You are on page 1of 17

RASCUNHO

01
Universidade Estadual do Piauí

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

02 03

PROVA ESCRITA OBJETIVA
CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANO - 2011

CARGO: PROFESSOR CLASSE “B” – NÍVEL I - CIÊNCIAS
DATA: 30/10/2011 – HORÁRIO: 08h30min às 12h30min (horário do Piauí)

04 05 06
FOLHA DE ANOTAÇÃO DO GABARITO - ATENÇÃO: Esta parte somente deverá ser destacada pelo fiscal da sala, após o término da prova.

LEIA AS INSTRUÇÕES:
1.
Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hipótese alguma, papéis para rascunhos. Verifique se este material está completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTÃO-RESPOSTA. Após a conferência, você deverá assinar seu nome completo, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA utilizando caneta esferográfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaços indicados na capa deste CADERNO DE QUESTÕES, observando as condições para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado à informação de seu número de inscrição. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita com o preenchimento de todo o espaço do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não dobrar, amassar ou manchar, pois este é personalizado e em hipótese alguma poderá ser substituído. Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão; a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta; também serão nulas as marcações rasuradas. As questões são identificadas pelo número que fica à esquerda de seu enunciado. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem a prestar esclarecimentos sobre o conteúdo da Prova. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUÊNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, que deverão conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAÇÃO PARA ESTA PROVA É DE 4h. Por motivos de segurança, você somente poderá ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu início. O rascunho ao lado não tem validade definitiva como marcação do CartãoResposta, destina-se apenas à conferência do gabarito por parte do candidato.

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

Nº DE INSCRIÇÃO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

1

NÚCLEO DE CONCURSOS E PROMOÇÃO DE EVENTOS – NUCEPE

CIÊNCIAS 2 .N º D E I N S C R I Ç Ã O Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR .

polícia. fofocas e rumores. é positivo na medida em que os jovens têm a oportunidade de demonstrar o seu poder perante o outro. como por um brinquedo ou por um 21 lugar para sentar. em alguns casos. 10 Esses especialistas não dizem que crianças devem trocar socos na saída da escola. 07 vem defendendo que o bullying não é necessariamente um problema para gente grande. Sem passar por isso. como agressões verbais. até por 05 atitudes (como caretas). hoje nos ajudam no convívio social. Quando 19 as crianças deixam o conforto do lar para frequentar o colégio.CIÊNCIAS 3 . é benéfico.. como um 22 chefe. as mulheres 17 desenvolveram habilidades mais sutis. os homens disputavam comida para garantir a sobrevivência. fazemos isso desde os tempos mais 13 remotos. 04 O termo bullying significa a prática de agredir alguém fisicamente. E que precisam negociar o tempo todo. Sem 09 adultos como juízes. o bullying: a) b) c) d) e) sempre existiu e sempre foi considerado uma preocupação de pais e mestres. que disputar é como um rito. para o amadurecimento dos jovens. Mas tem sido usado como um alarme. deve envolver a ajuda da polícia. o síndico do prédio ou aquele amigo a quem empresta dinheiro e ele nunca paga. rir 02 do cabelo cortado do colega. pelo qual passamos no início da vida 12 para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. prepara os jovens para se defender na saída da escola. 03 E passaram a ser resolvidas por adultos: pais. O conflito 14 definia quem ia perpetuar a espécie e quem ficaria para trás. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a força física. 22) 01. [. (Texto de Fernando Badô e Bruno Garattoni – Revista Superinteressante – Seção Supernovas – Editora Abril – Edição 294 – Agosto/2011 – p. mesmo que seja a manifestação de comportamentos violentos. sim. O problema do mundo sem bullying 01 Era coisa de criança. Afinal. “Aqueles humanos mais agressivos em 15 termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e 16 reproduzir”. 18 Se antes essas táticas garantiam a sobrevivência.QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I ( Para as questões de 01 a 06). mestres e até. Nem que 11 apanhar faz bem.] No passado. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . Afirmam. Colar chiclete na cadeira dos outros. será mais difícil lidar com um desafeto no futuro. afirma Monica. Mas agora brincadeiras como essas ganharam um nome sério: bullying.. fazer cuecão no nerd da turma. por ser algo tão sério. 08 as picuinhas entre crianças e adolescentes devem ser resolvidas pelos próprios envolvidos. um chamado para que adultos 06 interfiram no relacionamento de seus filhos e alunos. no entanto. verbalmente. Segundo eles. descobrem que nem sempre suas 20 vontades são atendidas. Segundo as ideias apresentadas no texto. de acordo com uma linha de pensamento de especialistas. Uma nova linha de pesquisadores.

em particular. 11). sim. “Afirmam” – “início da vida” / “garantiam” – “hoje”. c) os jovens não têm maturidade para resolverem seus próprios problemas.. 2) “Se antes essas táticas garantiam a sobrevivência. em cada um deles. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . as palavras destacadas podem ser retiradas sem prejuízo para o sentido desses trechos.11-12). caso se retirem as palavras destacadas. por isso os pais devem fazer isso por eles. “início da vida” – “passamos” / “garantiam” – “ajudam”. b) todos os especialistas revelam a mesma linha de compreensão sobre o bullying e. 04.. que disputar é como um rito. pelo qual passamos no início da vida para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. mas a intenção comunicativa será prejudicada. entre os jovens. 18). “Afirmam” – “disputar” / “antes” – “garantiam”. A partir do que é dito no texto. d) a agressão é um comportamento necessário ao homem. podem contribuir para que eles se preparem para enfrentar as adversidades no futuro. 1) “Afirmam. quando adultos. e) os conflitos que se verificam no convívio social.. a compreensão somente será prejudicada se a palavra “sim” for retirada. Nos trechos 01 e 02. as palavras e/ou expressões que marcam. são: a) b) c) d) e) “início da vida” – “futuro” / “antes” – “hoje”.02. hoje nos ajudam no convívio social.. oposição temporal. 03. quanto às relações semânticas que se verificam textualmente. “disputar” – “futuro” / “antes” – “garantiam”. Nos trechos: “.” (l.CIÊNCIAS 4 .” (l. é CORRETO afirmar que: a) o bullying é uma brincadeira que os jovens da atualidade têm demonstrado em sala de aula para fugir da realidade. é CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) em ambos.. sim. Considere os trechos abaixo. somente a palavra “necessariamente” pode ser retirada sem prejuízo para a intenção de comunicação do texto. para responder à questão 03. assim ele tem a oportunidade de mostrar sua força física. 07) e “Afirmam.” (l. o bullying não é necessariamente um problema para gente grande.” (l. a compreensão literal da mensagem não será alterada profundamente. que disputar é como um rito. semanticamente. entendem que os adultos não devem interferir. somente a palavra “sim” pode ser retirada sem prejuízo para a intenção de comunicação do texto.

“O conflito definia quem ia perpetuar a espécie e quem ficaria para trás. 06. Apenas 05 num ambiente assim se abre o espaço necessário para a inventividade. intensificam o sentido dessas palavras. O segmento: “O conflito definia quem ia perpetuar a espécie” tem o seu correspondente de estrutura passiva: “A perpetuação da espécie era definida pelo conflito”. Mas por que se opor à 08 competitividade no ambiente escolar? Não faz sentido. TEXTO II – (Para as questões de 07 a 10). as picuinhas entre crianças e adolescentes. devem ser resolvidas pelos próprios envolvidos. as mulheres desenvolveram habilidades mais sutis.. “. somente (l. 08). as duas ocorrências da palavra “quem” equivalem a “aquele que”.” (l. assinale a opção CORRETA. “Segundo eles..” (l. mas. nesse trecho.” (l. 08) – referente “picuinhas” (l. Trecho para a questão 06. 06). A palavra “mais” em “mais agressivos”.” (l. a) b) c) d) e) Sugere-se.”. de modo que eles sejam expostos a problemas 04 cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente – o avesso do decoreba. 18) – referente “força física” .. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a força física. “Se antes essas táticas garantiam a sobrevivência.. O problema é que 06 muita gente no Brasil ainda resiste a essas ideias. fazemos isso desde os tempos mais remotos. Acerca da correspondência entre o pronome destacado e o seu referente. “Aqueles humanos mais agressivos em termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e reproduzir”.05. 07-08) – referente “pesquisadores” (l. há vencido e vencedor. 13-17). fofocas e rumores.. que a competição entre os seres humanos sempre foi um traço característico da espécie. mostra que uma boa aula 03 pressupõe desafiar os estudantes o tempo todo. Precisamos. como agressões verbais. no Brasil e no exterior. 01). Dizem que os grandes desafios causam 07 pressão sobre estudantes tão jovens e aguçam a competitividade. “mais chances” e “mais sutis”. 12).. afirma Mônica.CIÊNCIAS 5 . criar mecanismos 09 para rastrear os talentos precoces para as ciências e dar-lhes todas as oportunidades e Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . repito. “Temos de acelerar o passo” (Trecho de entrevista concedida pelo matemático brasileiro Jacob Palis à Revista Veja ) 01 Veja: Como tornar as aulas mais atraentes e eficazes? 02 Jacob: A experiência das melhores escolas..” (l. Em: “O conflito definia quem ia perpetuar a espécie e quem ficaria para trás. 16). a) b) c) d) e) “brincadeiras como essas” (l. “. A correção gramatical estará igualmente mantida se substituirmos “ia perpetuar” por “perpetuaria”. 02) – referente “coisa” (l. 12-13) – referente “encrencas” (l. nem sempre.. Assinale a opção INCORRETA quanto às ideias e à estruturação linguística desse trecho.

06-07). 08. Estamos 13 falando de uma condição básica para equacionar o déficit de cérebros brasileiros voltados 14 para a pesquisa científica.” (l. Editora Abril. 07). o “decoreba” não estimula. 09). (Revista Veja.10 incentivos. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . “Dizem” concorda com “estudantes”. repito. “Dizem” concorda com “pressão”. A relação sintática que se estabelece entre “resiste” e “a essas ideias” (l. infere-se que ele considera que: a) b) c) d) e) no Brasil não há boas escolas. no mundo desenvolvido. É tarefa que 11 demanda persistência. “rastrear” e “os talentos precoces” (l. Entrevista concedida às jornalistas Monica Weinberg e Roberta de Abreu Lima) 07. a) b) c) d) e) “Dizem” concorda com “grandes desafios”. 08).. Acerca da concordância verbal. nem proporciona a “inventividade”. perseguir. a palavra destacada confere ao contexto o sentido de: a) b) c) d) e) interpelar. 08-09). 09. 06-07) 10. Das palavras de Jacob Palis. mas deve ser levada a cabo. os “talentos precoces” manifestam-se sem interferência de professor. Em: “Precisamos. “Dizem que os grandes desafios causam pressão sobre estudantes tão jovens e aguçam a competitividade” (l. como ocorre. criar mecanismos para rastrear os talentos precoces para as ciências . “causam” concorda com “estudantes”. “aguçam” e “a competitividade” (l. Considere o excerto para responder à questão 10.CIÊNCIAS 6 . procurar. edição 2217 – ano 44 – nº 20. “causam” e “aguçam” concordam com “os grandes desafios”. 18 de maio de 2011 (Páginas amarelas). assinale a opção CORRETA.. indagar. a competitividade entre os jovens só deve ser estimulada se não for nociva ao seu desenvolvimento intelectual. “causam” e “pressão” (l. há mais de um século. 06) é a mesma que se verifica entre: a) b) c) d) e) “se abre” e “o espaço” (l. definir. o ambiente escolar é impróprio para os desafios em virtude da pressão que eles podem causar aos estudantes. Sem isso. “dar” e “lhes” (l. 05). um país não tem como almejar 12 aparecer entre os melhores nos rankings de produção científica e de inovação.

o método mais adequado para transmissão/assimilação de conhecimentos pelos alunos. A Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e. os fatos reais (sociais. Todas as sentenças estão corretas. II e IV Somente I e III Somente V e II Somente I 12. I. O ensino consiste no planejamento. analise os itens abaixo e marque a alternativa que corresponde ao(s) item(ns) CORRETO(S). valorizando mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos? a) b) c) d) e) Tradicional Tecnicista Escolanovista Crítica Moderna Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . existem divergências sobre o seu objeto de estudo. culturais psicossociais). é objeto da Didática: a) b) c) d) e) A aprendizagem O ensino e a pesquisa O processo ensino-aprendizagem O ensino e o planejamento A aula e seus desdobramentos 13. A que tipo de escola se enquadra a Didática que oferece menos atenção aos conhecimentos sistematizados. técnica e política Técnica Interacionista Ideológica e política 14. Na perspectiva de uma Didática fundamental que assume a multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem. não materiais de cada grave processo do ensino. organização. políticos. qual(s) a (s) dimensão(ões) da Didática: a) b) c) d) e) Ideológica Humana. ao mesmo tempo. III. A Didática é uma disciplina pedagógica que estuda o ensino. II. O currículo expressa os conteúdos da instrução. a) b) c) d) e) Somente I e II Somente I. Para Candau (2008). V. A didática é uma disciplina independente que não necessita de outras disciplinas. Diante do enunciado. direção e avaliação da atividade didática. Para diferentes pesquisadores de Didática. IV.CIÊNCIAS 7 .QUESTÕES DE DIDÁTICA 11.

prescrições Significados . qualitativa e seletiva diagnóstica. De acordo com Libâneo (1992) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de uma organização e coordenação em face dos objetivos propostos. dimensão real dimensão normativa.prescrições Significados . dimensão real dimensão prescritiva. tendo por principais instrumentos de avaliação: a) b) c) d) e) observação e questionário questionário e entrevista entrevista e diário de bordo observação e entrevista questionário e entrevista Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . Então. Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas do enunciado. De acordo com Libâneo (1992) a avaliação escolar cumpre três funções na sua operacionalização. somativa e formativa 19. podemos evidenciar que o currículo se compõe pela construção de ________________ e de _______________ culturais. econômicas e políticas são medidas nas práticas concretas dos educadores” (Apple. as dimensões de currículos são: a) b) c) d) e) dimensão normativa. dimensão ética. a) b) c) d) e) Metas . com base no enunciado.metas Normas .CIÊNCIAS 8 . dimensão real todas as alternativas estão corretas 17. A avaliação escolar deve ser um processo contínuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho docente. dimensão real. Analisando como se institui uma política curricular. plano de ensino e plano de aula Plano pedagógico e plano de ensino Todas as alternativas estão corretas 16.normas 18. utilizando a idéia central de Apple quanto ao currículo que expressa: “entender as formas complexas em que as tensões e contradições sociais.15. somativa e de controle de controle. de diagnóstico e de controle pedagógico – didático. dimensão do currículo oculto. 1982:1). De acordo com Silva (2008). dimensão do currículo oculto dimensão prescritiva. Essas funções são: a) b) c) d) e) pedagógica – didática. dimensão do currículo oculto.valores Valores . quais as modalidades de planejamento? a) b) c) d) e) Plano didático e plano estratégico Plano escolar e plano de aula Plano da escola. de formação e somativa somativa.

oferece respaldo legal à Educação. De acordo com Libâneo. inciso VII. a começar pelo art.CIÊNCIAS 9 . 205 a 214. Autonomia. que são: a) b) c) d) e) Qualificação tecnológica. Nesse sentido. o projeto politico-curricular é avaliado ao longo do ano letivo para verificar se as ações estão correspondendo ao que foi previsto. 34. preparo para o exercício pleno da cidadania e qualificação para o trabalho. Respeito à autonomia acadêmica e dissociabilidade entre ensino. a) b) c) d) e) Indissociabilidade entre ensino. 205. especificamente. flexibilidade e autonomia. genérica em suas proposições. qualificação para o trabalho e qualificação tecnológica. Assinale as principais características da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/96. Pedagogia renovada Pedagogia crítico-social dos conteúdos. adotando medidas como: a) b) c) d) e) verificar se as metas precisam ser alteradas em função de fatos inesperados corrigir desvios tomar novas decisões replanejamento das ações todas as alternativas estão corretas QUESTÕES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO 21. (1992): As tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos: de cunho liberal – Pedagogia Tradicional. Liberdade. 22. 24. estabelece os percentuais das transferências orçamentárias da União para os Estados e destes para os Municípios e o Distrito Federal. preparo para o exercício da cidadania e educação ambiental. profissional e social e capacitação tecnológica. que apresenta as linhas mestres para os fins da educação. Pedagogia Libertadora Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . Pedagogia Renovada e Tecnicista Educacional e as de cunho progressista que são: a) b) c) d) e) Pedagogia Libertadora. O planejamento tem caráter processual. que corresponde a: a) b) c) d) e) 35% 25% 50% 60% 15% 23. pesquisa e extensão. Pedagogia crítico-social dos conteúdos Pedagogia Libertadora. inflexibilidade e normativa. Pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exercício pleno da cidadania social. Pedagogia tecnicista Pedagogia Libertária. nos Arts. Flexibilidade. Pleno desenvolvimento da pessoa. Pedagogia crítica Pedagogia Libertadora.20. democrática. pesquisa e extensão e genérica em suas proposições. Preparo para o exercício pleno da cidadania. O Art. A Constituição de 1988. Pleno desenvolvimento pessoal.

Que instrumento ele utilizou para realizar essas pesquisas? a) b) c) d) e) Astrolábio. II. tendo dado suas contribuições durante várias décadas em estudos sobre o Universo. II. pelas formas que seguem: I. Binóculo. O movimento das marés. Acompanhamento fiscal da sociedade. o clientelismo e os desvios. Barômetro. Galileu foi um importante cientista italiano. Racionalidade e planejamento no uso do recurso. como expõe Brzezinski (2003). Autoritarismo no gerenciamento das verbas. Bússola. Telescópio. independe da força gravitacional da Lua e do Sol. a) b) c) d) e) As alternativas I. Para a gestão democrática das verbas destinadas à educação. que influencia os animais marinho. Está(ão) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III I e III I III 27. Valorização da autonomia da escola. Com relação aos movimentos que o Planeta Terra executa. As diferenças na duração do dia e da noite e as estações do ano são conseqüências do movimento de rotação da Terra.25. leia as proposições abaixo: I. III. IV. As variações no aquecimento determinadas pela forma da Terra e pela inclinação do eixo de rotação resultam em diferentes temperaturas na superfície terrestre e são responsáveis pelas correntes atmosféricas. há necessidade de substituir o autoritarismo. III. II e IV estão corretas Somente a alternativa III está correta Somente a alternativa IV está correta Somente a alternativa II está correta Todas as alternativas estão corretas QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26.CIÊNCIAS 10 . Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR .

entre outros fenômenos geológicos.28. Com relação às características principais do planeta Terra os quais determinam as diversas condições para a existência de vida.CIÊNCIAS 11 . IV. Está(ão) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III I e III II I Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . os planetas são os maiores astros que aparecem no céu. II e III II e IV III e IV 29. Os planetas mudam de lugar no céu. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a água pode existir no estado líquido. Por não serem capazes de produzirem luz própria. III. ter uma atmosfera. Está(ão) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II. que ficou presa pela gravidade. nem muito grande nem muito pequena. A distância de cerca de 150 milhões de quilômetros faz com que a maior parte da superfície da Terra seja nem muito quente nem muito fria. Para conseguirmos diferenciar um planeta (que são visíveis a olho nu) de uma estrela no céu noturno. algumas características devem ser levadas em conta. A água no estado líquido ajuda a manter a temperatura média na superfície da Terra em valores moderados. leia as proposições abaixo: I. É a massa da Terra. que lhe permite. produzir no seu interior uma quantidade de energia que lhe permite ser um planeta com uma grande dinâmica interna. por um lado. e por outro. a partir da qual se formam montanhas e se movem os continentes. Considere as proposições sobre o assunto: I. e essas cores são diferentes das cores das estrelas. os planetas não cintilam como as estrelas. II. Cada planeta apresenta um brilho de cor diferente. III. pois retira magnésio da atmosfera para a formação de rochas como o calcário. III e IV I. II. aparecendo em cada época perto de constelações diferentes. Por estarem muito mais próximos da Terra do que qualquer estrela.

as presas sofrem mutações mais facilmente que os predadores. Estamos constantemente ouvindo falar do efeito de estufa como algo perigoso e relacionado com a poluição devido à queima dos combustíveis fósseis. os predadores não. O nécton é formado por organismos que vivem no fundo d'água.CIÊNCIAS 12 . O aumento da temperatura global provocado pelo efeito estufa pode ter como consequência a diminuição do gelo nos pólos. juntamente com a energia eólica são consideradas renováveis. O dióxido de carbono. as presas são capazes de se acostumarem mais rapidamente ao inseticida que seus predadores. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . com o tempo. em valores moderados. depois da terceira aplicação. quer de dia quer de noite. a eficiência cai. 32. A energia nuclear. O bentos é constituído por organismos que nadam ativamente no meio da coluna d'água. faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" mantendo o planeta relativamente quente. leia as seguintes proposições: I. Os gases responsáveis pelo efeito estufa absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra. a) b) c) d) e) A biomassa dos produtores aquáticos geralmente é maior que a dos consumidores. Sobre o efeito estufa é INCORRETO afirmar: a) b) c) d) e) A distribuição do elemento químico carbono. o veneno se mostra muito eficiente. São capazes de realizar fotossíntese tanto o fitoplâncton como o zooplâncton. assinale a alternativa CORRETA. o inseticida se mostra mais eficaz sobre os predadores que sobre as presas. tornando os ecossistemas aquáticos importantes na produção de alimentos. Sobre esses ecossistemas. II. Entretanto. de um inseticida organofosforado para eliminação de uma praga de lagartas. O plâncton é constituído por organismos flutuadores. na natureza. dificultando a dispersão do calor. Vemos o aumento da população de lagartas e a diminuição da população de predadores (que também é atingida pelo inseticida). faz com que ele seja encontrado apenas no solo e nos oceanos.30. Em se tratando de energias renováveis. III. Como em todos os casos de aplicações sucessivas. Todos os biocombustíveis provêm de uma fonte de energia renovável. o acúmulo de inseticida é maior no corpo dos predadores que no das presas. Isso acontece porque: a) b) c) d) e) só as presas têm poder de criar resistência ao inseticida. 31. pela primeira vez. Está(ão) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I I e III II e III II I e II 33. como o carvão e o petróleo. Quando se faz uso. o inseticida enfraquece e torna-se sem efeito. A energia vinda da queima de combustíveis fósseis é considerada não renovável. O planeta Terra tem grande parte da sua superfície coberta de água. Os desmatamentos e as queimadas de florestas e matas têm influência no efeito estufa porque liberam gases relacionados ao processo.

o que equivale a quase 11% do território nacional englobando de forma contínua áreas de 10 estados brasileiros. e apresentam raiz.CIÊNCIAS 13 . O resultado do exame mostra a síndrome de Edwards. O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes. a fase gametofítica e a fase esporofítica. O cariótipo é característico da síndrome de Patau sendo o paciente uma mulher. Fazem parte do grupo de vegetais vasculares. 36. caule e folhas. seus representantes mais conhecidos são as samambaias. É considerado o único bioma exclusivamente brasileiro e ocupa uma área de cerca de 750. Observe a figura abaixo: Após a análise do cariótipo é CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) O cariótipo apresentado é de exame que demonstra uma pessoa normal sem nenhum tipo de anomalia cromossômica. O cariótipo certamente é de uma pessoa com síndrome de Down por apresentar uma trissomia. Angiospermas. Antófitas. pois existe uma nulissomia evidente. Estas características estão relacionadas a que grupo de plantas? a) b) c) d) e) Briófitas Pteridófitas Gimnospermas. 35.34. Estamos nos referindo a que bioma? a) b) c) d) e) Floresta Amazônica Mata Atlântica Caatinga Pantanal Pampas Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR .000 km². O cariótipo expressa uma mulher com síndrome de Klinefelter. sem semente.

A ação do peixe em relação aos mosquitos é um exemplo de: a) b) c) d) e) simbiose. a utilização deste animal. conhecido popularmente como “barrigudinho”. de forma pioneira. abaixo da qual não se desenvolve. a qual é eliminada sob a forma de urina. uma temperatura máxima. utilizando-o para a síntese de aminoácidos. o agricultor volta a plantar leguminosas. então a tendência natural é a de entrada de água. que é capaz de devorar as larvas do mosquito e consegue sobreviver em pequenas quantidade de água. acima da qual suspende suas atividades vitais e uma temperatura ótima. Quando o nitrogênio do solo começa a se esgotar. o agricultor passa a plantar cereais (arroz. nódulos formados por bactérias nitrificantes. Com relação aos fatores abióticos que influenciam a vida na Terra. Eles bebem a água do mar que é absorvida no intestino. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . assinale a opção INCORRETA: a) Dependendo da sua adaptação a diferentes gradientes de temperatura. comensalismo. trigo. fungos capazes de converter o nitrogênio do ar em amônia. juntamente com o sal. No combate às larvas do mosquito transmissor da. b) A pressão atmosférica influencia principalmente na atividade dos insetos. em Minas Gerais e no Piauí. em suas raízes. os animais podem ser classificados como pecilotérmicos e homeotérmicos. 39. substitui uso de inseticidas no combate a dengue. a atividade dos mesmos aumenta. possuem. um pequeno peixe larvófago. em suas raízes. peixes e anfíbios de água doce são hipotônicos em relação ao meio. plantando durante certo tempo apenas leguminosas que enriquecem o solo com produtos nitrogenados.37. fixam o nitrogênio do ar. Após o período da colheita. parasitismo. predatismo. tem sido eficiente no combate ao mosquito. Nas pesquisas em andamento. amensalismo. 38. por ocasião de uma depressão barométrica antes de uma tempestade. não poluente. Este procedimento é justificado porque as leguminosas: a) b) c) d) e) são parasitadas por bactérias capazes de converter o nitrogênio do ar em amônia. milho) que necessitam de um solo rico em nitrogênio. Na agricultura é comum fazerem-se rodízio de culturas. transformam o nitrogênio do ar em nitratos. d) Os peixes marinhos correm permanentemente o risco de perderem água para o mar e se desidratarem. O método citado.CIÊNCIAS 14 . possuem. c) Cada espécie possui uma temperatura mínima. dengue tem sido usado. em torno da qual se verifica o melhor desenvolvimento. e) Os invertebrados.

como os animais são de tamanho diferentes. esse efeito é denominado de: a) b) c) d) e) inversão térmica eutrofização amonificação compostagem sacarificação 42. O2. a) b) c) d) e) a complexidade da cadeia alimentar não interfere na quantidade de energia transferida. A cadeia alimentar compreende uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. O2. Trata-se de uma enfermidade que aumenta o volume do coração e com o passar do tempo essa doença ocasiona. Com referência à cadeia alimentar. lagos e oceanos. que permanece inalterada. entre outros sintomas. provocando desequilíbrio nos ecossistemas. respectivamente: a) b) c) d) e) H2O. O2 e H2O. a energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar. marque a alternativa CORRETA.40. a insuficiência cardíaca. na cadeia alimentar. o potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar. A contaminação das águas apresenta consequências devastadoras para os seres vivos que habitam os cursos de água. Schistosoma mansoni Trypanosoma cruzi. 41. ao passar de consumidor a consumidor. C6H12O6 e O2 Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . a energia contida no produtor diminui. Quando as atividades industriais. I e II representam. CO2 e H2O. C6H12O6. CO2 e H2O. C6H12O6. comerciais ou agrícolas têm como consequência o despejo de grandes quantidades de nutrientes nas águas. Leishmania braziliensis Taenia solium 43. Essa doença é causada por: a) b) c) d) e) Plasmodium vivax. a quantidade energética do produtor sofre oscilações. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade como resultado das impurezas das águas. A Doença de Chagas foi descrita no Brasil no início do século XX.CIÊNCIAS 15 . CO2. No processo de fotossíntese esquematizado de forma simplificada abaixo. gradualmente. C6H12O6 e CO2.

tem suas massas diminuídas. Sabe-se que bolinhas de naftalina (nome comercial do naftaleno). promovendo a produção e liberação do suco pancreático. Material rochoso que foi resfriado rapidamente quando em contato com a água. Material. A Gastrina é secretada pelo estômago e quando alimentos que contenham proteína atingem o estômago. sofrendo ações do ambiente (erosões) e desgastes por fatores químicos. que sofrendo pressão. encontrado facilmente em farmácias. formando material denominado de cristal de rocha. leia as proposições abaixo: I. Está(ão) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II I e III II e III II I 46. A secretina é produzida pelo duodeno e age no pâncreas. A suspeita de gravidez pode ser confirmada com um teste de urina. e é liberado para a superfície do planeta por fissuras na crosta terrestre. usada para evitar baratas. terminando por desaparecer sem deixar resíduos. III. Sobre essas substâncias. ficará fragmentado. à temperatura ambiente. hormônio folículo-estimulante. Material sólido do planeta formado do enrijecimento da lava vulcânica. Assinale a alternativa que apresenta uma definição CORRETA sobre o conceito de rocha sedimentar. Como se denomina esse fenômeno? a) b) c) d) e) Liquefação Sublimação Evaporação Condensação Evapotranspiração 47. retorna ao processo de solidificação. Material que. a) b) c) d) e) Material que tem sua origem na rocha ígnea a partir da pressão atmosférica no manto. II. estrógeno. Qual o nome da substância pesquisada nesse teste? a) b) c) d) e) progesterona hormônio luteinizante.CIÊNCIAS 16 . que por sua vez age favorecendo a digestão no duodeno. São liberados vários hormônios ao longo do Trato Gastro Intestinal (TGI) que são essenciais ao controle das secreções e movimentos do próprio TGI. originando elementos menores e soltos como o solo. 45. Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . formando camadas que são registros das transformações ocorridas. gonadotrofina coriônica. Colicistoquinina é secretada pelo fígado e promove a liberação da bile. o mesmo secreta gastrina que vai agir nas células oxínticas e promover a produção e liberação de HCl.44.

Excetuando-se a referida seqüência de DNA. experimentos demonstrativos. responsável pela produção de insulina humana. um professor lançou um desafio: levou um copo com água gelada e propôs os seguintes problemas: De onde vem a água que depois de um certo tempo aparece do lado de fora do copo? Os alunos ficaram entusiasmados com a situação e propuseram várias hipóteses explicativas para o fenômeno observado. No caso do uso dessa metodologia. demonstrações práticas. as bactérias apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas. professor e alunos elaboraram atividades práticas para testá-las. Juntos. as atividades práticas realizadas pelos alunos e professor para testar suas hipóteses são: a) b) c) d) e) experimentos investigativos experimentos descritivos. Observe a reação descrita abaixo: P4 + 5 O2 ==> 2 P2O5 Trata-se de que tipo de reação? a) b) c) d) e) Decomposição Síntese Simples troca Dupla troca Simples troca e dupla troca Prefeitura Municipal de Floriano – Cargo: PROFESSOR . Para estimular seus alunos. As bactérias não apresentam enzimas capazes de promover as ligações peptídicas encontradas na insulina. O DNA bacteriano seria completamente destruído pelo DNA humano e as células perderiam a atividade e também a capacidade de reprodução.CIÊNCIAS 17 . 50. Com os avanços científicos no campo da engenharia genética foi possível a introdução em células bacterianas de uma sequência de DNA ativo. experimentos ilustrativos. Sobre capacidade das bactérias em sintetizar essa substância no interior de suas células pode-se afirmar: a) b) c) d) e) O DNA introduzido na célula bacteriana não pode ser replicado nem orientar a produção de RNA e de proteína. Nas células bacterianas. 49. o RNA .48. Tal fato beneficiou muitos milhões de pessoas no mundo que são diabéticas.mensageiro correspondente à insulina não seria transcrito.