentes áreas da Psicologia. 2 .Compreender quais são os processos mais modernos e eficazes de tomada de decisão utilizados pelas pessoas mais felizes e realizadas no mundo contemporâneo. as disciplinas da Teoria da Computação estavam me condicionando a ser uma pessoa orientada a soluções.FUNDAMENTO #6: PODEMOS APRENDER A ACORDAR. e eu sabia que. a partir daí. produtiva.

eu acreditava que essas promessas obscuras que eu via em livros e comerciais estranhos fossem besteira.. dentro de toda Teoria de Sistemas. Estava ali. Bem pé-no-chão.. Muitas são promessas que. Depois que você terminasse de programá-lo. e que não tinham valor algum. e só. eu conhecia computadores. visualizações do futuro. . Amava. infelizmente... e até hoje eu amo de verdade. .. nada em programação que fosse similar às propostas das propagandas daqueles livretos. bastava reproduzi-lo em vários lugares. frases pra você repetir cinquenta vezes por dia. Mesmo assim. Bastava distribuir aquele conhecimento para as pessoas usarem em seus próprios computadores.. fitas gravadas para você ouvir enquanto dorme.. realidades alternativas. Eu não dava a menor “trela” quando alguém me falava sobre essas coisas.Dá Pra Você Perceber O Quanto Nós. e não sabia. ofendem a inteligência de qualquer pessoa. Um botão para solucionar tudo em meio segundo. Seres Humanos. Aquilo sim era a realidade crua.. Essas coisas com um sabor totalmente new age e auto-ajuda. Apesar de achar a proposta o maior barato. na frente de todo mundo.. Isto porque as promessas eram fantasiosas demais. Somos Malucos?! (Risos) Naqueles dias eu também era bombardeado diariamente com várias dessas propagandas que você já deve ter visto sobre “reprogramação mental” e “controle da mente”.. Você sabe de quais fantasias estou falando: viagens para dimensões paralelas. e até me empolgar com a simples possibilidade de que isso fosse realmente possível. Achava divertido.Enfim. À parte do meu ceticismo assertivo e saudável sobre “reprogramação mental”. Afinal. eu amava o mundo da análise de sistemas e dos computadores.

ainda sou obrigado a dizer que a maioria das propostas sobre reprogramação mental que chegam até pessoas reais. E eu sei que você não quer ser mais uma pessoa que se ilude. e afeta até mesmo quem não acredita! Sinceramente: como um analista de sistemas e processos com uma carreira de dez anos e como um coach com vários clientes bem sucedidos e muitos milhares de leitores assíduos. como eu e você. Uma pessoa pode até se recusar a acreditar nesse fato. Não foram as fitinhas new age que transformaram nossa realidade.Não foi à toa que estas técnicas e modelos da Teoria de Sistemas tomaram definitivamente a sociedade contemporânea e transformou tudo. Tudo aquilo é lixo de marketing pra arrebanhar multidões iludidas. Que nos permite fazer simulações de realidade realmente alternativas. nem de longe) os resultados típicos que aqueles produtos entregam. Que fez regimes ditatoriais caírem com o poder do povo em espalhar notícias globalmente através de um mero clique no mouse. não são possíveis em todos os casos. Foi o poder dos computadores e da automação que nos permitiu fabricar mais comida e criar alimentos de custo baixíssimo para populações que não tinham o que comer. Que nos permitiu mapear todo o genoma humano. Mas isso não o faz deixar de ser uma verdade gritante. Ela é a alavanca. é a ciência da informação que todos os dias traz inovações exponenciais. . e muito mais qualidade para sua vida. com todas as suas nuances. Os resultados noticiados pelas propagandas nunca são (e nem serão. Foram os computadores. Que interligou países em redes ultra-rápidas. Foi a nossa capacidade inovadora de lidar com informação que nos fez tornar o planeta um lugar realmente pequeno e globalizado. Neste momento. não fazem o menor sentido! Aquelas Propagandas São Lixo Sensacionalista! As transformações milagrosas. que aqueles produtos prometem. sua mentalidade e sua nova forma de pensar. da noite pro dia. Que melhorou abusivamente a qualidade gráfica de todos os filmes que você assiste hoje.

Mesmo com todo esse alarde falso promovido pelas propagandas sensacionalistas de controle da mente e reprogramação mental. você pode ser vítima de muitos e muitos ataques emocionais sérios e ilusões mentais que podem fazer com que você tome decisões péssimas em sua vida.. então você precisa conhecer técnicas de desenvolvimento humano que todos os grandes profissionais da área usam em seus clientes. hoje.. E o meu papel é somente espalhar a mensagem. Que saibam como facilitar a sua auto-superação. É simples assim. e essa frase parece auto-propaganda.e rápido! O mundo precisa disso. simplesmente porque eu sou um coach.. Para superar obstáculos pessoais. Quantos projetos você deixou engavetados na sua vida? Quantos deles lhe dariam maiores possibilidades? . você precisa estar com pessoas de qualidade à sua volta.Se você realmente quiser aumentar dramaticamente suas chances de ter resultados e aumentos radicais de qualidade em sua vida. Mas a verdade é que não me interessa se sua evolução será comigo. Interessa-me que você evolua . com um outro coach. com um educador ou com um terapeuta. também é meu dever como profissional da área deixá-lo terminantemente avisado de que. Não vai conseguir criar uma vida melhor pra si mesmo. Talvez você tenha sentido um frio na barriga com a frase anterior.. Se você não souber trabalhar com seus pensamentos e emoções. você não vai conseguir sair de onde você está. Algo Muito Sutil e Inconsciente Acontece No Jeito Como Você Processa Seus Pensamentos Para Tomar Suas Decisões! Se você não souber lidar com essa sutileza.

. Ou você reage ao menor sinal. Bom. conquistar meu primeiro emprego foi um parto! Aprendi. Bastava estudar. viagens. aprender um monte de coisas.. Eu estudei computadores dos meus 14 aos 18. Ainda por cima. simplesmente porque acreditava que mais tarde elas estariam disponíveis e. muita gente chegará achando que pode fazer escolhas por você. naquela época. o quanto o mercado de trabalho era difícil de ser penetrado. pai. eu decidi. Era um dos nerds mais proeminentes da turma. apontavam os caminhos que. Preciso? Antes de chegar à lição final dessa história. Não se deixe levar por isso. com toda aquela fascinação por computadores.. Todos temiam pelo meu fracasso e. Não preciso dizer que nenhum dos caminhos alternativos tinham o mínimo a ver com o meu sonho e meu ideal de vida.Quantas escolhas você deixou de fazer. eu estava prontinho para entrar no mercado. na minha adolescência.. em casa. e correr para o meu primeiro emprego. para me proteger. aos meus 18 anos. eram os mais seguros. e exigirá que você respeite essas escolhas já prontas. Seria moleza. segundo eles. lógica e análise. viver escrevendo programas seria o meu ideal de vida. Assim. Mãe. que pra mim... Tudo era motivo para eu financiar meus livros de computação. ou ela vai passar e você vai lamentar mais tarde. irmãs. aos 18.. PUF! Elas se foram? Quantas vezes você vê pessoas dando vazão a ciúmes insanos? A verdade é que boas oportunidades duram pouco.....aniversários. festas de final de ano. Naquela época.. Vamos voltar à história que traz o restante das lições que quero compartilhar aqui.. Pessoas que impõem decisões sobre os outros fazem péssimas escolhas em suas próprias vidas! . Comprava livros juntando dinheiro que ganhava de diferentes familiares em datas especiais .. as pessoas me desencorajavam dentro da minha própria família. Porém. tenho uma palavra sobre achismo: Na sua vida.

Superar essa pressão. e veja onde chegou. tinha dificuldades de aprendizado quando criança. Era uma das únicas maneiras de manter minha atenção firme e focada na direção do trabalho dos meus sonhos. a falta de uma namorada e tudo mais (êta. eu consegui prolongar minha paciência e resistir aos efeitos emocionais devastadores de tudo o que me acometiam meus familiares. Não vim “do nada” para conseguir. era muito.Eu sofria muito por tudo que me acontecia. um “porto” onde eu conseguia me segurar. simplesmente. Do anonimato para a fama nacional. eu sei que você já deve ter reparado que eu não vivi em uma casa miserável. Só que existe diferença entre fazer idéia do que é e utilizar a idéia intencionalmente. Vou falar daqui a pouco sobre esse truque. no entanto. Outra coisa: não tenho “dons mágicos” ou “talentos genéticos inconquistáveis”.. deixe-me fazer algumas observações importantes. Talvez você entenda como eu me sentia. me deixando mentalmente exausto. Se você cai na lábia de quem diz essas coisas. o mercado. além do medo de não conseguir conquistar meu verdadeiro sonho. de maneira perfeita. Mas antes disso. Através deste truque. tudo. Toda essa luta interior e psicológica drenava cada gota das minhas energias. eu estava completamente prestes a desistir daquela saga computacional. Não. Havia. .. hoje um dos maiores bilionários do mundo. Dislexia. Minha história não é como aqueles “milagres” dos Dois Filhos de Francisco. e sentia o peso das duras críticas nas minhas costas.. muito duro e muito difícil. Por exemplo: Richard Brandson. Primeiramente. É algo com o qual você certamente já está familiarizado. Nada disso. Depois daqueles meses com tantas decepções comigo e com meu “grande projeto”. Normal. Eu sou alguém perfeitamente comum.onde você permanece seriamente dependente destas pessoas. Ninguém daria nada por ele. saiba que estas pessoas estão lhe mantendo em uma prisão psicológica .. vidinha).

e traz uma grande lição de vida. Ou então. foi simplesmente porque trabalhei sério e me dediquei absurdamente para tanto (o máximo que eu pude). não éramos pobres. eu recomendo que você vá a uma locadora alugar o filme “À Procura da Felicidade”. É muito bom. Se hoje eu tenho o que compartilhar com as pessoas.Cada habilidade que conquistei na vida foi através de suor. Está tudo no mais absoluto e remoto passado agora. Definitivamente. aceitação e paz. muita energia. Em minha casa. Pra fazer coisas que desafiam as leis da Física. Talvez no futuro eu revele algumas coisas a esse respeito. nessa conversa. Mas também tivemos problemas seríssimos. tenho que lhe dizer o seguinte: se você está aqui para ouvir uma história com elementos mágicos ou fantasiosos que só podem mesmo existir na tela de um dos filmes de Hollywood. Não. então não perca seu tempo comigo. você poderia alugar “Harry Potter”. prática.. então lamento por lhe decepcionar. Por isso.. Se esta é sua vontade. se ainda vive em uma fantasia onde as pessoas podem levitar com a mera força do pensamento. tempo. O que faltava em nossa família era diálogo. Média mesmo. você precisa se instalar em um Asram na Índia. Se você realmente acredita nisso e quer realizar esse tipo de coisa em sua vida. apoio. O que faltava não era a comida em nossa geladeira. prefiro mantê-la em segredo. nós éramos cinco pessoas em uma família de classe média. média. Por tudo isso. Média. porque meu foco é diferente aqui. . Tínhamos uma faxineira que trabalhou conosco durante mais de 10 anos. e passar o restante da vida lá. por sinal. Mas não agora. Recomendo. envolvendo anos de cenas de violência física e discussões dramáticas por causa de dinheiro. Essa é uma parte da minha vida que traria uma exposição negativa e desnecessária a algumas pessoas importantes pra mim. Daqui a 50 anos você me conta se conseguiu que alguém lhe revelasse como realizar a “mágica da levitação”. foco e sangue. É isso...

hoje. Mas se você quer absorver lições de alguém real. um problema de. e cada um frequenta um templo religioso. então aqui não é o seu lugar. Não era algo entre viver ou morrer de fome... na sociedade? Quantas pessoas vão a templos para realmente fazer a diferença. todos nós temos Deus. cobrar de Deus o que Ele “deveria estar fazendo” por elas. simplesmente. O Significado Da Minha Vida. ou então para cuidarem de sua vaidade... Sem meias palavras: as pessoas não têm nada em que acreditar que seja maior do que elas mesmas. Elas não têm pelo que lutar.. Era.. muitas pessoas vivem uma vida realmente medíocre.. Sério. este não era um problema de vida ou morte.. Você deve saber que.. Tenho muito o que agradecê-los por isso. ou dramas excessivos. com lições importantes de serem aprendidas para sempre. e por isso estava melhor preparado do que a maior parte das pessoas da minha idade para preencher minha carteira de trabalho. hoje. Portanto. Se você quer histórias de outro mundo. Que diferença as pessoas realmente acreditam que podem fazer.. que passou por um problema super comum em nossa sociedade.. A maioria das pessoas vivem no período “pré-realização de sonhos” sem dar um passo em direção a eles. Meus pais sempre deram importância à educação. Tinha feito uma boa escola técnica.. se a maioria delas está lá para. Claro.Enfim. Suas vidas são vazias. A verdade é que eu muito provavelmente conseguiria um trabalho. desejando subir na hierarquia social do grupo? Quantas pessoas não reprovam Deus todos os dias? Será que Deus se sentiria bem-vindo em uma sociedade como a nossa? . Mas. então esta é uma história que serve pra você. antes. seguindo doutrinas éticas e espirituais (ou não). Preencher Aquele Vazio Que Eu Sentia e Encontrar Meu Propósito Maior Na Sociedade.

e isso explica por que a maioria das pessoas não costumam ter resultados positivos com aquelas “fitinhas” feitas pra várias pessoas. Eu não queria isso pra mim. definitivamente. eu sou mesmo muito auditivo. No meu caso. vai simplesmente passar a detestar a mensagem. em inglês). meu hino pessoal. Tem gente que faz isso com imagens..Quantas pessoas estão prontas e com vontade de utilizar o seu livre-arbítrio para. havia uma de suas músicas que eu sempre ouvia. ouvia constantemente uma canção que simbolizava minha história. seguir até o final do caminho que elas sabem que devem cumprir aqui na Terra? Eu sempre pensava nessas coisas. As vozes dos locutores muitas vezes são extremamente monótonas. Por isso. que vou falar aqui. Eu não queria ser mais uma pessoa que deixou de lado todos os seus desejos de criar um mundo melhor e de realizar sonhos pessoais. . sem expressão.. O nome dela é Rush. nas minhas horas de maior sofrimento. Precisava de uma maneira de sustentar minha força de vontade. fissurado.. Uma canção com uma mensagem específica. Hoje. até hoje. Você mesmo pode criar a sua forma. Varia com o gosto. Na adolescência. Porque. eu gostava muito de rock dos anos 70. Hino (Anthem. se você fizer isso parecer chato e repetitivo. Por isso eu utilizava aquele “truque” que mencionei anteriormente. e algumas são melhores do que outras para diferentes pessoas. manter na minha memória uma mensagem positiva e encorajadora sem fazer parecer um negócio chato e repetitivo. (Ainda assim. Outras com sons. O truque era. simplesmente. Sério. e que me dava bastante força pra continuar o meu caminho. Havia uma banda canadense pela qual eu era.. O nome dessa música era. Amava música. Esta música realmente se tornou. e o truque terá o efeito contrário. simplesmente. e que me encorajava a seguir em frente com meus planos. existem alguns programas que são mesmo bons). eu posso dizer que. Existem infinitas formas para fazer isso. pura e simplesmente.

Esta é a lição mais importante que você vai aprender em qualquer disciplina de desenvolvimento humano. é de seu direito sair dela para uma situação melhor. futuro ou vidas passadas: você merece estar onde você quer estar. Não me interessam quais são suas idéias sobre merecimento. passado. Música. Artistas sabem emocionar. em geral. eu recomendo que você tenha uma seleção especial de suas músicas preferidas para encorajá-lo na conquista dos seus sonhos. profetas. Seu cérebro reage muito seriamente a ela. familiares ou qualquer tipo de sábio espiritualizado: se você vive qualquer situação desagradável pela qual você não gostaria de passar. Todos os dias os pesquisadores fazem mil experimentos diferentes e inovadores apenas para concluir a mesma coisa: não há nada melhor para uma pessoa do que perseguir seus sonhos. pastores. presente. muito melhor do que fitinhas de frases repetidas de auto-ajuda. FUNDAMENTO #7: SAIBA QUE O SEU LUGAR É AQUELE ONDE VOCÊ QUER ESTAR. muito. numerólogos. muito. No Auge Dos Meus 18 Anos! Hoje. Aqui estão algumas das coisas mais importantes que eu sempre fixava em minha mente ao ouvir a música que se tornou meu hino pessoal naquela época. . Espero que estas frases também engrandeçam sua vida. tarólogos. Música é. Não me interessa o que lhe disseram futurólogos.Eis As Principais Lições da Canção Que Me Fez Resistir À Depressão.

A causa da morte? Envenenamento por água. e me parece que isso acontece até mesmo quando o corpo do usuário já está hidratado. e teve uma morte trágica. Portanto. . sonhos são um maravilhoso remédio para sua alma. NÃO SE ACOSTUME A OLHAR PARA OS LADOS. há alguns anos. Se você não sabe o que é uma rave. sonhar com coisas demais a ponto de deixar de ser prático não é o caminho correto. não será possível chegar a lugar nenhum com eles. É seu o direito de sonhar. costuma-se dizer que a diferença entre o que torna uma substância um remédio ou um veneno é sua dose. não perca o tempo sonhando com coisas demais ao mesmo tempo. que é aquela droga que deixa a pessoa eufórica e lasciva. saiba que seus sonhos funcionam mais como uma distração do que como uma possibilidade de lhe levar a novas realidades.sem foco ou a direção correta . Como? O rapaz inconsequente havia se entupido de êxtase. Talvez ela ainda soe mal ou pareça um pouco estranha pra você.FUNDAMENTO #8: MANTENHA-SE OLHANDO PARA FRENTE. Não gaste sua vida ponderando mil coisas diferentes. Porém. O rapaz bebeu muito mais água do que seu organismo suportava. num jornal desses de grande circulação. onde há outras pessoas muito mais fortalecidas. Mas sonhar em excesso . A notícia contava sobre um jovem que havia morrido em uma rave na zona Sul do Rio.. Pra explicá-la da melhor maneira. vou ilustrá-la com uma reportagem que eu li uma vez. bem na flor da idade. Portanto. são essas festas de música eletrônica que duram até a tarde do dia seguinte. Um dos efeitos colaterais do êxtase é fazer a pessoa sentir muita sede. Se você dividir demais seus esforços. Normal.pode ser extremamente prejudicial e fazer você se decepcionar consigo mesmo. Em medicina. Se você tem este hábito. É melhor ser forte em uma direção do que ser fraco em várias direções diferentes.. Talvez você sinta que essa recomendação não tenha caído bem.

a solução é por as mãos à obra. Elis Regina.e por isso. A consequência disso é que nenhuma pessoa excelente em uma categoria de atividades é igual a uma outra pessoa também excelente na mesma atividade. se você não pode ser “igual” a uma pessoa que admira.Uma outra interpretação derivada desta frase é a seguinte: muitas pessoas passam tempo demais se comparando aos seus pares. estas pessoas funcionam mais como aliados do que como realizadores em sua vida. como familiares. Pode ser a peça que falta entre alguém que “chega lá” e alguém que permanece em situações indesejáveis. seu próprio alcance pessoal. líderes. A maior parte das pessoas procuram buscar aquilo que “o outro tem” para suas próprias vidas. que tal tentar ser o SEU melhor. Isso é um pensamento que induz inveja.. para que você possa conquistar o que é SEU. Tudo que você alcança é fruto de suas atitudes. antes de se comparar a si mesmo e procurar melhorar sua própria marca. FUNDAMENTO #9: NÃO DEIXE QUE ELES DIGAM QUE VOCÊ DEVE TUDO O QUE CONSEGUIR. inimizade e escassez. Roberta Sá. Cada um desses artistas é excelente. Portanto. você não deve nada que não queira dar a essas pessoas. e de mais ninguém. Qualquer coisa que você tenha conseguido. Pensemos em música. Obviamente. Porém. Se você conta com pessoas que lhe dão apoio.. e buscar o espaço que só você pode conquistar no mundo? Pessoas são únicas em seus talentos. estas pessoas podem fazer grande diferença. Ivete Sangalo. terapeutas ou coaches. . com certeza nenhum deles é igual a outro. Roberto Carlos. Existe muito mais para ser conquistado do que o que aquela pessoa que você admira alcançou. Sabe aquelas pessoas que passam a vida inteira dizendo: “eu nunca vou ser como fulano”? Esse pensamento não serve de NADA. a despeito do que você conseguir. novamente: Lenine. é mérito seu por ter encontrado os aliados certos. Marisa Monte. conselheiros. Porém. Ninguém é igual a ninguém . competição.

o importante é ter uma gratidão infinita. você precisa ter em mente que desenvolvimento humano não tem a função de produzir lunáticos ou pessoas que querem viver no mundo de Pollyana. Absurdo! Quem. . Algumas serão muito tenazes em tentar forçar-lhe o tipo de sentimentos que você deve sentir. teria o direito de dizer quem alguém “é” ou “deixa de ser”? Pessoas que fazem isso não sabem o que estão fazendo. e é isso que importa.Portanto. E ELES NÃO LHE DERRUBARÃO. e procure por uma solução que não seja a delas. Passe por cima desse tipo de conversa. Nossa realidade não é exatamente um “completo mar de rosas”. A realidade é muito mais complexa do que se costuma contar em livros de linguagem infantil como O Segredo. por não saberem o que fazem. Existem pessoas que agirão contra tudo o que você quer realizar. Mantenha sua cabeça erguida. está se programando para decepções com a vida. Mesmo que você tenha uma atitude positiva ou otimista. Suas palavras não merecem crédito. como você deve se comportar ou até mesmo definir em palavras duras e negativas quem você é. não deixe que outras pessoas cobrem a você o que não é de direito delas. FUNDAMENTO #10: MANTENHA SUA CABEÇA ERGUIDA. na Terra. Se você acredita em cada linha que está escrita naquelas páginas. Mas pode ser muito melhor e mais saudável do que aquela na qual você vive hoje. sendo enganadas e tratadas como trouxas. sem ser ingênuo. Perdoe estas pessoas de forma cortês. Sendo assim. Existem muitas pessoas que preferem tomar o que é dos outros do que produzir elas mesmas.

mas todos nós sabemos que é perfeitamente possível. FUNDAMENTO #11: AS MÃOS QUE SUPLICAM E OS CORAÇÕES QUE QUEREM SANGUE SÓ GRITARÃO POR MAIS! Existem pessoas que estão tão condicionadas a tomarem atitudes violentas. é necessário resguardar enormes doses de perdão. . a inveja pode facilmente lhe atingir. mesquinhas ou miseráveis que elas simplesmente não conseguem sair deste ciclo. É triste. Mantenha-se atento. Para estes conflitos. Porém. Acontece que elas só não sabem como fazer tudo isso de uma maneira não prejudicial a terceiros.Em um mundo onde pessoas preferem ficar encostadas a realizarem grandes esforços.. preserve-se! Não tente mudar pessoas que não querem mudar. É uma arte. querem evitar perder você. Você pode cair em um “buraco” sem fim. como já disse. Cuidado. Existem certas maneiras de se comunicar com estas pessoas.. e cabe a nós fazermos o que estiver ao nosso alcance para melhorar isso. A intenção dessas pessoas às vezes é até nobre: muitas delas fazem isso porque querem lhe proteger. e vão querer drenar suas energias e sua força até o ponto em que você não terá mais como continuar. e que só vêem negatividade em tudo que vivem. Enquanto você não souber exatamente como realizar intervenções dessa natureza. Elas podem até mesmo serem parte do seu seio familiar. Tenha muito cuidado ao tentar influenciar estas pessoas em particular. financeiros ou até mesmo físicos.seja em termos emocionais. muitas vezes elas simplesmente não aceitam o fato de você ter opiniões próprias. porque estas pessoas vão tentar lhe deixar em situações de dependência . ou simplesmente também querem sonhar que elas têm o poder de chegar onde você chegou.

.. Não me leve a mal. centrado em seu objetivo e controlado.A solução é: a não ser que você se torne um dia um verdadeiro mestre em se comunicar com eficiência. Eu Já Não Aguentava Mais A Pressão Sobre Mim! Eu Não Queria Desistir Da Minha Própria Vida! Digo “desistir da minha própria vida” porque é exatamente isto que significa. Pessoas que geram problemas demais adorariam sair deste ciclo. Depois que elas virem o que você fez. e até lhe procurarão. que se tornou meu hino pessoal. Estas foram todas as lições mais essenciais das quais eu me lembrava todos os dias. Enfim.. Viver sem sonhos e um propósito é viver morto como um zumbi. Seja auto-contido. enquanto chorava por horas. Mas depois de vários meses na mesma situação. Mesmo assim. Seja. Ela não me dava cargas “infinitas” de ânimo e força de vontade.. no quarto. Foi importante ter feito minhas sessões musicais sozinho. no meio de uma multidão de pessoas acuadas.. Se fosse fácil ter paz. pra você. antes de qualquer coisa.. Isto costuma ser poderoso para amolecer corações endurecidos e pessoas autoritárias. não ligaria se perdesse a vida. Ou pior. através daquela música. desista dessa “queda de braço”. apesar de todo o poder que essa música me passava e toda sensação de possibilidade. não faríamos tantas guerras. eu estava quase “me quebrando” por dentro. para saber como você fez o que fez em sua própria vida. Mude sua vida antes de tentar mudar a vida delas. . Eu estava prestes a desistir de tudo e iniciar minha vida como mais um ser humano resignado. mas simplesmente não conseguem. com medo de realizarem seus sonhos. um grande exemplo de vida para estas pessoas... desistir dos seus sonhos: é desistir da sua própria vida. elas próprias lhe agradecerão.

. algo realmente diferente aconteceu.. cujo nome me era familiar. percorreu meu pescoço. um pouco próximo do final do ano. quando minha mãe falou o nome da pessoa que estava do outro lado da linha. Em um dia triste como qualquer outro daquela época.... Unisys.Porém. Lembro-me que estava dormindo em um quarto que dividia com minhas duas irmãs mais novas. Mesmo com nenhuma energia.Dormem mais do que o necessário 2 . dizendo que uma mulher. Se aquilo não tivesse acontecido naquele dia. queria falar comigo.. e nenhuma delas me aceitou. como “a gerente” de seleção de RH de uma das maiores multinacionais de serviços de informática do mundo . Minha mãe me acordou. Eu já havia mandado dezenas de currículos para várias empresas de informática.. talvez hoje eu não estivesse aqui para compartilhar estas lições e reflexões com você. Assim eu me sentia. Era uma tal de Mariana Clarke. 4 . porque na casa eram apenas dois quartos (um para meus pais e um para os filhos).. Você sabe. Minhas mãos hesitaram. Pessoas com depressão: 1 .Acreditam que não há motivos para viver 3 . Meu pulmão se encheu de ar em um susto! Meu corpo deu um “meio-salto” da cama.Não têm ânimo ou entusiasmo 6 .Têm uma suspeita permanente de que tudo em suas vidas está indo por água abaixo... naquela época: que tudo estava indo por água abaixo.. por todo o corpo. eu o reconheci. onde eu estudava. Um fulgor de esperança e de adrenalina surgiu na minha nuca. Uma fagulha de luz brilhou no fim do túnel em que eu me encontrava.Não têm energia alguma para trabalhar 5 . Por que eles me chamariam? . naqueles anos bastante famosa entre os estudantes do Cefet-RJ.a. despertas.. então. seguindo pela espinha.Não conseguem encarar a vida acordadas. Meu pulso titubeou. pelo telefone.

S. . . Quando desliguei o telefone. não cumpria. coloquei o telefone no ouvido.Uma voz feminina e jovial do outro lado da linha.Na minha cabeça..Minha voz tremia.. Claro! Obrigado pelo convite. Ainda coçando os olhos para acordar (e acreditar no que estava acontecendo).. eu não podia acreditar. Rodrigo! Tudo Bem? . não seria possível que justamente uma das empresas mais desejadas por todos os meus colegas de curso e do mercado de TI me aceitaria como um estagiário.. Sim.Ah. O que incluía.Olá. muito.Nós analisamos seu currículo e gostaríamos que você fizesse parte do nosso processo seletivo para a área técnica de informática da empresa. A tevê estava ligada na minha frente. Finalmente. . . lá estava a dona Mariana Clarke... eu não estudei computadores. Naquele segundo exato. Já os alunos de Eletrônica eram aqueles que estudavam tudo o que acontecia “da tomada para fora” da parede. uma entrevista para o meu primeiro emprego na área dos meus sonhos! Foi então que a mágica se completou. Aquele era um pré-requisito formal que eu... em algum programa musical. naquela manhã. Uhn. Ou seja: eu aprendia tudo o que acontecia “da tomada para dentro” da parede. uma coisa muito. do outro lado da linha. no currículo escolar. Mas. computadores.. Só pra você saber a diferença: em minha formação técnica. factualmente e simplesmente. .. Até porque eu era um aluno de Eletrotécnica... e aquela empresa contratava somente alunos de Eletrônica. muito estranha e imprevisível aconteceu. Seriam três fases: uma prova eliminatória.. é o Rodrigo Santiago? . ela rapidamente passou os detalhes das entrevistas.Alô. uma dinâmica de grupo e uma entrevista pessoal. Não posso evitar minhas lágrimas de alegria só de lembrar da cena e escrever sobre ela.. Você tem interesse? . Quando? Em seguida.Sua voz soava como um raio de Sol... naturalmente. Estudava redes elétricas. de tão animada .

Tudo. Quero compartilhar as frases dessa música aqui. Me permite? . Algumas frases. chorando como agora. As frases batiam tão fundo na minha alma que eu não conseguia parar de chorar de tanto transbordar emoções revigorantes. “Tente Outra Vez!” É. aos meus dezoito anos... se é que a gente pode dizer que isso existe. E a música era... me marcaram muito naquela música. atinge sonhos que antes lhe pareciam impossíveis. com você.. consistentemente. pedras fundamentais na vida de uma pessoa que. naquele dia.. Foram frases que me serviram como lições muito sólidas. pelo menos. Mas eu prefiro acreditar que fora Deus quem havia colocado aquela música na tela da tevê da minha sala... eu olhei de relance para a tevê. a história fica mais “épica”. Mas o que era pior é que eu não gostava dessa música antes disso tudo acontecer.. só de descrever a cena. parecia voltar para o seu lugar: era o retorno pelos meus esforços mais sinceros. Pode ter sido coincidência. Foi surreal. praticamente. Eu ouvi cada pedaço daquela música. Aquele momento foi tão emocionante pra mim que me criou uma espécie de “trauma ao contrário”. e que levei entranhado no meu coração até o dia de hoje. Assim. em especial.. enfim. Elas são. Estava começando a passar um clipe do Barão Vermelho. De toda pressão que eu sofria no meu seio familiar e de cada segundo que eu passei aguardando de maneira puramente perseverante uma única chance para conseguir trabalhar na área dos meus sonhos.No meio de toda aquela frustração.

e só queria ser feliz. seu comportamento ou seus relacionamentos. Esta foi a primeira frase da canção. Não diga que eles estão perdidos. de um momento de tormento tão profundo. Se não acreditar que a solução está disponível. eu era uma criança. . depois de tudo aquilo. FUNDAMENTO #13: TENHA FÉ EM DEUS.. ou se terá a chance de aprender as técnicas que lhe permitirão lidar melhor ainda com suas emoções. Porém. Portanto. pouco importa se você um dia vai tomar a atitude de investir e estudar a fundo sobre modelos mentais. Enquanto houver tempo. Não interessa quais sejam os seus sonhos. TENHA FÉ NA VIDA.. Pra mim. e que a solução está por aí. e foi a resposta que eu tive. Se você tiver esta segunda frase “embutida” em sua memória. No ar. em certos aspectos da sua vida.FUNDAMENTO #12: NÃO DIGA QUE A CANÇÃO ESTÁ PERDIDA. Afinal. E a solução nunca lhe será revelada. Eu sei que as coisas podem estar difíceis pra você. em algum lugar no mundo. nada você vai poder fazer se não tiver fé. Não diga que aquilo que você quer mais profundamente em sua alma não está ao seu alcance. é possível... Se você ainda não os alcançou. agora. você vai desistir de procurá-la.. você será virtualmente incapaz de perder o seu ânimo e entusiasmo. mas ainda está vivo.. acredite que é possível.

Não os deixe parados.. Você tem tudo o que precisa: seu corpo. acreditar e agir é que. Sem ele. Você também pode. que eram universalmente condenados por praticamente todos pais da década de 90. não importavam as dificuldades. eu digo: não pare enquanto você não tiver chegado àquele lugar que vai lhe satisfazer. Um segredo sobre mim: durante minha infância. . gostava particularmente de jogar vídeo game...FUNDAMENTO #14: VOCÊ TEM DOIS PÉS PARA CRUZAR A PONTE. nada teria sido realizado. Você tem dois pés.. A consequência natural de não desistir. meu esforço teve um papel central. então essa não é uma escolha aceitável ou mesmo razoável. Pra isso. Se você tende a escolher a permanência do lado da frustração. seus pensamentos. Os jogos eletrônicos.. suas palavras. Onde quer que eu chegasse em minha vida. Mova-se! Algumas pessoas dirão: “mas o meu tempo já se foi”. Se você cumprir as lições anteriores. O fracasso só “chega” se você desistir. e não estaríamos conversando aqui. Todas as fases têm solução. me ensinavam uma coisa. teria os retornos adequados. seu comportamento. a última frase que mais me marcou se tornará possível. sua vida. Se eu fizesse por onde. Todas.. Seus sonhos são uma ponte real que você precisa atravessar.

Infelizmente. Mas aquilo era tudo pelo que eu havia esperado e me dedicado por tanto tempo na minha adolescência. Minhas irmãs souberam. Não me leve a mal. sofri aquela catarse boa. e mais especialmente após os meus anos como coach. Por favor. Todos passaram a torcer muito por mim.. Meus familiares. e está disponível pra você. .. As lágrimas rolaram. Em todas as faixas etárias encontro muita gente que vive “assustada”. sem confiança alguma. Se há algo que você precisa manter em mente dentre todas estas lições é justamente o fato de que o poder pessoal para transformar sua própria vida existe. se você for buscá-lo! Depois que eu recebi aquele telefonema e a música tocou. eu passei de “o cara que não quer nada” para o “atacante prestes a fazer um gol”. Eu contei pra minha mãe. O entrevistador se sentiu confuso ao descobrir que eu não tinha o perfil que eles pediam.. Sentia que aquele era o lugar onde eu queria estar.... inseguros.. Pra dizer a verdade. já que tinha me preparado tanto. Depois de mais de uma década depois daquele evento. Isso se não fosse por um problema. Na última entrevista da bateria de exames. Mas o que elas demonstram com suas atitudes é que ainda têm muito medo da vida.. tecnicamente. percebo que a maior dificuldade das pessoas é justamente acreditar que elas podem “sacudir” sua realidade. hoje.. o processo de seleção foi um belo passeio no parque! Eu via vários candidatos tremendo. Meu pai soube.Você será capaz de sacudir o mundo. Eu sei o quanto as pessoas “dizem” que acreditam nisso. eu descobri que eles realmente não contratavam pessoas com a minha formação. Posso dizer que não houve dificuldades nas provas. Em uma hora... Todo mundo soube. esta é a maior parte da sociedade na qual estamos inseridos. Já conversei com pessoas de todas as idades.

eu seria eliminado naquela última reunião. de nome Luis Mattos. Só o resultado prova.. e existem tantos estudos que provam esse ponto que eu já não tenho mais dúvidas. Vocês ligaram pra minha casa pra me chamar. Algo fora do normal. a capital mundial do Samba e da malandragem.. Hoje.Bom... Nossa sociedade ainda está um bocado “cega” quanto a isso. A não ser que algo realmente fora das regras daquela empresa acontecesse. . isto já estava mais do que provado através dos testes. . você deve estar pensando. Aquele último entrevistador. Acompanhe isso. dez anos antes! “É mentira.. em nossa sociedade. muitas pessoas infelizmente definem o que é possível muito mais por um título do que pelo que elas são capazes de realizar.. e nunca mais teria acesso a ninguém de dentro daquele edifício.Como você chegou até essa fase da seleção?! Você não tem o currículo que nós queremos. perto da Lapa. me contou que ele próprio havia sido contratado nas mesmas condições que eu. Eu era capaz? Sim.... que fica na rua Teixeira de Freitas. Mesmo tendo feito tudo direito. Título não prova competência.. naquele momento... e depois disso. Eu realmente seria eliminado daquela seleção.. E. Rodrigo!”... com um semblante completamente intrigado. eu passei nos testes.. Não previsto.. Mas eu não tinha o título no papel.

e esta é uma das únicas certezas que todos compartilhamos (pelo menos.Eu sei que isso parece mentira. se todos voltaremos ao pó. Estava lá um homem que. estamos todos iguaizinhos. Parece surreal. não foi não.. ainda).. Ricos ou pobres: a única diferença é o que você fez da sua vida. Bom.. Esta é a verdade. Nós já falamos sobre isso. Não existe perigo real.. O que eu quero que você entenda é o seguinte: no que diz respeito ao que você pretende realizar na sua vida. Mas “mentira”. que advogou em favor da minha contratação.. As pessoas mantém sua “certeza” nos maiores absurdos do mundo. surreal foi mesmo. a paixão que transparecia nas minhas palavras e a defesa do meu “mentor”. e aquela conversa me marcou como quase nada em minha vida. acabaram sendo mais significativos do que o título técnico que eu carregava. ou de que o caminho é perigoso. FUNDAMENTO #15: . Nesse ponto.A Única Coisa Que Interessa É Agir! Não importa se as pessoas mais próximas dizem a você que elas têm “a certeza” de que você não vai conseguir. teria me eliminado no ato! O resultado final foi o seguinte: meu desempenho nos testes. de onde viemos.. NENHUMA. . Nós nascemos destinados a morrer. Nenhuma das palavras negativas de quaisquer pessoas próximas que reprovaram minha atitude no passado foi decisiva naquela vitória. se não tivesse passado pela mesma situação que eu estava passando.

O pavor de viver a vida. Porque eu acredito que não há nada que o homem possa criar que seja tão espetacular quanto o verde que cobre nosso planeta. .. Eu o tenho marcado até hoje. São só opiniões. As pessoas finalmente passaram a me ouvir. O resultado de toda essa história foi que a multinacional decidiu me contratar. Nunca mais as pessoas duvidariam que eu realmente poderia conseguir o que quisesse.. Este foi o pior e melhor ano da minha vida. somente. Se você der ouvidos a elas. com respeito. para compreender os outros. em nossa sociedade. Aquele foi um reveillón realmente digno do excelente ano que foi 2000. e no meio de toda aquela turma de pessoas formadas em “eletrônica” eu era como um “patinho feio”. Mas tudo sempre no maior bom humor. na beira da praia da Vila do Abraão. você não vai sair do lugar! Isso tudo que eu acabei de dizer significa que você deve passar a detestar essas pessoas que não lhe apóiam? Claro que não! Isto significa. o resultado foi realmente espantoso. que você precisa perdoar as pessoas por não saberem apoiar alguém em dificuldades ou com um grande desafio... Só palavras.. Eles diziam que eu era “o eletrotécnico”. Não somos educados. Meu reveillón para o ano seguinte foi como uma redenção: chorando... e eu ganhei uma voz ativa. Tudo isso aconteceu em 1999. Na família. Enfim. O pânico. um paraíso tropical na Costa Verde do Rio de Janeiro. A opinião de pessoas que não querem apoiar a atitude de alguém que dá um passo de coragem em sua vida não interessa. O assunto “compreensão” vai muito além da superície dessa palavrinha fácil de escrever e que todo mundo gosta. Desde então.. na Ilha Grande.O que impede-nos de sermos diferentes é o medo. e que é a obra da mais pura natureza. eu jurei pra mim mesmo que eu faria meus anos seguintes serem sempre melhores do que os anos anteriores.

. Não sejamos infantis. Porém.além de permitir.. Nem acasos. mais tarde. Sem tirar. tive que contar com a “mãozinha” de Deus. Não dá pra contar tudo aqui. até onde vai o poder de influência de nossa mente .. naquela época. meu maior recurso era a.PERSEVERANÇA! É possível para você conseguir muitas coisas aparentemente impossíveis com este simples “combustível humano”. Minha carreira profissional foi o fator decisivo que me permitiu descobrir. Chame do que quiser... definem suas chances de realizar seus sonhos.. Vários outros “acasos” aconteceriam em minha carreira. Minha conclusão disso tudo é a seguinte: se você estiver seriamente à procura. como hoje eu tenho o costume de fazer. Além da perseverança.. mas eu tenho várias histórias interessantes sobre a realização dos meus sonhos na área da computação. mais tarde . percebo que. Foram dois acontecimentos simultâneos e improváveis que definiram a direção que eu seguiria: a seleção incorreta do meu currículo e o encontro com o entrevistador que havia passado pela mesma situação que eu passei. tampouco perseverança. Tudo. nem pôr. FUNDAMENTO #16: . verdadeiramente. compartilhar este conhecimento. Eu fiz tudo o que eu queria ter feito dentro da área de tecnologia.todos eles bastante definitivos pra que eu chegasse ao ponto em que cheguei de auto-realização da minha vida profissional... ou do acaso. sozinhos. Hoje. refletindo. os acasos também irão te procurar.A verdade é que fiz muitas “loucuras de carreira” depois dessa.

encontrar e conhecer as pessoas certas. e ele é realmente indispensável. Mas.. realmente. ao invés de ser imediatista.. De desenvolver seus relacionamentos com as pessoas que realmente importam.Não me leve a mal: estes são. Sua habilidade em produzir aquilo que tem valor para as pessoas. A ilusão de acreditar que elas não poderão ter sucesso. Sua capacidade de controlar aquilo que você pensa.. Sua capacidade de processar informações na sua mente. Sua capacidade em realizar tarefas e controlar seu comportamento. Como seres humanos. Sua capacidade de procurar.. FUNDAMENTO #17: Aquilo Que Tem O Papel de Contribuir É Incapaz De Determinar Seu Sucesso! Perseverança é uma condição necessária. Isso pode trazer a algumas pessoas uma certa “desesperança”.. suficiente. Mas não é. Sua habilidade em explorar oportunidades. existe uma miríade de coisas a “serem preparadas” em nós mesmos. fatores que contribuem. Perseverança é o primeiro passo.. Porém. Sua capacidade de ser estratégico em sua vida. o número de pessoas assim é realmente minúsculo em nossa sociedade. porque não existe uma “fórmula mágica” para se dar certo na vida. Eu ouço pessoas dizerem que “basta ser perseverante” que tudo irá bem. um monte de coisas..... ainda. A má notícia é que. . O que significa isso? Significa dizer que você muito provavelmente não realizará nada sem perseverança. Isso é falso. mas ainda não é suficiente para o sucesso na realização dos nossos sonhos. Sua habilidade de se comunicar. Sua capacidade em lidar com suas próprias emoções. Enfim. Existem pessoas que fazem coisas impressionantes sem serem perseverantes.

Mas saiba que essa é a criança.. Tenho a esperança sincera de que..com/RodrigoSantiagoLifeCoach PS: Tenho mais algumas coisas importantes para falar... . um conjunto suficiente de fatores que contribuam para o seu sucesso pode.. revivendo e revelando a você essa história que permanecia somente em minha mente e no meu passado. se você parar para pensar. Espero que tenha sido útil. A idéia deste documento foi. dentro de mim.. Rodrigo Santiago . Enfim. eu tenha conseguido trazer a você uma energia capaz de lhe fazer entender que todos nós temos o poder de sermos pessoas melhores e mais felizes. Para que você saiba que existem fatores que facilitam a manutenção de sua perseverança. literalmente. http://facebook.Life Coach. justamente. bilhões de fórmulas diferentes... ser determinante para que você avance. Este relato todo sobre a depressão que tive aos meus dezoito anos se destinou a trazer alguns princípios fundamentalmente valiosos que você pudesse lembrar sempre. compartilhar lições importantes a respeito de como você pode superar dificuldades e incrementar sua força de vontade e sua perseverança. e nunca mais pare de avançar. que quer falar: todos nós temos possibilidades. por mais que aquilo que apenas contribui para a sua vida não vá determinar o seu sucesso..A verdade crua é que não existe. Porque. Talvez algumas partes lhe pareçam um pouco infantis. sim. Saber que existem todas essas oportunidades torna o caminho muito mais fácil.. uma “fórmula mágica” para dar certo na vida. a cada dia. Existem sim. Um abraço.

no âmago de seus desesperos. Uma outra coisa começava a tomar conta dos meus pensamentos: a sociedade. mas que hoje não têm. Antigamente. onde eu superei uma fase muito dura da minha vida. Há alguns anos atrás. Após muitas conquistas pessoais. A parte mais importante que você precisa ter “acertada” é dentro de sua mente. eu decidi que estava satisfeito comigo mesmo. Em uma determinada época. . Salários. eu comecei a ficar um pouco “revoltado” de ouvir tantas pessoas dizendo que “a vida é difícil”. notas altas. os recursos adequados para realizarem esse futuro. grandes projetos e viagens a trabalho deixaram de ser uma prioridade em minha vida. resolvi fazer uma mudança completa na minha vida e na minha carreira e ajudar pessoas a superarem seus desafios pessoais. Resolvi utilizá-la de forma romanceada para ilustrar as lições e os princípios que eu queria trazer à consciência das pessoas que querem e sabem que podem ter um futuro melhor do que seu passado. poderá facilmente resolver o lado “de fora”. Este trabalho foi feito com muito carinho para que você pudesse ter um momento de reflexão só seu. Podemos dizer que essa foi uma tentativa de criar uma leitura terapêutica. eu procurava “perseguir o meu sucesso”. Se você fizer isso o quanto antes.A Sua Hora É AGORA! Primeiramente. cargos. ainda. A vida não é tão complicada quanto as pessoas pintam. muito obrigado pela sua atenção ao longo dessas páginas. Esta aqui foi apenas uma das histórias que vivi.

não conseguem. na direção dos seus sonhos. Se você parar pra pensar. uma questão de informação. escolhi essa nova direção. Por isso. Reformulando: o desespero vem da capacidade que estas pessoas têm de permanecerem provocando seus problemas.FUNDAMENTO #18: O Desespero É Uma Ilusão Psicológica.. Dentro da área de ciências humanas. Permanecem dentro de vícios ou comportamentos que elas mesmas sabem que precisam superar. . encontrei muitos bons autores e professores que adaptaram disciplinas da área da teoria da informação com o único fim de ajudar pessoas. meramente. Talvez até mais do que duas. ao invés de resolvê-los. por si só. e outra pessoa que não sabe é. A única diferença entre alguém que sabe se manter em paz. Estas pessoas criam problemas financeiros. Isso Pode Parecer Absurdo. vai lembrar de uma ou duas pessoas do seu círculo pessoal que são realmente especialistas em fazerem seus problemas continuarem. e mesmo assim. Mas É Perfeitamente Real. ou então com as pessoas que amam ou até mesmo de problemas de saúde. Alfred Korzybski e Gregory Bateson são dois dos meus favoritos. Informação capaz de mudar atitudes e transformar comportamentos. Desespero não “existe”.. de trabalho. Resolvi utilizar meu conhecimento em sistemas para ajudar pessoas com seus problemas e suas lutas diárias. Ele vem da incapacidade que algumas pessoas têm em encontrarem soluções para seus problemas.

com. além de técnicas muito úteis . e portanto é necessário tomar bastante cuidado com esse tipo de promessa. hoje. hábitos e relacionamentos são meus três temas favoritos. Existem três “grandes áreas” sobre as quais eu tenho proficiência para lhe ajudar com os modelos que desenvolvi ou estudei: controle emocional. Para que você tenha uma descrição mais detalhada sobre todas as minhas impressões pessoais do mercado de Desenvolvimento Humano.Após estudar extensamente os modelos desses grandes autores e pesquisadores (e de continuar pesquisando e estudando). adicionei alguns elementos pessoais a esse mundo e me tornei um Coach. e a minha formação paralela em arte. Coisas como a própria questão da análise sistêmica. Emoções. se você quiser realmente transformar sua vida. existem muitas pessoas que se intitulam coaches e que. na verdade. certamente.desta vez. O reconhecimento e a busca das habilidades que farão você dar novos passos positivos definem sua habilidade de atualizar-se para se adequar à sua realidade. basta fazer o download do ebook Conversas Que Transformam .espalheoamor. Existem coisas sérias e críticas que permeiam o seu “senso” da realidade. Segue abaixo o endereço onde você pode baixá-lo gratuitamente: http://cqt.br Hoje. há fatores críticos no sucesso de qualquer pessoa. o único sucesso que persigo é o de ajudar pessoas a superarem dificuldades. É necessário um maior controle sobre estes elementos. Mas. Hoje. Essa área é bastante nova. Nada pode ser considerado uma “fórmula” de sucesso. eficácia comportamental e desenvolvimento de relacionamentos. . e permeiam de forma ampla a nossa qualidade de vida. Lá também deixei várias lições importantes e pessoais.também de minha autoria. apenas sobre o tema “reflexão”. são apenas pessoas que passaram por treinamentos de 8 dias em “escolas” de coaching.

com 36 conversas em vídeo que melhoram a consciência sobre suas próprias emoções. Se a sua intuição lhe disser que. você saberá quando serão as próximas turmas. tenho focado meus esforços na construção de treinamentos digitais que visam oferecer às pessoas uma maior habilidade nas três áreas que já mencionei anteriormente. Se você tiver interesse. além destes projetos de textos. basta se inscrever neste endereço: http://www. Esse singelo livreto digital pode ser a diferença entre muitos sonhos frustrados e realizados por aí. Novamente. . Na data em que este livreto digital ficou pronto. um “sinal verde” para me contatar.com.br Com a sua inscrição. além de maneiras de controlá-las. eu sou alguém que pode lhe ajudar a superar algum desafio pelo qual você esteja passando. intencionalmente.Quero lhe deixar. Ultimamente. então pode ficar à vontade para me procurar. por qualquer motivo.sejainabalavel. o treinamento Resistência Emocional já estava completamente disponível no ar. muito obrigado pela sua atenção. por último. PS2: Gostaria de fazer um outro pedido bastante sério a você: compartilhe este documento com quem você acredita que precisa ler essa história e estes fundamentos.

Fotografia de capa licenciada pela Creative Commons.flickr. por Dave-F: http://www.com/photos/frield/1079821868/ .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful