Igreja Batista semeando

Escola Bíblica Dominical Missionário: Éser Brelaz Coordenadora: Irlei Brelaz Professor: Flávio Bacelar

Aula 04
26 de fevereiro de 2012

PLANO DE ENSINO

Título da aula: A influencia do cristão. Objetivos. Geral: Mostrar a grande necessidade do crente exercer na influência no mundo. Específico: Tentar evitar a deterioração da sociedade e, positivamente, brilhando com testemunho fiel de cristo. Tópicos I. II. Vocês são ouvintes da terra. Vocês são a luz do mundo.

1. VOCÊS SÃO SAL DA TERRA

A função do sal: a) Sal é o tempero que - dá sabor à comida. A influência do crente deve ser como sal para comida – A presença do crente dá um novo sabor ao ambiente perante a sociedade.

“Que come comida sem sal? (Quem está doente e tem uma dieta a seguir)” b) Sal é preservador – Evita a putrefação -.O crente ter uma influência Antiisséptica no mundo. A sua presença deve evitar o progresso do mal, derrotando a podridão ao seu redor. O que é podridão?( Adolescente grávidas, jovens envolvidos com homossexualismo, pais adúlteros, crescimento do uso das drogas e da Aids, etc. c) Sal é ligado à pureza – O sol (Luz) e o mar são elementos ligados à pureza, por sua limpidez.

27).2 fala da vinda de Jesus: “O povo que andava em trevas viu grande luz”.15) O mundo não pode permanecer em trevas.105). tornando-se mais saboroso. • • • A função da luz. na qual resplandeceis como luzeiro no mundo”(Fp 2. . A luz de Jesus.A luz refletida em nossa vida revela os perigos que nos cercam neste mundo tenebroso. • • • • O Resultado da luz a. A luz é um guia – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para meus caminhos”(Sl 119. “Deus é luz” (1 jo 1. Paulo nos lembra que “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de cristo” (2 Co 4. A luz avisa do perigo . VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO. Isaias 9. Aqueles que permanecem em Cristo. isto quer dizer que é algo mais abrangente. A luz é uma figura muito importante nas Escrituras. E isso não é nada fácil.4).5). O crente não pode se retirar do mundo. quando seguimos os seus ensinamentos. o crente não deve dá testemunho só na igreja. mas temos que praticá-la para podermos resplandecer em nossos caminhos. A palavra é um meio de chegarmos. A luz dissipa as trevas – Paulo enfatiza aos crentes em Filipos “ Inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta. A luz deve ser vista – Os crentes não podem se esconder e deixar de brilhar para Cristo. O sal deve fazer efeito para o mundo. ilumina a todo mundo. O resultado da luz . brilhando em nossa vida. A luz deve brilhar no mundo – Devemos brilhar para os binômio: Jesus e o mundo. • A eficácia do sal –. Jesus não disse – “Vós sois a luz da igreja”.As obras é frutos da luz (Fé sem obra é morta). a verdadeira Luz. são também luz. mas “Vós sois a luz do mundo”. 2. mas deve “ a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”(Tg 1. A vida com Jesus se torna mais eficaz. Outros podem ver as nossas boas obras – o Proceder do crente é uma obra que gera bons frutos.O cristão que anda segundo à palavra de Deus está na luz.

mas para Nosso Deus. Outros podem glorificar ao nosso Pai nos céus. . O nosso proceder perante o mundo não deve chamar atenção para nós. A nossa luz são obras geradas através de Nosso Senhor Jesus Cristo.b. (Flavio Bacelar).

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful