You are on page 1of 11

A IMPORTNCIA DOS ARQUIVOS PBLICOS NA CONSTRUO DA MEMRIA DA SOCIEDADE1

Maria Amlia Teixeira da Silva* Admia Silva da Cruz** Fabola Mota Campos** Guilherme Atade Dias***

Resumo
Destaca a importncia das Instituies Arquivsticas como fonte de pesquisa e de preservao do patrimnio documental seja na esfera da administrao pblica municipal ou da administrao pblica federal. Para a realizao desse estudo, a metodologia utilizada foi desenvolvida mediante amostras probabilsticas casuais simples, com a aplicao de questionrios contendo perguntas abertas e levantamento bibliogrfico. A reviso de literatura compreendeu pesquisas nos peridicos cientficos nacionais da rea de Arquivologia e Cincia da Informao, disponveis no Portal de Peridicos da Capes e no Portal SEER/IBICT, alm de livros e websites. Aps a coleta de dados, estes foram categorizados para facilitar possveis anlises e discusses acerca do tema. Mediante os resultados apresentados, concluiu-se que a necessidade de organizao dos arquivos pblicos e o valor administrativo, fiscal, legal e histrico do acervo documental, devem ser de fundamental importncia para o cotidiano das instituies e pessoas que podem utiliz-los para pesquisas que constroem a memria histrica, a identidade e a cultura do cidado e da sociedade.

Palavras-chave: Arquivos. Arquivos Pblicos. Memria. Preservao Documental. 1 INTRODUO


No Brasil, a Lei n. 8.159, de 08 de janeiro de 1991 dispe sobre a Poltica Nacional de
1

Pesquisa desenvolvida em dois arquivos da cidade de Joo Pessoa PB e apresentado com modificaes durante o I Frum Internacional de Arquivologia. *Bolsista de Iniciao Cientfica CNPq/UFPB. Aluna do Curso de Graduao em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraba. melteixeira_mel@hotmail.com **Aluna do Curso de Graduao em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraba. ademiacruz@hotmail.com **Aluna do Curso de Graduao em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraba. bibulamota@gmail.com ***Doutor em Cincia da Comunicao (Cincia da Informao) pela USP; Mestre em Administrao pela Central Connecticut State University, USA; Graduado em Cincia da Computao pela UFPB Campus II e Professor vinculado ao Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao da UFPB. Orientador da pesquisa. guilhermeataide@gmail.com

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

Arquivos Pblicos e Privados considerando-os em seu Art. 2, como:


Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por rgos pblicos, instituies de carter pblico e entidades privadas, em decorrncia do exerccio de atividades especficas, bem como por pessoa fsica, qualquer seja o suporte da informao ou a natureza dos documentos.

No entanto, importante considerar outras definies para arquivo a exemplo do Dicionrio Internacional de Terminologia Arquivstica, publicado pelo Conselho Internacional de Arquivos e citado por Jardim e Fonseca (1998, p. 369), onde arquivo definido como: O conjunto de documentos, quaisquer que sejam suas datas, suas formas ou seus suportes materiais, produzidos ou recebidos por pessoas fsicas e jurdicas, de direito pblico ou privado, no desempenho de suas atividades. O surgimento dos arquivos se deu por volta dos sculos IV e V a.C., estes surgiram como guardies dos registros do Estado e para prestar apoio administrativo ao governo quando devido necessidade de se recorrer a documentos, a civilizao grega passou a preocupar-se em guardar, junto Corte de Justia na Praa Pblica de Atenas, leis, tratados, minutas de assemblia e documentos oficiais (CRTES, 1996). Em meados do ano de 1789 essa preocupao passou a atingir tambm a Frana, que com o objetivo de assegurar, guardar e preservar tanto o patrimnio documental do passado como tambm, os novos documentos produzidos daquela poca em diante passou a criar seus arquivos. Vale ressaltar que na mesma poca, os documentos dos Arquivos Nacionais (arquivos governamentais, administrativos, judiciais e eclesisticos) passaram a ser considerados propriedade pblica, com livre acesso e disposio de qualquer cidado que os solicitasse. Apesar de toda essa preocupao com a documentao arquivstica, s a partir do sculo XIX o Arquivo, como instituio ganhou espao. Tal fato ocorreu quando este passou a ser considerado como base de pesquisa histrica, levando os Estados a mant-los acessveis a todos os cidados. Segundo Ohira (2000?), aps a Segunda Guerra Mundial, a incluso do direito informao na Declarao dos Direitos Humanos de 1948, transforma o acesso aos arquivos em direito democrtico de todos os cidados e no mais uma reivindicao da pesquisa cientfica ou histrica. Em decorrncia do processo de democratizao dos arquivos, surgem os arquivos pblicos que segundo a Lei do Arquivo n 8.159 de 08 de janeiro de 1991 em seu Art. 7, so: Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos no exerccio de suas atividades, por rgos pblicos de mbito federal, estadual, do Distrito Federal e Municipal em decorrncia de suas funes administrativas, legislativas e judicirias. Este artigo tem por objetivo apresentar a situao dos arquivos pblicos em especial um de mbito municipal e outro federal, a fim de tornar explcitas as vantagens e dificuldades existentes nesses rgos, e tendo como foco principal demonstrar a atual situao dos referidos arquivos, em relao a recursos humanos especializados, recursos tecnolgicos, organizao e conservao dos documentos. O artigo tem por objetivo ainda conscientizar os gestores das referidas unidades de informao acerca da importncia destas instituies para a construo e preservao da identidade histrica e cultural da sociedade.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

Sendo assim importante destacar o conceito de Patrimnio histrico cultural definido por Yamashita e Paletta (2006, p.175) como O acervo de uma nao ou povo e no apenas como construes e pertences antigos. Um exemplo claro da importncia da preservao do acervo documental de uma nao tido mais uma vez nas palavras de Yamashita e Paletta ( 2006, p.175) quando as autoras afirmam que
O Brasil de Quinhentos Anos jovem e seu acervo bibliogrfico escasso. Grande parte da histria do Pas se perdeu ora por estar registrada apenas no intelecto dos que j se foram ora por constar de documentos em precrio estado de conservao.

Frente ao exemplo anteriomente citado percebe-se que quando no h preservao documental de um patrimnio histrico cultural ocorrem perdas insubstituveis. Ento s a partir de situaes como esta percebe-se a importncia da manuteno e conservao dos acervos, para construo e preservao da memria do patrimnio histrico e cultural de uma nao.

2 REFERENCIAL TERICO
Analisando os trabalhos mais recentes sobre arquivos pblicos, percebe-se que vrios estudos vm sendo elaborados com o objetivo de diagnosticar a atual situao dos mesmos. Essa afirmao pode ser comprovada na fala de Jardim (1999, p. 4) quando afirma que: Saiu-se de uma fase impressionista, na qual as mazelas que atingem os arquivos eram enunciadas a partir de casos especficos para uma etapa em que a complexidade do problema foi identificada com maior preciso, quantitativa e qualitativa. Grande parte destes estudos relatam a impossibilidade do exerccio do direito informao pelo cidado, bem como um elevado numero de documentos sem identificao e descrio, alm da falta de recursos humanos, financeiros e materiais para a eficiente gesto da massa documental (OHIRA; MARTINEZ, 2001). Fonseca (1996) desenvolveu um estudo que teve por objetivo analisar a situao dos arquivos pblicos das prefeituras das capitais dos Estados brasileiros. Para tanto, foram enviados 27 questionrios s prefeituras das capitais, porm, do total apenas onze possuem arquivos pblicos municipais, e somente oito prefeituras devolveram o questionrio preenchido. Para a pesquisadora (p. 105):
O baixo ndice de respostas denota, no mnimo, a falta de ateno dada pelas prefeituras questo do tratamento adequado de seus arquivos. [...] descomprometimento dos responsveis pelo aprofundamento dos estudos sobre arquivos pblicos no Brasil, ou ainda, uma total falta de controle tcnico administrativo, impossibilitando o fornecimento dos dados solicitados.

Atravs dos dados obtidos na pesquisa, foi possvel identificar que nenhum destes rgos possui oramento prprio, dependendo totalmente das decises superiores para obteno de recursos; os arquivos possuem deficincia de recursos humanos especializados,

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

como tambm, dificuldade de acesso por parte do pblico ao acervo, o que contrape o direito de acesso informao. Outro estudo, realizado por Bojanoski (1999), como parte do Programa de Conservao Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, avaliou as condies de preservao dos acervos documentais brasileiros, identificando como deficincia mais grave a falta de conhecimento dos profissionais habilitados para atuar na rea de preservao do acervo em bibliotecas, arquivos e museus. Apesar das dificuldades financeiras que estas instituies enfrentam, o estudo relata que at mesmo as aes de preservao que no implicam necessariamente em altos custos, no so realizadas por total desconhecimento do assunto por parte do pessoal que trabalha nos arquivos. No que remete a aspectos tcnicos, a preocupao com a climatizao, visando preservao dos acervos documentais foi bastante enfatizada. Outro problema relatado foi em relao utilizao da microfilmagem, j que esta se apresenta no Brasil como uma soluo de preservao para os acervos documentais, e que, aparentemente, tem sido esquecida devido ao pequeno nmero de instituies que ainda utilizam esse procedimento. importante destacar que o principal motivo pelo qual esse meio de preservao vem sendo esquecido, est diretamente relacionado insero das tecnologias de informao em arquivos, ocasionando a substituio da microfilmagem pela digitalizao. Em sntese, as respostas obtidas demonstram tanto a carncia de recursos financeiros e humanos, quanto de informaes. A Mesa Redonda Nacional de Arquivos realizada no Rio de Janeiro em 1999 envolveu representantes de diversas instituies ligadas aos Arquivos Pblicos Brasileiros. Durante o evento, diversos problemas enfrentados pelas instituies arquivsticas brasileiras foram apresentados, destacando-se como principais: a perda de parcelas do patrimnio documental pblico; a quase inexistncia de instituies arquivsticas pblicas municipais; o baixo ndice de integrao informacional das instituies detentoras de acervo; a inexistncia de uma norma nacional de descrio arquivstica; deficincia na formao do arquivista e a necessidade de investimento na capacitao dos profissionais que atuam nos servios arquivsticos governamentais como tambm, o pouco reconhecimento da importncia dos arquivos, pelo cidado, pelos governantes e pela sociedade em geral (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 1999).

3 METODOLOGIA
A metodologia adotada para esta pesquisa foi desenvolvida mediante amostras probabilsticas casuais simples e aplicao de questionrios contendo perguntas abertas, onde cada indivduo dos referidos arquivos teve oportunidade igual de ser includo na amostra. Optamos pela utilizao de perguntas abertas por concordarmos com Richardson (2008, p.195) quando observa que [...] uma das grandes vantagens das perguntas abertas a possibilidade de o entrevistado responder com mais liberdade, no estando restrito a marcar uma ou outra alternativa. Para tanto, foram enviados 22 questionrios para o arquivo de cunho federal e oito questionrios para o arquivo municipal. A amostra foi composta por 30 indviduos sendo, um

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

bibliotecrio, um historiador, oito tcnicos em arquivo, seis estagirios de Biblioteconomia, seis de Histria, um agente administrativo e sete estagirios de ensino fundamental e mdio. Do total de questionrios enviados, obtivemos um retorno de 66,7%. Outro procedimento adotado foi reviso de literatura realizada em peridicos nacionais das reas de Arquivologia, Biblioteconomia e Cincia da Informao, compreendendo os seguintes ttulos: Informao & Sociedade: Estudos, Ponto de Acesso, Biblionline, Em Questo, Perspectivas em Cincia da Informao, Revista ACB e Arquivstica.net, todos disponveis no Portal Capes e no Portal SEER/IBICT. Livros e websites, complemetaram a reviso de literatura. Os termos utilizados como estratgia de busca foram: arquivos; arquivos pblicos; arquivos governamentais e conservao e preservao de documentos. Estes termos foram divididos em duas categorias: 1. arquivos (englobando arquivos de modo geral, significado, origem...); 2. arquivos pblicos (em abordagem a situao em que se encontram os arquivos pblicos no Brasil atualmente).

4 ANLISE E DISCUSSO DOS DADOS


Os resultados obtidos com a reviso de literatura e a aplicao dos questionrios, apontam que os arquivos analisados ainda esto muito aqum dos padres desejveis pela arquivstica. Tais deficincias refletem de forma significativa no processo de preservao do arquivo enquanto fator essencial para assegurar a conservao da memria histrico-cultural da sociedade, entre outros pontos. A reviso de literatatura possibilitou conhecer de forma sucinta alguns dos problemas enfrentados por arquivos municipais e federais localizados em outras cidades. J o resultado dos questionrios tornou ainda mais explcito o descaso com a conservao dos documentos, tendo em vista que devido a ausncia de recursos financeiros, estas instituies no realizam se quer as mais simples atividades de preservao documental, a exemplo da extrao de grampos, clipes e prendedores metlicos que pode ser feita utilizandose um simples extrator; substituio de caixas arquivo do tipo papelo por caixas arquivo em material polionda; utilizao de trinchas para eliminao de poeira e desumidificador para reduo do ndice de umidade. Mediante a anlise dos dados foi possvel constatar ainda que os arquivos avaliados apresentam deficincia em relao ao apoio administrativo, mtodos de conservao e preservao de documentos, bem como ausncia de recursos profissionais qualificados para atuao arquivstica. Diante desse contexto torna-se importante considerar que o profissional amplamente qualificado e capacitado para o tratamento documental arquivsitco o profissional arquivista j que segundo Erthal (2008, p.110)
Diferente do perfil profissional tradicional, o arquivista pensa em atuar com a sua cincia a partir da criao do documento. Na medida em que esse profissional atua nas especialidades e especificidades de cada instituio, de cada arquivo, ou documento, a pesquisa permeia todo o seu fazer. Isto acontece, porque sua tcnica precisa ser aplicada de maneira muito prpria em cada situao na medida em que as empresas so administradas conforme os fins que se destinam e por isso tambm se organizam e

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

se dinamizam em funo desse fazer. Em funo disso, necessrio perceber que o arquivista integral realiza seu trabalho de forma orgnica, na medida em que as realidades se apresentam. E para desenvolver a sua tcnica e trazer o seu conhecimento inovador e criativo das instncias finais de tratamento da informao bruta em fontes primrias, ser necessrio que haja uma conscientizao unnime entre administradores e gestores para a abertura de espao para o arquivista desde o incio do processo de registro das informaes orgnicas, em seu nicho de formao, tambm na gesto e avaliao dos registros em meio eletrnico, para garantir esse patrimnio informacional desde a sua origem adaptado s novas tendncias da conjuntura atual.

Em relao conservao dos documentos, foram avaliados os processos de desinfestao e higienizao, acondicionamento, climatizao, vistoria sistemtica do acervo e cuidados em relao ao manuseio deste. Face a descrio feita no pargrafo anterior, pode-se inferir que o primeiro passo para uma boa conservao do acervo a higienizao pois, segundo Yamashita e Paletta (2006, p. ):
A higienizao de um acervo um dos procedimentos mais significativos que h no processo de conservao de materiais bibliogrficos. A poeira a grande inimiga da conservao dos documentos, pois contm partculas de areia que cortam e arranham. [...] fuligem, mofo e inmeras outras impurezas, atraem umidade e degradam papis.

O processo de higienizao deve ser realizado em perodos regulares no entanto, isto no ocorre nos arquivos avaliados, que armazenam uma quantidade considervel de documentos de grande valor a exemplo de atas, memorandos, ofcios, atestados, portarias, protocolos, resolues, licitaes etc. de forma errnea, uma vez que no dispem de profissionais habilitados nem como tambm recursos para desempenhar tal atividade. O uso de tcnicas de mecnica a seco com pincel, trincha ou brocha uma das mais eficientes e seguras formas de higienizar os documentos. Alm disso, outros cuidados importantes devem ser tomados durante a higienizao do acervo, a exemplo do cuidado com o manuseio, j que comum acontecer situaes em que devido fragilidade os documentos no resistem as tcnicas utilizadas para limp-los. Outro fator importante para a conservao dos documentos, est relacionado s condies adequadas de temperatura e de umidade relativa do ar, que so elementos essenciais para prolongar a vida til do acervo. Segundo Gomes (2006, p.35)
Para manter-se em uma boa climatizao, o acervo deve estar acondicionado em umidade relativa do ar entre 40% e 65%, sem incidncia solar direta e sob temperatura entre 18 graus Celsius e 25 graus Celsius, jamais em temperaturas superiores a 40 graus Celsius. Caso isto no seja respeitado, os mesmos sofrero processo irreversvel de descolorao e tero adesivos, bem como suas demais caractersticas fsico-qumicas, alteradas em prejuzo do seu desempenho normal.

A anlise do resultado dos questionrios constatou. que o maior problema enfretando pelos arquivos em relao a climatizao, se d devido aos custos para inseir e manter tal sistema, j que o ar condicionado deve funcionar durante as 24 horas do dia e essas instituies

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

no possuem recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas resultantes do elevado gasto de energia. O uso da informao em arquivos pblicos se d ou no por diversos motivos. imprescindvel acima de tudo avaliar a questo do acesso informao disponvel e solicitada pelos usurios. Segundo ( OHIRA, 2000?) as pesquisas de Fonseca (1996), Crtes (1996), Ohira e Martinez (2001) verificam que:
Os usurios mais freqentes so os cidados em busca de documentos probatrios, os estudantes universitrios e pesquisadores acadmicos, como tambm os estudantes do ensino fundamental e mdio. Por outro lado, as autoridades municipais, os funcionrios da administrao pblica e a imprensa local apresentam ndices inferiores de freqncia. bastante alarmante o fato de que, grande parcela dos arquivos pblicos brasileiros apresenta uma mdia muito pequena de usurios/dia.

Como mencionado no pargrafo anterior, o maior ndice de pesquisas registrado por estudantes universitrios, de ensino fundamental e de ensino mdio mas, ser que isso acontece de fato? Ser que esse pblico tem acesso informao que tanto deseja? Talvez sim, talvez no. Para realizar a aplicao de questionrio no arquivo municipal e federal aqui referidos, houve uma certa "burocracia" por parte dos seus respectivos coordenadores. No arquivo muncipal por exemplo, foi necessrio encaminhar uma solicitao de autorizao para a Secretria de Administrao da Prefeitura Municipal pois, s assim, seria possvel aplic-lo. Frente a situao exposta, surge uma indagao, se para pesquisadores universtrios e acadmicos as dificudades se fazem presentes, que abertura para acesso tero os "usurios comuns"?. A Lei n 8.159 no seu Art 4, diz que:
Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, bem como inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.

Apesar disso, perceptvel a necessidade de se adotar uma poltica de acesso ainda mais consolidada, porm, levando em considerao suas limitaes e tendo por base que o acesso tambm depende da restrio estabelecida a cada tipo de documento existente no arquivo. No Brasil o rgo responsvel pela identificao, documentao, restaurao, conservao, preservao, fiscalizao e difuso do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional o IPHAN, criado em 13 de janeiro de 1937 pela Lei N. 378 e promulgado pelo Decreto-lei n. 25 em 30 de novembro de 1937 no governo de Getlio Vargas. Tal decreto foi fator determinante para instituir o IPHAN definindo oficialmente o "Patrimnio Histrico e Artstico Nacional", como instituto que trabalha com um universo de bens culturais. Suas aes esto calcadas em legislao especfica sobre cada um dos temas pertinentes ao seu universo de atuao, incluindo na categoria como bens mveis que compe um Patrimnio Cultural: colees

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

arqueolgicas; acervos museolgicos; documentais; arquivsticos; bibliogrficos; videogrficos; fotogrficos e cinematogrficos. H muito tempo vrias discusses vm sendo realizadas, entre pesquisadores, profissionais e acadmicos, acerca do valor representativo dos documentos para as instituies e para o resgate da memria histrico-cultural da sociedade. Sichmann (2003) explana que:
Atualmente h um despertar da nossa sociedade pela busca de solues e medidas simples para salvaguardar adequadamente os nossos bens culturais. A era da informao valorizou ainda mais os dados vitais e estratgicos que precisam ser preservados, divulgados e acessados rapidamente para uso presente e futuro. provvel que essa valorizao seja um dos atuais motivos pelo qual a sociedade busca resgatar o original, o mais antigo, a primeira verso. Ento, nos deparamos com danos ou perdas irreparveis dos acervos bibliogrficos e documentais. Somente a partir da percebemos a importncia da manuteno dessas colees para a continuidade da memria do patrimnio histrico e cultural da nao.

As principais dificuldades encontradas em relao formao do pessoal que atua nos arquivos avaliados foram: a falta de uma poltica de valorizao do profissional; ausncia de concursos pblicos para seleo e ingresso de pessoal especializado; falta de uma poltica salarial que atraia profissionais experientes e qualificados para o mercado de trabalho, alm da ausncia de um programa permanente de capacitao e aperfeioamento de recursos humanos. De acordo com o Relatrio da FHT (1999-2000, p. 16),
A anlise dos recursos humanos um dos aspectos essenciais na relao para preservao e acessibilidade dos arquivos de um pas, porque, em ltima anlise, so as pessoas que concebem e desenvolvem aes concretas neste tipo de instituio. Este fato especialmente importante no mundo dos arquivos, uma vez que em muitos casos, o trabalho a ser desenvolvido nestas instituies so possveis graas a iniciativas pessoais dos responsveis.

Fonseca (199?) e Souza (2002), descrevem a formao dos arquivistas brasileiros, que teve inicio em 1911 atravs dos programas de aprimoramento do Arquivo Nacional. Segundo os autores, o surgimento dos primeiros cursos de graduao em Arquivologia se deu a partir da dcada de 70, e atualmente o pas possui oito cursos superiores, estando a maior parte deles localizados na regio Sul e Sudeste. Afirmam ainda que os cursos de mestrado e doutorado em sua maioria no so relacionados especificamente para os temas arquivsticos, porm, abordam linhas de pesquisa que esto relacionadas aos temas da rea. Diante do contexto da formao arquivstica, o impacto das novas tecnologias da informao no pode deixar de ser considerado, j que elas esto conquistando cada vez mais, um espao permanente no desenvolvimento de toda e qualquer atividade arquivstica, seja no mbito administrativo, jurdico, fiscal e histrico e segundo Lopes (1997, p. 129) A reflexo arquivstica ter que enfrentar, sob pena de completa deteriorao, a informtica como meio e como fim, isto , a informtica como um problema terico e prtico a ser analisado. Esta nova viso requer uma conscientizao dos arquivistas para utilizar essas tecnologias como

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

ferramentas auxiliares ao seu trabalho, sem desmerecer evidentemente outros suportes e meios de preservao e disseminao da informao.

5 CONSIDERAES FINAIS
Mediante a pesquisa realizada nas referidas instituies federal e municipal, foi possvel perceber que os arquivos ainda so vistos como rgos bsicos da administrao pblica. Essa postura dificulta implantao de uma poltica efetiva de arquivos pblicos, uma vez que sem o apoio dos gestores destas unidades de informao, se torna ainda mais difcil consolidar e elevar o nvel de importncia dos arquivos enquanto instituies de pesquisa e preservao do patrimnio documental, seja de interesse apenas institucional ou de interesse da sociedade como um todo. Dentre os inmeros problemas levantados esto as condies de instalao que so minmas, alm das dificuldades de conservao e disseminao da informao, e valorizao enquanto resgate ao patrimnio histrico documental. Devido a deficincia em relao aos recursos tecnolgicos, os documentos contidos nestes arquivos dificutam o rpido acesso por parte dos pesquisadores, restringindo o nmero de usurios que visitam o arquivo. A carncia de recursos humanos foi outro ponto avaliado, aqui justificadas pela dificuldade de formao e de capacitao dos arquivistas, no existncia de concursos pblicos federais e municipais, bem como ausncia de cursos de capacitao profissional. Para que haja preservao do Patrimnio Documental extremamente necessrio elucidar conceitos e aprimorar a educao de nosso povo sobre a importncia e o valor desses documentos para a nossa sociedade.

THE IMPORTANCE OF PUBLIC ARCHIVES IN CONSTRUCTION OF SOCIETYS MEMORIES


Abstract
This paper highlights the importance of archival institutions as a source of research and preservation of the documentary heritage in the municipal and federal government domains. The methodology for this study made use of simple random samples, with the application of questionnaires containing open questions. A literature review was also undertaken and included research in brazilian scientific journals in the area of Archiving, Librarianship and Information Science, available at the Capes Portal (Portal de Peridicos da CAPES) and at the SEER/IBICT. Books and websites were also used during the review. After collecting the data, they were categorized to simplify analysis and possible discussions on the subject. Through the results presented, it was concluded that the need for organizing public archives and its inherent value, should be of fundamental importance for the life of institutions and people which use them to

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

make researches that build the historical memory, identity and culture of society and its citizens.

Keywords: Archives. Public Archives. Memory. Document Preservation.

REFERNCIAS
BOJANOSKI, S. Estudo sobre as condies de preservao dos acervos documentais brasileiros. Arquivo & Administrao, Rio de Janeiro, v. 2, n. , p. 35-78, jan./dez. 1999. BRASIL. Lei. N. 8.159 de 8 de janeiro de 1991. Dispe sobre a poltica nacional de arquivos pblicos e privados e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 20 set. 2008. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Mesa Redonda Nacional de Arquivos: Documento Final. Rio de Janeiro, 1999. In: MESA REDONDA NACIONAL DE ARQUIVOS. Rio de Janeiro, 1999. Disponvel em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/mesa/documento_final_portu gus.pdf>. Acesso em: 20 out. 2008. CRTES, M. R. P. A. Arquivo pblico e informao: acesso informao nos arquivos pblicos estaduais do Brasil. Belo Horizonte, 1996. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais. DICIONRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVSTICA. Coordenao de Ana Maria Camargo e Helosa Liberalli Bellotto. So Paulo: Associao dos Arquivistas Brasileiros: Porto Calendrio, 1996. ERTHAL, D. O arquivista como gestor de fontes primrias para o fomento da produo intelectual. PontodeAcesso, Salvador, v.2, n.2, p. 94-112, ago./set. 2008. FONSECA, M. O. K. Direito informao: acesso aos arquivos pblicos municipais. Rio de Janeiro, 1996. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao). Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicao. _________. Arquivo. In: Formas e expresses do conhecimento: introduo s fontes de informao. Organizado por Bernadete Santos Campello et al. Belo Horizonte: UFMG, 1998. 414 p. 369-389. JARDIM, J. M. O acesso informao arquivstica no Brasil: problemas de acessibilidade e disseminao. In: MESA REDONDA NACIONAL DE ARQUIVOS. Rio de Janeiro, 1999. LOPES, L. C. A gesto da informao: as organizaes, os arquivos e a informtica aplicada. Rio de Janeiro: Arquivo Pblico do Estado do Rio de Janeiro, 1997.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

OHIRA, M. L. B. MARTINEZ, Priscila Amorim. Arquivos pblicos municipais catarinenses: instrumentos de exerccio da cidadania. Florianpolis, 2001. Relatrio Final (Projeto de pesquisa) Programa de Iniciao Cientfica PIBIC/UDESC/CNPq. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: mtodos e tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2008. 334 p. SICHMANN, M. O reconhecimento da importncia de preservao de acervos na regio. Campinas, 2003. Disponvel em: <http://bibmemoria.cmu.unicamp.br/sarao/revista15/sarao >. Acesso em: 27 mai. 2008. YAMASHITA, M. M; PALETTA, F. A. C. Preservao do patrimnio documental e Bibliogrfico com nfase na higienizao de Livros e documentos textuais. Arquivstica. Net, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.172-184, ago./dez. 2006.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

You might also like