Igreja Batista semeando

Escola Bíblica Dominical Missionário: Éser Brelaz Coordenadora: Irlei Brelaz Professor: Flávio Bacelar

Aula 02
12 de fevereiro de 2012

PLANO DE ENSINO

Título da aula: O caráter do cristão “Introdução às bem-aventuranças”. Objetivos. Geral: Apresentar o Pregador do Sermão do Monte como o maior dos mestres. Específico: Entender que o povo abençoado é aquele cujo Deus é o Senhor. Tópicos I. II. III. IV. Quem são ouvintes? Quais as qualidades recomendadas? Quais são as Bênçãos prometidas? Que é o Reino ?

1. QUEM SÃO OUVINTES?

Seus discípulos: a) Todos os crentes devem demonstrar essas qualidades - Jesus não sugeriu que essas qualidades fossem atributos restritos à liderança. Aliás, as bem-aventuranças refletem as qualidades da vida cristã normal (não anormal). Tendo em vistas que as Bem-aventuranças não são dons, mas qualidades, características típicas de um servo fiel. b) Todos os crentes devem demonstrar todas essas qualidades – Não se pode entender que os crentes só possuam algumas qualidades, como por exemplo: alguns são misericordiosos, já outros são mansos. Não

tu serás uma bênção. ou seja. e por essas.Gn 12. Jesus em seus ensinamentos. • A verdadeira felicidade . e que Jesus nos promete é celestial(eterna). QUAIS SÃO AS BENÇÃOS PROMETIDAS? • Felicidade – Jesus citou no trecho 7 vezes a palavra “bem-aventurado” que chamaria atenção do ouvinte. A ilha tinha tudo que o homem precisaria para viver em harmonia. para se chegar ao reino precisaremos ter uma vida compromissada. todas as qualidades ensinadas por Nosso Senhor Jesus. Os gregos sempre chamaram Chipre de a ilha Feliz porque creram que Chipre era tão linda. mas sim a pessoas ensináveis e obedientes. Que nos faz refletir que a felicidade é terrena (por algum tempo). incondicional. . Obs: existe a Felicidade Vazia. tão rica e fértil. QUAIS SÃO AS QUALIDADES RECOMENTADAS? Jesus não se referia às pessoas carentes.podemos aceitar em nossa vida coisas dessa natureza: devamos ter sim. esclareciam que. • As multidões – No que se refere às multidões. por essas. te abençoar-te-ei. dedicada entre outros que fazem a diferença na vida com Deus. mas bem-aventurança não pode ser reduzida à felicidade”.. são plenamente entendíveis a pessoas espirituais. “. são codificadas em bênçãos materiais. Em outra tradução bíblica como a linguagem de hoje traduz essa palavra como “Felizes”. 2.2-b” 3. e engrandecerei o teu nome.A palavra “Bem-aventurado” no grego (makarioi). mas isso não descreve bem o verdadeiro sentido. que um homem jamais precisaria sair de lá. sendo assim. tinha todas as condições necessárias para uma alegria terrena.. Don Carson comenta: “ Aqueles que são abençoados geralmente são bastante felizes. o rei Salomão é um exemplo.

. “Pelo que sinto prazer nas fraquezas. faz com que as pessoas caminhem em novidade de vida.. lemos que “Deus o abençoou” (Gn 1. Comentário: As bem-aventuranças não dependem das circunstancias seja adversas ou favoráveis Deus sempre está com os que têm amor por Ele. Leia o Salmo 23 com atenção! c. . Parece bíblico. d. Bem-aventuranças não depende das circunstâncias – Paulo pôde escrever aos filipenses “Alegrei-me sobremaneira no Senhor . Porque quando sou fraco. Na benção Aarônica temos o mesmo sentido: “O senhor te abençoe e te guarde.23). b. e muitos afirmam que a felicidade adquirida é resposta do “suor do rosto”.10). e aos coríntios: “Sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação”( 2 Co 7. 4.a.. nas necessidades.10-11).3.24-26). e mais adiante na mesma carta. QUE É O REINO? Quando Jesus se refere em “Porque deles é o Reino dos céus”(Mt 5. descobrimos que Jesus menciona “o reino” mais sete vezes. Já a desobediência relacionada à rebelião produz destruição através desse pecado maior até que de um feiticeiro (I Sm 15. Quando buscamos as coisas que Deus nos ensinou através de sua Palavra. mostrando-nos que “o reino dos céus” é o grande tema do sermão. Bem-aventuranças é relacionada com a obediência à Palavra de Deus – A obediência gera bênçãos espirituais. e tenha misericórdia de ti” (Nm 6.2728).. nas injúrias.10).7). seja nos bens materiais e ou espirituais (Mt 18. Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”(Fp 4. tudo vem naturalmente. então é que sou forte”(2 Co 12. mas essa felicidade esta parecendo a que Jesus ensinou retratando de um edificador que construiu sua casa na areia. Bem-aventuranças é um estado que Deus deseja que Seu povo desfrute – Quando Deus criou o homem e a mulher. As bem-aventuranças é algo que somente Deus pode dar – Quando queremos algo material. sempre nos pautamos no trabalho secular.29-30). o Senhor te faça resplandecer o seu rosto sobre ti. assegurando o favor divino sobre eles.

Paulo foi um exemplo quando em suas palavras "Já estou crucificado com Cristo. e se entregou a si mesmo por mim. isso dá a idéia que o movimento de Paulo dependia das ações divinas para pregar as pessoas. O reino vem de Deus.36. templos. aos limites celestiais (Visível). A multidão (Mt 13. porque Deus está no centro de tudo.24). mas Cristo vive em mim. • • • Os discípulos antes do pentecostes (Mc 10. o qual me amou.26-29) e a um de um grão de mostarda(Mc 4. ou seja.1É um reino eterno – Diante do pensamento judaico de um reino terrestre. pois ele está dentro cada um de nós. (Flavio Bacelar). nas nossa postura diante de Deus e dos homens.4É um reino dinâmico – Esse reino é movido pela vontade divina. 4. para aqueles que os amam. logo ele não se limita a lugar.23.3É um reino contemporâneo – Como o reino é espiritual. A Pilatos.11. Como é o Reino de Deus? Jesus comparou com o semeador que lança semente (Mc 4. com isso tudo que fizermos terá motricidade. fazendo com que todas as ações que realizarmos (seja para glória de Deus). 4.Exemplos de pessoas que não entenderam o que “reino dos céus”. 4. capacidade de transformar em algo estático em movimento. e vivo.14) Jovem rico (Mt 19. 4. como teria sido a compreensão deles quando Jesus lhes falou de um reino espiritual.2 É um reino espiritual – Jesus nunca prometeu um reino político.15)." (Gálatas 2 : 20). não mais eu.30-34). Deus promete o seu Reino. . Conclusões da aula Sobre Reino de Deus: • • O reino não é limitado. e a vida que agora vivo na carne. vivo-a na fé do Filho de Deus. Jesus afirmou em João 18.