You are on page 1of 48

Sustentabilidade

Sustentabilidade

É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência. exibida por algo ou alguém. . por um determinado prazo.Definição de sustentabilidade ● Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições. em certo nível.

Segundo o Relatório de Brundtland (1987). apoiar. .Definição de sustentabilidade ● O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar. defender. conservar. favorecer. o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". cuidar).

Sustentabilidade comunitária .é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa. Conceitos relacionados: – – ● Crescimento sustentado – refere-se ao ciclo de crescimento económico Gestão sustentável . comunidade ou país.é uma aplicação do conceito de sustentabilidade no nível comunitário. através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital.● Diluição do conceito – O termo sustentável passou a ser usado no vocabulário forma vulgar apenas como imagem de Marketing sem ter em conta o verdadeiro significado. – . natural e financeiro. humano.

entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades (1987) .Desenvolvimento Sustentável ● Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland). O conceito de desenvolvimento sustentável .

Desenvolvimento Sustentável ● Fica muito claro.meio ambiente. nessa nova visão das relações homem . de modo a que sejam preservados. que não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade. Há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais. Gro Harlem Brundtland .

consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. realizada em 1992. foi reconhecido oficialmente. ● . A conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.Desenvolvimento Sustentável Na ECO92. no Rio de Janeiro.

Desenvolvimento Sustentável ● Em 2002. particularmente. nos sistemas de protecção social. . social e ambiental) através de programas e políticas centradas nas questões sociais e. a Cimeira da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo reafirmou os compromissos da Agenda 21. propondo a maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (económica.

Economia versus Ecologia .

Economia versus Ecologia .

Sustentabilidade Global Local Pessoal .

Sustentabilidade Global .

Economia baseada em Recursos The Venus Project Designs by Jacques Fresco @ 2011 .

Gestão e monitorização Global do planeta. usando o método cientifico e uma abordagem estatística de melhoria continua. Eliminação do actual sistema monetário e financeiro. ● ● .Economia Baseada em Recursos ● Componente tecnológica totalmente baseada em energias renováveis e maximização da energia através de uma abordagem cientifica de gestão de recursos.

● Numa economia baseada em recursos. os recursos da terra serão considerados património de todos os povos do planeta. Jacques Fresco ● . Elas não se dão conta que utópico é pensar que conseguimos manter o actual sistema para sempre. Este é um imperativo unificador. As fronteiras artificiais serão removidas. Algumas pessoas dizem que as propostas que eu apresento são utópicas.

Sustentabilidade Global Local Pessoal .

Sustentabilidade Local .

Ecovilas Comunidades Sustentáveis .

Ecovilas ● No início da década de 90 Ross e Hildur Jackson. Eles advogavam que na nossa sociedade tecnológica precisava-se de bons exemplos do que significa viver em harmonia com a Natureza. perguntaram como sua organização poderia usar melhor seus recursos para avançar o movimento de sustentabilidade. Uma Ecovila é um povoado autonomo no qual as atividades humanas são harmoniosamente integradas na natureza de forma a promover um desenvolvimento humano saudável e que possa ser mantido indefinidamente. directores da Gaia Trust (Dinamarca). ● . de uma forma sustentável e espiritualmente interconectada.

A sustentabilidade económica de uma comunidade se fortalece na medida em que as trocas se tornam cada vez mais locais. Economia solidária e consumo consciente . ou outras fontes. daí a importância da construção ecológica. pau-a-pique.Gerada localmente por painéis solares. Ainda pode ser utilizado como fonte de combustível (biogás) Energia . São usados tijolos-ecológicos. feitos de barro prensado. Agua – Aproveitamento de aguas das chuvas e de poços ou furos subterrâneos. etc. pequenos negócios e incentivos locais. geradores eólicos. com pouco uso de energia e sem desperdícios. ● ● ● ● ● ● ● . uma moeda social. Outra alternativa são os biodigestores. Bioconstrução – A industria da construção são das que mais poluem e destroem o ambiente. biogás. Tratamento de dejectos – Uma das formas mais inteligentes é usar como fertilizante. moinho de água. fardos de palha e barro (excelentes para o isolamento térmico). que geram um fertilizante líquido que pode ser utilizado na irrigação da lavoura da ecovila. taipa de pilão. resistente e belo. um sistema muito produtivo. Transporte – Principalmente a bicicleta. contruções com cob.Ecovilas ● Produção local e Alimentos Orgânicos – Utilizam os princípios da permacultura. com a criação de uma rede de colaboração e trocas. Sistema de governação – Existem de vários tipos sendo os mais comuns a chamada governação circular em que as decisões podem ser por consenso ou por votos.

Jeremy Rifkin (EUA) propôs uma economia distribuída como forma de interligação entre as diferentes comunidades. podendo dar origem a uma alternativa mundial ao actual sistema económico.Economias Distribuídas ● ● Forma de interligar as diferentes comunidades. .

Sustentabilidade Global Local Pessoal .

Sustentabilidade Pessoal .

Pegada Ecológica .

● ● . de produtos e serviços. É usada para medir e gerir a sustentabilidade de estilos de vida de pessoas. de aldeias.Pegada Ecológica ● Ideia de um professor canadiano William Rees em 1992. cidades ou até nações. Para o calculo da pegada ecológica são usadas todas as componentes que possam ter impactos ambientais.

utl.ist.pt/~ist155390/ecoladora/ Www. .http://web.

representa a área necessária para a construção de edifícios ● ● ● ● .representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis". Pastagens .representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos.Componentes de calculo da Pegada Ecológica ● Area da energia fossil – Area que deveriamos reservar para a quantidade de CO2 lançada em excesso na atmosfera. Florestas . Area urbana . Terra aravel .representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população.

Pegada Ecológica Número de planetas Terra necessários para suportar o nosso modo de vida. .

Incidente Jesus Avatar .

GAIA .

● ● . Em 1971 a bíologa americana Lynn Margulis junta-se a Lovelock para tentar provar que a hipotese Gaia é verdadeira.GAIA ● Em 1970 o cientista britanico James Lovelock apresentou a hipotese do planeta terra sendo um organismo vivo na qual a biosfera e os elementos fisicos do planeta interagem entre eles criando um sistema que se autoregula. Em 2007 Lovelock considera que a hipotese Gaia passou os testes de precisão e Gaia deixou de ser hipotese e passou a teoria.

o oxigénio na atmosfera. crioesfera.GAIA ● Segundo a teoria. Hoje a teoria de Gaia é usada no estudo do clima na Terra. A temperatura global do planeta. e o ciclo do carbono estão todos interligados de forma a manter o clima o mais estável possível e manter a habitabilidade do planeta. ● ● . que mantém as condições climáticas. a salinidade e a temperatura dos oceanos. químicas e geológicas da Terra em equilíbrio. hidrosfera. biológicas. a biosfera juntamente com os elementos físicos da terra (atmosfera. litosfera) actuam em conjunto. de modo a formar um complexo sistema interagente.

Circulação Termoalina .

Ciclo do carbono .

lagos e aguas subterrâneas). abrange toda a crosta terrestre e o manto superior. vapor de água e ozono. Crioesfera – Constituída pela água em estado solido. Hidrofesfa – Incluí todas as superfícies aquáticas do mundo (oceanos. rios. vai até 60 km de profundidade ● ● ● ● . incluí os glaciares e as neves eternas (permafrost) Litosfera – Formada pelas rochas e solo terrestre. mares interiores.GAIA ● Biosfera – Conjunto de todos os organismos vivos da terra Atmosfera – Camada de ar que rodeia o planeta é composta essencialmente por Nitrogénio (78%) e oxigénio(21%) e os restantes gases são maioritariamente o carbono.

GAIA Variação dos gases e da temperatura na atmosfera ao longo dos últimos 420000 anos .

GAIA Variação da temperatura na Terra ao longo dos últimos 542 milhões de anos .

Temperatura dos planetas interiores Sem efeito estufa 300 100 Mercúrio 0 venus -100 Terra e Lua Marte .

Temperatura dos planetas interiores Considerando o efeito estufa Venus 300 100 Mercúrio 0 Terra Lua Marte -100 .

Efeito Estufa .

GAIA .

.

.

o OpenOffice e 90% dos dados técnicos fornecidos para esta apresentação foram retirados do Wikipedia. .Sustentabilidade ● Esta apresentação foi feita com software freeware.