You are on page 1of 39

1 O PERFIL DO PROFESSOR NO SCULO 21 Autor: Carlos Alberto Gonalves Alfredo escrito em Julho de 2012 Este ensaio tem como

o objetivo, abordar os efeitos e os desdobramentos do processo pedaggico ao longo do tempo, tomando com base o processo evolutivo e a evoluo cognitiva dos seres humanos, estreitamente relacionados inquietude, ao inconformismo e capacidade inquisitiva dos seres humanos. O termo pedagogo vem do grego paidagogos e do latim paedagogu, significando, segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda:

Aquele que aplica a pedagogia, que ensina; professor; mestre; preceptor;


Prtico da Educao e do Ensino.

Assim, o anseio pela busca do desconhecido, pela descoberta de novas fronteiras e produo de novos conhecimentos impulsionaram e continuam a projetar a sociedade em direo ao desenvolvimento. importante ressaltar que as transformaes rpidas e profundas decorrentes dessas descobertas, refletem-se nos mais variados setores, destacando-se os avanos tecnolgicos, a transformao dos paradigmas econmicos e produtivos e, em especial, em relao aos processos educacionais que se fizeram sentir nas sociedades da antiguidade, na idade mdia, na renascena e na idade moderna, como elementos formadores dos processos de criao e desenvolvimento dos conceitos inerentes s atividades consideradas, e a sua repercusso ao longo do tempo, atravs do desenvolvimento da humanidade. Estamos no incio do sculo XXI onde os progressos cientficos, tecnolgicos e econmicos relacionados a diferentes aspectos globais, provocaram mudanas de toda ordem, revelada em fenmenos de excluso social, em diversas partes do mundo. Diante dessas mudanas, os pases que quiserem aumentar e melhorar os nveis de vida dos seus habitantes devem se comprometer em investimentos macios com a educao, buscando entender as transformaes ocorridas, porque elas que vo ditar as novas competncias exigidas no s em conhecimentos e habilidades individuais.

2 Em relatrio apresentado UNESCO, a Comisso Internacional de Estudos sobre a Educao, cita que a Gesto do Conhecimento no campo educacional deve estar focada em quatro pilares: 1- Aprender a conhecer, atravs da difuso do conhecimento e do domnio aprofundado de diversas reas do conhecimento humano, principalmente nas reas de Tecnologia de Ponta, atravs da utilizao no s da Educao presencial, bem como contando com a utilizao da EAD e a Educao continuada; 2- Aprender a fazer, desenvolvendo adquirindo conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), contribuindo para a insero das pessoas no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo; 3- Aprender a conviver, procurando desenvolver e aumentar nas pessoas o sentimento social gregrio social, que foi afetado pela enorme dos meios de comunicao eletrnica, que isolou os indivduos uns dos outros, provocando o isolamento social humano; 4- Aprender a ser, unindo as outras trs, favorecendo a integrao e o desenvolvimento social das pessoas. A educao do XXI face aos avanos os tecnolgicos em passar por grandes

transformaes,

transformando

professores

tcnicos-especialistas

implementando tcnicas de ensino adquiridas no conhecimento cientfico, exigindo dos mesmos novas tcnicas e competncias cognitivas e relacionais, destacando-se as seguintes:

Prospeco: ter capacidade de percepo ambiental individual e coletiva, recolhendo dados situacionais, analisando as ocorrncias e propondo solues para correo das mesmas; Analticas: os docentes devero possuir as competncias necessrias para interpretar os dados descritivos, para se necessrio teorizar a respeito; Avaliativas: possuir condies para avaliar os resultados obtidos nos mtodos e tcnicas educacionais utilizadas, propondo correes quando necessrio; Estratgias: saber planificar aes, antecipando a sua implementao de acordo com as anlises realizadas e os resultados obtidos; Prticas: devem estar aptos a estabelecer relaes entre a anlise e a prtica, assim como entre os fins e meios para alcanar um bom efeito; Comunicao: Devem saber comunicar e partilhar suas experincias idias com outros colegas.

3 1. UMA VISO SOBRE O FUTURO Em 1964 o socilogo canadense Herbert Harshall McLuhan, Professor da Universidade de Toronto publicou uma obra intitulada Understanding Media que, em portugus recebeu o ttulo de Os meios de comunicao como extenses do homem. Ao public-lo, talvez no imaginasse que estava lanando um dos clssicos da comunicao mais discutido do que lido, mais desprezado do que estudado. A grande novidade do autor em relao educao o enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicao mais uma vez, adiantando-se criao de um campo de estudos, Comunicao e Educao, que s seria explorado na dcada dos 90. Marshall McLuhan foi o criador da idia da "aldeia global", trazendo para a educao um novo enfoque educacional, baseado em suas teorias sobre comunicao, ao afirmar que:

"Uma rede mundial de computadores tornar acessvel, em alguns segundos


minutos, todo o tipo de informao s pessoas do mundo inteiro". Em tempos de internet, essa frase bvia. Porm, quando foi dita, h 46 anos, parecia extrada de um livro de fico. Na poca, foi chamado foi chamado de sonhador a louco, conforme a simpatia que suas idias provocavam. McLuhan props que, at o surgimento da televiso, vivamos na "galxia de Gutenberg" onde todo o conhecimento era visto apenas em sua dimenso visual. Sua idia simples: antigamente, o conhecimento era transmitido oralmente, por lendas, histrias e tradies. Quando Gutenberg inventou a imprensa, permitiu que o conhecimento fosse mais difundido. Mas, por outro lado, reduziu a comunicao a um nico aspecto, o escrito. "Antes da imprensa, o jovem aprendia ouvindo, observando, fazendo. A aprendizagem tinha lugar fora da aula", explica o autor. Mais do que a matria extrada de livros, McLuhan afirma, o ponto de partida para a educao a vontade do aluno em aprender. "Onde o interesse do estudante j estiver focalizado, a se encontra o ponto natural de elucidao de seus problemas e interesses", completa. "A educao escolar tradicional suscita em ns o desgosto por qualquer atividade humana".

A este respeito o comentrio mais prximo crtica de McLuhan reside no filme


SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, onde um professor de literatura lecionando numa centenria e tradicional escola preparatria, usando mtodos pedaggicos pouco ortodoxos, desperta os alunos para o rico universo da poesia e das idias, ensinandoos a pensar e olhar as coisas por outro ngulo, porm, as consequncias so inevitveis acarretando na demisso do novo docente. 1980 e lanou da arte e ura. Um dos conceitos mais conhecidos de McLuhan o da "aldeia global". Em seu livro O meio a mensagem, afirma que "a nova interdependncia eletrnica recriou o mundo imagem de uma aldeia global". Quando ele falou isso, o que existia de mais parecido com a Internet, eram as redes de computadores militares norte-americanas. Computador pessoal era apenas um sonho, distante. A evoluo tecnolgica deixa, aqui, de ser mera coadjuvante na vida social: o que dito condicionado pela maneira como se diz. O prprio meio passou a ser a principal atrao, a informao. Muitas das pginas que esto na Internet, por exemplo, poderiam ser livros ou revistas, mas, segundo McLuhan, tornam-se interessantes justamente por que esto em um novo meio de comunicao. McLuhan afirma que "os meios de comunicao so extenses do homem", pois, assim como se usa uma pina para aumentar a preciso das mos e uma chave de fenda para girar um parafuso, os meios de comunicao seriam, na verdade, extenses dos sentidos do homem. Muito antes de algum falar em "aspectos ldicos da educao", McLuhan j dizia que o estudo deveria ser uma atividade atraente. A escola, para ele, ainda no tinha percebido essa realidade bvia. E completa: " ilusrio supor que existe qualquer diferena bsica entre entretenimento e educao, pois sempre foi verdade que tudo o que agrada facilita o aprendizado". O profeta da eletrnica deixou muitos livros e artigos; a maioria esgotados no Brasil, alguns facilmente encontrados em sebos: Os meios de comunicao como extenses do homem (Cultrix); A Galxia de Gutenberg (Cultrix); Revoluo na Comunicao, (Jorge Zahar); O meio a mensagem, (Record);

5 Os efeitos da globalizao tem surtido um efeito dramtico em todo mundo, especialmente na rea educacional, onde as novas tecnologias educacionais tem tido um considervel avano. Vivemos na era dos superespecialistas que dedicam cada vez mais tempo a treinamentos prolongados em campos cada vez mais especficos. Essa nova categoria de profissionais apresenta duas vantagens em relao aos especialistas comuns: maior conhecimento dos detalhes relevantes e maior capacidade de lidar com as complexidades de determinadas funes. 2. OS AVANOS NA REA EDUCACIONAL No decorrer do sculo XX a educao passou por transformaes relevantes, notadamente pela implantao do sistema de EDUCAO DISTNCIA (EAD), que alterou radicalmente o conceito da GESTO DO CONHECIMENTO na difuso do processo pedaggico. Diversas Universidades brasileiras oferecem cursos superiores via EAD e outras mudaram o seu sistema de orientao monogrfica, que era feito presencialmente onde os orientandos mantinham contato direto com os seus orientadores, que atualmente feito via EAD atravs da Internet, onde o aluno no tem mais contato direto com o seu orientador. Considerando-se que a monografia essencial para obteno do certificado final de curso, a mesma tem um peso de 50% nas grades curriculares. A mudana do

processo presencial para o semipresencial, nos leva concluso de que a nomenclatura presencial passou a no mais corresponder realidade dessa modalidade de ensino!
O uso dessa tecnologia na rea pedaggica, sendo, portanto necessrio uma avaliao dos processos atualmente existentes, rumo a novos patamares operacionais, especialmente na assimilao de novos conhecimentos por parte dos docentes, especialmente os que atuam na rea universitria, exigindo que os contedos de formao sejam absorvidos pelos profissionais dessa rea de trabalho em curto prazo.

6 Assim, a PEDAGOGIA deixar de ser apenas uma rea na qual os profissionais aplicam os seus conhecimentos na rea dos mtodos ensino atuais, tornando-se profissionais altamente especializados no exerccio das suas funes que exigiro a absoro de novas tecnologias instrucionais, que obrigatoriamente sero utilizadas a curto e mdio prazo. Um dos benefcios da utilizao da EAD o surgimento da EDUCAO CONTINUADA, feito por grandes Universidades nacionais e internacionais, alm de fruns de debates, que disponibilizam contedos nas mais diversas reas do conhecimento, ao alcance de milhares de pessoas, gratuitamente, atravs de vdeo aulas, que podem ser inclusive acompanhadas de textos em HTML, destacando-se as seguintes Universidades: YALE A Universidade de Yale, por meio de seu programa Open Yale Courses (OYC), disponibiliza 42 cursos on-line, gratuitamente, nas mais diversas reas do conhecimento humano. Basta acessar o Site http://oyc.yale.edu, no sendo necessrio registrar-se. MIT O MIT oferece 36 cursos on-line gratuitos. Basta acessar o Site: http://ocw.mit.edu. BERKELEY Com uma completa biblioteca em udio e vdeo, essa Universidade tem um dos Sites mais atraentes para ensino On-line, contendo centenas de palestras em diversas reas do conhecimento, cobrindo 130 departamentos acadmicos. Basta acessar o Site: http://webcast.berkeley.edu. STANFORD Dentre os cursos oferecidos por essa Universidade destacam-se os contedos concentrados na area tcnica, tais como: Estatstica, Aeronutica e Nanoctecnologia, alm de Seminrios sobre essas areas. Basta acessar o Site: http://scpd.stanford.edu http://graduatesschool.paristech.org, Instituto de Tecnologia de Paris. ou http://graduateschool.paristech.fr/ -

7 O processo de EDUCAO CONTINUADA pode tambm ser praticado pelo acesso a diversos Fruns que disponibilizam vdeo temas expostos por especialistas de alto nvel, destacando-se os Fruns da srie TED: http://www.tedxsaopaulo.com.br/ http://www.ted.com/ http://www.ted.com/translate/languages/pt-br http://tedxsf.org/ cujos contedos esto disponveis para download gratuito.

3. AS NOVAS COMPETNCIAS PEDAGGICAS


Como vimos ao longo dos captulos anteriores, o vetor tecnolgico avanou de forma acelerada, exigindo do Ser Humano habilidades at ento inexistentes. Essas novas habilidades impactaram diretamente a GESTO DO CONHECIMENTO, gerando mudanas no ambiente pedaggico no qual as Universidades esto inseridas. Dentro desse escopo, passamos a citar as mudanas ocorridas e as possveis mudanas tecnolgicas (EAD); que devero ocorrer, com forte influncia sobre a rea pedaggica,sendo a principal a implantao do sistema de Educao distncia

MUDANAS PROJETADAS:
Transformao dos grandes espaos fsicos universitrios em CENTROS DE TELECONFERNCIAS EDUCATIVAS, com a interao entre Professores e alunos, dinamizando ainda mais o processo de EAD; Aquisio de habilidades matemticas por parte dos PEDAGOGOS, que devero dominar tcnicas e modelos de PESQUISA OPERACIONAL, cincia que surgiu durante a segunda guerra mundial para estudar problemas estratgicos, caracterizando-se, como um mtodo voltado para a resoluo de problemas reais, tendo como foco a tomada de decises. Uma caracterstica importante da pesquisa operacional e que facilita o processo de anlise e de deciso a utilizao de modelos, permitindo a experimentao da soluo proposta. Isto significa que uma deciso pode ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada.

8 Devido ao seu carter multidisciplinar, a Pesquisa Operacional pode fornecer contribuies em, praticamente, todos os domnios da atividade humana, atingindo tambm a rea educacional. um mtodo que baseia sua aplicao, com base no conceito de utilizao de modelos, dentre os quais se destacam: Teoria das Filas; Programao Estocstica; Programao Dinmica; Programao linear; Conjugao de modelos de Pesquisa Operacional.

Contudo, o pleno conhecimento do problema a ser resolvido, que determina a implantao do melhor mtodo de PO PESQUISA OPERACIONAL, exigindo anlises conjugadas praticidade na formulao das alternativas. A pesquisa operacional facilita a tomada de deciso, facilitando a descrio do processo, organizando atravs de um modelo, isto facilita a melhor aplicabilidade e economia, conforme citado no Case acima descrito pela Universidade que optou pela orientao monogrfica semipresencial, maximizando maximizao dos resultados e minimizao dos custos operacionais. Para melhor exemplificar a aplicao de um modelo de PO utilizado na soluo de problemas reais, o qual enquadrado pela Pesquisa Operacional dentro da TEORIA DAS FILAS que um sistema de filas composto por seis componentes, sendo os trs primeiros obrigatrios e os trs ltimos obrigatoriamente conhecidos, considerandose aqui como dados apresentados, a quantidade de monografias enviadas durante um determinado perodo de tempo, a capacidade de recebimento (estoque) de monografias recebidas pelos servidores e o tempo de retorno ao aluno (orientando): 1) Modelo de chegada dos usurios ao servio: o modelo de chegada usualmente especificado pelo tempo entre as chegadas dos 2) usurios/servios, sendo determinstico, isto , ocorrem em intervalos de tempo exatamente 3) iguais (tempo entre as chegadas constante), ou ento trata-se de uma varivel aleatria, quando o tempo entre as chegadas as chegadas

9 varivel e segue uma distribuio de probabilidades

presumivelmente conhecida. Alm de sabermos se o modelo de chegada determinstico ou uma varivel aleatria, precisamos tambm saber a taxa de chegada l. A constante l a taxa mdia de chegadas dos usurios por unidade de tempo; 2) Modelo de servio (atendimento aos usurios): o modelo de servio normalmente especificado pelo tempo de servio, isto , o tempo requerido pelo atendente para concluir o atendimento. Da mesma forma que o modelo de chegada, pode ser determinstico (constante) ou uma varivel aleatria (quando o tempo de atendimento varivel, seguindo uma distribuio de probabilidades presumivelmente conhecida). 3) Nmero de servidores: o nmero de atendentes disponveis no sistema; 4) Capacidade do sistema: representa o nmero de usurios que o sistema capaz de atender, incluindo a quantidade de usurios que esto sendo atendidos mais os que esperam na fila. Se este parmetro no for informado, o sistema considerado com capacidade ilimitada. 5) Tamanho da populao: nmero potencial de clientes (monografias) que podem chegar a um sistema. Pode ser finito ou infinito. 6) Disciplina da fila: o modo como os usurios so atendidos. A disciplina da fila pode ser: * FIFO (first in, first out): primeiro a chegar o primeiro a ser atendido; * LIFO (last in, first out): ltimo a chegar o primeiro a ser atendido; * ALEATRIO, isto , os atendimentos so feitos sem qualquer preocupao com a ordem de chegada; * COM PRIORIDADE, quer dizer, os atendimentos so feitos de acordo com as prioridades estabelecidas; se a composio da fila no for informada, a mesma considerada de acordo com o modelo FIFO. Atualmente com a expanso da EAD, ser necessrio expandir e modernizar cada vez mais as instalaes de TI, de modo a atender as novas demandas de cursos distncia, que esto ocorrendo de forma exponencial, enquanto os recursos fsicos

10 disponveis ainda representam um crescimento representado por uma progresso aritmtica. Esse fato, tambm acarreta o aumento da carga de trabalho dos docentes, envolvidos que esto na elaborao dos contedos e na correo das monografias distribudas a cada orientador, que est do outro lado do aluno, de modo que cada um qual reter uma capacidade de resposta, que seja a mais otimizada possvel, de modo a evitar gargalos na devoluo dos trabalhos. Outra habilidade a ser apreendida pelos PEDAGOGOS consiste no

desenvolvimento de habilidades de comunicao distncia, preparando-se para o advento da implantao de centros de TELECONFERNCIAS, que gradativamente substituiro os modelos presenciais, onde as salas de aulas deixaro de existir; Assimilao da Neurocincia pedaggica, para conhecer de modo mais profundo a capacidade de absoro cognitiva dos alunos; Ser tambm necessrio aos PEDAGOGOS, a melhor assimilao da ANDRAGOGIA utilizada como instrumento de comunicao distncia; A PEDAGOGIA tambm dever substituir o termo mo-de-obra, pelo conceito de capital intelectual, representado pelo binmio facilitador/aluno, no qual as exigncias interativas no mais permitiro a utilizao de contedos pr-formatados.

Desse modo ser (ao) necessria (as) aos PEDAGOGOS, o desenvolvimento do seguinte elenco de competncias, de modo a acompanhar os atuais recursos tecnolgicos utilizados na rea educacional, assim como absorver as novas tecnologias educacionais que esto a caminho: COMPETNCIAS COGNITIVAS E NEUROPEDAGGICAS; COMPETNCIAS RELACIONAIS; COMPETNCIAS SOCIAIS E POLTICAS; COMPETNCIAS DIDTICO-PEDAGGICAS; COMPETNCIAS TECNOLGICAS GERAIS E ESPECFICAS; CONHECIMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DAS UNIVERSIDADES. Em resumo: as competncias s podem ser desenvolvidas na prtica; no basta apenas o saber terico, mas sim o saber fazer.

11 Esse princpio e ser crucial para a educao presente e futura. A PEDAGOGIA ter que ir alm do ensino de conceitos abstratos, sendo necessrio que ela assimile para que serve o conhecimento, quando e como aplic-lo. Todo esse cenrio vai implicar em curto prazo, na substituio dos contedos programticos na rea de formao pedaggica. Devido a crescente presena do MINIMALISMO, em todas as reas do conhecimento humano e tambm devido aos altos custos tecnolgicos, as Universidades podero estar diretamente conectadas com os Institutos Pblicos de Tecnologia, que atuaro como polos fornecedores de tecnologia, a exemplo do modelo PEDAGGICO praticado na China. A EDUCAO DIGITAL Durante sculos, o ensino superior foi algo que acontecia em universidades, em cursos de quatro anos, preparando o aluno para uma carreira especfica. No futuro, o ensino se dar em universidades, em escolas tcnicas e em outros formatos que ainda no conhecemos que permitam o lifelong learning, o aprendizado ao longo de toda a vida. Os cursos podero ser presenciais ou on-line. Mais frequentemente, sero das duas formas. Tero dois, trs ou quatro anos de durao. Trataro de vrias reas do conhecimento, e estaro mais preocupados em ensinar a pensar do que em transmitir conhecimentos e habilidades especficos, pois a obsolescncia do saber ser ainda maior do que hoje. Menor durao O Brasil tem trs tipos de formao: bacharelado, licenciatura e curso de tecnlogo. Esse ltimo dura entre dois e trs anos, focado no desenvolvimento de uma competncia profissional especfica, normalmente para cargos de salrio mdio. No Brasil, s 10% das matrculas em cursos presenciais est nesse tipo de curso. Na China, mais da metade. Nos pases desenvolvidos (OCDE), um tero (dados disponveis em twitter.com/gioschpe). Em vez de ser percebido como a melhor alternativa para a pessoa que busca um diferencial rpido e eficaz no mercado de trabalho, o curso de tecnlogo ainda erroneamente visto como um primo pobre do ensino de verdade.

12 Nas ltimas dcadas, o ensino superior se massificou e deselitizou (o Brasil ainda chegar l), e o ritmo de inovao no mercado de trabalho fez com que um diploma de uma boa universidade no fosse mais suficiente para uma carreira cada vez mais longa. Assim, a distino entre educao bsica e superior vai ter cada vez menos sentido. Ambas estaro dentro de um contnuo, que comea na pr-escola e s termina com a morte. Na Alemanha, as faculdades de engenharia e escolas politcnicas j esto em contato com jardins de infncia para atrair futuros bons profissionais. No Brasil, teremos um problema adicional a resolver: as reas de licenciatura e pedagogia, hoje profissionais formados nas Universidades, tero que se atualizar constantemente atravs da prtica da EDUCAO CONTINUADA, de modo a manterem os seus conhecimentos sempre atualizados. As Universidades tero de entender que sem um aluno bem formado no ensino bsico no conseguiro fazer o seu trabalho com qualidade. No Brasil, s reconhecemos diplomas de instituies brasileiras, mas certamente em breve validaremos o ensino dado nas melhores Universidades do mundo. Hoje j possvel assistir, on-line e sem custo, a aulas de instituies como o MIT e Stanford. Nos EUA, um sexto das matrculas do ensino superior j feito em cursos on-line. O Brasil est chegando perto, com uma em cada sete, depois de uma exploso que levou o nmero de matriculados de 200 000, em 2006, para 930 000, em 2010.

Stanford, Purdue e Duke so universidades que j gravam todos os seus cursos, para que os alunos possam baix-los e rever as aulas quantas vezes quiserem. H algumas semanas, a Apple lanou uma plataforma de venda de livros didticos para o iPad. Alm do texto, tem vdeos, animaes, lugar para resumos. Em breve, sero compartilhveis. medida que o ensino superior se massifica, desaparece a noo da academia como instituio alheia (e superior) ao mundo real. Haver cada vez mais forte competio entre instituies pelo aluno, o que faz com que as universidades

13 precisem se desdobrar para atender s demandas dos alunos e de seus futuros empregadores. A Universidade do Sul da Flrida d uma garantia a seus alunos de engenharia: se, durante seus cinco primeiros anos no mercado de emprego, eles sentirem a necessidade de competncias que no aprenderam na faculdade, podem voltar e aprend-las de graa. O futuro da escola: Os cursos tero menor durao e sero fortemente multidisciplinares. O desafio das universidades do futuro ser ensinar apenas aquilo que vale a pena saber, o que demandar novos currculos e nova didtica. Um exemplo o Olin College of Engineering, nos EUA. O ensino centrado na resoluo de problemas simples, complicados e complexos, sempre em equipes. No h departamentos acadmicos e os professores no recebem ctedra. O currculo baseado em um tringulo entre engenharia (o projeto exequvel?), empreendedorismo ( vivel?) e humanas ( desejvel?). Os problemas do mundo real so complexos e no respeitam fronteiras

departamentais. A universidade do futuro ter de respeitar essa realidade. Todo aluno de graduao nos EUA passa por todas as grandes reas do saber. S no incio do terceiro ano que os alunos decidiro em que rea iro se diplomar. Antes disso, o futuro cientista estuda sociologia e o historiador estuda matemtica. A especializao vir mesmo s na ps-graduao. Algumas universidades federais no Brasil tomaram a iniciativa de criar um bacharelado interdisciplinar. um bom comeo, ainda que a iniciativa seja limitada pelo fato de que o aluno estuda apenas uma de quatro grandes reas (artes, humanidades, sade e cincia e tecnologia). Um sistema educacional que matricule perto de 100% dos jovens (EUA, Finlndia e Coreia do Sul j esto chegando perto disso), e caro. No possvel estender esse benefcio a nmero to grande de alunos e esperar que os contribuintes paguem a conta. Com exceo de Mxico, Repblica Checa e pases escandinavos, todos os pases da OCDE cobram mensalidades de seus alunos em

14 universidades pblicas. Passaremos por mais algumas invases de reitorias, mas chegaremos l. Conforme ressaltado no Captulo I, vivemos na era dos superespecialistas e conforme citado no incio deste captulo o aprendizado se dar ao longo da vida, atravs da prtica da EDUCAO CONTINUADA, que ser disponibilizada atravs de contedos digitalizados. Porm, para introduzir a gesto do conhecimento da cultura da EDUCAO CONTINUADA a nvel global, necessrio formar e treinar professores nessa nova tecnologia educacional, pois, no Brasil e no mundo a maioria dos docentes ainda no conseguiu assimilar ao todo esse novo processo educacional. No adianta colocar tecnologia nas escolas e Universidades sem dar a formao adequada aos docentes. No entanto, uma soluo vivel veio da China, onde em 1976 o primeiro ministro Deng Xiaoping assumiu o poder logo aps a morte de Mao, lanando o processo de modernizao na China, lanando um amplo programa de reformas, priorizando a rea educacional. Visionrio, ele acreditava que investir na Educao seria o atalho mais curto para o desenvolvimento, tendo como exemplo o sucesso de naes como Estados Unidos, Coria do Sul e Japo - economias que se destacam pela capacidade de inovao, preparo intelectual de seus universitrios e desenvolvimento. De 1978 para 1998, o oramento anual para Educao passou de 6,8% do oramento total do pas para 14,6%, segundo a Academia de Cincias Sociais da China. Entre os principais atores no processo de reforma do Ensino Superior na China, o Banco Mundial exerceu um papel extremamente relevante, praticamente dando a receita de sucesso do novo sistema, de acordo com pesquisa da professora-doutora em Educao ngela de Siqueira, do NEIC/UFF (Ncleo de Educao Internacional Comparada da Universidade Federal Fluminense). A partir de 1981, a entidade financiou vrios projetos e estudos no pas: projetos de desenvolvimento universitrio, pesquisas de educao agrcola, universidades politcnicas e por televiso, universidades provinciais, desenvolvimento de pontos bsicos e, finalmente, em 1999, o plano de reforma no Ensino Superior chins, proporcionado

15 ao pas formalizar acordos com renomadas universidades estrangeiras, como Harvard e a Universidade da Pensilvnia, que abriga Wharton e Cambridge, seguindo a lgica do Banco Mundial, para quem a compra de pacotes educacionais produzidos em alguns pases desenvolvidos um dos meios para reduzir custos e, supostamente, melhorar a qualidade. Assim, diversos cursos de graduao e ps-graduao so criados na China sob orientao de profissionais de universidades estrangeiras. Toda essa revoluo fez mais do que dobrar o nmero de matrculas no Ensino Superior entre 1986 e 1994: segundo relatrio analtico do Banco Mundial cresceu de 2,3 milhes para 5,1 milhes. Hoje j so 16 milhes de estudantes de graduao no pas. Nas universidades, a taxa de jovens hoje j atinge 21% (no Brasil este nmero de 19%). L, 1 milho de universitrios se formam por ano em carreiras tecnolgicas (aqui so 94 mil). Os artigos publicados em peridicos cientficos internacionais representam 5,9% da produo mundial (no Brasil, 1,8%). H 88 Ph. Ds. por 100 mil habitantes (aqui so 63). O quadro abaixo permite estabelecer uma comparao entre o quadro educacional brasileiro e o chins:

16

No novo sistema de ensino, tudo foi pensado, inclusive as diferenas regionais e culturais do pas. Foram considerados todos os contextos e diversificados os meios de transmisso do ensino de acordo com eles (investimento na Educao a Distncia e Educao Continuada), com o uso intensivo da EDUCAO DIGITAL, cujos contedos so concentrados em centros de pesquisas educacionais (CLUSTERS) educacionais e disponibilizados para difuso da Gesto do Conhecimento atravs da EAD e da Educao Continuada, onde os professores foram reciclados no uso de recursos de TI de ltima gerao. Esse modelo utilizado pelos pases desenvolvidos que se valem desses recursos, como por exemplo, os Estados Unidos que concentram no Vale do Silcio na California, um gigantesco Cluster de pesquisas em Informtica. No Brasil, a cidade de So Carlos considerada como a Capital Nacional da Tecnologia, onde esto instalados os campi avanados da USP e da UFSCar. A China tem um territrio com 9.571.300 km2 com uma populao que ultrapassa a casa de um bilho de habitantes, contra o Brasil que tem uma extenso territorial de 8.500.000 km2 e uma populao de aproximadamente 110 milhes de acordo com o

17 ltimo censo do IBGE realizado em 2010, porm, o pas passa por um acelerado processo de envelhecimento populacional, no s porque a expectativa de vida cresce, mas tambm porque as taxas de fecundidade diminuram, pois, atualmente as brasileiras j tm, em mdia, menos filhos que as americanas. O Brasil pas tem atualmente cerca de um contingente populacional equivalente a 11 milhes acima de 50 anos, devendo chegar a 40 milhes em 2025 e 50 milhes em 2050. De acordo com os dados do PISA - Programa Internacional de Avaliao de Alunos ( Programme for International Student Assessment), uma rede mundial de avaliao de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada trs anos, coordenado pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), com vista a melhorar as polticas e resultados educacionais, o Brasil ocupava em 2009, a seguinte posio no ranking entre os demais pases avaliados:

Pas Albnia Argentina Austrlia ustria Azerbaijo Blgica

Leitura Matemtica Cincias Pontuao Posio Pontuao Posio Pontuao Posio 385 56 377 55 391 55 398 54 388 51 401 52 515 8 514 12 527 9 470 36 496 21 494 27 362 60 431 41 373 59 506 10 515 11 507 18

Brasil
Bulgria Canad Chile Colmbia Crocia Repblica Checa Dinamarca Estnia Finlndia Frana Alemanha Grcia Hong Kong Hungria Islndia Indonsia Irlanda

412
800 524 449 413 476 478 495 501 536 496 497 483 533 494 500 402 496

49
1 5 40 48 33 31 22 12 2 20 18 28 3 23 14 53 21

386
0 527 421 381 460 493 503 512 541 497 513 466 555 490 507 371 487

53
300 8 45 54 37 24 16 14 4 19 13 36 3 26 15 57 29

405
1 529 447 402 486 500 499 528 554 498 520 470 549 503 496 383 508

49
42 7 40 50 34 22 23 8 2 24 12 37 3 19 25 56 17

18

Pas Israel Itlia Japo Jordnia Cazaquisto Quirguisto Letnia Liechtenstein Litunia Luxemburgo Mxico Montenegro Pases Baixos Nova Zelndia Noruega Panam Peru Polnia Portugal Catar Romnia
Rssia Srvia China (Xangai) Singapura Eslovquia Eslovnia Espanha Sucia Sua Tailndia Trinidad e Tobago Tunsia Turquia Reino Unido Estados Unidos Uruguai

Leitura Matemtica Cincias Pontuao Posio Pontuao Posio Pontuao Posio 474 34 447 38 455 38 486 26 483 31 489 32 520 7 529 7 539 5 405 51 387 52 415 47 390 55 405 49 400 54 314 61 331 61 330 61 484 27 482 33 494 28 499 17 536 5 520 11 468 37 477 34 491 30 472 35 489 27 484 35 425 44 419 46 416 46 408 50 403 50 401 51 508 9 526 9 522 10 521 6 519 10 532 6 503 11 498 18 500 21 371 370 500 489 372 424 459 442 556 526 477 483 481 497 501 421 416 404 464 494 1 426 58 59 15 25 57 45 39 41 1 4 32 29 30 19 13 46 47 52 38 24 25125126 43 360 365 495 487 368 427 468 442 600 562 497 501 483 494 534 419 414 371 445 492 487 427 60 59 22 30 58 44 35 40 1 2 20 17 32 23 6 47 48 56 39 25 28 43 376 369 508 493 379 428 478 443 575 542 490 512 488 495 517 425 410 401 454 514 502 427 58 60 16 29 57 43 36 41 1 4 31 15 33 26 13 45 48 53 39 14 20 44

Devido as suas caractersticas territoriais e a sua densidade populacional, O Brasil tem uma enorme vantagem em relao China; se o pas investir o dobro do PIB do que se investe hoje em educao, pode elevar muito o seu desempenho educacional,

19 eliminando o despreparo da mo de obra no qualificada, principalmente nos setores de tecnologia de ponta, nos quais o Brasil, j importa pessoal qualificado de outros pases. O programa educacional chins se adapta a realidade brasileira, mediante os ajustes necessrios, porm, torna-se necessrio pereniz-lo, para garantir ao pas a sua insero no bloco dos pases desenvolvidos, pois. O ritmo de crescimento da economia bom e o pas tem condies de firmemente em capital humano, pois, no existe outro caminho para lidar com a questo do envelhecimento populacional, tornando-se possvel suavizar os efeitos desse processo, que daqui em diante tende a se acentuar, conforme mostra a figura abaixo:

A leitura do grfico acima nos permite concluir que o Brasil est formando geraes de profissionais para o sculo XX, em sua grande maioria todos jovens, que tero uma vida til de aproximadamente cerca de 40 ou mais anos, indo alm de 2050, trabalhando com contingentes de envelhecimento populacional atualmente em crescimento, adaptando-se com essa realidade, a qual o pas no poder ignorar; o pas ter que se adaptar a esse problema, principalmente na rea educacional onde

20 convivemos com enormes quantidades de pessoas despreparadas, principalmente na faixa etria entre 30/45 anos incapazes de absorver as modernas tecnologias de TI, que tendem a nveis de minimalizao cada vez mais crescentes. Esse fenmeno no novo e nem episdico, mas j ocorreu no sculo XIX, quando explodiu a revoluo industrial. Nesse perodo os luditas na Inglaterra quebravam teares, vindo da a expresso sabotagem vem dos tamancos de madeira (sabots) jogados nos teares para trav-los. O historiador F. Braudel lembra a comoo social em Paris quando os irmos Perrier instalaram duas bombas elevatrias em Chaillot, em 1782, as quais, puxando as guas do rio Sena para a altura de 35 metros, tornaram subitamente desempregados 22 mil carregadores de gua. Face a todo esse quadro, o Brasil tem que preparar contedos educacionais condizentes com o atual cenrio tecnolgico, reciclando profissionais, principalmente Professores, pois no estgio em que estamos vivendo a mo-de-obra tradicional tornou-se descartvel, pois o mundo ultrapassou a fase da sociedade industrial para a fase da sociedade do conhecimento, onde a mo-de-obra tradicional tornou-se descartvel, privilegiando-se os trabalhadores supertreinados, capazes de manipular a informtica e a robtica. No caso brasileiro existem particularidades que precisam ser citadas; em primeiro lugar, a crise econmica dos ltimos anos, alm de ter dificultado a asceno social de uma parcela significativa da populao, forando o estado a investir na melhoria da Educao Bsica do pas. Apesar dos esforos do governo brasileiro os resultados obtidos no foram os esperados, ampliando as j enormes diferenas existentes entre as pessoas em termos de educao formal, fazendo do fator cognitivo outro elemento que limita as possibilidades de se construir no pas um projeto de efetiva ampliao da incluso digital, criando dificuldades para que a capacidade de compreenso e as possibilidades de se utilizar efetivamente todas as potencialidades oferecidas pelas Tecnologias de Informao e Comunicao, sejam difceis de serem implantadas devido ao alto grau de desigualdade na educao formal das pessoas.

21 Esta diferena cognitiva no captada pelos indicadores tradicionais de incluso digital (percentual de acesso a computadores, e percentual desses que so conectados internet), fazendo crer que a evoluo dos dados de ampliao da incluso digital no Brasil na verdade no retratam uma realidade to positiva como parece sugerir a fria anlise das estatsticas, no chegando a ser medida pelas estatsticas de incluso digital como tem sido revelado, como se de fato, tm sido reveladas aumentando a qualificao e especializao da mo-de-obra brasileira, promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida de parcela da populao.

Alm disso, o Brasil a exemplo da China tem grandes disparidades regionais, culturais e sociais, representando um complicador adicional para que tenhamos um sistema educacional homogneo que alcance todo o nosso territrio. O Brasil precisa de um novo e moderno sistema educacional formatado para absorver as modernas tecnologias de informao, porm, tudo ter que ser minuciosamente pensado e planejado de modo a diminuir e equilibrar os contrastes sociais existentes no pas. Deve-se tambm lembrar que os custos de acesso Internet (pagamento de linha e/ou provedores de acesso), dificultam a incluso digital de empresas, universidades e pessoas, contribuindo para manter que impedem a integrao social brasileira. A partir da segunda metade da dcada de 90, a sociedade brasileira assistiu a uma enorme expanso do uso da Internet, que infelizmente foi a pior dcada do sculo XX em termos de crescimento econmico e de desenvolvimento social. Foi dentro daquele cenrio que surgiram as novas tecnologias de TI atingindo todos os setores da sociedade, impactando o ambiente social e econmico herdado dos anos de perda do dinamismo econmico, que viveu e cresceu com a implantao dessa nova tecnologia que veio para ficar, causando um grande impacto tecnolgico quer no meio acadmico, quer no meio empresarial, principalmente devido a ausncia da instalao de um parque fabril inexistente para a fabricao de hardware e a indisponibilidade de tcnicos especializados na rea de

22 desenvolvimento de software, requerendo um grande esforo para colocar o pas em novos patamares compatveis com as modernas tecnologias de TI. Contudo, apesar das dificuldades existentes, as notcias so animadoras, pois segundo levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) logo no incio de 2012, em apenas trs anos houve um aumento de 75% dos brasileiros que tem acesso a Internet em relao a 2005, quando apenas mais de um quinto da populao (20,9%) tinha acesso rede. Os dados fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) referente a 2008 que traz estatsticas sobre acesso internet e posse de telefone fixo ou mvel no Brasil. Geograficamente, a regio Sudeste apresenta a maior taxa de uso, com 40,3% dos seus habitantes usando a internet. A regio Centro-Oeste aparece logo atrs (39,4%), influenciada pelo alto uso de web no Distrito Federal, onde 56,1% dos habitantes afirmaram fazer uso da ferramenta. As regies Sul (38,7%), Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%) aparecem logo atrs. Ainda que os maiores graus de uso sejam registrados entre brasileiros com maior escolaridade (80,4% dos usurios com 15 ou mais anos de estudo usam a web), o IBGE indica que o acesso cresceu mais entre os menos escolarizados. A porcentagem dos brasileiros com menos de quatro anos de instruo com acesso web, segundo o IBGE, quase triplicou, saltando de 2,5% em 2005 para 7,2% em 2008. Entre os estimados 104,7 milhes de brasileiros que no usaram a internet no perodo do levantamento, as justificativas tm relao tanto com a falta de necessidade ou desejo (32,8%), pela falta de conhecimento (31,6%) ou pela falta de oportunidade de acesso (30%). A figura abaixo mostra a distribuio percentual de acessos Internet de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE. O total percentual de acessos das regies norte e nordeste somados (27,5 + 25,1) totalizam 52,6% pontos percentuais, ultrapassando a regio sudeste em 12,3%.

23

Segundo o Instituto Ibope NetRatings, somos 79,9 milhes de internautas tupiniquins, sendo o Brasil o 5 pas mais conectado. De acordo com a Fecomrcio-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados internet aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011. O principal local de acesso a lan house (31%), seguido da prpria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil o 5 pas com o maior nmero de conexes Internet. 46,3 milhes de usurios acessam regularmente a Internet. 38% das pessoas acessam web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a trs vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente; esses percentuais revelam que os acessos Internet so cada vez mais intensos. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no nmero de usurios residenciais. A figura abaixo mostra o acesso Internet por faixas etrias:

24

A leitura da tabela acima, nos permite afirmar conforme descrito na pgina 20 deste documento, que o Brasil est formando geraes de profissionais para o sculo XX, em sua grande maioria todos jovens, que tero uma vida til de aproximadamente cerca de 40 ou mais anos, indo alm de 2050, trabalhando com contingentes de envelhecimento populacional atualmente em crescimento, adaptando-se com essa realidade, a qual o pas no poder ignorar; De acordo com a pesquisa de estudos da internet, recm-divulgada, quase 38% dos usurios da rede no Brasil so jovens, com faixa etria entre os seis e 24 anos de idade. H alguns anos, o grupo de usurios de internet brasileiros era distribudo de forma mais homognea, mostrando que com o passar dos anos, a fatia de usurios est mais bem distribuda, quando relacionada a faixas etrias: - 50% dos internautas do pas tem idade entre 25 e 44 anos. - 12% dos usurios de internet no Brasil so crianas e adolescentes, com faixa etria de seis a 14 anos, que acessam a internet para bater-papo, navegar nas redes sociais e sites de entretenimento.

25

A expanso da Internet no Brasil foi muito expressiva, especialmente a partir da dcada de 1990, colocando o pas dentre os onze primeiros colocados no ranking de computadores conectados WEB (em 1996, o pas estava na dcima nona posio), porm, levando-se em conta os indicadores sociais, uma grande parte dos acessos est relacionada a situaes de dupla contagem, ou seja, revelando a amostragem de pessoas que acessem a rede tanto em casa, quanto no trabalho ou tambm em uma terceira situao. O Brasil pode e deve tirar proveito desse cenrio, educadores hoje reconhecem
nas tecnologias de informao e comunicao poderosas ferramentas no processo ensino aprendizagem, mediante a necessidade de discutir os usos da tecnologia no campo de construo de saberes e conhecimento, tanto em sua aplicao como recurso em sala de aula quanto na criao de novas metodologias como a Educao Distncia.

4. TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A REALIDADE BRASILIERA NO SECULO XXI


O Brasil assim como os demais pases est vivendo na sociedade do conhecimento, onde os avanos tecnolgicos surgem continuamente. Os inmeros meios de comunicao que as novas tecnologias oferecem tm produzido alteraes sociais que preocupam os profissionais da educao, sendo um dos fatores responsveis pelos quais as instituies de ensino e os profissionais so forados a reciclagens permanentes para acompanharem o rtmo acelerado imposto pela tecnologia. A sociedade do conhecimento nasceu aps o encerramento da segunda guerra mundial, no perodo da guerra fria, onde os objetivos eram expandir a era aumentar e diversificar a produo de armas, cada vez mais poderosas para serem utilizadas na destruio das cidades e na busca de informaes, a partir da, a tecnologia comeou a servir de interesses polticos e econmicos, refletindo grandes transformaes na sociedade. A infinita capacidade de criao tecnolgica impe novos desafios a toda humanidade. Pode-se caracterizar os sculo XXI, como o sculo da sociedade do conhecimento e da informao.

26 Conforme Marques (2006, p. 104), a tecnologia no simplesmente cincia aplicada, mas cincia reedificada e impulsionada por instrumentos tcnicos conceituais propositadamente institudos, constituindo-se em desafios e inovaes que no podemos ignorar, correndo o risco de sermos devorados por ela. A partir do pressuposto de nos integrarmos essa sociedade tecnolgica, podemos destacar um dos maiores aparelhos capazes de expandir e atualizar os indivduos nas mudanas culturais que a tecnologia vem dispondo, denominado aparelho escolar, cujo princpio a integrao da sociedade ao seu meio social. Para tanto, a tecnologia educacional, passa por uma revoluo no seu modo de difuso da Gesto do Conhecimento, sobretudo devido s rpidas e sucessivas transformaes que o mundo globalizado apresenta educadores e educandos na poca atual. Assim, sob a gide da revoluo tecnolgica a cada dia e momento que passa, a escola precisa integrar novas ferramentas: computadores, Internet, vdeo, projetor, transparncias, data-show, cmera digital, laboratrio de informtica etc., as quais fornecem diversas possibilidades de enriquecimento das prticas pedaggicas. Naturalmente, com essas ferramentas, o professor no s convidado, mas obrigado a inovar sua prtica pedaggica ao mesmo tempo que conduzido a criar novas formas de ensinar, pois ele prprio corre o risco de ficar dentro da excluso digital. Nesta acepo, Saviane (2003, p. 75) afirma que a escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas geraes ao mundo do saber sistematizado, do saber metdico, cientfico, precisando gerar novos processos pedaggicos em relao aos seus processos de origem adequados a essa finalidade. Nunca se falou tanto em novas tecnologias, informatizao, sociedade miditica, mas diante desses recursos encontrados nos contextos escolares das escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Mdio e at mesmo nas Universidades, como recursos didticos e de aprendizagem, sem contar que hoje a sociedade, onde todas as pessoas, no importam a idade, onde esto vivendo, todos esto mergulhados no mundo da informtica, tem acesso ao computador e a Internet, utilizam esses novos recursos tecnolgicos para se informar, trocar idias, discutir temas especficos, pesquisar, comunicar. Esses meios de comunicao como extenses do homem, raramente so orientados e aproveitados nas atividades de ensino.

27 Na concepo de Marques (2006, p. 197), a formao das novas geraes s se faz efetiva e relevante, se significar a autoformao das Universidade como comunidade de educadores sempre educandos. Assim, o fluxo de informaes da atual sociedade impe novas perspectivas na formao do professor, exigindo domnio na sua prtica pedaggica que as novas tecnologias vem propiciando, devido ao grande nmero de informaes trazidas pelas mdias. Nesse contexto o professor um docente facilitador transformando as informaes em conhecimentos, de modo a contribuir para que o corpo discente aluno seja capaz de melhorar os aspectos cognitivos, selecionando informaes e distinguindo entre o que intil e o que realmente significativo. A modernizao econmica, poltica, as relaes sociais e a expanso da cincia, exige mudanas profundas na educao, que atualmente considerada como um vetor das transformaes sociais, porm, que isso se concretize necessrio uma educao de qualidade, comprometida, atualizada e contextualizada, portanto, se faz necessrio a assimilao e a implantao de novas tecnologias de ensino. Segundo Sampaio, (1999, p. 25) o trabalho com tecnologias s ser concretizado, porm, na medida em que a Gesto do Conhecimento na rea educacional estiver assimilada, tanto em termos de valorizao e conscientizao de sua real utilizao. Neste aspecto, a formao tecnolgica do Corpo Docente professor um dos fatores que mais impactam o processo de desenvolvimento tecnolgico social, pois, a partir dessa concepo, os educadores tero condies de atuar numa ao reflexiva sobre sua prtica pedaggica e assim construir novos paradigmas. Nesta perspectiva, cabe ao homem estar sempre buscando o que melhor para si, de forma que compartilhe com outros os saberes adquiridos, uma vez que ele necessita produzir continuamente sua prpria existncia. Para tanto, em lugar de adaptar natureza, ele tem que adaptar a natureza a si, isto , transform-la. (Saviane (2003, p. 11).

Neste aspecto, o Brasil tem um enorme desafio a enfrentar em termos educacionais, que o de levar a Gesto do Conhecimento educacional at a regio norte do pas conhecida como Amaznia Legal que tem uma extenso territorial correspondente a 5.217.423km quadrados, ocupando

28

cerca de 61% do territrio brasileiro, que engloba os seguintes Estados brasileiros:


Amazonas, Par, Acre, Amap, Roraima, Rondnia, Tocantins, em sua totalidade e parte dos Estados do Maranho (Nordeste) e Mato Grosso (Centro-Oeste), entanto, abrigando apenas 11,93% da populao do pas (1996). Os Estados mais expressivos da Amaznia Legal so representados pelo o Amazonas e o Par que, juntos respondem por mais de 55% do territrio total da regio. no

A figura abaixo mostra a composio territorial da Amazonia legal:

Trata-se de uma regio muito grande remota, em que o acesso a educao e cultura, ainda que sejam direitos sociais bsicos previstos na Constituio Federal brasileira e em tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, bastante limitado, com uma enorme densidade florestal e inmeros municpios afastados das capitais e com populaes ribeirinhas.

29 Devido as dificuldades logsticas existentes, a Assistncia Social a essas populaes so realizadas com o auxlio das Foras armadas, que mantm contingentes estacionados nos municpios mais distantes, a exemplo dos batalhes de selva do Exrcito brasileiro que so polos de agregamento populacional que vivem no meio da floresta. Contudo, o governo brasileiro tem desenvolvido esforos no sentido de expandir e levar a Gesto do conhecimento educacional aos pontos mais remotos do pas, citando como exemplo a expanso da Universidade Federal do Semi-rido que est levando conhecimentos e esperanas e uma das regies mais pobres do pas, onde a pobreza e seca caminham de mos dadas com a absoluta falta de oportunidades de estudo e de trabalho. Conseguir um diploma de graduao para abrir horizontes e tentar um emprego melhor, ainda um sonho distante para a maioria dos jovens que vivem nas regies mais pobres do Brasil, onde apenas dois em cada cem tem acesso ao ensino superior na regio, enquanto no ABC paulista essa relao de 45 para cem e nas capitais do Nordeste de 35 por cem. Disputar uma vaga nas universidades fora do serto tambm no uma opo muito animadora, pois, os poucos jovens que conseguem ingressar nas universidades tm que arcar com os custos de manuteno extra-domiclio, enfrentando uma competio desigual com os jovens das capitais, onde o ensino de melhor qualidade. Em meio a cenrio desolador, quem est tentando fazer diferena a Universidade Federal Rural do Semi-rido, a UNIFERSA, na qual o reitor Josivan Barbosa, o mesmo que apesar de citar as desvantagens enfrentadas pelos jovens do interior, descreve com entusiasmo a expanso da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossor transformada em Universidade Federal em 2005, onde nos ltimos quatro anos o nmero de professores saltou de 54 para 250 e o nmero de cursos, de dois para 23. As microrregies mais precrias em ensino superior em todo o semirido esto ganhando mais trs campi cada um com seis cursos e 1,2 mil alunos, com um deles j em funcionamento. O dficit de vagas no ensino superior na regio do serto assustador, sendo enorme a expectativa da populao, pois, as empresas instaladas na regio j buscam na UNIFERSA estagirios em engenharia e tecnologia da informao.

30 A esperana que, aos poucos, seja possvel substituir a mo de obra importada recrutada na regio Nordeste e Sudeste. Os profissionais formados em cincias agrrias sero encaminhados para o desenvolvimento da fruticultura irrigada, que um sustentculo da economia local. Assim os jovens passam a ter oportunidades de emprego que nunca tiveram, enquanto as empresas podero reduzir os seus custos de contratao de mo de obra, e toda mo de obra e a economia local sair ganhando, inclusive com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da regio do semirido. Na regio amaznica, cursos de nvel tcnico e superior comeam a mudar a realidade de quem vive em plena floresta. Os chamados povos da floresta tribos indgenas, pequenos produtores rurais que vivem em pontos remotos da regio amaznica, a educao est comeando a mudar a realidade regional e incentivar o seu desenvolvimento sustentvel. As margens do Rio Negro, no campus do Instituto Federal do Amazonas, em So Gabriel da Cachoeira, que dista a quatro dias de barco de Manaus, muitas vezes os Professores tm que se deslocar at cinco horas de voadeira para dar aulas nas prprias tribos. De acordo com o Professor Paulo Nascimento reitor do Instituto Federal do Amazonas em So Gabriel da Cachoeira, o conhecimento um direito de todos, sendo a nica forma da populao amaznica ser respeitada em sua diversidade, contribuindo para a preservao do ambiente, atuando como agente do seu prprio desenvolvimento. Para a juventude de So Gabriel da Cachoeira, os cursos tcnicos na rea de agropecuria, ambiente e secretariado, recursos administrao, contabilidade, uma rara informtica, oportunidade meio de pesqueiros, constituem

profissionalizao. As pesquisas cientficas nas reas de manejo florestal, sistemas agroflorestais, piscicultura e etnobotnica, representam um salto de desenvolvimento para toda a comunidade. A parceria entre o campus e os movimentos indgenas tem permitido um trabalho pioneiro junto s etnias BANIWA, KURIPACO e TUKANO. Os cursos de desenvolvimento sustentvel indgena e de etnodesenvolvimento so dados diretamente nas aldeias, onde os professores ensinam presencialmente as

31 tcnicas de plantio e de produo de pescado, ajudando tambm a montar oficinas de marcenaria e salas de informtica nas escolas comunitrias. Em 2010 foram abertos os cursos superiores em licenciatura intercultural indgena, passando a impactar a educao escolar indgena, porm, ainda no existem professores indgenas para atender demanda do ensino mdio, ocasionando o xodo de jovens indgenas, que acabam se inserindo de forma marginal nas cidades. A expanso universitria em so Gabriel da Cachoeira despertou o interesse de outros municpios da regio Amaznica, tendendo a se expandir para outros estados componentes da Amaznia legal.

A educao como instrumento de transformao social e conscientizao ambiental e cultural dos povos da floresta, chamou a ateno do reitor da Universidade Federal do Par, Alex Fiza de Mello em um artigo publicado na revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, ao dizer: Ser to somente pelo conhecimento, com doses de sabedoria poltica, que a Amaznia poder ser preservada, defendida, interligada e resgatada a um projeto de nao, ressalvando que a Universidade Amaznica interessa investigar no de que maneira a cincia pode se servir da Amaznia e sim como pode o conhecimento cientfico ser produzido e utilizado pela regio. Visando melhorar o acesso Educao na regio da Amaznia Legal, mais de 50 secretrios de Educao de cidades da regio Norte, do Maranho e do Mato Grosso aderiram ao Educamaznia, programa do Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef) que prev a articulao com governos municipais, estaduais e federal e entidades educacionais para enfrentar as dificuldades do ensino pblico na Amaznia Legal (regio Norte, MA e MT). O UNICEF realizou um levantamento para identificar o transporte escolar, a fragmentao dos projetos pedaggicos escolares, a precria formao inicial e continuada de professores e a ausncia de colaborao entre prefeituras e governos estaduais como os principais desafios para a educao nessa regio. Os estados e as cidades situadas na rea da Amaznia legal se defrontam com enormes dificuldades para definir as responsabilidades do transporte escolar, que tem um custo mais elevado do que a mdia nacional por exigir uso de embarcaes.

32

Alm disso, as condies geogrficas da regio dificultam os processos de qualificao de professores, pois, cerca que 42 mil (30% do total) professores das redes municipais e estadual do Par no tm ensino superior, tornando necessrio criar uma agenda envolvendo as aes governamentais na rea educacional na regio amaznica. Acre e Tocantins so exemplos. L Estado e municpios trabalham juntos na diviso de gastos, no planejamento das polticas pblicas de formao de docentes.

CONCLUSO Este ensaio tenta, de forma prospectiva, abordar o PERFIL DO PROFESSOR DO FUTURO, procurando mostrar o que as novas tecnologias da informao podem contribuir para o aprimoramento da Gesto do Conhecimento Educacional, , que por sua veza, exigem novas posturas dos educadores, na busca de conhecimentos para que os docentes utilizar essas novas tecnologias, entender por que e como integrar as mesmas na prtica pedaggica, possibilitando a transio de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de contedo, voltada para a soluo de problemas especficos no desenvolvimento educacional. Atravs dessa viso, os docentes do futuro, criaro condies para recontextualizar o aprendizado tornando-se facilitadores no processo educacional. No sculo XXI, a formao requerida do docente, vai alm de treinamento profissionalizante, mesmos refletirem no prprio ato de ensinar, porm, para atingir as metas impostas pela sociedade tecnolgica necessrio aprimorar os conhecimentos sobre as atuais tecnologias educacionais, sendo necessrio que os docentes atuando como facilitadores no processo educacional, interpretem, utilizem, reflitam e dominem criticamente a tecnologia para no serem por ela dominados. Entretanto, preciso que tenha-se conscincia de que s inacabado, que a existncia do homem requer sempre mudanas, pois os paradigmas no so eternos. A Tecnologia da Informao (TI), chegou ao Brasil na dcada de 70, quando o pas procurava se inserir na Sociedade do conhecimento. A partir de ento, a educao passou a ser o setor mais importante com capacidade para articular o avano cientfico e tecnolgico.

33 Nessa poca iniciaram-se os estudos tericos com a finalidade de assimilar os conceitos transformadores da TI, porm, paralelamente outros estudiosos j iniciavam estudos sobre os efeitos que a tecnologia viria a ter sobre a rea educacional, encontrando algumas dificuldades, principalmente por que no tinham subsdios suficientes que respaldasse suas teorias, buscando embasamentos tericos em outros pases. importante que os professores do sculo XXI, entendam que a inovao vem condicionada ao enfoque metodolgico que faz uso destes recursos aproveitando suas novas possibilidades de trabalho. A aprendizagem se constitui numa tarefa constante `a vida pessoal de todos, porm a viso de tecnologia educacional vai alm de produtos tecnolgicos. Na verdade a tecnologia se constitui na interao entre o educadores e os educandos cuja finalidade requer cumplicidade entre ambos. O perfil do Professor do sculo XXI, o de o papel do novo professor o de usar a perspectiva de como se d a aprendizagem para que, usando a ferramenta dos contedos postos pelo ambiente e pelo meio social, estimule as diferentes inteligncias de seus alunos e os leve a se tornarem aptos a resolver problemas ou, quem sabe, criar produtos vlidos para seu tempo e sua cultura, utilizando recursos pedaggicos adicionais, como por exemplo, a TEORIA DAS INTELIGNCIAS MULTPLAS, criada pelo psiclogo americano Howard Gardner, alm de outros recursos pedaggicos disponveis. Entretanto, preciso que tenhamos conscincia que no nascemos prontos e que a nossa existncia nos posiciona sempre mudanas e constantes inovaes. Por fim, cabe aos professores do sculo XXI serem criativos, utilizando tecnologias educacionais que melhor atendam as necessidades de expanso da Gesto do conhecimento educacional, no se restringindo em apenas um tipo, mas utilizar diversificadas tecnologias, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem acontea de forma significativa. Em resumo, os recursos tecnolgicos so muito relevantes ao processo instrucional porque melhoram o ensino-aprendizagem, facilitam o trabalho dos docentes, motivam os alunos e so ferramentas didticas eficazes, justamente por facilitarem a avaliao do aprendizado.

34 A mediao pedaggica deve ocorrer no prprio processo de comunicao nas escolas, no trabalho com os contedos, com os recursos e tecnologias. Assim, necessrio repensar a mediao pedaggica na educao a partir do uso da informtica, do computador, da Internet na sala de aula, como forma de garantir uma aprendizagem significativa de desenvolvimento da competncia e da capacidade de resoluo de problema. No entanto, os investimentos em educao no Brasil no comportam a implantao de um pojeto educacional a curto prazo que cubra todo o territrio nacional, no que faz necessrio a aquisio macia de recursos de Hardware e de Software, e recursos por parte do Estado para dotar a sociedade de quantidades crescentes de equipamentos, inclusive enfrentando as dificuldades inerentes prpria rapidez da proliferao dos ganhos tecnolgicos, os quais exigem constantes aportes de capital para manter-se atualizados, da a necessidade de se obter um ambiente macroeconmico em expanso, que viabilize a ampliao da arrecadao de impostos e ampliao do oramento da Unio, dos estados e municpios; ademais, as polticas de treinamento e capacitao dos profissionais que vo operar e ensinar a operacionalizao os equipamentos para crescentes parcelas da populao exige tambm crescentes gastos por parte do poder pblico. A soluo implantar tecnologias baratas que no demandem grandes investimentos como, por exemplo, o Software livre LINUX que tem um cdigo fonte disponvel sob a licena GPL (verso 2), para que qualquer pessoa possa utiliz-lo, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licena. O LINUX amplamente por diversos rgos do Governo brasileiro e tambm por diversos pases em diversas reas da Gesto do Conhecimento, principalmente na China.

35

BIBLIOGRAFIA HERBERT MARSHALL, MCLUHAN 2004 - Dcio Pignatari Understanding media Ateli Editorial, Sao Paulo, 2004 JEAN YVES LACOSTE, 1994 Experience and the absolute questions on humanity of man Presses Universitairs de France MUTAES EM EDUCAO SEGUNDO MCLUHAN Editra Vozes Rio de Janeiro, 1974 MIJAHLO MESAROVIC - MANKIND AT THE TURNING POINT, 1975 The second report to the Club of Rome Dutton Editor - New York MARSHALL MCLUHAN, 1977 A formao do homem tipogrfico Editora Nacional, Rio de Janeiro. FBIO ZUGMAN, 2006 - O GOVERNO ELETRNICO, SAIBA TUDO SOBRE ESSA REVOLUO Editora Pronto, Rio de Janeiro O PONTO DE MUTAO Tritjof Capra Editora Cultrix So Paulo 2006 CHOQUE DE CIVIZAES Samuel P. Huntington Editora Objetiva 2010 TREMBLAY, G. LA sociedad de la informacion y la nueva economia: promessas, realidades y faltas de um modelo ideolgico. IN: MARQUES DE MELO, J. e SATHLER, L.

BOLAO, C. e MATTOS, F. A. M. Conhecimento e Informao na atual reestruturao produtiva: para uma crtica das teorias de Gesto do Conhecimento e Informao na atual reestruturao das teorias de Gesto

36

do Conhecimento. DataGamaZero Revista de Cincias da Informao volume 5, nmero 3, Junho de 2004 DANTAS, M. O BRASIL na encruzilhada. Dados e IDIAS, n 100 So Paulo, Gazeta Mercantil Editora Setembro 1986
LOJKINE, J. A revoluo informacional. So Paulo: Editora Cortez, 1995 MEDEIROS, L. D. e CARVALHO, M. M Incluso Digital como perspectiva positiva na Sociedade da Informao. Pesquisa Brasileira em Cincia da Informao e Biblioteconomica Volume 1 2006 IBICT WEBGRAFIA CONSULTADA http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Internacional_de_Avalia %C3%A7%C3%A3o_de_Alunos Acesso em 21/06/2012 http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml? id=783837 Acesso em 21/06/2012 http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/tecnologia-educacaoautonomia.htm - Acesso em 22/06/2012 http://desafios.ipea.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=1541:catid=28&Itemid=23 Acesso em 20/06/2012 http://www.dominiopublico.gov.br/logon/cad_usuario. jsp - Acesso em 20/06/2012 ARTIGOS CARLOS ALBERTO GONALVES ALFREDO Panorama e perspectivas dos movimentos de globalizao econmica, 2000 Rio de Janeiro THE PERRIER BROTHERS (Perrier Anthony Perrier e David Perrier) Disponvel no Site: http://www.rootschat.com/forum/index. Acesso em 24/06/2012

37 O MINIMALISMO EM EDUCAO ONLINE Disponvel em:

www.nteitaperuna.blogspot.com Acesso em 23/06/2012 PESQUISA OPERACIONAL MATEMTICA APLICADA; Disponvel em:

www.ime.unicamp.br/~ms613/slides1.pdf - Acesso em 22/06/2012 DOUTORA MARIA CLARA S. SALGADO GAMA, 1998 A teoria das inteligncias mltiplas Universidade de Colmbia Nova York, Disponvel no Site: em http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html 21/06/2012 RESENHA - DEAD POETS SOCIETY (SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, 1989 Disponvel no Site: http://pt.shvoong.com/books/423193-sociedade-dos-poetasmortos/ - Acesso em 22/06/2012 http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux - Acesso em 26/06/2012 Acesso

38

39

You might also like